sexta-feira, agosto 14, 2009

Os TAE's... e a Enfermagem.


"Fomos surpreendidos com mais uma manobra de aproveitamento do grupo TAE. Já falam em “carreira especial” e tudo. O MS está muito pródigo para todos, que não sejam os enfermeiros. Com efeito, prometeram-lhes contratar mais 500 elementos e a carreira. Aqui é que a porca torce o rabo.
A designação de “carreira especial”, expressão que supomos da exclusiva responsabilidade do dirigente do Sindicato dos Tae, vão juntando a de “paramédicos”.
O presidente do INEM vai consultando escolas com falta de alunos (ele e nós sabemos quais), que divulgaremos a seu tempo, quando o escândalo estiver prestes a ser público, se o for o que duvidamos, pois os enfermeiros dessas escolas, a quem estão a pedir colaboração, estão a perceber a manobra.
.
Não vai ser um processo fácil nem exequível, pois se fazem falta condutores de ambulâncias, ou maqueiros, para ajudarem a manobrar as macas, contratem-se 500 ou 1000; querem uma carreira, pois faça-se-lhes uma carreira.Porém, fazerem de enfermeiros, a Classe não o vai permitir, pois tem uma Ordem, que vai servir para marcar o terreno a estes aventureiros, que até têm a coragem, digo mesmo atrevimento, de copiar o programa de um curso, decalcando o programa dos cursos de enfermagem.
Também estamos em boa altura de dizer aos responsáveis por tudo isto que se querem fazer paramédicos terão de fazê-los, só para substituírem o médico e não como tem sucedido, com outros que se chamam paramédicos, mas, depois roubam conteúdos aos enfermeiros e não aos médicos, donde provêm (?).
.
Claro que se as escolas de enfermagem, integradas ou não, em universidades, não usarem a desculpa depenada, em voga, aquando das vacinas nas farmácias, que eram obrigadas a fazer aquilo, (preparar com conhecimentos de enfermagem, os balconeiros de farmácia), se não punham-nas na rua, é coisa que não nos convence. Portanto, se os enfermeiros docentes, ou não docentes, se não prestarem ao papel, seja a que pretexto for, de promoverem o curandeirismo, essa fraude, que se vislumbra, para a assistência na emergência, que se pretende implantar, no INEM e não só, à sombra dos mais humanos princípios, então o processo da carreira fica circunscrito a área que compete a esses trabalhadores, minimamente diferenciados: têm de saber conduzir bem e pegar nas macas, como manda a prudência e a preparação técnica garante. Tudo isto sem entrarem no âmbito da Enfermagem. Se o fizerem, mesmo que não seja do nosso agrado, teremos de denunciar o Estado Português e os seus legítimos responsáveis, por este atropelo, que nada justifica.
.
Diziam, na hipótese de greve dos TAEs, que se recusavam a transportar suspeitos de gripe A. Mas são os INEMs que transportam esses doentes?
Além das ambulâncias o INEM também vai estender a carreira aos bombeiros voluntários, que de voluntários já nem o nome têm? O namoro às escolas de Enfermagem, para dar cursilhos a TAE, é golpe baixo, que nem o boxe consente.
.
Circula a tese, que não perfilhamos, mas também não excluímos, por ser demasiado horrenda, “que seria uma forma de os médicos, suficientemente inexperientes, em medicina, e medrosos, perante a desenvoltura técnica dos enfermeiros, demasiado experientes, em situações de urgência, preferirem pessoal mais mal preparado e mais subserviente e medico dependente".
Se o “emergente” não resistir a este trato de polé (não vamos explorar, embora o possamos fazer, nesta altura, as broncas assistenciais com as VMERS de Lisboa, que não tinham enfermeiros e que só a situação de emergência permitiu ficarem sem análise e julgamento adequados), o problema é dele, do sinistrado, pois devia ter tido mais cuidado com o físico, se não queria cair nestas ratoeiras, aparentemente eficazes. E não basta pôr válvulas de segurança e limitadoras de pressão, para reduzir inevitáveis estragos com o uso de balões de respiração manual assistida, por manápulas insensíveis. Não basta apertar o balão; é preciso saber, quando e como; de contrário ventrículo rebenta.
Não devem ser os enfermeiros a afiarem a faca para os degolarem. Por isso se devem acautelar e não se envolverem neste golpe sujo e desnecessário, que não vamos deixar impune, dentro e fora do país. Que ninguém duvide deste aviso e da sua eficácia.
.
Esperamos que cada um saiba ocupar o seu lugar, sem medo de pressões, para fazerem o que não devem. O assédio não é só sexual. Se assim for, isto é; se alguém forçar enfermeiros a ministrarem o seu saber e arte a estes curandeiros, em potência, cá estamos nós para os defendermos. Não faz sentido estar a adoptar, hoje, medidas do tempo em que havia escassez de enfermeiros, que desculpava muita anomalia. Outro tipo de exploração, mas igualmente reflectida, nos mesmos enfermeiros, é formar muitos para o desemprego. Pagam os cursos a peso de ouro, para conseguirem, em muitos casos, um lugar no desemprego. Não é por acaso que o patrão do INEM não organiza um serviço de enfermagem, claro e sem ambiguidades ou misturas. Também ele tinha muito a aprender e a emergência a beneficiar com isso. Tal como as outras modalidades de assistência, também esta merece organização e não caos, sobretudo, porque exige muita perícia, para fazer coisas certas, no momento exacto e, sobretudo, para a ignorância não permitir fazer o que não se deve fazer, num grau de instabilidade extrema do doente.
.
Seja qual for o quilate dos oportunismos e oportunistas, é aos enfermeiros que compete defenderem a sua profissão, ameaçada por bicho careta. Revoltemo-nos e demonstremos, por todos os meios ao nosso alcance, os erros nas políticas da saúde, que nos afastam, deliberadamente, do centro das operações.São os enfermeiros que recebem os sinistrados nas urgências. É deles a primeira hora, num serviço de urgências, bem organizado. São os profissionais mais indicados para anteciparem essa recepção, através da assistência pré‑hospitalar, facilitando a recuperação, que começa no local do sinistro.
Mas todos sabem isto, onde podemos incluir, supomos, o presidente do INEM, tão bem como nós; a questão é outra, por isso a devemos atacar pronta e frontalmente.
"
Fonte: www.enfermeiros.pt
Imagem: www.inem.pt

Comments:
Desta vez o pior inimigo do enfermeiro (o próprio enfermeiro) não vai ficar a rir e não vai ter grande hipotese de se esticar ou vender a profissão a troco de uns cobres...
A OE está atenta a esse fenómeno e tudo fará para por na "ordem"esses senhores.
Os enfermeiros do PH estão atentos, unidos e prontos a fazer o que for preciso para travar o assalto aos utentes e a nossa classe. Não permitimos que se diminua a qualidade de cuidados prestados nao permitimos voluntarismo, nem a usurpação do nosso conteúdo funcional.
Quanto às marionetas do STAE... quando as coisas começarem a correr mal...vão ver os vossos amigos a fingirem que nem vos conhecem...
 
"Os enfermeiros do PH estão atentos, unidos e prontos a fazer o que for preciso para travar o assalto..."

Consegue dizer nomes?
Dos que conheço e tenho o privilegio de trabalhar( sim porque trabalhar em equipa n é estar atrás de um pc a mandar postas para o ar), são 100% a favor de uma carreira, e de algo que aqui vejo muitas x escrito a tal usurpação de funções. Esta palavra tão feia para estes Enfermeiros é o inicio do socorro, é criar condições para o mesmo ser mais eficaz...
Enfim tanta coisa por dizer mas o silencio vai ser meu aliado.

E tenham a coragem de assinar, afinal somos todos crescidos não somos?!...

PM
DRLVT
 
é triste ver comentários destes, estão a tratar os tae/tas/bombeiros etc não como analfabetos mas como acefalos, sendo o facto de, nao tendo a formação necessária para efectuar o serviço que fazem neste momento um mal menor comparado com a sua incapacidade de progredir e aprender e evoluir...

sou tas, com muito orgulho, a minha mulher é enfermeira, portanto nao tenho problema nenhum contra os enfermeiros, tenho sim contra os pseudo deuses que tem fazem estes comentarios...

nao quero ser enfermeiro, já o quis, mas depois de saber o que é ser enfermeiro acho que nao tenho capacidade para o ser, nao sou feito do material de que sao feitos os enfermeiros, que ser aquilo que sou tripulante de ambulancia (se socorro ou de emergencia como preferirem, acham assim tao mal eu querer evoluir e progredir na carreira?? alias acham mal querer ter carreira??

se acham que este curso que foi proposto é mau, que nao da conhecimentos suficientes para a pratica de alguns actos que la sao descritos, a vossa obrigação como tecnicos superiores de saúde será dar opiniões e sugestoes para o melhorar, nem que se crie uma licenciatura para o efeito...

quanto á usurpação de funções, eu nao sinto que vou roubar nada a ninguem, considero que me vao ensinar tecnicas de modo a que eu possa fazer o meu trabalho da melhor forma possivel, creio tambem que a classe de enfermagem se sente melindrada por nao querer concorrencia...

a classe de enfermagem neste momento esta a deitar-se numa cama que fez, o desemprego que existe, existe por culpa dos enfermeiros, conheço dezenas, repito, dezenas que tem duplos e até triplos, quantos empregos estao a ser roubados aos enfermeiros pelos proprios enfermeiros???

entao como ficamos, afinal quem rouba quem??

contam-se pelos dedos os enfermeiros que fazem pré hospitalar em ambulancias, poucos mais sao os que fazem VMER e menos serão aqueles que estao interessados em fazer uma coisa ou outra...

são pessoas como aquelas que fizeram o artigo que eu estou a comentar que eu considero maus profissionais, esses sim nao sabem o que é ser prestador de cuidados, são politicos, querem tacho (eu so quero emprego!!!), querem comer do bolso de quem lhes paga...

so quero fazer um pedido, não me insultem (pois sou tas e bombeiro), porque nao me conhecem de nenhum lado e nunca os insultei a voces...

um abraço a todos

D.
 
Espero que a Ordem esteja atenta!
De todos os modos o INEM sem pre foi avesso a enfermeiros.
Para quando exclusividade no pre Hospitalar.
 
Circula a tese, que não perfilhamos, mas também não excluímos, por ser demasiado horrenda, “que seria uma forma de os médicos, suficientemente inexperientes, em medicina, e medrosos, perante a desenvoltura técnica dos enfermeiros, demasiado experientes, em situações de urgência, preferirem pessoal mais mal preparado e mais subserviente e medico dependente".

O que eu já me ri a ler isto!
 
Colegas desculpem-me mas não resisti.. está demais.. e aplica-se ao que poderá acontecer (no seu extremo claro) caso este spielbergada vá para a frente..

http://www.youtube.com/watch?v=bHpn5fCgbYk

divirtam-se
Miguel
 
..."médicos, suficientemente inexperientes, em medicina, e medrosos, perante a desenvoltura técnica dos enfermeiros, demasiado experientes..." esta foi sem duvida a melhor parte!! So faltou a parte de desenvoltura cientifica tambem, essa sim, verdadeiramente excepcional na classe de enfermagem, como diz o blog, uns verdadeiros DOUTORES!! Vai s dar em breve uma debandada das fac de medicina, rumo as escolinhas de enfermagem. ninguem quer ficar para tras!
 
Cautela, que o autor é uma fera.
Até dá vontade de rir.
Sempre gostei desta cantigas de maldizer.
TAE.TAE.
 
Os Bombeiros ( ou modernamente: TAE) devem obviamente ter uma carreira tal como todos os empregados de qualquer empresa. E essa carreira já existe, deve ser igual ou semelhante à carreira dos AAM ( auxiliares de acção médica)que têm nos hospitais, centros de saúde e afins. Os enfermeiros defendem uma carreira para os auxiliares de emergência. Se fizerem uma manifestação ou uma greve eu serei o primeiro a apoia-la. Agora não vamos confundir ter uma carreira com ter novas competências. Porque essas competências são dá responsabilidade de profissionais de saúde. Se eu o meu pai ou mãe tiver um problemas grave de saúde eu quero que ele seja de imediato assistido por um enfermeiro ( Profissional Licenciado) eu quero que ele seja assistido por um técnico auxiliar de emergência? Tal como o próprio nome diz é um auxiliar de emergência, não é um profissional de saúde especializado em emergência. Por favor não queiram brincar com a saúde das pessoas, se querem ser heróis tirem um curso de actor e vão fazer um qualquer filme americano... Pensem que um dia podem ter de ir socorrer o vosso pai, mãe e ou filho...

Em relação a gripe A e ao trabalho que os TAE e INEM estão a fazer vamos fazer um resumo:
- A linha de saúde 24 identifica uma possível suspeita de gripe A contacta o Inem;
- O INEM manda uma ambulâcia com dois auxiliares (TAE;
- Os dois auxiliares colocam o possível doente na Ambulância;
- E conduzem o doente a um hospital ou centro de saúde de referência;
- Chegado ao local ( hospital ou centro de saúde) retiram o doente da ambulância;
- Por fim vão desinfectar a ambulância.

Este é o trabalho dos TAE e do INEM neste processo.

O doente quando termina os exames no hospital ou centro de saúde de referência sendo confirmado ou não a suspeita de gripe A regressão a casa ( se não tiverem critérios de gravidade) de ambulância dos bombeiros voluntários, táxi, autocarro,comboio, carro de familiares ou outro meio de transporte publico ou privado.

Ou seja, quando ainda é uma suspeita de gripe A vem de ambulância do Inem. quando diagnostico está confirmado regressa a casa em qualquer meio de transporte, menos de ambulância do INEM. Ridículo!

Para transportar uma suspeita de gripe A pode ser qualquer pessoa que tenha carta de condução, saiba vestir um bata e colocar uma mascara cirúrgica. E claro que saiba limpar o carro no fim. É um desperdício de recursos estar a utilizar uma ambulância do INEM para isto. Podem antes chamar um táxi como fazem quando o querem mandar para casa... Os taxistas ia agradecer...
 
Sr. Primeiro ministro, Sr. Ministra da saúde e população em geral:

- Querem evitar uma greve de Auxiliares de emergência?

Acho que todas as greves devem ser evitadas.

Agora não queiram arranjar uma greve de enfermeiros...

Quem avisa, teu ...
 
Realmente estamos em ano de eleições onde tudo se promete, se dá, etc...depois quando vencerem é que se vê o que dão...
Existem cursos de sáude em Portugal que foram homológados há vários anos pelo nosso governo, e ainda continuam à espera das competências...e agora estes chegavam e andavam em frente??
Quando a esmola é grande...há que desconfiar...
 
ja agora e peço desculpa pelo duplo post quero colocar aqui um excerto dum comentario que fiz á pouco noutro topico que serve tambem como complemento daquilo que ja disse aqui...

sera que de todo o universo dos enfermeiros portugueses, todos estao dispostos a fazer ph?? pergunto isto porque pelo que vejo os enfermeiros fogem dos SU como o diabo foge da cruz, é mt bonito qd se é recem licenciado, mas após uns anos como vai ser??? estao dispostos a fazer ph para o resto da vida???

D.
 
Ciência sem experiência não existe.
O a priori necessita do a posteriori.
Mesmo que eles tenham a ciência, nós temos a experiência.
Ou não é verdade que quando não se sabe andar de bicicleta até os pedais atrapalham.
A cência é o conhecimento científico, não é, meu?
O conhecimento científico tem duas características: é UNIVERSAL e é NECSSÁRIO.
Ora em medicina e enfermagem há o individuo (que não se divide; é peça única)logo quando se fala de ciência e conhecimento científico no individuo não se pode ter universalidade, porque cada individuo é só ele. E se não há universalidade não há conhecimento científico que resista ao a posteriori, à experimentação. E se não é universal também não é NECESSÁRIO, porque uma requer a outra.
Deixa lá, ó meu, os médicos com a ciência que nós ficamos com a arte, o tal saber da experiência feito como dizia o mirolho.
Mas não fiques com a ideia que os enfermeiros não têm saberes próprios que os diferenciam e autonomizam. Aliás essa é uma boa parte da questão...
 
O DE tem-se em grande conta! Tão grande conta que chega a ser ridiculo.
 
Este é o verdadeiro blog da frustração da enfermagem... e do medo dos enfermeiros do P.H. perderem os ordenados milionários!

Desculpem-me os que não se reveêm na falta de educação e anormalidade deste blog.
 
Quem quer ser respeitado, tem que saber respeitar.
Do respeito pelo OUTRO como profissional até ao seu reconhecimento profissional vai um pequenino passo.
Se os enfermeiros querem ser respeitados, têm que respeitar as outras classes que com eles trabalham.
Não faz sentido falar em equipa multidisciplinar e vir aqui colocar "postas de pescada" em relação aos profissionais de saúde, sejam eles quem forem, referenciado as suas carreiras ou pseudo-carreiras, ou não carreiras.... minimizando, por vezes, quem não a tem, o que é que isto de tem de atitude humanista?

É isto o ser enfermeiro?
Talvez seja por isso que os mais experientes estão apostando em outras carreiras...o que se torna desfavorável a qualquer carreira que quer crescer e tornar-se autónoma... pensem nisso.


Conversem e reflictam acerca da NOSSA CARREIRA e deixem que os outros profissionais façam o que entenderem com as deles....

M. Santos (enfermeira)
 
espero que as escolas de enfermagem nao alinhem nisto
 
Será mesmo que vai ser preciso o sindicato defender os enfermeiros que querem dar formação aos paraenfermeiros? Será mesmo que a OE vai punir quem vender mais uma fatia da enfermagem como já fizerem para os farmacêuticos (sem que nada tivesse acontecido aos vendilhões)?

Caros TAES/bombeiros/auxiliares de emergência, não vejo ninguém contra uma carreira para vocês, mas toda a gente contra a usurpação de funções que são nossas, não por sermos deuses, mas por sermos enfermeiros. Se querem praticar enfermagem, tirem o curso de enfermagem e depois sigam o percurso da emergência, ninguém se oporá.
 
Quem foi que veio usar a palavra ciência sem perceber do que está a falar?
Aliás, pela forma como se usa essa palavra fica-se a perceber que, para alguns é uma espécie de coisa inatingível e que serve para distinguir uns dos outros como seria o caso de dizer que os enfermeiros não têm ciência e os Tais e os médicos e todos os outros têm.
Recomenda-se a leitura de Armando Castro para se ter uma primeira ideia segura do que é ciéncia e conhecimento empírico e senso comum.
Mas cuidados, pois no homem não há ciência; há quando muito, prática científica que é a norma nas ciencias humanas ou aquelas em que o Homem é o objecto do conhecimento.
O médico para dizer que a medicina é uma ciência trata as doenças longe do doente.
Quando as traz para o doente elas têm um comportamento diverso, logo não são científicas porque se o fossem teriam de ser universais e necessárias, isto é; produziriam em todos os mesmos efeitos.
A ideia que se tem do Enfermeiro Doutor ou Doutor Enfermeiro é tão pobre que, quando se apanha daqui uma ensinadela, diz-se que DE se tem em tão grande conta e isso chega a ser ridículo.
Ridícula é a ideia preconcebida que alguns têm das capacidades dos enfermeiros, na área do saber.
Quando entram na esfera de acção dos enfermeiros é que notam a sua utilidade teórica e prática, mesmo sem muitos enfermeiros fazerem propaganda dos seus dotes.
Ora, neste contexto quem chega a ser ridículo?
Quem não é sabe-se, é seguramente o DE
 
Como se pode provar se há ou não candidatos ao PH?
Abrindo concursos, obviamente.
Não sei em que terra é que o anódino ali de cima verificou enfermeiros a fugirem das urgências. Certamente que os confundiu com bombeiros à espera de lhes devolverem as macas.
o argumento da fuga nem para ciclista dá. É muito pobre e mentiroso.
 
DE que gosta tanto de citar artigos (que so o sr. consegue desencantar na net) internacionais, nomeadamente ingleses sobre o papel dos enfermeiros nisto e naquilo, sugiro lhe que exponha aqui o papel dos enfermeiros na EPH inglesa... Podem visitar o site do NHS inglês e constatar que por la quem faz EPH são médicos (sobretudo nos helis) e paramédicos. Mais uma vez o lugar dos enfermeiros é nas enfermarias dos hospitais... Quando de facto forem formados paramedicos em Portugal, nao tenho duvidas que isso irá acontecer tambem...

Ps: aqui fica um link de um video onde se pode observar claramente a tripulaçao de um heli de emergencia ingles.
http://www.youtube.com/watch?v=jVzubJb4VgU

Aqui fica outro:
http://www.youtube.com/watch?v=j3vgTzgaJFk&feature=fvw
 
Voces enfermeiros nao sao capazes e terão de dar o lugar aos tecnicos, estão e serão ultrapassados em tudo e sabem o porquê?

porque voces nao prestam!!!!!!!!!!
 
Sou enfermeiro e apenas tenho a dizer que quando na triagem pergunto a esses TAES e bombeiros informações sobre os doentes a maior parte responde : " Eu só fiz o transporte!...", quando tem carta dizem : " Vem aí tudo escrito!..." outros dizem TA, Pulso e SPO2.
Ó meus amigos...querem credibilidade...qualquer taxi transporta, qualquer pessoa regista volores de FC e TA a partir de uma maquineta...tenham ao menos alguma vergonha quando dizem essas coisas...
 
Bom agora a seguir a estes vídeos vamos ver se continuam a dizer que os TAE andam a ver o serviço de urgência...

Estes vídeos são do melhor serviço de pré-hospitalar do mundo que é o de Londres e isto é reconhecido mundialmente só com muita hipocrisia é que se pode ignorar isto...
E já agora para ñ virem para aqui dizerem que estes srs são licenciados e tal, quando começaram foi exactamente com um modelo tipo EUA curso técnico por módulos e tinham só 1200h EMT técnico de emergência medica tal e qual como o dos americanos que é o que CONTINUA em vigor e que de resto esta a ser implementado na Espanha...
Em Londres rapidamente repararam nas mais valias desta formação e rapidamente com a colaboração dos MÉDICOS a passaram a licenciatura e só ai se começou a chamar paramédico e esperam que em 2012 ñ existam mais EMT e passem todos a paramédicos com licenciatura e ja agora muitos enfermeiros mudaram pois preferiam rua assim pediram enquadramento que lhes foi dado e BEM e todos fazem o que gostam sem corporativismos.
Lá todos fazem aquilo que gostam é preciso é terem a formação e ñ há guerras estúpidas e isso só dignifica todas as carreiras e principalmente os DOENTES.

TODOS CEDERAM MÉDICOS E ENFERMEIROS E AGORA OS TÉCNICOS/PARAMÉDICOS JÁ Ñ VÊEM MORRER PESSOAS Á FRENTE SEM PODEREM FAZER NADA...

GANHA QUEM TEM DE GANHAR OS DOENTES E Ñ CLASSES.
 
"...HD disse...
Como se pode provar se há ou não candidatos ao PH?
Abrindo concursos, obviamente.
Não sei em que terra é que o anódino ali de cima verificou enfermeiros a fugirem das urgências. Certamente que os confundiu com bombeiros à espera de lhes devolverem as macas.
o argumento da fuga nem para ciclista dá. É muito pobre e mentiroso..."


Ao sr enfermeiro HD, quero dizer-lhe o seguinte, primeiro e antes de mais nada não me conhece para poder opinar sobre mim ou sobre as minhas opiniões, segundo aquilo que digo é com conhecimento de causa, trabalhei num SU durante 3 anos e sei aquilo que digo...

Volto a pedir não me insultem como pessoa nem como profissional pois não me conhecem de lado nenhum...

Ao Sr. Enf Miguel Almeida quero dizer o seguinte, em todo lado existem bons e maus profissionais, e nao generalize uma classe que não conhece, do mesmo modo que eu não generalizo a classe de enfermagem quando vejo (e já vi) enfermeiros a dizerem a utentes "...engula la essa merda..." ao mesmo tempo que lhe enfiava a medicação pela boca abaixo...

como já disse existem bons e maus em todo lado, e sim a emergencia ph na minha opinião neste momento está muito deficitária, este curso/formação é uma boa forma de separar o trigo do joio...~

E para os ignorantes que dizem que o trabalho dos TA é conduzir macas e ambulancia, deixem de ser ignorantes, informem-se e depois façam comentarios informados!

Abraço a todos

D.
 
Srs TAEs, se acham que neste momento não têm competências para as funções que lhes cabem, mudem de profissão. Se querem exercer outras funções e "não deixar os doentes morrer-lhes à frente", tirem o curso de enfermagem. Meus srs, ao contrário de outros países existem em Portugal profissionais com competências suficientes para não ser necessária a criação de paramédicos (ou paraenfermeiros), que se chamam ENFERMEIROS. Querem exercer as suas funções? Então repito, tirem o curso de enfermagem.
 
No curso de enfermagem à pressão que estes bombeiros querem tirar também consta algum módulo para os ensinar a conduzir, regras de trânsito e a correcta utilização de sinais luminosos e sonoros? Isso é que os doentes/pessoas no geral agradeciam. Antes de pensarem em fazer mais alguma coisa, primeiro tornem-se bons no pouco que agora fazem.
 
LP mas para quê tirar enfermagem para deixar de ver gente morrer á frente em EPH!!
Se achas que a solução para deixar de ver morrer gente á frente em EPH é tirar enfermagem desculpem-me a expressão, é pk és tristemente mal informado, cego e corporativista !!!

Sabes em PORTUGAL os enfermeiros estão na VMER e nas SIV e nos HELI que se ñ sabes eu ensino-te SÃO MEIOS DE APOIO ás SBV que são as que chegam primeiro no entanto é verdade que em certas zonas do pais poderá haver SIV a fazerem muitos primários mas isso tem a ver com o numero de meios disponíveis na zona MAS A VERDADEIRA RAZÃO DA CRIAÇÃO DAS SIV FOI APOIAR AS AMBULÂNCIAS BÁSICAS ONDE Ñ HAVIA CAPACIDADE DE COLOCAR LA UMA VMER logo ñ chegam primeiro em 80% a nível nacional, são as ambulâncias de sbv que ficam 20m, 30m e as vezes 40m á espera de apoio sem puderem fazer nada...

NÃO SE PODE TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA ISTO É VERDADE E TODOS OS PROFISSIONAIS QUE FAZEM EPH O SABEM E NEGAR UMA SITUAÇÃO DESTAS QUE SE REPETE DIA APÓS DIA, COMO FEZ O ANTIGO PRESIDENTE DO INEM NAQUELE DEBATE CÓMICO DA RTP, QUE AGORA ATÉ QUEREM QUE VOLTE SÓ PORQUE É A FAVOR DOS ENFERMEIROS...

É UM AUTENTICO CRIME!!!

LEMBREM-SE QUE FOI AQUELE SENHOR QUE CRIOU A GUERRA COM OS BOMBEIROS QUE FEZ COM QUE ELE SAÍSSE E DEIXOU O INEM NUM AUTENTICO TRAPO AOS OLHOS DE UM PAIS E MUNDO E Ñ ESQUECENDO O SEU BRAÇO DIREITO O DR NELSON PEREIRA O INEM JÁ TINHA UM SISTEMA DE GEOREFERENCIAÇÃO E TAMBÉM DE TRIAGEM A CUSTO ZERO CRIADO E DESENVOLVIDO PELO DEPARTAMENTO DE INFORMATICA DO INEM, MAS Ñ, FEZ QUESTÃO DE GASTAR 5 MILHÕES NUM QUE Ñ FUNCIONA E JA FOI PARA O LIXO E JA AGORA A EMPRESA FALIU UNS MESES DEPOIS..

AGORA COMO OS DAE JÁ FORAM LEGALIZADOS PARECE QUE ESTE SR JÁ TEM UMA EMPRESA DE AUDITORIAS PORQUE SERÁ?
UM AUTENTICO MEDICO DEFENSOR DO MELHOR QUE HÁ NA EPH... ( €€€€ )

E ESTA HÃ...

SEM DUVIDA SRS ENFERMEIROS SÃO DE CERTEZA PESSOAS COMO ESTES DOIS SENHORES QUE FAZEM FALTA ESTAR Á FRENTE DO INEM PARA DESENVOLVER A MELHOR ASSISTÊNCIA AOS PORTUGUESES...
 
"Podem visitar o site do NHS inglês e constatar que por la quem faz EPH são médicos (sobretudo nos helis) e paramédicos"

Caro amigo, visitou só esse site? Não fez outras pesquisas? Provavelmente resumiu-se ao básico. Na Europa existe a classe paramédicos em Inglaterra e Alemanha. Olhando para outros paises europeus bastante desenvolvidos como os acima citados (Espanha, França, Itália, Suécia, Dinamarca, etc) irá com certeza identificar que a Enfermagem está bem presente no PH, também têm técnicos como Portugal, mas ambulâncias de cuidados mais específicos (SIV e SAV) tem como tripulação médico, enfermeiro e técnico. Isto para não falar do resto do mundo...

Respeito os TAE, pois como bombeiro e enfermeiro, sei valorizar o que de profissional tem esta classe. Agora não vamos entrar para o campo do «sei o que fizeste na noite passada», profissionais existem bons e maus em todo lado, não vamos estar agora aqui a enumerar as fatalidades inoportunas que já presenciei de certos técnicos, enfermeiros e médicos... Só nos fica mal.

Apoio a criação da carreira, assim como outras que tragam beneficio para a sua própria classe . Apoio a que os técnicos aumentem o seu campo de actuação e tenham mais horas de formação. Agora tentar criar uma profissão, em que é claramente identificada a usurpação de funções... meus amigos, não estamos a ser honestos.

Já o outro dizia que os enfermeiros fogem do SU, as siglas não deverão ter o mesmo significado para si.

Um outro diz: «é mt bonito qd se é recem licenciado, mas após uns anos como vai ser??? estao dispostos a fazer ph para o resto da vida???»

E o caro amigo está disposto a fazer PH toda a vida? Quando tiver 55/60 anos, vai continuar a transportar doentes em macas? vai continuar a subir centenas de escadas para transportar uma vitima que pesa 110Kg? vai continuar a ser um ligeiro presunçoso? ou preguiçoso? Não duvido se continuar, Deus o queira que sim, mas acredite que vai ser muito difícil. E as dificuldades irá remetê-las para outros campos, pede para ir lavar ambulâncias, repor stock, efectuar escalas, etc e tal... ou até podia ir ter mais uma formação extra de mais 1500/2000 horas, que com sorte ainda o punham a trabalhar num SU, mas não podia fugir.

Agora um Enfermeiro com a mesma idade, a mais ou a menos, poderá ser rentabilizado num outro qualquer serviço de um Hospital, CS, ou mesmo efectuar tarefas comuns à profissão.

Face à actual situação do país não concordo com a criação dos ditos "paramédicos", mas quem sou eu... resta-me aguardar pelo final da história e empenhar-me cada vez mais em ser um óptimo profissional, dignificando a classe que representar.

Cumprimentos a todos, e muita saúdinha.

AMP
 
O anónimo das 1:15 AM tocou na ferida: "são as ambulâncias de sbv que ficam 20m, 30m e as vezes 40m á espera de apoio sem puderem fazer nada...". Esta situação está de facto mal e quem paga são os doentes. Como resolvê-la? Extinguindo as SBV. Não havendo falta de mão de obra de enfermeiros, porque não substituí-las por SIV, com um enfermeiro, com competências para actuar (apoiado remotamente por um médico)e um TAE, para conduzir e auxiliar o enfermeiro, sendo que para tal têm actualmente competências suficientes.

BTW, se não me conhece e pelos vistos não teremos andado na mesma escola, se não sabe eu ensino-o, tratar por tu é falta de educação (quem sabe se no curso de paraenfermeiro não lhe podem adicionar um módulo de educação cívica).
 
"Sabes em PORTUGAL os enfermeiros estão na VMER e nas SIV e nos HELI que se ñ sabes eu ensino-te SÃO MEIOS DE APOIO ás SBV que são as que chegam primeiro no entanto é verdade que em certas zonas do pais poderá haver SIV a fazerem muitos primários mas isso tem a ver com o numero de meios disponíveis na zona MAS A VERDADEIRA RAZÃO DA CRIAÇÃO DAS SIV FOI APOIAR AS AMBULÂNCIAS BÁSICAS ONDE Ñ HAVIA CAPACIDADE DE COLOCAR LA UMA VMER logo ñ chegam primeiro em 80% a nível nacional, são as ambulâncias de sbv que ficam 20m, 30m e as vezes 40m á espera de apoio sem puderem fazer nada...



É UM AUTENTICO CRIME!!!"

Dito pelo TAE das 1:15 AM

Realmente depois desta confirmação resta ao governo acabar rapidamente com todas as ambulância de SBV e implementar na totalidade do pais as SIV. Só por questões económicas, que levam a morte de pessoas, é que esta decisão não é implementada.

A Todos os enfermeiros têm obrigação de exigir o fim das ambulâncias de SBV e a sua substituição por SIV.
Nisto os auxiliares têm razão. Eles ficam a ver os doente morrer.
 
tanta complicaçao para que??
eu vejo aqui a falarem de bombeiros quando o caso se trata de TAE!! nao confundam as coisas, TAE nao sao bombeiros.

eu sou estudante de enfermagem e sou bombeiro com muito gosto. e acho muito mau a forma como estao a falar das coisas. por favor nao digam como um enfermeiro da triagem que generaliza no comuntario e diz que os bombeiros nao dizem mais nada que os sinais vitais! digamos que certos enfermeiros da triagem pensam que somos uns burros(enquanto bombeiros)e pura simplesmente nao ligam a nada que lhes é dito, parece que estamos a falar po boneco.

sou da opiniao que o pre hospitar precisa de uma reforma, essencialmente a nivel de formaçao dos profissionais ja existentes, bem como na colocaçao de profissionais de saude mais especializados (enfermeiros) na assistencia primaria à vitima.

ah!! e a grande revoluçao do prehospitalar deveria começar pelas centrais do 112. esta semana aconteceu me uma coisa espectacular. mal deu o alarme eu e os meu colegas saimos para fazer o serviço dado pela central. quando chegamos ao local deparamos que a vitima tinha telefonado para o 112 a meia hora. é triste mas é a relidade do nosso pais!

cumprimentos e desculpem o mau jeito para a escrita!:)
 
O que aí vai, meus...
Será que esta gentinha ainda não percebeu que já se viu que estão a tentar arranjar emprego numa profissão, cujos conhecimentos terão de lhes ser ministrados pela concorrência!
Como podem aprender enfermagem sem ser com os enfermeiros?!
E se estes se recusarem a assinar certificados para criar postos de trabalho novos numa actividade velha?
Têm a confusão de que são os médicos que controlam tudo.
Não aconhecem a lei, mas está aí a prática que não deixa de falar, por si.
Os enfermeiros também já foram usados pelos mesmos canais, quando ainda não tinham mecanismos de defsa próprios; hoje têm-nos.
E o que é pior, os concorrentes não conhecem o papel a que estão a prestar-se que é o de distrairem os enfermeiros e, se possível, dividi-los.
Não percebem que estão nas mãos de gente diabólica, que é capaz de diabolizar o próprio Deus.
Até neste campo, que é público, e uma óptima iniciativa do DE, vêm fazer as suas "necessidades", deixando um odor, que não engana, quer nos fins, quer nos meios, quer nos princípios. Leva-nos lá direitinhos.
Até fazem sonhar os candidatos a TAE ou TAS ou... ou...
Já lhes fiz os exames hermenêuticos todos e não falharam: as linhas de força do texto, que deixam, não enganam.
Continuem que a gente apara.
Está tudo sob controlo, até mesmo aqui!!!
 
eu sinceramente acho imensa piada quando uma determinada mente iluminada se põe a opinar sobre a razão da criação das ambulâncias de Suporte imediato de vida (SIV)... fique sabendo que as siv não foram criadas para dar apoio a ninguém, prova disso é que as siv's são ambulâncias e não uma viatura tal como as vmer's, no entanto, por vezes é necessário fazê-lo, rendez-vous com ambulâncias de suporte básico e que nada tenho contra isso (se a SIV é um meio mais diferenciado porque não o deve fazer?!), devo até dizer que são dos serviços que mais gozam me dão, os enfermeiros SIV são muito respeitados por qualquer coorporação de bombeiros ou TAE's, pelo menos os com que tenho trabalhado.

quanto à principal razão pela qual estes meios foram criados foi devido a 2 mortes ocorridas em Odemira pela falta de meios de socorro a nível do pré-hospitalar diferenciados nessa zona, daí a criação da SIV de odemira. para quem não sabe, o que é actualmente SIV de Odemira foi em tempos SAV, uma ambulância com um médico, um enfermeiro e um TAE (isto aconteceu logo após a ultima morte, uma manobra política, foi algo para desenrascar, desculpem a expressão) passado algum tempo (formação dos enfermeiros SIV) então passou a ficar apenas com um Enfermeiro e TAE. este modelo SIV não foi inventado pelos portugueses, é um modelo que existe há muito nos países nordicos e em que estão comprovados os seus beneficios e vistos como uma mais valia, descansem que isto não foi uma conversa de café e de repente a dr.teresa pinto vira-se para a dr. isabel santos e diz "opah, e se nós metessemos um enfermeiro e um tae na mesma ambulância?", nada disso... foi algo ponderado em que já havia ideia mas estavam mais ou menos na gaveta.

reforço mais uma vez que o projecto SIV é para continuar e prova disso são as novas SIV's que irão abrir brevemente. vai haver espaço para todos.

estas afirmações do Pizarro que vão ter carreira e tal e mais 500 vagas (muitas destas vagas são para TAE's que estão em empresas de trabalho temporário ou que já têm a formação e nunca foram chamados para trabalhar o que tem de acontecer pois agora os tae's têm horario de 35h semanais logo necessitam de mais recursos humanos) é apenas um "rebuçado" para vocês se calarem até às eleições...
os enfermeiros andam a negociar uma carreira há 4 anos ou mais e foi conseguido alguma coisa a muito custo agora... e de um dia para o outro o MS aprova a vossa carreira e pronto?! pensem um bocado, não se deixem iludir, estamos em época de eleições meus amigos... os tae's têm sindicato há quanto tempo? existem há quanto tempo? e os enfermeiros, sabem há quanto tempo existimos e temos sindicatos? vocês deixam-se enganar muito facilmente... ainda estão muito verdes, têm muito para aprender.

ah, os TAE com quem trabalho nenhum deles é sindicalizado e sabem porquê? porque não se revêm nas formas de luta da vossa classe, sabem o valor dos enfermeiros...porque eles não são simples carregadores de macas são meus colegas, trabalham em prol do doente e não saiem no fim do turno frustradinhos como muitos de vocês a dizer "que m**** de profissão".

um abraço
Enfermeiro SIV
 
meia hora? bom, resta saber quanto tempo o teu sub-chefe dos bombeiros demorou a dar-vos o serviço desde o momento que o recebeu e resta saber o tempo que mediou desde que vocês o receberam até xegar à vitima...

com todo o respeito pelo teu trabalho, mas desde que a senhora telefonou 112 (atender a policia, passar po CODU, receber dados, activação do meio, o vosso chefe dar-vos o serviço e vocês chegarem à vitima) até vocês chegarem à vítima nem me parece que meia hora seja algo exagerado... é muito, mas não é exagerado.
 
Não me identifico nada com o tipo de linguagem utilizado pelo sindicato neste texto.

Não me identifico nada com o tipo de linguagem utilizado pelos comentadores (quase todos).

Sou bombeiro, tas e enfermeiro. Sei o que é ser as três coisas. Sei o que é ser tas e lidar com enfermeiro, o que é ser enfermeiro e lidar com tas, etc etc.

E a única constatação que faço é que quando existe humildade as coisas correm da melhor maneira, quando ela não existe tudo acaba naquilo que está representado nesta caixa de comentários. Se houver respeito entre as pessoas aí sim os doentes ganham.

Nem um enfermeiro é melhor que um tas nem que um bombeiro nem vice-versa. São DIFERENTES. E necessitam uns dos outros. Colaborem.

Discutam-se carreiras com elevação. Garanto-vos que muitos TAE's aquando de discutir a sua futura carreira não se identificam com as exigências do STAE e sabem quais os pontos que não são da sua competência e que nem devem ser.

Cumprimentos.
 
Anónimo das 22:19: sendo mesmo enfermeiro, explique-me que informações os bombeiros sem formação menhuma (nem todos são enfermeiros) podem dar e se a derem, até que ponto se pode confiar?
 
Boa Tarde...

Uma noticia muito importante para todos os enfermeiors peneirentos que aí andam.
O MS reune esta tarde com a OM para defenirem e validarem os protocolos e conteudos programáticos da carreira dos TAE´s.

Como podem ver voçes não contam para nada, não passam de um virus para o pré-hospitalar, e quanto a fazerem greve, podem fazer as que quizerem, aliás é o que voçes fazem mais e de melhor, mas é pena que não adiantam de nada, ninguem se cacredita em voçes.

Esperem pelas próximas semanas e andem atentos ao diario da republica.

Só mais uma novidade, na próxima semana serão dispensados mais dois enfermeiros da Delegação Norte, enfermeiros que se encontram por requesição...

O muito obrigado

TAE
DRN
 
@DoutorEnfermeiro

Fica um reconhecimento a este blog no www.masporque.wordpress.com

Os melhores cumprimentos

@LP

Peço desculpa por intrometer-me na conversa. Bombeiros sem formação nenhuma não podem e não devem fazer pré-hospitalar. No entanto, no nosso país à custa do facilitismo ainda se vê muita aberração.
Quanto a bombeiros com formação para pré-hospitalar se você lhes der tempo de antena orgulho-me de vê-los (meus colegas tal como você) poderem informar mecanismos de trauma, registos da monitorização dos sinais vitais, descrição de lesões visíveis e suspeita de lesões ocultas decorrentes do mecanismo de trauma, isto falando em trauma. E não abordando mais situações, penso que são informações a valorizar.

Cumprimentos
 
Ao anónimo das 2:38 deixo apenas um comentário:
Cresça e apareça...
É tão ridiculo com o seu sarcarmo barato, como tão idiota nos termos que utiliza...
Quanto aos "virus", pode ser que sejam eles a safar-lhe a vida um dia deste, quer no pré hospitar, quer no hospital...
Um bom vírus é o senhor!!!!!!!!!!!!
 
lolol esta classe é mesmo cómica como a noticia do anónimo das 2:38 pm ñ lhes convém ja tem de ser ridículo e sarcasmo barato lololol

MEUS AMIGOS É VERDADE E VÃO HAVER MUITAS MAS MUITAS SURPRESAS EU AVISEI QUE VEM AI BOMBA!!!

E VOU GOSTAR TANTO !!!

SIM FAÇAM ISSO IGNOREM PORQUE SOMOS IDIOTAS E RIDÍCULOS FAÇAM ISSO DEIXEM-SE ESTAR A DORMIR QUE PRA NÓS AINDA FICA BEM MAIS FÁCIL lolol
 
PRESTEM ATENÇÃO A ESTA FRASE IMPORTANTÍSSIMA NESTA FASE DO CAMPEONATO, "OS CÃES AINDA ESTÃO A LADRAR E A CARAVANA JÁ PASSOU..."

VA E AGORA VENHAM DIZER QUE OS TAE NEM SABEM DIZER O DITADO CORRECTAMENTE PARA EU ME RIR MAIS UM BOCADINHO DOS VOSSOS NARIZES EMPINADOS...

VOCÊS ANDAM MESMO A DORMIR...

QUE SONHADORES QUE NÓS TAE SOMOS NÃO SOMOS...

SABEM QUE HÁ SONHOS QUE SE REALIZAM ?

SE VOCÊS NÃO FOSSEM TÃO CORPORATIVISTAS...

OS VOSSOS SINDICATOS E ORDEM QUEREM É VIAGENS A CONGRESSOS POR ESSE MUNDO FORA E GRANDES NEGOCIAÇÕES PARA O "TACHO" DELES E VOCÊS QUE AGUENTEM... VAMOS NEGOCIAR... E MAIS UM BARRETE ENFIADO...

SÓ VOS RELEMBRO DE UM PEQUENÍSSIMO PORMENOR O STAE PRECISOU APENAS DE UMA ENTREVISTA DE 45 SEGUNDOS PARA DESBLOQUEAR UMA CARREIRA...

O STAE PODE TER IDEIAS OU QUERER PUXAR PARA NÓS ALGUMAS DAS VOSSAS COMPETÊNCIAS OU LA O QUE VOS APETECER DIZER MAS PELO MENOS UMA COISA FAZ, E VOCÊS ISSO NÃO O PODEM NEGAR, DEFENDE COM UNHAS E DENTES OS SEUS IDEAIS E NEM PEDEM MAIS DINHEIRO SÓ PEDEM CARREIRA E FORMAÇÃO!!!

JÁ OS VOSSOS SINDICATOS E ORDEM DEIXAM UM BOCADINHO A DESEJAR NÃO ACHAM... MAS SO UM BOCADINHO MESMO...
 
Se os Enfermeiros do Miguel e os do Piçarro não ganhassem tanto dinheiro a debitar a sua sabedoria aos candidatos a taes este problema nem se punha.
Os ditos grupos olham mais para o dinheiro das aulas do que para a irracionalidade do que "ensinam" aos curandeiros e o resultado é este. Mas na base está isto.
Agora o coronel do INEM que não é brasileiro, já contactou com a universidade do Algarve que está a fazer um produto médico novo para os cuidados primários, tipo enfermeiro mas com nome de médico, para não dar oportunmidade aos enfermeiros de...
Claro, eu sei que os candidatos a esta fraude podem ser enfermeiros, taes, paramédicos e afins...
Agora encomendou o dito coronel, à precoce universidade marroquina e dos algarves, um curso para os taes.
E esta hein?!!!
Por isso ou talvez não tanto é que o conde de Lip escreveu no antigo RDM: "Vão para corneteiros; ciganos, alentejanos, algarvios e outros de mau porte".
 
Mais tiros nos pés!..............
Alguns enfermeiros já se estão a preparar para leccionar o curso de TAE, e muitos deles estão bem empenhados.
Sou enfermeiro, sei do que estou a falar.
 
eu sei bem o que fazia a estes enfermeirozecos que querem usurpar a emergencia pre hospitalar a quem a criou! quem foram os mentores e e formadores iniciais no inem? foram enfermeiros????
deixem-se ficar pelos hospitais e centros de saude , há por ai muito rabinho para limpar !
voces gozam com os vossos proprios colegas que trabalham efectivamente onde devem!
 
eu sei bem o que fazia a estes enfermeirozecos que querem usurpar a emergencia pre hospitalar a quem a criou! quem foram os mentores e e formadores iniciais no inem? foram enfermeiros????
deixem-se ficar pelos hospitais e centros de saude , há por ai muito rabinho para limpar !
voces gozam com os vossos proprios colegas que trabalham efectivamente onde devem!
 
Por acaso já alguém pensou no numero de enfermeiros que neste momento desempenham funções no INEM como TAE´s?



Os enfermeiros lixam a própria classe....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!