quinta-feira, agosto 27, 2009

Tugaquistão...

"A Ordem dos Médicos (OM) escreveu à ministra da Saúde, Ana Jorge, para intervir junto da administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), Almada, no sentido de informá-la de matérias acordadas entre os sindicatos e o Governo quanto à avaliação de desempenho dos médicos, que deve ser "feita inter-pares e nunca debaixo da subordinação de qualquer outro grupo profissional".
A iniciativa segue-se à entrega de forma avulsa a todos os médicos daquele hospital de uma carta sem data, apesar de fixar um prazo de resposta, e assinada pelo Enfermeiro Director, João Santos, como presidente da Comissão de Avaliação do HGO.
" link
.
Convictamente afirmo: se o Presidente da Comissão de Avaliação fosse um electricista, estafeta ou maqueiro, não havia qualquer problema. Mas um Enfermeiro... é que não. É uma fobia, um medo irracional tipicamente português. Se viajarmos um pouco pelo mundo encontramos algo perfeitamente banal noutras paragens: Enfermeiros como Directores de Hospitais, Clínicas e/ou Departamentos, como Ministros da Saúde, como decisores políticos, como Estrategas do Sistema de Saúde, Avaliadores, Auditores, etc.
Até temos, em Portugal, um Enfermeiro que é Director Clínico em gestão administrativa (deixo a pista para os mais curiosos...), não obstante das constantes birras instauradas pelos Médicos...
Mais uma vez a OM enfia o numa poça que não é da sua torneira. Quando o tema é dinheiro ou notoridade, o Nunes está lá. Para já os dedos ainda não são mais do que os furos do balde, para já...

Comments:
Eu até respeito os Médicos, dou-me bem com a maior parte deles, mas cheira-me que vai haver "muitos incidentes diplomáticos", à medida que formos assumindo novas responsabilidades...É verdade, muito se fala no novo paradigma da Enfermagem, para mim resume-se a isto: sermos competitivos e afirmarmo-nos definitivamente sem preconceitos seja em que área for. Sinceramente isto nem sequer me parece um exercicio futil de poder por parte do Sr. Enfermeiro Director (espero que nunca caiamos nessa tentação), apenas uma formalidade na qualidade de presidente da Comissão de Avaliação, gravissimo e profundamente ofensivo para os valores da Medicina em Portugal, uma verdadeira tragédia, só comparavél ao Titanic e muito próximo do impacto da II Guerra Mundial, a OM não tem mais com que se preocupar? Será que o problema é um Enfermeiro ser o dito presidente, obviamente que sim, pessoalmente penso que perante a opinião pública só traz descrédito para a OM. Também penso que realmente é uma noticia de extrema importância e de uma relevância extraordinária, com reflexos profundos na sociedade e que realmente o pasquim CM se deve debruçar sobre esta questão logo a seguir à noticia do vizinho assassinado à machadada ou o amante atacado com ácido. Cuidado vêm aí os Drs.Enfermeiros!!! O melhor é nem ligar...
C2
 
Tugaquistão... nem mais caro DE, nem mais. Então e eles, querem ser os nossos avaliadores - de uma arte que desconhecem?
 
santa macacada, estes mérdicos armadoa ao omnisciiente, omnipotente entidade que tudo manda e tudo faz, vÊ-se infnatilmente ameaçado pelos enfermeiros.
uma das duas: ou por rrceio que é cada vez mais inevitável o controle da enfermagem, anteriores lacaios e ajudantes dos médicos, nas várias áreas de actuação, gestão e decisão, e que é cada vez menos a dependÊncia directa da enfermagem para poder actuar, sem que balizados por malandrices e jogos de poder, infantis que são, no esforço moribundo de querer, esses tais velhos do restelo, de que a enfermagem não poderá ultrapassar a medicina.

os tempos mudam, a enfermagem paulatinamente afirma-se cada ve mais a sua autonomia deisacional, de gestao, e COMPETÊNCIA. Face a isto, os mérdicos - alguns, acredito, que tanbºem as tendÊncias dos mais novos tem visdo a mudar, onde assumem o fulcral papel do Enfermeiro na prestação dos cuidados de saúde com qualidade, com autonomia, sem o jugo do médico e do seu "poder".
são velhos tempos amigos. não me assusto; não me deixo ser intimidado; não reajo aos maus olhares dos médicos - e mesmo enfermeiros - quando decido actuar por minha autonomia, de andar de estoscópio à volta do pescoço - aparentemente é um "adorno", sim, um "adorno", usam-no à volta do pescoço mesmo quando não fardados, que foi sendo enraizado como instrumento unicamente pertencente aos médicos - que, nbem que pela minha pequeníssima maneira de o fazer, posso talvez mudar alguns preconceitos, que em última análise, são RIDÍCULOS, mas se por isso puder abamar um pouco estes alicerces bacocos, é o que continuarei a fazer. \Sem medo, sem receio, sem precisar de tretem ou depender PARA TUDO E MAIS ALGUMA COISA do aval do médico.
esquecemo-nos muitos, nós e eles, que o que interessa são os que cuidamos. E não que tem a bata mais vistosa, o estetoscópio mais moderno, o paleio estupidamente técnico e científico nas explicações aos utentes - apesar de muitos saber que uma dor de cabeça é uma cefaleia, muitos ficarão com vários ???? a flutuar-lhes a tola ao ouvir dizer do utente "sotor tenho lombrigas". resposta "então muito bem, vou prescrever-lhe um desparasitador para ascaris. ??? ascaris lumbricoide talvez até ajudasse a chegar l
á, mas....
 
Sou um jovem enfermeiro, com funçoes partidarias a nivel distrital e nacional. Sabem quem são os que mais entraves me causam????? adivinhem??? os meus colegas!!!
Agora pensem.., os medicos atropelam-se estigmatizando o colega porque ele é politico??? acham-se anormal??? não.. porque é medico... Porque politica não é para enfermeiros...
Como querem chegar ao ministerio da saude??????
Vale a pena pensar nisso!!

JMV
 
Todos menos enfermeiros, é verdade.
Mas a culpa não é só deles. Com um pouco de paciência pode ser que a doença não se agrave.
 
O PROBLEMA DE MOMENTO É A NOSSA REMUNERAÇÃO!!!!

O QUE É NOS INTERESSA AS COMICHÕES DOS MÉDICOS?

ENFERMAGEM! DR ENFERMEIRO, ENFERMAGEM!
 
Costumo assinar por debaixo do que o doutorenfermeiro diz nos seus posts, e de facto acho de uma mais-valia inestimável este blogs. contudo, no caso específico deste post, nao posso alinhar consigo...
de facto concordo com a OM; quem avalia um médico deve ser um médico, assim como para um enfermeiro, deve haver um avaliador enfermeiro.... nao aceitámos ( e bem) que um médico ou outra classe profissional nos avaliasse.... porque haveriam eles de aceitar serem avaliados por nós?
acredito que se fosse um técnico, um nutricionista ou um administrativo, a OM teria reclamado da mesma maneira....
 
Parece-me evidente que devem ser as pessoas com mais formação a avaliar pessoas com menos formação. Era so o que faltava serem enfermeiros a avaliar médicos...onde isto chegou!! Para quando AAM a avaliar enfermeiros? A sua posição ia ser a mesma?
 
O PROCEDIMENTO DA ORDEM DOS MÉDICOS É PERFEITAMENTE CORRECTO. OS ENFERMEIROS TAMBÉM NUNCA PERMITIRIAM SER AVALIADOS POR UMA ESTRUTURA QUE INTEGRASSE UM MÉDICO.
A NOTÍCIA É PERFEITAMENTE DESCABIDA.
 
sou enfermeiro e acho esta atitude dos médicos legitima! se fosse ao contrário também reagiamos assim ou n? afinal nós somos contra os paramédicos, contra os farmaceuticos e contra os médicos... mas se formos nós avaliar os médicos e sermos ministros, podermos entubar um doente e prescrever medicação já se pode né? se queremos abertura também a temos de saber dar
 
Vms apresentar uma moção de censura a estes sindicatos. Eles nao representam os interesses da classe, cada vez mais dao tiros nos pes, uma vergonha
 
Força sindicatos! Dia 02/2009 às 15:30, em frente ao MS.
É bom que o MS saiba que estamos todos juntos pela carreira.
Sempre ao mais alto nível!
 
La vem o SEP 2 dias depois da data da reuniao dizer que esta nao se realizou, uma vergonha. Já se está a ver que a tao apregoada e grande estrategia nao esta a resultar! O MS ja fez o show-off para a comunicaçao social do sucesso negocial...e assim fica o trabalho feito para as eleiçoes. DEMITAM-SE QUE JA À MUITO QUE NAO REPRESENTAM OS INTERESSES DOS ENFERMEIROS QUEREM É TACHO. PARA QUEM TÁ NO SINDICATO A TEMPO INTEIRO E NÃO FAZ MAIS NADA NÃO DÃO O DEVIDO VALOR E ATENÇÃO AOS REAIS PROBLEMAS DOS ENFERMEIROS E DA ENFERMAGEM.
 
irra, mas que coisa, que ganância de protagonismo, que ganância de terem tudo o que é tacho para eles médicos
fdss....
 
Peixe das 5.33 mas k grande dor de cotovelo...
Nada disto faz sentido, um medico deve ser avaliado por outros médicos, os UNICOS com competencia para tal. Desde quando os enfermeiros tem competencia para avaliar um medico?? Sera que nao se dao conta do ridiculo? TIram um cursozeco de 4 anos, dos quais os 2 ultimos ja quase so de pratica, os medicos andam 6 anos a estudar a serio, mais 6 de especialidade, e os srs.drs.profs. enfermeiros acham se competentes para avaliar um medico no que quer que seja?? E isto é o evoluir da enfermagem?!?! Ja alguma vez se viu um trolha, avaliar um engenheiro?Ou um tecn. de contas avaliar um economista?E que tal um AAM a avaliar os enfermeiros?? O que mais faz falta na enfermagem é coerencia, muita coerencia. Tal como os enfermeiros nao gostariam de ser avaliados por médicos (ainda que fizesse muito mais sentido), o contrario tambem se passa. Porque é que isto espanta alguem??
 
Estetóscopio ao pescoço, prescrever e agora avaliar os médicos! Há aqui um cheirinho a uma qualquer frustração.
O que nos interessa é a Enfermagem e ponto final. Carreira única para todos (contratos individuais de trabalho e em funções públicas). Diferenciação pela especialidade, manutenção de concursos de provas públicas para cargos de chefia e revisão das tabelas salariais. O que fizeram os sindicatos? A desestruturação da carreira e um buraco negro no horizonte. Os textos na página do sindicato dos enfermeiros assustam e são estes cérebros que negoceiam a carreira.
 
"Estetóscopio ao pescoço, prescrever e agora avaliar os médicos! Há aqui um cheirinho a uma qualquer frustração."


Bom, tem de existir uma comissão de avaliação. Essa comissão tem de ter um presidente. Quem, segundo o caro anónimo, deve ser o presidente?
 
AO PARVALHÃO SNOB DAS 7:47:

A DIFERENÇA ENTRE O CURSO DE MEDICINA E O DE ENFERMAGEM SÃO DE CERCA 900 HORAS, SEU PARVALHÃO. SEJA INFORMADO. ESTUDAR A SÉRIO? ENTÃO A ENFERMAGEM ANDA A ESTUDAR O QUÊ, A BRINCAR??!?!

TANTA PRÁTICA QUE TÊM, QUE NO ANO DE INTERNATO CAGAM-SE TODOS E VÊM CORDEIRINHOS A PEDIR AO ENFERMEIRO QUE O AJUDE NISTO E NAQUILO.. (que é a melhor postura a adoptar, sem qualquer preconceito ou SNOBISMO de perguntar ao Enfermeiro.)
 
Bom, só para nos localizarmos, tem de existir um Presidente da Comissão de Avaliação, espero que não seja escolhido em função da classe profissional, mas pela competência e experiência reconhecida, nesta caso é um Enfermeiro, noutros será Médico e estará na mesma posição perante os Enfermeiros, e então? Vamos começar uma guerra de poder? É que é bom que se habituem porque vão surgir muitas situações similares daqui para a frente nas áreas de Direcção, Chefia e Coordenação. É óbvio que na avaliação directa, deve funcionar entre pares, Médicos avaliam directamente Médicos, mas parece-me que o papel do Presidente da Comissão de Avaliação, serve é para presidir e para disciplinar e sancionar todo o processo inerente à Avaliação de Desempenho (consequentemente indeferente se é Médico, Assistente Social, Enfermeiro, Psicólogo, etc...), ou subentendem que ele anda a estabelecer objectivos, entrevistas, um milhão de papéis, vigiar metas, etc...? Acho que deviam precisar para aí de uns 100 Presidentes. Não é nenhuma bandeira para os Enfermeiros, simplesmente uma pessoa de reconhecida competência para um lugar complicado, se não tocassem no assunto, ninguém dava conta se não tivessem posto a questão como um problema, sabem porquê? Porque é a coisa mais normal do mundo, não me importo que seja um Médico o Presidente da minha Comissão de Avaliação, porque é que não me importo? Porque quem me avalia directamente é o meu Enfermeiro-Chefe, ele é que escreve lá os relatórios e papeladas de Avaliação, o Presidente limita-se a validar este processo. O Sr. Enfermeiro-Director perseguiu algum Médico ou alguém de outra classe profissional qualquer? ? Afinal quem é que está com complexos de inferioridade?...Continuo na minha, é uma calamidade pública, uma catástrofe, vejam bem um Enfermeiro Presidente de uma Comissão de Avaliação!!!
C2
 
Há gente a pensar nos problemas da classe e há gente só se roi de frustação por não ser médico...vê-se pelas opiniões desgarradas...que mal tem um interno em início de carreira tirar dúvidas (geralmente em relação com aspectos practicos como doses, vias de administração)com um Enfermeiro? Isso não significa ignorância, significa insegurança e a as vezes essa insegurança é sinónimo de responsabilidade!
Atênção a ousadia da ignorância que nos faz pensar que sabemos das coisas e fazemos sem perguntar ninguém!
Os problemas dos enfermeiros pouco tem a ver com os médicos, paremos com essa tara e mania de perseguição que não passa de um complexo profundo de inferioridade!
 
É por posts como este que este site só comprova que é parcial e que a enfermagem não chega a lado nenhum, tal é a ambição desmedida e insensata de interferir em todos os campos... não querem os paramédicos, não querem que os farmaceuticos ou os AAM lhe usurpem funções mas querem sempre investir e integrar a área médica, agora até querem avaliar os médicos!
Mas por acaso os médicos avaliam os enfermeiros? Nem sequer os médicos deveriam avaliar colegas que não fossem da sua especialidade, quanto mais os enfermeiros.

Enquanto vocês não forem coerentes e sensatos nunca vão sair da cepa torta, porque as vossas propostas são tão irreais que perdem toda credibilidade. Em vez de lutarem por direitos reais e valorizarem a vossa carreria de forma coerente, só andam a reeinvindicar lugares e funções que não vos pertencem!
 
Peixe das 12.23 a julgar pelos seus comentarios deve ser um "peixe-balão", tamanha é a sua frustração e inveja! Tenha vergonha dos comentarios que faz, em nada ajudam a enfermagem, e so vão de encontro ao que muito boa gente pensa, que os enfermeiros só o são porque nao conseguiram ser médicos...
 
Concordo perfeiramente que devemos apoiar os Internos de Medicina na sua formação, tal como a maior parte dos Médicos estão disponiveis sempre que lhes peço algo (mesmo que seja pessoal), para mim vive-se uma relação de complementaridade com os Médicos, é a coisa mais normal eu esclarecer uma dúvida com um Médico e vice-versa. Estes comentários terão mesmo origem em Médicos e Enfermeiros? Ou será que alguém anda a espalhar pólvora a ver se rebenta? Esta questão da Avaliação é obtusa, vou escrever também para a Sr.ª MS porque também exijo que o Presidente da minha Comissão de Avaliação tem que ser um Enfermeiro, aliás considerando que cada classe reinvidica o principio da autonomia, sugiro a criação das Comissões de Avaliação das Comissões de Avaliação pois vão ser tantas que é melhor avaliá-las também.
C2
 
porra...será que é assim tao dificil perceber que não há nenhum enfermeiro a avaliar nenhum medico!!!!!o obre do homem SÒ é o presidente da comissão que com certeza conta com muitos medicos nessa mesma comissão que seram responsaveis pela avaliassão dos seus pares(medicos).
será que um enfermeiro competente não pode ser o presidente se tem reconhecidas competencias???
Eu sei que existe algum complexo da sociedade para com os enfermeiros(porque durante muito empo as nossas competencias eram limitadas), mas hoje em dia isso ja nao é assim...e as pessoas ja encaram um enfermeiro com mais respeito e admiração.
Tenho gostado de ver quea enfermagem esta a evoluir astante nos ultimos anos...pena que a nossa carreira ainda não esta de acoprdo com a nossa realidade...mas ladevemos chegar
Bom trabalo para todos..HMM
 
Anonimo das 10.28pm pelo que vejo o sr. não é competente sequer para escrever em Português! E ainda fala na evolução da enfermagem...
 
Ao anónimo das 7,47:

Tem toda a razão no que diz,. excepto... no "cursozeco" de 4 anos, que ser o que refere basta para muitos dos enfermeiros adquirirem conhecimentos que lhes permipe posteriormente emendar "erros" médicos e eventualmente salvar algumas vidas que os alargados cursos de medicina não conseguem remediar! Por favor, não fale do que não sabe...
 
muito já foi dito...
eu só acrescento que sou enfª no HGO e o sr. director de enfermagem está "afastado" com atestado... mas a doença dele foram as pressões a que foi sujeito!!! UMA VERGONHA! Eu li a dita carta... e é triste que uma simples categoria profissional se assuste tanto os sr's dr's que estão demasiado habituados aos lobbies entre eles e às camuflagens do que corre mal!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!