segunda-feira, setembro 14, 2009

Acesso ao ensino superior 2009


Retrato da situação aqui e aqui (3 + 3 páginas).

Comments:
Enfermagem é mesmo um curso rasca. Até sobram vagas! Só mesmo gente sem visão é que vai para esse cursinho...
 
Resta acrescentar que a Enfermagem apresenta das médias mais baixas de todo o Ensino Superior.
 
E porque razão será isso?
Se até agora enfermagem era dos cursos com maior média, agora passou a ser dos que tem a média mais baixa!!!
Isto só quer dizer que o povo abriu os olhos e já não querem ir para enfermagem... se sobram vagas, até o "pior" aluno entrou! Por isso a média baixa.

Pode ser que comecem a baixar os nºos de enfermeiros no desemprego!
 
Ao anónimo das 3:34. Abre a tua mediocre visão e vais ver as médias de entrada e as horas que são leccionadas em 4 anos, comparativamente ao outros "cursozões" de 5 anos ou 6 anos e vais ter uma surpresa tão grande, que desconfio que esse teu pequeno e rasca espírito não vai atingir!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível! (e com visão!)
 
http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=5284.msg88267#msg88267

Médias mais baixas do ensino superior???

A média das médias para enfermagem está em 136,1 e a média dos 1099 cursos está em 129,1
 
O que era a Enfermagem e em que se tornou... e recordar que quando entrei no curso tinha uma média superior a 17 valores; hoje um aluno medíocre tem acesso garantido ao curso; deprimente!
 
Como os tempos mudaram...Apenas terminei o curso há três anos e meio...Há muito pouco tempo...E nessa altura para ingressar em Enfermagem era necessário uma média de pelo menos 15 valores.

Aí belos tempos que nunca mais irão voltar...A Enfermagem foi flagelada...Será que se irá reconstituir? Tudo depende da nossa luta caros colegas...

PlanetaM
 
Aqui vos deixo o e-mail que enviei ao SEP e SIPE. Só não enviei ao SE por desconheço o respectivo endereço electrónico.

NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS‏
De: Enf. VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt

Srs Enfermeiros.



Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.

Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.



Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.



Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?



Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.

Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.

Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.

Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.

Espero resposta a este e-mail.



PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.



Com os melhores cumprimentos

Enfermeiro VG
 
É uma vergonha a quantidade de escolas a leccionar enfermagem, sem categoria. E a culpa é de quem??? DA NOSSA ORDEM E DOS TACHOS!!!!
Akele Abraço caros colegas Enfermeiros.
 
NOVAS FORMAS DE LUTA 2 / NOVAS INICIATIVAS 2‏
De: Enfermeiro VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 12:46:34
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt

Caros colegas..

Aqui vos deixo uma sugestão.

No que respeita a greve, no meu entender acho que as mesmas teriam mais visibilidade se ao contrário do que tem acontecido até aqui, os enfermeiros grevistas, em vez de irem para casa ou outros sítios, mostrassem a sua indignação manifestando-se e concentrando-se de braços cruzados em frente das instituições onde trabalham.

Isto iria chamar a atenção dos media e caso esta atitude fosse seguida a nível nacional as greves iriam ter mais visibilidade.

Com os melhores cumprimentos

Enfermeiro VG
 
107 de média para o último colocado? Sobram carradas de vagas por preencher!!! Milhares de alunos e ainda falta as "turmas cruzadas"!!!
Vergonha,absurdo, ridiculo, inacreditavel!!!
A Enfermagem morreu...
C2
 
Não estou assim tão pessimista! Os 17 e 18 sempre goram uma falácia, pois eram "médicos de segunda" que, à falta de "melhor" optavam pela enfermagem e à primeira oportunidade "alguns" largavam imediatamente. Com estas médias de 2009 só vai para enfermeiro que quer mesmo! Serão com certeza mais vocacionados para a profissão do que os dos anos anteriores.Teremos enfermeiros com mais qualidade. Estou seguro disso.

Sempre alerta!
 
Caros amigos a Enfermagem é uma profissão que vai morrer e talvez substituida por outra coisa qualquer que não é defibitivamente a Enfermagem que havia há 10 anos quando eu acabei o curso. Entretanto enveredei por outras áreas pois realmente só na enfermagem ter ou não mais formação é igual, decidi definitivamente romper e deixar a enfermagem. Como eu, nunca gostei de me considerar acima de ninguém pois não sou e aprendo com todos, mas como eu dizia há mais pessoas com um pouco de cabeça e capacidade empreendedora e que se vão embora. A enfermagem fica entregue a alunos medíocres que vão fazendo o curso de enfermagem a part-time com outros empregos e quando acabam por vezes nem exercem ou fazem-no por uma bagatela. por isso caros amigos e porque os posts que fui deixando ao longo de alguns meses ninguém ouviu :) agora sim posso dizer a enfermagem acabou e não vai ressuscitar. Gostei de vos conhecer a todos talvez ainda veja alguns por aí mas eu desisti da enfermagem... porque ela desistiu de mim. abraço
 
Boa tarde, dr.enfermeiro. Bem, o que vou deixar aqui é apenas um reparo e serve como exemplo do tópico que aqui deixou.
Sou estudante de enfermagem na escola de saude de santarem, estou no último ano, e para entrar tive que esfolar os miolos até ao fim e conseguir uma média para ingressar no curso e é vergonhoso ver alunos que entraram o ano passado (nota: média do ultimo colocado no 1º semestre: 13 valores e no segundo semestre de 10,1!!!) e este ano com uma media ligeiramente superior (ultimo colocado no 2º semestre de 12,2!!) qualquer dia até alunos com media de 9.5 vão poder ingressar em enfermagem! Enquanto que o "privilegiado" curso de medicina continua com as médias mais altas de entre todos os cursos e pessoas com uma media razoavel não poderem ingressar nesse curso... mas enfim, é o que temos. Acho que a ordem anda desesperadamente a tentar ingressar pessoas para a sua ordem e, desta forma, aumentar o nº de enfermeiros no país, mas não é com estas médias que se consegue alunos com um mínimo de visibilidade do quão exigente é este curso (isto para as pessoas que pensam o curso de enfermagem como um curso "rasca" e sem visão, pois é o curso mais abragente que engloba diversas áreas do saber) e é com muito orgulho que digo que sou estudante de enfermagem e que um dia irei ser, não apenas mais um enfermeiro, mas sim um BOM ENFERMEIRO.
Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!