terça-feira, setembro 29, 2009

Pizarrococos demagogis e Mariaugusta delirantis...


É oficial - está tudo doido! Logo após esta estes dois organismos (Pizarrococos demagogis e Mariaugusta delirantis) terem disseminado - num evento profissional - a sua idiotice, mandaram-me um sms a comunicar o facto. À noite, incrédulo, li os factos via mail e até tive oportunidade de ver o evento esmiuçado e comentado no site do Sindicato dos Enfermeiros. link

Por partes: a Ordem dos Enfermeiros, agora, numa tendência popular, tomou a iniciativa de organizar Cerimónias de Vinculação à Profissão, que, preze a realidade conjuntural, são verdadeiros atentados à dignidade pessoal e um insulto à inteligência de todos nós, Enfermeiros e futuros Enfermeiros. Um espectáculo degradante.

Há algum tempo atrás (flashback), corria o ano de 2007, um representante da Ordem dos Enfermeiros compareceu, a convite, numa Escola de Enfermagem para orar acerca da profissão e da respectiva Ordem. Directo (e sensato!) aconselhou: "emigrai, aqui não têm nem vão ter emprego"! Alguns dias mais tarde, um dos Professores da respectiva Escola, meu amigo pessoal, escandalizado, relatou-me um episódio sucedido! "De mau gosto" - conclui! "Realista e precavido" - disse eu! É difícil discutir o emprego/desemprego com um Professor. É muito fácil adivinhar porquê...

Adiante. Vamos aos factos e delírios: convidaram o Secretário de Estado do Ministério da Saúde - Manuel Pizarro - para uma destas Cerimónias do tipo seita religiosa. De facto é um fenómeno semelhante tal é a lavagem cerebral e ilusória a que os jovens (e família) - cheios de esperança - são submetidos. Uma espécie de violação mental!

... E o Pizarro lá foi. Revelou mestria naquilo que de melhor sabe fazer - proferir aquilo que os outros querem ouvir. Demagogia no seu estado mais selvagem! A multidão, hipnotizada, estava entusiasmada ao escutar as patranhas que o Pizarrococos demagogis debitava...

Nem me apetece estar aqui a referir, em pormenor, que tamanhas tretas por lá esvoaçavam... São as habituais pinoquices: que os melhores tempos da Enfermagem vêm aí, que somos os pivôs disto e daquilo, que somos uma classe que o Governo respeita muito... e que faltam muitos Enfermeiros (para o Governo e outros empregadores quantos mais houver, melhor e maior a exploração!), blá, blá, blá, giroflé, giroflá.

Logo a seguir, quem vem? A Mariaugusta delirantis, claro. Após escutar as palavras pizarreanas que alimentavam o seu distúrbio psicótico (que vive à custa da eterna escassez de Enfermeiros), falou. Nada disse (surpresa?). O discurso vazio do costume, tipo cassete de fita magnética (de má qualidade) - "Portugal não tem Enfermeiros a mais, basta comparar os rácios"... e vómitos do género.
Curioso dizer isto na cara de milhares de futuros desempregados! Acho que os jovens Enfermeiros andam muito passivos a ouvir ladaínhas pré-gravadas do género ex-União Soviética! Mesmo muito passivos!

Sobre os rácios não escrevo muito mais. Já escrevi e consumi horas suficientes - os rácios a que a senhora Bastonária refere não podem ser comparados com os de Portugal, pois incluem na sua contabilização vários profissionais relacionados com a profissão de Enfermagem, mas que não não são Enfermeiros (Auxiliares de Enfermagem, Assistentes de Saúde, etc...). É óbvio que nunca teremos esses rácios, como é fácil de deduzir...
desmistifiquei esses factos e tornei tudo muito transparente, recorrendo para isso aos documento da própria OCDE. Para os interessados em conhecer as mentiras (por ignorância escusada) de alguns elementos da Ordem dos Enfermeiros, deixo-vos os links - link1, link2 e principalmente aqui: link3 (onde estão disponibilizados todos os links para que todos os colegas possam constatar a verdade dos factos).

Crente é quem acredita nas palavras do Dr. Manuel Pizarro, que nos últimos tempos não fez mais do que assassinar a nossa profissão. Para quem não sabe, este senhor é um dos principais impulsionadores da carreira dos Paramédicos, cuja ideia revolucionária é substituir os Enfermeiros no Pré-Hospitalar. Em privado é possível comprovar o desdém com que se refere e trata os Enfermeiros e a Enfermagem...

Enquanto para estas personalidades é tudo um mundo encanto e idílico, milhares e milhares de Enfermeiros penam no desemprego, no "estágios" não-remunerados, no subemprego a 3 euro/hora, no emprego precário ou no emprego humilhante... enfim, temos para todos os gostos. A dignidade esfumou-se, o poder reivindicativo vendeu a alma ao diabo e a imagem social da profissão rasteja... por isso, não estou mesmo a ver que "momento muito especial que a Enfermagem portuguesa está a viver" é este!! link

Enquanto vaguearem por aí Marias Augustas de Sousas, Lucílias Nunes (memorizem este nome colegas!) e companhia, somos comida para os bichos!

Estamos sequiosos de inteligência, audácia e visão. Mais Jacintos Oliveiras, Germanos Coutos e Élvios de Jesus, precisam-se!

Comments:
Sugiro vivamente a leitura da newsletter do INEM, onde no seu interior se da como certo, o avanço da escola nacional de emergencia médica, e por conseguinte a formação de profissionais mais habilitados às necessidades da EPH!!
 
Já tinha saudades destes posts! Bravo, DE no seu melhor!!!!!!!!!!!
 
MANIFESTO ANTI- (OE)

BASTA PUM BASTA!!!

UMA CLASSE QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UMA (OE) É UMA CLASSE QUE NUNCA O SERÁ. POIS ESTA (OE) É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RESMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

MORRA A (OE), MORRA! PIM!

UMA CLASSE COM UM A (OE) A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!

UMA CLASSE COM UMA (OE) AO LEME É UMA CANOA EM SECO!

A (OE) É UM CIGANO!

A (OE) É MEIO CIGANO!

A (OE) SABERÁ GRAMÁTICA, SABERÁ SINTAXE, SABERÁ ÉTICA, SABERÁ FAZER CEIAS PRA CARDEAIS, SABERÁ TUDO MENOS SER (OE) QUE É A ÚNICA COISA QUE ELA FAZ!

A (OE) PESCA TANTO DE ENFERMAGEM QUE ATÉ FAZ SONETOS COM ÉTICAS E BIOÉTICAS!

A (OE) É UMA HABILIDOSA!

A (OE) VESTE-SE MAL!

A (OE) USA CEROULAS DE MALHA!

A (OE) ESPECULA E INOCULA OS CONCUBINOS!

A (OE) É (OE)!

A (OE) É NÃO SER!

A (OE) É DESORDEM!

MORRA A (OE), MORRA! PIM!
...

E A (OE) TEVE CLAQUE! E A (OE) TEVE PALMAS! E A (OE) AGRADECEU!

A (OE) É UM CIGANÃO!

NÃO É PRECISO IR PRA (OE) PRA SE SER PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!

NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE PRA SE SER SALTEADOR, BASTA FAZER COMO A (OE)! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAIS, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR COM AS MODAS, COM AS POLÍTICAS E COM AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO, E USAR COCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER (OE)!

MORRA A (OE), MORRA! PIM!

A (OE) NASCEU PARA PROVAR QUE NEM TODOS OS ENFERMEIROS SABEM ENFERMAGEM!

A (OE) É UMA AUTÓMATA QUE DEITA PRA FORA O QUE A GENTE JÁ SABE O QUE VAI SAIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!

A (OE) É UM SONETO DELA-PRÓPRIA!

A (OE) EM GÉNIO NEM CHEGA A PÓLVORA SECA E EM TALENTO É 7,48 EUROS POR MÊS!.

A (OE) NUA É HORROROSA!

A (OE) CHEIRA MAL DA BOCA!

MORRA A (OE), MORRA! PIM!

A (OE) É O ESCÁRNIO DA CONSCIÊNCIA!

SE A (OE) É PORTUGUÊSA EU QUERO SER ESPANHOL!

A (OE) É A VERGONHA DA INTELECTUALIDADE DE ENFERMAGEM!

A (OE) É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!

E AINDA HÁ QUEM NÃO CORE QUANDO DIZ ADMIRAR A (OE)!

E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!

E QUEM LHE LAVE A ROUPA!

E QUEM TENHA DÓ DA (OE)!

E AINDA HÁ QUEM DUVIDE QUE A (OE) NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELIGENTE, NEM DECENTE, NEM ZERO!
...
E AS CONVICÇÕES URGENTES DO ENFERMEIROCRISTO PAI E AS CONVICÇÕES CATITAS DO ENFERMEIRO CRISTO FILHO!...

E TUDO! TUDO POR CAUSA DA (OE)!

MORRA O (OE), MORRA! PIM!

ENFERMAGEM QUE COM SENHORES COMO ESTES CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAÍS MAIS ATRASADO DA EUROPA! O PAÍS MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXÍLIO DOS DEGREDADOS E DOS INDIFERENTES! A ÁFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! ENFERMAGEM INTEIRA HÁ-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE A ENFERMAGEM TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEADO!

MORRA A (OE), MORRA! PIM!

Ass: EnfºAlmada Negreiros
 
Estar tudo doido oficializou-se ontem com a reeleição do Sr. Eng.(?) Sócrates. Estes são só mais uns da mesma laia dele, que tentam iludir mais uns quantos com as suas falas mansas que distraem a atenção da faca que se preparam para nos espetar nas costas.
 
Já começou a campanha???
 
Pura inveja querias era seres tu a receber o alvará de enfermeiro. O teu tempo já passou!
 
com tanta esmiuçadela não fica mais nada para dizer
 
Concordo quando diz que estamos muito passivos relativamente à nossa Ordem, diria mesmo que estamos completamente anestesiados!
É necessário que os enfermeiros, em vez de gastarem energia a criticar outras classes, olhem um pouco mais para dentro e vejam que esta Ordem é mais um problema que a solução, uma Ordem destas é completamente dispensável pois só nos enterra mais, nunca ví a Ordem pronunciar-se em relação à precariedade na profissão ou à exploração de Enfermeiros por parte de instituições de saúde, parece aliás que são os primeiros a promever essa exploração de Enfermairos. Assim não vale a pena!
Que tal inundarmos a Ordem dos Enfermeiros com mails a pedir a demissão da bestonária????
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
É urgente avisar os jovens. Todos voçes têm alunos a passar nos serviços. Não custa nada da-lhes a conhecer links que o DE deu ou ate mesmo divulga reste site e o do www.enfermeiros.pt, pk o sep nem vale a pena.
 
Caros amigos mais uma vez digo que a Enfermagem é uma profissão morta, morta porque nada se fez quando estava moribunda para a fazer renascer, por isso caros amigos vamos ao fundo.... infelizmente :) e não digam ke sou negativo, não sou, sei do que falo os médicos sabem o que fazem e estão a ganhar força ainda mais do que tiveram, por isso caros amigos cada vez vejo mais alunos que ainda não acabaram o curso e já estão a ver outro para tirar ou alguma forma para ingressar em medicina, caros amigos a Enfermagem psico-social está a caminhar para o fim do paradigma de uma profissão baseado em saber que mais ninguém tinha para um saber teórico que o cidadão comum pode obter pela net...
 
Eu não entendi muito bem o que o Dr Enfermeiro quis dizer ao terminar o seu post relacionado em o enfermeiro germano couto.
Se elogia-lo se sanea-lo o mais ra pidamente possivel da Ordem da Região Norte.
Para mim ele só tem andado a fazer m--da.
 
Petição pelo SEI – Sindicato dos Enfermeiros Independentes

SEI que sabemos que fomos e continuamos a ser humilhados!

SEI que urge mudar, fazendo saber aos que humilham a nossa classe que sabemos que não iremos tolerar mais humilhação de nivelamento por baixo!

Soube nos últimos dias que temos um Sindicato Independente de Profissionais de Enfermagem (aparentemente reconvertido a partir do SEC – Sindicato dos Enfermeiros do Centro, a julgar pelo seu dirigente). SEI igualmente que de independente e iniciativa de resposta às justas pretensões dos ora humilhados nada trouxe de novo.

SEI que chega de meramente opinar e está na altura de agir.

SEI que gostava de ver o Dr Enfermeiro a prenunciar-se e a abraçar também este projecto.

Caros colegas correctamente indignados, não gastem todas as vossas energias apenas a reclamar ingloriamente, digam SFF o que acham deste projecto, ou eventualmente proponham outro melhor.

AJ
 
AJ...

Essa ideia agrada-me muito...se quiseres colocar contacto eu e certamente muitos outros colegas gostariamos de debater ideias em redor do SEI.
Aguardo ansiosamente uma resposta de tua parte e com certeza de outros colegas.

"Heil" Ana Jorge!
"Heil" Sócrates!
"Heil" PS!
"Heil" CNESE!
"Heil" OE!
 
Aj..

Não vai faltar apoiantes no meu ponto de vista, Já ando a pedir aqui no blog a muito tempo a criação de um sindicato novo, feito pela calsse trabalhadora mas ninguem me que acompanhar.

Porque só quem trabalha é que sabe o que nos doi no dia-a-dia

F.B.
 
Caro Doutor Enfermeiro, infelizmente assisti a esta triste cena, sendo eu recém-licenciado e atento como sou vio na 1ªFila com o seu colete, bem na zona central a observar tudo o que se passava à sua volta, gostei de o ver e fico feliz por não ter deixado este episódio passar em branco, só tive mesmo pena de não o poder cumprimentar, uma vez que saiu da cerimónia antes desta acabar.

Uma das alturas que gostei mais também foi o facto de o Pizarro dizer: "Ah e tal sabem que tudo o que eu disser aqui, não é muito válido porque as coisas podem mudar e as eleições são já amanha" e da parte em que naqueles agradecimentos enormes que demorarm quase 10 minutos a fazer, a D. maria augusta agradeceu a sua presença lá pelo meio.

Mais uma vez é um orgulho tê-lo na cerimonia da minha vinculação à profissão.

Gostava de o ter visto fazer a pergunta dos paramédicos ao Sr. Pizarro, mas concordo que na posição em que se encontrava e numa altura de negociações seja complicado criar confrontos.
 
Tanta coisa para quê?? Os portugas não gostam de pessoas competentes nos cargos; gostam é daqueles que têm muito paleio e conseguem anestesiar os seus pequenos cérebros, cegos à incompetência dos mesmos.
 
O problema da enfermagem é estar atolado de Marias Augustas de um lado e de Pizarros do outro.

O problema da enfermagem não é uma concepção política e ideológica, é essencialmente um problema de haver muita gente COMPLETAMENTE alienada da realidade...mesmo muita gente!!!

É na CIPE, é o SAPE é na carreira, é na organização/gestão dos cursos e dos seus programas, é a ordem com um MDP muito bom há 30 anos atrás...a realidade muda todos os dias e há quem viva num mundo diferente e que se esquece que há agora a questão de bolonha, há desemprego, há muitas oportunidades que se perderam quase irremediavelmente, que é importante apostar na diferenciação dos enfermeiros em áreas emergentes e efectivamente úteis e não as deitadas fora por outras classes profissionais.

Há enfermeiros que andam sempre a culpar os médicos, a fugir do que eles fazem ... bem ...eu apetece-me dizer que se os enfermeiros fossem efectivamente criados dos médicos e estilo mini médicos para as técnicas que eles não querem fazer e se fossemos controlados por médicos, no mínimo estavamos ´com 1/3 do vencimento médio deles, sabe,m qual é?
 
Caros Colegas:
Finda a campanha eleitoral e respectivas eleições legislativas, aguardam-se novas rondas negociais pela carreira de enfermagem, que poderão não nos ser favoráveis.
Tenho lido, vários comentários de critica ao governo, critica aos sindicatos critica aos colegas, etc. Criticas e acções, sobretudo atrás de um computador, neste blog ou noutros locais virtuais, resguardados pelo anonimato ou por pseudónimos. Denoto também algum cansaço e leio muitos lamentos de desistência, temo que os enfermeiros se estejam a acomodar e a resignar a esta situação.
Na minha opinião, nada mais errado. Existem aqui, nestas comunidades virtuais, um grupo considerável de enfermeiros que estão interessados, informados, incomodados, até irritados com esta situação e mesmo sentindo algum cansaço estão dispostos a algo.
Mas tenhamos em atenção que somos uma migalha, no universo dos enfermeiros, que existem por este Portugal, penso então que é nossa obrigação e de extrema importância, transmitirmos este interesse, esta informação, vamos contagiar todos os colegas com este prurido, esta irritação. Nos nossos locais de trabalho, vamos contaminar os enfermeiros que ainda não se coçam ao pensar na carreira e vencimentos que aí vêem.
Não me digam que isso é trabalho para os sindicatos. Quem está a perder és tu e sou eu, então o trabalho tem de ser meu, teu e de todos os que se sentem insatisfeitos. Com certeza a tua explicação, vai ser mais bem recebida pelo colega que te conhece há anos, do que seria por um delegado sindical estranho que aparece a entregar uns panfletos.
Este objectivo de contagiar todos os enfermeiros, de união da classe, é vital para o momento, em que é necessário lutar com todas as forças e armas, é imprescindível também que haja um comando forte (sindicatos) e com coragem, que nos galvanize para a batalha, onde avançaremos como um bloco de cinquenta e tal mil soldados, dispostos a tudo.
Atenção colegas, eu não sou voz de nenhum sindicato, sou um enfermeiro exactamente igual a tantos que trabalham com dedicação e gosto por ser enfermeiro, mas estou mesmo farto de tanto me coçar.
Cumprimentos
 
o negócio das farmacias deixa me louco!
um doente aparece com o cobrão "dermatite causada por um virus" em fase avançada numa farmacia, o que é q o senhor q lá estáa faz: vende lhe umas pomadinhas da avene, carissimas por sinal, em vez de o encaminhar para a urgencia!! enfim já para nao falar da vacinas...que nem protocolo de emergênca têm!! o cheirinho do dinheiro parece ser irrestivel a muitos q se dizem profissionais de saúde! bem haja
 
Concordo. Eu defendo um sindicato ou um movimento INDEPENDENTE de enfermeiros
 
Acho que a nossa bastonária já passou o prazo de validade. Precisamos de pessoas mais contestatárias e interventivas na ordem (assim com o enf. Azevedo).
 
"Caro Doutor Enfermeiro, infelizmente assisti a esta triste cena, sendo eu recém-licenciado e atento como sou vio na 1ªFila com o seu colete, bem na zona central a observar tudo o que se passava à sua volta, gostei de o ver e fico feliz por não ter deixado este episódio passar em branco, só tive mesmo pena de não o poder cumprimentar, uma vez que saiu da cerimónia antes desta acabar"


Lamento colega, mas não estive presente.
 
bravo DE!!!
é impressionante a demagogia desta gentinha!!

é mais impressionante esta espécie de bastonária que temos!! mas a senhora anda doida??
a conviver com um dos carrascos da enfermagem???
 
...."Dr. Manuel Pizarro, que nos últimos tempos não fez mais do que assassinar a nossa profissão. ... é um dos principais impulsionadores da carreira dos Paramédicos,... é substituir os Enfermeiros no Pré-Hospitalar."

Colegas: ainda não perceberam porquê ??
consta por aí que é um dos principais accionistas da CESPU...o filão dos enfermeiros está a acabar, então com a sua influencia politica, procura outro nicho de mercado, outra mina...
Procurem para os lados da Gandra ou Famalicão...
Estes negócios deviam ser tornados claros !!! Quem puder , que investigue....
 
Esta demagogia é um mal necessário para poderem continuar a alimentar as Escolas de Enfermagem.

Se houvesse uma visão real das necessidades de Enfermeiros no mercado de trabalho, quantas Escolas já teriam fechado as portas?

Qual o destino destes Sr´s Professores se fosse desvendada esta farsa?

Por isso eu digo, irão continuar a faltar muitos milhares de Enfermeiros durante os próximos anos!!!

As Escolas de Enfermagem irão continuar a sobreviver, se não for com esta mentira será com outras!
 
Boas

Alguém me sabe explicar quais são as funções da ordem dos enfermeiros relativamente a enfermagem?
 
ESTIMADOS,

ESTÁ TUDO LOUCO, ESQUIZOFRÉNICO, DELIRANTE, PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAA para nãp dizer fod...-se.

Haverá quem me leia? Quem me ouça? Onde estais Viriatos, condestáveis do reino da Enfermagem? As tropas estão dispersas, desorientadas, receosas, MAS ÁVIDAS DE VINGANÇA, JUSTIÇÇÇÇAAAAAAA.

Caros JA, joker e afins: NÃO ESTAIS SÓS. Há mais quem pense como vós...

hajroque@hotmail.com
 
Atenção ao Dr Manuel Pizarro e a CESPU...
O jornal o publico iria adorar esta informação...
 
Afinal estamos a pensar fazer o quê???
 
Petição pelo SEI – Sindicato dos Enfermeiros Independentes

SEI que sabemos que fomos e continuamos a ser humilhados!

SEI que urge mudar, fazendo saber aos que humilham a nossa classe que sabemos que não iremos tolerar mais humilhação de nivelamento por baixo!

Soube nos últimos dias que temos um Sindicato Independente de Profissionais de Enfermagem (aparentemente reconvertido a partir do SEC – Sindicato dos Enfermeiros do Centro, a julgar pelo seu dirigente). SEI igualmente que de independente e iniciativa de resposta às justas pretensões dos ora humilhados nada trouxe de novo.

SEI que chega de meramente opinar e está na altura de agir.

SEI que gostava de ver o Dr Enfermeiro a prenunciar-se e a abraçar também este projecto.

Caros colegas correctamente indignados, não gastem todas as vossas energias apenas a reclamar ingloriamente, digam SFF o que acham deste projecto, ou eventualmente proponham outro melhor.

AJ

1:05 PM


"Joker disse...
AJ...

Essa ideia agrada-me muito...se quiseres colocar contacto eu e certamente muitos outros colegas gostariamos de debater ideias em redor do SEI.
Aguardo ansiosamente uma resposta de tua parte e com certeza de outros colegas."

Ok colega Joker, aqui fica um contacto para quem quiser sugerir ou mesmo eventualmente colaborar com este projecto.

sei@live.com.pt

Pessoalmente confesso que não alvejo nenhum cargo para mim e que também me seria muito mais cómodo ficar bem sentado no meu sofá a teclar e a opinar... Porém, esta "venda da alma de Enfermagem" ao diabo como o Dr mencionou, já me dá vómitos e sinceramente já não acredito minimamente nesta estratégia do politicamente correcto. Fundamentalmente por três motivos: 1º se tivéssemos o estatuto dos nossos parceiros Médicos, a silenciosa e secreta estratégia já teria dado frutos e já estaríamos a comemorar; 2º nunca nos teriam feito tamanha e humilhante proposta de nivelamento por baixo, onde francamente todos perdemos e muito, na dignidade, no respeito e obviamente também a nível retributivo (remetidos a ser o parente pobre da Carreira Técnico Superior); 3º porque ainda não se vislumbra nenhuma resposta à altura que rompa definitivamente com o politicamente correcto, para quem efectivamente não foi politicamente correcto para com a nossa Classe Profissional - Enfermagem.

Igualmente lamento (mas respeito) que o Dr Enfermeiro enquanto bom analista e orador (que certamente grande contributo poderá dar a qualquer projecto interventivo, passando da simples escrita à prática) ainda se não tenha sentido tentado a comentar nem a aderir a este projecto. Nem tão pouco me tenha respondido a um email de parceria de divulgação de iniciativas dos colegas (admito o facto de que por qualquer motivo possa não o ter recebido).

Ao dispor, AJ
 
Sou um dos enfermeiros recem licenciados que teoricamente deveria ter ido a essa palhaçada... Foi-me dito que era bonito!!
Um bando de anormais, impessoais e descerebrados, são todos os meus colegas que participam, organizam e fazem dessa "festa" um massacre cultural daqueles que querem ser os SENHORES ENFERMEIROS!!! Assim, em palhaçadas multiplas, nunca mais vamos lá!

Ricardo
 
já se percebeu quem apoiará nas próximas eleições... mas o que verdadeiramente me interessa é quem propõe para bastonário... Jacinto Oliveira ou Germano Couto? e o que fará para melhorar o órgão regulador da profissão? irá a votos? ou acha que não é necessária a existência de uma OE?
 
Bem e que palhaça é est aque li no cogitare sobre a de3claração de honra para acumular ?

E eu que para acumular tive que esperar publicação no D.r.
 
Tem apelido infectado..."Pizarro"...precisa vacinar-se urgentemente e arranjar imunização contra a idiotia...
 
Dr Enfermeiro.

Com Germanos Coutos, somos comidos pelas cobras.
Perguntem aos enfermeiros do Hospital de Chaves , que náo sejam os gestores,nem os vogais da Administração.
Perguntem aos colegas que faziam os transportes de doentes antes de novembro de 2008.
Vão perguntar a esses quem são os germanos Coutos.
Como esse senhor defende os direitos dos enfermeiros e os enfermeiros, ficamos só em pele e osso.
É desses que a enfermagem necessita Sr. Dr. Enfermeiro?
Enterrem de vez a Enfermagem.
 
Parabéns FC Porto, Tetra Campeão!
 
Ao anónimo das 3:28 PM:

"...aos enfermeiros do Hospital de Chaves , .... Perguntem aos colegas que faziam os transportes de doentes antes de Novembro de 2008"
Isso!!
Perguntem quem era a meia dúzia que SÓ FAZIAM TRANSPORTES E EM HORAS EXTRAS.... em "compló" com os médicos. Médico A chamava Enfª B (eu disse ENFERMEIRA)...
 
Jacinto Oliveira, Germano Couto e Élvio de Jesus, para Bastonário da OE!!!

Quanto ao Germano Couto que o compre quem o não conhece, quanto aos outros dois não posso opinar pois não os conheço.

Agora se o nome do DE for um desses que não conheço, então pode contar comigo.

Até lá continuarei apostar no Enf. Azevedo, que quer queiram quer não é o único com provas dadas de que é capaz de por ORDEM na OE.

No dia 11 de Outubro por uma carreira justa e digna EU NÃO VOTO PS!
 
Caros amigos qual é a parte de a Enfermagem necessita de uma cara nova quando aparece na TV que ainda não perceberam? É realmente dificil entender como é possível continuar a Enfermagem a ter pessoa sem capacidade de comunicação e de argumentação... falo do sindicato, da senhora enfermeira que não me agrada nem como homem nem como mulher e que o que diz não ajuda nada...
 
A desmotivação é geral (enfermeiros, recem-formados)...A loucura é central(OE)!

Neste momento tenho estagiários do 4º ano no meu Serviço e é notoria a perda de iniciativa/desmotivação por parte dos mesmos...Porquê? Daqui a alguns meses vão engrossar a lista de desempregados. Apenas vai arranjar colocação quem tiver um "excelente factor C"...onde não é valorizada a dedicação do enfermeiro(a).

Esta é a realidade...Caros futuros colegas s.f.f. não entrem nos delirios da OE.

PlanetaM
 
Os alunos estão apreensivos, os recém-formados não estão satisfeitos, os especialistas, os chefes (de carreira), os graduados, os supervisores, muito menos. Só os que foram escolhidos politicamente, estão numa posição confortável. Os sindicatos festejaram o acordo com a ministra, a Ordem nem se pronuncia e a Enfermagem definha.
 
"Petição pelo SEI – Sindicato dos Enfermeiros Independentes

SEI que sabemos que fomos e continuamos a ser humilhados!

SEI que urge mudar, fazendo saber aos que humilham a nossa classe que sabemos que não iremos tolerar mais humilhação de nivelamento por baixo!

Soube nos últimos dias que temos um Sindicato Independente de Profissionais de Enfermagem (aparentemente reconvertido a partir do SEC – Sindicato dos Enfermeiros do Centro, a julgar pelo seu dirigente). SEI igualmente que de independente e iniciativa de resposta às justas pretensões dos ora humilhados nada trouxe de novo.

SEI que chega de meramente opinar e está na altura de agir.
SEI que gostava de ver o Dr Enfermeiro a prenunciar-se e a abraçar também este projecto.
Caros colegas correctamente indignados, não gastem todas as vossas energias apenas a reclamar ingloriamente, digam SFF o que acham deste projecto, ou eventualmente proponham outro melhor."
 
Colegas para que haja salvação para a enfermagem, o proximo ministro da saude tem de ser o Sr CUNHA RIBEIRO! e para presidente do inem o DR NELSON PEREIRA!
 
Santo Espedito NEL.

Q enfº Azevedo é pior que as mulheres de soalheiro.
É isto que queres para a Desordem?

Com ele é so aviar.
Querem-se caras frescas.
A dele já muita idade passou por ela e mete medo ao susto.
É como a da Manuela Leite.
 
TENHO VERGONHA DE SER ENFERMEIRO!
VERGONHA NÃO! NOJO, ISSO! NOJO!

NOJO DAS ESCOLAS, NOJO DA MAIOR PARTE DESSES MEUS IGNORANTES, MAS FELIZES COLEGAS, NAUSEA PELOS SINDICATOS E COMPLETA REPULSA POR ESSA ENCRIPTADA E OPORTUNISTA ORDEM!

A TODOS UM VOTO DO MEU MAIOR DESPREZO!
 
Esta profissão já mete nojo.
a palavra é forte, mas merda, que futuro tenho eu??
Sem cunhas nem padrinhos, nem jeito para me insinuar, que futuro tenho eu?
Que erro ter escolhido esta profissão!!
Que arrependimento.
Que desgosto.
Ultimamente só me tem dado desgostos, sofrimento, noites sem dormir e um magro ordenado.

Não tenho possibilidades de pensar em resolver a minha vida.
Não posso ir a um banco pedir um emprestimo.
Não tenho pais ricos.
Não posso pensar em casar, ter filhos, formar família, pois a qualquer momento posso perder tudo.
Vivo com a ameaça constante do despedimento velado da "não renovação contratual".

Tenho o peso de um serviço em cima, todas as dores de cabeça e porcarias chatas que os outros não querem, porque sendo contratados por tempo indeterminado ( quadro ), podem dizer que não.
Eu se disser que não, respondem logo "não quer há quem queira!"
Levo 800 euros para casa, que depois das despesas pouco fica, mas a minha saúde física e mental depressa se está a esgotar.
Ninguém nos respeita, nem os médicos ( tirando raras e dignas excepções, infelizmente cada vez menos ), nem os utentes, nem as próprias chefias ( no meu entender enfermeiros que deviam cuidar de enfermeiros ), que infelizmente se esqueceram onde começaram.
Tenho de ir trabalhar doente, porque senão lá vem a ameaça de não renovarem o contrato.
Enquanto isso lá vem o doente que não apanhou consulta coitado e está tão mal e se a sra enfermeira lhe desse uma palavrinha, lá vou eu por que me preocupo ser maltratada. Vem aquele que foi à urgência e ninguém lhe ligou, lá vou eu pedinchar, lá vem aquele que correu mal a operação, lá meto uma cunha para ir ao hospital, vem o outro coitadinho que precisa de apoio da segurança social, lá vou eu dar uma palavrinha, tenham atenção à situação que é grave etc. E às vezes lá escorrega um dinheirinho para pagar os medicamentos do velhote que tem a tensão descontrolada e está à espera da reforma para ir à farmácia e ainda faltam 13 dias, enfim.
São tudo defeitos meus, tenho o defeito que agora nos tempos que vivemos, nos pode destruir, o defeito de me preocupar.

Pedincho para eles, porque me preocupo, mesmo que depois leve com um valente pontapé na bunda.

Pedincho para eles, e para mim nada, à dois anos que nem umas análises de rotina peço.

Começo a ficar tão saturada, tão cansada, tão farta de ser maltradada, de me preocupar e nem um obrigada levar, que depois destes anos todos, começo a ter nojo desta profissão-
Tenho nojo não do que faço, mesmo com todos os problemas e todas as medalhas de cortiça que levo para casa ao fim do dia, mas tenho nojo desta classe dirigente que nos anda a destruir.

A destruir como profissionais, como pessoas, como seres humanos, despojados de dignidade pelos próprios colegas. Esta Enfermagem mete nojo a cada dia que passa.

Eu qualquer dia faço o mesmo que na Telecom francesa. Sou enfermeira, e se não me quiser suicidar daqui a mais uns anos, tenho de o deixar de ser.
E essa é a razão pela qual esta profissão cada vez me mete mais nojo.

Quem me dera não me preocupar tanto, mas como me preocupo, cada dia estou pior.
Só me apetece chorar.
 
SIGAM ENFERMAGEM

Se querem noites sem dormir, horas a contar os tostões e a fazer contas, choro, sofrimento, trabalho demais, pressão sufucante para fazer mais com menos meios. Depressões, desesperos e benzodiazepinas no bucho!

Se não têm amor à saúde, biopsicoculturoligiosobla bla bla,

Se querem dar um tiro na cabeça ou acabar numa ala psiquiátrica no futuro,

Se querem acabar com o casamento e que os vossos filhos acabem na droga ou pior


Se querem transformar a vossa vida num pântano lamacento e nauseabundo

Se querem ser os pivots da precariedade e do sofrimento

SIGAM ENFERMAGEM

Profissão dignificante e prestigiada como não existe outra neste belo Portugal
 
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1377342
 
Adorei o manifesto do Enf.º Almada Negreiros! Excelente adaptação!Pois é, há 2 anos eu também ouvi essa cassete... por este andar entramos em vias de extinção... :(
 
Mas algum dos colegas me sabe responder qual é a função da ordem relativamente a pratica de enfermagem? deveria ser do conhecimento geral certo?...Aguardo resposta por favor.
 
Caros amigos vias de extinção?....não estamos quase estamos e vamos acabar como profissão de enfermagem têm dúvidas?..
 
ANÓNIMO das 1:55
Obrigado pelas paralvras(em nome do "EnfºAlmada Negreiros")...
Mais importante que as palavras era toda a gente se rever no que escrevi...
A nossa situação dá para rir, mas não tem piada nenhuma...
 
Caros colegas temos que nos unir e "pensar"/debater um enventual SEI(sindicato dos enfermeiros independentes)!!!!

Para quem quiser e se encontrar com as mesmas vontades fica aqui o contacto : sei@live.com.pt

Mais importante que criar para já seja o que for, o que urge é unirmo-nos e debater-mos ideias( uma vez que estamos abandonados por OE e CNESE)!!!
A união faz a força e é a falar que nos entendemos!!!!!
É aqui que pode começar uma mudança!!!!
SÓ DEPENDE DE NÓS!!!!!!!
 
Não gostam de ser enfermeiros? Tanta tonteria neste blog! Valha-me a paciência para ler os post e seus comentários neste blog, onde raramente venho. Demagogia, populismo barato, bota a abaixo, enfim... Um péssimo serviço à nossa querida profissão - Enfermagem.

Quando vejo as pessoas citadas como referências, salvadores da pátria, tenho vontade de fugir. Aí sim, seria a desgraça completa. É só paleio, OH trabalho vai-te embora
 
1984event disse...
1984event disse às 4:27 AM :"Mas algum dos colegas me sabe responder qual é a função da ordem relativamente a pratica de enfermagem? deveria ser do conhecimento geral certo?...Aguardo resposta por favor."

Normalmente quando pretendo saber alguma coisa , pesquiso, procuro até encontrar. O hábito de pesquisar é salutar , mas poupo-lhe o trabalho:

Decreto-Lei 104/1998 de 21 de abril

Alterado em parte pela Lei 111/2009 de 16 de setembro.

Além disso neste blog tem um "acesso" à ordem dos enfermeiros do lado direito.É só clicar.

Quanto ao facto de a leitura ser proveitosa, fica ao seu critério considerar ou não esse facto.

Há também o REPE mas na minha modesta opinião, está a cair de caduco...
 
"Anónimo disse...
Esta profissão já mete nojo.
a palavra é forte, mas merda, que futuro tenho eu??
Sem cunhas nem padrinhos, nem jeito para me insinuar, que futuro tenho eu?
Que erro ter escolhido esta profissão!!
Que arrependimento.
Que desgosto.
Ultimamente só me tem dado desgostos, sofrimento, noites sem dormir e um magro ordenado.

Não tenho possibilidades de pensar em resolver a minha vida.
Não posso ir a um banco pedir um emprestimo.
Não tenho pais ricos.
Não posso pensar em casar, ter filhos, formar família, pois a qualquer momento posso perder tudo.
Vivo com a ameaça constante do despedimento velado da "não renovação contratual".

Tenho o peso de um serviço em cima, todas as dores de cabeça e porcarias chatas que os outros não querem, porque sendo contratados por tempo indeterminado ( quadro ), podem dizer que não.
Eu se disser que não, respondem logo "não quer há quem queira!"
Levo 800 euros para casa, que depois das despesas pouco fica, mas a minha saúde física e mental depressa se está a esgotar.
Ninguém nos respeita, nem os médicos ( tirando raras e dignas excepções, infelizmente cada vez menos ), nem os utentes, nem as próprias chefias ( no meu entender enfermeiros que deviam cuidar de enfermeiros ), que infelizmente se esqueceram onde começaram.
Tenho de ir trabalhar doente, porque senão lá vem a ameaça de não renovarem o contrato.
Enquanto isso lá vem o doente que não apanhou consulta coitado e está tão mal e se a sra enfermeira lhe desse uma palavrinha, lá vou eu por que me preocupo ser maltratada. Vem aquele que foi à urgência e ninguém lhe ligou, lá vou eu pedinchar, lá vem aquele que correu mal a operação, lá meto uma cunha para ir ao hospital, vem o outro coitadinho que precisa de apoio da segurança social, lá vou eu dar uma palavrinha, tenham atenção à situação que é grave etc. E às vezes lá escorrega um dinheirinho para pagar os medicamentos do velhote que tem a tensão descontrolada e está à espera da reforma para ir à farmácia e ainda faltam 13 dias, enfim.
São tudo defeitos meus, tenho o defeito que agora nos tempos que vivemos, nos pode destruir, o defeito de me preocupar.

Pedincho para eles, porque me preocupo, mesmo que depois leve com um valente pontapé na bunda.

Pedincho para eles, e para mim nada, à dois anos que nem umas análises de rotina peço.

Começo a ficar tão saturada, tão cansada, tão farta de ser maltradada, de me preocupar e nem um obrigada levar, que depois destes anos todos, começo a ter nojo desta profissão-
Tenho nojo não do que faço, mesmo com todos os problemas e todas as medalhas de cortiça que levo para casa ao fim do dia, mas tenho nojo desta classe dirigente que nos anda a destruir.

A destruir como profissionais, como pessoas, como seres humanos, despojados de dignidade pelos próprios colegas. Esta Enfermagem mete nojo a cada dia que passa.

Eu qualquer dia faço o mesmo que na Telecom francesa. Sou enfermeira, e se não me quiser suicidar daqui a mais uns anos, tenho de o deixar de ser.
E essa é a razão pela qual esta profissão cada vez me mete mais nojo.

Quem me dera não me preocupar tanto, mas como me preocupo, cada dia estou pior.
Só me apetece chorar.

9:43 PM"
 
O anónimo das 8h07 disse:

"Colegas para que haja salvação para a enfermagem, o proximo ministro da saude tem de ser o Sr CUNHA RIBEIRO! e para presidente do inem o DR NELSON PEREIRA!"

Amigo isso não faria a enfermagem andar para a frente, isso faria a EPH de PORTUGAL parar no dia seguinte á nomeação...

E falo de BOMBEIROS, CRUZ VERMELHA,E TODAS AS AMBULÂNCIAS DO INEM QUE TENHAM UM TAE DENTRO.

Pois já não se lembram da ENORME crise em que o INEM esteve metido graças a esses dois senhores!!!

ISSO SERIA ENGRAÇADO DE SE VER...

O dr Nelson Pereira disse numa reunião do INEM com TAE que se quisessem fazer algo mais que carregar doentes para irem para medicina e enfermagem e o que é que ele ganhou com isso, MAIS DE 1000 INIMIGOS (TAE'S), sim esses mesmo que no dia a seguir a uma entrevista do seu presidente do sindicato tinham a situação dos contratos precários resolvida para 92 colegas e mais 400 vagas abrir para novos técnicos e CARREIRA DESBLOQUEADA E A ANDAR PARA A FRENTE, e sabem que mais o numero de inimigos vais AUMENTAR brevemente!!!

E só estou a falar de TAE pk se for contar com os bombeiros... bem nem quero pensar, isso seria um ERRO DESCOMUNAL da parte do governo...

NEM SONHEM AMIGOS IRIAM COMEÇAR UMA GUERRA PERDIDA NO PRIMEIRO MINUTO E O SÓCRATES NÃO É PARVO NENHUM E ELE SABE BEM QUEM AFUNDOU O INEM .

E NÃO ME VENHAM DIZER QUE FOI O CUNHA RIBEIRO QUE ELEVOU O INEM PK QUEM ELEVOU O INEM FOI O GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM COM IMAGENS COM MAIS DE 10 ANOS, QUE NESSA ALTURA ERAM OS TAS QUE REALMENTE SALVAVAM AS VIDAS DOS LISBOETAS E SO HAVIAM 1 VMER DISPONÍVEL E QUE SO SAIA EM ULTIMO CASO E ERA TRIPULADA POR TAS E MEDICO E PARA COMPROVAR ISSO BASTA VER AS IMAGENS E VÃO REPARAR QUE NESSAS GRANDES REPORTAGENS DA ALTURA Ñ SE VIA AMARELO POIS ELE SO APARECEU EM 2004...

SO MUITO MAIS TARDE FORAM APARECENDO NOVAS REPORTAGENS ESSAS SIM JA DE AMARELO VIVO MAS MUITO DIFERENTES DAS ANTIGAS...

AS ACÇÕES QUE VOCÊS VIAM NAQUELES VIDEOS QUE REALMENTE CATIVARAM OS PORTUGUESES PARA O INEM ERAM TODAS MAS TODAS EXECUTADAS POR EXCELENTES TRIPULANTES E MÉDICOS EM QUE A MAIORIA JA Ñ ESTÁ NO INEM GRAÇAS A ESSES DOIS SENHORES E VÁ-SE LA SABER PORQUÊ...

Não venham para aqui com ideias pk enterrados demais já vocês estão, e se estão a interrogarem-se pk os TAE estão sempre aqui eu respondo-lhes.

ESTAREI SEMPRE AQUI PARA DEFENDER OS ATAQUES AOS TÉCNICOS QUE REALMENTE TEM DIREITO A EVOLUIR NA EMERGÊNCIA MEDICA, POIS SÃO ELES QUE DÃO O CABEDAL HA MAIS DE 25 ANOS LOGO TEM TODO O DIREITO DE TER MAIS FORMAÇÃO PARA PUDEREM MELHOR SERVIR OS PORTUGUESES.

Estes profissionais são agora chamados de TÉCNICOS DE AMBULÂNCIA DE EMERGÊNCIA (T.A.E.), outrora chamados de Tripulantes de Ambulância de Emergência Medica (T.A.E.M) que depois passaram a Tripulantes de Ambulância de Socorro (T.A.S.) e futuramente serão TÉCNICOS DE EMERGÊNCIA MEDICA ( T.E.M. )com mais de 1700 horas de formação, muitas mais que os seus colegas americanos e futuramente os espanhóis (1200 horas) apenas superados pelos ingleses e suíços com licenciatura em EPH mas... o futuro a deus pertence meus amigos...

ps: Estarei sempre aqui para vos trazer de volta á realidade.

Ass: Um TAE sempre mas sempre muito atento ao pior que a enfermagem tem...
 
Sou recém-licenciada e felizmente tive a ideia iluminada de não me inscrever em tal sessão de ignorância e hipocrisia, algo que, para além do mais, não seria mais de que o que qualquer enfermeiro que tenha finalizado o seu curso recentemente não tenha sido obrigado a ouvir ribombar vezes sem conta num rol de aulas repetitivas, horrendas e desinteressantes...

Por incrível que pareça as nossas universidades, bem como os nossos colegas estudantes de enfermagem, foram toldados por uma nuvem que se assemelha a uma autêntica lavagem cerebral, tornando-nos uma tentativa de aberrações descerebradas e sem capacidade crítica... Se algum aparece que seja capaz de usar o conteúdo da caixa craneana é imediatamente abafado com crendices de desvarios e loucura... abram alas para a inquisição!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!