sábado, setembro 05, 2009

Dilema com o erário público...


... Auferir 22 euros/hora para navegar na internet all-day and all-night long alternado com loooooongas maratonas de sono (no hospital)... ou 55 euros/hora para ler a revista visão dentro do carro no parque de estacionamento (do hospital)?
E agora uma retórica para os que, pelo menos, trabalham (ainda que devaaagaaarinhoooo): para quê trabalhar em horário normal se é melhor trabalhar em horário extraordinário?

Comments:
Não há muito tempo um colega nosso encaminhou os utentes para o estacionamento para irem acordar o médico que passava pelas brasas no carro.
 
Não há muito tempo um colega nosso encaminhou os utentes para o estacionamento para irem acordar o médico que passava pelas brasas no carro.
 
Cavaco quer prontidão e zelo na Saúde
Ontem
O presidente da República defendeu, ontem, sexta-feira, um equilíbrio na política de Saúde entre um "estado de prontidão permanente", para responder bem às ameaças inesperadas, e o "zelo" que é necessário na protecção regular".

É AQUI QUE DEVEMOS ACTUAR:
NÃO CONTRIBUIR PARA A PRONTIDÃO;
RESPONDER COM GREVE DE ZELO.
 
Mas vocês ainda acreditam no Cavaco?
A nossa classe política está totalmente podre. Então as notícias dizem que há escutas no Palácio de Belém, e o tipo fica caladinho que nem um rato? Francamente!!!!

Quanto ao post, há que descobrir quem foi o colega que encaminhou os utentes para o estacionamento. Deve ser alguém com “eles” no sítio. Tivéssemos nós bastonários, chefes e directores assim, e talvez “respirássemos” melhor.

Há dias, uma colega (licenciada em economia; e que trabalha numa rival da Médis e da Multicare) dizia-me: “a profissão de médico é de enorme responsabilidade; já a de enfermeiro nem tanto; aliás, muitas vezes, o enfermeiro cumpre ordens médicas”.

Perguntei-lhe quem tem mais responsabilidade em mãos: o médico que opera um doente, ou o meu vizinho que conduz autocarros e faz muitas vezes o percurso pelo antigo IP5 (e no Inverno)?

Depois perguntei-lhe: o médico que opera um doente tem mais ou menos responsabilidade que o médico que apenas prescreve um medicamento?

Já estão a ver onde a conversa foi parar, e a conclusão ÓBVIA, que dali saiu.
 
Há médicos que dizem que ganham pouco mais que enfermeiros.
Coitadinhos!
Isso é verdade em relação ao ordenado base.
O que as pessoas não dizem é o que eles auferem no final do mês: ordenado base, ordenado dos bancos, ordenado de consultórios…

Há muito que acho que os médicos deviam ter um método de trabalho semelhante ao nosso. Roullement.
Alguns acham que isso é um absurdo. Mas aceitam com naturalidade que alguns médicos façam bancos de 24 horas 3 vezes por semana!

Quanto às 24 horas, isso também não passa de um embuste. Nos dias em que estão de banco, dão-se ao luxo de chegar atrasados, almoçam e jantam com a família, dormem em horário de trabalho, vão ver doentes na privada, e durante o período da 1 da manhã até às 9, “repartem-se”, ou seja, quem ficar de plantão da 1 às 5, pode depois ir dormir para casa.

Triste realidade a nossa!
 
Não há muito tempo, numa bela manhã de Domingo, no Hospital de S.João, não estava presente nenhum dos 3 ou 4 médicos de urgência, que estavam a ganhar (e bem)as horas dessa manhã, pelos vistos passadas numa praia, centro comercial, ou mesmo na cama (dada a dificuldade em contactá-los para que viessem cumprir o seu dever). Há tantos exemplos, mas para quê referir os casos dos "intocáveis"??
 
gostava que a foto fosse maior, para a colocar como imagem de desktop do meu perfil no hospital.
 
JÁ ALGUÉM ANALISOU BEM COMO É K SE OPERAM 20 OU 30 DOENTES NUMA MANHÃ DE SIGIC? E NOS TEMPOS NORMAIS TÃO POUCOS!!!!
 
Na minha enfermaria durante a noite os enfermeiros vão todos dormir (depois da ceia claro!), fica 1 para atender os pobres dos desgraçados dos doentes que tocam e tocam as campainhas sem resposta. De manhã vão tomar o pequeno almoço, a meio da manhã voltam a tomar o pequeno almoço e à hora do almoço (ainda no mesmo turno de 6h!) voltam pela 3ª vez ao refeitorio... é preciso correr o serviço todo para encontrar um enfermeiro pelas 10h! No SU é vê-los encostados a fumar cigarros ou a tomar café! Depois fazem as mesmas maratonas de 24h e acumulam funções e horas extras nas mesmas clinicas onde trabalham os médicos e nos mesmos bancos!! Ordendo base + ordenado das noites + ordenado das clinicas e ordens!!!
E depois ainda têm a lata de tecer comentarios destes sobre os medicos! Só pode ser piada... os enfermeiros são os santinhos do sistema e os médicos os ladrões!!
 
Coitadinhos.
Muitos deles até se reformaram, para depois fazer trabalho extraordinário.
 
Um dos comentários anteriores só pode ter vindo de um brincalhão.
Eu que até estou bem disposto, vou comentar.
É óbvio que há “ladrões” entre os enfermeiros. E não julgue que tenho problemas em identificá-los, ou até mesmo fazer-lhes frente.
Mas não me venha dizer que isso acontece na mesma escala do que acontece com a classe médica.
Sabia que não há muito tempo, num hospital de Lisboa, uns senhores doutores andavam a desviar material do hospital para a sua clínica? Sabia que uma embalagem de Tissucol chega aos mil euros?
Já para não falar dos “K´s” cirúrgicos… Quer comparar o que ganha (na privada) um cirurgião, com aquilo que ganha o enfermeiro? Apesar de ambos trabalharem o mesmo número de horas.
Não tenha dúvidas: entre os enfermeiros, há apesar de tudo, muito mais ética/respeito do que noutras bandas!

E não se iluda. Sou completamente contra os enfermeiros (ou outro qualquer profissional) que se aposente da função pública, para depois ir trabalhar para o privado.
Até sei de um caso de uma enfermeira que trabalhava num serviço de dermatologia e acumulava num hospital privado. Foi assim durante 40 anos. Depois de obter duas reformas, ainda arranjou mais 40 horas semanais para se ocupar. E esta hein?
 
lembro-me que havia uma enorme dificuldade em recrutar médicos para a urgência, não tinham gosto nenhum, contrariados, mal humorados, mas tinham de ir completar horário.Agora que vão pelas empresas até brigam para poderem ver o fundo ao gamelo que a comida extraordinária é muito apetecida...Que moralidade
 
"Na minha enfermaria durante a noite os enfermeiros vão todos dormir (depois da ceia claro!), fica 1 para atender os pobres dos desgraçados dos doentes que tocam e tocam as campainhas"

1º MINHA ENFERMARIA?? ÁH TEM UMA ENFERMARIA! rico...

2ºQUER VER QUE Á NOITE SO SE VÊM MEDICOS NOS CORREDORES!...

3º"...pobres desgraçados dos doentes..." MAIS QUE TU??

4º ATENDER ÁS CAMPAINHAS?? FO..-SE!! DONDE É QUE SAIU ESTE??


NE
 
ao anónimo das 7:27
No serviço onde trabalho existem 34 doentes que são cuidados por 5 enfermeiros do turno da Manhã, 3 no turno da Tarde e 2 no turno da noite. No turno da manhã os enfermeiros fazem a pausa a que têm direito a meio da manhã e os 30 minutos de almoço a partir das 12:30.
Durante a noite posicionam todos os doentes duas vezes e às 8 horas estão a postos para passarem o turno.
Se o serviço o permitem "esticam" as pernas num cadeirão velho e nunca em simultaneo, porque para os enfermeiros quem está em primeiro lugar são os doentes.
quanto aos "Srs Doutores Médicos" estejam no seu horário normal ou extra, existe uma cantinho com uma caminha cujos lençóis são trocados todos os dias e onde os "todos poderosos" dormem tranquilamente e se algum doente precisar, dependendo dos casos, muitas vezes é um problema.
Toda a gente sabe que existem médicos que estão de urgência e vão jantar ou almoçar a casa ou mesmo a restaurantes.Toda a gente sabe, mesmo com o controlo da assiduidade é sempre a mesma palhaçada. Vêm colocam o dedo e lá vão eles....depois regressam e voltam a marcar a saída e tudo fica bem.
Se fosse um enfermeiro a fazer isto ou outro profissional era concerteza chamado á razão, mas como é médico não se toca.
E esta a minha realidade e concerteza a realidade da maior parte deste país onde os médicos têm o "síndrome de Deus" e como tal fazem o que querem e sobra-lhes tempo.
Ganham fortunas em trabalho extraordinário por isso o fazem e até se dão ao luxo de dormir.
Por isso é que todo o sistema está como está, enquento esta classe se considerar a mais importante de todas, enquanto não se conseguirem formar mais médicos isto vai continuar assim e tende a piorar.
 
Se há trabalho e dormem, está errado e deve ser denunciado! Se não há trabalho e dormem - está certo (igual para todas profissões, incluindo a de enfermagem). Se o enfermeiro passa mais tempo acordado, é pela natureza do seu trabalho, mais presencial e ao lado do doente.
Quanto a remuneração, que culpa tem o médico se tem capacidade negocial? os enfermeiros não tem, porque são muitos e divididos.
Finalmente, se me apresentarem um sistema de saúde onde enfermeiros ganham mais do que médicos, até entenderia a frustação de muitos!
Médicos ganham mais que Enfermeiros...Engenheiros da NASA ganham mais que Engenheiros da GALP...Engenheiros de Sistemas Computacionais ganham mais que que Engenheiros agrónomos...Farmaceuticos ganham mais que Enfermeiros...é a vida!Enquanto o comunismo não singrar...o mercado de trabalho ditará o valor a pagar por cada licenciado!
 
"entre os enfermeiros, há apesar de tudo, muito mais ética/respeito do que noutras bandas!"
"Se o serviço o permitem "esticam" as pernas num cadeirão velho e nunca em simultaneo, porque para os enfermeiros quem está em primeiro lugar são os doentes."

O que e q vos andam a ensinar nas escolas de enfermagem? Exercicios de auto-elogio e de sofrimento? Voces sofrem e do sindrome d floribela..tao coitadinhos e tao bonzinhos para os pobrezinhos que voces sao! lol
tenham vergonha e um bocadinho mais de humildade..
 
"Se não há trabalho e dormem - está certo (igual para todas profissões, incluindo a de enfermagem). Se o enfermeiro passa mais tempo acordado, é pela natureza do seu trabalho, mais presencial e ao lado do doente."

-Ainda bem que os medicos so servem para prescrever e ja ha prescrição online. Eventualmente um dia, e uma vez que a natureza do trabalho medico não é presencial, podera o medico acordar na sua casa, ligar o computador, prescrever a medicação para todos os doentes e voltar para a cama, estando salvaguardado claro o seu ordenado, misero devo acrescentar....


"Médicos ganham mais que Enfermeiros...Engenheiros da NASA ganham mais que Engenheiros da GALP...Engenheiros de Sistemas Computacionais ganham mais que que Engenheiros agrónomos...Farmaceuticos ganham mais que Enfermeiros...é a vida!"


Caro Anonimo comparar empresas de paises com economias diferentes, logo padroes remuneratorios diferentes; Niveis de especializaçao diferentes, certamente nao é um recem licenciado que trabalha na NASA enquanto que na Galp pode ser; e niveis de conhecimento diferentes, ate a bem pouco tempo havia engenheiros bachareis e engenhairos licenciados; nao é justificação para que um governo, pelo mesmo nivel de especialização, pelo mesmo grau academico e dentro das mesmas fronteiras nacionais atribua diferentes remuneraçoes a tecnicos superiores com categoria academica semelhante. Reflita por favor.
 
Após ter lido com atenção todos os comentários editados,vêm à minha memória um caso que aconteceu comigo há muitos anos,recém formada,e adimito algo ingénua...
Os médicos nessa altura ou estavam em presença física obrigatória ou de chamada,ora por imperativo de serviço,no caso,de pediatria,foi necessário chamar o médico escalado,ao meu telefonema(não havia telemóveis evidentemente)responde a sua mulher após eu ter insistido quão grave era a razão do telefonema,"senhora enfermeira o meu marido está em casa da amante e este é o telefone para onde deve ligar",.Afinal e infelizmente pouca coisa mudou....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!