sexta-feira, setembro 04, 2009

Manifestação a 18 de Setembro?



"Sócrates veio desculpar-se de que não houve uma “suficiente delicadeza” no tratamento com os professores, e a cinzenta ministra da Educação, depois de alertar para o preço elevado que o país irá pagar pela paz com os professores, reconhece também que houve “problemas de comunicação”. Ora, na discussão da nova grelha salarial dos enfermeiros, após a aprovação da sua nova carreira como técnicos superiores, parece que os mesmos problemas de comunicação e de insuficiente delicadeza se estão a repetir, é que o governo de Sócrates, e em vésperas de eleições legislativas, quer remeter estes profissionais de saúde para uma posição de subalternidade e de licenciados de segunda ao não lhes querer aumentar o nível remuneratório como qualquer licenciado na função Pública. Parece que os dirigentes sindicais estão a deixar-se levar na onda da conciliação.
.
Os professores continuam em luta, os seus objectivos não foram atingidos, o governo limitou-se a dar-lhes uma folga na medida em que precisa de votos para ganhar as eleições e estas ganham-se ao centro, bem como as maiorias absolutas, por uma pequena nesga de votos, e 140 mil professores mais respectivos familiares são ainda muitos votos. Os enfermeiros embora sendo menos, 57 mil (38 mil no SNS), são ainda um número apreciável e desempenhando uma função de primordial importância que, caso entrassem em greve absoluta, ninguém os iria substituir. Apesar do peso da sua actividade, as direcções sindicais andaram oito anos a encanar a perna à rã quanto à aprovação da nova carreira, e onde se deixa portas entreabertas a que, agora em questão salarial, se recue para posições inaceitáveis. Já se recuou quanto ao início da carreira, que ficará no nível 15 (1201 euros), quando anteriormente se defendia o nível 21 (1510 euros). E esta era uma questão de honra!
.
O coordenador do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses), afecto à CGTP, e o mais mediático de todos os dirigentes, foi peremptório, em assembleia realizada para esclarecer a nova carreira nos HUC, passado dia 28, que “só por cima do meu cadáver” (sic) que ficará tudo na mesma quanto às remunerações. Ora, para princípio não se está a começar lá muito bem, porque na carreira aprovada fica definido que só passarão para a categoria de “Enfermeiro Principal” os enfermeiros chefes ou supervisores que auferirem pelo menos 2900 euros, ou seja, ninguém. Já é certo e sabido que todos os enfermeiros actuais, independentemente da categoria, irão ficar como “Enfermeiros”, quem quiser ir para a seguinte (“Enfermeiro Principal”) terá que fazer concurso, só que não se sabe qual a percentagem de enfermeiros desta categoria, o quer dizer que só chegará ao topo da carreira uma pequena percentagem de enfermeiros.
.
O coordenador do SEP foi igualmente claro que iria pugnar por uma “justa compensação” aquando da transição, note-se que o SEP sempre defendeu a contagem do tempo de carreira para a recolocação no nível remuneratório, estamos todos curiosos quanto ao que virá à luz da próxima ronda de negociações. Negociações estas que já deveriam ter-se iniciado no passado dia 26, mas que foram adiadas para 2ª feira (dia 7) por iniciativa da ministra da Saúde que, à semelhança da colega da Educação, demonstra a mesma falta de delicadeza e de comunicação, só que estes interlocutores são mais cordatos. Lembramos que a “nova carreira” de enfermagem demorou 8 anos a negociar enquanto que a dos médicos levou 3 ou 4 meses e sem que estes tivessem feito ou ameaçado sequer com a greve. O que será uma “justa compensação” na opinião sindical?
.
Registamos que, ao ser-lhe perguntado sobre o que pensava o SEP quanto ao rácio de “enfermeiros principais”, o mesmo coordenador recusou responder. Razão forte para nós perguntarmos: o que estará a ser cozinhado quanto a esta matéria? Ao afirmarmos que parece que os dirigentes sindicais estão a deixar-se levar na onda da conciliação, fazemo-lo com base no facto de quando as actuais carreiras dos trabalhadores Função Pública foram canceladas nenhum dos sindicatos aí representados levantou o dedo que fosse para inverter a situação. Calou-se e consentiu-se. E agora o que se vai fazer ao tempo em que a velha carreira esteve congelada, é que houve colegas que não souberam de nível apenas por um dia? E ao tempo anterior à data de congelamento da carreira? Será tido em conta na transição para a nova carreira, estando incluído na dita justa compensação?
.
Na mesma assembleia, alguém se insurgiu quanto aos enfermeiros especialistas não transitarem automaticamente para Enfermeiro Principal, o que poderia ser entendido como uma desqualificação, dando a entender que esta história de carreira não é mais que um cozinhado; nós, no entanto, não queremos ir tão longe, mas ficamos com a sensação de que esta carreira foi feita à medida de chefes e, principalmente, de futuros chefes, ou seja, daqueles enfermeiros que, beneficiando do cartão do partido ou de posições privilegiadas em direcções várias, irão ter o caminho aberto para subirem na carreira até ao topo. O dito “peixe-miúdo”, mais de 85% da classe, ficará a penar na categoria de “Enfermeiro”, remetido a um estatuto e a remuneração de técnico de saúde de segunda classe. A ver vamos, gostávamos de estar enganados, mas o tempo no-lo dirá. Como também ficaremos a conhecer a força das juras e de quem as faz.
.
O SEP informou da eventualidade de nova manifestação dos enfermeiros para o próximo dia 18 de Setembro, esperamos – e para tal fazemos apelo veemente – que os enfermeiros compareçam em massa, como forma de mostrar a nossa força e, já agora, para retirar qualquer forma de desculpa a quem negoceia os nossos interesses se as coisas não ficarem a contento da grande maioria da classe. Então, não haverá desculpas nem perdão para ninguém!
" link

Comments:
Agora é tarde!!

Dei todo o meu apoio, nunca deixei que a sombra de ser contratada me impedisse de lutar pelos meus direitos. Sempre fiz greves, e estive nas manifestações que foram convocadas.
depois de sindicalistas me responderem que a minha situação era um "mal menor", e que "existiam problemas mais graves para resolver", quero que as greves e as manifestações se lixem.
Não dou mais o meu apoio, não contam com a minha presença.
A carreira é para quem já lá está, é para os compadres.
A cedência na remuneração no início de carreira para conquistar mais 400 euros no último escalão da categoria de enfermeiro é um insulto à dignidade de todos os colegas que nos últimos 6 anos sairam das escolas, vivem de contratos precários, ganham menos que qualquer quadro técnico do estado ou empresas e lutam por uma vida digna.
É vergonhoso que na transição para o último escalão de enfermeiro os colegas passem a ganhar mais 400 euros, enquanto que os colegas que vivem na precariedade, os primeiros licenciados em enfermagem do país se tenham de contentar com uma miséria de um aumento de 180 euros.
É feito um apelo à participação na manifestação, para alegadamente não se darem desculpas aos sindicalistas.Pois o meu apelo é diferente. Jovens enfermeiros, humilhados e desprezados pela própria classe, um boicote à carreira, um boicote aos sindicatos. Já fomos humilhados e rebaixados que chegue.
 
Lá estarei, mas dia 18? Deixem-me ver mais 10 dias para blá, blá, a matéria é complexa, blá, blá, o país está em crise, blá, blá, blá.
REAJAM COM FORÇA NA HORA!!!!!!!
Só assim, como toda a gente faz...
C2
 
E só para reforçar:
GUERRA, GUERRA, GUERRA!!!!
Foi o fim, não resta mais nada a não ser lutar e "cair de pé".
C2
 
1201? O SEP cedeu? Isso é oficial?Prefiro ficar como estou, pelo menos assim fico definitivamente como Assistente Técnico e não tenho de ir a concurso até chegar ao topo de carreira, e não como Técnico -quase- Superior que começa abaixo e não chega a meio.
 
Dia 18 la estarei mais uma vez!
Não pelos sindicatos mas pela profissão e pelos dignos profissionais maltratados por este Des...Governo.
NÃO VOTO PS!!!
NEM MORTO!!!
 
Nenhum sindicato aceitou nenhuma proposta de grelha remuneratória. Este artigo(que é transcrito de outro site opinativo) tem muitas inverdades... informem-se e leiam bem as coisas.
 
Os jovens enfermeiros são prejudicados com a nova "carreira", os graduados, os especialistas, os chefes e os supervisores. Só beneficiam os aspirantes a chefes da cor política, como está previsto. Toda a luta após o 25 de Abril foi enterrada pelos sindicalistas afectos a CGTP. FICAMOS TODOS IGUAIS( À EXCEPÇÃO DOS CIT, QUE AINDA FICAM PIOR.
Só temos uma saída, lutar contra esta aberração de carreira.
 
Consultar site do SEP
DRTM
Hospital de Chaves.

Dia 18 lá estarei, não só pela revolta de não me ser reconhecida a licenciatura.
Mas também contra a Máfia instalada, que segrega ainda mais a classe de Enfermagem.
 
Estou sem palavras...

Mas presumo que vamos ficar sem mais do que isso...
 
Para quando o "25 de Abril da Enfermagem"?
 
Ao anónimo das10:17

Consultar site do SEP
DRTM
Hospital de Chaves.

Vê procedimentos de chefes que não sao de cor politica.
Será que os que estao a emergir da nova carreira ainda vão ter atitudes piores que estes, na defesa dos interesses dos enfermeiros
Reflete um pouco.
Bom fim de semana de reflecção.
 
Não é com manifs que vamos lá. ..isso ficou provado com as negociações da carreira mas parece que os sindicatos não aprenderam a lição.
 
Parece que os nossos sindicalistas têm medo de serem saneados como foi a Manela Moura Guedes.Por isso andam tão discretos!
 
Obrigado pelo esclarecimento colega Panamá.
C2
 
Vamos lá para mais uma "grevezinha", porque as greves dos Enfermeiros nunca passaram de "grevezinhas"
Para quando uma GREVE?????
Há 20 anos que trabalho e nunca assisti a uma GREVE!!!!


Repito a pergunta do Vitor A:
-Para quando o "25 de Abril da Enfermagem"?

Resposta:
Os Enfermeiros nunca tiveram tom*t*s para fazer uma GREVE quanto mais um 25 de Abril!
 
Obrigado pelo esclarecimento colega Panamá.
C2
 
"Consultar site do SEP
DRTM
Hospital de Chaves"

Inacreditável, onde é que isto está a ir parar, realmente só escrevendo para o PR é que vamos a algum lado, este é o resultado de quando se segue os canais próprios...
C2
 
Com estes negociadores e este Governo não vamos a lado menhum.
Vamos deixar de pagar cotas, pelo menos temos esse aumento salarial.
Força Enfermeiros, vamos criar um novo Sindicato.
 
Eu há muito tempo que faço greve de zelo... já ESTIVE motivado... já FUI zeloso... já FUI ENFERMEIRO.. agora... ganho o meu e estou-me a "c.g.ar"!

É isto que este país precisa... sejamos honestos... o governo precisa e a população tb...


não me pagam mais... então lixo-me para quem precisa!!

Tenho imensa pena... mas não
consigo ser diferente.

No meu serviço, trabalhamos 2 pessoas para 27 doentes, no turno da tarde... Somos também 2 (DOIS) em dia de SIGIC... claro que na Noite somos (sou) 1 (UM; ONE;)!

Atenção:
Serviço de Cirurgia Geral

Eu não queria mas tenho que dizer:
Isto passa-se no "magnífico" Hospital do Espírito Santo... onde.. onde... EM ÉVORA!!!

Mas claro é o Alentejo... a região 3ª mundista do país desenvolvido que é Portugal.

Abraços aos colegas.. que como eu, toleram esta escravatura!!
 
"Sem acordo sobre salários as negociações tiveram de ser faseadas porque senão nem carreira tinhamos hoje para promulgar! Isto é a justificação dos sindicatos para terem dividido a carreira e grelhas salariais. Mas pergunto eu (que sou burra!): se o 437/91 contemplava categorias, conteudos funcionais, avaliação, progressão, salários, etc. esta também não deveria conter já isso tudo???
Então temos carreira com duas categorias com conteudos funcionais, vamos negociar salários e só depois é que decidimos como avaliamos, como progredimos, etc???
Incompreensivel!!!"
Fizeram um grande favor ao governo. Negociações contra a classe. Por isso o secretismo e as meias verdades, tudo para "não prejudicar o processo negocial" Criaram um caus para destituirem a profissão de hierarquias próprias.
Com as questões dos rácios nos turnos não se preocupam. Interessa ajudar as EPES e outras parecidas. Os novos são sem dúvida os mais lesados, mão de obra barata nos serviços e com regras discriminatórias, à margem da suposta "carreia". A máxima de salário igual para trabalho igual, foi enterrada por um sindicato de esquerda. INACREDITÁVEL!
 
"No meu serviço, trabalhamos 2 pessoas para 27 doentes, no turno da tarde... Somos também 2 (DOIS) em dia de SIGIC... claro que na Noite somos (sou) 1 (UM; ONE;)!"

coiss dessas ou semelhantes vão acontecendo por todo o lado. E nem imaginam o que se ganha com o SIGIC...

Mas os enfermeiros continuam a fazer cliques nas estúpidas intervenções do SAPE a afirmar que tudo o que estava planeado foi feito, há quem passe mais tempo no computador do que com os doentes, aliás se colocarem cinco enfermeiros no turno da tarde de um dia e noutro 2 verificar-se-á que (pelos registos) fizeram o mesmo trabalho! É que o pessoal a fazer cliques com o rato é bom , pelo menos no meu hospital!!

Assim não vamos a lado nenhum, na enfermagem o centro dos cuidados e das prioridades está a deixar de ser o doente.

Eu já trabalho há mais de 25 anos e garanto aos mais novos que a generalidade dos enfermeiros eram bem mais respeitados antigamente, nos tempos em que era o tal modelo bio médico e que o que interessava era o doente e não se escrevia quase nada. Claro que se tem que se escrever, outros tempos, mas depois de ler um plano de enfermagem que uma jovem colega airosa me mostrou fiquei sem saber se devia rir ou chorar:
- Vigiar a acção do doente (que raio de intervenção esta...);
- Manter o cadeirão travado (parece que o pessoal é mesmo burro e deixa os cadirões todos destravados, ainda bem que escrevem isto e parece-me que em todos os doentes...ainda para mais é uma intervenção muito específica da enfermagem quem quiser travar um cadeirão chame um enfermeiro - só não sei se existe a intervenção destravar o cadeirão???).

Deixo só estas dua pérolas da enfermagem moderna, mas a folha que tenho em meu poder tem mais e tirei estas como podia tirar outras, são quase todas uma verdadeira palhaçada e parcece uma lista de tarefas de AAM...

será que os doentes ganham algo com isto'

O tempo que passam a clicar nisto em todos os turnos (!!!!) a todos os doentes (!!!) talvez desse para vigiar mais e melhor os doentes, para travar cadeirões e destravar outros, orientar as AAM em muitas das actividades banais e rotineiras que aparecem, estudar um pouco em casa e no trabalho aproveitando o potencial dos computadores e da internet a sério e apostar a sério na formação em serviço.

É que, com a minha idade, qualquer dia posso precisar de um enfermeiro a sério
 
Façam uma manifestação para um sábado, para dar a possibilidade aos colegas dos cuidados de saúde primários e serviços de ambulatório também fazerem parte do grupo. Isto tudo porque se fazemos greves ainda vamos ter de pedir com um saco para pagarmos as contas.
Se isto tudo continuar, amigos será melhor contratarmos os dirigentes da FENPROF
Ou nos manifestamos em grande a curto prazo, ou então depois das eleições será tarde demais.
 
greve para 18????!!!!!
greve para dia 9, as negociaçoes nao sao a 7 e 8? e era desconvocada caso nao fosse aprovado o que queremos. ou vamos fazer como no caso freeport em que só se começa a ouvir os arguidos apos as eleiçoes ou como no caso do jornal nacional!!!
acordem, o pessoal do sep que abra o olho, é o tudo ou nada....
 
Para o anónimo das 1:29, a minha total compreensão. Há trinta anos era assim colega, mas o contexto em nada é comparável. Aposto que no seu serviço aplicam o sistema de classificação de doentes e que as horas negativas em cuidados de enfermagem suportam um pedido de auditoria à nossa bendita ORDEM, se é que não anda enredada na campanha do PC.
Precisamos de uma estrutura sindical nova, que faça o levantamento dos verdadeiros problemas nos serviços, para então sim, propôr medidas que dignifiquem a profissão, onde a desmotivação (com motivos de sobra)nos jovens já é preocupante.
 
Já fui a duas manifs, fiz todas as greves, nunca pensei estar a dizer isto, mas, o que é ganhei com isso? Nada!!! Pelo andar da carruagem vou ficar na mesma!! Graças a Deus que não gastei dinheiro numa especialidade!! Portanto, tendo em conta que ninguém se rala, eu deixei de ser parva e vou fazer o mesmo. Tou-me a lixar para greves e manifs e tou-me a lixar para o sindicatos. Meu rico dinheiro de cotas, vou-me desafiliar o mais rápido possível, sempre são mais 10 euros ao fim do mês. Ao que parece, os sindicalistas estão mais preocupados em passear pelo país e ter as faltas justificadas à nossa custa. Aliás, não me admira nada que sejam todos PS! Só lhe fazem as vontades. E a Ordem? Não serve para porcaria nenhuma. Mas dessa não me posso livrar, se não, não posso trabalhar, e eu preciso de comer.
 
Demonstração do trabalho dos sindicatos...
7 de Setembro às 17 horas!
7 de Setembro às 17 horas!
7 de Setembro às 17 horas!
7 de Setembro às 17 horas!
7 de Setembro às 17 horas!

Demonstração do Governo...
Só depois de 27 Setembro, está bem assim? Pronto "tadinhos"...
 
A greve tem que ser logo depois da reuniao, caso nao haja acordo sobre grelha salarial.
Os medicos conseguiram a sua carreira em pouco tempo, mas para os enfermeiros a coisa esta' dificil.
INADMISSIVEL RECEBERMOS SALARIO INFERIOR A OUTROS LICENCIADOS DA ADMINISTRACAO PUBLICA!
 
Volto a referir a culpa disto tudo é da nossa ordem...somos mais quwe as mães, escolas continuam a abrir todos os anos... quando fizermos falta vam-nos pagar...
Akele Abraço caros colegas Enfermeiros.

Nem PS, nem PSD, NUNCA MAIS.
 
Gostaria que me explicassem como é que esta carreira me vai beneficiar sendo eu chefe no indice 195 = 1795 euros/mês o que, após os descontos nunca chega aos 1400!!!!!!!!!!
 
GRANDE PORRA!!! SEMPRE A ENROLAR, SEMPRE A ADIAR!!

DEPOIS É LÓGICO ASSUMIR QUE O PESSOAL DOS SINDICATOS ANDAM SÓ A NEGOCIAR PARA ELES PRÓPRIOS E CAMARADAS..!

GREVE TOTAL!! PARALIZAÇÃO TOTAL!!!

AÍ TUDO IRIA TREMER!!
 
Ao anónimo das 2:29


Muito bom, para quem manda nos meus enfermeiros.

Não acha que lhe pagam muito bem?
 
Nos seus enfermeiros!????????????!!!!!!!!!!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!