domingo, setembro 06, 2009

O que interessa.


Vi atentamente a Srª Ministra da Saúde (com um ar de fardo político e demagógico) demonstrar, à entrada de uma escola, como usar as soluções alcoólicas para todos os meninos (e graúdos) desinfectarem as mãos por causa da ... gripe A.

Não há problema...

... se o meninos consomem drogas dentro da escola...
... se engravidam meninas de 15 anos por falta de informação/formação e planeamento...
... se consomem bombas hipercalóricas e hiperglicémicas (porque existem máquinas de chocolates e refrigerantes em todos os cantos)...
... se transmitem hepatites (e afins) uns aos outros...
... se fazem TCE's e fracturas ósseas em fenómenos de violência infantil e juvenil...
... se vão fazer um xixi (nem falo no resto) num WC imundo...
...se não existe qualquer acompanhamento regular por parte de profissonais de saúde (Enfermeiros) afectos às escolas...
... se a formação (em primeiros socorros) dos funcionários é exígua (uma gota do oceano: um míudo de 7 anos faleceu por engasgamento com uma castanha, porque, simplesmente, ninguém tinha ouvido falar da... manobra de heimlich)...

O que interessa é que andem de mãos desinfectadas.

Comments:
Olá Sr. Dr. Enf.,
Aqui tem um tema para mais um excelente post.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/hospital-hospital-de-seia-camas-seia-saude-tvi24/1086933-4071.html
Seia: «algumas camas» retiradas após inauguração do hospital
Bem sei que tudo o que vem da TVI pode ter um pouco de sensacionalismo da Manuelinha. Mas quem sabe há algum fundo de verdade nisto…
 
Tenho a minha filha na escola e o profissional de saúde que quero na escola é o médico... Enfermeiro? Betadine também eu lhe ponho em casa...Quero alguém que tenha capacidade para fazer um diagnostico, nao curativos...
 
Votar PS? Só se já me tivesse esquecido destes fatídicos 4 anos!
Bem sei que a Manuela está rodeada de salteadores (Santana Lopes, António Preto…). Mas também é certo que há vários outras possibilidades de voto. Basta desta dicotomia PS e PSD!

2 Set. (09:49): Intrigante o apelo do Lifepassenger... Não devemos votar PS. Votemos sim nos enfermeiros que concorrerem a cargos políticos.
Palavras para quê?

5 Set. (03:16): Como o compreendo, caro colega recém licenciado (PM). Há 6 anos que sinto isso. Não desanime!

Nesse mesmo post, falou-se em holismo. Não há dúvidas que 90 e muitos por cento dos enfermeiros aprenderam a lição sobre “o que é a visão holística”.
Mas quem anda pelos hospitais e centros de saúde, sabe que “essa visão das coisas” não corresponde minimamente à realidade. Haja honestidade!!!!!

Só para termos uma ideia, já há colegas nossos, de tal maneira “in” que nem uma miserável esferográfica têm no bolso da bata… Claro que quando precisam de fazer registos, cravam os colegas. Não são os médicos que também fazem isso?!?!?!
 
Este governo não pára de nos surpreender:

1º era na OTA e “jamé” em Alcochete;

Terminal de contentores em Alcântara (Jorge Coelho);

Freeport e a supervisão no BPN e no BPP;

Sim ao aborto, sem se investir numa sexualidade responsável (pela vida da educação sexual a sério); de notar que a lei permite que no limite, uma mulher aborte 4 ou 5 vezes; ou que o faça sem dar conhecimento ao parceiro…

O Sócrates diz que vai tentar corrigir o que se passou com os professores… e esquece redondamente os enfermeiros e os demais;

Há centenas de enfermeiros no desemprego e a emigrar; o Governo diz que vai criar uma carreira de paramédicos!

Oferecem-se “Magalhães” a torto e a direito, quando há escolas que nem aquecimento têm para os alunos;

Há conselhos de administração de hospitais que investem largas quantias de dinheiro a fazer parques de estacionamento para os utentes (estacionamento pago), roubando lugares para os carros dos trabalhadores; mais: vejam-se as imundas casas de banho disponíveis nesse hospital; há casos de serviços que nem um lavatório condigno têm, para que se possa lavar os dentes com o mínimo de privacidade;

E as listas de espera? Pagam-se fortunas aos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e AAM do bloco, esquecendo-se por exemplo, quem está na enfermaria;

E os directores de serviço que vêm do privado para o público auferirem salários milionários? Quando sabemos que há enfermeiros responsáveis de serviço que não ganham nem mais um cêntimo pelas funções de líder? GRANDE (ir)RESPONSABILIDADE!

E o Correia de Campos que encerrou umas quantas maternidades públicas com menos de 1500 partos, mas ficou bem caladinho relativamente às clínicas privadas onde nem 1000 partos se fazem?

Se alguém achar que o Ministro Augusto Santos Silva praticou ao longo destes 4 anos uma conduta verdadeiramente democrática, que levante o dedo.

Votar PS?
 
Num congresso internacional de medicina.

O médico alemão diz:
Na Alemanha, fazemos transplantes de dedo. Em 4 semanas o paciente está procurando emprego.

O médico espanhol afirma:
A medicina espanhola é tão avançada que conseguimos fazer um transplante de cérebro. Em 6 semanas o paciente está procurando emprego.

O médico russo diz:
Fazemos um transplante de peito. Em 1 semana o camarada pode procurar emprego.

O médico grego disse:
Temos um trabalho de recuperação de bêbados. Em 15 dias o indivíduo pode procurar emprego.

O médico português diz orgulhoso:
Isso não é nada! Em Portugal, nós arranjámos um homem sem cérebro, sem consciência, sem peito, mentiroso, corrupto, e elegemo-lo primeiro-ministro.
Em 3 anos o país inteiro está à procura de emprego.
 
Alarme e Histeria?
Relax absoluto?

"Operação Pandemia", ou "O Triunfo dos Porcos"?

O que nos andam a vender?

Vejam aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gKwk8Kq8QXA

Ou, com legendas em português, aqui: http://videos.sapo.pt/NfFGRGEsycd1B92K9v4V
 
"Tenho a minha filha na escola e o profissional de saúde que quero na escola é o médico... Enfermeiro? Betadine também eu lhe ponho em casa...Quero alguém que tenha capacidade para fazer um diagnostico, nao curativos..."

Se quer diagnósticos não será na escola que serão feitos com certeza. Existem insituições de saúde para o efeito. De resto, o Enfermeiro escolar (School Nurse) é uma figura mais do que reconhecida em todo o mundo (percorra o google).
 
"Tenho a minha filha na escola e o profissional de saúde que quero na escola é o médico... Enfermeiro? Betadine também eu lhe ponho em casa...Quero alguém que tenha capacidade para fazer um diagnostico, nao curativos..."

São afirmações como esta que só demonstram a ignorância dos Portugueses, e que cada vez mais apoiam a ideia de deixar este país e ir trabalhar para locais onde realmente reconhecem o valor do nosso trabalho;
É por este tipo de pessoas que, alimentam lobbies de classes que este país vive nesta estagnação constante.
Ao anónimo da 1:24, não seja como as formigas e pense por si próprio e apercebe-sa que todas as profissões são importantes sem descurar nenhuma.
 
Enfermeiro escolar? Queria! Era só o que faltava. Anda a ver filmes. Que disparate sem par. Sonha alto, sonha. E o que é morrer por "engasgamento"? Acabou de inventar uma nova forma morrer. Que ignorância ó senhor doutor (gostaria que o tratassem assim, não é?).
 
bom dia... este post é sobretudo para (a) anónima que diz que betadine pões em casa.... bom de facto é lamentável que na sociedade portuguesa ainda se confunda enfermeiro com betadine.... de facto há uma evolução - e quero felicitar essa sr(a) - ja nao colou o enfermeiro á seringa!!! foi á betadine!!!!
contudo, e para lhe favorecer uma evolução mais rápida, enfermeiro em escola é muito mais do que betadine e injectáveis!.... estamos a falar de saúde escolar! nao sou especialista em Saúde na Comunidade, sou obstetra, mas vejo o trabalho muito interessante das minhas colegas nessa área...falo de ensino de prevenção de ISTs, falo de ensino de higiene logo no 1º ciclo (que deveriam ser os pais a ensinar, mas enfim....), falo de ensino de planeamento familiar, etc... agora vão dizer: se andam la os enfermeiros, não se entende como continua a haver gravidez na adolescência etc.... 1º o enfermeiro só vai ensinar, não é polícia, depois qd o racio enfermeiro especialista população abrangida é mau, o resultado não pode ser excelente....
adiante....
agora relativamente ao post do sr dr enfº...
bom concordo que de facto há coisas bem mais prementes para se resolver em termos de escola, tanto em termos de saúde escolar, como em termos de qualidade de ensino e de autoridade dos professores (hoje em dia, um prof que leva uma sova do aluno, ou tem a sorte que outro filmou tudo e pos no Youtube, ou entao ainda terá de pedir desculpa ao aluno por ter oferecido algum tipo de resistência!).... nao acho que ensinar a desinfectar as mãos seja um mal em si.... oproblema é que axo que é uma medida mais eleitoralista do que outra coisa, e pior, sem grandes efeitos na prática: não vejo os alunos a evitar de tocar as coisas com as mãos (ate porque as mãos servem para tocar), nem os vejo a desinfectar as mãos cada 2 minutos por ter tocado algo que recebeu os espirros de outro 3 horas antes... além disso, aglomerados de alunos no recreio vão se manter, e aí, de nada vale lavar e desinfectar as mãos, sobretudo se o que me fala a frente tem falha de dentes e cospe as pessoas ao falar.... lol...
em suma: Sra Ministra, menos porpaganda e mais trabalho sério!
 
Não se morre de engasgamento? Ai sim? Morre-se de morte morrida quer ver?
 
Mais bonito vai ser, sempre que um aluno tossir, ser mandado para a sala de contenção. Vai passar a ser como uma sala de castigo mas para quem tiver a ousadia de tossir ou espirrar.
Depois esquecem-se é que na maioria dos refeitórios das escolas a senhoras que lá trabalham até usam luvas e toucas, mas máscaras está quieto porque faz calor, e depois tossem, espirram e respiram para cima da comida e ninguém pega nos bitoques para os levar para a sala de contenção.
Sei que na nossa faculdade já criaram uma sala de contenção, só espero que lá tenham colocado uma mesa de matrecos, até vou tossir com mais gosto, pelo menos na sala de contenção fico protegido da ignorância dos docentes de enfermagem. :D
 
"O engasgamento ou sufocação pode ser definido como uma obstrução total ou parcial das vias aéreas, obstrução esta, provocada pela presença de um corpo estranho.

Na obstrução total das vias aéreas a vítima não consegue tossir, falar ou respirar.

Em caso de engasgamento ou sufocação, auxilie a vítima prestando o socorro da forma que segue:"

Para o anónimo que gosta de mandar postas de pescada.
 
Para o anonimo que anda para ai a falar do betadine... Quando tiveres um problema a sério vai ter com o senhor doutor, pode ser que ele te safe...
falam, falam, mas todos lá vam parar... com a fraldinha, etc e nem o senhor doutor os safa...
Akele Abraço caros colegas enfermeiros.

Nem PS, nem PSD...NUNCA MAIS
 
Este é o pior governo de que há memória possível.Prometeram e prometeram e ainda prometem. Claro que muito provavelmente estes xuxalistas vão ganhar as eleições porque , adivinhem : nós todos somos estúpidos. O povo português é burro, na sua maioria ignorante, e os políticos abusam dessas qualidades. São corruptos, ignorantes, compram a justiça ou tentam, têm diplomas com data de domingo, têm a mania das grandezas, colocam pessoas em determinadas pastas ministeriais sem nada perceberem do assunto, fazem leis que se contradizem , abafam a comunicação social que se preza, tentam impôr o ópio ao Povo com as telenovelas, futebol e gripe A, para que se esqueça do Freeport, dos amigos mafiosos do number 1 da politica;dos casos do BPN e do outro banco, dos contentores , de milhares de pequenas empresas falidas, das empresas que se deslocalizaram para outros países porque a mão de obra é mais barata, dos 11,4% de desempregados em especial os jovens,mais de 600000 desempregados com tendência a chegar aos 12,5%??!!!! mas ...pensando bem o que esses políticos de trazer por casa sabem de política, de economia, de finanças, de ensino, de saúde , de relações internacionais, de transações comerciais etc e etc...NADA ..., apenas têm nas suas listas dois ou três INIL , que passam 4 anos a experimentar , a errar , a piorar tudo , a destruir , com a desculpa dos mais altos valores que se "alevantaram" entregaram serviços estratégicos a privados que continuam a mamar no erário público, sem criarem valor acrescentado e mais valias por eles próprios,vende-se património que é de todos, vende-se a alma ao diabo se for preciso...viva o Portugal dos pequeninos ..e não se esqueçam: votem nos parasitas do ps, nessa corja de malfeitores e ignorantes.....
EU NÃO VOTO PS
 
Para o colega que é especialistas em obstetrícia:

“ensino da prevenção”
“ensino da higiene”
“ensino do planeamento familiar”
“o enfermeiro só vai ensinar”

Não lhe disseram que esse paradigma já passou à história?!

Aqui está um bom exemplo do patamar em que se encontra a Enfermagem Portuguesa (pelo menos, parte dela)!
 
"nao sou especialista em Saúde na Comunidade, sou obstetra.."

Agora enfermeiros tambem ja sao obstetras?!
 
Anónimo da 1.24 am

O seu comentário só reflete a ignorancia que grande parte dos portugueses tem em relação às intervenções de um enfermeiro.
Nos EUA e noutros paises, o governo e os dirigentes da saúde deverão ser muito burrinhos, porque colocaram os enfermeiros nas escolas a intrevirem na promoção da saúde, entre outras.
 
" Anónimo disse...
Enfermeiro escolar? Queria! Era só o que faltava. Anda a ver filmes. Que disparate sem par. Sonha alto, sonha. E o que é morrer por "engasgamento"? Acabou de inventar uma nova forma morrer. Que ignorância ó senhor doutor (gostaria que o tratassem assim, não é?)."

"9:49 AM"

Eu gostaria de o esclarecer, pois parece um pouco confuso:
TÃO Dr. É UM ENFERMEIRO COMO UM MÉDICO.
(São ambos licenciados, mas em áreas distintas).
Agora, DOUTOR é aquele que defende uma tese de doutoramento, esse sim com mérito.
Os enfermeiros nunca precisaram de cognomes!! Ao contrario dos médicos que adoram ser chamados por aquilo que não são. Problemas de identidade profissional ,quem sabe.
 
Para o anónimo das 1:24 AM: essa amostra de declaração que fez revela um extremo desconhecimento acerca dos grandes profissionais de saúde que são os enfermeiros. Acha que é na escola que vão fazer um dito diagnóstico ao qual se realizam todos os exames e afins??? Por favor, esclareça-se e informe-se, pois pessoas que tenham essa perspectiva da saúde nas escolas é preocupante!! Por acaso já ouviu falar em enfermeiro de saúde escolar? Aconselho a ir pesquisar.
 
ha sempre gajos contra os enfermeiros, não percebo muito bem.. ora os enfermeiros não são doutores ora não são obstetras... não percebo isto.. sou doutor com muito orgulho.. e ENFERMEIRO a profissão da minha vida..
 
Siceramente fico com a impressão que nem uns nem outros são enfermeiros, é disparate atrás de disparate... atrevam-se a falar daquilo que sabem pf.

Enfermeiro de saúde escolar?? que é isto? Saúde escolar é uma área em que os enfermeiros intervêm e bem tendo em conta as condições que têm. Seriam ainda melhores se tivesses condições para tal.
 
Querem prescrever, querem pedir ECD, querem fazer diagnosticos, ja dizem que sao obstetras, qual e o proximo passo? lol concluiu a especialidade de ginecologia/obstetricia para dizer que e obstetra? enfermeiros de anestesia tambem dizem que sao anestesiologistas? q orgulho que os enfermeiros tem da sua profissao..
 
Jovens enfermeiros chega da dicotomis, ps, psd.

AKELE ABRAÇO CAROS COLEGAS.
 
Para o das 2:01 PM,
Pergunta o "bendizente": o que é que querem afinal os enfermeiros?
Estimado assim de repente o que queria mesmo era um red bull com bastante gelo. É que assim e ao contrário do que refere, se um menimo aterrar de queixos na escolinha em vez do tal betadine que sugere o que faria era uma simples "limpezazita" com água corrente (nem teria de ser sório "fisionómico") talvez um cadito de sabão pinta azul e depois umas pedrinhas de gelo, certo????
Mas o que queria mesmo era a porra do red bull, pode ser??
 
Não percebo qual é o mal de colocar desinfectantes nas escolas...na escola onde trabalho por acaso ainda não há. Pode ser uma medida cosmética ou propagandística mas, é desnecessária? Penso que o Doutorenfermeiro às vezes é um bocadinho exagerado nas suas comparações. De, todo o modo, parabéns pelo blogue!
 
Não discordo, mas existem tantas prioridades bem mais importantes e com consequências bem mais "pesadas"...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!