terça-feira, setembro 15, 2009

ll (pausa)...


Férias. Admito: o momento para descansar (hibernar) um pouco não é o mais oportuno, mas, confesso, o descanso já estava agendado há bastante tempo. Ainda assim, vou encurtar um pouco o interregno pois desejo acompanhar (de perto) este processo negocial (preponderante) para o futuro da profissão.

Como já vem sendo tradição, levo dois livros na mala: O gene egoísta (Richard Dawkins) e A caixa negra de Darwin (Michael Behe). À semelhança dos anos anteriores, prometo também alguns registos fotográficos.
.
O Doutor Enfermeiro regressa na próxima segunda-feira.

Comments:
Boas Ferias....
 
PODIA IR DE FERIAS DEPOIS DE RECEBER COMO LICENCIADO, SEMPRE ERAM UMA FÉRIAS MAIS Á LARGA.
isto é como uma graçola num funeral....

BOM DESCANSO

NE
 
Boas férias DE. Um bem haja!
 
Bem as merece, usufrua...
Cumprimentos,
C2
 
AQUI VOS DEIXO O E-MAIL QUE ENVIEI AO SIPE E AO SEP. Não enviei também ao SE porque desconheço o respectivo contacto electrónico.

NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS‏
De:......VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt

Srs Enfermeiros.



Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.

Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.



Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.



Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?



Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.

Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.

Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.

Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.

Espero resposta a este e-mail.



PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.



Com os melhores cumprimentos

Enfermeiro VG
 
Boas ferias e boa leitura
 
Desejo umas férias ao mais alto nível!
 
Não há nada melhor de que um espírito renovado, num corpo descansado.

BOM DESCANSO.

Por uma carreira justa e digna EU NÃO VOTO PS!
 
Porque é que acho que vai para um SPA?
 
Boas Férias. Acredita que sao bem merecidas. Espero que continues a informar da forma rápida e imparcial como sempre fizaste.
 
NOVAS FORMAS DE LUTA 2 / NOVAS INICIATIVAS 2‏
De: Enfermeiro VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 12:46:34
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt

Caros colegas..

Aqui vos deixo uma sugestão.

No que respeita a greve, no meu entender acho que as mesmas teriam mais visibilidade se ao contrário do que tem acontecido até aqui, os enfermeiros grevistas, em vez de irem para casa ou outros sítios, mostrassem a sua indignação manifestando-se e concentrando-se de braços cruzados em frente das instituições onde trabalham.

Isto iria chamar a atenção dos media e caso esta atitude fosse seguida a nível nacional as greves iriam ter mais visibilidade.

Com os melhores cumprimentos

Enfermeiro VG
 
Obrigado Doutor Enfermeiro por nos manter actualizados mesmo em tempo de férias.
Sou enfermeira especialista contratada há 10 anos, como tal quando abriu vagas para o bloco de parto onde exerço funções de especialista não tive direito de concorrer era a única nesta situação. Acreditem senti-me revoltada, por isso lutei sozinha por um contrato individual de trabalho em que contemplasse as minhas funções bem como a alteração do meu vencimento.Ao fim de 2 anos após "chatear" muitas pessoas consegui. Recebo 1545Eur..Esta mensagem serve para vos dizer que se eu consegui sozinha todos juntos podemos alcançar os nossos objectivos, não é altura de criticar os sindicatos nem de lamechices mas sim de lutar!!
 
Boas férias, tranquilo descanso e recomendamos os livros..., Valem a pena !

Abraço do Cogitare.

Vera E Sérgio
 
Vai no seu 320d...
 
Acho bem que vá estando alerta sobre o desenrolar deste processo.

É de louvar quem se preocupa assim com a profissão.

Louvar também a iniciativa dos Enfermeiros de Évora, que foram ao comício do Sócrates...os colegas sindicalistas de Évora, foram ultrapassados, em Faro já estavam alerta.

Isso significa que os Alentejanos não estão adormecidos à sombra do chaparro como se diz por ai, parabéns a esse grupo.
 
desejo boas férias,só que vai numa altura em que é importante os enfermeiros terem informação do que se está a passar , para mim e para muitos colegas este é o jornal dos enfermeiros pois dos sindicatos há pouca informação - um bom descanso-flor
 
Manifestação em Lisboa a 18 Setembro!!!!

Eu vou….
Caros Colegas: Vamos pensando em maneiras de nos fazer notar/chamar a atenção da Comunicação social:
Sugestões:
-Vestidos de preto;
- Levar todo o tipo de objectos (tomates, bolotas, ovos) para atirar contra os vidros do ministério;
- Pegar fogo aos caixotes de lixo…
- Acorrentar-nos às portas do Ministério….

Vamos “puxar” pela imaginação para nos fazermos ouvir…. Aceitam-se mais sugestões !!!
Até Sexta em Lisboa…. Com Força!!!!
 
CAROS COLEGAS E AMIGOS :

ESTAVA AGORA A ALMOÇAR, QUANDO FIQUEI AGRADAVELMENTE SURPREENDIDO COM MAIS UMA ACÇÃO DE PROTESTO DE COLEGAS NOSSOS JUNTO DE UMA INICIATIVA DE CAMPANHA ELEITORAL DO PS EM SETÚBAL ! ESPECTACULAR !!!

SÃO ACÇÕES COMO ESTAS (E SEMELHANTES ÀS DE ÉVORA...) QUE CHEGAM MAIS LONGE E TÊM MAIS IMPACTO PARA AS NOSSAS LEGÍTIMAS REIVINDICAÇÕES DO QUE ANOS E ANOS DE REUNIÕES COM OS NOSSOS PRETENSOS DEFENSORES (ENTENDA-SE SINDICATOS !).

VAMOS REPLICAR À ESCALA NACIONAL ESTAS ACÇÕES DE REPÚDIO EM TODAS AS ACÇÕES DE CAMPANHA DOS PRINCIPAIS LÍDERES POLÍTICOS.

JUNTOS POR UMA ENFERMAGEM MELHOR !!!

Paulo Monteiro / HSTV
 
É Gil & Gil!tanta conversa para uma manifestação de m....da.Só uma camioneta?????
Eh!Eh!Eh!
 
É pena estar de férias porque assim não pôde estar na concentração hoje em Lisboa. Ou será que esteve?
 
Sem o suporte de uma greve associado à alienação da Classe em geral, dificilmente poderia haver uma adesão maior, no entanto foi uma iniciativa bastante bem sucedida, mediática (ou medietizada como interpretem) com um resultado prático, a marcação das próximas negociações salariais. Gostei particularmente da demarcação da campanha eleitoral, pura e simplesmente uma luta justa sem conotações politicas, e sem medos a questão que está em cima da mesa é salarial Ponto, é positivo assumir de frente esta situação absurda da discriminação salarial. Penso que estiveram bem os Sindicatos, a OE também lá fez uns fortuitos comentários mas sem levantar ondas como sempre. Parabéns e obrigado a todos os colegas que participaram nesta iniciativa.
Cumprimentos,
C2
 
Está de férias onde? No bairro da lata? É onde 99,9(9)% dos enfermeiros recém-formados vão parar!
 
Caros colegas.
POIS É, OS ENFERMEIROS NÃO DESISTEM E MAIS UMA VEZ LEMBRAM SÓCRATES E ANA JORGE, QUE O GOVERNO ESTÁ EM DÍVIDA PARA COM A NOSSA CLASSE.
VER TVI24 online
Apesar de terem sido apenas aproximadamente 40 enfermeiros a manifestarem-se na campanha do PS em Coimbra conseguiram fazer mossa. Muitos foram os que ficaram incomodados com a presença de profissionais tão dignos e corajosos na campanha de Sócrates, que “quase” imploraram que os mesmos tirassem dali os seus cartazes.
A ministra foi “obrigada” a ir juntos dos enfermeiros que ali mais uma vez demonstraram a sua indignação, tendo-lhe sido entregue uma carta e um ramo de flores (???).
Foi uma campanha de indignação corajosa e silenciosa que não fraquejou perante alguns insultos de alguns militantes de renome do PS. Ainda eles falam em democracia.
Felicito tais enfermeiros que abdicaram de uma bela tarde de Sábado e se dispuseram a apanhar uma seca a ver desfilar aqueles que não reconhecem e valorizam uma profissão tão digna, humilde, competente e responsável como é a ENFERMAGEM.
Hoje DOMINGO 20 SETEMBRO vai haver Comício com José Sócrates e Alberto Martins, na Praça D. João I, no PORTO, às 18H30.
Apelo aos senhores enfermeiros do Porto e arredores que não quebrem a onda gerada pelos esforços que poucos mas exemplares enfermeiros têm demonstrado. Provém que também são capazes, unam-se e manifestem-se.
Tudo o que é preciso é levar cartazes ENORMES (por exemplo lençóis). Bastam para chamar a atenção da comunicação social e do governo. Não é necessário fazer uma campanha ruidosa. Não vacilem perante possíveis insultos. Sejam firmes e corajosos. Saibam argumentar a vossa/nossa tomada de posição.
Se algo vai mal com a nossa carreira, não podemos apenas culpabilizar o governo e os nossos sindicatos. É certo que o governo nos tem humilhado e os sindicatos estão a permiti-lo. Contudo é preciso ter em conta que sendo a Enfermagem uma classe tão representativa na sociedade, podíamos ser mais unidos e participativos. Se temos o palco porque é que teimamos em não aproveitá-lo? Porque é que falamos, falamos e falamos, mas são sempre os mesmos a aderir às greves e manifestações.
Temos que continuar a lutar e a acreditar. Temos que por de lado o comodismo e os interesses pessoais em prol do reconhecimento das nossas competências e da nossa profissão. Se somos tão competentes e profissionais no desempenho das nossas funções, também temos que demonstrar o nosso valor aderindo às iniciativas convocadas, dando a nossa opinião, mantermo-nos informados e sobretudo sermos mais Unidos e Participantes na luta por um objectivo que deve ser comum a todos: UMA ENFERMAGEM MELHOR; DEVIDAMENTE RECONHECIDA; VALORIZADA E DIGNIFICADA.
SRS ENFERMEIROS DO PORTO HOJE É A VOSSA VEZ. O palco foi montado, MOSTRAREM O QUE VALEM, aproveitem-no. Unam-se e manifestem-se.
Lembrem-se que não é apenas uma questão salarial que está em causa. É a Dignidade e o reconhecimento de uma Profissão.
Os meus sinceros parabéns a todos os enfermeiros que participaram nesta e noutras manifestações.
Enfermeiro VG.
 
O SEP começo a luta pelos enfermeiros e a sua carreira dando tiros mortais nas hierarquias de enfermagem fragilizando-as (eventualmente para alguns dos deles ocuparem lugares de relevo que doutra maneira não o conseguiriam) mas acabaram por dar tiros nos seus próprios pés, ou melhor, não foi em cheio nos deles próprios mas nos pés de todos os que estão á volta que somos todos nós pagantes e não pagantes de cotas.

Ainda não perceberam que não têm capacidade e devem dar lugar a outros.
 
http://www.tvi24.iol.pt/politica/enfermeiros-manif-ps-protesto-tvi24-campanha/1090223-4072.html#
 
http://www.tvi24.iol.pt/politica/enfermeiros-manif-ps-protesto-tvi24-campanha/1090223-4072.html#
 
Ao anónimo das 12:44.
Não sou muito de me manifestar sobre as opinioões de anónimos.
Pense bem se não foram as hierarquias de enfermeagem que ´deram tiros nos pés de toda a enfermagem e pior que isso, devassadores dos direitos de toda uma classe de Enfermagem, salvaguardando sempre os vossos interesses e o vosso umbigo.
Não se vitimizem, pelo que me é dado aperceber neste momento, o lugar ao sol e estatuto que entendiam que não perdiam e não perdem, ainda vos preocupa pouco.
Estas coisas de lutas, ainda são para aqueles que são enfermeiros, mas não para vós hierarquias.
Uma miséria.
O poderio, a arrogancia, ainda predomina na maior parte da dita hierarquia.
 
Mais um eco...

http://legislativas2009.sapo.pt/lusa/artigo/f6985cde9f0051c39b490447c66aa2b8.html
 
Já há novidades da reunião de hoje??? Que ansiedade...
Cumprimentos
 
volta depressa...
nao sei onde me informar sobre as negociaçoes de hoje
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!