quarta-feira, setembro 23, 2009

Vacinas: Administração não é acto exclusivo de enfermeiros - Ordem dos Farmacêuticos


"A Ordem dos Farmacêuticos defendeu hoje que dar vacinas não é um acto exclusivo de enfermeiros, considerando "corporativista" a atitude da Ordem que os representa, que interpôs uma acção em tribunal contra os farmacêuticos.
.
A Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje ter interposto no Tribunal Administrativo uma acção administrativa comum contra a "prática ilícita e usurpação ilegal das competências dos enfermeiros", a propósito da administração de vacinas por "profissionais não legalmente habilitados" nas farmácias.
.
A acção administrativa, igualmente dirigida contra a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, surge depois de a Ordem dos Enfermeiros ter tido "conhecimento de farmácias em que a administração de vacinas foi efectuada por farmacêuticos ou técnicos de farmácia"
. link

Comments:
Há mais tempo que a OE devia ter tomado esta medida.
Mas mais vale tarde do que nunca.
 
Desculpem insistir, mas tenciono demitir-me e procurar novamente emprego:

Alguém me esclarece? Ora em 2011 eu passo para 1200, mas em 2011 os recém-licenciados (que não podem ser contratados na 1ªposição remuneratória) entram a ganhar 1400certo? Ou estou a ver isto mal?
Era bom que alguém explicasse isto(sim porque os Sindicatos não são pródigos em esclarecimentos).
Ah, e já agora segundo os Sindicatos, iriamos ter uma bela surpresa no dia em que fosse publicada a nova carreira. Pois bem, se a surpresa era adiarem tudo, então não surpreenderam ninguém porque já estava toda a gente à espera.
Alguém me responde???
 
Claro que não é um acto exclusivo dos enfermeiros, dou o exemplo dos médicos, desde quando um medico, SE QUISER, não pode administrar ele a vacina?? O facto de ser o enfermeiro que o faz normalmente, nao constitui um acto exclusivo dos mesmos!!!
 
A Ordem deveria deixar de se preocupar com o facto de os farmacêuticos administrarem ou não vacinas, e preocupar-se com os problemas reais dos Enfermeiros (carreira, etc...).
Afinal de contas, um doente que necessite de Enoxiparina diariamente, ou um diabético que necessite de insulina, é o próprio doente ou um familiar que diáriamente faz essa administração.
Quer dizer, no serviço fazemos ensino ao doente/família sobre o modo de administração e por outro lado temos a Ordem dos Enfermeiros a processar o familiar dessa pessoa porque está a usurpar as funções dos enfermeiros!!
Tratem dos nossos problemas e deixem-se de tretas c......o!

Os sucessivos governos andam a brincar à "apanhada" com os enfermeiros e não há ninguem com tomates para parar com isto???

O governo e essa ministra precisavam de uma boa lição por parte de todos os Enfermeiros.

Agora vão marcar mais um encontro para depois das eleições, depois porque vem aí a apanha da castanha, não dá, tem que se marcar novo encontro. Depois vem o Natal e tal, só para o novo ano...e esta merda não tem fim.

Quanto tempo nós enfermeiros vamos deixar isto andar assim? Quanto??

Estou farto de fazer turnos, feriados , noites, Natais, etc, etc, e não ver o meu esforço recompensado. Muito pelo contrário. Cada vez me exigem mais merdas e merdinhas para quê?

Sei que muitos de vós se sentem assim e é frustrante ver que quem pode fazer alguma coisa não faz nada.

Estou f....o com esta palhaçada toda.
 
E vender medicamentos (sujeitos a receita médica) só nas farmácias não é corporativismo? Não é portanto "um acto exclusivo" de farmacêuticos; comecemos a vendê-los nós também. A ver vamos como a nossa Ordem se vai comportar.
 
ENTÃO O SAUDOSO ACTO DE ENFERMAGEM !!!!
 
A administração de farmacos via ev, im, sc, p.os, entre outros que agora não me recordo, é da competencia dos enfermeiros.
A administração de farmacos via arterial, articular, intracardiaca, e outros é da competencia dos medicos. Os farmaceuticos não são responsaveis pela administração de farmacos.
Aguardemos pela decisão do tribunal...
 
E se o médico quiser ser ele a administrar a vacina? Voçês vão lá "ralhar" com ele ou processam a ordem dos Sr.Doutores médicos? Cobardes!!!
 
Caros colegas,

está na hora de nos juntarmos para estarmos presentes no último comício do PS, amanhã 25.09.09 em Lisboa.

Programa do PS:
- 16h30 - Concentração em frente à Brasileira. Descida do Chiado.
- 19h45 - Comício de encerramento - Centro de Congressos de Lisboa (Antiga FIL).

Como sugestão de um colega nosso, devíamos deixar de levar bandeiras a dizer "os enfermeiros nao votam ps".
Nesta altura parece-me sensato.

Vamos aproveitar e colocar nas faixas as nossas reinvindicações.

Alguém sugere, como nos organizamos para esta última ronda???
Pessoal de lisboa... qual a melhor forma de nos organizarmos?

Cump. do colega,
BF
 
Enquanto farmacêutica não concordo com a administração de vacinas nas farmácias. E um dos motivos é a falta de preparação para responder a situações de emergência como uma reacção anafiláctica. Não faz parte da nossa formação apesar do curso obrigatório MINISTRADO POR ENFERMEIROS! Além disso: Carro de Urgência???

Mas já agora deixo outra questão e gostaria sinceramente de uma resposta:
Descobri há pouco tempo que o Sr. Enfermeiro que conheço desde criança e que sempre foi excelente com toda a comunidade, sendo como tal muito respeitado e requisitado, afinal... não é enfermeiro, isto é, aprendeu a "arte" há muitos anos atrás e nunca mais deixou de praticá-la e desde que me lembro na mesma clínica!
Sendo defensora do exercício de qualquer profissão apenas por pessoas com formação, este facto deixa-me... sem palavras. Até porque nesta situação em concreto (pq muitas outras devem existir pelo país fora) uma grande parte da comunidade prefere este profissional a outros Enfermeiros.

Obg
 
Alias e apenas como exemplo, ha especialidades médicas, no caso Alergologia, onde os medicos diarimante administram vacinas aos seus doentes, quer no hospital publico, quer no privado... então em que ficamos?Onde ta a exclusividade do acto?
 
Há colegas que estão a fazer uma enorme confusão. Quando eu ensino um doente e/ou família a fazer um procedimento terapeutico (injecção ou outro)esta função não tem nada de profissional, quer dizer, o doente/família assumem a responsabilidade de cumprir um regime terapêutico que lhe é ensinado, e exclusivamente a si próprio/familiar. Esta situação nada tem a ver com o técnico que, profissionalmente, remunerado, vai exercer uma função que compete a outro profissional, correcto? Por favor, pensem um pouco antes de "acinzentar" ainda mais a profissão.
 
Não comparem farmaceuticos com médicos! Obviamente que se o médico quiser administrar qq medicação seja qual for a via, pode fazê-lo, assim como pode fazer ECG, colheitas de sangue, etc.. O médico tem competência e facilmente justifica o seu acto. Agora um dispensador de medicamentos, é mt mt discutivel..
 
Sr.ª farmacêutica, o caso que aqui nos traz, é deveras intrigante.
Mas olhe, é muito simples: ligue para a Ordem dos Enfermeiros e denuncie a situação. Ou então, caso não pretenda envolver o seu nome nesta trapalhada, denuncie neste blogue essa situação.
Nós e o Dr. Enf. trataremos do resto.
Obrigado!
 
Eu sou diabetico e no outro dia tive uma hipoglicemia e a minha avó deu-me uma injecção que tinha no frigorifico e salvou-me a vida, por favor não a mandem prender que eu gosto muito dela...
 
Ao anónimo da 12.50 AM

Puro delírio..., mas um frustrado. Caso não saiba a disfunção eréctil já tem tratamento.

Informe-se junto de um Enfermeiro!

Por uma carreira justa e digna EU NÃO VOTO PS!
 
Joves artistas, enfermeiros, farmaceuticas e people geral: acordem para a vida, não misturem alhos e bugalhos.
Cada macaco no seu galho... Analisando o contexto de cada situação...
Claramente existe uma grande dificuldade em distinguir o que é realmente importante e específico de cada acto terapeutico.
Sr. farmaceutica, casos como esses existe aos molhos, é claro que quando as pessoas se iniciavam nas profissões na "pré-história" começavam como disse, como aprendizes, ao longo do tempo algumas actualizaram-se fizeram escolaridade, cursos, etc, conseguindo adquirir habilitações académicas necessárias para se manter na carreira e ser reconhecido pela OE, outros não...
Jove diabético esperemos que não levem a avó presa, não só por ter tido esse gesto de o salvar, mas também porque poderá ter que vir a salvá-lo noutra ocasião. Mas ela conseguiu fazer o que muito boa gente não conseguiria, profissional ou não.
É claro que a administração terapeutica não é exclusiva dos enfermeiros, tal como um colega refere, mas o que está em causa são administrações de vacinas na farmácia e não só, por técnicos farmaceuticos ou por auxiliares de farmácia ou ainda pela licenciada em farmácia?
Amigos só vos deixo com esta, VACINAS há muitas, e todas elas actuam no sistema imunitário, por isso é que se chamam VACINAS. Outro dado a reter no caso de serem as simples vacinas da Gripe Sazonal, estas são fabricadas por vários laboratórios com diferentes tipos de cultura dos virus influenza entre outros, que por indicação da DGS deverá ser realizada o registo da mesma, lab., lote, e médico prescritor de forma a determinar efeitos adversos e secundários para além de monitorizar a eficácia/ineficácia/prejuizo da dita cuja. Pergunta - qual é a farmácia que faz isso e como é que o faz?????
São os Cuidados de Saúde Primária que efectua o registo vacinal de todos os utentes, em registo próprio informatizado ou não, guardando os ditos registos para posterior consulta se necessário...

Desculpem já me estar a alargar, desculpem se este assunto é tratado por certas pessoas de ânimo leve, mas certamente compreenderão que consoante o contexto, consoante a formação, consoante vário tipo de factores este não é um assunto que se possa levar de ânimo leve, muito pelo contrário.
Por fim, congratulo-me pela OE acordar da inacção que nos tem habituado, nestes e outros assuntos
 
Para o anónimo das 12:50
Teve uma hipoglicemia e ela deu-lhe injecçao de quê? Insulina??? meu deus, dê graças por ainda estar vivo!!
 
Santa Ignorância…

http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=3969&tipo_doc=fi

http://www.novonordiskcare.com/glucagen-hypokit-medication/
 
Se o acto de administrar / injectar um produto farmacologico pode ser executado nas farmácias por um farmaceutico , empregado de balcão ou até mesmo a funcionária de limpeza da farmácia; Também a venda exclusiva de medicamentos pode não ser só exclusiva das famácias, pois o enfermeiros tambem tem preparação para vender medicamentos e aconselhar os procedimentos nas suas tomas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!