domingo, outubro 04, 2009

17:1!


Foi nomeada, há 2 dias, pelo Ministério da Saúde, a Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente, cujo objectivo é "promoção da saúde e prevenção da doença" inerente ao âmbito para o qual foi criada.

É consensual que um dos maiores campos de acção dos Enfermeiros é, precisamente, a promoção da saúde e prevenção da doença. No entanto, dos 18 elementos destacados para o efeito, apenas... um (1) é profissional de Enfermagem (Maria Amélia Conceição Antunes Ferreira da Silva, Enfermeira-Chefe do ACES da Península de Setúbal 2, Seixal e Sesimbra), os restantes dezassete (17) são Médicos. De outras classes profissionais, nem vestígios. São as sombras do tempo da multidisciplinariedade...

Estes é que são os rácios (17:1) que devem interessar...

Comments:
Mete nojo! Mas infelizmente já nem me surpreende. Estou a frequentar a Especialidade de Saude Materna e cada vez tenho mais vontade de emigrar...
 
Conclusão: Só o sr. e alguns dos "cegos" que o acompanham, acham que os enfermeiros são alguem para decidir o que quer que seja... É que ainda por cima é o DE o 1º no dia a dia a demonstrar o contrario,ou seja, que se ta tudo a borrifar para os enfermeiros...
 
E com a Aninhas Jorge a continuar no Ministério da Saúde os médicos serão ainda mais levados ao colo!
 
O importante é reflectir no porquê disto. Quem tem responsabilidades nestas aberrações?
 
DR. enfermeiro
Não viu as previsões dos próximos ministros, com a ministra da saúde a ser uma das " que vão continuar devido ao seu bom desempenho ". Não lhe cheira a pressão do grupo médico?
Na minha perspectiva não fez nada a não ser falar da gripe e em conjunto com os seus secretários de estado, ( são eles quem realmente mandam no ministério) e com uma mão dos sindicatos dos enfermeiros, destruiram a nossa carreira.
Eu penso que o primeiro ministro eatá muito mal informado no que respeita ao ministério da daúde.E nisto, os sindicatos conotados com o PC servem de papão.
 
Caro Anónimo das 1:58

O caro amigo nunca esteve hospitalizado, nem necessitou de cuidados de saúde, no mínimo só deve precisar de receituário esporádico e uns atestaditos...

Oxalá não precise de cuidados, mas se vier a precisar vai constactar pelos seus próprios olhos quem lhe satisfará as suas necessidades de cuidados na doença...

Quem assim fala...

De facto os médicos fazem de tudo, estão fortemente representados nas comissões e grupos... só não fazem o que devem e para o qual foram formados. O tempo não chega.
 
@ Enfermeiro com muito gosto:

Tem a certeza do que diz? Tem a certeza que os doentes hospitalizados dão mais importância aos cuidados dos enfermeiros do que aos tratamentos (dos) médicos? Eu que sou enfermeiro (hospitalar) gostava de ter essa certeza, mas tenho mais a certeza do contrário.
 
até parece que esta ministra é um papão. O que lá estava antigamente não era igual?

A Enfermagem caiu em descrédito. Não por causa dos ministros mas sim pelo EXCESSO de formação. É óbvio.

Hoje em dia enfermagem está um circo autentico. Os pré-requisitos pa ser enf é ter 2 olhos, e 2 pernas. Nada mais.

Ass: Chino Moreno.
 
Estas comissões inúteis só servem um único objectivo: as clientelas partidárias ou, dito de outra forma, mais uns tachos para os boys médicos do PS. E o Estado vai engordando, engordando e engordando. Já está obeso!!!
 
A Polícia Judiciária deteve o alegado violador de uma enfermeira do Hospital Fernando Fonseca, na Amadora, que foi abordada no parque de estacionamento daquela unidade de saúde na noite de 22 de Setembro, foi hoje anunciado. A enfermeira do Hospital Amadora-Sintra, de 25 anos, foi abordada pelo alegado violador, que desconhecia, no parque de estacionamento. Após o incidente, a administração do Hospital Amadora-Sintra pediu à PSP para "fazer rondas permanentes em carro caracterizado".

http://www.tribunamedicapress.pt/rss/23890-pj-detem-alegado-violador-de-enfermeira-do-amadora-sintra
 
Havia certa vez um homem navegando com seu balão, por um lugar desconhecido. Ele estava completamente perdido, e qual grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa...
Ao reduzir um pouco a altitude do balão, numa distância de 10m aproximadamente, ele gritou para a pessoa:

- Hei, você aí¬, aonde eu estou?

E então o jovem respondeu:
- Você está num balão a 10 m de altura!

Então o homem fez outra pergunta:
- Você é enfermeiro, não é?

O rapaz respondeu:
- Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?

E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente correcta, mas que não
me serve para nada...

Então o enfermeiro pergunta:
- O senhor é um médico, não é?

E o homem:
- Sou...Como você adivinhou???

E o rapaz:
- Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e
ainda quer colocar a culpa no enfermeiro.
 
Quero partilhar convosco o seguinte: há dias conversava com um colega sobre o debate entre Sócrates e Louçã.
http://www.youtube.com/watch?v=4ft_-d4hgIU&feature=related
Por aquilo que conhecia dos debates políticos que precederam esta campanha não me era difícil adivinhar que a argumentação de Sócrates comparativamente com a de Louçã seria, de longe, muito mais pobre.

Achei curioso que esse meu colega achava que não. Dizia até, que no momento do debate em que se falou dos PPR, o Sócrates deu “bailinho” ao Louçã…

Está tudo dito!
Mesmo eu que até nem sequer votei no Bloco de Esquerda, e ouvindo atentamente o debate entre ambos, percebo que pelo menos em matéria económica, o Louçã tem uma visão muito mais JUSTA que a de Sócrates (ver minuto 30).

Mas lá está. Os portugueses insistem em premiar quem os trata mal.
Será que são ignorantes, tolos, burros, masoquistas?
 
O problema de muitos enfermeiros é a falta de humildade, pois não percebo de onde veio a conclusão de que "é consensual" que os enfermeiros têm uma parte preponderante na promoçao/prevenção. É papel do médico de família e/ou do médico de saúde pública fazê-lo, é uma questão de formação médica especializada e não de tentar anular o contributo do enfermeiro para os cuidados de sáude. Mas cada macaco no seu galho. Se tantos enfermeiros que andam pelos corredores das enfermarias não estivessem mais preocupados em não ter trabalho hoje e de ver quantas horas faltam para a mudança de turno, talvez pudessem ser levados mais a sério.
 
O que o segundo interveniente parecer querer dizer sem se dar conta, é uma simples dedução:
-Só os médicos sabem e decidem a saúde em Portugal,
-A saúde em Portugal está muito má,
-Logo, os médicos, saibam muito ou não, não decidem grande coisa...
 
deviamos fazer uma monografia sobre isto...
 
será que os médicos, quando chegar a hora do almoço, vão comer com a nossa colega ou ela vai ficar lá no fuuuuuundo numa mesa sózinha. coitada
 
Coitadinha da colega...deve sentir-se muito só!
 
Nome: Maria Amélia da Conceição Antunes Ferreira da Silva

Naturalidade: S.Sebastião da Pedreira - Lisboa

Data de Nascimento: 21 de Fevereiro de 1963

Habilitações Académicas e Profissionais:

Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, Lisboa, 1983-1985;

Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara, Lisboa, 1995-1997.

Formação Pedagógica de Fomadores, no Departamento de Modernização e Recursos da Saúde, Ministério da Saúde, 2002.

Pós-Graduação (parte teórica) no âmbito do Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde, no Instituto de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa, 2005-2006.

Categoria Profissional: Enfermeira - Chefe

Percurso Profissional:

Hospital D. Estefânia - Urgência Pediátrica,1986-1987

Hospital de S. Francisco Xavier - Unidade de Neonatologia, 1987-1998

Cuidados de Saúde Primários - Centro de Saúde do Seixal, desde 1998

Actividades no âmbito da Coordenação de Equipas/Gestão de Unidades

Chefe de Equipa - Unidade de Neonatologia1993-1998,

Coordenadora de Enfermagem da Extensão do Seixal, Centro de Saúde do Seixal,

Coordenadora de Enfermagem da Extensão de Fernão Ferro, Centro de Saúde do Seixal

Enfermeira - Chefe do Centro de Saúde do Seixal, desde 2006.

Graça Ribeiro
 
Sinal do poder instalado. Porém, continuo a pensar que os enfermeiros têm algum receio em evoluir, em serem mais ousados profissionalmente, talvez devido aos entraves colocados por esse referido poder instalado.

desassossego
 
Seu cobarde... Só é capaz de dizer o que diz sob a capa do anonimato!!! Perante sua eminência, o Senhor Doutor, você limita-se a vergar-se - OBVIAMENTE. É bom que tenha sempre em mente quem manda (Médico) e quem é mandado (Enfermeiro).
 
Ao interno de ORL, apenas digo que a sua iminência, como se intitula, não passa de uma buseira de mer.., para mim não passa disso! deveria parar a uma equipa de enfermagem com caracter, aí sim é que ia ver,. Se pensa que os enfermeiros são uns paus mandadados, deve ter tido a sorte de passar em serviços em que os enfermeiros têm contratos precários e não lhe respondem à letra. Espere até o dia em que algum enfermeiro lhe faça a cama sobre a qual se vai deitar, vai engolir em seco, garanto-lhe!
 
INTERNO DE ORL ÉS TÃO RIDICULO...
pois no meu serviço os médicos nao mandam, pedem, porque quando mandam só têm uma coisa a fazer, é fazerem eles próprios.
e se os enf. são tão insignificantes o que fazes aqui neste blog? cria um só para ti e lá dizes as parvoices que quiseres.
já agora, tb nao te estás a esconder no anónimato???
 
Ó se interno de ORL
Nem cerume sabes tirar dos ouvidos dos clientes.
 
Se o anterior é cobarde, o "interno de ORL também o é porque não se identifica. No entanto, o médico manda nas suas próprias competências e o enfermeiro MANDA nas dele. Ainda por cima há uma regulamentação das próprias carreiras que dizem "...autónomas em estreita colaboração..." Prepotência e arrogância era no tempo da outra senhora.
 
interno de orl, deixa que te diga que para mim um verdadeiro médico não tem atitudes dessas, só demonstra que não tens educação nenhuma, coisa que as pessoas prepotentes como tu não tem. As pessoas prepotentes confundem educação com instrução, coisas muito diferentes! Já vi equpas médicas com manias de bons, mas começaram a cantar baixinho quando viram que tinham mais a perder do que a ganhar. O tempo e a vida há de te ensinar. garanto
 
caro dr enfermeiro, desde já quero lhe dar os parabéns pela informação actualizada e pelo espaço para debate de ideias. Contudo quero manifestar a minha opinião em relação a certos comentários que são públicados por si, na medida em que estes só servem para criar ainda mais animosidades entre a classe de enfermagem e outras profissões ligadas à area da saúde. Estes comentários não serão mais achas para a fogueira? os enfermeiros já andam tão desiludidos com os sindicatos,com a ordem e com a precaridade dos contratos que não é necessário alimentar essas rivalidades. O que é nosso por direito havemos de conquistar, se nos mantivermos unidos. Como se costuma dizer, o que vem de baixo não nos atinge, o desprezo é a melhor arma, é só isso que merecem.
Na minha muito humilde opinião, o mal da enfermagem deve-se principalmente aos nossos "superiores hierarquicos"( enfermeiros). Se existe desemprego, porque continuam a abrir vagas para encher os bolsos das escolas de enfermagem, e a baixar cada vez mais as médias, é vergonhoso. è cada um por sí, desde que o sr professor tenha o seu o resto não interessa! Alimenta-se a proletarização da profissão.
Os enfermeiros gastam rios de dinheiro em formação extra ( cursos certificados, pós graduações, mestrados e doutouramentos), para quê? para valorização pessoal e aumento de conhecimentos, e o resto?
Que dizer acerca do sacrifício pessoal que é realizado? que eu saiba, são muito poucas as horas que são dispensadas para formação, quando as há! sendo essa formação realizada em horário pós laboral.
Quando é que vamos ver a nossa formação ser valorizada de forma monetaria? infelizmente o saber não enche o estômago.
que ordem tão passiva que nos temos, para não falar do sindicato, em que o seu "modus operandi" para ser o silêncio. Falam todos mas quando chega ao momento de actuar não fazem NADA!~
Quando é que vamos ver greves de fazer parar os hospitais e ser abertura de telejornais de todas as estações?
resta esperar......
 
Anónimo da 1:58 PM disse... “ Conclusão: Só o sr. e alguns dos "cegos" que o acompanham, acham que os enfermeiros são alguem para decidir o que quer que seja... É que ainda por cima é o DE o 1º no dia a dia a demonstrar o contrario,ou seja, que se ta tudo a borrifar para os enfermeiros...”

Caro anónimo “mantenha” o SNS sem enfermeiros e vai descobrir por si , se decidem ou não. Decidem e muito, caso contrário muitos médicos seriam chamados “ à pedra ” , por decidirem sobre muita coisa, mas negligenciarem algumas mais importantes…

LProlog disse... “ O importante é reflectir no porquê disto. Quem tem responsabilidades nestas aberrações?”

LProlog, afirmação mais do que correcta. A Enfermagem “padece” da Licenciatura, dos mestrados ,dos doutoramentos e isso causou incómodo a alguns..senão a muitos. Por isso é necessário causar mal estar na Classe de Enfermagem e desmerecer a sua importância…
"Cego não é apenas o que não vê, mas o que não quer ver ou não pode”. Antolhos a mais.

Anónimo disse... “Estas comissões inúteis só servem um único objectivo: as clientelas partidárias ou, dito de outra forma, mais uns tachos para os boys médicos do PS. E o Estado vai engordando, engordando e engordando. Já está obeso!!!”

Em contrapartida o erário público está magrinho , magrinho..e de tão magrinho obrigou Bruxelas a abrir procedimento contra a derrapagem das contas públicas…Por onde andará o dinheiro?

Ricardo disse... “O problema de muitos enfermeiros é a falta de humildade, pois não percebo de onde veio a conclusão de que "é consensual" que os enfermeiros têm uma parte preponderante na promoçao/prevenção. É papel do médico de família e/ou do médico de saúde pública fazê-lo, é uma questão de formação médica especializada e não de tentar anular o contributo do enfermeiro para os cuidados de sáude

Ricardo porque que é que “O problema de muitos enfermeiros é a falta de humildade” ? Há muito que existe a especialidade de Enfermagem de Saúde Pública que até mudou de nome; A dos médicos veio bastante depois…além disso médico sabe pouco de promoção da saúde e prevenção da doença, basta ver a hipermedicalização a que sujeitam os utentes dos CSP. Um alerta…se fazem muita prevenção da doença e excesso de promoção da saúde ainda garantem o desemprego médico..é que sem doentes o papel do médico é nulo. E termino com uma questão : porque é que o SNS Português foi classificado em 2009 como um dos piores da Europa-25º lugar ?

Paula disse... “O que o segundo interveniente parece querer dizer sem se dar conta, é uma simples dedução:
-Só os médicos sabem e decidem a saúde em Portugal,
-A saúde em Portugal está muito má,
-Logo, os médicos, saibam muito ou não, não decidem grande coisa...”

Ou não sabem decidir da melhor maneira…


Interno de ORL disse... “Seu cobarde... Só é capaz de dizer o que diz sob a capa do anonimato!!! Perante sua eminência, o Senhor Doutor, você limita-se a vergar-se - OBVIAMENTE. É bom que tenha sempre em mente quem manda (Médico) e quem é mandado (Enfermeiro).”

Caro Interno sem nome , é por demais óbvia a lavagem cerebral a que tem estado sujeito… ou tem má índole ; médico manda até o enfermeiro deixar… além disso demonstra alguma ignorância, talvez explicável pela parca cultura geral que demonstra ter. “ Sua Eminência “ é um título eclesiástico…
E dou-lhe um conselho, deixe esses preconceitos de lado e trate de aprender correctamente os procedimentos de ORL quer médicos, quer cirúrgicos para que um dia não tenha de ouvir um enfermeiro chamar-lhe incompetente. Nos anos de internato de especialidade vai ter de se esforçar e muito , colaborar com todos e usar da devida urbanidade para com os elementos que compõem a equipa multidisciplinar em que se insere e na qual futuramente será ou não integrado . Vá estudar…que os exames não são para brincadeira…e aproveite para rever convenientemente “aqueles” tópicos importantes…
 
Os adeptos dos abaixoassinados devem promover uma coisa dessas para retirarem o /a solitário/a enfermeira que foi escolhida por aquele critério que só eles sabem, pois é muito preferível a enfermagem dizer que não tem lá ninguém, numa área que a enfermagem tem vindo a perder para as médicas, do que ter lá uma surda-muda com as das USF que deixam o Pisco gozar com a nossa cara e a quem agradecem sorrindo.
Saia de lá a enfermeira, que não vai fazer-se ouvir no meio de tantos galfarros.
Além disso não andamos às esmolas.
Quando isto for a sério os enfermeiros não precisam das migalhas dos seus predadores, migalhas de compaixão e insulto.
Repararam como eles já exibem o senior e o junior e o supino?
 
http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/strategic_directions_en.pdf
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!