sábado, outubro 10, 2009

A ascenção dos Enfermeiros...

"Tom is a RN. Although he probably killed people in Vietnam, like many, he no longer talks about it. Now he takes pride in saving lives. He can also free dive to 100 feet in the open ocean and practically spear an Ulua with his eyes closed. His resting heart rate runs about 35. He is the most calm and competent nurse I know. It is always great to see him on my shift, because when it really hits the fan... I know he's got my back."
.

A Enfermagem norte-americana continua em notável ascensão. Após ter sido considerada como a profissão mais prestigiante da América do Norte, a CNN apresentou, recentemente, um estudo interessante sobre as 50 melhores profissões dos EUA. Em lugar surgem os Nurse Practioners.

Entre os mais bem pagos, surgem na posição os Enfermeiros-Anestesistas (CRNA's), com salários (nos percentis mais elevados) superiores a 12 mil euros/mês (as 3 primeiras posições são ocupadas por médicos).

O argumento mais sólido para justificar os elevados salários, apoia-se num dado estatístico: com o aparecimento destes Enfermeiros, o nível de mortalidade relacionada com procedimentos anestésicos, passou de 2 mortes por cada 10 mil intervenções/indivíduos em 1980, para 1 morte por cada 200 mil em 2009!

Em 29 estados norte-americanos os Enfermeiros-anestesistas exercem independentemente (sem supervisão médica). Vários estudos demonstram e verificam a qualidade dos cuidados prestados pelos mesmos.


Comments:
Os americanos não querem trocar o Obama pelo Socrates?
Eu troco...
 
ora aqui está uma bela noticia,a mostrar que nem tudo vai assim tao mal,pese embora se trate de uma realidade fora de portugal.
fico muito feliz com essa noticia,e só prova que os arautos da desgraça,devem ir pregar para outro lado.
além disso,devia servir de exemplo aos "catedráticos" deste país,para se perceber de vez,que os enfermeiros podem e devem ter um papel de relevo na sociedade.
se há noticias que nos devem encher de orgulho,esta é uma delas.
 
Com a actual Ordem dos Enfermeiros em funções, nem uma miserável sutura ou lavagem auricular vamos poder fazer, quanto mais agir autonomamente?
Com esta Ordem o que interessa são as especialidades pouco específicas e muito ambíguas e obsoletas.
Aguém já ouviu falar em Portugal de uma esecialidade em anestesia e cuidados pós anestésicos? A culpa é da nossa Ordem! Só querem é andar a fazer visitas aos serviços para ver se está tudo no mesmo sítio e a gastar o nosso dinheiro em deslocações e refeições.
Urge uma mudança radical na Ordem dos Enfermeiros, com uma mudança efectiva de cultura.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
E quantos anos de formação tem esses enfermeiros? E que tipo de exigencia lhes é necessaria para obterem o titulo? Sera que como cá, tambem ha enfermeiros "vão de escada"?? Quer comparar o enfermeiro "tuga" com o americano??...
 
Querias... Ahahahaha! Sonhas alto pá!
 
Delírios!Tantos direitos perdidos, na aposentação, autonomia na gestão dos serviços, nos cuidados, na avaliação do desempenho. Ainda a procissão vai no adro e o que nos espera é o destruir de muitos anos de luta. Aqui promoveu-se esta carreira. Agora apontam-se miragens lá fora, onde o acesso aos cuidados de saúde é muito limitado.
 
Isso é que vocês querem prestigio e fama e dinheiro... preocupem-se mas é com os doentes e com os vossos colegas desempregados!!!
 
Mas isso é um mundo a parte, portugal esta a anos luz dessa realidade
 
12 mil euros por mês!?
Também quero!!!
 
Para o Med student

Ainda "Med student" e já pensa dessa forma?
Afinal nós temos razão quando afirmamos que é já na faculdade que vos ensinam que médico tem que ter sempre o "sindrome de Deus"
Lamento por vocês e acima de tudo pelos doentes, porque essas atitudes prejudicam também todos os que dos vossos serviços precisam.
sim, porque a vossa arrogancia e prepotencia, manisfesta-se também no atendimento para com os doentes e família que muitas vezes são tratados comtamanha altivez e desrespeito que até dá dó.
Porque continuam a achar que são mais do que todos os outros?
 
A Formação em Enfermagem nos EUA segue um "fio condutor" muito diferente de Portugal...Lá apostaram na especialização de competências...Cá apenas apostaram na generalização de funções; as poucas especilidades que existem são demasiado básicas, abrangentes, utópicas, praticamente inadaptáveis às verdadeiras necessidades do cidadão português.

Em Portugal, a OE está a promover uma reestruturação das Especialidades completamente desajustada às necessidades actuais...Assim a Enfermagem nunca evoluirá...A OE precisa de "sangue novo", elementos não-subordinados, com uma pitada de ambição e gosto de ascensão!

Se continuarmos nesta passiva anestesia evolutiva...Permaneceremos a "anos luz" dos nossos colegas americanos!

PlanetaM
 
Ao anónimo das 12:31:

Os Nurse Anesthetists americanos são enfermeiros que tiram um mestrado/doutouramento em Anesthesia. Requerimentos para se entrar num destes programas de mestrado/doutoramento? Trabalhar em Acute Care Setting (cuidados intensivos, unidades de recobro pós-anestésico, urgência) durante pelo menos um ano (a maioria dos programas pede 2, muitos dos candidatos trabalham nestes sítios três anos ou mais). Os candidatos são muitos, pelo que as escolas podem fazer uma boa selecção...
 
A diferença está que eles não se limitaram a mudar, mas sim a INOVAR!
 
Realmente estamos a anos-luz de todo isto. Mesmo que queiramos evoluir na carreira, para além de termos de investir financeiramente numa especialidade, o mais provável é estarmos a obter só mais um canudo para pormos na parede, tal como aconteceu com a formação complementar, uma vez que a abertura de vagas para especialista não existem.
Cada vez mais, somos remetidos para um papel secundário, também por culpa própria pelo deixar andar...pela falta de perspectivas de melhor...
 
o que interessa essa noticia, não vivo lá, ja sdabemos que somos um pais que não segue as politicas de terceiros.


Interessa é mobilizar a comunicação social a falar sobre a nossa situação. Os sindicatos ainda nada fizeram, e o que fazemos nós? este blogue deveria servir para uma concentração de enfermeiros para se reunirem e decidirem o futuro da enfermagem e os seus representantes, deixem de pagar sindicatos, passem essa mensagem....
 
Pena é, não estarmos nos EUA. Por cá, o máximo que poderão aspirar é ficar ao nivel do Burkina Faso.
 
Alguém sabe quando são as próximas eleições para a OE?
Cumprimentos,
C2
 
se é verdade que cada país tem a sua realidade,também é verdade que normalmente vamos atrás dos mais evoluídos e inovadores.
aqui ainda andámos ás voltas com o banho e a encher curriculum que não se traduz na práctica .....mas haja esperança :)
 
Nos EUA a enfermagem funciona com várias categorias, desde os auxiliares até estes exemplos do DE... nada tem a ver com Portugal em que nivelam tudo (estupidamente) por baixo!!!
 
... e tambem a profissão com o maior nivel de eticidade... http://www.calnurses.org/media-center/in-the-news/2006/december/page.jsp?itemID=29117737... mas não é com o estado de espirito que se vive na enfermagem portuguesa...
 
Só nós neste pardieiro, a ver a profissão a cheirar cada vez mais a podre.
Só aqui é que recusa o governo a remunerar-nos como já deviamos há muito! 10 anos aliás!
 
só poderiamos ter enfermeiros como na EUA se tivessemos medicos tambem como tal...
 
maltadobarreiro 1.45pm ve-se bem que nao sabe minimamente do que esta a falar. Fique a saber que os medicos e medicina Portuguesa nao deve nada as suas congeneres europeias, e mais, a medicina europeia tambem nao deve rigorosamente nada a Americana. Se se informasse melhor nao fazia esta figura...
 
DE explique me uma coisa por favor:

"Em 29 estados norte-americanos os Enfermeiros-anestesistas exercem independentemente (sem supervisão médica). "

E em Portugal? Desde quando o enfermeiro para realizar um acto de enfermagem necessita de supervisão medica? Não sera antes, que em Portugal os enfermeiros gostam sim de so colar aos actos medicos, e que como tal, nao os possam realizar sem supervisão? O seu problema é confundir o inconfundivel...
 
Colega, pode dar-me um exemplo de um acto de Enfermagem?

Respondendo à sua questão: em 29 estados norte-americanos os enfermeiros executam todo o plano anestésico sem supervisão médica. Aliás, certas instituições nem médicos anestesistas têm!
 
Pq é q me odeiam??
 
MedStudent disse...

Nós não te odiamos, isso é um sindrome de preseguição......

Nós apenas queremos ser mais reconhecidos pelo nosso mérito...

Eu pessoalmente não tenho nada contra ti pois não te conheço, senão poderia fazer algum comentário a essa observação parva..
 
http://www.youtube.com/watch?v=hLRDpQ3x7KQ
 
aqui vai uma sexista...

num desses artigos também diz que 44 % dos enfermeiros de anestesia são homens... talvez queira dizer alguma coisa...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!