sexta-feira, outubro 23, 2009

Enfermeiros de Reabilitação substituídos por... Fisioterapeutas!


A Direcção Geral da Saúde (DGS) emitiu uma Circular Informativa relativa ao assunto "Orientações Técnicas sobre Reabilitação Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)", destinada, apenas, a "todos os Médicos".
.
É possível ler no "ponto-chave" n.9 (clicar para ampliar):


A figura do Enfermeiro de Reabilitação, foi trocada na sua imprescindibilidade no que concerne à constituição da referida equipa, pelo Fisioterapeuta!

Naturalmente, os factores que precipitaram isto foram vários. Desde dos Enfermeiros Especialistas pseudo-chefes que abandonam a sua prática clínica para servir de assessor ao Enfermeiro-Chefe (com a aspiração de um dia ocupar o lugar), a um desinvestimento total na formação e evolução destes especialistas (que foi aproveitada pelos Fisioterapeutas), ao não acompanhamento das necessidades do contexto da saúde, passando pela deterioração total a que a Ordem dos Enfermeiros deixou chegar a situação...

É triste, ver assim, uma das Especialidades mais emblemáticas e autónomas da Enfermagem, morrer devagarinho... sufocada, com a conivência dos Enfermeiros!


Comments:
A reabilitação respiratória no Centro hospital de Vila Nova de Gaia/ espinho é feita exclusivamente por pneumologistas e Enfermeiros de reabilitação com os resultados que bem conhecemos. O que vale é que o que se escreve e um bocadinho diferente do que se pratica.
 
Isto é só o começo...

Mas não fica por aqui.
 
Tenho-me assumido muitas vezes contra a existencia dos Enf Chefes, e está a ver-se o contributo miserável que estes têm dado para a nossa classe, para isto mais vale passar-mos a ter os Enf principais que têm que ser especialistas e prestadores de cuidados, ao contrário dos Chefes que só sabem explorar estagiários e contratados.
Quaquer dia também vão por os estagiários a conduzir a viatura do serviço.
Quanto à Ordem dos Enfermeiros, tinham aqui uma oportunidade para fazer uma intervenção ao mais alto nível, mas não, o nível desta bastonária e dos seu amigos é de tal maneira baixo que não podemos esperar nada, rigorosamente nada, enfim nada!
Esqueci-me de dizer, daquela voz de bagaço não vais sair nada!!!
Talibã das Beiras: sempre ao mais alto nível!
 
É por todos sabido que a especialidade em Reabilitação não acabou porque um conjunto de enfermeiros especialistas em reabilitação se uniu em grande numero e numa reuniao da ordem dos enfermeiros votou contra a proposta para o novo modelo de especialidades onde a reabilitação nao estava incluida. Tambem remos que ter algum bom senso. Se existe uma profissao que tem como formação base a fisioterapia(O fisioterapeuta actua na identificação, prevenção, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico entre outros, e disfunções psíquicas, com o objectivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida, concebendo programas, seleccionando, planificando e utilizando técnicas, modalidades educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura.)é normal que os centros de poder invistam em quem, em termos globais, pode trazer mais ganhos em saude ao doente.Nao podemos defender tudo o que está relacionado com a nossa profissao de forma cega. O modelo do enfermeiro de reabilitação em um modelo gasto e que na minha opiniao, e tendo em conta a existencia de tecnicos de saude com mais formação e logo com mais competencias, devia ser repensada ou talvez deixar de existir.
 
"É triste, ver assim, uma das Especialidades mais emblemáticas e autónomas da Enfermagem, morrer devagarinho... sufocada."

Tenho cá uma pena. Você merece, Dr. Enfermeiro. Azede!
 
alguem que nos salve
 
bem, eu armava um escarcel se visse isto a circular no meu serviço...

desde quando se deixa o enfermeiro de reabilitação quase fora deste contexto???
 
Isto só vem dar razão ao que defendo:

- Especialidades com mestrado e MDP só após o curso e depois de sentar no banco para voltar a estudar e fazer uma frequênciazitas;
- A carreira com a categoria clara de especialista e reconhecimento em remuneratório
-Especialidades úteis
- Rácios definidos de especialistas por serviços

É só para dar uma certa credibilidade ...

FIIPE
 
http://www.youtube.com/watch?v=HYOqUBGr5dY
 
Enquanto a Enfermagem sufoca a Ordem lá vai tentando dar algum fôlego ao tão aclamado modelo de desenvolvimento profissional! No entanto, penso que se ele algum dia chegar a respirar, vai provavelmente encontrar uma enfermagem já defunta. E assim o Modelo não passará de um suspiro nesta fase agónica da profissão!
 
"http://www.youtube.com/watch?v=HYOqUBGr5dY"

LOL!? Esse vídeo é completamente anedótico!!!!
 
Tudo isto é fruto do que construimos á volta da Enfermagem.
Tem muita razão Dr. Enfermeiro.
 
Mas o que importa é poder prescrever...
 
O Enfermeiro de Reabilitação é muito mais que um fisioterapeuta, vê muito mais que a função, vê a globalidade do doente incluindo o seu meio envolvente. Visão que o fisioterapeuta não chegua, há que ver e inserir o individuo no seu meio.
 
este ultimo post é no mínimo carnavalesco
 
Já agora para destoar um pouco, algumas considerações de um fisioterapeuta:

1. O fisioterapeuta não trata apenas da função, mas sim trata uma pessoa, e como saberão uma pessoa não se resume à patologia que tem. É falsa a ideia de que têm uma visão mais global do paciente.

2. Se existe um profissional especializado numa determinada função, não vejo porque motivo se deve recorrer a um profissional indiferenciado cuja formação de base e mesmo complementar é manifestamente inferior.

3. O melhor trabalho na reabilitação de pacientes com patologia pulmonar em Portugal não é feita em Gaia ou em qualquer outro sítio onde enfermeiros de reabilitação têm a exclusividade neste campo, mas sim onde são os fisioterapeutas os responsáveis pela reabilitação, como por exemplo no Hospital de São João ou no Hospital Pulido Valente.

4. a reabilitação respiratória é um campo vasto, multidisciplinar e exige um alto nível de conhecimentos específicos e gerais. Para ter sucesso, implica uma série de ferramentas de avaliação e intervenção alargadas as quais é preciso conhecer e dominar. Conheço em detalhe ambos os curriculos (de fisioterapia e enfermagem de reabilitação) e posso dizer que entre os 2, aquele que se encontra melhor preparado para atender às desvantagens de um doente com patologia respiratória é o fisioterapeuta.

5. O papel do enfermeiro, com estes doentes é fundamental e devem ser incluidos numa equipa multidisciplinar. No entanto, as especificidades da "reabilitação" devem ser competência do fisioterapeuta e não do enfermeiro. Os ganhos de autonomia e qualidade de intervenção que a vossa profissão deve alcançar deverão, na minha modesta opinião, versar sobre as vossas competências em que se destacam e para as quais estão melhor preparados que qualquer outra profissão e não sobre competências que desde há muito são estudadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas por outras profissões. Na reabilitação respiratória (assim como noutros campos) não conheço nenhuma publicação científica recente, relevante, metedologicamente acertada e publicada numa revista de referência feita por enfermeiros de reabilitação, por exemplo.

A enfermagem de reabilitação beneficia do facto de se achar associada à enfermagem, partilhando com esta o peso dos números mas também o seu estatuto social. Não demonstra porém que o grau de diferenciação deste profissional consiga oferecer melhores cuidados de saúde do que um profissional especializado. Num sistema de saúde com recursos escassos, acho que estes devem ser alocados tendo em conta o beneficio máximo para um custo menor ou idêntico, parecendo-me como tal lógico a menção que é feita no documento apresentado.

Boa noite.
 
Finalmente um bom comentário. Anedota para mim é "enfermeiro de reabilitação" lol
 
Da experiência que tenho fisioterapia é muito diferente de enfermagem de reabilitação, daí coexistirem ambas, sendo sem dúvida os enfermeiros quem obtém mais ganhos em saúde em doentes respiratórios; para além disto sabemos que os fisioterapeutas não estão 24h com os doentes internados (então e nos turnos da noite quando só há enfermeiros), daí a intervenção dos enfermeiros ser fulcral nestes ganhos em saúde; infelizmente os fisioterapeutas estão uma média de 5 minutos com cada doente, o que obviamente não é suficiente para nada. Faz sentido que ambos coexistam no âmbito de hospitalização aguda. Agora em termos de investigação concordo que os enfermeiros deviam provar os ganhos em saúde de doentes hospitalizados com estudos científicos.
 
O ultimo comentario só me enche de um sentimento: revolta! sem duvida que são os fisioterapeutas os mais preparados para a reabilitação cárdio-vascular, visto que tiveram uma formação bem mais profunda que os colegas enfermeiros de reabilitação. Interessa à fisioterapia a pessoa, e toda a rede de suporte social e ambiental por ela envolta. Obviamente que é impossível ter resultados em 5 minutos, ou que é impossível reabilitar alguem durante 24 horas se não se lá está 24 horas. Mas de invés de se mandar vir com esse facto, porque não sugerir a presença de um fisioterapeuta nos serviços de internamentos? porque nao sugerir a contratação de mais fisioterapeuta? isto é feito em muitos países já, mais desenvolvidos que os nossos, nos que, pelo menos penso, nem existe a especialidade de reabilitação em enfermagem.

Cumprimentos

Joao Ferreira
 
Cada macaco no seu galho, se há macacos que para além de quererem comer bananas, ainda querem picar aqui ali, então mistura-se o trigo e o joio.
Meus queridos, se rápido e bem não faz ninguém, tudo e bem vocês também não farão. Vamos lá, sejam coerentes e pensem primeiro em que precisa dos nossos cuidados e só depois na vossa reputação e prestígio.
- A propósito da circular normativa recentemente publicada que faz dos enfermeiros omnipotentes (FT, TO, TF). -

 
Ter um fisioterapeuta 24h num internamento? Nao se contratam mais enfermeiros que fazem MUITO mais falta, mas querem ter ft's permanentemente num serviço.... Há que ter juízo crítico para perceber o que é prioritário.
 
Alguém aqui esta familiarizado com o termo canivete suíço? É que por vezes a classe de enfermagem quer se destacar desta forma, arrebatando funções que nao só fazem patente FT TO e TF mas também de todas as outras profissões de saúde, Audiologia Cardiopneumologia radiologia analises clinicas etc etc etc... Sou Fisioterapeuta tirei um curso para exercer Fisioterapia mas parece que em Portugal hà um curso preparatório generalista para qualquer ramo da saúde! O curso ja nao de enfermagem mas sim de canivete suíço! Alguém aqui viu alumínio profissional de saúde com o mesmo tempo e nível e formação tentar executar ou apoderar se de actos ou funções de Enfermagem? Pois mas com desemprego que ha e com tantos enfermeiros a sair todos os anos as escolas e a ordem tem que dar vazão e assim qualquer dia teremos I enfermeiro-engenheiro ou o enfermeiro-arquitecto o enfermeiro-aeroespacial etc etc etc. . . Em Portugal vale tudo, até os políticos tiram cursos ao domingo ou por equivalências.
 
É mais que óbvio para mim que o grande objetivo da enfermagem de reabilitação é escoar alguns dos profissionais em excesso da área e poupar uns tostões nos serviços públicos, porque "aquele sabe fazer tudo". Considero uma arrogância para um profissional de enfermagem considerar que, depois dessa "especialização", está apto a fazer fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional. Como li algures num comentário, os enf de reabilitação consideram-se a bimby. Ninguém sabe fazer isso tudo, muito menos com qualidade! Todas as profissões de saúde devem complementar-se e pertencer a uma equipa multidisciplinar, sem que uns atropelem os outros. Mas enfim, vivemos mesmo na república das bananas, onde tudo é permitido. Infelizmente há muitos maus terapeutas que descredibilizam as profissões, mas não acredito que haja um único enfermeiro que saiba fazer bem terapia. Cada um com as suas competências: se querem fazer terapia, tirem uma licenciatura na área, não "disfarcem" e apregoem que fazem bem. Quem vai sofrer com isso, são os utentes. Haja racionalidade!
 
É impressionante como um post apresentando em 2009 continua, em 2013, a arrancar comentários depreciativos sobre o trabalho realizado pelo enfermeiro especialista em reabilitação...
Será reflexo da crise? Será fruto do crescente desemprego?
Meus caros: nos dias que correm não há dinheiro para financiar visitas aos ginásios que mimetizam ganhos funcionais em ambientes artificias ou em centros de reabilitação de qualidade duvidosa.
A crise e o presente contexto revelou que os enfermeiros especialistas de reabilitação respondem, efectivamente, ás necessidades da pessoa e da família com incapacidade funcional, com competência e diligência, garantindo a continuidade dos cuidados de reabilitação na comunidade.
A mobilização dos enfermeiros de reabilitação é visível por todo o país: os projectos de cuidados continuados na comunidade e os projectos de articulação com os hospitais é uma realidade...
...e meus caros o reconhecimento das populações é inegável!
Substituam a crítica pela colaboração. Seria agradável contar com a colaboração dos críticos da enfermagem de reabilitação no processo de reabilitação de uma população portuguesa tão envelhecida e tão desprotegida como a nossa!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!