sábado, outubro 03, 2009

"Farmácia trocou medicamento"!


"Dois profissionais da farmácia do Hospital de Santa Maria- um responsável de turno e a manipuladora dos medicamentos - já foram constituídos arguidos pela Secção de Homicídios da Polícia Judiciária de Lisboa pelo crime de ofensas à integridade física por negligência no caso dos doentes que cegaram após intervenção cirúrgica. Os funcionários poderão incorrer numa pena de prisão até um ano ou na pena de multa até 120 dias." link

"A Autoridade Nacional do medicamento (Infarmed), recorde-se, também detectou “não-conformidades” nos procedimentos hospitalares."

Intrigantemente... "os mesmos erros não foram detectados pela vistoria da Ordem dos Farmacêuticos. Os peritos concluíram, a 6 de Agosto, “não se ter verificado qualquer incorrecção por parte dos farmacêuticos, nem qualquer alteração aos procedimentos estabelecidos”"...

Comments:
Ignorância é não saber a diferença entre uma inspecção e uma auditoria.
Má-fé é não sublinhar que ninguém foi condenado por nenhum Tribunal.
 
uuuui que isto vai dar barracada...

e é para aprenderem que ADMINISTRA O FÁRMACO QUEM O PREPAROU!
 
Foi aprovada dia 1 de Outubro a carreira de Tecnico de ambulancia de emergencia, na assembleia da Republica!! A arrogancia e prepotencia perde mais uma batalha...
 
Sou enfermeiro mas acho que o sr está a ser inflamador e doentio (por azar arrasta consigo uma legião de fanáticos): Qual é o propósito deste post ? dizer que os enfermeiors são melhores que os farmaceuticos? Não há nada de construtivo nisto.
 
António Feio---parece anedota, mas não é........
Parece anedota mas não é.
É contada na 1ª pessoa e com algum sentido de humor porque de um humorista se trata, mas poderia ter sido bem mais dramática se não fosse detectado o erro humano a tempo e horas. Senão vejamos. Ou antes... passemos à leitura do caso contado por António Feio que, como todos sabemos, anda a contas com um bichinho malvado que lhe quer causar estragos e que ele quer debelar com muita determinação e força.
"Na semana passada fiz a minha primeira sessão de quimioterapia.
O meu Oncologista receitou-me um medicamento para os enjoos (SOS) que eu muito cautelosamente fui comprar à farmácia. Eram 13h30 e estava eu à porta da Farmácia para aviar a receita. Para espanto meu, percebo que a Farmácia fecha à hora de almoço. Ok. A solução era voltar uma hora mais tarde e assim o fiz.
Quando voltei pouco antes das 14h30 (hora de reabrir) esperei que a porta abrisse. Esperei e continuei a esperar até às 14h45. E lá chegou uma senhora a falar ao telemóvel que devia estar a tratar de um assunto muito importante porque a porta primeiro que abrisse ainda demorou mais uns cinco minutos.
Finalmente consegui entregar a receita à senhora da Farmácia. Confesso que o ar da senhora era no mínimo assustador. A receita (ainda a tenho comigo, assim como o recibo do remédio) tinha escrito METOCLOPRAMIDE.
Paguei e vim-me embora.
Durante esse dia e os seguintes, os tais sintomas de enjoos e náuseas provocados pela quimioterapia deitaram-me completamente abaixo. Fui mesmo obrigado a cancelar os espectáculos que tinha a norte do País.
Na sexta-feira fui ter com o meu oncologista para lhe pedir qualquer coisa que me aliviasse o mal estar. Ele assim o fez e receitou-me um outro remédio que comecei a tomar logo e que rapidamente começou a fazer efeito. No Sábado, Domingo e Segunda, voltei a sentir-me bem.
Hoje fui novamente ao Hospital para fazer a segunda sessão de quimioterapia e, qual não é o meu espanto, quando falava do meu estado de má disposição da semana passada e mostrava os comprimidos que andava a tomar, quando percebi que o remédio que eu andava a tomar para os enjoos não era para os enjoos mas sim para a Diabetes. Em vez do tal METOCLOPRAMIDE, estava a tomar METFORMINA.
A senhora da Farmácia tinha-me, pura e simplesmente, dado um medicamento errado.
Não só passei vários dias a tomar um remédio que não me aliviava, como ainda por cima, me diminuía os níveis de açúcar no sangue!!!
Podia só ter tido um ataque de hipoglicemia.
Este texto é só um desabafo.
Agora saiam da frente que eu vou ali abaixo "TRATAR DA SAÚDE" à senhora da Farmácia. Ou não fosse hoje o DIA MUNDIAL DA SAÚDE (LOL)"
Parece uma "Conversa da Treta" mas foi de verdade! Dá para acreditar? Como é possível existir pessoas com tamanha incapacidade para o bom desempenho das suas funções profissionais? Em lugares como este não é suposto estar alguém de idoneidade comprovada para a função? Assim... não!!!! Sempre ouvi dizer que: - "com a saúde não se brinca"

Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
E a enfermeira espanhola que MATOU um recém-nascido?
 
Nas escolas de enfermagem ensina-se e muito bem, que quem prepara a terapêutica, administra-a e regista-a. É um princípio de segurança.
 
Só eles é que não veêm.... em http://viverenfermagemnanet.blogspot.com/
 
Peço desculpa aos Srs Enfermeiros que afirmam que quem prepara tb administra pois estejam a envergonhar talvez toda uma classe profissional! É pura ignorância querer preparar sabe-se lá como medicação em que são exigidas condições de assépsia entre outras.
Não me parece inteligente referir outros tempos em que a ciência e a medicina eram bem diferentes das de hoje. Não foi por acaso que as coisas mudaram POR TODO O MUNDO!
 
Disse bem, era espanhola... a sra da farmácia pelo que eu percebi era portuguesa...
 
O colega que afirmou o enfermeiro prepara, administra e regista tem toda a razão! Ao falar em preparar não se refere a preparações farmacológicas, mas de medicação,i.e,retirar duma embalagem,frasco,ampola,etc.para seringa ou não e depois ser ele a administrar ao doente, sabendo assim aquilo que está a administrar e não "qualquer coisa" que outro preparou.Assim mandam as boas regras!!
 
Anónimo das 6:28 PM disse...
" Peço desculpa aos Srs Enfermeiros que afirmam que quem prepara tb administra pois estejam a envergonhar talvez toda uma classe profissional! É pura ignorância querer preparar sabe-se lá como medicação em que são exigidas condições de assépsia entre outras."

Caro anónimo das 6:28 PM , se há profissionais que sabem o que é assépsia médica e cirúrgica são os ENFERMEIROS. E num Bloco Operatório essa assépsia cirúrgica é regra,não excepção.Não lhe vou explicar o que faz a(o) enfermeira(o) circulante e a(o) enfermeira(o) instrumentista no BO. Acrescento que , para sua informação , quer o conceito quer os procedimentos de assépsia , são da exclusiva autoria de Florence Nigthingale que , preocupada com os casos de gangrena pós amputação dos MI's, relativa aos soldados feridos em combate e que morriam aos milhares, impôs aos cirurgiões da época sob protesto , os cuidados de assépsia , que "grosso modo" significa - "ausência de putrefacção".
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!