sábado, outubro 24, 2009

"Fuga de Cérebros portugueses"... com os Enfermeiros a encabeçar o artigo...

(Clicar para ampliar)
.
.
... e os Dentistas a recusarem-se a "suplicar trabalho em clínicas verdadeiramente indecentes"! link
.

(Clicar para ampliar)


Comments:
Qual é a relação entre "cerebros" e enfermeiros?? São os cerebros que entram nas faculdades com medias de 13, 14 ou 15?!?!? Assim sendo, meio mundo é "cerebro"...
 
A todos os enfermeiros que não conseguem emprego, ou se o conseguem é a menos de 5 ou 6 euros/hora e precário, agradeçam às escolinhas que vos venderam um diploma que não vos serve para nada e aos vossos paizinhos que o pagaram!
 
Tudo isto acabava se as instituições de ensino superior fossem obrigadas a publicar a taxa de empregabilidade dos cursos que publicitam, bem como, o numero de pessoas que saem dessas instituições e conseguem emprego, elaborando-se para tal um ranking nacional.
 
A fuga de "cérebros" para o exterior origina a que no país só fiquem os desmiolados, que geralmente começam a procurar lugar em cargos de poder!
 
Antes de mais, quero dizer que sou estudante do 1º ano de uma escola superior de enfermagem.
Ainda estou a tentar perceber como é que é possível, numa altura em que há milhares de enfermeiros sem emprego, existirem (muitas) escolas de enfermagem - três delas com 300 vagas - e um um mar de privadas espalhado pelo país. Só não está em enfermagem quem não quer.
Existem no total 20(!) privadas e 21 publicas. Tudo somado dará mais vagas que sei lá o quê.
Não tenho a noção de quantos enfermeiros saem licenciados todos os anos. Imagino que sejam muitos e imagino também que menos de 1/3 deles não arranje emprego nos próximos 3 anos.
Como eu não tenho familiares médicos nem o factor C, preocupa-me bastante esta situação das vagas para o curso de enfermagem. É vê-los a entrar só "porque sim" e porque "a privada de minha casa é já ali ao lado e o papá paga".
 
Sr. Anónimo do primeiro comentário, o termo "cérebros", nesta noticia, não se destina a designar a média com que se entrou ou deixou de entrar no ensino superior (como se isso fosse um factor crucial no empenho e profissionalismo de um enfermeiro). Se reler a noticia retira que "licenciada de 15 valores pela ESEP emigra por falta de emprego".
Diga-se que alguém que termina o curso numa publica, mais precisamente na Escola Superior de Enfermagem do Porto, com média de 15 valores não fica no mesmo saco do os que terminam a licenciatura na privada, com média de 13 ou 14. Não sei se me consegui fazer entender.
 
Conseguiu fazer-se entender, mas pelo que sei (e conheço pessoalmente casos) de quem tira enfermagem na ESEP com notas ate superiores a essas, não sendo assim tão extraordinario alcança-las como quer fazer crer...
 
Pois, este é o país que temos.
Cá dentro os enfermeiros não têm valor, são chulos, só querem é dinheiro, são burros e só servem para tirar os cafés dos senhores doutores. Na Suiça, Bégica, França, Reino Unido, Finlândia, são eles que dirigem os Hospitais, as clínicas e os serviços. São corridos de cá porque não prestam, lá fora são directores que ganham mais que os médicos de lá, e alguns de cá se bem que isso é dificil.
É claro que com esta loucura em abrir mais vagas e mais vagas resulta que relamente existem por ai cada vez mais maus enfermeiros, mas isso não apaga a existência dos bons, dos excelentes profissionais.
O futuro não está cá.
Portugal está velho, decadente, triste e cada vez menos exigente.
É uma país de ratos e não de homens.
O mérito não é valorizado, nem na enfermagem nem em lado nenhum, e isso sim é o mal deste país.
 
Meus amigos e estimados colegas a culpa do estado actual da enfermagem em PORTUGAL,é da nossa OE.Aqui há uns anos atrás o governo de então propunha o aumento de vagas nas universidades de medicina,farmácia e enfermagem.A ordem dos farmaceuticos e dos médicos foi totalmente contra.A ordem dos enfermeiros foi totalmente a favor(falta de inteligência, e de alcance temporal).Abriram-se escolas e universidades para formação de enfermeiros,cujas vagas aumentaram exponencialmente.Com que objectivos, perguntam os mais sagazes de inteligência?Com o unico objectivo de dar mercado de trabalho,aos mestres e doutores que entretanto se formavam dentro da enfermagem.Gente que nunca quis saber da enfermagem e de doentes para nada,mas cujo unico objectivo foi a sua promoção pessoal,massacrando uma classe digna uma classe cheia de valores morais e sociais, mas que há custa destes covardes, e iluminados, oportuno-elitistas da enfermagem, a destruiram nosso país.Os médicos continuam em grande, no pleno emprego e a ditar as leis e obediência dos nossos políticos.Nós continuamos na luta diária pela sobrevivência.Portanto não culpem os valores extrínsecos da nossa classe mas, deponham estes mediocres que nunca foram enfermeiros nem de nome nem de animo,e que são os responsáveis pela falta de oportunidades que existe na nossa querida e amada profissão.
 
CARO FUTURO COLEGA DAS RITA (MENSAGEM DAS 2:57)
Já existe um post sobre o assunto das públicas e das privadas. Já está um pouquinho gasto o assunto não?
VERÁS QUE NO FIM SOMOS TODOS IGUAIS...E CERTAMENTE HÁ ENFERMEIROS E ENFERMEIROS...
Temos mais com que nos preocuparmos...
 
A todos os enfermeiros portugueses em PORTUGAL empregados aqui vai a minha palavra de apreço... continuem assim a lutar pela classe de Enfermagem...
Já vemos resultados... Propostas adiadas e Usurpação de funções,competencias por parte de outras Profissões...
Obrigado... União Europeia por existir e pelas oportunidades que abriu a todos aqueles que querem SER ENFERMEIROS DE VERDADE!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!