sexta-feira, outubro 02, 2009

Negoziati marocchina!


"Médicos querem salários idênticos a juízes e diplomatas" link


"Mal o novo Governo tome posse, os sindicatos dos médicos querem iniciar negociações sobre avaliação de desempenho e remunerações";

"Os sindicatos relembram que a questão das remunerações não interessa só aos médicos, mas também ao País e aos cidadãos."

Comments:
Acho muito bem que cada um receba consoante a formação que tem!
Nós enfermeiros reivindicamos o mesmo, receber em consonacia com a formação!
Só fico a aguardar se TODOS os PORTUGUESES são tratados de igual forma.
Para os mais distraidos (sindicatos incluidos) existe um principio consagrado na Constituição que não deve ser esquecido (parece que no caso dos enfermeiros foi) que é o principio da EQUIDADE.
Trocando por miudos consagra a igualdade entre todos os cidadãos e na minha humilde opinião se deve aplicar tambem ás remunerações auferidas por titulares de formação equivalente.
 
Pois claro: o valor do ordenado dos médicos é directamente proporcional ao nível de saúde dos cidadãos.

Acho que a principal desgraça disto tudo é continuarmos a viver no modelo biomédico...

Para quando a valorização da Enfermagem?

Também queremos ordenados de juízes!
 
"Médicos querem salários idênticos a juízes e diplomatas"...Concordo!...Se o merecem, Porque Não?

Eu e todos os Enfermeiros apenas queremos o vencimento ajustado ao grau académico de licenciado...Isto nem se devia questionar, sou licenciada e tenho o direito de auferir de acordo com isso, como qualquer outro licenciado...Será exigir muito?

PlanetaM
 
Os médicos têm direito a reivindicar o que acham justo muito bem. Mas será que se tira a uns para dar a outros? Se não muito bem que se aumente, se sim caros amigos então há algo de podre no Reino da Dinamarca e no de cá também... Penso que a diferença entre pobres e ricos está a ficar demasiado funda...
 
"E no que toca a salários, os sindicatos são claros: "Não concebemos não ter uma diferenciação idêntica à de outros licenciados da Função Pública. E vamos exigir remunerações equiparadas às dos juízes e diplomatas", disse ao DN Carlos Arroz, dirigente do SIM - Sindicato Independente dos Médicos."

Afinal os nossos amigos e parceiros queixam-se de comparações, mas não conseguem deixar de fazer exactamente o mesmo...

".../... O sindicalista, sublinhando ainda que um médico "não leva menos tempo a formar do que um juiz ou diplomata, por isso não se entende que devam ganhar menos". Assim, defende remuneração idêntica para diferenciação técnica e de vida académica semelhante."

Será que alguém me consegue explicar, no que consiste a diferença relativamente ao que nós Enfermeiros reclamamos como justo na analogia que fazemos com os digníssimos Professores; Técnicos de Serviço Social; Educadores de Infância; etc; etc; etc... e a citação anterior??

"Os sindicatos relembram que a questão das remunerações não interessa só aos médicos, mas também ao País e aos cidadãos. Porque dignificando-se a classe está a contribuir-se para a melhoria da qualidade do serviço prestado ao utente no Serviço Nacional de Saúde."

Já agora apenas mais uma questão... se no parágrafo anterior substituírem médicos por enfermeiros, muda em algo a justiça da frase?

Estou muito desiludido com os nossos representantes... enquanto os dos nossos parceiros já estão a marcar posição, a apatia e inércia dos nossos é clamorosa, tanto quanto nos é dado a saber até ao momento 0 (zero).

Relativamente ao Post anterior da OE, nem comento tamanha idiotice. AJ
 
Eles devem ter o seu aumento, assim como nós enfermeiros também.
Isso não se discute.
Agora de uma coisa tenho a certeza.
Eles vão ter o aumento que pretendem e sem muitas negociações e adiamentos como nós, e os enfermeiros NÃO.
A ver vamos!
 
Agora nós queremos ser pagos como licenciados e com rectroactivos! Não é pedir de mais pois não.... É o Justo!
 
Os enfermeiros devem ganhar como auxiliares de médico porque é isso que na prática são!
 
Caros colegas temos que nos unir e "pensar"/debater um enventual SEI(sindicato dos enfermeiros independentes)!!!!

Para quem quiser e se encontrar com as mesmas vontades fica aqui o contacto : sei@live.com.pt

Mais importante que criar para já seja o que for, o que urge é unirmo-nos e debater-mos ideias( uma vez que estamos abandonados por OE e CNESE)!!!
A união faz a força e é a falar que nos entendemos!!!!!
É aqui que pode começar uma mudança!!!!
SÓ DEPENDE DE NÓS!!!!!!!
 
Caro Doutor Enfermeiro, envio-lhe um link, que peço para divulgar. Pena que em Portugal, ninguem se tenha lembrado de uma coisa parecida. Parece-me um bom destino a dar, por exemplo, ao nosso dinheiro entregue mensalmente na Ordem. DIVULGUE p.f.

http://www.youtube.com/watch?v=hLRDpQ3x7KQ&feature=player_embedded



F.S.
 
Irra que quando eu penso que já li e ouvi tudo o que de mais VERGONHOSO, HIPÓCRITA (mesmo a propósito...) DEMAGÓGICO, eis que sou agraciado com verdadeiros laivos de mediocridade.
Tão filantropos que eles são... Primeiro NÓS, despois eu e por fim a ralé, a sub-espécie, o mal de todos os pecados.
"...o País vai ter de decidir de uma vez por todas o que quer pagar aos seus médicos, cuja formação demora entre 11 a 13 anos..."

O País quê? Preocupar-se com quem?
Meus caros:O PAÍS TEM MAIS DO QUE PENSAR e o bem estar, diria, as mordomias dos médicos NÃO CONSTAM DA JÁ DE SI DESGRAÇADA AGENDA, diria ainda, cadernos de encargos. Era a mesma coisa que dizer: portuguses, quereis o suicídio por desnutrição ou por intoxicação medicamentosa. Porque para deixar de pagar pequenas fortunas para passar a pagar ordenados milionários, das duas três: - ou o povo morre à fome, ou morre por excesso de fármacos/venenos prescritos personalizadamente por uma classe principescamente tratada. DE uma forma ou de outra estamos fudi...os.
Mas o problema nem está tanto no que eles alegam ser justo; o principal problema está nos termos de comparação, ou dito de outra forma, no montante pecuniário auferido pelas classes visadas nos termos de comparação: juízes e diplomatas.
E no entanto sintomático esta tentativa de colagem a duas classes que vivem actualmente verdadeiras "crises de identidade": os diplomatas são o que são, os juízes é o que se vê... só falta mesmo a classe médca se juntar "oficialmente" à pândega para que o ramalhete fique completo.

HAJA VERGONHA NA PU..A DA CARA!!!!
Que grandes ca...ra...melos.
 
É uma falácia dizer-se que todos os licenciados deveriam auferir salários idênticos; mesmo dentro da mesma classe profissional isso não se verifica, pois existe um escalonamento salarial consoante as responsabilidades e competências que se vão adquirindo ao longo do percurso profissional. Não se pode ser ingénuo e dizer que a responsabilidade, competência, complexidade e importância seja equivalente em todas as profissões licenciadas. Por exemplo, penso que um enfermeiro deve ganhar mais do que uma educadora de infância mas penso que este deve ganhar menos que um médico. Quanto à questão em concreto, os médicos que assumem uma posição de preponderância na classe médica, ditada pelo alto nível de desempenho e competência, deverão ser remunerados acima da média referente à sua classe profissional, e se isso significar ganhar mais do que um juiz, que seja. Se decidir bem perante um caso judicial complexo como por exemplo o caso "Casa Pia", por exemplo é uma tarefa de extrema dificuldade e exigência, também o é muitas das decisões que os médicos (ou pelo menos grande parte) tomam todos os dias: e ambas merecem ser (muito) bem pagas. Pensem nas (muitas) decisões que se tem de tomar durante uma grande cirurgia, de bisturi em "riste" e das consequências que daí advêm.
 
E porque não podem/devem os médicos reclamar melhores salarios?Isso incomoda-o assim tanto DE? Os problemas da enfermagem nao aumentam nem diminuem consoante os salarios dos medicos, meta a enfermagem de uma vez por todas como a sua 1a preocupação e deixe de lado essa sua invejazinha, que ja nem os enfermeiros vão nessa cantiga!
 
Comentem tambem a noticia do jornal, temos de começar a falar para fora. Eu já o fiz
 
A diferença entre médicos e diplomatas é que os segundos são mais propensos "a apanhar um tiro", de que os primeiros, embora estes por vezes mereçam que alguém lhes faça o mesmo...pela hipocrisia e incompetencia...ou querem levar o dinheiro e dar a outros o trabalho!!!
 
O caldo na casa do vizinho sabe sempre melhor.
Quem é que os sindicatos dos enfermeiros representam?
O defeito estará só na representação ou também no representado?
Que doenças é que os enfermeiros inventam?
Que contributo é que os enfermeiros dão para a APIFARMA que paga o minuto TSF e outras pubilicidades, tendo os médicos como protagonistas?
Quem é que o socrates preferiu e quem é que escolheu para o ajudar na campanha a distrair o povo com a fantochada da gripe porcina, tipo A?
Tudo isto tem um preço que sindicatos normais não podem pagar.
Vamos lá a ver quem culpa quem...
Os médicos não têm o que têm por via sindical, ok?
 
FALA-SE EM COMPARAÇÕES E AFINS. SÓ QUERO DEIXAR ESTA PERGUNTA NO AR: PARA QUANDO DEIXARMOS DE NOS PREOCUPAR COM OS OUTROS E COMEÇARMOS A ORGANIZAR E DESENVOLVER ACÇÕES DE MÁXIMO IMPACTO NO GOVERNO? OS NOSSOS COLEGAS DE 76 CONSEGUIRAM O QUE CONSEGUIRAM E PORQUE NÃO NÓS, NESTE MOMENTO TÃO PÉSSIMO.
 
Umas pequenas notas de rodapé aos "camaradas" hipocrates e ao outro a seguir,
Refere o primeiro em tom de ponderação filosófica:
"Pensem nas (muitas) decisões que se tem de tomar durante uma grande cirurgia..." (HIPOCRATES:2009)

Meu caro mas que argumentação básica.

Imagine o meu caro o seguinte: imagine o que é durante um desses momentos cirúrgicos o enfermeiro instrumentista não estar de olho bem aberto e pé ligeiro a um pequeno deslize à técnica cirúrgica numa toracotomia exploradora e não ter na mão um clampe vascular ou pinça mosquito para se ver o resultado de uma perfuração da cava ou de outro grande vaso qualquer.
Imagine o que é um enfermeiro ao posicionar um doente com uma prótese total da anca se esquece que o banco está muito baixo e de que o doente é obeso;
Imagine o que é um enfermeiro de anestesia ao administar o metronidazol numa singela apendicectomia se esquece de ver no processo que o doente é alérgico até à própria alergia;
E imagine isto, mais aquilo e aquele outro... IMAGINE!
Complexidade judicial do processo Casa Pia??? Meu Deus...Eu diria antes: a vergonhosa incapacidade manifesta dos juízes tomarem a decisão justa e emergente.
Complexidade judicial? Não meu caro, complexidade judicial foi o caso MADOFF lá do outro lado do oceano. Em Portugal não existem casos de complexidade judicial. Existem outras coisas...

Agora, ao outro que escreve esta enormidade:
"...Os problemas da enfermagem nao aumentam nem diminuem consoante os salarios dos medicos..."

NÃO SÃO SÓ OS PROBLEMAS DOS ENFERMEIROS QUE AUMENTAM MEU CARO; SÃO OS PROBLEMAS DOS PORTUGUESES QUE SE VEÊM AUMENTADOS.
E não é preciso ser-se um génio em matemática (atenção, não confundir com gestões e economias e não sei quê...) para se chegar a essa TRISTE CONCLUSÃO. Se bem se lembra o próprio Presidente da República referiu num dos seus discursos que não tinha a certeza se haveria CABIMENTO ORÇAMENTAL para tal tontaria.
 
Preucupemo-nos com os nossos problemas e chega de voyerismo (tenho dito)...Dr Enfermeiro já cansa...se calhar já não há mais nada para postar e então vive neste fado: ataca médico ou ataca farmaceutico ou ataca...sei lá!
Os nossos problemas são de total e completa exclusividade nossa.
 
Por este andar vamos todos morrer na praia, mas o último suspiro será para os ordenados dos professores, dos médicos, para a vacinação nas farmácias e para os técnicos de ambulâncias.
E se pensássemos nas prioridades para começarmos a sair do pântano em que a enfermagem caíu?
 
Especialmente para o anónimo das 3:07 PM
Não passas de um IGNORANTE. Gostava de saber qual é a tua profissão...?
Na minha opinião é-me indiferente que alguém ganhe um ordenado milionário, contudo é preciso merece-lo.. PRODUTIVIDADE e COMPETENCIA independentemente da profissão. Sabes o que é?
Pelo teu discurso não deves passar de um reles PARASITA.
Não sei se o teu problema é dor de cotovelo, ignorância ou pensar que tens o rei na barriga?
Lamento que simples IGNORANTES participem neste blog com comentários descabidos e ordinários.
VG
 
Caro Hugo Roque:

O seu fundamentalismo cega-o; Eu nunca disse que os enfermeiros não se confrontam com situações complexas. O que é inquestionável a meu ver é que o número e natureza das decisões médicas suplanta na maioria dos casos, em termos de complexidade aquelas com que os enfermeiros têm de lidar todos os dias.
Se um dia o "camarada" tiver de ser submetido a uma toracotomia ou a uma apendicectomia diga-me depois de quem mais se lembrou nos momentos que antecederam a acto cirúrgico: se da enfermeira instrumentista, se da enfermeira circulante ou se do cirurgião.Pois é!
E já agora para o anónimo da 1:46, se é enfermeiro não é digno de o ser, por aquilo que escreveu.
 
O uso de palavrões e linguagem agressiva nestes fóruns só desqualifica a nossa classe. Não somos menos educados q os médicos, portanto temos de agir de acordo...
 
para todos os que falam dos professores/educadores...

tadinhos...voçes serão eternamente uns tristes. os profs/educadores, reclamam, manifestam-se e lá vao conseguindo aos poucos e voçês???? até metem dó...pelintras dum raio.

como disse um bloguista: "acho que uma educadora deveria ganhar menos do que um enfermeiro"...e pk? explique-me pk? lá voltamos nós à mesma situação...vencimento por diferenciação de graus académicos? e pk não ganharmos todos por igual? não seria mais justo?.

ah!!! e já agora sabe qual é o salário de uma educadora de infancia/professor (salário é igual a todos os docentes dos diferentes niveis de ensino)??? ehehehehehe: pré-carreira licenciados: 1236,73€
vivam os profs/educadores.

tadinhos dos enfermeiros...
CONTUNUEM A LAMENTAR-SE.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!