terça-feira, outubro 06, 2009

Razões para o ingresso no Curso de Enfermagem!


- "A Escola fica perto de minha casa..."
- "Os meus pais disseram-me que como Enfermeira é que tinha emprego..."
- "Porque sempre gostei da Saúde..."
- "Salário bom..."
- "Começamos a ganhar dinheiro já no terceiro ano..."
- "Concorri para ver se gosto..."
- "Não era bem isto que queria, mas entrei aqui..."
- "Para fugir à matemática..."
- "Porque concorri com mais uma amiga..."
- "Acho que deve ser interessante... pelo que se vê na televisão e ouço falar..."
- "Era isto ou Engenharia Informática..."

São afirmações verídicas que tiveram lugar numa instituição privada (daquelas onde se extorque dinheiro em troca de pseudo-formação!). Ano após ano, progressivamente, o nível diminui (em todas as dimensões)... e a classe torna-se mais frágil e debilitada.

Comments:
Adorei sua reflexão!!A escola é um assunto frágil e delicado no Brasil, é uma questão histórica, cultural e de má gestão e pobre de políticas públicas!!
Divulgue meu blog: http://enfermagemparaestudantes.blogspot.com/
vou divulgar o seu!!!
 
Olá, boa noite.. as razoes são de facto um pouco parvas, mas qual é o problema de estudar numa escola privada para além do dinheiro que lá se gasta?

Pelo que me apercebi aqui, quem escreveu o post estava a depreciar os alunos que estudam em escolas privadas..

Na minha opinião acho que essa velha máxima de que quem estuda nas privadas tem facilidades e compra o curso ja ficou na praia ha algum tempo...

So por existir uma facilidade na entrada para o ensino superior não significa que o curso seja fácil.. pois na verdade estamos a falar do mesmo curso.. Enfermagem.
 
É engraçado como (apesar de ter ingressado numa instituição pública), todas as razões para ter ido para enfermagem estão aqui presentes (se arrependimento matasse...).
 
Vim para enfermagem...porque sim!
 
Caro "Doutor Enfermeiro"
Todas as motivações para o ingresso no curso de Enfermagem que expôs são comuns a escolas particulares e públicas, é ridículo o seu comentário! Tenho vindo a reparar que as suas pseudo-análise dos temas são mais desabafos do que qualquer outra coisa...
 
Há bons e maus profissionais em toda a parte, em qualquer profissão, quer tenham tirado o curso em escola particular ou pública!! É triste o colega desvalorizar a sua classe!!!
 
Pois bem, depois de ler este post não resisti a deixar o meu comentário, ainda que algo egocêntrico.
Tenho 22 anos, sou Licenciado em Comunicação, área onde já exerci com competência, realizei projectos a nível europeu e concretizei parcerias inter-universitárias com uma equipa multi-disciplinar e multicultural, entre outros. Actualmente estou a cursar um programa de Mestrado/Doutoramento em Educação onde vou desenvolver a tese na área da Comunicação Intercultural.
O mais engraçado é que ao invés de investir emprego nesta área ou em algo do género, fui admitido, no 2º semestre, numa instituição pública de Ensino Superior para cursar a Licenciatura em... Enfermagem.

Razões:

1 - Porque ao concretizar uma área (Comunicação) que muito é do meu agrado, estou extremamente mais consciente que quero concretizar a outra (Enfermagem), que é igualmente do meu agrado.

2 - Dificuldades são encontradas em todas as facetas do Ensino Superior, mas já que tenho a possibilidade de escolher, vou optar pela que quero exercer durane a minha vida laboral.

3 - Há muito tempo a esta parte que me informo como está a Enfermagem, como se processa o seu ensino, como estão as carreiras, como estava o status da absurda proposta dos Sindicatos de Técnicos de Ambulância de EmergÊncia, (falta mesmo à vossa classe, que muito prezo, a massa crítica, a evolução mental e a alteração do estado do individuo que o Ensino Superior, para além dos conhecimentos, permite a quem o frequenta) etc. Com isto quero salientar que se querem um corpo de enfermeiros conscientes, utilizem psicotécnicos realmente eficazes e que sejam critério de indeferimento a candidatura ao curso, já que o filtro das médias não é suficiente. Assim talvez consigamos que o tal corpo de Enfermagem seja coeso, mais inteligente, informado e alerta para com a conjuntura circundante.

4 - Reitero que actualmente estou mais consciente do que quero para a minha vida laboral ainda que, se possível, gostaria de coordenar ambas as disciplinas onde tenho, e irei possuir, valências.

5 - O problema, julgo não estar exclusivamente no número de alunos que ingressam em Enfermagem mas também na má formação enquanto indíviduos autónomos e auto-suficientes do ponto de vista mental. Estas carências seriam facilmente ultrapassadas com psicotécnicos (repito) realmente eficazes.

6 - Por último, vou cursar Enfermagem porque quero trabalhar na área, porque gosto do que conheço até agora, porque quero fazer evoluir, no plano da investigação, a Enfermagem, e porque quero contribuir, se me for permitido, para uma concretizãção a nível nacional da Enfermagem e da classe. E isto espero fazer com trabalho! E para trabalhar tenho de...trabalhar bem durante a Licenciatura, para aprender decentemente.

Ao DE: Meu caro, concordo obviamente com a maioria dos posts que aqui são publicados, contudo, percebo que as comparações com o Reino Unido são frequentes. São necessárias as comparações e bem induzidas mas não devemos menosprezar totalmente as nossas qualidades enquanto portugueses. Esse menosprezar indicia um sinal de provincianismo que permite uma escapatória fácil como é a auto-comiseração.
 
este post é de um extremo estigma e estereotipo desprezável... tenho lido com alguma regularidade os posts, que me parecem credíveis, mas este...
Só quem estudou numa privada pode falar, porque só mandar bocas não serve.
Estudei numa privada, de enfermagem, cujo a fama que tinha, segundo os professores, está bem cotada...
E voltaria Fazer o mesmo...
o senão é apenas o dinheiro que custa, mas isso custa a todos.
 
"O meu sonho era ser actriz em hollywood mas como não tenho dinheiro vim para enfermagem."

Entre outras coisas que oiço todos os dias na minha singela escola
 
Suponho que isso aconteça com vários cursos e em várias escolas por esse país fora. Infelizmente, estas bases sócio-profissionais deveriam ser dadas anteriormente, sendo que o problema não será apenas da Enfermagem. Contudo, considero grave, nas áreas ligadas à Saúde, das quais todos somos "clientes" que a vocação não seja algo ponderado...e com bastante peso!
 
Caro DE, quer mais justificações dados pelos srs futuros enfermeiros este ano numa escola pública lisboeta?! (Dificil de adivinhar qual!)

- "Vim para enfermagem porque é uma profissão nobre e LINDA"

- "Porque gosto de enfermagem" Então e sabe o que é a enfermagem?: "Sim, é uma profissão de solidariedade para com os outros"

- "Vim para enfermagem, porque estamos mais próximos dos doentes" Explique lá isso melhor: "Então os médicos mandam mas nós é que fazemos".

- "Eu sei perfeitamente o que é a enfermagem" Então e é o que?: "Então, é dar injecções e fazer pensos".

- "Eu vim para enfermagem porque sim"

- "Vim para enfermagem porque era a única coisa que dava com os meus exames e a minha média"

- "Então enfermagem é auxiliar o médico"

Etc Etc Etc..
 
Engraçado o rumo que o post levou a nível de comentários. "Os das privadas" vieram logo queixar-se... Eu não concordo nada com o ensino superior particular por uma única razão: se a média é mau factor decisivo para a entrada num determinado curso, a situação económica (geralmente dos pais) é um factor ainda pior; nem toda a gente tem possibilidade de pagar as propinas do ensino privado, pelo que é um factor discriminatório muito... estúpido! Quanto à qualidade do ensino, a única razão para poder ser pior é a velha história do "não se morde a mão que nos dá de comer". Há ainda que contar com o facto da média (que já disse ser mau factor decisivo) dos alunos a frequentar o privado ser por norma inferior aos do público, o que não invalida que existam lá bons alunos, que mais tarde darão origem a bons profissionais, até porque eu conheço alguns.
Também não podiam deixar de aparecer os comentários da "falta de vocação"; atenção que estamos a falar de enfermeiros e não de padres ou freiras! A vocação não é para aqui chamada. Talvez o DE possa fazer um post sobre os critérios de ingresso no ensino superior em países com um sistema melhor que o nosso, como é o caso da França, tanto quanto sei.
 
1º Para mim é obvio que os testes psicotécnicos deviam ser desicivos para ingresar neste curso! Ainda eu nao tinha concorrido e já defendia isso, quanto mais agora que sou enfermeiro há dois anos.

2º Toda a gente tem amigos ou colegas que tiraram o curso numa privada, por isso, toda a gente conhece a realidade quer tenha lá estudado ou nao. Ou seja, nao vale a pena virem para aqui defender as privadas, ok? Já basta o facto de termos de coexistir com elas para martirio da nossa profissao, nao é preciso chamarem-nos de burros ao virem a público dizer que o nível de formaçao é mesmo... Simplesmente abstenham-se de comentar e por favor tenham o bom senso de defender a diminuiçao das vagas para enfermagem e a uniformizaçao do ensino para bem de todos nós!
3º Nao vejo qual é o problema de vir para a nfermagem porque é um profissao linda, porque é uma profissao de solidariedade para com os outros, porque é uma profissao de actuaçao (o médico diagnostica e o enfermeiro CURA!), porque é dar injecçoes e fazer pensos... Deve ser de mim...
 
Meu deus, como podem dar estas justificações sem lógica e não fundamentadas quando perguntam porque é que ingressaram em enfermagem, mas enfim. Eu não fui para enfermagem porque sim! Não pelo salário, não para ser mero ajudante do médico, mas sim para ser prestável aos outros e enriquecer-me como ser humano! Isto sim, é uma razão fundamentada.
 
Tenho imensa pena que tenha uma opinião tão taxativa sobre as escolas de ensino superior privadas. Lembro-me perfeitamente da primeira coisa que ouvi, ainda enquanto caloira, do senhor director da escola.. "aqui, ao contrário do que alguns dizem e pensam, não se compram cursos...pagam qualidade de ensino" .. reconhecendo claro a qualidade de algumas instituições privadas, deixo uma critica aos valores exagerados das mensalidades.
Deixo ainda o meu parecer num outro aspecto. Como referia anteriormente a Catia, penso que actualmente nem no que diz respeito a facilidade de ingresso no curso há grande diferença de uma instituição privada para uma pública.
 
Caro DE. foi com algum espanto que li o seu post, não me parece que uma pessoa que prima pela defesa da sua profissão tenha o direito de discriminar colegas seus apenas porque tiraram o curso numa escola privada.
Deixe-me dizer que tenho a certeza que quem tira o Curso de Enfermagem numa Escola Privada é mesmo porque gosta da profissão, ou acredita que é facil pagar um mensalidade de 400/500 euros? seria bem mais facil tirar um curso cuja média se situa nos 9.5, como matemáticas, etc, do que "doar" dinheiro a essas instituições.
Provavelmente para o DE é melhor ter "Medicos frustrados" a prestar cuidados de Enfermagem do que Enfermerios pseudo-formados numa privada.... até á proxima
 
É curioso que as dez melhores escolas do ensino secundário sejam privadas. Isso é facil de aferir graças aos exames nacionais. Quando existir um exame de acesso à ordem aí é que vamos tirar a teima. De qualquer forma, caro DE, tenha em consideração que existem alunos/pais que preferem o ingresso numa privada que, por exemplo, pagar o ingresso na escola pública da Guarda, quando é residente em Faro. Para terminar partilho a minha opinião que o corpo docente de uma privada está sujeita a uma maior rotatividade e que apostam mais na sua formação.
Cumprimentos. NA
 
É sem dúvida um comentário pouco sensato que parte do principio que todos os ENFERMEIROS ( sim poruqe tb sao enfermeiros os que se formam nas privadas) formados nestas escolas têm por base uma formação deficiente e mediocre, o que nao é verdade.
Eu tirei o curso de base numa escola privada e posso assegurar que os professores que nela ministram as aulas sao bons professores, jovens e com motivação. Nao sao velhos do restelo agarrados a teorias do século passado.
Muitas das vezes compensa mais estudar numa escola privada perto de casa do que ter que se ausentar para longe da familia e dos amigos, o gasto acaba por ser menor (quer a nivel financeiro, bem como psicológico).
Concordo plenamente com o post anterior, mais vale Enfermeiros que fazem o curso porque gostam, do que aqueles que fazem o curso numa escola onde so entram, nao aqueles que ate gostam e querem, mas sim aqueles que nao entram nos cursos de 1ª opção.
Sou da opinião que se faça um acompanhamento rigoroso e que assegure que a formação ministrada em todas as escolas seja de excelência, bem como um controle do número de vagas que se traduza numa formação racional e que nos tire da miséria em que nos encontramos.
 
Eu ficava felicíssimo se os alunos das privadas se disposessem a pagar tamanhas quantias por amor à enfermagem. Se assim fosse isso só significava que tinham todos grande potencial como enfermeiros. Mas a realidade é que essas pessoas pagam esses tais 500/600 por mês porque, e passo a citar:
- "A Escola fica perto de minha casa..."
- "Os meus pais disseram-me que como Enfermeira é que tinha emprego..."
- "Salário bom..."
- "Começamos a ganhar dinheiro já no terceiro ano..."
- "Concorri para ver se gosto..."
- "Não era bem isto que queria, mas entrei aqui..."
- "Para fugir à matemática..."
- "Porque concorri com mais uma amiga..."
- "Acho que deve ser interessante... pelo que se vê na televisão e ouço falar..."
- "Era isto ou Engenharia Informática..."

PS: a parte do "não era bem isto que queria, mas entrei aqui" demonstra um profundo amor pela profissão... Hilariante!
 
Bem, para não dizer que “ os das privadas” vem aqui contradizer o post publicado, salvaguardando as competências e a honestidade dos institutos privados, assumo desde já a frequência na licenciatura em enfermagem na dita “escola privada”.
É na minha opinião que muito boa gente, na perspectiva de alcançar tal profissão, tem como objectivo a estabilidade económica, e mais qualquer coisa… ou talvez não… Ou somos ENFERMEIROS ou somos uma Pessoa com uma licenciatura em enfermagem, e salvaguardando a minha opinião só devem ocupar tal posição quem souber por em prática e desenvolver a ARTE DE ENFERMGEM tal como a sua Ciência desenvolvendo com base nisto as acções independentes, autónomas ou o que lhe queiram chamar, é por isto que devemos lutar: afirmar a ENFERMEGEM e não utilizar como desculpa os filtros das médias, mas eliminar a ignorância e a falta de informação que as pessoas têm. Apostar numa comunicação fácil e competente de forma a tocar em todos os estratos do conhecimento humano, para que consigamos evoluir.
Sinceramente acho desprezível este estereótipo em relação a um assunto que não engloba apenas ENFERMAGEM, e porque não dizer que os engenheiros licenciados nas privadas vão destruir tudo e mais alguma coisa quando entrarem para o mercado de trabalho? Será que também outras áreas são contempladas por vós?
Já agora e os alunos das escolas publicas, sabe de onde eles vem? Ou a maior parte deles? Eu suspeito…. Vem de colégios, em que os pais pagam o colégio mais umas explicações nos horários livres, e claro que depois entram nas escolinhas públicas, com excelentes médias. E isto é justo?
Relativamente à dita “pseudo-formação”, já ouviu falar de Bolonha? Hum!!! Interessa-lhe mais a luta pelos post’s de acordos salariais não é??!!
A licenciatura em Enfermagem não é fácil, assim como acredito que a Profissão de ENFERMAGEM seja ainda mais difícil, por isso, na minha opinião e não querendo ferir susceptibilidades, nem todos os alunos que conseguem terminar a licenciatura poderão ser ENFERMEIROS. Acreditando que evoluímos para uma sociedade em que irá prevalecer a competência, e de nada prevalecera o factor C.
Devemos então lutar por uma causa comum, a afirmação da ENFERMAGEM, e já que lutamos porque faze-lo todos juntos os das escolinhas públicas e privadas, porque o que interessa é que sejamos ENFERMEIROS.
 
Caro S. Dr.Enfemeiro

É com muita pena que me deparo com a sua afirmação, relativamente às instituições superiores privadas (com muita pena mesmo), reforçando que após o término desta mensagem deixo de ser o seguidor atento do teu blog, como era até aos dias de hoje.
CARO COLEGA HELDER, DENOTO EM SI UMA CERTA FRUSTRAÇÃO...:)
 
HELDER OLIVEIRA = IGNORÂNCIA :)
 
Por amor de deus que post mais sem sentido!!! So assim para saber há muitos Enfermeiros formados nas "escolinhas públicas" que quando comparados com "os das privadas" são MUITO MENOS competêntes... talvez porque se calhar foram para Enfermagem por alguma destas razões. Quanto a si caro "Doutor Enfermeiro"
perdeu um admirador...!
 
Não concordo consigo. Desde muito cedo o meu desejo era seguir a carreira de enfermagem. Esforcei-me muito para isso. Quando chegou a altura das candidaturas entrei numa faculdade publica. fazendo contas a vida, apercebi-me que ficaria muito caro pagar a renda alimentação e viagens. Compensava-me muito mais ficar numa escola privada mesmo ao lado de casa. tomei essa opção e ainda hoje não me arrependo.
 
Eu entrei na ESEL este ano como 1ª opção, porque é mesmo isto que quero!

No entanto, sei que entre a minha turma e a outra que tem aulas no mesmo horário que eu, a maior parte entrou porque não conseguiu entrar em Medicina, Farmácia ou Engenharia Biomédica.

É triste, não é?

Vou dar o meu melhor.


Beijinho
 
Caro DE, ponha os olhos no comentario da guida.
Só para dizer mais uma vez que o problema nao é de qualidade de formação, mas sim falta de regulação por de quem devido.
 
Enfim! Não é só na ESEL, pois acontece um pouco por todas as escolas de Enfermagem do país.
 
Ainda existe um certo estigma relativo ás escolas privadas!
Sou estudante de 3º ano de enfermagem numa escola privada e posso dizer, por experiência própria, que exigem mais de nós, alunos, na minha faculdade, do que em certas escolas de enfermagem públicas...
Se queremos que a mentalidade das pessoas evolua, temos de por de parte pensamentos retrogrados como este!

Parabéns pelo Blog!
 
Existem bons e maus profissionais vindos de escolas públicas e escolas privadas... Mas a verdade é que cada vez mais nos deparamos no dia a dia da prestação de cuidados com alunos de enfermagem (n interessa a instituição...pk é igual publicas e privadas) que sabem cada vez menos, que se desinteressam cada vez mais e que qualquer exigênca feita por um enfermeiro orientador na prática é sempre "UM EXAGERO... QUE HORROR, É SUPER EXIGENTE, NINGUÉM SABE TANTA COISA, E COISAS SEM IMPORTÃNCIA", quando às vezes não passam das coisas básicas do dia a dia de quem trabalha e sabe o que está a fazer! Há que mudar as mentalidades da actualidade. a enfermagem é uma profissão difícil! E depois de sairmos da escola e começarmos a trabalhar é que nos apercebemos disso! Por isso, na enfermagem não há lugar para erros, para enganos, pois é a vida das pessoas que está em jogo. e tb não há lugar para descarregar as frustrações de quem não entrou em medicina ou em engenharia biomédica! Os nossos doentes não têm de ser o alvo das nossas frustrações. são pessoas em situação vulnherável e que precisam de um ENFERMEIRO que se dedique a ele e não um frustrado que não se adapte a profissão que "escolheu" em 3ª, 4ª ou 5ª opção! E quem não gostar da enfermagem ou não APRENDER A GOSTAR, o melhor mesmo é não se meter neste meio... porque nunca vai conseguir ser feliz e, pior q isso... nunca vai conseguir desempenhar a Profissão nobre que a enfermagem é. Aqui fica a singela opinião de uma enfermeira há 7 anos, que AMA a sua profissão e que não optaria por outro curso, mesmo sabendo para o que estava guardada...porque ganhei MUITO desde que optei por este caminho, apesar de todos os sacrificios a que estamos obrigados e provações a que somos sujeitos. Boa sorte a todos os alunos, e força a todos os colegas!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!