sábado, outubro 03, 2009

Reacção da Ordem dos Farmacêuticos à acção judicial por parte da Ordem dos Enfermeiros...


"A Ordem dos Farmacêuticos tem vindo a registar as posições públicas assumidas pela Ordem dos Enfermeiros em relação à administração de injectáveis nas farmácias. Como atestam os pareceres técnicos e jurídicos que a Ordem dos Farmacêuticos tem na sua posse, não existe qualquer ilegalidade na prática deste acto por farmacêuticos.
Na defesa intransigente dos interesses dos farmacêuticos e da própria actividade farmacêutica, a Ordem dos Farmacêuticos reafirma a sua convicção em relação às questões levantadas pela Ordem dos Enfermeiros sobre a administração de injectáveis nas farmácias.
Suportada em pareceres técnicos e jurídicos, a OF realça que a administração de injectáveis não é um acto exclusivo de nenhum dos profissionais de saúde. Naturalmente, entende também que a prática deste acto deve estar suportada em formação específica e no aperfeiçoamento desta competência, no entanto não está de todo restrito aos enfermeiros, sendo também uma competência dos médicos, por exemplo.O argumento de que esta prática não está incluída no Acto Farmacêutico não justifica a impossibilidade destes profissionais o executarem, uma vez que o Acto Farmacêutico diz apenas respeito a competências exclusivas dos farmacêuticos." link
.
Eu ainda não vi pareceres técnicos ou jurídicos alguns. Se forem iguais aqueles que a Ordem dos Farmacêuticos produz em menos de 24 horas, como no caso da "Farmácia do Santa Maria", então nem há caldo para entornar.
De acordo com a argumentação da OF, pode deduzir-se que a Saúde é uma anarquia completa, não havendo respeito algum pelas competências específicas de outras classes profissionais (mesmo as inerentes à respectiva formação e treino), pois como em Portugal não está legislado o Acto Médico nem o de Enfermagem, predomina a chico-esperteza, podendo qualquer um dar azo à sua habilidade...
Quanto ao Acto Farmacêutico que, segundo a OF, "diz apenas respeito a competências exclusivas dos farmacêuticos", tal não passa de uma rabugenta história de amor. Parte das competências lá descritas são partilhadas por vários profissionais de saúde, incluindo Enfermeiros, Médicos, Veterinários, Técnicos disto e daquilo e até "donas de casa"...

Comments:
Urge legislar o acto de enfermagem.
 
António Feio---parece anedota, mas não é........
Parece anedota mas não é.
É contada na 1ª pessoa e com algum sentido de humor porque de um humorista se trata, mas poderia ter sido bem mais dramática se não fosse detectado o erro humano a tempo e horas. Senão vejamos. Ou antes... passemos à leitura do caso contado por António Feio que, como todos sabemos, anda a contas com um bichinho malvado que lhe quer causar estragos e que ele quer debelar com muita determinação e força.
"Na semana passada fiz a minha primeira sessão de quimioterapia.
O meu Oncologista receitou-me um medicamento para os enjoos (SOS) que eu muito cautelosamente fui comprar à farmácia. Eram 13h30 e estava eu à porta da Farmácia para aviar a receita. Para espanto meu, percebo que a Farmácia fecha à hora de almoço. Ok. A solução era voltar uma hora mais tarde e assim o fiz.
Quando voltei pouco antes das 14h30 (hora de reabrir) esperei que a porta abrisse. Esperei e continuei a esperar até às 14h45. E lá chegou uma senhora a falar ao telemóvel que devia estar a tratar de um assunto muito importante porque a porta primeiro que abrisse ainda demorou mais uns cinco minutos.
Finalmente consegui entregar a receita à senhora da Farmácia. Confesso que o ar da senhora era no mínimo assustador. A receita (ainda a tenho comigo, assim como o recibo do remédio) tinha escrito METOCLOPRAMIDE.
Paguei e vim-me embora.
Durante esse dia e os seguintes, os tais sintomas de enjoos e náuseas provocados pela quimioterapia deitaram-me completamente abaixo. Fui mesmo obrigado a cancelar os espectáculos que tinha a norte do País.
Na sexta-feira fui ter com o meu oncologista para lhe pedir qualquer coisa que me aliviasse o mal estar. Ele assim o fez e receitou-me um outro remédio que comecei a tomar logo e que rapidamente começou a fazer efeito. No Sábado, Domingo e Segunda, voltei a sentir-me bem.
Hoje fui novamente ao Hospital para fazer a segunda sessão de quimioterapia e, qual não é o meu espanto, quando falava do meu estado de má disposição da semana passada e mostrava os comprimidos que andava a tomar, quando percebi que o remédio que eu andava a tomar para os enjoos não era para os enjoos mas sim para a Diabetes. Em vez do tal METOCLOPRAMIDE, estava a tomar METFORMINA.
A senhora da Farmácia tinha-me, pura e simplesmente, dado um medicamento errado.
Não só passei vários dias a tomar um remédio que não me aliviava, como ainda por cima, me diminuía os níveis de açúcar no sangue!!!
Podia só ter tido um ataque de hipoglicemia.
Este texto é só um desabafo.
Agora saiam da frente que eu vou ali abaixo "TRATAR DA SAÚDE" à senhora da Farmácia. Ou não fosse hoje o DIA MUNDIAL DA SAÚDE (LOL)"
Parece uma "Conversa da Treta" mas foi de verdade! Dá para acreditar? Como é possível existir pessoas com tamanha incapacidade para o bom desempenho das suas funções profissionais? Em lugares como este não é suposto estar alguém de idoneidade comprovada para a função? Assim... não!!!! Sempre ouvi dizer que: - "com a saúde não se brinca"

Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
4 mil e tal horas?!?! Não me digam que sao assim tao lerdos, que precisam de 4 mil horas para aprender um acto, que em meia duzia se aprende??Ah, ok, essas 4mil e tal horas incluem tambem limpar rabos, dar comida a acamados, mudar soros, e com um jeitinho, introdução a fazer camas...

Ja agora, SAV?!?!?! Quantas escolas de enfermagem ensinam SAV no curso aos seus alunos??
 
para o anónimo das 2:05
"Ah, ok, essas 4mil e tal horas incluem tambem limpar rabos, dar comida a acamados, mudar soros, e com um jeitinho, introdução a fazer camas..."
Lamento que o sr. tenha rabo, e espero nunca necessitar que o alimentem no leito. Lamento também que existam pessoas como o sr(a) que pensem desta forma. Sabia que conheço alguém que fez duas vacinas numa certa farmácia, e que foram administradas pelo farmacêutico e que deveriam ser administradas com um intervalo ´mínimo de 3 semanas?
Pois é mas se não fosse o alerta atento de um enfermeiro essa pessoa provavelmente hoje não estaria entre nós.
Aprenda a ter respeito pelos profissionais de enfermagem, esses profissionais não cuidam de acamados, cuidam de gente, e olham para o doente de uma forma global. Por isso a alimentação a higiene e o conforto dos doentes são actos de enfermagem importantes como todos os outros.
Espero que colha aquilo que acabou de escrever e que um dia sinta na pele a importÂncia destes actos que o senhor menospreza.
Não sou enfermeiro, mas tenho um profundo reconhecimento por essa classe e só mesmo no nosso país é que existem atrasados a pensar desta forma. Gente burra!!!
 
E CONTINUAM OS TAE - TÉCNICOS ASPIRANTES A ENFERMEIROS A VIR PARA ESTE BLOG MANDAR BOCAS TÃO ESTÚPIDAS COMO A IDEIA DE SEREM PARAMÉDICOS..
 
Sr Anónimo, não se preocupe com a nossa formação (Enfermagem) porque na mesma está incluída o SAV e já agora se não sabe eu posso-lhe dizer que a classe de enfermagem prima pela actualização de conhecimentos paga dos nossos bolsos, isto é -faço-me entender- sem patrocínios!!!
 
respondendo ali ao anónimo das 2:05 k deve ser farmacêutico ou assim, se os enfermeiros têm cuidados tão desprestigiantes como os meciona, então certamente não me levará a mal, por eu desprestigiar a sua importante formação, quando 90% do tempo em k passa a exercer a sua profissão, os técnicos de fármacia o fazem igualmente bem e não têm curso superior!!!! E na maioria das vezes, não se poêm a inventar a vender isto ou aquilo aos incautos que ainda confiam nos senhores da farmácia, em vez de os encaminhar devidamente para o Serviço de Saúde (com enfermeiros) mais próximo! Haja paciência!
 
E O ACTO DE ENFERMAGEM NÃO SERÁ TAMBÉM UMA ENORME FÁBULA !!!
 
Alias a vossa própria carreira é uma enorme fábula...

Acabem com o corporativismo na vossa classe e vão começar a ganhar muitos mais...
 
Ao anónimo das 2:05 PM, apenas digo que a sua linguagem de desdenho reflecte muito bem quem é...., ou seja um bronco, concerteza farmacêutico.
Quantas vezes já fui a uma farmácia e constatei que um simples paracetamol que existe em tantas associações e genéricos, é vendido a "torto e a direito" sem quaisquer aconselhamentos sobre possíveis interacções e toxicidade.
Os farmacêuticos que tanto se insurgiram contra a venda de medicamentos nos hipermercados, sem supervisão dos mesmos, mostra apenas que querem dominar tudo,utilizando como desculpa a pouca formação dos tecnicos de parafarmácia. A falta de formação desses técnicos até compreendo que justifique a supervisão, contudo quando observamos que numa farmacia ocorrem desleixos semelhantes, mostra apenas que tudo o que interessa é que haja dinheiro a entrar.
Quanto aos enfermeiros que apenas limpam rabos, como disse, não se esqueça que um dia poderá estar numa cama em que não está acompanhado pelo médico, e que o único que lhe pode valer é o enfermeiro.
Felizmente para si a formação base do enfermeiro evoluiu grandemente.Hoje em dia, não se limita unicamente a cumprir as ordens do sr doutor médico, pelo contrário, interpreta e as contrapoem, se assim se justificar. Estes argumentos não significam que os enfermeiros se queiram "armar" em médicos, não, apenas adquiriram conhecimentos de base e outros decorrentes da auto-formação, que incomoda muito boa gente que gosta de ter "suburdinados" ignorantes.
Lamento que por vezes a imagem do enfermeiro que passa para fora (sociedade), seja muitas vezes a do enfermeiro que não tem conhecimentos e autonomia, limitando-se a cumprir ordens do médico sem compreender a razão de tal procedimento ou decisão.
Os enfermeiros apenas estão a defender um acto que lhe é dos mais básicos e no qual tem bastante experiência e conhecimento.
Quanto ao SAV, quer o mesmo faça parte ou não do programa curricular das escolas, apenas lhe digo que muitos alunos tiram o mesmo por sua própria autonomia,nem que para isso tenham de desenbolsar um dinheiro extra.
 
Ao anónimo das 2:05 PM, apenas digo que a sua linguagem de desdenho reflecte muito bem quem é...., ou seja um bronco, concerteza farmacêutico.
Quantas vezes já fui a uma farmácia e constatei que um simples paracetamol que existe em tantas associações e genéricos, é vendido a "torto e a direito" sem quaisquer aconselhamentos sobre possíveis interacções e toxicidade.
Os farmacêuticos que tanto se insurgiram contra a venda de medicamentos nos hipermercados, sem supervisão dos mesmos, mostra apenas que querem dominar tudo,utilizando como desculpa a pouca formação dos tecnicos de parafarmácia. A falta de formação desses técnicos até compreendo que justifique a supervisão, contudo quando observamos que numa farmacia ocorrem desleixos semelhantes, mostra apenas que tudo o que interessa é que haja dinheiro a entrar.
Quanto aos enfermeiros que apenas limpam rabos, como disse, não se esqueça que um dia poderá estar numa cama em que não está acompanhado pelo médico, e que o único que lhe pode valer é o enfermeiro.
Felizmente para si a formação base do enfermeiro evoluiu grandemente.Hoje em dia, não se limita unicamente a cumprir as ordens do sr doutor médico, pelo contrário, interpreta e as contrapoem, se assim se justificar. Estes argumentos não significam que os enfermeiros se queiram "armar" em médicos, não, apenas adquiriram conhecimentos de base e outros decorrentes da auto-formação, que incomoda muito boa gente que gosta de ter "suburdinados" ignorantes.
Lamento que por vezes a imagem do enfermeiro que passa para fora (sociedade), seja muitas vezes a do enfermeiro que não tem conhecimentos e autonomia, limitando-se a cumprir ordens do médico sem compreender a razão de tal procedimento ou decisão.
Os enfermeiros apenas estão a defender um acto que lhe é dos mais básicos e no qual tem bastante experiência e conhecimento.
Quanto ao SAV, quer o mesmo faça parte ou não do programa curricular das escolas, apenas lhe digo que muitos alunos tiram o mesmo por sua própria autonomia,nem que para isso tenham de desenbolsar um dinheiro extra.
 
Compreendo a revolta dos enfermeiros neste aspecto, até porque pessoalmente prefiro ser vacinada por um enfermeiro, num centro de saúde, do que numa farmácia. No entanto, como jurista, não posso deixar de notar que, não estando legislado o acto de enfermagem, a competência não é exclusiva da classe médica ou de enfermagem, a não ser que se trate de um costume jurídico. Por outro lado, penso que posts como o de acima, a levantar apenas por levantar, denigrem este blog e a classe da enfermagem, que certamente não se revêem em suspeitas e acusações.
 
Quero dizer aos srs. enfermeiros que actualmente os ténicos de farmácia também já são licenciados...eh,eh,eh...ou pensam que só vocês é que são bons!
 
É verdade que já são licenciados mas de certeza que não têm uma Carreira como a nossa. Tanto é, que a vossa carreira começou a crescer a poucos anos e actualmente é que são reconhecidos!
É obstante referenciar que a técnica das IM sempre foram dos profissionais de saúde, infelizmente técnicas que nasceram connosco e foram desenvolvidas por nós estejam a ser cobiçadas por meras classes que estão a surgir actualmente.
O enfermeiro(a) sempre praticou e aplicou estas técnicas e infelizmente temos o Ministério que temos que acaba por deixar que outros "técnicos" desempenham as mesmas funções do que nós!
Senhores farmacêuticos, querem ser enfermeiros??? Regressem a universidade e podem ingressar no Curso de Enfermagem e após isso aplicarem as técnicas que são nossas, e que estão descritas nos livros com muitas décadas! Eu sou enfermeiro e não quero ser farmacêutico, por isso não se "infiltrem" nas nossas técnicas.
PS: Não tenho vergonha de prestar Cuidados ao doente, tenho orgulho, porque ao aplicar estes cuidados é que observo alterações da pele, como úlceras, feridas. Somos nós que entrámos no "intimo" do doente e é o doente que nos agradece todos os dias por haver alguém que lhe dê banho. Só espero que o Senhor nunca caia numa cama e que precise desses cuidados, porque só ai é que vai dar valor ao nosso trabalho!
 
Não confunda dar valor ao trabalho do enfermeiro, com sobrevalorizar esse mesmo trabalho. O vosso problema e esse mesmo, não vos chega serem valorizados. Querem ser muito mais do que na verdade são, querem ser vistos de uma forma, que pelo trabalho (importante) que desempenham nunca serão... Nunca aqui ninguém veio dizer que os enfermeiros não são importantes, eu pelo menos nunca o disse. Agora recuso-me isso sim, a sobrevalorizar a enfermagem, como se fossem possuidores de conhecimentos tecnicos e cientificos não alcançaveis por outros profissionais, porque isso simplesmente não é verdade!
 
Ninguém quer sobrevalorizar, simplesmente não admito que outros técnicos de saúde venham a adquirir formação e desempenhar técnicas que não são da vossa competência. Todos nós desempenhámos um papel fundamental na sociedade, uns mais do que outros, mas como profissionais de saúde, nós temos como papel principal o de defender o utente!
E com certeza, será o utente a escolher quem prefere que lhe administre uma IM! Um farmacêutico ou um enfermeiro? Eles próprios farão a escolha! Aí veremos...
Todos nós temos os conhecimentos técnicos e científicos, mas deixe passar a expressão: "cada macaco no seu galho"! Por isso mesmo continuo a dizer, nós temos valor, nós somos reconhecidos, não pela sociedade mas quem está numa cama é que o reconhece.
 
Vou esperar para ver o resultado prático da queixa.
Faz lembrar o caso daquele cornupto que chegou à cama e encontrou o lugar ocupado.
Para ver se ao menos reagia a mulher, farta de gozar desafiou:
então não lutas pela tua honra?
Ao que o bichano respondeu: já lhe fiz xxxixxxi nos sapatos.
 
Estou de "boca aberta" ou não!!!!

Hoje, na farmacia ca da terra, foi administrado um injetavel a um cliente. Iniciou um quandro de reacção anafilatica... "ok isso já passa, ja pode ir embora, nao é necessário mais nada..." Já dentro do carro, ligam para o 112!!!

E esta!!!

Cumprimentos
 
Ãhaha. Queria não é?
 
Sou enfermeira e não pretendo ser mais ou menos que isso, mas julgo que existem pessoas que não tem noção do que "damos" de nós quando estamos a trabalhar. Não trabalhamos com coisas, mas sim com pessoas, que estão doentes, carentes de cuidados e de afectos (pois muitas vezes a familia não quer saber!) e que apenas estamos a reinvidicar o que deve ser nosso de direito - sermos reconhecidos como licenciados, não apenas de nome mas também ao nível remuneratório.
Não me considero mais ou menos importante que ninguém - mas tenho noção que o meu trabalho é MUITO importante, desgastante e por vezes desmotivante pela reação que muitas veses as pessoas tem connosco... Cuidamos de gente, mas as pessoas esquecem-se que também SOMOS gente...
Se o meu curso fosse um bacharel - recebia como tal e tudo bem, foi o que escolhi!
Mas, não escolhi ser licenciada, não era uma opcção, logo deve ser paga como tal, nem mais nem menos...
Em relação a competências, todos temos as nossas, não entendo porque nos atropelamos com comentários e atitudes palermas (como já li neste blog, ex: anónimo das 2:05), a esse senhor apenas lhe digo, reze para que um dia não esteja numa cama de um hospital, a necessitar de tanta coisa e de tantos cuidados... e vai precisar tanto desses "lerdos" , como o senhor referiu... Acabo por ter pena de si, é um pobre de espirito...
Aos enfermeiro, meus colegas apenas digo que tenho um enorme respeito pelo que fazemos diariamente pelos outros e compreendo a frustação de cada um - apelo que nos unámos pela nossa profissão... Nós sabemos o que SOMOS e que FAZEMOS e a IMPORTÂNCIA que temos, vamos mostrá-lo ao nosso País...
 
Eu quero seguir Ciencias Farmaceuticas (acabei agora o 12 ano), mas uma das minhas segundas opções é Enfermagem, curso pelo qual tenho imenso respeito. Espero gostar de Ciencias Farmaceuticas e nao me arrepender nao ter ido para enf.
So tenho realmente pena que muitos enfermeiros desempenhem funções para as quais nao andaram a estudar quase 20 anos!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!