terça-feira, outubro 06, 2009


"With a government review, increased autonomy, advanced roles and working time laws contributing to nurses taking on junior doctors’ tasks, Clare Lomas looks at how the boundaries between the professions have become blurred." link

Comments:
As noticias que voçê coloca aqui (todas de um pais com um SNS pior que o nosso ...)contradizem tudo o que defende com o blog "A melhor profissão do mundo: Enfermagem. O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois orgulhosamente existe um título que nos define e torna únicos: "Enfermeiro"." . O enfermeiro é assim gosta tanto da sua profissão que se quer tornar noutra .... nem que seja roubando habilitações de outras classes, mas claro está sempre ripostando se alguém tenta ficar com as suas ...
 
Eu ia dizer algo ... mas ficou tudo dito no último post
Ficar com atribuições dos outros MIAM MIAM que bo, isso queremos
TAE, auxiliares, farmacêuticos a administrarem injectáveis ISSO NÂO não são capazes, é usurpar funções etc
Então em que ficamos (a coerência é uma coisa muito bonita)
 
Vozes de burro nao chegam aos céus, já dizia a minha avó. As profissões tendem a desenvolver-se e a mudar, os indivíduos adquirem novas competências para lidar com as novas realidades, se isso se provar melhor para as pessoas. Paralelamente, a realidade (na cabeça de alguns) é a de não existirem equipas multidisciplinares mas sim um Sr Licenciado em Medicina que manda e o resto é paisagem, sendo esse o grupo de profissionais que está a "minar" o nosso SNS, olhando mais aos interesses pessoais que aos dos doentes, com pouquissimo conhecimento de gestão e gerando prejuízos de milhões. Dessa forma, os outros grupos profissionais(com iguais conhecimentos de gestao, uns mais outros menos) transformam-se para atender algumas necessidades sentidas pela população e incorporam outros conhecimentos, diferentes, mas igualmente validos para servir a população. Assim, no Reino Unido, que vai IMENSOS ANOS À NOSSA FRENTE, decide-se assim dar uma oportunidade aos outros grupos para que assumam a gestão, já que foi PROVADO e é SUPORTADO PELO PRÓPRIO GOVERNO que com os médicos não se foi a lado nenhum. Conclusão, se vamos mudar, tentemos que seja para melhor. Agora se mudamos para um conjunto de profissionais que com pouquissima formação (de 20 horas e outros de alguns meses)querem administrar vacinas ou fazer pré-hospitalar, em vez de um grupo profissional com CONHECIMENTO SÓLIDO que leva anos a adquirir e imensos EFECTIVOS NO DESEMPREGO QUE PODEM SER APROVEITADOS, para quê mudar? deixem uma pessoa fazer uma anafilaxia numa farmacia e que isso venha a publico, depois ficamos a saber como é....
 
Ainda acrescento, o Anónimo da 1:39pm, diz que as noticias sao todas de um SNS pior que o nosso... Ora como esse SNS vai anos luz à nossa frente em conhecimento, talvez devamos olhar para trás e ver que esse SNS inglês que agora é péssimo, há uns anos atrás se calhar era como o nosso.
Como evoluiu com médicos encarregues da gestão, chegaram finalmente â conclusão que afinal essa não foi a melhor escolha. Com o devido atraso, talvez daqui a uns anos se sinta a mesma tendência em Portugal.
 
Lá vem a treta do costume:"anafilaxia numa farmácia".E se for anafilaxia num dos inúmeros centros de saúde ou suas extensões, que nem condições tem para colocar um penso rápido, como é que é? É fácil, liga 112!
 
centros de saúde com carros de urgência podem ser poucos, farmacias....erhgggg... ah pois, são zero! :p
 
Trabalho no Reino Unido, num dos hospitais mais conceituados do mundo na sua especialidade, e, acreditem ou nao, a qualidade dos cuidados de enfermagem nao é assim tao boa quanto se poderia pensar. Nem os médicos sao assim tao bons... Fiquei bastante desiludido quando cá comecei a trabalhar. Na verdade, existem outros hospitais tao bons como este em muitos sitios, mas, a diferença reside no facto de este hospital ter um departamento de marketing que se dedica à comunicaçao entre a imprensa e a instituiçao e em poucos anos criaram entre os jonalistas a ideia de que este hospital é - passo a expressao - a "NASA" :D. Hoje em dia até marketing usam, vejam lá. Aqui, o enfermeiros com curso base sao muito mal preparados em relaçao aos enfermeiros portugueses: sao auxiliares autenticos (nem sequer estao habilitados a administrar medicaçao oral, quanto mais IV ou colocar uma sonda nasogástrica, ou puncionar ou seja o que fôr!!!). É durante a vida profissional que eles vao adquirindo competencias em formaçoes que fazem e que sao facultativas. E diga-se de passagem, eles nao sao muito dados a evoluir (adquirir competências) primeiro porque sao um povo com um mentalidade muito conservadora e segundo porque evoluir significa assumir responsabilidades acrecidas!
O reverso da medalha é a quantidade de dinheiro disponivel para a formaçao. Quem nao fôr "conservador", tem, no National Health System, a oportunidade de evoluir e muito, fazer cursos de tudo e mais alguma coisa, inteiramente comparticipados e com a possibilidade de recompensa salarial pelas competencias atingidas. Mas nao pensem que aqui todos os enfermeiros podem prescrever, etc. Só os que tem ambiçao! Aqui há muita coisa de bom, mas há também muito de mau! nao é um exemplo a seguir cegamente. Felizmente que começam a haver muitos portugueses a chegar cá (nos hospitais de Londres somos 130) e alguns até com mais de 10 anos de experiÊncia em serviços de referência. Pode ser venham cá ensinar alguma a estes gajos... porque da nossa parte temos pouco aprender com eles.
Parabéns pelo blog
 
"Ora como esse SNS vai anos luz à nossa frente em conhecimento" ... que eu saiba um SNS é fundamentalmente uma estrutura organizacional, de fácil acesso universal ... desprovida de conhecimento ... esse reservado aos profissionais » acha os portugueses piores que os ingleses ? nomeadamente os enfermeiros ?
 
"Sr Licenciado em Medicina que manda e o resto é paisagem, sendo esse o grupo de profissionais que está a "minar" o nosso SNS, olhando mais aos interesses pessoais que aos dos doentes"

"os outros grupos profissionais(com iguais conhecimentos de gestao, uns mais outros menos) transformam-se para atender algumas necessidades"

acho que vi disto ... foi nos TRANSFORMERS ... ai bem que há enfermeiros que se transformam ... já os médicos-bomba (os que minam)é que lixam isto tudo

Tenha juizo e reflicta um pouco nas asneiras que diz
 
ehehe os enfermeiros são bem bons, segundo o colega que esta em inglaterra, os portugueses até são bem melhores. Quanto ao dito SNS,é claro que é diferente do inglês, cada um se adapta à realidade do País. A diferença é a tacanhez dos profissionais portugueses, e do lobbie bem instalado dos médicos no sns.tudo é feito para eles, em função deles e não na objectiva dos doentes. assim foi em inglaterra, ate que viram que a gestão dirigida pelos e para os médicos não beneficiava esse sistema de saúde (a serio?? ihhh que bronca!)
agora srs clinicos, vamos la ver uma coisa: ninguem vos quer tirar competências, se voces souberem as vossas optimo, porque nos sabemos as nossas ha muito tempo. agora que não aconteçam duas coisas: nem mandem pra cima de nós o que acham que "não é trabalho de prestigio para os medicos" nem deixem de fazer o que devem como devem, obrigando por vezes as outras profissoes intervir no absoluto interesse dos DOENTES!.
sim, porque não é pelo prestígio, pelo dinheiro ou pelas competências, diz que é mesmo pelos DOENTES! É, porque caso ainda não tenham reparado, SE NÃO HOUVESSE DOENTES NÃO HAVIA PROFISSÃO PARA NINGUÉM.

Porque infelizmente, os filmes que eu vejo mais vezes passar são do tipo "HÁ LODO NO CAIS" e "There's something WRONG about Mary's PRESCRIPTION". :(
 
Concordo que os Enfermeiros podiam fazer muito mais do que aquilo que presentemente fazem. Mas isso não significa incorporarem competências de outros profissionais mas antes explorarem de forma devida aquilo que é a sua área de intervenção.
Infelizmente muitos Enfermeiros projectam a evolução da sua profissão na aquisição de competências médicas, a maioria delas bastante básicas.Isto demonstra que para eles o potencial de evolução da Enfermagem está esgotado.
Lamento porém que continuem a colocar na classe médica a génese de todos os problemas da vossa profissão: uma classe profissional madura e sólida apresenta mecanismos próprios de resistência a estas mesmas supostas influências nefastas. Se a Enfermagem é assim tão prejudicada pela classe médica, talvez isso seja sintomático da debilidade que a Enfermagem apresenta.
Cabe a vocês, enfermeiros, mudar esta situação, encontrando o vosso espaço próprio que vos defina e distinga (como muitos dizem o problema da Enfermagem é a visibilidade) e não tentando serem aparentados com uma outra classe profissional ou confundidos com esta. O vosso trabalho terá de ser contrário ao título do post, que é o de construir fronteiras que vos demarquem das outras profissões mas ao mesmo tempo que sejam suficientemente permeáveis possibilitando o contacto e a partilha entre elas.

Ao vosso dispor
 
Caro anónimo 1:39, provávelmente é algum estudantezito de medicina!!! Ou seja futuro médico porque até nas faculdades os Sr.s Médicos são corporativistas porque qualquer... estudantezito termina o curso.
 
Quando se fala em evolução na carreira de enfermagem em países estrangeiros ou assumir funções médicas estamos a falar simplesmente de funções que os enfermeiros portugueses sempre fizeram, mas que noutros países são assumidas por médicos: administrar medicaçao oral ou IV, colher sangue, colocar uma SNG, puncionar, etc... como alguém dizia, lá fora os enfermeiros são quase auxiliares.

O que é perigoso é usar estes artigos para exemplificar que os enfermeiros estão a retirar funções médicas e com isso idealizar que essas funções são as clínicas ou de prescrição... Grande engano! São apenas os meros actos técnicos rotineiros!
 
O que os enfermeiros fazem não é dizer bem da sua profissão, mas sim dizer mal das outras.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!