sábado, novembro 28, 2009

II Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem e Assembleia Geral Extraordinária da OE (circo)!


Teve lugar, na passada segunda e terça-feira (23 e 24/11), a II Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem (CE) da OE. A Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) da OE decorreu no fim do primeiro dia da Conferência (18h - para aprovação do Regulamento Eleitoral e do Regulamento de Inscrição e Atribuição de Título de Enfermeiro), com o objectivo claro de juntar o maior número de membros possível.
.
Por motivos profissionais, não pude estar presente da forma que eu desejaria, mas fiz questão de comparecer nos momentos certos.
O circo, esse, este sempre em grande nível. A AGE foi participada, no seu auge, por 106 membros, a maioria, representantes dos vários membros dos órgãos da própria OE. Os Enfermeiros teimam em não se fazer representar nestes eventos.
.
O Norte esteve em grande ênfase ao apresentar duas propostas - demasiado evidentes - em termos de benefícios para a transparência da OE (Enf. Germano Couto - SRNOE: inclusão nominal do candidato a Bastonário nos boletins de voto e recolha única dos respectivos boletins enviados por correio, que seriam retidos no apartado até ao último dia, altura em que seriam levantados e contados de uma só vez, respectivamente - Enf. José
Azevedo - SE).
Apesar de objectivamente salutares… foram contestadas! Num autêntico bad show, os votos foram contados e recontados (O Enf. Sérgio Deodato colocou em causa a votação), culminando em dois empates técnicos (qual a probabilidade de acontecer isto duas vezes consecutivas?).
Quem votou contra? Todo o Conselho Directivo da OE (imaginem só!!!), excepto o Enf. Élvio Jesus, Enf. Germano Couto e Enf. Rogério Gonçalves. O resto demonstra bem a cegueira e falta de visão predominante de certos membros da OE!
Desde logo gerou-se uma confusão e mal-estar inacreditável, culminando com o voto de qualidade da Presidente da Mesa da AG, Enf. Sara Alves de Brito, que desempatou (mesmo contra a sua vontade) antes que das palavras brotasse a acção... É demasiado translúcido: há quem queira uma Ordem dinâmica, outros… não.
.
Resultado final: a Proposta de Regulamento Eleitoral da Ordem dos Enfermeiros foi aprovada com alterações. A Proposta de Alteração do Regulamento de Inscrição, Atribuição de Título e Emissão de Cédula Profissional foi aprovada sem alterações.
.
A Conferência. O evento em si foi "interessantíssimo". Começo já por ressalvar o esforço que alguns Enfermeiros presentes (na plateia e oradores), pelo trabalho desenvolvido. Outros não.
Vi por lá muitas caras conhecidas: Enf. Maria Augusta de Sousa (Bastonária), Enf. Lucília Nunes (Presidente do CE), Enf. Manuel Oliveira (Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Centro), Enf. Sérgio Deodato (Presidente do Conselho Jurisdiscional), Enf. Germano Couto (Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Norte), Enf. Élvio Jesus (Presidente do Conselho Directivo Regional da Região Autónoma da Madeira), Enf. Teresa Oliveira Marçal (Vice‐presidente do Conselho Directivo), Enf. Jacinto Oliveira (Vice-Presidente do Conselho Directivo), Enf. Margarida Rego Pereira (Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores) Enf. Carminda Morais (Secretária do Conselho Directivo) Enf. Juan Carvalho (Presidente do Sindicato dos Enfermeiros na Madeira), várias chefias de reputadas instituições, Professores, etc.
Esta "Conferência", organizada pelo Conselho de Enfermagem (Presidente - Enf. Lucília Nunes), foi, sem ferir susceptibilidades, tosca.
Sem uma orientação, uma linha condutora, um propósito. Foram convidados alguns colegas bem-intencionados e colou-se - a cuspo - as suas prelecções aqui e acolá.
Por isso se explica que numa Conferência de Regulação se misture na mesma panela matérias como "Vertente da Parentalidade", "Agressividade e Violência em Contexto de Cuidados", "Enfermeiro de Família", "Intervenção do Enfermeiros em Contexto de Urgência e Emergência", "Quedas em Meio Hospitalar", "Dor, 5º Sinal Vital", "Padrão de documentação dos cuidados de Enfermagem à pessoa com diabetes", "Proximidade e Desenvolvimento", etc... Um verdadeiro cozido à portuguesa.
Acerca de regulação propriamente dita, pouco... muito pouco... Não faltou a habitual "faltam Enfermeiros", pois claro!
.
Muito do tempo foi consumido a enumerar intervenções da OE, algo que seria evitado, se… estivessem disponível no respectivo site. Tão simples!
.
Foi de uma forma muito indelicada que a Enf. Lucília Nunes cortou a palavra à Enf. Olga Fernandes (Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Norte), quando esta respondia às questões provenientes da plateia, após uma apresentação objectiva, muito adequada à realidade e com um levantamento dos problemas reais que acometem a Enfermagem (ex. baixos salários e falta de liderança dos Enfermeiros em Lares e outras unidades, maior número de horas dedicadas à formação contínua dos Auxiliares do que aos Enfermeiros, etc), de uma forma muito directa e concisa....

Tive conhecimentos de projectos…. interessantes, desde de meias vermelhas com a inscrição "STOP"(!) na região plantar (pé), para calçar em utentes em risco de queda, a uma UCCI integrada no Hospital Valentim Ribeiro – Esposende (prelecção bem apresentada pela Enf. Madalena Filgueiras), mas que me suscitou a curiosidade pelo facto da colega ter apresentado um dado interessante: 98% dos Enfermeiros da respectiva unidade estão satisfeitos com trabalho desenvolvido, inclusive com os seus salários!!! Estranho... muito estranho.
Uma palavra de amparo para a Enf. Ana Quesado, por uma exposição esquisita e por um tom de voz que nos lançou numa peleja desigual contra o sono!

Para o fim da tarde do 2º dia, veio o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), pela mão do Enf. Rui Inês (Coordenador Nacional do MDP). Eu poupava muito tempo se este colega me tivesse facultado o papel por onde leu toda a sua apresentação, quase sem levantar os olhos, a um ritmo semi-western, ao mesmo tempo que deglutia algumas palavras, talvez pelo aperto da fome. Contrastou com as posturas expositivas one-cool-man-show dos Enf. António Nabais e Sérgio Deodato.
.
Em teoria e conceito o MDP é bom, no entanto avistei ali o emergir uma máquina pesada que terá dificuldades em revolutear. Assente em concepções como o Exercício de Prática Tutelada (EPT - atribuição do título de Enfermeiro) e o Desenvolvimento de Prática Tutelada (DPT - atribuição do título de Enfermeiro Especialista), deixa à mercê de vários Ministérios a definição de aspectos importantes
e esbarra num aspecto logístico: como vamos disponibilizar locais de EPT para todos, sendo que estão 15 mil alunos de Enfermagem nas escolas, e mesmo para esses, os locais de “estágio” escasseiam? A bom rigor, não é possível, a menos que se comece a encaminhar os respectivos ensinos clínicos para Centros Comerciais e afins. Nasce também a figura do "Supervisor Clínico" (não confundir com o "Supervisor" da Carreira de Enfermagem).
.
Por fim, o brilhante discurso final por parte da Senhora Bastonária, que chegou em cima da hora, entrando no auditório de forma triunfante, aclamada pelas palmas (das minhas mãos não ouviu nada) - conseguiu falar uns minutos e não dizer rigorosamente nada! Espantoso! Mas conseguiu dizer algo que me enterneceu: "tenho orgulho em ser Bastonária do Enfermeiros e em tudo o que se tem conseguido"!
O que me deixou a pensar: "será que se está a referir aos milhares de desempregados, aos salários de 500 euros, à expulsão dos Enfermeiros dos órgãos de decisão do SNS ou à terrível usurpação de funções que os Enfermeiros têm sofrido em todos os quadrantes??"

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Doutor Enfermeiro

Brilhante este seu post. Também estive nos dois eventos e pude constatar, na INTEGRA, TUDO a que se refere.

Bem hajam os poucos colegas presentes e que primaram, através das suas propostas, pela mudança de uma OE estagnada .
 
""Uma palavra de amparo para a Enf. Ana Quesado por uma exposição esquisita e por um tom de voz que nos lançou numa peleja desigual contra o sono!""
LOL =D
 
Sim esta OE é o fim, não dão uma para a caixa e estam a matar enfermagem a pouco e pouco, eleições antecipadas já
 
A Lucília Nunes e Maria Augusta estão a matar esta OE!!!!
 
E pelo andar da carruagem vamos deixar que matem a OE de vez...

Algo me diz que vamos eleger a Lucilia....

Tristeza...
 
Algo me diz que só por cima de mim e acredito, de muitos colegas, que essa espécie de maria augusta há-de ser eleita...!
 
Olhem para os professores, estão a conseguir o que querem, até já vão deixar de ter diferenciação entre eles e a nossa carreira ainda anda no adro????????????!!!!!!!!!!!!!!
Uns lol é o que classe de enfermagem é.............
 
Presentemente a enfermagem é como um comboio descarrilhado, prestes a embater em qualquer lado, com gargalhadas vindas da cabine, pela voz de Marias Augustas, Lucílias, Josés Carlos e afins...
 
Colega Doutor Enfermeiro,

Pela descrição lida no seu post, esteve presente nos dois dias da Conferência, não para colaborar com contributos positivos,não o ouvi, mas simplesmente para observar os trabalhos desenvolvidos quer na Conferência quer na Assembleia Geral Extraordinária.Dessa observação realçou particularidades que lhe deram matéria para criticas directas e frontais a determinados elementos dos orgãos da Ordem.Parece uma caçada, sempre às mesmas pessoas!Para não me alongar..., termino subscrevendo o que vou lendo neste blog "dê a cara e reuna os colegas que o apoiam, de forma a avançar com uma alternativa credivel para melhorar o que tanto criticam"
Deixem-se de lamentos e passem à acção.
 
Só peço aos colegas "dois dedos de inteligência" nas próximas eleições para a Ordem dos Enfermeiros!



Por favor, não se deixem enganar!!!

Mas...haverá algum Enfermeiro neste pais que pense que ganhamos alguma coisa durante este mandato da OE?
 
Acabei de ler e assinar esta petição online:

«A Revolta dos Enfermeiros pelo Direito da Resposta»

http://www.peticaopublica.com/?pi=Enf

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=Enf e divulga-a pelos teus contactos.
 
Permitam-me que discorde da maioria dos comentários aqui publicados, acho até que a ordem tem feito um bom trabalho (eu não conseguia fazer melhor)... e de um modo geral gostei da Conferência nomeadamente do Modelo de Desenvolvimento Profissional. Pois acredito que embora a sua operacionalização possa vir a favorecer alguns, espero que em parte venha pôr termo a situações como as que assisto com frequência, em que enfermeiros que terminaram uma especialidade ha semans...meses ... sejam orientadores de estágio de alunos de cursos de especialização... não é desta forma que conseguimos formar profissionais que mereçam credibilidade....especializei-me há mais de vinte anos e fico triste e apreensivo com a transformação que as escolas de enfermagem sofreram sendo agora autênticas fábricas de produção de licenciados e especialistas onde se vai a tempo parcial e quando se pode ou quer e no fim compra-se o diploma... com esta ordem ou com outra penso que a bem da enfermagem há que por ordem e termo na situação actual...
 
"Deixem-se de lamentos e passem à acção."

Aguarde mais algum tempo...
 
à anónima das 10:50,

mais grave, e isto é real, são alunos recém-formados, sem qq tipo de experiência, a orientar alunos.
Isto sim é que é grave..!
 
""Deixem-se de lamentos e passem à acção."

Aguarde mais algum tempo...""

pois conte comigo!
 
Conte comigo!
 
Dr enfermeiro para bastonário?
Nao é muito de fiar.
Só sabe lançar a confusão, senao já se tinha identificado
 
Como é que está o concurso da entrevista para a bolsa no HSJ ?
sou recem licenciada no desemprego ,mas optimista

será que os desempregados não lêm este blog?
 
a prospectiva e incauta historia dos factos deixam-me atonico. Tal eresia de mal dizer é desconcertante e polemica. Porventura útil, numa inutilidade que poucos vêm, mas quando todos virem vão fugir. Deixem-me desabafar aos pretendentes ao trono: A VONTADE NÃO CHEGA! É PRECISO MTO MAIS DO QUE POST'S NUM BLOG POLÉMICO (Á MARINHO PINTO). Abrandem a ganância! Lembrem-se que a gula é pecado! e depois vem o S. Pedro que vos manda para o progatório. Vamos então todos pensar nisto. Tenha-mos pensamento critico-reflexivo.
 
Caro 7:23 PM

atonico?! (ATÓNITO)
eresia?! HERESIA)
progatório?! (PURGATÓRIO)

O Seu Olho é morto ou vivo?
 
""a prospectiva e incauta historia dos factos deixam-me atonico""

coitado, com tanta atonia nem deve conseguir levantar os dedos para conseguir escrever direito...
 
Estais a ficar preocupados!!! os remorsos dos pecados já estão a desconcertar tal discurso de banalidades conjecturais. Lembrem-se q a confissão é libertadora dos males que vos cerca os pensamentos. Mas o Bispo Presidente da vossa seita só vos libertará quando ele próprio se libertar. Até lá resta-vos alguma hermenêutica das sombras.
Sim, é fácil corrigir os erros e desde já vos congratulo pela simpatia de defesa da Língua Portuguesa. Já constatei que no mundo de suas excelências são ímpares no discurso da correcção dos males dos outros. Contudo ainda não vos vi corrigir o vosso escárnio incauto que só escurece a enfermagem e os enfermeiros portugueses.
 
"Estais a ficar preocupados!!! os remorsos dos pecados já estão a desconcertar tal discurso de banalidades conjecturais. Lembrem-se q a confissão é libertadora dos males que vos cerca os pensamentos. Mas o Bispo Presidente da vossa seita só vos libertará quando ele próprio se libertar. Até lá resta-vos alguma hermenêutica das sombras.
Sim, é fácil corrigir os erros e desde já vos congratulo pela simpatia de defesa da Língua Portuguesa. Já constatei que no mundo de suas excelências são ímpares no discurso da correcção dos males dos outros. Contudo ainda não vos vi corrigir o vosso escárnio incauto que só escurece a enfermagem e os enfermeiros portugueses."

AMEN
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!