quinta-feira, novembro 26, 2009

Mentiras escondidas!


"«Já fizemos um levantamento do número de enfermeiros, em cada um dos centros de saúde, e verificámos que pelos menos na região de Lisboa faltam mais de mil enfermeiros, tendo em conta os rácios da OMS», afirmou Isabel Barbosa, dirigente do SEP, citada pela edição online do ‘Público’.«

Se tivermos em conta apenas os cuidados primários, ou seja, os centros de saúde, faltam cerca de cinco mil enfermeiros. Mas estamos a deixar de fora a rede de cuidados continuados, a rede de cuidados paliativos e os hospitais porque juntando tudo são cerca de 21 mil», garantiu." link

A Enf. Isabel Barbosa é burra! Não sabe que os rácios da OMS não podem ser aplicados em Portugal, porque são resultado de uma contabilização que inclui Auxiliares de Enfermagem e outros Técnicos de Saúde secundários à profissão, o que sobrestima o resultados! Como é que a Sr. Enf. Isabel Barbosa quer negociar salário justos e os todos os direitos que os Enfermeiros merecem, sem poder de reivindicação (com milhares de Enfermeiros desempregados, que afinal, não passam de "contas erradas")?

A OMS quando dá nota destes dados, deixa bem claro (passo a citar, para a colega aprender):

"Nurses: includes professional nurses, auxiliary nurses, enrolled nurses and other nurses, such as dental nurses and primary care nurses"
.
As lacunas de recursos humanos, em Portugal e relativas à Enfermagem, são excepcionais devido à nossa classe gozar do estatuto all-graduate, o que implica que não possam ser extrapolados os rácios da OCDE ou OMS!! Boas dotações sim, mas não à custa de uma comparação inconsequente com rácios que não servem para Portugal.
Por exemplo... existem cerca de 60 mil Enfermeiros em Portugal (+ 15 mil alunos). Se quisessemos dispor de um rácio de Enfermeiros semelhante à Noruega, necessitaríamos de 320 mil Enfermeiros!! Sim, leram bem, 320 mil! O rácio norueguês, segundo a OCDE, é de cerca de 32 Enf/1000 habitantes!
Acham que é verdade?? Claro que não! É uma mentira r-e-d-o-n-d-a! Um rácio sobrestimado com a contagem de vários profissionais que não Enfermeiros diplomados, para configurar um retrato político positivo do respectivo sector de saúde! Pura ilusão!

Comments:
MAS ESTA GENTE TEM ORELHAS QUE PASSAM ATÉ DA LUA, PORRA...!

COMO É POSSÍVEL ESTAREM CONTANTEMENTE A MATRAQUEAR COM ESTAS INADAPTADAS E IRREALISTAS CONCLUSÕES DE RÁCIOS ALUCINADOS???
 
Não é por burrice que estes comentários são feitos, mas sim por outros interesses sobejamente conhecidos por todos os Enfermeiros "não burros"
 
Pelo menos, a linguagem subirreal mantém-se.... enfim a incoerência própria de uma classe passiva!
 
Tem toda a razão colega DE! Por um lado eles exigem mil e uma coisas para a classe, por outros saturam o mercado...
Cada vez mais os enfermeiros estão arrependidos com o SEP....
 
O SEP é uma desilusão....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!