quinta-feira, novembro 26, 2009

Ministra da Saúde assume compromissos com a OE (INEM/Ambulâncias SIV, UCC, MDP e Sistemas de Informação em Saúde)


"Lisboa, 26 de Novembro de 2009 – Na sequência das audiências solicitadas pelo Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros (OE) aos diversos Grupos Parlamentares e ao Governo - conforme, aliás, se informou publicamente a 7 de Outubro -, realizou-se ontem à tarde uma audiência com a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde.
Nesta audiência, a OE pôde entregar à Senhora Ministra da Saúde um dossiê documental sobre as preocupações que a Ordem dos Enfermeiros possui relativamente à Legislatura de 2009-2013.
E sobre as várias matérias focadas, destacamos as áreas onde a detentora da pasta da Saúde assumiu compromissos claros.

Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) - Face às notícias vindas a público nos últimos dias relativamente ao risco de o funcionamento destas ambulâncias ficar comprometido pelo regresso às instituições de origem dos Enfermeiros em regime de mobilidade - e depois de a OE ter solicitado a rápida resolução de uma questão que tem forte impacto nos serviços de proximidade prestados à população -, a Dr.ª Ana Jorge clarificou e comprometeu-se no seguinte:
(i) Os Enfermeiros que se encontram ao serviço do INEM verão a sua situação renovada por mais um ano;
(ii) O concurso que está a decorrer será em breve resolvido e vai abrir novo concurso interno para integração e solução de problemas existentes;
(iii) A Rede SIV está em avaliação para proceder à necessária regularização e seu ajustamento às necessidades existentes, de acordo com o balanço globalmente positivo já realizado.


Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e restante reforma dos Cuidados de Saúde Primários - Considerando o estádio actual da reforma dos Cuidados de Saúde Primários e o relevante papel que desempenho no Sistema de Saúde Português, a OE chamou a atenção da Dr.ª Ana Jorge para a necessidade de se garantir que esta reforma não seja inviabilizada pela falta de recursos humanos - nomeadamente pela falta de Enfermeiros. Esta posição obteve a total concordância da governante que garantiu que serão criadas entre 20 a 30 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) até ao final do ano.
Recorde-se que a UCC é uma das unidades funcionais que resulta da reconfiguração dos centros de saúde e que serão coordenadas por Enfermeiros. Terão como objectivo fazer uma abordagem multidisciplinar dos problemas de saúde / prevenção da doença nos domicílios, escolas, locais de trabalho, etc…).
Conforme explicou na audiência a Dr.ª Ana Jorge, o Ministério terá de garantir os recursos humanos necessários ao funcionamento destas unidades.

Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) preconizado pela Ordem dos Enfermeiros - Após a aprovação da alteração estatutária da OE - que entrará em vigor no dia 1 de Janeiro de 2010 - urge criar os mecanismos que permitam o novo regime de atribuição dos títulos de Enfermeiro e de Enfermeiro especialista. Assim sendo, da reunião de ontem resultou a calendarização da regulamentação da Lei 111/2009 de 16 de Setembro (diploma que estabelece a alteração estatutária).
A Senhora Ministra da Saúde assumiu o início, no próximo mês de Dezembro, do trabalho em conjunto com a OE que dará lugar a uma proposta de decreto-lei que defina o quadro regulamentar para a prática profissional tutelada (semelhante a um internato).
O acordo a que se chegou ontem foi o de que esta matéria deverá estar concluída até ao final do 1º trimestre de 2010, para que possa começar a ser aplicada no início do 2º semestre do mesmo ano.

Sistemas de Informação em Saúde - A OE voltou a reforçar a necessidade de ter sistemas de informação que intercomuniquem entre si nas instituições que compõem o Serviço Nacional de Saúde e de existir banda larga que permita o bom funcionamento dos sistemas.
A Ordem dos Enfermeiros alertou a Senhora Ministra da Saúde para o facto de em algumas instituições que têm processos informatizados ser negado a Enfermeiros o acesso a dados clínicos, o que põe em causa a especificidade da tomada de decisão sobre os cuidados a prestar. A Dr.ª Ana Jorge reconheceu que esta é uma questão grave sobre a qual é necessário intervir para solucionar.

Recursos Humanos - Sendo transversal a várias áreas, a OE colocou de novo a questão das dotações adequadas de recursos humanos, assim como da instabilidade que se gera nas organizações pela ausência de regimes de contratação que assegurem a necessária estabilidade como factor determinante da qualidade dos cuidados. A OE recordou que o quadro legal da Administração Pública sobre a contratação e mobilidade de recursos humanos não prevê, erradamente, medidas específicas para áreas como a da Saúde, nomeadamente para grupos profissionais com competências muito próprias.
Como resultado, tem-se avançado com reformas que não dão estabilidade aos profissionais que a elas aderem e não se tem dado resposta à crescente falta de profissionais, nomeadamente Enfermeiros, sendo que muitos vão procurando emprego noutros países.
A Senhora Ministra da Saúde concordou com a OE nesta matéria, tendo defendido a adopção de medidas específicas para a Saúde, sem as quais os serviços não poderão dar resposta às crescentes necessidades da população, pelo que no início de 2010 será criada legislação específica para a saúde que viabilize soluções até agora não existentes.

O dossiê ontem entregue à Senhora Ministra da Saúde contempla ainda as perspectivas da OE relativamente ao futuro Plano Nacional de Saúde, Urgência / Emergência, Cuidados Continuados Integrados, Saúde Mental, Área Hospitalar, Ensino e Investigação em Enfermagem e regulação profissional no âmbito da Saúde.

Sobre todos os assuntos versados na audiência serão agendadas novas reuniões entre responsáveis pelo Ministério e OE.

Na audiência de ontem estiveram presentes a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e Enf.º Jacinto Oliveira, Vice-presidentes da OE, Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da OE, e Enf.º Sérgio Deodato, Presidente do Conselho Jurisdicional da OE. Além da Dr.ª Ana Jorge, também esteve presente o Dr. António Mendes, Chefe de Gabinete da Senhora Ministra da Saúde.
"

Comments:
Como soe dizer-se: tudo preto no branco. Já é o momento .
 
Já estava a tardar...
 
Como a ministra vos faz sonhar.
Acordem.
Daqui por uns tempos ja se lamentam outra vez.
 
Tá mal

A taça da fruta só com maças? Faltam aí as bananas.... ah espera elas estão lá, mas fora da fruteira!!
 
Olha, a minha alma `tá parva!!!
Juntaram-se à festa???
Assim à primeira vista, parece-me como a melhor e mais assertiva intervenção junto do MS, iniciativa esta sustentada com dados técnicos objectivos sem grandes divagações.
Desta vez a OE fica muito bem na fotografia.
Cumprimentos,
C2
 
Esperar para vir.
 
" Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) - Face às notícias vindas a público nos últimos dias relativamente ao risco de o funcionamento destas ambulâncias ficar comprometido pelo regresso às instituições de origem dos Enfermeiros em regime de mobilidade - e depois de a OE ter solicitado a rápida resolução de uma questão que tem forte impacto nos serviços de proximidade prestados à população -, a Dr.ª Ana Jorge clarificou e comprometeu-se no seguinte:
(i) Os Enfermeiros que se encontram ao serviço do INEM verão a sua situação renovada por mais um ano;
(ii) O concurso que está a decorrer será em breve resolvido e vai abrir novo concurso interno para integração e solução de problemas existentes;
(iii) A Rede SIV está em avaliação para proceder à necessária regularização e seu ajustamento às necessidades existentes, de acordo com o balanço globalmente positivo já realizado."

Chapada de luva branca nos TAE´s...


SIV´s é p continuar!!!!
 
NADA DE NOVO OS CONCURSOS JA ESTAVAM ABERTOS...

E LEMBRAM-SE OS T.E.M. LEVAM 6 MESES A FORMAR OU SEJA 1 ANO É O TEMPO SUFICIENTE PARA TER TÉCNICOS PARA AS SIV EXISTENTES NO PAÍS E DEPOIS...

DAQUI A 1 ANO JA NÃO HA RENOVAÇÃO POIS SE JA NESTA PALHAÇADA O PRÓPRIO INEM DISSE QUE O SOCORRO NÃO ESTAVA EM RISCO PORQUE HAVIA PROFISSIONAIS PARA SUBSTITUÍREM OS ENFERMEIROS E AINDA SOMOS TAE IMAGINEM DAQUI A 1 ANO QUANDO REALMENTE JA TIVERMOS MESMO FORMAÇÃO INDICADA...
 
Pelos vistos, para os colegas do inem continua tudo na mesma por mais um ano. vamos la ver se o colega Rui Miguel mantêm a sua posição demissionária, vamos la ver se é um homem de palavra.

Pela dignidade da enfermagem portuguesa!
 
OU SEJA:

TAE´S E COMPANHIA FORAM PARA O GALHEIRO AHAHAHAH!!

AINDA BEM..!

AGORA, E OS SALÁRIOS???? COMO ESTAMOS NESTA CONVERSA???
 
"A nossa OE não passa de um bando de parasitas... o que interessa são os cerca de 700 mil euros que nós todos pagámos MENSALMENTE de quotas.

Até seria de bom tom que todos os meses fossem atribuídos 150 mil euros desse "bolo" a um Enfermeiro...

É o que se chama partilha de riqueza...ou uma espécie de compensação pela insalubridade/penosidade da profissão.

A Bastonária NÃO PROMOVE a imagem da classe, antes pelo contrário só a tem denegrido.

A Bastonária NÃO DEFENDE enfermagem das constantes usurpações de funções que se verificam por todo o país.

A Bastonária não passa de uma autista para-linguística, cujo o estentor da voz é o resultado de uma gnose ética delirante...

O hiato entre esse seu mundo e a prática dos Enfermeiros é tal, que não encontro palavra ou número que o possa definir ou quantificar...

Logo é um alvo "abater", não só ela, mas todos os que "bebem" da sua inverosímil doutrina virtual do "mundo das ideias".

ORA DIGAM LÁ SE ISTO NÃO É MOTIVO SUFICIENTE PARA DESTITUIRMOS ESTA...ESTA COISA!!!!!

Quando alguém estraga ou lesiona algo é imediatamente responsabilizada pelos danos causados, seja através de coimas ou de outro tipo de sanções....

Pois então, eu estou convicto de que a bastonária e a sua "corja" devem ser criminalmente responsabilizados pela destruição da classe!

Por muito QUE NÃO nos vejamos em algumas das formas de "luta" promovidas pelos sindicatos, a verdade é que a saída para ESTA DISCRIMINAÇÃO TAMBÉM passa por eles.

Tal como já o tenho dito e volto a repetir, os sindicatos TEM A FORÇA que lhes damos.

Eles representam o "braço armado" da classe...

Contudo também não posso deixar de salientar que os mesmos se tem, pelo menos aparentemente, demonstrados apagados, eu diria mesmo pouco interventivos e até divididos.

E ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM, continuaremos eternamente neste marasmo...

NÃO ENTENDO PORQUE RAZÃO O SEP E O SE se preparam para negociar as tabelas salariais de forma separada!!!!

Este é o momento de UNIÃO! juntos em prole de um objectivo comum... A DIGNIFICAÇÃO DA ENFERMAGEM...

Já diz o povo: " Para grandes males grandes remédios." NÃO ENTENDO por isso o porquê de toda esta apatia que os sindicatos tem vindo a demonstrar...

Pelo menos deviam mostrar-se mais activos junto da classe, através da realização de esclarecimentos, discussão sobre possíveis formas de luta e porque não usar os meios de comunicação...é preciso DEMONSTRAR EMPENHO.

É PRECISO MOBILIZAR AS "TROPAS".

É PRECISO OBTER MAIS VISIBILIDADE SOCIAL para a nossa causa.

É PRECISO DIGNIFICAR A IMAGEM DO ENFERMEIRO.

É PRECISO DAR ENFASE/IMPORTÂNCIA AQUILO QUE SOMOS E QUE FAZEMOS.

O "POVO" PRECISA TER NOÇÃO DO PAPEL FULCRAL QUE TEMOS!

É claro que muito desta acções caberiam à OE... mas com esses "anormais" de pensamento e de convicções NÃO PODEMOS CONTAR.

Por isso apelo aos sindicatos que metam mãos à obra...HÁ MUITO QUE PODEM FAZER!!!!

12:29 PM "
 
TAE´S, ADEUZINHO MEUS QUERIDUNCHOS =D
 
"A nossa OE não passa de um bando de parasitas... o que interessa são os cerca de 700 mil euros que nós todos pagámos MENSALMENTE de quotas.

Até seria de bom tom que todos os meses fossem atribuídos 150 mil euros desse "bolo" a um Enfermeiro...

É o que se chama partilha de riqueza...ou uma espécie de compensação pela insalubridade/penosidade da profissão.

A Bastonária NÃO PROMOVE a imagem da classe, antes pelo contrário só a tem denegrido.

A Bastonária NÃO DEFENDE enfermagem das constantes usurpações de funções que se verificam por todo o país.

A Bastonária não passa de uma autista para-linguística, cujo o estentor da voz é o resultado de uma gnose ética delirante...

O hiato entre esse seu mundo e a prática dos Enfermeiros é tal, que não encontro palavra ou número que o possa definir ou quantificar...

Logo é um alvo "abater", não só ela, mas todos os que "bebem" da sua inverosímil doutrina virtual do "mundo das ideias".

ORA DIGAM LÁ SE ISTO NÃO É MOTIVO SUFICIENTE PARA DESTITUIRMOS ESTA...ESTA COISA!!!!!

Quando alguém estraga ou lesiona algo é imediatamente responsabilizada pelos danos causados, seja através de coimas ou de outro tipo de sanções....

Pois então, eu estou convicto de que a bastonária e a sua "corja" devem ser criminalmente responsabilizados pela destruição da classe!

Por muito QUE NÃO nos vejamos em algumas das formas de "luta" promovidas pelos sindicatos, a verdade é que a saída para ESTA DISCRIMINAÇÃO TAMBÉM passa por eles.

Tal como já o tenho dito e volto a repetir, os sindicatos TEM A FORÇA que lhes damos.

Eles representam o "braço armado" da classe...

Contudo também não posso deixar de salientar que os mesmos se tem, pelo menos aparentemente, demonstrados apagados, eu diria mesmo pouco interventivos e até divididos.

E ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM, continuaremos eternamente neste marasmo...

NÃO ENTENDO PORQUE RAZÃO O SEP E O SE se preparam para negociar as tabelas salariais de forma separada!!!!

Este é o momento de UNIÃO! juntos em prole de um objectivo comum... A DIGNIFICAÇÃO DA ENFERMAGEM...

Já diz o povo: " Para grandes males grandes remédios." NÃO ENTENDO por isso o porquê de toda esta apatia que os sindicatos tem vindo a demonstrar...

Pelo menos deviam mostrar-se mais activos junto da classe, através da realização de esclarecimentos, discussão sobre possíveis formas de luta e porque não usar os meios de comunicação...é preciso DEMONSTRAR EMPENHO.

É PRECISO MOBILIZAR AS "TROPAS".

É PRECISO OBTER MAIS VISIBILIDADE SOCIAL para a nossa causa.

É PRECISO DIGNIFICAR A IMAGEM DO ENFERMEIRO.

É PRECISO DAR ENFASE/IMPORTÂNCIA AQUILO QUE SOMOS E QUE FAZEMOS.

O "POVO" PRECISA TER NOÇÃO DO PAPEL FULCRAL QUE TEMOS!

É claro que muito desta acções caberiam à OE... mas com esses "anormais" de pensamento e de convicções NÃO PODEMOS CONTAR.

Por isso apelo aos sindicatos que metam mãos à obra...HÁ MUITO QUE PODEM FAZER!!!!"



Acho muita piada a esta gente que só diz mal e não faz nada! Ainda por cima anónimo ao menos que assuma o que diz.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!