domingo, novembro 08, 2009

Numerologia.


Tenho seguido, com alguma atenção, os estudos efectuados e publicados pelo Ministério da Saúde em matéria de requalificações, avaliações, reordenamentos, reformas e implementações relativas ao Sistema Nacional de Saúde.

Independentemente da variação vectorial dos resultados, explícitos e implícitos, contidos nesses estudos, a minha atenção recai, com mais enfoque, nas metodologias e considerações estabelecidas.

Grande parte dos cenários estabelecidos, são resultado de uma política de gabinete, assente num desconhecimento da realidade, que se reveste de uma matemática enganosa e uma estatística mirabolante. Não há uma gestão de proximidade, com inteligência estratégica, firme, sem interesses, capaz de estabelecer uma linha de orientação.

Não me preocupa só a redução de vidas humanas a meros números, preocupa-me também a extrapolação de números para gerir vidas humanas. Há decisões que se tomam sem que alguém tire os olhos de um ecrã de computador. Nem todas, mas uma parte considerável.

Comments:
Actualmente a Gestão dos Cuidados de Saúde resume-se a um mero Estudo Quantitativo...Os doentes são quantificados, são apenas mais um número...O doente X é igual ao doente Y...O doente já não é visto como "PESSOA".

PESSOA - ser humano considerado na sua individualidade física e espiritual (FONTE: Dicionário Porto Editora)

PlanetaM
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!