domingo, novembro 22, 2009

O que os "Paramédicos" (Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar) se propõem a fazer em Portugal (nova carreira)?


(Clicar para ampliar e ler)

Ler a Proposta de Carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar na íntegra aqui (proposta conjunta do Sindicato de Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) e da Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH)).
Usurpação objectiva do conteúdo funcional dos Enfermeiros!

Comments:
um grande LOL!

é a república das bananas! eu resumia todos estes pontos num só: vestir a camisola de médico e enfermeiro.

joana
 
estamos deitados no chão a levar pancada de todos os lados...

comunicação social, médicos, governo, bombeiral....
 
Sem qualquer comentario de tão absurdo e ridiculo que é!!!
 
Nao e nada usurpacao...e apenas skill-mix que tanto tem defendido aki...quem sabe faz..por isso vamos ver farmaceuticos dando injeccoes, enfermeiros prescrevendo e pedindo ECDs, medicos dando banho aos doentes, fisioterapeutas no laboratorio...enfim....e o skill-mix! maravilha! ;)
 
Obrigado pela publicidade.

Mas já esta disponivel on-line desde agosto.

Usurpações de funções? lolololol

Delegação médica já ouviram falar?

E já agora não falam do Enfº de Coimbra que apareceu hoje na SIC, esse mesmo senhor que este mês recebeu liquidos 7000€, e vem pedir para não perder o lugar no hospital e continuar a roubar no INEM.

Depois falam em ajudar os colegas no desemprego.

Continuem a falar pois só nos ajudam, obrigado.

TAE

P.S. Tiago tem cuidado!!! um dia podes ter azar
 
Esta não pode passar. É realmente ursupação de funções
 
E pronto... Lá vem mais um "atentado" à profissão Enfermagem, credo o que será de vós?? Meus amigos, creio que disseram tudo, é uma PROPOSTA... Como tal, sujeita a avaliações e posteriores deliberações de viabilidade, tenham calma! Os TDTs, os Médicos, os Farmacêuticos, os Auxiliares de Acção Médica, agora os TAEs... Mas sentem assim tanta insegurança nas vossas capacidades e competências para acharem sempre que alguém vos está a "usurpar" funções??? Sinceramente, tanta reclamação da vossa parte confere-vos, a meu ver, algum descrédito! Valham-me os 7 anos que trabalhei com Enfermeiros a sério para saber que afinal a classe não é esta arrogância de pensar que com o curso de Enfermagem se é detentor de toda a sapiência, acima de qualquer classe! E quando eu falo em Enfermeiros a sério, refiro-me àqueles que querem CUIDAR acima de tudo... E que se UNEM às outras classes para tal! Afinal, não é isso a base fulcral da vossa profissão? Deixem-se de manias de perseguição... E falo com conhecimento de causa, pois ja trabalhei num Hospital Central e em Emergência Pré-Hospitalar anos suficientes para saber que a cooperação é essencial!
Quanto à Proposta, confesso que também acho alguns pontos um pouco rebuscados, tenhamos o exemplo da drenagem de hemotorax, procedimento aliás que na realidade nem nas VMERs se executa por ser demasiado invasivo... Mas também não me parece que vão ser aceites procedimentos deste tipo de ânimo leve... Vamos ter bom senso e cooperar uns com os outros! O resto... Logo se verá!
 
Gostam, pois nós adoramos e o MS,INEM e OM também gostam, pois aprovaram a carreira, amigos já não é uma proposta, é a realidade!!!
Adeus e aprendam com o STAE
 
E os enfermeiros???


Prescrever medicação é função de quem??

Afinal, quem é que usurpa o quê???
 
Com "pseudo-paramedicos" destes, interrogo-me para quê queimar as pestanas a estudar no minimo 4 anos, quando estes senhores com 200 e poucas horas (100 das quais em intervalos) já sabem fazer tudo?!

Enfim... passamos de cavalo pra burro, como em tudo neste Portugal
 
Usurpação?!?! LOL!! Srs. enfermeiros, em especial DE, expliquem-me lá porque é que esta proposta consta de usurpação de funções, mas enfermeiros a prescrever e pedir ECD são coisas normalissimas, por estes lados chamadas de "Skill-mix"?!?! É de mim, ou ha aqui muita falta de coerencia? Não precisamente o DE a fazer a apologia do "Skill mix"?? Pois aqui o tem!!Qual é o problema?

Ah, mas ja agora, duvido muito, mesmo muito que estas propostas sejam aceites pela OM! No máximo sera autorizado a colocação de acessos perifericos e um sorozito de vez em quando... Tudo o resto é imaginação...
 
" P.S. Tiago tem cuidado!!! um dia podes ter azar."...e isto significa quê ????????? Será alguma ameaça ?????????

Quanto à carreira teph..
Ainda não foi aprovada....aguarda pareceres , pois há competências que colidem com várias profissões com grau de complexidade 3 . Ora sendo este grupo, tehp ,de grau 2 de complexidade funcional , não se lhes podem atribuir competências acima da complexidade funcional detida.
Claro que as tentativas trazem a traição gratuita , de quem devia respeitar os que um dia o ensinaram.

Não entenderam ? Alguém entendeu de certeza.
 
Bom dia, Dr. Enfermerio, por ventura seria bom alterar a noticia que passa em rodapé, noticia esta que diz que a OM é contra os Paramédicos, fico um pouco admirado, pois o enfermeiro parece saber sempre tudo e anda sempre muito bem informando e desta vez falha. Ou falha ou não quer expor a verdade. Verdade esta que a OM e completemente de acordo com os TEPH, pois estiveram na reunião com o MS em Setembro passado e emitiram um parecer POSITIVO e FAVORAVEL sobre o assunto acima referido, bem como a DGS e ARS NORTE, CENTRO, LISBOA,etc...
Seja realista e publique a noticia verdadeira e mais recente.
Obrigado.
Força STAE... Todos juntos conseguimos, e muito em breve, novas noticias sobre ordenados xurudos na delegação Norte por parte dos enfermeiros!!!!!!!
 
Ao ler alguns actos desta carreira, completamente no âmbito da enfermagem, pergunto-me para que queremos uma Ordem? Dos sindicatos, nem é preciso falar. E pensar que festejaram o acordo de carreira. Puseram em marcha a destruição de uma profissão que tinha mais prestígio antes da Ordem e da vergonha do complemento de formação, que equiparou à licenciatura.
 
Há quem pergunte para que é que temos uma ordem e eu pergunto: "afinal servimos para quê aos olhos dos outros?" é que pelos vistos, somos dispensáveis, aos olhos dos não-enfermeiros.
 
"por estes lados chamadas de "Skill-mix"?!?! É de mim, ou ha aqui muita falta de coerencia? Não precisamente o DE a fazer a apologia do "Skill mix"??"


O próprio (e actual) modelo do SNS está assente em "skill-mix", mas de uma forma distinta dos modelos de outros países e do previsto pela ICN, por exemplo. Poderá saber mais em www.icn.ch
 
A natural partilha de funções entre Médicos e Enfermeiros sempre existiu. Não é novidade. Altera-se ao longo do tempo, é mutável, o que é bem diferente de partilhar funções com um canalizador ou um técnico de ambulâncias, por exemplo...
 
O próprio (e actual) modelo do SNS está assente em "skill-mix", mas de uma forma distinta dos modelos de outros países e do previsto pela ICN, por exemplo. Poderá saber mais em www.icn.ch

Ó DE engraçado tu colocares aqui este endereço acima!!!

Já viste quem faz EPH nesse país? E principalmente nesse cantão (estado) suiço o de Genebra?

Eu ajudo-te procura AMBULANCIER DIPLOMÉ e vai la ver se esses senhores são enfermeiros.

Adianto já que não são e tem 5000 horas só em emergência medica!!!

E são tão maus, tão maus, tão maus, que os cantões (estados) que não tinham essa profissão estão a cria-la para até 2015 só haver AMBULANCIERS DIPLOMÉS a trabalhar em ambulâncias de emergência do 144 que é o numero de socorro nacional suíço.

E acreditem numa coisa, para os suíços fazerem uma coisa escrutinam ao máximo e se vão fazer isto é porque tem de ser mesmo muito fiável e ainda por cima a nível nacional,porque cada estado manda no seu umbigo e nacionalizar isto amigos deve ser das pouquíssimas coisas que eles nacionalizarem acreditem...

É o que o outro diz isto é cantar de galo sem conhecer puto da realidade...

Um abraço de Lausanne a 60 km ai da morada do teu site do ICN que colocaste acima.
 
Descobri esta preciosidade:
http://www.psordenadas.blogspot.com/
(Enfermeiros excluídos de concurso público nos Açores; Segunda-feira, Fevereiro 09, 2009)
(http://videos.sapo.pt/JCfZlP9whTCSpaPWVnlm)
 
Caros TAEs

Então não sabem que os enfermeiros estão essencialmente interessados no guito (e, bem vistas as coisas e o que ganham, nem é mal pensado)?

Para prescrever ou pedir exames: prontos! Afinal sempre dará, no mínimo, algumas viagenzitas. O único contratempo será, depois, refrear as críticas aos médicos que delas actualmente beneficiam.

É a salada de competências (skill-mix é tãããão mais fino), como lhe chamam (espectacular!).

Para dar de comer ou limpar o rabinho: nem pensar! Isso qualquer auxiliar faz tão bem ou melhor (melhor pelo menos para os narizes e unhas dos Srs. Drs. Enfermeiros). Isso é para os que têm um QI abaixo de 50... como é que se chamam mesmo... ah, os «poo cleaners» (espectacular!)...

Neste caso são as competências que se põem na beirinha do prato.

O problema da maior parte dos Drs. Enfs. que para aí andam é que o que queriam ser era mesmo médicos. Não conseguiram ou, em dada fase da vida, não quiseram. Mas se conseguirem fazer algumas coisinhas, com o pretexto de que fica mais barato ao SNS que-nós-coitadinhos-só-recebemos-um-dízimo-do-que-os-srs-doutores-recebem, e, com isso, ainda levarem umas galinhas ou um bagacinho oferecidos pelos doentes e fizerem umas excursõezitas a uns congressozinhos no estrangeiro, espectacular!!!

Mas diz o doutíssimo DE que é pela afinidade que as duas profissões sempre tiveram. Claro, para o que convém congela-se a evolução técnica e social das diversas componentes profissionais, para o que não interessa, deus-me-livre-das-doulas-auxiliares-TAES-podologistas-psicólogos-terapeutas-da-fala-fisioetrapeutas-aux-geriatria-etc-etc-etc-ad-infinitum-etc, essa cambada (cada vez mais interminável) de usurpadores.

Por um lado queixam-se que são vistos como empregadozitos dos Srs. doutores, por outro querem ser ainda mais empregadozitos e pedir uns exames e receitar umas mistelinhas de maneira a que os Srs. doutores, coitadinhos-que-trabalham-tanto, ficarem (ainda) mais folgados. E no meio não toleram insurreições dos que querem como seus empregadozitos...

Isto nem chega a hipocrisia. É estupidez. É a estupidez maior de quem acha que os outros são estúpidos e não vêem onde eles querem, realmente chegar.

Ahhh!!! Quando eu puder pedir um «roxis» ou umas «analses»!!! O meu paizinho vai ficar tão orgulhoso!!! (Ao que se reduz uma mudança de paradigma, não é caro DE?)

Quando eu puder ser, realmente, apenas (e é tanto) enfermeiro!
 
(cont)

Para avaliar a lição estudada:

O que dá mais guito? Quem achar que é a limpeza de rabos ponha o braço no ar; quem achar que é a emergência pré-hospitalar não ponha o braço no ar.

Não vejo braços no ar.

O que dá mais guito? Quema char que é ser médico de 2ª, ponha o braço no ar; quem achar que é ser enfermeiro de 1ª?, não ponha o braço no ar.

Continuo sem ver braços no ar.
 
Não me leve a mal, mas já que falou no Enf. André Novo, não pode deixar de dar os parabéns ao Enf. Miguel Pais Vieira.



Extracto de uma entrevista de Miguel Pais Vieira (MPV) (a terminar o Doutoramento em Biologia Humana na FMUP) à revista Super interessante (Si):
Si: Considera a educação "não-formal" a mais importante. Porquê?
MPV: Apesar de conhecer casos em que, para o bem ou para o mal, a educação formal não foi determinante para o percurso dos indivíduos, parece-me que, no meu caso específico, o acompanhamento e o desenvolvimento extracurricular e extraprofissional foram os factores mais determinantes. Refiro-me aos exemplos, às atitudes em relação ao trabalho e aos outros, aos comentários e às palavras que vamos recebendo de pais, amigos, professores e orientadores, que muitas vezes nos permitem atribuir significado a todo o trabalho que vai sendo feito. Neste momento, o conhecimento está acessível a quase todos na internet. O que parece não estar acessível é a forma como devemos integrar este conhecimento na nossa maneira de viver e isto parece-me que é feito, em grande parte, pela educação não-formal.
Super interessante nº 138, Outubro de 2009 (edição portuguesa), pp. 44-45.
http://queuniversidade.weblog.com.pt/arquivo/442720.html



Requeridas pelo Licenciado
MIGUEL SANTOS PAIS VIEIRA
Defesa da Tese de Doutoramento em Biologia Humana com o título:
"Cognitive deficits induced by chronic pain: neurobehavioral and neurophysiological studies in animal models"
Data, hora e local:
7 de Outubro de 2009, às 09h30, na Aula Magna da FMUP
http://sigarra.up.pt/fmup/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=1481



Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Faculdade de Filosofia
1. Identificação
Nome: Miguel Santos Pais Vieira
Morada Institucional: Instituto de Biologia Molecular e Celular, Rua do Campo Alegre 823, 4150-180 Porto
Telefone: 226074900
Fax 226099157
E-mail: msvieira@med.up.pt
http://www.braga.ucp.pt/resources/documents/FACFIL/cvdocentes/mvieira.html
 
Será que o z) virá a ser "optimização" de fraldas? Não! Isso é função exclusiva dos enfermeiros, matéria onde são especialistas e se alguém pensasse em usurpar, tenho a certeza que a OE se impunha e não deixaria.
 
Um curso de 200 horas e 100 de intervalo, pois é, porque é coordenado por enfº, que só gostam de estar na treta.

O curso de TEPH têm 1500 horas para o Sr. que fala sem saber o que diz.

Quanto a questão da Suiça, BRAVO, mais um exemplo a juntar a Inglaterra, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Etc...

Os Srs. não sabem o que dizem, a proposta, como é obvio vai ser alvo de revisão, por isso é uma proposta, mas pelo menos pedimos muita para ter pouco, ao contrario de vós que pedem pouco para não ter nada, e vejam bem a vossa carreira!

E já agora continuem a tentar enganar os Enfº que só estão bem a criticar, e não se fala nada da vossa carreira, pura ilusão, falar de algo, para esconder a propria situação lamentavel.

Mas falem mais de nós.

Esses Sindicato (STAE) que ameaçou com greve, imorais!! por o socorro em risco, e agora o Enfº de Coimbra, dia que as SIvs param e ai já está tudo bem, já estam a defender os seus direitos!!! abram os olhos TAEs do Centro, nunca se viu este senhor a vir falar do mesmo quando tinha TAEs na mesma situação, ai se vê o LOBO com a pele de cordeiro!

E já agora este senhor desde Setembro que está com um processo disciplinar mandado instaurar pela IGAS.

Isto ainda está no começo, a limpeza vai continuar.

LOLOLOLOL
 
" Doutor Enfermeiro disse...
A natural partilha de funções entre Médicos e Enfermeiros sempre existiu. Não é novidade. Altera-se ao longo do tempo, é mutável, o que é bem diferente de partilhar funções com um canalizador ou um técnico de ambulâncias, por exemplo..."

É natural a partilha de funções entre Médicos e enfermeiros?!?! Desde quando os médicos partilham a prescripção com enfermeiros?? Desde quando partilham diagnosticos e ECD com enfermeiros?? A unica coisa que se partilha é o doente, e mesmo esse com objectivos completamente diferentes, para atingir um mesmo fim!! E deixe me dizer-lhe isto, ha bastante menos diferença entre um enfermeiro e um paramedico (com as tais 1500horas) do que entre um enfermeiro(4 anos) com um médico especialista( no minimo 13 anos)...
 
Leiam o documento todo. São 1550 horas, não são 200...

E sim, o Ministério está nas negociações finais com os TAE!!!

Quem ganhará serão os doentes, que actualmente são servidos (75%) por voluntários com cerca de 35 horas de formação!

Profissionalização da rede de ambulâncias!

Todas as ambulâncias com TEPH/TEM!
 
Meus amigos, sabem porquê que os nossos colegas do INEM tanto querem o INEM?

Porque ganham 3 vezes mais o que ganham no hospital.

A fazer "backoffice" que ninguém entende muito bem o que é! (ou é uma palavra moderna para enfermeiro de secretaria, que passa os dias a despachar papeis, puro trabalho administrativo?)

O colega Rui Miguel, só o mês passado ganhou 7000 euros líquidos.

E como ele, mais uns quantos por todas as delegações do INEM.

E já agora, isto não é uma guerra dos enf. SIV, é uma guerra de quem está nas delegações.

Além disso, o INEM não para por causa das SIV centro.

A base do INEM é o CODU. Esses sim, podiam criar problemas graves.

As ambulâncias SBV do INEM e os bombeiros são "o garante" no terreno!

As SIV, praticamente nem se daria pela sua falta.
 
Mais uma vez encontramo-nos a discutir assuntos em praça pública. Estamos constatemente a ser observados/comentados por mirones (TAE´s, bonbeirotes...)que além de nem pertencerem a esta classe e de usurparem funções (sim porque pouco a pouco, vamos dando sempre mais)vêm cantar de "galo" para locais que nem lhes deveria ser permitido acederem. Acho que era bom DR Enfermeiro pensar nisto!
 
O inem a parar pelas siv?? É a piada do ano... Quem garante a EPH sao as SBV inem e bombeiros...O resto é VMER e paisagem... Desde quando sao as SIV a por em causa alguma coisa??
 
Outra vez arroz...

Eu nem comento, é só ver aí os TAEs a salivar de raiva, deixem-nos escrever, se bem que o discurso é sempre o mesmo

AMP
 
Tenham calma Sr.Doutores Enfermeiros, niguem vos vai tirar o emprego, somente se vai melhorar a assitência as populações.

Não deveria ser isso que todos deviamos defender.
 
Caros colegas façam favor!
Discutir Assuntos de Enfermagem com Condutores de Ambulancias!!!? ou outra raça qualquer é dar-lhe uma importância que não têm nem têm que ter! De resto a lei existe e está bem defenida e dá pelo nome de"USURPAÇÃO DE FUNÇÕES", assim que configurar neste ou noutro crime serão activados os meios tidos como necessários.
 
Felizmente vou deixar de ver enfermeiros armados em médicos em ambulancias, vos garanto que se eu estiver na ambulancia do inem voces entram e fazem o que quiserem (mas em mim nao mandam)e so fazem o que quiserem porque o medico do CODU assim o indica e é o INEM que me paga mas se eu estiver na ambulancia dos Bombeiros ficais à porta porque quem manda sou eu (como podem ver de uma maneira ou outra voces nao têm qualquer voto na materia).

Ass. TAE/Bombeiro com muito orgulho
 
Isto só é fruto da opressão/pressão que têm feito às outras classes e estarem sempre fazer guerra com tudo e com todos...
 
"Leiam o documento todo. São 1550 horas, não são 200..."

Aquele documento està ultrapassado ja não são 1500h jà são praticamente 2000h !!!

A Ordem dos Médicos quis mais e nós aplaudimos quanto mais horas de formação melhor para nós e logo para quem mais interessa O DOENTE.

E É PARA PROFISSIONALIZAR A NOVA REDE DE AMBULANCIAS QUE SERÁ CRIADA E AS SIV SERÃO ABSORVIDAS POR ESTA NOVA REDE POIS O ENFERMEIRO SERA NATURALMENTE SUBSTITUIDO POR UM T.E.M.

NESTE MOMENTO A AMBULÂNCIA SIV É UM MEIO DE APOIO, ESTAMOS A FALAR DE UM MEIO DIFERENCIADO LOGO É UM MEIO DE APOIO COMO A VMER, POR ISSO FORAM COLOCADOS ONDE A VMER LEVA MAIS TEMPO A CHEGAR, LOGO A BASE É SEMPRE A AMBULÂNCIA SBV, SE ESTAS SIV PASSAREM A SBV ENQUANTO SE FORMAM UM T.E.M. PARA LA SE COLOCAR ESTAMOS A FALAR EM 6 MESES !!!

SIM 6 MESES PORQUE OS TAE SERÃO REQUALIFICADOS E ESTAMOS A FALAR DE 700H LOGO 6 MESES EM SBV PARA DEPOIS TER UM T.E.M. E PASSAR A SAV SIM SUPORTE AVANCADO DE VIDA PORQUE ESTE PROFISSIONAIS PASSARÃO A FAZER SAV, PARECE-ME A MIM E A TODA A GENTE UM TIMING PERFEITAMENTE ACEITAVEL!!!

LOGO CONTINUEM QUANTO MAIS VOCES REFILAREM MAIS DEPRESSA NOS ASSINAM O DOCUMENTO PARA REQUALIFICAR-MOS !!!

SE FOR PRECISO GENTE PARA FAZER NUMERO PARA APARECER NA TV AVISEM AQUI QUE EU E MAIS UNS QUANTOS VAMOS PARA LA PARA PARECEREM MUITOS QUE QUANTO MAIS FOREM E MAIS CONFLITOS CRIAREM MELHOR PARA NÓS TAE POR ISSO EU ESTOU SOLIDARIO!!!

EU PESSOALMENTE APLAUDO ESTA INICIATICA DESTES ENFERMEIROS PORQUE O EFEITO QUE ESTÁ A TER É FAZER ACELERAR O NOSSO PROCESSO E A DENEGRIR TANTO A ENFERMAGEM QUE NÃO ME ADMIRAVA NADA QUE APÓS PROVAS DADAS NAS AMBULANCIAS DESTA NOVA CLASSE PROFISSIONAL OS ENFERMEIROS TAMBEM SEJAM NATURALMENTE SUBSTITUIDOS NAS VMER.

MAS FRISO DESDE JA QUE OS TAE NÃO QUEREM AS VMER MAS SIM A AMBULANCIA E É APENAS PARA ESTE MEIO DE SOCORRO QUE ESTÁ A SER CRIADA ESTA CARREIRA, MAS FOI O QUE ACONTECEU NO REINO UNIDO E NOVA ZELANDIA POR ISSO SE CONTINUAM COM ESTE TIPO DE ATITUDES É PERFEITAMENTE PREVISIVEL QUE ISTO IRÁ INEVITAVELMENTE ACONTECER...

EU PESSOALMENTE ESPERO QUE NÃO MAS...
 
VOCES SÃO TANTOS E TÃO IMPORTANTES E TEM TANTA VISIBILIDADE QUE A MAIORIA DAS IMAGENS NAS REPORTAGEM DAS TELEVISÕES SÃO DE TAE E AMBULANCIAS SBV...

APARECEM EM 3 OU 4 IMAGENS EM 2M DE NOTICIA...
 
Ja estou a ver o Zé Bombeiral a fazer isto tudo...vocês não tem a noçao da realidade portuguesa...

Vão sonhando...
 
"Estamos constatemente a ser observados/comentados por mirones (TAE´s, bonbeirotes...)que além de nem pertencerem a esta classe e de usurparem funções (sim porque pouco a pouco, vamos dando sempre mais)vêm cantar de "galo" para locais que nem lhes deveria ser permitido acederem. Acho que era bom DR Enfermeiro pensar nisto!"

É de louvar o Dr. Enfermeiro deixar outras classes virem aqui expor o que lhes vai na alma. Mostra assim a sua superioridade, pois os outros têm de vir a um blogue de enfermeiros para manifestarem a sua opinião, por muito rancor e desdém que possam ter para connosco. Para além do mais, mostra o seu espirito democratico ao permitir acesso aos demais, quando podia pura e simplesmente vetar o acesso não enfermeiros. Aprendemos todos em conjunto. Certamente que os TAE e todos os demais já aprenderam algo com o Dr. enfermeiro, a contar pelo numero de vezes que visitam o site!
 
Doutor Enferemeiro é sem sombra de dúvidas um grande comunicador e manipulador de distraidos...para ele os enfermeiros são perfeitos, sábios, capazes de tudo, muito subaproveitados e injustiçados...os outros, maus, incapazes...ehehhehehe!
Os TAEs só estão numa guerra que sabem que podem vencer...agora o mesmo não digo dos enfermeiros quando tentam gamar competências de médicos...
Ex Enfermeiro/Futuro médico!
 
Pois, hoje ouvi na sic uma reportagem sobre a paralisação dos enfermeiros no INEM, não posso deixar de dizer que achei muita piada ao assunto. Como podem queixar-se os enfermeiros de um problema que já sabiam que existia, pois quando entraram no INEM foram informados que no final da requisição iriam novamente para os serviços os quais estão afectos, o porquê agora esta admiração?
Pois irei aqui dizer algumas verdades sobre o assunto:
Os enfermeiros querem continuar no INEM e não querem perder o lugar no hospital, porque ao contrário do hospital eles no INEM ganham ordenados surreais,
O enfermeiro Rui Miguel, devia ser o ultimo a falar, pois esse senhor no hospital ganhava o mesmo que toda a gente, teve a oportunidade de ir para o INEM com a conivência da Delegada regional centro e da Dr.ª Sofia (sua grande amiga…) e agora tira uma média de 7000€ limpos!!! É claro que o INEM tem que sustentar o seu Mercedes, tem que pagar os jantares com a sua amiga, infelizmente este senhor em conjunto com as outras acima referidas faz o quer e bem lhe apetece no INEM. Contudo a Direcção do Instituto anda muito atenta, começou por querer saber o motivo desses ordenados valiosos, instaurou um processo disciplinar a esse senhor, o enfermeiro tem três processos judiciais a decorre contra ele, por difamação, má pratica e usurpações de funções!!!!!!!!!
Mas como ele, andam ai muitos, então pelos vistos na delegação Norte andam lá um grupinho que pensam que fazem o querem e bem lhes apetece, enganam-se o CD INEM anda muito atentos a essas nódoas, esta semana irá haver mais novidades, pois parece-me que alguns irão comer as batatas e o bacalhau ao Santos Silva!!!!!!!
Os enfermeiros meteram-se com as pessoas erradas, com os TAE agora por culpa de uns irão todos sofrer as consequências. Não vale a pena o AVÔ Manuel Azevedo andar para aí com pena deles, pois só se queima e muito, consegue perder toda a sua credibilidade perante o MS e INEM, anda a falar em nome de pessoas que não passam de lixo para a enfermagem Portuguesa!!!!!
Felizmente temos uma grande equipa na direcção do INEM e MS, estão a limpar tudo o que não presta no INEM, vejamos:
Cunha Ribeiro – Levou uns patins
Nelson Pereira – Levou uns patins
Isabel Santos – Levou uns patins
António Pereira – Levou uns patins
Estes foram todos postos a correr do INEM, avinhem o porquê!!!!!!!!
E segundo fontes INEM, encontram-se a marinar alguns elementos com o objectivo de também levarem uns patins ainda maiores do que os outros:
Coimbra:
- Rui Miguel – Já os tens calçados.
- Regina Pimentel – Até já pôs baixa médica.
Porto:
- Luís Meira – Anda a ser observado.
- António Tábuas – Anda a ser observado
- Sérgio Moreira – Já os tem calçados.
- Luís Oliveira – Já os tem calçados.
- Rui Campos – Anda a ser observado.
Algarve:
Todo a direcção do SAE irá ser demitida.
Lisboa:
Nada a mencionar, visto que a limpeza já foi realizada, tendo o ultimo sendo encostado no CIPSE, O Luís Fernandes, (grande nódoa no INEM).
Com isto quero dizer que tudo muda meus senhores, ainda bem que o INEM em conjunto com o MS estão a implementar no seio do instituto transparência e igualdade entre todos os que lá trabalham, bem hajam estes senhores.

TAE
 
Isto foi o maior texto de comédia que eu já li nos últimos tempos...
AHAHAHAHAHAHAH
 
OLá a todos

Para mim, e como alguém diz, "EU SEI DO QUE ESTOU A FALAR" um tae não é mais do que um tas com uma farda amarela fluorescente como usam os Senhores que trabalham de noite, ( brisa, scut's, edp limpeza do lixo...) os que não eram tas são frustrados da psicologia e áreas afins!!! Meninos é só confirmar...

Mas não se preocupem pois muitos deles (tae) até já estão a fazer um up grade na sua formação... Vejam lá quantos andam a fazer o curso de Enfermagem...

Meus queridos tae, ainda não perceberam que alguem ( Dr. Pizarro) vos anda a dar a volta para que depois essas 15oo horas sejam bem pagas numa escola privada deste País!!!
Acordem!!

Por ultimo ainda não perceberam que os tae, sbv, siv e vmer são apenas 25% do pré hospitalar, o resto é assegurado pelos Bombeiros ( tat e tas)!

Como diz um amigo meu "Estudasses"
 
Boa noite.
Eu sou enfermeiro de anestesia e enfermeiro de VMER.
Na minha opinião, os enfermeiros devem adoptar outra estratégia que não esta de agressividade contra a criação dos TEPH. Conheço bem a realidade e de uma coisa tenho a certeza: algo tem de mudar no pré-hospitalar!
Toda a formação no pré-hospitalar é deficiente. Médicos, enfermeiros, TAE e bombeiros. Em nenhum destes ofícios existe uma verdadeira capacidade de operar com qualidade no PH. A esta situação junta-se um caos organizativo constante que diminui a qualidade da assistência para níveis preocupantes.
Os médicos no PH são meras figuras de corpo presente. Para um médico fazer VMER, basta acenar ao respectivo coordenador e passar no curso. A VMER é uma boa desculpa para se ganhar currículo e, logo após o término da especialidade, abandonar o PH e ir ganhar dinheiro para a privada. Na carreira médica, o PH é apenas um período transitório.
Os enfermeiros são a classe profissional mais bem preparada para o PH. Ainda assim, estão longe de atingir níveis satisfatórios. Alguém me explique como é possível tornarmo-nos profissionais completos e preparados fazendo um turno por semana. Na anestesia, são necessários cerca de 12 meses de experiência diária e intensa para se ser integrado. Façam as contas para um indivíduo que faz VMER uma vez por semana e até tem turnos sem activações. Nas SIV a conversa é diferente. Os enfermeiros praticam PH a tempo inteiro e são realmente bons no que fazem. Há o senão de serem profissionais com pouca experiência hospitalar, o que poderá tornar-se num grande handicap.
Os TAE são dignos profissionais do PH e muito do futuro deste passa pelo seu upgrade. É notória a sua falta de formação. Devem ser claramente menos diferenciados do que os enfermeiros. De notar que temos uma licenciatura de 4 anos e toda uma experiência clínica que nenhum outro técnico de saúde pode atingir.
Os bombeiros são voluntários e isso é suficiente para analisarmos o seu limitado papel na emergência médica nacional.
 
Se concordarem com esta análise, é fácil perceber que são necessárias alterações em todos os níveis de cuidados. Todos somos úteis e insubstituíveis.
Parece-me que o problema não é tanto a aquisição de competências por parte dos TEPH mas sim a estagnação de competências por entre os enfermeiros. Os enfermeiros, em vez de olharem para traz perdendo velocidade, deveriam perspectivar o horizonte traçando metas objectivas e ganhando competências.
Devemos ser a favor do skill-mix mas de uma forma imparcial. O DE foi claramente incapaz de responder à questão da defesa do skill-mix para enfermeiros e não para os TEPH. Todos temos direito a usufruir da aquisição de novas competências e da evolução da profissão. Tendo em conta o paupérrimo socorro existente no nosso país, para quê vedar a criação de melhores e mais competentes profissionais que possam colaborar com médicos e enfermeiros especializados e assim cuidarmos bem das nossas vítimas.
Enquanto guerrilhamos, não pensamos no que realmente importa - que o cidadão tem o direito de ser sempre bem socorrido fora do ambiente hospitalar.
Refuto a insinuação "o lugar dos enfermeiros é na enfermaria"! O enfermeiro tem uma extrema importância quer fora quer dentro do hospital. A carreira deverá sim ser organizada em especialidades específicas (p.e. Urgência e Emergência, ramo de pré-hospitalar) e criada a figura de auxiliar de enfermagem. Os enfermeiros devem deixar de fazer tarefas que os fazem desviar de outras mais de acordo com a nossa formação.
Ser contra a criação dos TEPH é ser coorporativista e egoísta. É ter falta de visão e assertividade. Ser contra a aquisição de novas e mais diferenciadas competências na enfermagem é também atentar contra a qualidade dos cuidados de saúde.
Se queremos realmente ajudar os utentes e contribuir para o desenvolvimento da enfermagem devemos fazer com que sejamos cada vez menos em número e mais em diferenciação. Reduzir drasticamente as vagas para o curso e esperar 10 anos.
A desculpa de haver muitos enfermeiros no desemprego é ridícula. O lugar destes enfermeiros não pode ser todo no PH. Estes enfermeiros têm de ser formados para serem referências na cardiologia, diálise, UCC, instrumentação cirúrgica, USF, anestesia, emergência, nefrologia, geriatria, pediatria, saúde materna, saúde mental, pré-hospitalar, cuidados intensivos, reabilitação, medicina interna, gastrenterologia, pneumologia, etc.
A área de cuidados gerais deverão ficar para os auxiliares de enfermagem.
O PH é de todos para todos, onde quanto mais diferenciado se é, em menos quantidade se deverá estar. Assim, deverá haver mais TEPH do que enfermeiros no PH.
Um abraço
 
Sou enfermeiro!
Essas competências aí listadas são uma ínfima parte do que um enfermeiro pode fazer.
Um enfermeiro, ao referir que isto é roubar as competências de enfermagem é estar a reduzir-se à sua ínfima parte.
O mais diferenciado não é conseguir um acesso venoso, drenar um pneumotórax, introduzir um TET ou permeabilizar uma via aérea. É conseguir reunir todos os dados clínicos, sociais, ambientais e psicológicos e interligá-los por forma a se chegar uma conclusão ou hipótese. A formação do futuro TEPH nunca o permitirá. A formação de um enfermeiro prevê isso.
A actuação no PH, na sua dimensão de níveis de cuidados, deve ser estratificada dando hipótese à população de obter o cuidado necessário tendo em conta o seu problema. Na maior parte das vezes, bastará seguir algoritmos e orientações pouco flexíveis. É isto que está recomendado no PH. Vocês acham que é preciso um enfermeiro para o fazer? Eu acho que não.
Outras situações haverá em que a presença de um clínico perito em emergência (enfermeiro especialista) fará toda a diferença trazendo para o socorrido todas as vantagens que um técnico com capacidade de integração de achados fisiológicos e conhecimentos proporciona.
- Colegas, impedir a criação dos TEPH é um terrível erro estratégico para a enfermagem.
- Colegas, identificámos os nossos objectivos mas escolhemos a estratégia errada.
- Colegas, estar em todo o lado e fazer de tudo é sinónimo de fácil substituição.
- Colegas, o segredo está na especialização e na diminuição do nº de enfermeiros.

Cumprimentos
 
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=77FAEEAD-CB7E-4636-95F4-5321788530E1&h=1
 
Para os profissionais de enfermagem mais jovens: a usurpação de funções em enfermagem foi iniciada em 1985 (sensivelmente;nessa data a culpa foi da maioria dos profissionais de enfermagem (por razões que agora não interessa dissecar. Desde a fundação da Ordem dos Enfermeiros, cabe a esta toda a responsabilidade. (Igualmente com a conivência de todos os profissionais de enfermagem).
 
Portanto, deixem-me ver se percebi...
Um Tecnico de Ambulancia de Emergencia quer equiparar-se a uma pessoa que tem uma licenciatura, reconhecida pelo ministerio da saude, que teve milhares de horas de formação base, mais umas centenas complementares, apenas porque, segundo ele, teve umas horas de formação. Ok.
Eu tenho duas propostas, se é por uma questao de poupar dinheiro, proponho que se recrutem uns macacos ( o animal mesmo) e se treinem esses macacos, porque sejamos franco, qualquer macaco bem treinado faz o que um TAE faz.
Se for por uma questao de formaçao, entao, aproveitem-se os enfermeiros ja licenciados que estao no desemprego, e ja contribuiram e muito com dinheiros de propinas, e abram um concurso para uma formaçao intensiva em emergencia onde apenas licenciados em enfermagem possam entrar, passando a existir Enfermeiros de Emergencia. E é preciso explicar isto as pessoas, os enfermeiros nao sao bons por saber fazer, sao bons porque sabem o porque de o fazer, e tem os conhecimentos que lhe permitem relacionar A com B, nao sao macacos amestrados como os supostos "tecnicos" lol, tecnicos.. é só rir, tecnico da mini e do piropo...
 
Iremos parar o Cogitare em saúde durante 5 dias ... para fazermos uma Pausa até Paris !

abraço
 
Ah poisé, skill mix!
 
Acham que sao 2000 horas que vos qualificam, tenham a noção que seria por a vossa vida nessas pessoas, enfermeiros com muita experiencia e mesmo assim..... creio que os medicos não irao estar do vosso lado, contudo se for para frente será sol de pouca dura, pois queixas irão surgir juntamente com erros que irão cometer......
 
Os enfermeiros que que estão sem trabalho certamente verão uma oportunidade para ingressar...~

Essa dos bombeiros mandarem....meu deus..... deve dar prurido.... eu sei o meu lugar, e certamente o bombeiro saberá o seu....trabalho com eles, e realmente sei que essas postas aqui mostradas por determinado individuo... não passa mesmo de prurido.
 
Os enfermeiros descarregam nos TAE/bombeiros a frustração e pressão que sempre sentiram da parte dos médicos... La em cima um inteligente até dizia.."ponham la macacos, que bem treinados fazem o mesmo que o TAE"!! Isto foi o que sempre ouviram e continuam a ouvir todos os dias nos hospitais dos médicos, que consideram os enfermeiros meros executantes de ordens médicas. Ao contrario do que algum iluminado dizia, os enfermeiros nao sabem coisa nenhuma nem porque nenhum de A ir para B e nao ao contrario. Para isso é preciso saber muita anatomia, muita fisiologia, muita histologia, muita MEDICINA!! E voces, srs.enfermeiros, nunca pegaram num microscopio na vida, a ignorancia é tanta que acham que o que ha para saber de fisiologia são aquelas meia duzia de horitas que tiveram nas escolinhas vão-de-escada, misturadas com tecnicas de mudança de camas, e lavagem de doentes...Por isso, ponham-se no vosso lugar, defendam os vossos interesses sem menosprezar os outros... E mais, nunca percebi essa da usurpaçao de competencias. Pela lista, ha muitos actos que sao actos MEDICOS! De facto quem os executa sao enfermeiros, mas por decisao MEDICA! Assim sendo, se o medico quiseres delegar no TAE determinado acto à sua RESPONSABILIDADE, onde ta o "acto de enfermagem"??
 
Pelas 11:48PM

''Acham que sao 2000 horas que vos qualificam...''

Sabes quantas horas de formação tem um paramedico nos EUA em que até cardioversão faz na ambulância?

1200h

Nós nestas 2000h não faremos tudo o que eles fazem e achas que é mau!!!

Então é melhor ficar tudo como está sendo a base do socorro o curso TAT com 35h !!!!

Sim porque os TAS bombeiros e TAE inem são apenas 35% do total das tripulações nas ambulàncias de Emergência no nosso paìs.

Quem diz o contrario demonstra ser desconhecedor deste meio...

Que haja alguem imparcial que confirme isto pois isto é a nossa realidade!!!
 
"É de louvar o Dr. Enfermeiro deixar outras classes virem aqui expor o que lhes vai na alma. Mostra assim a sua superioridade, pois os outros têm de vir a um blogue de enfermeiros para manifestarem a sua opinião, por muito rancor e desdém que possam ter para connosco. Para além do mais, mostra o seu espirito democratico ao permitir acesso aos demais, quando podia pura e simplesmente vetar o acesso não enfermeiros. Aprendemos todos em conjunto. Certamente que os TAE e todos os demais já aprenderam algo com o Dr. enfermeiro, a contar pelo numero de vezes que visitam o site!"

Não se pode deixar expor o que vai na alma, porque é no cérebro que provêm a SABEDORIA. O mal é esse (TAE´s, bombeiritos....) tudo fala com alma...e também com garganta...e não sai nada de jeito, só bacurices!
hihihih
 
Os enfermeiros descarregam nos TAE/bombeiros a frustração e pressão que sempre sentiram da parte dos médicos... La em cima um inteligente até dizia.."ponham la macacos, que bem treinados fazem o mesmo que o TAE"!! Isto foi o que sempre ouviram e continuam a ouvir todos os dias nos hospitais dos médicos, que consideram os enfermeiros meros executantes de ordens médicas. Ao contrario do que algum iluminado dizia, os enfermeiros nao sabem coisa nenhuma nem porque nenhum de A ir para B e nao ao contrario. Para isso é preciso saber muita anatomia, muita fisiologia, muita histologia, muita MEDICINA!! E voces, srs.enfermeiros, nunca pegaram num microscopio na vida, a ignorancia é tanta que acham que o que ha para saber de fisiologia são aquelas meia duzia de horitas que tiveram nas escolinhas vão-de-escada, misturadas com tecnicas de mudança de camas, e lavagem de doentes...Por isso, ponham-se no vosso lugar, defendam os vossos interesses sem menosprezar os outros... E mais, nunca percebi essa da usurpaçao de competencias. Pela lista, ha muitos actos que sao actos MEDICOS! De facto quem os executa sao enfermeiros, mas por decisao MEDICA! Assim sendo, se o medico quiseres delegar no TAE determinado acto à sua RESPONSABILIDADE, onde ta o "acto de enfermagem"??

Pura ignorância, aconselho-o a pegar nos livritos...muita ignorância vai ai nessa cabecinha...veja também o plano curicular do curso de Enfermagem.
Vá lá, só devemos falar do que sabemos e percebemos.
TAE´s, TAE´s...cuidadinho com os comentários.
 
Anonimo das 12.35 nao queira fazer dos outros parvos por favor. Primeiro porque nao me conhece e parte do principio que sou TAE/TAS quando posso ao mesmo tempo ser muito mais que isso. E em segundo lugar, eu conheço bem os programas curriculares de enfermagem, e sim, todas eles la tem as anatomias e as fisiologias...mas sabe que mais?SO DE NOME!! Claro que para si, o que deu no seu belo curso sobre estas materias, é o que existe, chega e sobra para enfermeiro...mas sabe que mais, o programa curricular de enfermagem e as suas cadeiras nao contemplam 1/10 do que contemplam outras cadeiras com o mesmo nome em medicina por exemplo...O nome é igual, tudo o resto é completamente diferente!! Tanta ignorancia que para aí vai nessa cabecinha de enfermeiro...
 
Isto é so anonimos até mete nojo.
Oh Anonimo das 4.17, até podes ser o papa, quero la saber. A tua logica é a logica da batata, era o q mais faltava se o plano curricular de enfermagem fosse igual ao dos medicos, por alguma razao tem mais anos de curso e por alguma razao ganham 3 vezes mais, muitas vezes para fazer 3 vezes menos, mas isso é outra historia. Agora o que ninguem me convence é q um TAE tem mais competencia que um enfermeiro, desculpem la mas nao tem pronto. Alem disso a questao é muito simples, todo o enfermeiro pode ser TAE nem todo o TAE pode ser enfermeiro. Ponto final.
 
Joao das 8.33 ainda gostava que me explicasse quantas horas o sr.teve de EPH no seu curso de enfermagem? Ensinaram lhe no curso a fazer extrações de vitimas encarceradas de viaturas por exemplo? Remoção de vitimas de baixo de escombros por exemplo? Entao a que proposito diz que todo o enfermeiro pode ser TAE?? E só mais um coisa, o que o sr. e os outros todos ainda n atingiram é que TAE NENHUM quer ser enfermeiro para NADA! O que querem é uma carreira e cursos à altura das suas funções!! Alias ainda gostava de saber quem é que lhe meteu na cabeça que ser enfermeiro o habilitava em EPH...
 
1º O Socorro em Portugal não são só Bomb, cruz Verme, SBV, e VMER... Vieram as SIV para dar apoio aos meios SBV e mesmo há VMER;

2º Nas SIV é o Enfermeiro que coordena a equipa... Se não gostam ponham-se a andar que vos prometo que arranjava Enfermeiros para vos substituir num mês das Ambuylâncias SIV... OS TAE não se enquadram neste meio, o vosso conhecimento em Suporte Imediato de Vida é ZERO;
3º Conduzir carrinhas até o Sr. Manel que tem um Supermecado conduz; ( SIV a sério era com dois enfermeiros com formação em Emergência Pré-Hospitalar
4º Quem está interessado no dinheiro são os TAE que não suportam que os Enfermeiros ganhem mais que eles... ENTÃO SE TÊM RESPONSABILIDADES QUE VOCÊS, TÊM QUE GANHAR MAIS;

5º Têm duvidas eu estarei cá para tirar dúvidas, se quiserem aprender umas coisas de traçados e de trauma a sério (imobilizar não salva ninguém)não é com 1500 horas e têm que pagar porque os enfermeiros também pagaram muito para saberem o que sabem;

6º Comprar livros de trauma e de catástrofe não vale nada porque vocês decoram aquilo que lêm:):):):):):)
For Good Sake:)
 
Simplesmente porque, se sou enfermeiro,é com a maior facilidade que posso ter formaçao para TAE, é uma questao de poupar tempo e dinheiro ao estado. Mais depressa um enfermeiro pode adquirir formaçao para TAE que o contrario. Eu tambem nao quero ser TAE para nada, era so o que faltava, agora ia andar para tras... Alem disso acho q o lugar dos enfermeiros é nos hospitais, e nao nas ambulancias, por uma questao de segurança, uma vez que os TAE´s que as conduzem, bebados muitas vezes, tem tendencia para acabar debaixo de comboios e de camioes....
 
Anonimo das 12.29 ainda me vai explicar quem é voce para ensinar o que quer que seja sobre traçados!!!Um grande LOL para si!! Ensinar o que? Taquicardias?Arritmias? Sera que os srs. nao entendem que ha bombeiros e TAEs que sabem muito bem o que é dado em enfermagem e ate onde vai a competencia de um enfermeiro?? O sr. sabe la interpretar traçados, nem escrever em Inglês quanto mais...

E ja agora, antes de vir para aqui enterrar-se, aprenda a escrever, For GOD Sake...

Ps: Sera que o veremos a ter essa postura Salario/Responsabilidades em relaçao a Medicos vs enfermeiros?? Ou se calhar o médico tambem nao tem mais responsabilidade que um enfermeiro?? O discurso vcai mudando consoante os intervenientes...TRISTE!
 
Agora a SIV pela boca deles também é apoio a VMERs?
Como voces sonham.
Cantem Cantem que no final da proxima semana terão novidades.
E o natal está a chegar, por isso juntem se todos e coloquem as batatas com bacalhau à mesa (preferenciamente no santos silva para fazer companhia a alguem que ja escorrega nos patins) que nós ja temos algo que voces nunca imaginaram ter.
E mais nao digo..............
 
Joao das 9.30 também acho que é mais facil o sr. tirar o TAE mas nao por ser enfermeiro. Simplesmente porque é um curso muito menor em termos de duraçao. De resto dizer lhe que concordo consigo, o lugar dos enfermeiros é nos hospitais a CUIDAR dos doentes, nao é, nem nunca foi na rua para onde nao tem qualquer tipo de formaçao de base... De resto esse tipo de afirmaçoes sao lamentaveis. 1o porque os TAE nao andam bebados a conduzir ambulancias, e em 2o lugar porque as VMERs conduzidas por enfermeiros fartam-se de ter acidentes. Concluindo, se o sr. soubesse sequer o que é EPH nunca na vida puxava aqui o tema dos acidentes porque eles so nao acontecem a pessoas que nada tem a ver com EPH. Por exemplo que ficam nos hospitais a limpar rabinhos...o SEU caso!!(e com imenso orgulho suponho...)
 
Para o caro anónimo das 4:17 PM OU ÉS UM NABO OU UM PSEUDO-NABO!
HO PÁ...DESAPARECE...cada macaco no seu galho (passa po teu galhito)
 
Pode ser que quando um dia voce fique afogado na trampa que sai da sua cabeça e do seu rabinho se lembre desse comentario.... Não percebo a vossa fixação com as fraldas... será fetixe? Acham que diminuem alguem por fazer referencia as trocas de fraldas? LOL nas centenas de acçoes que pratico essa é apenas mais uma, e faço-a com todo o gosto, porque até para isso ao contrario ddo que pensam é preciso ter formaçao, mas claro, voce como TAE armado em "the listner" (serie da FOX) não saberia fazer qualquer tipo de diagnostico ao trocar uma fralda... e por incrivel que parece isso pode salvar vidas...
 
e nao te esqueças do halibut
porque se reamente ao mudar fraldas podes salvar vidas então dispensa os medicos porque tu nunca salvaste ninguem...pelo menos como enfermeiro
 
Ai não? Tenho-te a dizer que sim, por acaso ja salvei, as 3 da manha ao trocar com o auxiliar a fralda de um doente desorientado detectei sangue vivo nas fezes, contactei o medico de serviço, e esse doente foi ao bloco nessa mesma noite... Hoje ainda esta vivo para contar a historia.
 
Olha, olha TAEs com Cursos de Enfermagem onde aprenderam traçados... Não sei que Curso de Enfermagem é que tiras-te... Mas é muito, muito bom!

E já agora estou para ver o TAE que sabe fazer uma extracção rápida que é Trauma e como os TAe dizem, os Enfermeiros não sabem nada de trauma!

Eu sou Enfermeiro e não foi no Curso que aprendi essas coisas, mas ok.
Taquicardia ou arritmia até o Sr. Manel sabe dizer mas eu gosto é de vos ver nas situações, não é nos filmes, nem na net...

Tu como os teus colegas sabem intervir ou quando os utentes não têm lesões significativas ou quando estão parados e nessa altura o que é que o TAE faz? SBV e pede ajuda. Esta é a realidade.(CADEIA da SOBREVIVÊNCIA e tal)

Esta é a realidade, é o momento e será em Dezembro, Janeiro e por aí fora...

E as coisas que vocês sabem sobre os Enfermeiros como dizerem que fomos requisitados para ao fim de algum tempo voltar para o Hospital... Deves estar a brincar, só pode... É que os Enfermeiros não entram em projectos para dois dias e cá estamos e estaremos para continuar a socorrer as vítimas tendo em conta princípios científicos mundialmente aceites

As vossas ameaças são de alguém em desespero:
- coitadinho de mim;
- a culpa é dos Enfermeiros;
- Este e aquele já têm patins;

Em vez de andarem a escrever disparates na internet em locais que são para ENFERMEIROS vai mas é estudar.
 
Anonimo das 10.01 ninguem consegue perceber puto do que escreve... Tem algum problema cognitivo? Que Portugues tao fraquinho...
 
Ao "netinho" do Enfº Azevedo:

Caríssimo, espero que os seus gritos alucinantes sirvam só para assustar pardalitos, que aos enfermeiros, pouca mossa faz.
Continue com os seus delírios, e dor de corno que só nos faz rir por aqui.
De patins há-de ir o senhor. E cá estaremos nós ainda para rir =D

Das duas uma: ou coitado, de tão burro que é, nem numa das quase CENTENAS DE ESCOLAS de enfermagem que por aí existem entrou (com médias insultuosas de tão baixas que andam... ) e anda a querer ser mais que enfermeiros, ou coitado, vê que nunca poderá ultrapassar gente com formação superior, e quer subir a todo o custo ao nosso galho.

deixe-se estar no seu galhito aí em baixo que está aí muito bem, palhacito.
 
Sorria, sorria sempre que vem aí a gripe e rir espanta a gripe e faz bem à saúde.
 
Poderia e deveria, porque já tenho idade para isso, ter algum bom senso e demarcar-me da "discussão" com esta "camaradagem" dos, assim parece, recém-chegados (new-born) para-quase-quem-me-dera-médicos. Eles vêm de todos os lados e feitios: humanidades, economia, psicologia(ainda aceito...), sociologia, pedreiragem, serviço nacional de bombeiros, fuzileiros, comandos e dos seus também "para", neste caso concreto, "paraquedistas", que é o que efectivamente vós sois: UNS PARAQUEDISTAS. Dá para entender o portuganhês anónimo das 10:42 AM("aquase" médico).
Tudo o que escreva a mais será seguramente uma perda do meu precioso tempo.
Até Quinta!
 
Não me parece mal se for para irem passar supositórios de ben-u-ron a velhas, num centro de saude no fim do mundo para ocuparem o tempo.
 
Eu sou um ex-TAS da CVP dos açores, mas tive a possibilidade de estagiar em LX numa das ambulancias CODU-INEM.

Cá nao ha INEM, nao ha VMERS... é uma realidade muito comparada a mais de 60 ou 70% do nosso pais. Embora ate tenhamos, cá, um numero aceitavel de TAS, por formação local intensiva (varios cursos ano), situação muito melhor que em portugal continental, onde muitas coorporaçoes de bombeiros tem dificuldade em forma simples TAT, quanto mais TAS, o socorro é defeciente... embora tenhamos GRANDES Enfermeiros a trabalhar voluntáriamente, nas ambulancias, isto nao chega a uma fracçao dos serviços feitos.

Eu tendo ser o mais imparcial na minha opiniao, e concordo plenamente com SENHOR Enfermeiro RoxoHUC, o socorro e defeciente. e chamo de SENHOR, pela... visao clara e educada que tem, e que pretigia toda a classe de Enfermagem, a ele e outros o meu Bem hajam. Aos restantes... quer enfermeiros quer TAE/S que so atiram pedros para telhados de vidro, epa... so digo... cresçam e discutam a ideia com pes e cabeça, voces sao todos muito melhores do que aquilo que voces se fazem.

Como o SENHOR Enf RoxoHUC falou, a criação de um TEPH e fundamental... quer para o proprio desenvolvimento da classe de enfermegem, como classe Superior, e nao de tecnicos.
TEnho so a acrescentar o seguinte:
A formação de TEPH:

Acho que esta deve ser criada em moldes de um CET - Nivel 4 (bolonha) com a duração de 3 semestres, mais estagio remunerado em Ambulancias apos final dos 3 semestres, embora durante os dois ultimos 2 semestres, os individuos devessem fazer pelo menos 2 turnos durante a semana, em serviço de EPH.

O acesso deve ser feito sobre a analise curricular, e preencher certos requisitos basicos: como por exemplo, experiencia, como TAT e minimo de 1 ano de experiencia ou TAS e um ano de Experiencia (preferivel), realizaçao de provas fisicas, provas de situação, e exame de acesso espeficifico. Estes CET's deveriam ser ministrados em nao mais de 5 a 6 Escolas ou Institutos de Saude (em turmas de 30 alunos, directamente supervisionados pelo INEM, com formadores devidamente credenciados, mas devemos abandonar so Sistema de Formação Profissional, devido aos custos exurbitantes do mesmo.

Os Enfermeiros deveram continuar no Sistema, aias, estes deviam se especializar em Urgencia Hospitalar e Pre Hospitalar. e estes deviam funcionar como Directores TEcnicos nas Corporaçoes de Bombeiros/Serviços de Ambulancia, subordinados a um Director Médico (Médico), que embora seja seu superior hierarquico, nao estara presente na coorporaçao no dia a dia. Estes enfermeiros Especialistas deverao esta resposnvsaveis pela supervisao tecnica dos TEPH, e ser responsaveis directos pelas recertificaçoes.

Por exemplo: Um TEPH deveria ser autorizado a administrar tecnicas SAV, mediante protocolos, e um CERTIFICADO de AUTORIZAÇÃO - valido por um ano (porrogavel a 2 em certas execepçoes)- PAra aplicar essas tecnicas passado pelo seu director tecnico. Isto obrigaria tanto o director tecnic a manter os seus operacionais actualizados, como tambem evitaria a descontinuidade de conhecimento.

Formações e necessaria... para o bem daqules que sao socorrisods por TAT's e mesmo TAS e enfemrieors que... infelizmente não tem as capacidades necessarias para exercer um bom socorro nas condiçoes actuais.

O director Tecnico de um Serviço (Esnfermeiro Especialista) deveria igualmente receber essa autorização pelo seu director Médico (médico/ Médico Especialista Urgencias/INEM).

coninua...
 
Os enfermeiros sao mais do que akilo que se propos... akeles enfermeiros que... ficam chocados... so lhe confesso uma coisa:
Meus senhores, voces não levaram 4 anos a aprender a puncionar, ou 4 anos de farmacologia! Foi tudo gradual, e nada foi vos dado pela ordem e santa graça de Deus. Igualmente com estudo, qualquer outro consegue fazer uma infimaparte de certas tecnicas devidamente orientado.
Se voces ficam chocados, com essa usurpação, acho que deveriam pensar bem... o porque de serem enfermeiros!! Pk se para voces um enfemriero é... os acesso intra venosos, o dar medicaçao prevista por um medico (na EPH... por um protocolo defenido) e nao passa disso... epa... acho que voces se iludiram!!!

Enfermagem e muito mais que isso!! É um trabalho de muita dignidade, de muita responsabilidade e com muito que se lhe diga. Se voces se limitam ao que acima foi proposto, como considerar que um TEPH ta a tentar ser um Enfermeiro... só leva uma pessoa a considerar que... voces nem consideraçao tem pela vossa grande Profissão. e como diz o outro: "se eu nao gostar de mim quem gostará", agora por exemplo.. eu adoro EPH, e adoraria aprender mais... mas acho contra producente... ir tirar um Curso de 4 anos.. se não gosto de enfermagem... pk sao duas realidades completamente diferentes. Isto so leva á frustração, porque akilo que irei aprender, tem pouca aplicaçao directa no PH (20%).
Epa... é contra producente... porque secalhar eu vou continuar a servir como voluntario, e secalhar se houver um curso de TEPH tiro ás minhas custas e depois sirvo como voluntário... e sabem porque... porque o IMPORTANTE E SALVAR E AJUDAR QUEM PRECISA!!!

Deixem akeles que dao sem nada pedir em troca receber mais formaçao... e serem reconhecidos pelo seu esforço.

cumps

Simonov
 
tanta asneira de um e outro lado...
em caso de pcr lá quero saber se é pedreiro, professor, psicólogo , bailarino, enfermeiro, telefonista, técnico, jornalista ou médico ou o que quer que seja..
desde que se ajoelhe ao meu lado, entrelace as mãos no meu peito e pressione com força entre 4 a 5 cm de profundidade com gana... ha carago....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!