domingo, novembro 22, 2009

Os deuses do olimpo estão na revista Sábado...


Longe vai o tempo (Outubro de 2004) em que a Revista Visão publicou - pela mão dos jornalistas Isabel Nery e Bruno Rascão - o mais brilhante artigo que a comunicação social escrita já fez sobre a Enfermagem: "Os donos dos hospitais"! Fiel à realidade. Levantou a ponta de uma justiça que teima em fugir à classe.

O mesmo não se pode dizer da Revista Sábado (n.º 290 de Novembro de 2009). Desde que publica uns suplementos que pretendem classificar hospitais e respectivos serviços numa espécie de ranking nacional, começou o sensacionalismo demagógico. Com critérios duvidosos, refira-se. Se fosse para classificar oficinas de automóveis, então a coisa resultava melhor... mas o problema até nem é esse.

Pelo meio destas "histórias reais" que acompanham este "estudo", há muita insensatez, desconhecimento e espírito hollywoodesco. Os Enfermeiros são bastante mal(re)tratados.
Começa logo pelo endeusamento do Médico em detrimento de todos os outros. Um endeusamento puro. Os Médicos é que sabem, querem, podem e mandam.

Basta começar pelo início...
"A pedalada da Chefe das Urgências [Hospital de Santa Maria] - Teresa Rodrigues é a mistura do Dr. House (embora o odeie) e das chefes das séries Serviço de Urgência e Anatomia de Grey"

Bastou ler isto para adivinhar o que aí vinha. Os Médicos são seres superiores. Mais inteligentes, resistentes, capazes e podem ser arrogantes com todos - simplesmente porque estão acima da condição destes descendentes dos macacos que para aqui andam (ex. "vou ter de me indispor, já estou a ver").
.
"Às 20 horas, a equipa muda e entra um grupo de Médicas que estão a completar a especialidade (internas) ou recém-formadas, mas todas muito jovens, o que reforça o lado protector da chefe, um pouco à semelhança da Drª Bailey da série Anatomia de Grey"
Ficamos a saber que a equipa é constituídas por Médicos. O resto é um mero cenário hollywoodesco...

"Muitos já viram doentes-robôs em séries de TV. No Centro de Simulação Biomédica dos HUC há uns iguaizinhos. São reais para ensinar medicina de alto risco. Sem matar pessoais reais"

De facto, o(a) jornalista vê mesmo muita televisão (a julgar pelas constantes referências) O filme continua: Médicos, Médicos, Médicos...

Estava para ler a página seguinte, mas o título era demasiado sugestivo: "Deus no céu e a Drª na Terra". Já nem me dei ao trabalho de o fazer. Faz-me lembrar uma velha história que contava que, após um grupo de Enfermeiros ter salvo a vida de um homem em estado crítico, um Médico foi ter com a respectiva família e afirmou triunfante: "esteve com um pé do lado de lá, mas felizmente eu estava de serviço..."!!

Nas histórias que por lá constam o enxovalho vergonhoso aos Enfermeiros é uma constante...

"Um doente com um abcesso na nádega é enviado para a consulta da tosse, o que provoca a irritação do médico que lá está: queixa-se à chefe, que desanca imediatamente, por telefone, as Enfermeiras que estão a fazer triagem: "Com vocês as duas a triar, isto hoje vai ser para negativos. é quase tão mau... [e diz o nome de uma antiga Enfermeira gozada por todo o serviço pela reputação de incompetência]""
.
"A Enfermeira não ajuda - anda assustada de um lado para o outro. Ai doutor, e agora?! Ai doutor. O doutor está farto"
.
Depois basta ver as estatísticas apresentadas e concluir que num hospital só trabalham Médicos. Só se explica quantos Médicos há por turno, quantos estão vacinados, quantos é que chefiam isto e aquilo...

Quem ler estas besteiras e não conhecer a realidade, até pode pensar que é mesmo assim...

Comments:
É realmente triste que este tipo de noticias que nada abonam ao correcto funcionamento do SNS.

É triste a necessidade de inferiorizar classes para se superiorizarem. Mas Sr. enfermeiros. Vocês fazem exactamente o mesmo em relação ao outras classes, portanto não se sintam magoados ou ofendidos, vocês próprios defendem essa forma de estar..

Querem que site algum dos "posts" deste Blog?
 
É alguma mentira o que la esta escrito?

É mentira a parte do "Ai doutor, e agora?"

É mentira a parte da enfermeira no bloco limpar o suor ao medico?Ou abrir as luvas ao cirurgião?

Insistem em serem sobrevalorizados, e depois da nisto, é que nem são classes d saude, é a sociedade em geral que nao consegue ver a autonomia, conhecimento, desenvoltura e importancia que so os enfermeiros acham que tem!!
 
talvez com uma greve bem feita, dêm valor à importância dos enfermeiros. até a ministra
 
é realmente triste que sejamos esquecidos na realidade do SNS, gostaria que essa srª jornalista conhecesse alguns dos médicos que conheço e fizesse a comparação com os enfermeiros, iria perceber que os enfermeiros sabem umas coisistas e que sem mandar oficialment mandam indirectament ou por sugestão, que é p n ferir susceptibilidades alheias.
As pessoas n sabem cm correm as coisas pk afinal de contas e o medico q receita os comprimidos à saída da urgencia ou na consulta e dp desse papelito td o resto e esquecido.
Enfim sao apenas desabafos.
 
"É realmente triste que este tipo de noticias que nada abonam ao correcto funcionamento do SNS.

É triste a necessidade de inferiorizar classes para se superiorizarem. Mas Sr. enfermeiros. Vocês fazem exactamente o mesmo em relação ao outras classes, portanto não se sintam magoados ou ofendidos, vocês próprios defendem essa forma de estar..

Querem que site algum dos "posts" deste Blog?"

Se de facto somos assim só me resta concluir que você ou é estupido ou gosta de apanhar, pois não para de vir a um blog de enfermeiros...pense nisto!
 
"É alguma mentira o que la esta escrito?

É mentira a parte do "Ai doutor, e agora?"

É mentira a parte da enfermeira no bloco limpar o suor ao medico? Ou abrir as luvas ao cirurgião?

Insistem em serem sobrevalorizados, e depois da nisto, é que nem são classes d saude, é a sociedade em geral que nao consegue ver a autonomia, conhecimento, desenvoltura e importancia que so os enfermeiros acham que tem!!"

Depois deste comentário, só me resta pensar que você não tem ligação nenhuma à Saúde, pois se tivesse sabia que temos de facto grandes cirurgiões, mas meu "amigo" se você um dia pusesse o esse monte de massa inerte que você deve chamar de seu corpo num bloco operatório via quão grande é a sua burrice...pois tantas, mas tantas vezes são os Enfermeiros que evitam erros cirúrgicos, erros de anestesia e são questionados pelos próprios cirurgiões qual a técnica ou o produto a aplicar...por isso vejam menos televisão e informe-se melhor, senão irá viver sempre assim na mediocridade!
 
No dia em que o senhor anónimo que acha os enfermeiros são todos uma cambada de anormais que fazem o que os médicos mandam entrar paragem cardiorrespiratória, que provavelmente vai ser detectada por mim e não pelo médico (que decerto não está na MINHA enfermaria, ao lado dos NOSSOS doentes) eu posso sempre começar a gritar ai doutor e agora? ao invés de lhe iniciar manobras de reanimação...e quando o senhor doutor chegar o senhor estará morto e bem morto...mas terá tido mais douta assistência do que aquela que eu na minha parca autonomia, conhecimento, desenvoltura e importancia lhe posso prover...bem haja uma mente iluminada como a sua senhor anónimo para achar que os enfermeiros não têm um papel preponderante dentro do meio hospitalar...acredite quando lhe digo que todas, mas TODAS as decisões que se relacionam com o estado de um doente passam pelas mãos dos enfermeiros...porque somos nós que estamos com os doentes sempre...não os médicos...nós somos a primeira linha e acredite em mim...quando os enfermeiros não fazem o devem fazer adequadamente...doentes morrem...antes de qualquer médico lhe meter as mãos...um grande bem haja pela sua douta opinião...
 
Boa tarde.Só tenho a dizer: porque é que continuam a dar importância a argumentos não fundamentados na evidência da realidade? Só o facto de valorizarem esses comentários, é que se dá a parte fraca e aí são apanhados por essa via e fazem e dizem o que lhes vai na alma... enfim. Quero dizer com isto que, caros futuros colegas (pois sou estudante de enfermagem com bastante orgulho) nós somos enfermeiros porque queremos, porque gostamos, fazemos o que nos compete, não nos temos de dar ao trabalho em dar ouvidos ao que a sociedade ou os media ou o que quer que seja, o que dizem é meramente o que ouvem dizer, não o que realmente vêm e o que realmente SABEM!
 
Não tendo lido o artigo, constato que os excertos expostos pelo DE, infelizmente não são assim tão infiéis à realidade.

"Os Médicos são seres superiores. Mais inteligentes, resistentes, capazes e podem ser arrogantes com todos - simplesmente porque estão acima da condição destes descendentes dos macacos que para aqui andam" Alguém, incluindo grande parte dos enfermeiros, não vê os médicos assim em Portugal? Olhem para a vossa realidade diária e reflictam.

"Com vocês as duas a triar, isto hoje vai ser para negativos. é quase tão mau... [e diz o nome de uma antiga Enfermeira gozada por todo o serviço pela reputação de incompetência]" isto não é também uma realidade constante? Ou eu vejo demais ou alguém vê de menos.

"A Enfermeira não ajuda - anda assustada de um lado para o outro. Ai doutor, e agora?! Ai doutor. O doutor está farto" Quantas vezes não assistimos a isto?

A verdade é que infelizmente esta é a realidade actual e os enfermeiros têm toda a culpa nisto. O que queriam que o artigo divulgasse? O importante acto de optimização da fralda enquanto o médico avalia uma ferida, sutura e prescreve um penso para mais tarde (depois de optimizar a fralda) o enfermeiro executar (com supervisão do médico)? Não percebem que só os enfermeiros dão demasiada importância a uma dejecção? E antes que façam comentários neste sentido, sim, o doente também dá... se não estiver preocupado com outra coisa, com o motivo que o levou ao hospital, com a doença, com aquilo que só o médico lhe pode resolver, a fralda é secundária.

Por último, não posso deixar de comentar os posts de alguns colegas que dizem coisas como "os enfermeiros sabem umas coisistas e que sem mandar oficialment mandam indirectament ou por sugestão, que é p n ferir susceptibilidades alheias" e "tantas vezes são os Enfermeiros que evitam erros cirúrgicos, erros de anestesia e são questionados pelos próprios cirurgiões qual a técnica ou o produto a aplicar"... Então afinal sempre é verdadeira a imagem de que o enfermeiro é secundário? Ajuda o médico quando este se engana? Mandam umas sugestões para o ar a ver se pega?

E que tal se os enfermeiros deixassem de andar a corrigir os médicos, a aperfeiçoar a medicina com os seus conhecimentos e os usassem antes para desenvolver a enfermagem, o seu campo de actuação, a sua imagem social, a sua importância perante os olhos do doente? Talvez então fossem reveladas as fragilidades dos "Deuses na Terra" e a verdadeira força dos enfermeiros e pudéssemos um dia ler artigos ainda mais abonatórios a nosso favor que o tal de 2004.

"Vale a pena pensar isto".
 
Bem, como não poderia deixar de ser, deixo aqui o meu comentário, afinal quem não se sente, não é filho de boa gente.

Em relação à dita reportagem, posso dizer-vos que tenho a infelicidade de trabalhar com a dita médica, apelidada de Dr. Bailey. A senhora,que se acha detentora de todo o poder (afinal, segundo o jornalista, ela está no posto de comando de toda a urgência e toma as decisões "mais" difíceis!!!) é simplesmente intragável, desagradável e arrogante (lá nisso é igual ao House, mas não tem metade da inteligência que ele tem).
Lamento profundamente que tenham valorizado a "pedalada da chefe", porque o que ela fez em 24h foi deixar o seu "sim senhor" (que por acaso é bem grande) encostado a uma cadeira!! Enfermeiros em pé 10 horas seguidas?? O que é isso?? Afinal além de incompetentes, ela ainda diz para eles virarem o doente e para irem ajudar a passar os politraumatizados - como se ela realmente se importasse com isso...

O que seria deste serviço de urgência sem esta super-médica?? Que se for preciso, grita à frente de toda a gente "quem é o estúpido/ignorante do enfermeiro que está na triagem??" - agradável não é? Pena é esquecer-se que também ela e outros colegas, cometem erros crassos que por vezes até custam a vida do doente, mas nisso não se fala... Porquê?? Apenas se diz "fizemos tudo, mas ele não sobreviveu!" - óbvio, por acaso alguém iria dizer "ele morreu porque não sabíamos o que lhe fazer!", ou porque "simplesmente não fizemos nada!!"
Já alguém se deu ao trabalho de contabilizar as mortes por negligência médica? Claro que não, os enfermeiros é que são burros! Mas afirmo que já vi muitos mais médicos assustados sem saber o que fazer do que enfermeiros.

E nessas 24h de reportagem, podem acreditar que os jornalistas não saíram do colo dela. Os enfermeiros já sabemos que são ignorantes e o resto? Auxiliares não existem, administrativos, senhoras da limpeza, etc etc... quem são eles mesmo??

Tenho pena e sinto alguma frustração, ver tanto mérito reconhecido a uma médica que não mexeu uma palha o dia todo e que é extremamente malcriada e tão pouco para quem está ao lado do doente, para quem não descansa o turno todo, para quem dá o que tem e o que não tem...

Enfim, talvez um dia ela (ou outros colegas médicos) precisem de um enfermeiro e comecem então a dar algum valor. Até lá, vamo-nos encontrando por aí.
 
T~em de escrever para a Ordem dos Enfermeiros e para os Sindicatos para se perceber o que pensam e o que vão fazer!!!!!!!!
 
T~em de escrever para a Ordem dos Enfermeiros e para os Sindicatos para se perceber o que pensam e o que vão fazer!!!!!!!!
 
Gostava de ver os sr.´s doutores sozinhos numa urgencia! Sem Enfermeiros. Quanto tempo duravam?

Já imaginaram, se os enfermeiros apenas fizessem aquilo que lhes compete fazer? O que seria dos serviços?
 
Deixem-se de coisas

Para aquilatar a seriedade destes rankings basta dizer-lhe que, no 1º deles, um dos melhores serviços de neurologia do país era o do hospital de Amarante.

Isto apesar daquele Hospital não ter serviço de neurologia nem neurologistas lá a trabalhar.

Enfim...
 
Não posso deixar de anotar que os comentários, em vez de agressivos em relação ao jornalismo praticado, são agressivos em relação aos médicos.

A jornalista que assina o artigo é médica?

Estes é que têm a culpa dos jornalistas os sobrevalorizarem?

E os enfermeiros? Isentos de culpa de serem sistematicamente infravalorizados?

Há, claro, quem lê este blog rapidamente percebe que os médicos até culpa do efeito de estufa têm...
 
Gostaria de deixar o meu comentario: em primeiro denota-se que a jornalista tem um profundo desconhecimento da realidade dos Hospitais, quer do serviço de urgencia quer dos varios serviços de internamento. Admira-me uma revista semanal como a "Sabado" nao fazer uma boa selecção dos artigos para publicar e até mesmo dos profissionais, uma vez que essa jornalista parece que nunca passou por um Hospital como utente e como jornalista também não desenpenhou bem o seu papel.... Em segundo se essa drª existe mesmo e se faz esse tipo de insultos só tenho uma coisa a perguntar- não existe Enfermeiro Chefe nessa Urgencia?? Ou essa senhora é tão rude que ninguem a consegue por na linha??? ou será que ela até foi esperta em ter dominado a entrevista para ver se consegue através dos media passar uma imagem daquilo que eles (médicos)na realidade não conseguem ser nem tão pouco parecer
 
Mas isso é alguma duvida? Em média o QI dos enfermeiros é inferior ao dos médicos (embora haja excepções e eu conheço enfermeiros com capacidades cognitivas superiores a boa parte dos médicos.
Ex Enfermeiro/Futuro Médico.
 
Mas isso é alguma duvida? Em média o QI dos enfermeiros é inferior ao dos médicos (embora haja excepções e eu conheço enfermeiros com capacidades cognitivas superiores a boa parte dos médicos.
Ex Enfermeiro/Futuro Médico.
 
Mas isso é alguma duvida? Em média o QI dos enfermeiros é inferior ao dos médicos (embora haja excepções e eu conheço enfermeiros com capacidades cognitivas superiores a boa parte dos médicos.
Ex Enfermeiro/Futuro Médico.
 
Mas isso é alguma duvida? Em média o QI dos enfermeiros é inferior ao dos médicos (embora haja excepções e eu conheço enfermeiros com capacidades cognitivas superiores a boa parte dos médicos.
Ex Enfermeiro/Futuro Médico.
 
Lol, essa é optima...
Eu tambem li o artigo, é mais um do muito lixo nacional. Vejo aqui muitos comentarios, provavelmente de médicos incomodados, a todos esses, quero dizer, que para mim médicos ou outras classes sao completamente indiferentes, até porque nao trocava nem por um segundo a minha vida de enfermeiro pela deles...
Só peço a todos os da minha classe, que se unam, que nos façamos ouvir, porque isto nao se trata de sobrevalorizar ou subvalorizar, mas simplesmente nos tratar como iguais a todas as outras classes. Se eu sou licenciado tenho de ganhar como licencidado, ou existe alguma razao para a minha licenciatura ser menor que a de um tecnico de farmacia ou de radioterapia? Nao queremos ser mais, queremos ser iguais. É pedir muito?
 
Depois de tudo isto...resta apenas dizer que: todos querem o olimpo!

Se há bons enfermeiros, também existem bons médicos e o inverso é infelizmente verdade tb...

Generalizar?! Não dá mesmo, até mesmo porque nenhum de nós enquanto médico ou enfermeiro é sempre irrepreensível!

P.S.- gostei daquela parte do "muitos enfermeiros evitam erros de anestesia"...ROTFL, brutal mesmo!

Epá...os que querem ser médicos façam como eu...concorram para medicina! Mas por favor...cada um no que lhe compete!
 
SAudações,
Estimados, deixemo-nos de falinhas mansas e paninhos quentes. NÃO DÁ PARA RESPEITAR QUEM NÃO SE DÁ AO RESPEITO, e MAIS NADA!
Não conheço as pessoas nem os factos, mas a ser verdade o que contam em relação à speedygonzalez lá do sítio (a médica do serviço de urgência) só pergunto o seguinte: ela é malcriada, arrogante, prepotente e mais a pu.a que a par..u? A equipe de enfermagem são quantos? Não haverá ninguém com eles no sítio? É nem precisa de ser no timbre dela. Poderá e deverá ser mais... refinado, maquiavélico se entenderem. Ou então simplesmente à bruta se preferirem.
Quanto à revista de fim-de-semana (por acaso não pertence ao grupo do Oliveirinha, certo?) gostaria de saber o que acham de lhes enviarmos a "verdade dos factos" e convidá-los a partilhar com os enfermeiros desse mesmo SU apenas 4 ou 5 horas de jornada. O que acham?
 
Estávamos bem melhor quando só tínhamos Sindicatos!!
 
Saudações,
Gostaria apenas, se me for permitido, fazer um ou outro reparo a colegas ou ex-colegas que decidiram procurar outra profissão.
Caro colega Anesthetist porquê o seu espanto perante o seguinte facto: "muitos enfermeiros evitam erros de anestesia"? Como bem sabe não há nada de errado no que está escrito, NADA. Será que o que era para si verdade "ontem", passou a ser mentira "hoje"? Não deixa de ser caricato. E o que é que uma coisa tem a ver com a outra, nomeadamente o de querer ser médico? Então o enfermeiro, designadamente o de anestesia não terá conheciemntos mais do que suficientes para identificar "ERROS ANESTÉSICOS"? E não, e não quero concorrer para medicina, porque já não tenho idade, paciência e disponibilidade física, mental E MONETÁRIA para o fazer.Procurarei sim INVESTIR NA FORMAÇÃO da minha profissão de base. São os filhos, as esposas, os empréstimos para isto e para aquilo, e por aí fora.
E se por acaso o descalabro for total e não conseguir encontrar outro rumo que não seja o de emigrar então aí ponderarei concorrer a outro curso.
Quanto ao outro que escreve:
"Em média o QI dos enfermeiros é inferior ao dos médicos (embora haja excepções e eu conheço enfermeiros com capacidades cognitivas superiores a boa parte dos médicos).
Presumo que se enquadre na ressalva e excepção que faz certo? Meus Deus!!!
Quem precisa de inimigos?
 
deviamos mover um processo contra esse senhor ou falar com a revista sabado por tal aberraçao
 
Já tive a infelicidade de trabalhar com essa senhora que se apelida de super médica...de facto o que faz ao longo das 24 horas, não é mais do que dar ordens e embirrar com toda a gente...dizendo que o serviço sem ela fechava...quando é a unica que não faz nada.
Em relação ao artigo da revista, é o mais degradante que li até hoje, que tenho 25 de profissão. Nunca vi rebaixarem tanto a classe. Já redigi uma carta a revista a expor a verdadeira realidade dos factos...apelo aos colegas que façam o mesmo...
Cumprimentos
 
RECEITA PARA A DOENÇA CRÓNICA DA FALTA DE MÈDICOS EM PORTUGAL:

- Essencialmente, deve ser promovidas vagas para frequência do Curso de Medicina. Dupliquem, tripliquem, quadripliquem, como nos outros cursos. É uma falácia dizer que a entrada de novos médicos vai agravar o orçamento de estado, porque existem muitos hospitais privados e a possibilidade de abertura de clínicas e consultórios particulares. Caso fique algum médico no desemprego ou com ordenado mínimo, paciência!, pois existem muitos Licenciados nestas condições.
A desculpa que as Universidades não têm condições também não serve, pois há muitos hospitais, edifícios do estado, e a possibilidade de aproveitar melhor os recursos existentes. Professores também não faltam, bastam alguns telefonemas. Não falta quem queira ganhar dinheiro.

Com real concorrência teriamos:
-Melhores médicos.
-Melhor assistência médica.
-Menos desemprego.
-Igualdade social.
-Profissão mais séria e menos política.
-Menos Enfermeiros e TAE.

A qualidade está na formação Universitária, por isso, o Governo deve dar oportunidades sérias, e não desperdiçar dinheiro com "Novas Oportunidades" (for dummies).

RESOLVIDO?
 
http://masporque.wordpress.com/2009/11/27/relacao-enfermeiro-medico/

Deixei o meu contributo aqui!
Cumprimentos!
 
Esta médica é do mais arrogante, pretensioso e prepotente que alguém pode imaginar. Mas a realidade é que, como em todas as relações interpessoais em que existe um interveniente que se tenta destacar, ela só "pisa" quem se deixa "pisar", seja por que razão for.
É uma pessoa, pelo que conheço dela, com grandes défices afectivos e que criou uma redoma à sua volta de arrogância e altivez que quer evienciar. No fundo ela é uma criatura muito só.
Em relação aos comentários que já li aqui, não concordo com os ataques que aqui foram desferidos contra a classe médica. Cada um tem o seu papel na Sociedade, papel esse que deve ser respeitado. Há médicos que não respeitam, há Enfermeiros que não respeitam, há Enfermeiros que gostavam era de ser médicos, há médicos que invejam os Enfermeiros pela sua maneira de estar na vida... Enfim, há de tudo. As generalizações normalmente são apressadas e injustas.
Gosto de ser Enfermeiro, não me imagino a fazer outra coisa que fosse. Gosto principalmente de ver as pessoas (médicos ou Enfermeiros) a vangloriarem-se de isto e daquilo, para mais cedo ou mais tarde engolirem as suas próprias palavras!!
Caros leitores, o Mundo é redondo e acabamos sempre por "morder a língua" quando somos injustos.
Saudações ao DE
 
Sinceramente não percebo para que tanta indignação! aquela balofa que eu conheço pessoalmente porque tenho de trabalhar com ela todos os dias não faz puto o dia inteiro! Passa o dia inteiro a olhar para o computador, a mandar bitaites para o ar e como ninguém lhe dá confiança pensa que a arrogância lhe dá mais poder! Coitados dos doentes se estiverem à espera dos senhores "doutores" que se estão nas tintas para os doentes! Se não for o enfermeiro os doentes bem podem estar com dores, sem analgesicos prescritos, isto para nao falar em coisas mais graves que realmente põem em risco a vida dos doentes! Existem outros médicos e da equipa fixa que ate são muito humanos, que nao é o caso desta senhora! Sem dúvida que esta reportagem ridicula, não favorece em nada a imagem de qualquer urgência do pais! Ninguém fica a saber como as coisas se processam na urgência, que tipo de doentes recorrem ao serviço, ridiculariza-se a ignorância dos utentes! É uma vergonha para que passa noites sem dormir a cuidar dos doentes e quando vai ver o que foi dito do seu serviço, se depara com este triste espectáculo! Sem duvida é uma reportagem pobre, sem nexo, que me deixa muito triste, pois dou tudo por este serviço! Já agora "A Dona da urgência", como esta senhora é conhecida não trabalha sozinha! é um serviço em que todos os intervenientes são indispensaveis! Desde o Funcionario da morgue até a sra Dona da Urgencia.... todos somos MUITO IMPORTANTES
 
Sem duvida que aquela é a imagem de marca da Dra Teresa Rodrigues! Sentada na sua cadeira especial, sim porque ninguém pode ousar retirar aquela cadeira! Deve ser o trono do mau feitio! eh eh eh
Quando vi a fotografia lembrei-me do Homer Simpson! Só falta o Donut e a Cerveja! lol
 
Especificamente sobre o artigo da "pedalada da chefe das urgencias"

1º quem manda ali não é ela. são os chefes de equipa de forma equitativa: equipa de enfermagem, medicina e cirurgia
2º todos tomam decisões a um ritmo alucinante naquela urgência
3º Do lado de fora do seu balcão (que não é seu) ng faz fila. Os jornalistas é que tavam no meio do caminho e ng conseguia passar
4º Dizer a uma doente que por ter cancro e por ter sido internada várias vezes no S.O. devia receber um prémio, mostra bem o tipo de pessoa que ela é e a sua influência na sua vida profissional. Ah e a enfermeira não disse "Bem-vinda a sta maria". O que fez foi explicar à doente o que lhe ia acontecer.
5º ela efectivamente desancou as enfermeiras que tavam na triagem por terem enviado um doente que veio por abcesso para o gabinete da gripe! e sabem pq?!pq ela é uma pessoa mal formada e que não sabe ser construtiva. além disso ela não faz triagem e como tal não tem moral para opinar.
6º ela pertence apenas à medicina. como é óbvio não recebe politraumatizados e muito menos levanta o seu real assento quando soam 2 toques no alarme dos directos (1 toque=doente médico; 2 toques=doente cirurgico)
7º o tal doente que rugia como um leão do metro e que tava a morrer...pois é! parece que os jornalistas não ouviram que quem sugeriu administrar morfina foi o enfermeiro, aliás um grande enfermeiro que eu admiro muitíssimo. e quem assentiu nisso não foi essa senhora
 
Estes raking´s sao uma verdadeira basofia.
Ha uns anos atribuiram ao hospital onde trabalho uma excelente posiçao nesse ranking, num parametro que esse mesmo hospital nem sequer tinha.
Essas avaliaçoes sao feitas dentro das redacçoes e hà um que se lembra " ah vou por este aqui, e este acolá" , e chamam isso jornalismo de investigaçao. Eu tenho outro nome para isso: uma MERDA de trabalho, vergonhoso.
 
Essa médica, que de doutora não tem nada, devia ter um pouco mais de contacto com a realidade e deixar de ver essas series, pouco realistas que passa na TV.
Como é do conhecimento geral, ou não, um serviço de urgência, sem uma equipa de enfermeiros, auxiliares e outros profissionais, não funciona.
Pelo contrario essa revista, cada vez menos credível, tenta passar para o publico em geral que o SNS é só composto por médicos e o resto é paisagem.
Infelizmente vivemos numa sociedade que valoriza os títulos académicos, e não o trabalho realizado.
Sem Enfermeiros muitos doente já tinham morrido por falta de assistência medica, o Enfermeiro esse sim passa 24 horas com o doente e não o medico que apenas faz visitas medicas.
 
Eu como pessoa sinto pena da referida Srª Doutora que é referida no artigo assim como de pessoas com uma forma de estar como a dela. São pessoas infelizes, com carências afectivas acentuadas, algumas nem delas próprias gostam, não se tratam bem, como é que haveriam de gostar dos outros e consequentemente tratá-los bem? Infelizmente temos muitos destes casos nos nossos serviços de saúde, profissionais que nem com a equipa de saúde conseguem-se relacionar saudavelmente quanto mais com os utentes. Ao longo dos meus 28 anos de carreira, infelizmente, tenho constatado estas situações de arrogância e má educação frequentemente por parte de alguns elementos da classe médica. Julgo que os princípios de educação devem acompanhar a pessoa desde o berço mas, na formação profissional que recebemos também podemos ser fortemente influenciados se esses princípios não forem suficientemente fortes. Há que rever os valores e os conhecimentos (por ex: importância do trabalho em equipa)que estão a ser transmitidos nas faculdades de medicina em Portugal. Sim porque a mentalidade dos médicos de outras nacionalidades é diferente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!