segunda-feira, dezembro 21, 2009

40!


Abrem-se indiscriminadamente milhares de vagas para os cursos de Enfermagem, abrem-se escolas/cursos "à lá garder", realizam-se ensinos clínicos (nos confins da mediocridade) recorrendo a malabarismos circenses para fazer caber quatro onde apenas há um lugar ("ensandwichados"!) ... e ninguém diz absolutamente nada. É desprezivelmente... normal.
.
Abre-se um curso de Medicina (ainda que apenas de reconversão - Aveiro) e surgem debates nacionais em horário nobre e cabeçalhos destacados em jornais! Estamos a falar de... 40 vagas apenas.
Por 40 vagas o país ia ruindo com os berros da Ordem dos Médicos (pela voz do seu Bastonário), Sindicatos (FNAM) e Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ler posição)...

Comments:
Eles "berraram", mas o Governo não lhes ligou nenhuma!
A decisão já estava tomada para o curso de Faro, em que houve também muita contestação, mas o Governo quer formar estes médicos e pronto.
Agora, se considerarmos que estes médicos vão ser diferentes dos outros, com 2 licenciaturas e em que lhe estão reservadas as áreas de saúde familiar e cuidados continuados, também não concordo.
Mas só vai tirar este curso de medicina, quem quiser, ou melhor, quem não conseguiu tirar como primeira opção e teve que entrar noutro curso, mas o seu sonho de adolescente era que lhe chamassem "DOUTOR". Enfim, gostos!
 
Isto é tão revoltante que chega (quase) a ter piada,...
 
Estes só podem fazer medicina familiar e Cuidados continuados?? Discriminatorio...não!? Estes são de 2ª?? será que percebi bem!! podem esclarecer-me!? só curiosidade claro!!!
 
É triste ser membro de uma Ordem que deveria ser de referência, pagar quotas mensais, sentir os reais problemas da classe de Enfermagem e o silêncio ser uma constante.

No entanto, a FenProf e a Ordem dos Médicos continuam a ter direito de antena alargado nas televisões e discussões parlamentares, mesmo quando as questões são comezinhas.

É triste...
 
Tenham Vergonha:
315.000euros mensais / 3.780.000euros anuais para os cofres?? da Ordem!!!!
300.000euros mensais / 3.600.000 euros anuais para os cofres dos sindicatos!!!
Onde para este dinheiro?! Vale ou não a pena ser da Ordem ou do sindicato?!!
 
Mais uma vez a OE tem responsabilidade nesta matéria cursos de enfermagem em escolas mediocres como à por este país fora é ao pontapé em qualquer taberna se formam enfermeiros. E mais uma vez i SEP como a MAS é do partido não se manifesta e é a esta gente que a enfermagem portuguesa está entregue
 
Concordo plenamente com a referência que faz ao exagerado número de vagas para enfermagem e devo dizer que esse elevado número de vagas também acontece para as especialidades. Especializei-me há 20 anos na Escola Pós-básica de Lx. Após duas décadas, assisto com alguma apreensão ao rumo que a enfermagem tem tomado nomeadamente no que se refere à formação académica. Depois de me especializar tive também oportunidade de fazer o curso de administração de Serviços de Enfermage e posteriormente o Mestrado. Actualmente chegam ao hospital onde exerço funções alunos de várias escolas quer da licenciatura quer da especialização e de facto entristece-me ver a maioria deles com uma falta de formação... muito ágeis em realizar projectos, em "sacar" informação da internet, mas o saber ser e o saber fazer revelam muitas... muitas deficiência. Quanto aos professores quando aparecem durante o estágio... é em ocasiões breves e pontuais ficando os enfermeiros do Serviço responsáveis pelos alunos. De referir que alguns destes enfermeiros orientadores sao recém-formados precisando também eles de supervisão ainda... Eu até entendo que os Srs Enfºs. Professores queiram fazer mestrados e doutoramentos e aumentar a receita das escolas e que os enfermeiros num mercado de emprego onde a oferta fica muito aquém da procura não hesitem em pagar para coleccionarem cursos e certificados que lhe permitam competir com os seus pares na busca de um emprego nem que precário seja... Já que as direcções das escolas de enfermagem parecem ter entrado numa histeria de formação em massa sem critérios de selecção de qualidade, apelo a quem de direito para pôr cobro nesta situação. Aproveito para desejar um Bom Natal a todos em particular ao Dr. Enfermeiro de quem sou um leitor assíduo.
 
Então não temos que atingir oas tão comentados rácios OMS (há pois é!....
Aconcelhem os futuros interessados a ingressar no curso de enfermagem a não o fazerem, pois o mais certo é o desemprego ou a emigração.
Aos colegas recusem participar na formação de novos enfermeiros nos serviços onde trabalham(simples não é?. Ou ainda sonham com a habitual papelinho a dizer que foram formadores (treta) já não há curriculos mas sim "C".
 
Anónimo disse...
Tenham Vergonha:
315.000euros mensais / 3.780.000euros anuais para os cofres?? da Ordem!!!!
300.000euros mensais / 3.600.000 euros anuais para os cofres dos sindicatos!!!
Onde para este dinheiro?! Vale ou não a pena ser da Ordem ou do sindicato?!!

12:00 AM
 
Apesar da grande maioria dos alunos de Medicina serem uns paneleirotes de nariz empinado, onde se bem me recordo, quase que batiam nas pessoas pela criação do curso de medicina no algarve, pois permitia que licenciados pudessem tirar esse curso, sem ser pela via das notas quase proibitívas de 19 e etc (por isso julgam-se mais que os outros, endeusam-se coitados...), TENHO QUE CONCORDAR QUE É UM ABUSO A CRIAÇÃO DESTAS VAGAS!!

ESTÁ-SE A BANALIZAR UM CURSO DE SAÚDE IMPORTANTE QUE É, TAL COMO ACONTECE AGORA COM A ENFERMAGEM - LICENCIATURA AO DESBARATO;

2º) RETIRA MAIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO AOS ENFERMEIROS, POIS É TAMBÉM NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS, QUE A ENFERMAGEM TOMA UM PAPEL DE RELEVO;

3º) CRIAM-SE "MÉDICOS DE 2ª", FAZEM-SE DOS ENFERMEIROS "MºEDICOS DE 3ª#, E POR AÍ...



NÃO CONCORDO COM ISTO!
 
TOME-SE O EXEMPLO DA ORDEM DOS MÉDICOS, ONDE RAIVOSAMENTE DEFENDEM OS SEUS INTERESSES;

ENTRETANTO, A ENFERMAGEM VAI SENDO ESTROPIADA, VULGARIZADA, ONDE SE CRIAM ENFERMEIROS AO DESBARATO E EM QUANTIDADES ABSURDAS, COM QUALIDADE DE ENSINO ALGO DUVIDOSA...
CLARO QUE OS MÉDICOS QUEREM EVITAR O NÚMERO EXCESSIVO DE PROFISSIONAIS, POIS É PELA "RARIDADE" DA EXISTÊNCIA, TAL COMO OS METAIS PRECIOSOS, QUE SE ESCALA NO SEU VALOR ( SE O OURO FOSSE TÃO COMUM COMO A GRAVILHA, ENTÃO NÃO VALERIA UMA MÃO CHEIA DELE MAIS QUE MEIO TUSTO..)

É O QUE ACONTECE CONNOSCO - SOMOS MUITOS, ALGUNS MAL FORMADOS E A TRÊS PANCADAS, E CLARO, NÃO TENDO UMA ORDEM E SINDICATOS QUE NOS DEFENDAM A "PRECIOSIDADE", BEM, VALEMOS TANTO COMO GRAVILHA...
 
E ainda nao existem privadas de Medicina porque no dia que isso acontecer (para o bem de todos espero que esse dia nunca chegue), vai ser a tragédia, o drama, o horror.
 
É POR ESTAS E POR OUTRAS, QUE ELES VÃO ONDE QUEREM, E COMO QUEREM POREM NÓS ESTAMOS CADA VEZ COM UMA CARREIRA E COM DIRIGENTES MAIS RETROGADOS...

É O QUE TEMOS...
 
"Anónimo disse...
Tenham Vergonha:
315.000euros mensais / 3.780.000euros anuais para os cofres?? da Ordem!!!!
300.000euros mensais / 3.600.000 euros anuais para os cofres dos sindicatos!!!
Onde para este dinheiro?! Vale ou não a pena ser da Ordem ou do sindicato?!!

11:59 PM"
 
Venderam-nos. A troco de quê?
 
Quando houver muitos m,édicos será o enterros definitivo da enfermagem ...

Claro que qqr pessoa com um minimo de inteligência já deveria ter percebido que isto iria acontecer e preparado a profissão ...

Sempre quero ver o futuro da emfermagem com excesso de médicos daqui a já poucos anos ...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!