terça-feira, dezembro 01, 2009

Ambulâncias SIV - Projecto em risco?!


"Perguntarão alguns dos menos informados, como é que um projecto bem estruturado, eficiente, que tem dado excelente resposta, em termos de volume de trabalho, qualidade de cuidados e eficiência no atendimento das situações de emergência, pode estar em risco.
Tanto pode como está, e é bom que os Senhores Presidentes de Câmara que tanto lutaram por elas se ponham em campo, porque ficaram sem os SAP, e agora ficam com NADA. Porque este governo começa a preparar a solução economicista de acabar com elas.
.
Neste momento acontece um processo de DESESTRUTURAÇÃO ( eles dizem estruturação), que tem como objectivo retirar do INEM, os Enfermeiros afastando-os das SIV´S, e provavelmente a curto espaço das VMER. E o que se pretende? Colocar esses exemplos de eficiência, os TAE, que fazem falta, mas não para usurpar os conteúdos funcionais dos Enfermeiros ( espero que a Ordem dos Enfermeiros acorde!!), porque é disso que se trata. E já agora vamos com alguma curiosidade aguardar a posição da ordem dos médicos, relativamente a uma carreira ( a dos TAE) que também usurpa a deles ( ex : colocar drenos torácicos).
.
Deste governo não podemos esperar estruturações coerentes, muito menos competentes, e infelizmente os exemplos são vastos. Se alguém foi capaz de estruturar as maternidades e por Portugueses a nascer em Espanha, ou se foi capaz de não deixar uma urgência básica ( pelo menos) numa cidade como a Régua, com um volume de turistas muito importante e barcos com centenas de deles.

Mudaram o Ministro e os Secretários de estado mas a incompetência, a incoerência, e a irresponsabilidade são as mesmas. As medidas são avulsas e sem um sentido reformista coerente, e que se entenda. E o melhor exemplo de que a politica deste governo é avulsa são as SIV, porque Correia de Campos , deu-lhe vida, formou profissionais (Enfermeiros) que criaram expectativa de carreira no Pré-hospitalar, e agora vão ser “ DEVOLVIDOS” aos hospitais de proveniência, com o aval, do Sr. Secretário de Estado da Saúde [Manuel Pizarro], o grande impulsionador desta DESESTRUTURAÇÃO." link
.
No mínimo, uma estruturação ridículo, cujo objectivo é usar TAE's como carne para canhão. Poupar, só isso. Usar o contentamento néscio de alguns deles, baseado em ilusões, para poupar alguns euros em detrimento da vida dos utentes.
Portugal quer evoluir num sentido, quando todos os outros evoluem no sentido oposto. Mesmo no grande país-fantasia dos "paramédicos", os Estados Unidos da América, os próprios "paramédicos" querem a sua extinção para que possam ser integrados na Enfermagem (link)! Passo a citar:
.
"Paramedics are presently classified as emergency medical technician-paramedic (EMT-P) and are considered part of the allied health team. I propose to alter paramedics' classification and job description and include them in the profession of nursing. I believe paramedics need to rise to the level of pay, respect and privilege that nurses are accustomed to. Whether the title is registered nurse paramedic, field nurse or EMS nurse is not important. What is important are the implications of such a drastic move."

Comments:
Prezado Dr. Enfermeiro.
Sou Enfermeira há mais de 27 anos e sempre atuei aqui no Rio de Janeiro, Brasil.
O parabenizo pela iniciativa da criação de seu bem estruturado blog, o qual, venho acompanhando com atenção, por conter informativos de grande importancia e que vale para todas as demais profissões, para que conheçam melhor o real significado de ser Enfermeiro.
Sou solidária a toda e qualquer causa em prol dos direitos e valorização do Enfermeiro.
A causa é nobre e a luta ferrenha.
Vamos aos poucos, e cada vez mais, conquistando espaços, em consonância com nossas metas, ideais e dignidade profissional.
Que ao final, sejamos todos vencedores, respeitados e valorizados enquanto profissionais habilitados e altamente qualificados.
Um forte abraço
Regina Goulart
 
Em primeiro lugar isto é um artigo de opnião, não é a posição oficial da NAEMT.

Se se derem ao trabalho de ler o texto, vão entender perfeitamente o papel dos EMT nos EUA, e assim cai por terra a vossa tentiva falhada de dizerem que os EMT-P querem ser enfermeiros, e o valor que têm na sociedade.

E nos EUA só em alguns serviços de Heli-transporte vai um Enfº, e agora dizem-me - ha isso acontece porque faltam Enfº se não faziam PH. MENTIRA, isso é o que iria acontecer aqui, os ENfº que arranjassem trabalho no hospital iam imediatamente para lá, deixando o PH em risco, e os TAE/TAS não querem ir para o Hospital trabalhar.

Do mesmo texto "I never proposed that paramedics be the same as nurses or vice versa"

Por isso é falso o argumento usado para dizerem que os EMT-P querem ser Enfº

Continuem a atirar areia para os olhos dos Enfº desviando-os das atenções da carreira.

No S.E. já estão 3 textos só sobre o INEM, não sabia que havia tantos Enfº a trabalhar no INEM, estão mesmo preocupados, e os restantes 49800 Enfº que não estão no INEM e que têm uma carreira de MERDA graças a Srs como o Enfº Azevedo, ele ai já não diz nada. Lamentavel, e já agora estão tão preocupados com os colegas do INEM, nenhuma SIV parou durante os dias da greve, estranho, não é havia a possibilidade de serviços minimos, usarem faixas a dizerem estou de greve, t-shirts negras, algo... NADA um ZERO Enorme, isto é uma profissão que só aqueles que estão em risco de perder de ganhar milhares de Euros se tentam arranjar para não perder a mama.

Continuem o bom caminho, pois vão acabar com nada.
 
Isto dos TAE´s é uma clara afronta à Enfermagem, onde, por ilusão de alguns TAE "iluminados" com pretensões óbvias de se apropriarem de competências de outras classes profissionais, só servem para se deixarem cair no ridículo!
Concordo com o incremento de conhecimentos destes profissionais, mas agora uma coisa é quererem ter mais formação para melhorar o atendimento, outra coisa é querer açambarcar toda uma profissão, para benefício de alguns - escolas privadas e gentalha do sindicato e etc - mas não do utente.
Basta ter 2 dedos de testa para ver que a "carreira" que pedem, é ridícula!
 
"Basta!

Nas actuais circunstâncias, só a luta férrea, evocando outros tempos memoráveis, em situação de impasse, em muitos aspectos, idêntica, pode restituir-nos a credibilidade e prestigio a que temos direito.

Àqueles que usam e abusam dos Enfermeiros fica o aviso de não lhes tolerarmos que continuem a usar os enfermeiros para outros fins que não sejam os seus e relativos à profissão. A ideia de uso e abuso da enfermagem está criada.

Agir é um imperativo da Classe."

retirado do site do SE.

Colegas, sem dúvida, é hora de AGIR!
A Enfermagem caminha por cima dum arame de circo, um passo em falso e foi-se!
 
Não aprendemos com os erros dos outros?

Alguns Portugueses Gestores teimam em ser teimosos em percorrer o mesmo caminho onde os outros se deram mal e tiraram as suas ilações.
 
nem sabem lêr!!!!

Não são drenos torácicos, mas sim descompressão torácica!
 
DE deixe-me dizer-lhe que medidas economicistas e desrespeitadoras da vida dos utentes foram as implementados pelo anterior MS, quando fechou urgencias que por muito más que fossem, tinham médico e enfermeiro, permitindo por isso cuidados de emergencia que nenhuma ambulancia tripulada por enfermeiros pode administrar. Ja para nao falar que nessas terras, so pode haver um doente ao mmm tempo, ja que a ambulancia nao se multiplica!! Isso sim, foi vergonhoso, mas nessa altura os srs. nao se manifestaram contra...cheirou-vos a tacho obviamente. Mais uma entre muitas hipocrisicas que a classe de enfermagem nos tem habituado...

DE como facilmente se percebe, o problema dos paramedicos nos EUA é unica e exclusivamente um problema economico, sendo os objectivos meramente uma equiparação salarial aos enfermeiros, que no caso em questao penso ate fazer todo o sentido...Nunca esteve em causa o desejo de ser enfermeiro e desempenhar tarefas como tal...
 
PERGUNTO EU????

Onde andou o Sr. Drº nos 13 anos em que agora dominados por TAE assumiram e desempenharam as funções que ambos sabemos??

morreram pessoas por isso???
ou será ficaram serviços por fazer???

ha já sei... esta-se a referir aos serviços que os ditos TAE, tinham de ir dar apoio a outras VMER´s tripuladaspor enfermeiros, que nem a porra do pace do monitor, conseguiam ligar???? isso sim é uma vergonha!!!!

e já agora pergunto eu, quem vos deu a formação que hoje tanto se orgulham ter??? quem vos ensinou a arte da VMER???!

pois foram os ditos TAE que explicaram aos primordios enfermeiros como se trabalha na rua!
 
espero que possas publicar o artigo enviado anteriormente e não o escondas atras de um blog.
 
Em relação á opinião da OM, o DR. Enfermeiro já a sabe, no passado dia 10 de Setembro o0 MS reunui com todos os intervenientes no SIEM, com objectivo de aprovarem a carreira dos TAE, todos os intervenientes estiveram de acordo inclusive a OM, os unicos que não deram parecer algum foi a OE, porque não compareceu á reunião no MS. O resultado da reunião e os pareceres de todos os que lá tiveram, são de conhecimento público, pois todos emitiram comunicados de imprensa inclusive a OM, basta procurarem que encontram!!!!!!!!!
 
""e já agora pergunto eu, quem vos deu a formação que hoje tanto se orgulham ter??? quem vos ensinou a arte da VMER???!

pois foram os ditos TAE que explicaram aos primordios enfermeiros como se trabalha na rua!""

ahahah, isto só pode ser tanga não?? lol
 
e pergunto eu agora...quem formou os anteriores TAE's que tu anonimo das 9h18 tanto enalteces...em vez de dizeres merda cada vez que abres esse aglomerado dentario...INFORMA-TE!!! E sim...eu estive presente, sei do que falo!
 
Não devemos rir da ignorância. Devemos sentar e chorar com eles, chorar porque sabemos que nao podemos ensinar quem não quer aprender.
No pré hospitalar há lugar para todos, cada um na sua área. Se todos já fizerem bem as suas competências quem fica beneficiado é o utente. O problema é que anda muita gente a querer voar sem ter aprendido a andar.
Os Enf tem o seu lugar no pré hospitalar, aprendem todos os dias... não sabem tudo mas tem vontade de aprender.
Psicologos, Psicopedagogos, Professores andam na rua como TAE, esse foi sempre o seu sonho... andar a cursar para ser TAE. Tiveram uma formação de base extremamente ligada à saúde. Outros porém seriam excelentes empregados de mesa ou electricistas se não fossem (super)TAE, capazes de tudo, com uma auto imagem distorcida julgam-se de sapiência capaz de rivalizar com profissionais de sãúde. Há também (infelizmente) enfermeiros frustados... mas são conicionantes do mercado de trabalho.
Além de profissionais de saúde também são excelentes juristas e percebem também de lagares de azeite.
Por último, para quem não sabe o enfermeiro em greve não pode abandonar o seu local de trabalho. Existe o que se chama: Cuidados Mínimos, que estão definidos. Como é evidente na urgência/emergência isso não se aplica, não deixando no entanto de estar de greve.
Para que tenham conhecimento, foi com a chegada dos enfermeiros as SIV, que pela 1 vez que um funcionário do INEM fez greve e nõ foi preciso andar com autocolantes ou bandas.... enfim..idiotices
Quando chegar o momento de outro tipo de tomada de posição... não se assustem...

Quanto aos Sindicatos... em vez de estarem preocupados com os dos enfermeiros, gostava de saber quantos TAE não vão assinar a Avaliação de Desempenho... apesar dos apelos quase ridiculos do seu sindicato para não o fazerem. Se conseguirem 10.... já é mais do que o ano passado. Claro está que ser dirigente sindical é fácil...porque não tem de se sujeitar a essas coisas...

Srs TAe, deixem-se de masturbação intelectual e façam bem o vosso trabalho e já são uma das mais valias do pré hospitalar.

Saudações
 
Pronto agora as atenções estão focalizadas nos TAE/TAS.
Como eles querem usurpar funções, como são tão maus desempenhar o pré-hospitalar, como não sabem nada do que fazem, não sabem conduzir ambulâncias, passam mal os dados e até ouvi dizer que eles comem criancinhas ao acordar!!!!!!

Depois desta fase passar, os Enfermeiros que vêm aqui falar mal por falar, lá irão voltar as suas atenções para os Farmacêuticos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e até Médicos...criticar, denunciar e questionar o trabalho dos outros (ao dizer mal dos outros assim já não reparam no trabalho deles)!!
Claro que será tudo pelo bem da saúde em Portugal, pelos utentes e suas famílias, pela qualidade de serviço, pela rapidez do sistema...não envolvendo qualquer interesse pessoal, monetário e profissional! Tão altruístas que vocês são, o governo devia era acabar com todos as outras profissões de saúde e por Enfermeiros em tudo o que é sitio...intra-hospitalar, pré-hospitalar e até nos ginásios como treinadores, afinal de contas também dão cadeiras que lhes fornecem competências para tal!!!
Só não iriam era acabar com os auxiliares pois eles dão jeito para fazerem o "trabalho sujo" e também precisam de alguém que lhes beijem os pés...naqueles dias onde o ego não está no seu melhor e precisa de algo para o melhorar!!!

Se os tachos de alguns Enfermeiros (2, 3 e mais empregos em simultâneo) acabassem e não houvesse tanta escola formar Enfermeiros...talvez houvesse lugar no intra e pré-hospitalar para todos (ou grande maioria), mas não, vamos é acabar com as outras profissões para, pelo menos agora, remediar o mal!!

As outras profissões já existentes têm o direito de evoluir, lutar pelo seu direito de existir (como vocês lutam pela vossa carreira e grelha salarial).

P.S.1: Alguém que não está contra os Enfermeiros, pois são MUITO precisos tanto no intra como no pré-hospitalar (CODU, VMER, HELI SAV e SIV) mas que não concorda com estas lutas "porcas" que se têm feito.
P.S.2: O problema das SIV não são causados pelos TAE...
 
Eles também querem ser enfermeiros.
Não sabem é como se exprimir.
Quando as coisas correm bem todos sabem tudo.
As diferenças notam-se quando começam a correr mal.
Aí a competência vem ao de cima, ó gentalha comentarista que chamais gentalha àqueles que por dever defendem os colegas.
Ser enfermeiro não é uma invenção dos TAE nem um capricho de alguns.
Também não é nenhum crime ser enfermeiro, nem defender a sua profissão.
Não é isso que os seres normais fazem?
Vejam se se enxergam...
 
Olá caríssimos,

Há já algum tempo que não comentava os temas de que por aqui se fala.
Subscrevo a vossa indignação quanto à Revista Sábado.
Mas chamo a atenção para o seguinte:

No suplemento sobre o Ranking dos Hospitais da revista Sábado N.º 290, na página 27, diz-se que o Sr. Professor “Wolf” usa umas socas há 40 anos… Alguém já ouviu falar de boas práticas em matéria de prevenção de infecção hospitalar? QUEREM MELHOR DEIXA DO QUE ESTA?

Na revista Sábado N.º 291, página 14, está publicado um manifesto de um colega vosso. Afinal, talvez já vos estejam a dar ouvidos. Ou será que talvez não? É que no suplemento sobre o Ranking dos Hospitais dessa revista, na página 16 e 17, assistimos a umas deliciosas constatações: “empurrando camas, mudando sacos de soros e verificando os monitores”; “frustração ultrapassada”…

Bom, mas quem está atento aos meios de comunicação social, assiste a outras traquinices:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=9704EE9D-C103-4D40-A88C-850480BF02B9&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019
Uma diz que os estudos não são conclusivos? A sério?
A outra diz que é por causa dos ventiladores? Bolas!
Alguém quer enviar um mail à vossa ilustre Bastonária?

Saudações,
Senhor Doutor Cirurgião da Naifa
 
Enfermeiros a apelidar outros de frustrados... Enfermeiros a acusar outros de "usurpação de funções"... Enfermeiros a acusar outros de "hipervalorização e delirios"...

Expliquem me so mais uma vez, nao eram VOCES que queriam prescrever e medicar?? Nao eram VOCES que queriam pedir ECDs? Nao eram VOCES que queriam tripular helis sem medico a bordo?

O feitiço vira-se contra o feiticeiro...
 
Passem a ler: foi um comuinicado do MS, a carreira já não se encontra em discussão, foi aprovada´, o parecer favoravel para a sua criação veio de todos od intervenientes, apenas a OE é que não compareceu á reunião. Aqui vai o comunicado:


MINISTÉRIO DA SAÚDE
Gabinete do Secretário de Estado da Saúde

Carreira Especial de Técnicos de Ambulância de Emergência

Ministério da Saúde inicia consulta
pública
O Ministério da Saúde recebeu hoje o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de
Emergência (STAE). Na reunião, presidida pelo Secretário de Estado da Saúde,
Manuel Pizarro, ficou esclarecido que a carreira de TAE não está juridicamente
extinta, sendo que a legislação em vigor define o perfil funcional e a formação
exigida para ingresso na mesma.
Para assegurar uma carreira especial de TAE, vai iniciar-se um processo de consulta
pública, a decorrer até dia 10 de Setembro, aos parceiros do Sistema Integrado de
Emergência Médica, à Ordem dos Médicos, à Ordem dos Enfermeiros e à Comissão
Técnico-Científica do INEM. Este processo deverá conduzir à definição de um
conceito comum sobre o perfil funcional e o conteúdo formativo da carreira.
O interesse em investir na melhoria da formação dos actuais e futuros TAE, bem
como na estabilidade do seu exercício como condição para a melhoria da prestação
de cuidados de emergência pré-hospitalar, foi outro dos pontos acordados na
reunião.
O Ministério da Saúde anunciou ao Sindicato que, durante o mês de Agosto, o INEM
vai proceder à abertura de concursos para a admissão de 492 novos TAE, com o
objectivo de reforçar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar e os
cuidados prestados aos portugueses.
Joana Réfega
Assessora da Ministra da Saúde para a Comunicação Social
Ministério da Saúde
Av. João Crisóstomo, 9 -6º 1049-062 LISBOA – PORTUGAL
Tel.: + 351 21 330 50 00 Fax: + 351 21 330 51 68
 
Estamos na "Era do Facilitismo Intelectual"...Com o programa «Novas Oportunidades» RAPIDAMENTE se adquire o diploma do 9º ou 12º ano de escolaridade...Com o «Processo de Bolonha» RAPIDAMENTE de adquire o grau de Licenciado...Com apenas umas horitas de formação já se adquire o grau de Tecnico X ou Y.

Portugal quer sair da Lista Negra da Analfabetização, mas está apenas a criar Pseudo-Letrados.

Caros TAE, que visitam este net-espaço de debate e partilha de ideias, o vosso programa de formação curricular é um exemplo deste "Facilitismo Intelectual"...Caros Colegas Enfermeiros(as) a formação ministrada nas Escolas Superiores de Enfermagem (que mais se assemelham a "linhas de produção em série") é um exemplo deste "Facilitismo Intelectual".

Caros TAE e Enfermeiros deixemo-nos de Ilusões...Ambos temos Lacunas...HOJE APENAS SE EXIGE O BASICO...MAS NÃO É APENAS EM ENFERMAGEM QUE ISTO ACONTECE; É ALGO LINEAR ÁS VÁRIAS ÁREAS CIENTIFICAS!

P.S. Apenas faz a diferença quem foge à regra e tenta colmatar no seu dia-a-dia as lacunas da pré-formação.

PlanetaM
 
"No suplemento sobre o Ranking dos Hospitais da revista Sábado N.º 290, na página 27, diz-se que o Sr. Professor “Wolf” usa umas socas há 40 anos… Alguém já ouviu falar de boas práticas em matéria de prevenção de infecção hospitalar? QUEREM MELHOR DEIXA DO QUE ESTA?"

Eu já tinha lido sobre essa pérola da assepsia, mas nem me dei ao trabalho de escrever uma palvra mais sobre esse assunto.
 
DR ENFERMEIRO NO SITE DO SEP ESTÁ ESCRITO O SEGUINTE:

"Esclarecimentos necessários...
22-Oct-2009
Caros Colegas, é chegada a hora de vos unirdes na luta pela reposição da legalidade que o SE, Sin-dicato dos Enfermeiros, tem vindo a travar com algumas Instituições, sobre a aplicação indevida aos Enfermeiros da Lei nº 12-A/2008 de 27/02.
Concretamente, nas situações que descrevemos:

1 – Avaliação do Desempenho quantitativa, relativa aos anos de 2004 a 2007, com base nos artigos 113º e 117º, da Lei nº 12-A/2008, de 27/08, com produção de efeitos retroagidos a 1 de Janeiro de 2008, para alteração do posicionamento remuneratório, não corrigindo esta medida, apesar do es-forço do SE, na apresentação da fundamentação legal para reposição da legalidade:

1.1 - Além da legislação já existente e que pode ser consultada no site do SE “AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ENFERMEIROS, surgem os DL nº 247/2009, de 22/09 e DL nº 248/2009, de 22/09, que reforçam os princípios legais defendidos há muito, por este Sindicato;

1.2 - Artigo 28º, do DL nº 248/2009, de 22/09:
“É revogado o Decreto-Lei nº 437/91, de Novembro, com excepção do disposto nos artigos 43º a 57º, os quais se mantêm em vigor, com as necessárias adaptações, na medida em que regulem situações não previstas no presente decreto-lei, e na medida em que não sejam contrárias ao regime por ele estabelecido, até ao início da vigência de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.”
1.3 - A Avaliação de Desempenho dos Enfermeiros, está legislada nos artigos 43º a 53º, do DL nº 437/91, de 08/11, que ainda não foram revogados e Despachos nº 2/93 e nº 2/94;

2 – REMUNERAÇÕES:

2.1 - Várias Instituições e Serviços, integraram os Enfermeiros nos níveis remuneratórios previstos na Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, sem correspondência entre os vencimentos auferidos e o montante correspondente aos níveis aplicados e, apesar dos esforços do SE para que esta situação fosse solucionada, o problema mantém-se;

2.2 - O nº 1, do artigo 14º, do Decreto-Lei nº 248/2009, de 22 de Setembro, diz:
“1 – A identificação dos níveis remuneratórios correspondentes às posições remuneratórias das categorias da carreira especial de enfermagem é efectuada em diploma próprio.” 2.3 - O artigo 15º - Posições remuneratórias, do Decreto-Lei nº 248/2009, de 22 de Setembro, diz:
“A cada categoria da carreira especial de enfermagem corresponde um número variável de posições remuneratórias, a constar em diploma próprio.”
3 - A progressão nos escalões, descongelada a partir de 01/01/2008, conforme nº 1, do artigo 119º, da LOE para 2008 e Ofício Circular nº 16/GDG/2007, também não está a ser respeitada, como acon-tece com as situações anteriores.

Com a consulta do nosso site é possível recolher toda a fundamentação legal destas ilegalidades, com os títulos:
“Comunicado”; “Avaliação do Desempenho dos Enfermeiros”; “Progressão”

Cordiais Saudações Sindicais,"

== QUERIA A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ARTIGO, OBRIGADO
 
Se os Enfermeiros procuram que seja das suas funções a prescrição farmacológica, os pedidos de exames complementares de diagnóstico, e outras competências, não é por querer usurpar a medicina, é simplesmente por uma questão de NECESSIDADE, de LÒGICA, e de retirar essa exclusividade à medicina ( que só se observa em Portugal, lá fora os enfermeiros têm maior margem de manobra).

Portanto, tudo isto se prende por lógica, pois: evitaria burocracias e vai e volta e anda para a frente e para trás, só por causa de um exame ou dum medicamento. OS enfermeiros tâm competências que os qualificam para tal.
Agora, comparar esta "usurpação" à tentativa de ROUBO por parte dos TAE´s aos Enfermeiros, com a Enfermagem poder prescrever, é absurda.
Exactamente pela MATRIZ CIÊNTÍFICA que nos caracteriza. Ou serão só os médicos que percebem de saúde?
Concordo com o reforço científico e técnico dos TAE, mas agora têm que se cingir àquilo que podem fazer mediante os vossos conhecimentos! É assim tão simples!

Tentarem incrementar esse conhecimento, a partir de DECALCAMENTO DO CONTEÚDO FUNCIONAL dos enfermeiros, isso é pura estupidez. E vocês TAE sabem disso, o que o STAE fez foi COPIAR O CONTEÚDO do Curso de Enfermagem!

Por isso, voces NUNCA terão essa pseudo-carreira, a OM e a OE (se bem que esta nem se digna a pôr o cú nas reuniões...) não a aprovarão!
simples!
 
"QUERIA A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ARTIGO, OBRIGADO"


Visto que é uma matéria extensa, p.f. indique uma parte em específico.
 
Dr Enfermeiro não acho que a questão do colega seja assim tão extensa, será que lhe está a custar responder?

Se for sussinto e explicito sem andar com rodeios não deve ser dificil perceber que ele quer saber em que pé está a carreira em termos de subida de escalão...

Só uma pergunta que subia antes de 27/12 tem ou não direito?
 
Alguém que me explique uma coisa:

- No meio da guerra Enfermeiros\INEM\MS com que cara é que nós ficamos?

É que as demissões afinal não eram demissões nenhumas. Está tudo nos mesmos lugares, como sempre estiveram.

A luta de todos os Enfermeiros, afinal não era bem de todos. Era de apenas 5 elementos que querem a todo o custo manter o tacho.

Dignissimos colegas deram a cara em nome da ENFERMAGEM. Falaram, alertaram, avisaram, propagandearam em nome de toda uma classe. No final, da-se o dito por nao dito pondo-se em causa a dignidade de toda uma classe de profissionais.

O carissimo colega Rui Miguel pirou-se para a Angola, com mais um belissimo tacho de formação. Mas não foi pelo Hospital nem pelo INEM. Foi com o amigo Dr. Nelson Pereira e a sua empresa. Foi amealhar mais uns milhares mas deixou cá as duas vagas (hospital e INEM) ocupadas.

Enquanto isso, milhares de nós continuam no desemprego ou a desempenhar funções que não foram de todo para as que estudámos.

Até quando é que vamos continuar a ser enxovalhados assim na praça publica?

A bem da Enfermagem!
 
Caro colega 3:23 PM:

É uma grande trabalhada legal criada e parcialmente apadrinhada pelos nossos "sindicalistas"...inteligentes!!!

E no meio dessa confusão (com a aprovação de uma meia carreira - e má!!!) o pessoal fica sem ... carreira!!!

É simples ...
 
Oh caro CIrurgião da naifa:
obrigado pela sugestão, a frase final da colega que optou por tomar a vacina é cómica =D

"tenho medo que não hajam ventiladores que cheguem"
JESUUUUUUUS!!!! credo minha senhora, olhe que a pandemia não mata só de pensar nela!
Aliás, felizmente nem mata tanto como a pintavam! Escrevem PANDEMIA em garrafais nos centros de saúde até, para assustar cidadão constipado.
 
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=9704EE9D-C103-4D40-A88C-850480BF02B9&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019
 
"Dr Enfermeiro não acho que a questão do colega seja assim tão extensa, será que lhe está a custar responder?

Se for sussinto e explicito sem andar com rodeios não deve ser dificil perceber que ele quer saber em que pé está a carreira em termos de subida de escalão...

Só uma pergunta que subia antes de 27/12 tem ou não direito?"


SuCintamente, basta (re)contar o tempo após 1/08, altura do "descongelamento".
Se o tempo que decorreu até ao momento for suficiente para completar o triénio (somando o tempo pré-congelamento), sim.
 
Engraçado que muito do pessoal que aqui vem lançar uns bitaites... nunca aparece nas reuniões nem da OE...nem dos Sindicatos.... nem nas greves... pergunto eu: Onde estavas tu na última greve?
Estão sempre a acusar a OE no entanto não vejo participação nas decisões por ela tomadas...
Apareçam... saiam do sofá...
 
Então o Enfº Rui Miguel foi para Angola ter com o Drº Nelson Pereira?!!!!

Pois, agora já se percebe muito bem a sua intenção de destabilizar o INEM, são os ressabiados, que forma expulsos, e bem, pela demagogia, falhanço e roubo que fizeram ao INEM.

E já agora este Sr. Enf. veio defender os Enfº por não terem vinculo ao INEM, mas não se preocupou com os TAEs que já estavam assim há muito tempo mas sem terem o lugar seguro no hospital, este Sr. era "responsavel" por todos os elementos do SAE centro, mas só se preocupou com os Enfº , isto mostra a todos os TAEs do centro a verdadeira faceta falsa deste Sr., aprendam agora a lição, continuem a acreditar neste tipo de pessoas.
 
Só para que conste que os TAS não estão contra os Enfermeiros:
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2009/12/concorda-com-as-sivs.html
 
"José Teixeira disse...
DR ENFERMEIRO NO SITE DO SEP ESTÁ ESCRITO O SEGUINTE:"

Colega José Teixeira não confundiu SEP com SE ? É que embora um membro do SEP a título pessoal tenha pedido esse parecer jurídico, esse esclarecimento está no SITE do SE e não no site que referiu.

O significado é tão somente que a partir do dia 1 de janeiro de 2008 os enfermeiros deveriam ter mudado de escalão. Só que tal não aconteceu. porque? Porque provavelmente o governo não atribuiu verba para essa mudança e depois porque a ARS determinou que não pagavam. Ilegalidade ? Sim.
 
'' Só para que conste que os TAS não estão contra os Enfermeiros:
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2009/12/concorda-com-as-sivs.html

10:33 AM ''

Amigo no mundo dos bombeiros portugueses só 30% tem curso INEM ou TAS ou TAE como lhe queiras chamar, o resto são TAT com curso de 35h que andam nas ambulâncias porque não há mais ninguém para andar e fazem o que podem que é praticamente nada ou porque aquilo faz tinoni e é muita fixe la pras miudas da aldeia e muitos deles nem sabem tirar a maca da ambulância querem é carregar e tinoni para o hospital e se um gajo vai medir uma PA ainda é baptizado de doutor e ainda se riem na cara dele...

Não entremos por aqui pois o que se quer é PROFISSIONALIZAR farto de remendos e voluntariado á pála do duarte caldeira andamos nós...

Os doentes merecem PROFISSIONALISMO A SERIO !!!

Essa do voluntários não sei aonde e profissionais na acção isso são lemas do caldeira que assim ajuda o estado a poupar mais uns milhões.

Abram mas é os olhos...

Voluntariado sim mas apenas como complemento e NUNCA como base.

Chega de concertos do Tony carreira para comprar monitores de parâmetros vitais para as ambulâncias la da terrinha e peditórios de natal...

QUEREMOS PROFISSIONAIS RESPEITADOS E COM CONDIÇÕES DE TRABALHO A SERIO EM PROL DOS DOENTES !!!

SOU BOMBEIRO HA MAIS DE 20 ANOS ESTOU FARTO DE ESMOLAS E GUERRAS DE QUINTINHAS DE COMANDANTES COMPLETAMENTE IGNORANTES E A CHEIRAR A BAGAÇO.

BOMBEIROS NO PROJECTO, SIM CLARO, MAS APENAS PROFISSIONAIS, MAS PROFISSIONAIS A SERIO NÃO É ASSALARIADOS COM CURSO DE TAS QUE DEPOIS SO FAZEM CADEIRAS DE RODAS PORQUE O COMANDANTE MANDA PORQUE ESSES SERVIÇOS É QUE DÃO DINHEIRO...
 
O congelamento engloba o tempo que medeia entre 31 de Agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007, período de tempo em que não houve contagem do tempo de serviço para efeitos de mudança de escalão.
O período desde a última avaliação ocorrida até agosto de 2005 e após 31 de dezembro de 2007, se contemplar na totalidade os 3 anos deveriam ter sido considerados para efeitos de mudança de escalão.
Infelizmente tal não aconteceu...O porquê estará no segredo dos deuses ou dos demónios ou porque alguém foi "mão de vaca" e não cumpriu nem as leis que fez.
 
Anonimo das 12.44 deves ser tao bombeiro como eu sou agricultor.. Ou entao queres é tacho!! Em todos os paises desenvolvidos o socorro é prestado por profissionais e por voluntarios que são tanto a 1a linha de ataque como qualquer colega profissional... E quanto à formação, é obvio que ninguem devia tripular uma ambulancia com 50horas de formaçao (curso TS). Mas uma coisa é melhorar a formaçao, outra e menosprezar o trabalho e dedicaçao de voluntarios, muitos dos quais com muito mais formaçao do que grande parte dos ditos profissionais... E com mais uma vantagem, quando chega a hora do final do turno, os voluntarios nao abandonam o teatro de operaçoes...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Afinal os 5 Sr.Enf. backoffice que se demitiram (ou acabou a requisição)3 parece me que vão continuar (mais um ano a esminfrar o Estado, e 5000 no desemprego).
 
kem são eles???
 
HÁ TANTA COISA POR DETRÁS DESTA DEMISSÃO QUE NÃO SABEM...só digo que os interesses são bem pessoais!!
Não se estão importar pelo resto!
 
Só balelas!!!


Se sabe de alguma coisa....diga!!

Ainda por cima está a assinar como anónimo!!

É por estas e por outras que se criam boatos....ou se fala ou se está calado!!!

Não se lançam suspeitas!!!
 
OK...então não liguem aos meus "boatos", nem me liguem...
 
sim...é melhor!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!