segunda-feira, dezembro 07, 2009

Cabeças que não pensam são o paraíso da pulgas!



Um colega questionou a Ordem dos Enfermeiros se "podia recusar a administração de vacinas (prescritas) (...) sem um Médico nas instalações onde trabalha (...)", o que deu origem à emissão do parecer n.º 177/2009 do Conselho de Enfermagem.
Fico siderado pela falta de perspectiva de autonomia de certos profissionais de Enfermagem. Alguém questiona se pode fazer desempenhar o seu exercício profissional autónomo sem um Médico nas imediações?! Que visão médico-dependente é esta?
Assim, antevejo sérias dificuldades no seio da profissão. Desde da modernização da mesma à retribuição económica justa!
.
Há uma fobia à assumpção de responsabilidades que me custa a compreender! Evoluir significa, indubitavelmente, assumir mais responsabilidades em prol de mais autonomia!
A conclusão do parecer é a mais lógica possível: "(...) não existe qualquer impedimento à administração das vacinas por parte do Enfermeiro sem a presença física do Médico prescritor ou outro"!

P.s. - O OE emitiu já centenas de Pareceres (só este ano já foram concretizados 177). Não seria útil - e óbvio - para toda a classe a publicação de todos para que possam estar acessíveis a quem deseje e necessite?
A resposta é demasiado evidente, mas a ideia, lamentavelmente, não floresce em cabecinhas como a da Enf. Lucília Nunes...

Comments:
Autonomia técnica é diferente de Autonomia legal. Se a muitos enfermeiros não lhes falta a primeira, por certo a segunda faltará a todos.
É que perante um juiz, é o médico que decide acerca de actos clínicos!
 
É mais fácil assumir a responsabilidade pela optimização da fralda (com supervisão médica, claro!).
 
A responsabilidade é condição indispensável para o exercicio profissional de qualquer classe; remetendo para o post seguinte não é dificil perceber a origem destas atitudes!!!

Estamos á beira de uma morte anunciada e desgraçadamente ninguém quer ver isso!!!!
 
Isso foi das primeiras coisas que aprendi no meu actual 1º ano do CLE na disciplina de Ética e Deontologia: a autonomia do enfermeiro.
 
A esses colegas, é só com um pontapé bem enfiado no c...

Oh santinha, mas agora precisamos de médico para trabalhar??
Quando fez o curso, não lhe devem ter explicado que enfermeiro não é empregado do médico... tadinho...

Deve ser - oxalá que não - mais uma fabricação das escolas-cogumelo, que lhes incutem insegurança, e essa dependência, esse medo.
Creio que muito do que nos faz claudicar profissionalmente, é o MEDO DE ASSUMIR RESPONSABILIDADES! É por colegas assim que a Enfermagem cai no descrédito.
 
Os critérios de selecção são cada vez mais baixos, infelizmente a nossa classe está a preencher-se com pessoas sem a minima capacidade para exercer a profissão, a todos os níveis. E com representantes a este nível, não admira que já não nos respeitem, nem eu respeito a minha classe, porque a cada dia que passa, são masi as razões para não a respeitar. Enfim, acho que já foi tudo dito, não adianta bater no ceguinho.
A enfermagem morreu.
Faça-se o funeral.
 
"Mas desde quando é que acha que ter mais autonomia é o que os colegas ambicionam?"
"Não imponha os seus valores e ideias insultando os outros!"
Tenha bom senso quando mete um títulos desses...falo por experiência própria...porque volta e meia é a resposta que eu ouço...tanto do pessoal mais velho mas também ainda mais dos mais novos...evolução não é palavra no vocabulário dessa gente...
É mais fácil estar na penumbra, não ter responsabilidades, e pensar que são importantes e que contribuíram para o bem estar do utente...pensar, porque não realidade serviram de empregados para os médicos...coisa que recuso intensamente, até dentadas apetece-me dar...
É pôr tudo num monte e rebentar...
 
Mais uma influencia da formação/Licenciatura....
Que tal saber a forma de actuação perante um choque anafilático? que tal ter bem definidos os procedimentos e circuito de um utente em choque? que tal ter bem real que mesmo com médico presente na instituição somos nós que estamos ali com o utente e somos nós que temos de intervir em primeira mão? vamos ficar à espera que o médico chegue e nos diga para fazer oq ue temos obrigação de saber fazer? E que tal ter concciência que muitos médicos estão menos preparados que nós nessas situações? (graças à medicina que também há óptimos profissionais, senão também seria mais uma jogada de euromilhoes!)
É uma realidade comum.... Enquanto os enfermeiros não se sentirem doutores enfermeiros e considerarem os médicos doutores médicos e não formos todos colegas.... Assim permanece a realidade! Não se pode pedir outra resposta social além da que temos... para a ter, é preciso dar provas de que somos capazes!

(Para a primeira vez que comento, já vou no terceiro.... é melhor parar por aqui.... mas parabéns a todos os intervenientes do blog, esta febre apenas permite desenvolver a mente...)
 
" Enquanto os enfermeiros não se sentirem doutores enfermeiros e considerarem os médicos doutores médicos e não formos todos colegas.... "

Considerar colegas pessoas que tem formaçao de 4 anos com pessoas que tem no minimo 13 ou 14?!?!?!?! So se for porque trabalham sob o mesmo tecto certo? Nesse caso, venham daí tambem os Drs. AAM!!Há com cada um...
 
Parem com este denegrir de enfermagem publico!!! Vocês que idade têm?!!!
Reparem na gravidade do que escrevem! Imaginem isto a ser lido pelos medicos ou professores ou pela ministra? eles devem estar às gargalhadas!!!
Por favor, peço humilde e encarecidamente, parem com isto!
Juntem-se na casa uns dos outros se precisam de desabafar, façam cafezinhos semanais num centro comercial mas nao escrevam publicamente este denegrir da profissão!
Por favor Doutor Enfermeiro ajude-me!!!
 
Chama-se a isso: "alienação"
 
Não não! estas situações têm que ser denunciadas!
Assim como existem aqueles farmacêuticos imberbes de província, como médicos violadores, existem também colegas nossos que são um atentado.
E aí meus amigos, é doa a quem doer...!
 
Caros colegas,
Eu também já pedi um parecer à OE por causa da vacinação. Alguns de vós falam com a "boca cheia" mas quase todos trabalham em ambiente hospitalar junto a outros colegas e médico acessíveis caso vos ocorra uma intercorrência grave como uma reacção anafilática grave! Eu trabalhei numa extensão de um centro de saúde isolado com 2 médico só de manhã (e que há séculos que não viam um dte em paragem, nem sabiam o que fazer..!)Tinha Adrenalina que é recomendada nas Orientações técn. mas não tinha um AMBU nem outro material. Acham mesmo que eu arriscava assumir sozinho toda a responsabilidade, quando a própria Direcção não assumia a compra de material necessário? Porque é que acham de se deixou de vacinar nas escolas? FALTA DE CONDIÇÕES DE SEGURANÇA!! Tenho o privilégio de conhecer as duas realidades: a hospitalar e a da comunitária. NA RUA ARRISCA-SE MAIS E ÀS VEZES LIXAMO-NOS...
 
Pessoalmente considero que de acordo com o comentário do colega anterior, Fernando, penso que é necessária alguma ponderação e contextualização da situação. Será uma questão de pseudo-dependência e de desresponsabilização (que eu pessoalmente não quero acreditar que assim seja), ou estará a zelar pela segurança dos doentes e cumprir o seu dever como Enfermeiro? Temos aqui um paradoxo com a "insegurança" das Farmácias?
Não posso acreditar que pura e simplesmente se está a regredir para patamares tão básicos em matéria de preparação técnica e cientifica na classe de Enfermagem.
Cumprimentos,
C2
 
Caro Fernando, excelente post, mas acho q vão acusa-lo tambem de não ser enfermeiro, é que neste blog não se quer viver no mundo real. Cuidado porque com a sede de autonomia, os casos de condenações na nossa área, são sempre relacionados com incumprimento das prescrições ou falha na vigilancia do doente. Assumam responsabilidades, claro, mas com tino.
Abraço do agora transformado em advogado do diabo.
 
Relativamente ao comentário à Enf. Lucilia Nunes e publicação dos Pareceres emitidos... Gostaria apenas de lembrar que alguns dos pareceres se encontram disponíveis no site da Ordem dos Enfermeiros e outros encontram-se publicados (vide "Codigo Deontologico do Enfermeiro:dos comentários à análise dos Casos", Edição da Ordem dos Enfermeiros)...
E já agora:
Porque não sugere essa medida à Ordem dos Enfermeiros? Talvez seja mais produtivo que apelidar essas pessoas de "cabecinhas" em blogs.
 
Quanto à disponibilidade dos pareceres e à «cabecinha» da Enfª LN, o comentário é de ignorância pura. Demonstra que fala mal por falar, sem fazer ideia de factos...
 
"Quanto à disponibilidade dos pareceres e à «cabecinha» da Enfª LN, o comentário é de ignorância pura."


Expliqu-me por favor, de que forma é que eles estão disponibilizados a todos, como deveriam ser, sem requisição.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!