terça-feira, dezembro 22, 2009

Coleccionadores de ossos....


muitos casos pelo país fora, mas este captou a minha atenção por se tratar de um suposto defensor da Enfermagem e respectiva formação.
É possível um Professor de Enfermagem, Presidente do Conselho Directivo de uma das maiores escolas do país, extirpar, desmembrar e desossar a formação pós-graduada em Enfermagem, para depois vendê-la a retalho para quem quiser comprar (inclusive por outros, detentores ou não de cursos superiores - bombeiros, doulas, habilidosos, bruxos, TAE's, gerontologistas, farmacêuticos, etc... ) por uns míseros cobres?
.
Sim, é possível. Basta perguntar ao Prof. Paulo Parente Gonçalves (ESEP) como se faz! Fico confuso em relação ao que se denomina de... usurpação de funções/competências (oferecida numa bandeja de prata)! Isto é uma espécie de canibalismo formativo...
.
A Ordem dos Enfermeiros já tem conhecimento, aguarda-se posição oficial!
______________________________________________________________________________
P.s. - Acrescentado à posteriori.
.
Comentário anónimo (obviamente de um Farmacêutico):
.
"A inscrição em unidades curriculares é algo contemplado na lei e qualquer instituição é livre de abrir vagas para esse fim. Informe-se homem. E não, nenhum profissional saúde com um curso superior UNIVERSITÁRIO (ou seja, ou farmacêutico ou médico - pois são os únicos) está interessado nessas pseudo-cadeiras ridículas do "curso" politécnico de Enfermagem... Tenha noção do seu tamanho, que é pequeno."

Apesar de estar contemplado em termos legais, cada instituição pode optar por fazê-lo ou não. Quem está interessado em preservar o seu campo de conhecimentos/competências/funções não o faz (Medicina). O outro grupo profissional que menciona (Farmacêuticos), fá-lo. Vendem o curso a retalho, ou não fossem eles os especialistas do comércio.

Comments:
Tenham Vergonha:
315.000euros mensais / 3.780.000euros anuais para os cofres?? da Ordem!!!!
300.000euros mensais / 3.600.000 euros anuais para os cofres dos sindicatos!!!
Onde para este dinheiro?! Vale ou não a pena ser da Ordem ou do sindicato?!!
 
Tenham Vergonha:
315.000euros mensais / 3.780.000euros anuais para os cofres?? da Ordem!!!!
300.000euros mensais / 3.600.000 euros anuais para os cofres dos sindicatos!!!
Onde para este dinheiro?! Vale ou não a pena ser da Ordem ou do sindicato?!!
 
Mais um caso triste da Enfermagem Portuguesa
 
Para quem fez recentemente a especialização nessa instituição não se admirará. Na suposta defesa dos "saberes próprios de enfermagem" e do que é ou não enfermagem, o propósito é encher a gamela com o dinheiro dos cursos e os seus fantásticos mestrados e doutoramentos. Aí não se defende enfermagem. Aí só se faz enfermagem de secretária, num perfeito delírio colectivo.
 
Isto é a Enfermagem no seu melhor! Nunca se esqueçam do que eu vou escrever agora: "O maior enimigo da Enfermagem são os proprios Enfermeiros". O presente está a dar-me razão e o futuro ainda me dará mais.
Cumprimentos.
 
Qual a posição da Ordem enfermeiros? Será Nula ou tardia a sua posição?
Tenho pena que as nossas escolas se vendam a troco de alguns cobres.
 
Sempre me pareceu
,à distância, que a escola superior de enfermagem de São João era a elite das escolas. Pelos professores que lá andavam e pela exigência.

Hoje em dia, enquanto ESE Porto, a escola tem uma visão muito mais economicista em todos os aspectos. Este é mais um.

A Enfermagem precisa de mudar. Mas não vejo jeitos.

Enf. Rocha.
 
A inscrição em unidades curriculares é algo contemplado na lei e qualquer instituição é livre de abrir vagas para esse fim. Informe-se homem. E não, nenhum profissional saúde com um curso superior UNIVERSITÁRIO (ou seja, ou farmacêutico ou médico - pois são os únicos) está interessado nessas pseudo-cadeiras ridículas do "curso" politécnico de Enfermagem... Tenha noção do seu tamanho, que é pequeno.
 
As escolas de enfermagem não estão do lado dos enfermeiros! Nunca estiveram! Os próprios professores (enfermeiros) assim que entram para as escolas passam a usar o título professor e não enfermeiro! Se estivessem do nosso lado não tinham iniciado esta formação em massa que tanto danifica a classe!Para eles tanto faz que o formando seja enfermeiro, tae, bruxo, etc, porque o dinheiro vale o mesmo!
 
A POSIÇÃO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, COMO SEMPRE, OU TARDIA, OU NULA.

OU ENTÃO CONFUSA, SEM FAZER NADA QUE NOS VALHA, ONDE TUDO FICARÁ NA MESMA...

MAS, MEUS CAROS, QUEM COLOCOU NA OE ESTA ESCUMALHA, NÃO FORAM OS MÉDICOS, NEM O MS, NEM O SÓCRATES....

A ENFERMAGEM JÁ PARECE - E PERDOEM O GRAFISMO DA IDEIA - AQUELA PERSONAGEM DA JODIE FOSTER, NUM FILME EM QUE É VIOLADA POR TUDO E POR TODOS, SEM QUE NINGUÉM FIZESSE COISA QUE FOSSE PARA A SALVAR. MAS, A "CULPA" FOI DELA, QUE POR SER FÁCIL E PERMISSIVA, DEU AZO A ESSA VIOLAÇÃO..

NO FIM, OS CULPADOS LÁ FORAM CASTIGADOS.

IRÁ ACONTECER O MESMO FINAL FELIZ PARA NÓS? MMMMMM... NÃO ME CHEIRA... É QUE A JODIE FOSTER NO FILME TINHA UMA BOA ADVOGADA.
NÓS, COM ESTA ORDEM E COM ESTES SINDICATOS....
 
Caso não saiba, as unidades curriculares isoladas nao fazem parte do CLE, pelo que nenhum outro profissional vai aprender competencias básicas de um enfermeiro. A maior parte destas unidades curriculares sao das pós-licenciaturas. Ninguém vai ser enfermeiro se fizer estas cadeiras nem tao pouco vai ter capacidade de administrar medicaçao ou tratar feridas. Nao sei como tantos enfermeiros acreditam nestes sensacionalismos baratos... Sou aluno da escola superior de enfermagem do porto, conheço bem melhor que muitos de voces, a MINHA escola e os seus defeitos. Continuo a acreditar que a ESEP continua a ser das melhores (senao a melhor) das escolas de enfermagem de Portugal.

Daniel
 
Esse senhor Paulo Parente devia era perder a licença para o exercicio e que também lhe impossibilitava o ensino mas com a ordem que temos esse senhor deve pertencer ao circulo de amigos e assim já não há qualquer problema
 
Uma palavra só.. Pobre.. a mentalidade, a personalidade, a forma de ser e estar como enfermeiro. Tudo para ficar rico.. vai longe este animal que se diz racional..
Enf Tiago Amaral
 
Caros colegas, estamos onde estamos porque as escolas não aconseguiram acompanhar a evolução no terreno.
Os interesses dos professores pouco enfermeiros tem sido muito bem defendidos na OE.
Quando se falava na passagem a licenciatura, como dirigente associativo e na altura estudante defendo sempre o aumento da qualidade de ensino como pedra basilar de uma licenciatura. O que aconteceu foi precisamente o contrário.
Vejam este caso... vejam a catolica que tem um mestrando que ainda não tem sequer a equivalencia legal de enfermeiro e já está a fazer um Mestrado!
Querem outro exemplo? Na mesma instituição a Católica, com o aval da sra Guiga Vieira (nem enfermeira lhe chamo) continuam a acontecer coisas muito estranhas. A última é um colega que saiu do curso e foi dar aulas, inscreveu-se no mestrado que ainda não terminou e como passaram 2 anos inscreveu-se este ano na especialidade de Comunitária... e adivinhem... teve equivalencia a toda a parte teórica! Como é que alguém que nunca trabalhou na prática na comunidade tem equivalência a toda a componente teórica da especialidade?
É a palhaçada de ensino que temos!! Qual especialistas qual que? O que interessa é o dinheirinho para as escolas... eu tenho um quarto livre em casa, estou a pensar em fazer la uma especialidadezita....
 
"A inscrição em unidades curriculares é algo contemplado na lei e qualquer instituição é livre de abrir vagas para esse fim. Informe-se homem. E não, nenhum profissional saúde com um curso superior UNIVERSITÁRIO (ou seja, ou farmacêutico ou médico - pois são os únicos) está interessado nessas pseudo-cadeiras ridículas do "curso" politécnico de Enfermagem... Tenha noção do seu tamanho, que é pequeno."

Apesar de estar contemplado em termos legais, cada instituição pode optar por fazê-lo ou não. Quem está interessado em preservar o seu campo de conhecimentos/competências/funções não o faz (Medicina). O outro grupo profissional que menciona (Farmacêuticos) fá-lo. Vendem o curso a retalho, ou não fossem eles os especialistas do comércio.
 
Pois não é caso único da enfermagem!!! Tanto ruído para quê?? A faculdade de medicina do porto já o ano lectivo passado e o actual tambem abriram vagas...asim como a faculdade de ciências do porto............................................................
 
O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA,O SEP É UMA VERGONHA...ETC.

CHEGA OU QUEREM MAIS, VÃO PRÁ P... QUE OS PA...
 
Ri-me do comentário anónimo. Há pessoas sem a completa noção do que dizem.
 
ATENÇÃO:

A escola Superior de Enfermagem de Chaves alarga a possibilidade de inscrição nas unidades curriculares isoladas ao curso de Licenciatura em Enfermagem. Ou seja, quando se pensava que a ESEP tinha ido longe demais,este estabelecimento de Ensino demonstrou-nos que afinal o pesadelo ainda pode ser mais assustador: Constatem isto em http://www.esechaves.pt/index.aspx?pag=inicio
 
Tal como tu, também eu andei na dita ESEP.
Lamento... mas se a ESEP é a melhor escola do país algo está mal na Enfermagem. Repare que agora até já vendem pack´s ESEP, com canetas, lápis, cadernos...deve ser para o regresso às aulas. Ir à biblioteca da ESEP é como ir ao Modelo e comprar um livro da Pópóta.

E esta escola em nada se preocupa em maltratar os alunos, com as escolhas de estágios de IVP´s e outras cenas hilariantes.

Vender estes pedacinhos de Enfermagem é uma pouca vergonha.
Haja paciência.

Liliana.
 
Só uma pequena questão para o anónimo das 11:47 AM. Porque é que vocês farmacêuticos, estão a tomar o lugar de tantos médicos portugueses, o lugar de querer e tanto gostar de rebaixar os enfermeiros??? Pergunto-me o porquê! O que vocês ganham com isso? AH e verdade eu passo a explicar: Falta de ética ou uma grande falta de razão. Pois é meus "amigos" farmacêuticos, das duas uma: ou vocês não aprenderam ética nunca na vida e não têm principios éticos e morais alguns, ou então tentam partir para os insultos e falácias porque esgotaram a vossa capacidade de argumentação e razão, sim porque uma pessoa quando parte para o insulto e para as falácias, é porque já não consegue arranjar mais argumentos válidos para se debruçar, já para não falar que PERDE toda a razão, toda mesmo.
Mas já que estamos numa onda de tanta solidariedade e de fairplay para com as outras classes sociais, eu vou juntar-me ao clube dos mal-criados e anti-éticos de alguns farmacêuticos: Vocês são a voz da razão para andar por ai a criticar os enfermeiros não haja dúvida, vocês farmacêuticos que andam a tentar roubar, sim roubar é o termo adequado, a roubar funções aos enfermeiros, pois agora até já podem administrar vacinas e fazer cuidados de saúde população, nomeadamente a doentes acamados, ou que não se podem deslocar ao centro de saúde. Isto é inadmissível meus caros farmacêuticos, pois os enfermeiros também não se põem atrás do balcão a vender medicamentos à população pois não? AH já agora, meus caros srs farmacêuticos, quando administrarem uma vacina, rezem para que não haja uma reacção de anafilaxia, pois caso isso aconteça, a única coisa que vocês podem fazer é ligar 112 e rezar para que a VMER chegue rápido, para o enfermeiro e o médico lhe "salvar a pele" e fazerem com que a vossa consciência fique tranquila (isto claro, se vocês tiverem consciência, para ela poder ficar "pesada"), e tenham também cuidado, quando forem a colocar uma sonda vesical, tenham cuidado em colocá-la na bexiga, em em vez de a colocar nas trompas de falópio. Vejam lá, tenham cuidado com isso.
 
Caro DE
Não obstante considerar muitas das suas 'notícias'/'post' deveras pertinentes, este, ao contrário, revela muita DESINFORMAÇÃO! Sua e de todos os que aqui comentaram.
O espirito submerso nesta modalidade de frequência de UC não é unica e puramente economicista, mas sobretudo o espirito de Bolonha, o de formação ao longo da vida, etc.. está previsto na lei e acontece em todas as Escolas Politécnicas e Universitárias. Bolonha não é só ECTS ou a duração dos ciclos, está tb relacionado com uma filosofia e um entendimento diferentes do que é o ensino e a formação.
É referido como 'palhaçada' a creditação de formação feita (na UCatólica), pois aconselho a que se informem bastante melhor sobre o que se passa no ensino superior português (politécnico e universitário), nos restantes países da Europa e em todo o mundo desenvolvido. Tal é feito e, mais, é uma obrigação legal!
Não pertenço a nenhuma das escolas visadas, mas entendi participar neste 'pseudo' debate.
E já agora, a OE apenas regula o exercício profissional e não a formação ou o ensino superior. Estaríamos muito mal se os sindicatos interferissem no regulamento da formação.
A perda sucessiva de funções a que vamos assistindo tudo tem a ver com as práticas profissionais que observamos, são os enfermeiros que estão a tecer essa teia, arranjam culpados (escolas, a OE, etc.) mas deviam encontrar soluções e não terem vergonha das suas competências. Façam uma boa auto-crítica.
Vejo aqui muita maledicência gratuita!
PS
 
Adoro anónimos a barafustar que nem baratas mesmo naquela altura em que estamos prestes a pisa-las...
Acho que dar unidades curriculares isoladas é uma maneira de esse excelentissimo senhor continuar a ter algo para fazer...espero que num futuro próximo vá para um emprego fora da escola (num hospital, USF, santas casas, centro de saúde...) que é para ver o que custa ser-se enfermeiro...

É por tudo num monte e rebentar...

DPR
 
Tanta ignorância e maledicência. Ofensas gratuitas.
Ninguém me encomendou a defesa do Prof. Paulo Parente, que conheço de congressos, reuniões, etc. E o que vos posso dizer é que os enfermeiros desprezam as "mentes brilhantes" da Enfermagem e refugiam-se em frases estéreis de "ele devia era ir trabalhar para lares ou misericórdias... para saber o que custa ser enfermeiro"
Ora aqui está outra ferida pois, Caro DE, a enfermagem que se faz nos lares e nas misericórdias, talvez por ser feito em duplo ou triplo emprego, é do piorzinho que há na enfermagem... Infelizmente para os nossos idosos. Faça notícia disso, seria muito mais importante!
Qd surgem estes debates a revolta cresce e dá vontade de desistir de lutar pela verdadeira dignidade da Enfermagem.
Há mtos meses atrás o DE comentou que os Enfermeiros estão à beira do Abismo, mas não precisam que ninguém os empurre, empurram-se uns aos outros!"
Ora aqui está um bom exemplo!
Existe uma franja de enfermeiros que anda a mandar "bocas" ocas, estéreis e cheias de maldade.
Que pena! Sinto mesmo pena que não percebam que estão a denegrir a dignidade da profissão.
Sabem qual a solução? Subir a fasquia da exigência, nas escolas, nos serviços, por força dos enf.chefes e das lideranças e não permitir qualquer alívio a quem quer fazer 'turnozinhos leves' para saltar para o 2º ou para o 3º emprego logo a seguir, e dia após dia, sem ética, nem moral ao neglicenciar cuidados de qualidade-...
Caro DE, porque alimenta este tipo animosidade, considero-o inteligente! Mude o estilo e a sua orientação crítica!
Faça um doutoramento em Enfermagem, estude profundamente a nossa disciplina e profissão, pois tenho a certeza que tal o mudará para sempre!
Cordialmente,
PS
 
Este senhor de nome Paulo José Parente Gonçalves, que tive o desprazer de conhecer pessoalmente e a infelicidade de debater alguns assuntos com ele (curriculares e extra-curriculares) é o exemplo de tudo aquilo que a Enfermagem não precisa. É uma vergonha como pessoa e um insulto à palavra Pedagogia, a qual não possui. Vive na sombra do que fez (?) no passado (Dirigente Sindical, Vice-Pres. do Conselho Directivo da OE, e vários cargos na ESEP). Intitula-se um defensor dos interesses dos alunos, publica livros de Ética mas ao mesmo tempo é a pessoa que diz aos alunos "voces não tem direito a reclamar nem a exigir nada" ou ainda "resumam-se à vossa posição de alunos". Tudo isto são frases deste Sr. Professor o qual para mim representa a nível cientifico, pessoal e profissional a má Enfermagem do passado, e os abutres mercenários da Enfermagem do Presente que descredibilizam e envergonham todos os que lutam por uma Enfermagem séria, cientifica e profissional.
Bem hajam!
E a todos os novos enfermeiros: não se iludam com CV muito preenchidos com cargos como o deste senhor... O exemplo está no conhecimento e na prática, nao atras de uma secretaria.
 
Não apontem as baterias apenas à ESEP...muitas outras escolas já se preparam para seguir o seu exemplo no que toca às unidades curriculares isoladas.
 
Ao anonimo das 11:03...
Bolonha não pode servir para desculpar tudo o que se passa na Católica ou na enfermagem.
Não é necessário ser professor de enfermagem para entender o que é necessário para se obter uma equivalência! O que me espanta é como o conteúdo de o mestrado de enfermagem avançada..... seja igual ou sobreponivel ao conteúdo da enfermagem comunitária... mas pode ser qe haja um iluminado que possa explicar... até porque tenho mestrado em ciências culinárias e queria saber se tb tenho equivalência a parte teorica da especialidade....
Por outro lado, bolonha também não desculpa o facto de haver alunos da licenciatura a fazer estágio de saúde comunitária na sala de aula... como também ocorreu na Católica o ano passado... deve também ser equivalente... fazer uns trabalhinhos na sala... ao estágio num centro de saúde... querem mais? já para não falar nas professoras que estão actualizadissimas nos conceitos de limpeza de cotão de umbigo.... porque de prática de enfermagem... percebem tanto como eu de lagares de azeite.

Quantos aos lares...bla bla bla... há 2 anos uma escola de enfermagem veio propor estagio no lar... e quando mencionei que deveriam pagar um tutor a parte porque sem ser dessa forma os alunos não iam ter enfermeiro durante o período total do dia de estagio...responderam-me que não fazia mal...ficavam com as auxiliares...como é evidente não fizeram porque os enfermeiros irresponsáveis que prestam maus cuidados não o permitiram.. esta perola foi de uma escola que há em gaia...
Portanto sras professoras não vos fazia mal irem trabalhar com pessoas... mas eu compreendo que a vossa investigação na ciência de enfermagem não vos deixe tempo para mais.

O Bacharelato de enfermagem tinha muito mais qualidade e os enfermeiros saiam muito melhor preparados do que agora... que fazem 4 anos e nem com um doente sabem lidar...

A culpa não é da OE... nem dos sindicatos... é de todos nós... que deixamos que estas coisas aconteçam...
 
Ao ler o que escreveu o anónimo das 6:52, penso que na realidade somos todos cumplices de uma qualidade de ensino que, salvo raras excepções não prima pela qualidade. Basta reportarmo-nos ao Curso de Complemento de formação, nomeadamente aos estágios. Verdadeiras fraudes. Horários sobreponíveis aos da escala de serviço, alguns nem isso, porque os enfermeiros até já nem exerciam. Sei do que estou a falar. Sem obectivos, sem qualquer supervisão e claro sem avaliação credível. Esquecia-me do mais importante, sem chumbos. Agora enchem o peito, são licenciados. A completar, a cereja da actual carreira, com a porta aberta para as especialidades com a mesma metodologia.
 
Admiram-se porque?
Esse Sr Parente sempre olhou pelo umbigo dele. Como professor é uma nulidade. Eu sei do que falo e ele se fosse consciente também.
É um parasita da enfermagem . Tentou reduzir a enfermagem Á Cipe, que de linguagem comum nada tem a não ser encher os bolsos dele e dos amigos.
Trabalham com ele e juntam-se a ele ignorantes que acham que tudo sabem mas maltratam os alunos e lhe dificultam a vida por se acharem superiores quando bem espremidos são uma cambada de falsos e hipocritas para os alunos (ex prof Alice) e preocumpam-se é com os tachos deles.
A ESEP é das piores escolas, só filosofos que não querem trabalhar até contratam recém formados para acompanhar alunos em estágio para que possam ficar nos gabinetes sem nada fazerem.
Se nmão acreditam vão ver e o Ministério da educação se estivesse atento via as tropelias desta escola.
 
Porque faz essas acusações da prof Alice?
 
Penso que os colegas deveriam criticar a instituição ESEP quanto a este caso e não personalizar a crítica.
Não se esqueçam que as unidades curriculares isoladas não foram adoptadas apenas pela ESEP, apesar desta última ter sido a pioneira deste tipo de iniciativas.
A Enfermagem portuguesa muito deve à ESEP, que é uma das instituições de ensino da Enfermagem mais credíveis. Atacar cegamente a instituição e alguns dos seus elementos tira a legitimidade áqueles que, a meu ver justamente, se opõe ás unidades curriculares isoladas.
Apelo portanto á moderação nas apreciações e comentários.
 
A Colaboradora externa convidada Alice Maria Ferreira Gonçalves é Licenciada em Enfermagem e em Ciências da Educação (ponto final).
 
Na ESEP há gente bem pior do que a Prof. Alice e Prof. Paulo Parente e que para além disso ocupa cargos de responsabilidade em outras instituições...
Quem conhece a ESEP sabe do que eu estou a falar!
 
pois há. Mas não façam barulho num blog público. Não vale a pena. O qu tiverem a dizer digam-no às pessoas responsáveis. Claro que depois vão ter de se ver com as represálias..já que a Esep é especialista em "repremir" os alunos mais revolucionários.
 
Em enfermagem, seja qual for a área de prestação, reprimem-se as pessoas que possam constatar algo que não vai bem:injustiças e compadrio. Estas premissas tanto se aplicam a alunos como a enfermeiros, como a docentes.
Existem casos de que toda a gente conhece mas ninguém fala, independentemente da escola onde acontecem....
Na enfermagem (em muitas instituições)parece que não houve 25 de Abril!
 
A falta de rigor e exigência é cada vez mais escandalosa. Não é só na enfermagem, é em toda a esfera universitária. Ser detentor de um curso, já não é equivalente a sabedoria, como era noutros tempos. Os grandes sábios são hoje em dia autodidactas. O facto de serem doutores vem não porque eles o procurem, mas porque para poderem aceder às fontes do conhecimento, arquivos, bibliotecas, entre outros, o grau é essencial. Quem procura a sabedoria, sabe bem que o grau não é sinónimo de saber, é apenas um prefixo que muitas pessoas gostam de usar para elevar o seu status social. Os portugueses vivem obsecados com o status social. Tenho más noticias: Serem doutores em enfermagem não significa nada, significa apenas que têm tempo e dinheiro, e que sobem mais um degrau na escada social. Se é isso que querem, óptimo.
Os grandes doutos, não são doutores, mesmo tendo o grau.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!