domingo, dezembro 06, 2009

Fotos de Manuel Machado circulam no hospital...


"Uma pessoa com acesso aos Cuidados Intensivos do Hospital do Funchal tirou fotografias do treinador do Nacional em coma, com um telemóvel, e tem andado a mostrá-las. Director clínico critica violação de privacidade" link


"Alguém com acesso aos Cuidados Intensivos do Hospital dr. Nélio Mendonça, na Madeira, usou um telemóvel para fazer fotografias de Manuel Machado, internado naquela unidade em estado grave após uma lipoaspiração numa clínica privado do Porto.
O DN sabe que essas imagens do treinador do Nacional foram mostradas, no Funchal, a terceiros pelo próprio autor. Miguel Ferreira, director clínico do Hospital, não confirma, mas acha que é "possível" que tal possa acontecer. Por uma razão simples, "para além dos
Médicos, Enfermeiros, há pessoal auxiliar. Os Cuidados Intensivos não são uma prisão de alta segurança. Eu desconheço, mas admito que alguém, de baixa formação, possa ter feito fotografias de telemóvel. Considero uma situação inqualificável. Qual é o interesse? Fazer dinheiro? Espero, sinceramente, que haja bom senso e que essas fotos nunca cheguem à comunicação social", disse ao DN (...)"

Comments:
E visitas? e empregadas de limpeza? E o sr. que lava os vidros (por fora)? E(...)? Pode ter sido tanta gente... ainda vai sobrar para o elo mais fraco (enfermeiros)
 
E pa não comecem que não sei que que ainda vai sobrar para nós. Por alma de quem. Não gosto nada quando nos vitimizamos...

Cumprimentos a todos os colegas
 
Isto é que vai uma crise
 
epá, espero mesmo que não tenha sido um nosso colega, ou médico já agora. Era muito má imagem...
 
Mas porque é que o enfermeiro é o elo mais fraco.
Sou enfermeiro há 29 anos e nunca me achhei o elo mais fraco.
 
Caros Colegas

Os enfermeiros não são o elo mais fraco.

Somos sim um dos elos mais fortes.
 
Ainda vai sobrar para o elo mais fraco (enfermeiros)

Estou a ver que o elo mais fraco está na mentalidade dos Enfermeiros (alguns) que ficam logo a especular qual foi o colega que fez esta barbaridade, como que admitindo que a classe de Enfermagem, por natureza e perfil, é compatível com estes comportamentos.
Não percebo nem aceito que do nada se coloque, de forma gratuita, em causa os valores de uma classe.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Como suscitou controvérsia, vou clarificar:

"Ainda vai sobrar para o elo mais fraco (enfermeiros)"

Primeiro, não especulei que fosse um enfermeiro e na minha "mentalidade", como referi pode ter sido qualquer pessoa, desde a empregada de limpeza a uma visita (exemplos não referidos no artigo). Segundo, não nos estou a "vitimizar", mas a prever um (muito) possível desfecho, porquê?

Caso recente: Hospital de São João - aparece escrito num lençol de um doente "lá vai morto"; quem pediu desculpas aos familiares? o "elo forte", leia-se enfermeira-chefe (em nome da equipa), quem tinha escrito? uma visita/familiar.

Mais um: tribunal iliba enfermeiro em suspeita de negligência, Ordem dos Enfermeiros decide investigar melhor (para ver se o pode "vitimizar")

Querem mais? Não falta quem "vitimize" os enfermeiros e na maioria das vezes, são os enfermeiros (hierarquicamente superiores) que "vitimizam" os seus colegas (hierarquicamente inferiores). O ditado diz que "a corda rebenta sempre no sitio mais fraco" e eu diria que nós somos dos mais fracos (em muitos aspectos). A ver vamos para quem vai sobrar esta história
 
Ao LProlog:

Mania das hierarquias! Que dor ...
 
A quantidade de vezes no meu serviço que a chefe vem pedir desculpas aos doentes pelos atrasos dos senhores doutores...
 
MAS QUEM É VOCE DR ENFERMEIRO??

Mas quem é o voce que disponibiliza documentos antes da entidades oficiais?

Mas quem é voce que publica pareceres confidenciais?

Mas quem é voce que tem acesso a informação restrita?

Mas quem é voce que actualiza isto a um ritmo frenético?

Mas quem é voce???????????????
 
LProlog a nossa UC não tem vidros para limpar por fora lolol
Mas sinceramente isso até pode ser um boato, dos muitos que se ouvem e vale o que vale! Aliás como se descobriu que o nosso hospital não é responsável pelo estado clínico do prof MM, muitos devem estar a tentar arranjar uma conspiração qualquer para nos pôr mal. Bastou ler determinados comentários pela net para nos apercebermos destes factos.
 
Elo mais fraco? Está na nossa cabeça... faz dia 16 que completo 26 anos desta profissão e nunca me senti o elo mais fraco!! Mas também não quis ser médico, farmacêutico etc!! Temos que aceitar o que somos e exercer esta profissão com grandeza e muita dignidade...quem anda com fantasmas, tem que os por no lixo...e erguer-se!!!
Já agora, higienizar, dar comida, ajudar na locomoção...são a essência da enfermagem.
Quando formos só e só apêndices de computadores, e deixar-mos estes cuidados para outros...estamos acabados, porque deixámos de conhecer os doentes...
Dá para entender???
 
Anonimo das 2.10 pontinha (bem grande) de inveja dos srs.doutores?
 
@ anónimo das 2:10 PM:

Hierarquia não é uma mania, mas uma distribuição ordenada dos poderes (got it?)

@ anónimo (mais um) das 7:20 PM:

"Dentro de cinco anos, em Portugal, 90% das profissões irão exigir competências em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em todos os sectores, conclui um estudo realizado pela consultora IDC em 13 países europeus.
Em média, 31% desses funcionários terão competências de utilização de dispositivos tecnológicos, 28% terão competências básicas em TIC e os empregados sem quaisquer competências na área serão abaixo dos 10%." [http://diario.iol.pt/economia/empregos-tic-tecnologias-formacao-portugal/1107334-4058.html]

Se não quer lidar com computadores, sinta-se ou não, depressa será o elo mais fraco, como pode constatar. Não devia aceitar o que é, mas ambicionar o que pode vir a ser, sem deixar de ser enfermeiro (a isto chama-se evoluir). Já agora, ainda gostava de saber onde foi buscar a ideia que "higienizar, dar comida, ajudar na locomoção...são a essência da enfermagem".. é que... não "dá para entender"!!!
 
inveja??...
do quê?
 
"Elo mais fraco? Está na nossa cabeça... faz dia 16 que completo 26 anos desta profissão e nunca me senti o elo mais fraco!! Mas também não quis ser médico, farmacêutico etc!! Temos que aceitar o que somos e exercer esta profissão com grandeza e muita dignidade...quem anda com fantasmas, tem que os por no lixo...e erguer-se!!!
Já agora, higienizar, dar comida, ajudar na locomoção...são a essência da enfermagem.
Quando formos só e só apêndices de computadores, e deixar-mos estes cuidados para outros...estamos acabados, porque deixámos de conhecer os doentes...
Dá para entender???"

7:20 PM
 
Quem não sabe o que é a Enfermagem, não deve ser enfermeiro! E acho que o LProlog cabe nesse saco.., sendo o exemplo de muitos "médicos" de segunda que se recusam a ser enfermeiros de primeira! Viva a essência da Enfermagem que é exactamente aquilo que nos define e que nos diferencia de muitos outros profissionais que paulativa e subrrepticiamente se vão instalando no nosso campo profissional. E nós... todos contentes por ter de fazer cada vez menos.
 
Foi um enfermeiro de certeza...Para ganhar uns trocos...
 
Exmº Sr. Doutorenfermeiro:

Sendo este local destinado à reflexão entre enfermeiros, e dado que todos os comentários aqui expostos são aprovados por Vª Exª, fico chocado...

A liberdade de expressão é uma realidade, mas apartir do momento em que se fazem comentários como o do anónimo das 11:55, e que me escuso de citar, é a dignidade de uma profissão que está em causa!

Das duas, uma:ou o Senhor Doutorenfermeiro aprova mesmo, ou então deixa passar "burros e carroças".

Gostaria que optasse pela rimeira opção, a qual daria mais credibilidade não só à nossa profissão, como à própria página, da qual é signatário.

Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!