segunda-feira, dezembro 07, 2009

Gerir a Saúde em Portugal... à portuguesa.


"Hospitais EPE [Entidades Públicas Empresariais] agravam prejuízos em 22,4% para 218 milhões de euros" link

O que esperavam?


"Gestores dos hospitais querem ser avaliados pelo Governo [depois do deslize...]" link

Para provar o quê?


"Ao contrário dos EPE, os SPA [Sector Público Administrativo] tiveram lucros de 19,7 milhões de euros" link

Que mais dizer?

Comments:
Bom e pertinete post Dr Enfermeiro.
Mas falta um pequeno pormenor, pequenino pormenor... Os prejuízos brutais que as USF estão a atingir nos Cuidados de Saúde Primários.
Penso que (só com os incentivos que dão aos médicos)! já dava para construir uns quantos hospitais.
Outro pequeno pormenor, pequeníssimo... A despeza aumenta, mas os resultados são os mesmos, mas só nalguns casos, porque noutros são ainda piores!!!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
A culpa não é deles mas dos parvos que governam e acreditam el aldrabões
 
Gostava so de dizer que a culpa disto é dos médicos!! Dos médicos e do Pinto da Costa claro...
 
A culpa é de quem os deixou governar
 
Era de esperar. Os Centros de saúde esfarrapados em quintinhas, com os tais INCENTIVOS. Nos blocos operatórios recebe-se à peça. Pagam- se extras para o normal desenvolvimento da função de certos profissionais. Os resultados tinham que começar a surgir.
 
Nem quero imaginar o que os gestores irão fazer quando descobrirem que andam a pagar a profissionais especializados (leia-se enfermeiros) para executar funções tão básicas, funções de empregados de limpeza, de secretários, de AAM's...
 
Andam a cortar nos salários dos enfermeiros, a dar contratos de m*rd* em honra de uma politica de baixo custos...mas esses cortes nos salários dos enfermeiros serve para aumentar o ordenadão dos gestores para depois eles causarem um buraco ainda maior...
Espero que o governo aprenda de uma vez por todas que isso de EPE não serve de nada...Mas concerteza que a ignorância irá continuar para dar de mamar a um filho gestor de um qualquer politico que ainda não atingiu a idade do desmame mas está pronto para gerir um grande hospital...santa paciência...

É juntar tudo num monte e rebentar...
 
Contra factos não há argumentos!
 
que sirva de lição também à ministra!

agora quero vê-la a tentar-se esquivar a isto com a treta da gripe A...!
 
TANTO PREJUISO, SO PODE SER DAS HORAS EXTRA QUE PAGARAM AOS ENFERMEIROS.....
 
o fundo do poço do SNS aí está, os grupois privados já esfregam as mãos de alegria...era inevitável !(nunca pensei é que fosse tão cedo).
 
"Anónimo disse...
TANTO PREJUISO, SO PODE SER DAS HORAS EXTRA QUE PAGARAM AOS ENFERMEIROS.....

8:09 AM"

Sim, tem razão, no que respeita aos blocos operatórios, no programa de recuperação das listas de espera, INVENÇÃO DE QUEM NÃO CONSEGUE GERIR RECURSOS. Esqueceu-se foi de dizer a verdade toda. A fatia monstruosamente maior, paga aos médicos. As tabelas são do domínio público, não se meta com os enfermeiros.
 
Quando é que vamos deixar de ser governados por gente corrupta?
Parabéns ao Doutor Enfermeiro. Já não passo sem visitar este blogue.
 
Não consigo perceber o que é que as USF'S,tanto incomodam alguns colegas,nem consigo perceber como é que presidentes de sindicatos de enfermagem,venham chamar ceguinhos a quem dentro da nossa profissão se sente bem e recompensado a trabalhar nas referidas USF'S.Aos primeiros talvez seja por não terem aptidões de carácter,de curriculum ou de perfil emocional e intelectual para as integrarem.Aos segundos é um complexo visceral, e histórico em relação à classe médica.
Aos dois quero dizer que a sociedade humana sempre esteve,estratificada em profissões e hierarquias.Dentro dessas profissões e hierarquias sociais há diferenças remuneratórias,entre os diversos constituintes,porque as responsabilidades(embora todas importantíssimas)são diferentes.
No cinema há diversos tipos de actores(principais,secundários,figurantes etc,etc).Será que todos são remunerados de igual maneira?E porque o haveriam de ser?
Amigos e caros colegas,só conseguiremos evoluir,se formos capazes de nos abstrairmos da inveja e casmurrice.
 
Olá a todos,

Gostaria de partilhar convosco algo que presenciei há dias:

Enfermeira Circulante: “Doutora, qual foi a intervenção”?

Cirurgiã: “Pilorotomia. Se quiser, também pode colocar Pilorotomia de Ramstedt”.

Enfermeira Circulante: “Não é preciso.”

Cirurgiã: “Eu já calculava que para si, bastava só a primeira parte”.

… a conversa termina com risos de ambas.

PALAVRAS PARA QUÊ?!?!?!
 
Dr. Enf.,
Não quer criar um tópico para se debater o questionário da OE
(http://alpha.dsi.uminho.pt/delphi/)
Achei aquilo uma verdadeira seca.
Parece um programa eleitoral: promete-se este mundo e o outro, mas na prática, o que se assiste é uma verdadeira desilusão!
Claro que o que lá está é MUITO IMPORTANTE.
Mas continuo a achar que uma bastonária mais activa e enfermeiros directores eleitos pelos enfermeiros das instituições, conseguiriam mudar o paradigma que se vive na Enfermagem em Portugal…
E com tantos postulados sobre a actuação nas diversas especialidades, importa fazer a seguinte pergunta: E QUE TAL UMA LISTA DE ATITUDES QUE A BASTONÁRIA DEVERIA TER?
Meus ricos 90 minutos!?!?!?
 
Não sei se já leram, mas fica a referência:

Médico detido por violar grávida
Médico detido por violar grávida
Médico detido por violar grávida
Médico detido por violar grávida
Médico detido por violar grávida

Um psiquiatra foi detido pela Polícia Judiciária do Porto por suspeita de ter violado uma doente, grávida de 34 semanas, durante uma consulta na sua clínica, situada na Foz, zona nobre da cidade do Porto.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=77FAEEAD-CB7E-4636-95F4-5321788530E1&h=9
 
"Mas falta um pequeno pormenor, pequenino pormenor... Os prejuízos brutais que as USF estão a atingir nos Cuidados de Saúde Primários.
Penso que (só com os incentivos que dão aos médicos)! já dava para construir uns quantos hospitais.
Outro pequeno pormenor, pequeníssimo... A despeza aumenta, mas os resultados são os mesmos, mas só nalguns casos, porque noutros são ainda piores!!!"

Caro Colega Talibã da Beiras, solicitava o seguinte. Esse estudo está disponivel na Net e se está, qual o Link?
Obrigado
 
Não venham com Histórias,porque QUEM INVENTOU as EPS, foi O Sr. Durão Barroso quando lá esteve,o Sócratas só deu continuidade.
Pensem só nisto,o Sr. Eng. Guterres nem pensava em tal coisa.
 
Caro anónimo das 9.30.
Acho que estou a perceber o seu "raciocínio".
Falou em cinema, actores principais e secundários; eu falo em circo, palhaços de primeira e palhaços pouco palhaçudos (entenda-se de segunda), como é obvio os palhaços de primeira devem ser mais bem remunerados, é que são mais obedientes e já estão amestrados.
Os circos que me perdoem a comparação com as USF
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Os Hospitais EPE sempre foram um paraíso para os gestores que de outra forma estariam num qualquer escritório de contabilidade a preencher declarações de IRS.
A maioria deles demonstra uma enorme ignorância sobre o que é um Hospital e como deve ser gerido!
Muitos deles, antes de ocuparem o seu cargo numa EPE devem ter tido um estágio preparatório que consistiu no visionamento de 30 episódios da série "Dr. House" e que foi o seu único contacto com o mundo da saúde e dos Hospitais!
 
Os Enfermeiros deviam ter vergonha de aceitarem cargos por escolha médica.claro que a culpa é de todo um sistema podre.Pena que a revisão da carreira não tenha sido aproveitada para impedir estas situações.Vendidos há e sempre haverá em todas as profissões.
 
Hosp.do Barreiro_Médico Espanhol Dá Cabo de Listas de Esperas


SEM PAPAS NA LINGUA...

Médico Espanhol Dá Cabo de Listas de Espera

Lê bem o que vem escrito a seguir e pensa bem se em Portugal não há tantos chulos que não querem trabalhar!
Porque é que existem listas de espera?
Em 6 dias operou tanto como 5 médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.

Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.

A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.

As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.

HÁ QUE ACABAR COM A CHULAGEM DA ORDEM DOS MÉDICOS E BAIXAR AS MÉDIAS DE MEDICINA E ABRIR NOVAS FACULDADES.

ASSIM ACABA-SE A MAMA DESTA CORJA DE PARASITAS, QUE SÓ PENSAM EM GANHAR GUITO NA PRIVADA.
 
Não era mau que, nem que para apenas variar, lessem o relatório de contas publicado pela ACSS (http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/CONTA%20SNS%20Setembro%202009.pdf).

Ficariam a saber que os gastos com pessoal aumentaram 3.7% (a que há, naturalmente, que descontar os 2.9% de aumentos previstos no OE para 2009).

Portanto, vir com estas preconceitos em relação aos vencimentos dos médicos, subsídios, horas extra e o mais é de ignorante.

Os erros que, a este respeito, se fazem, são os que já se faziam.

Não foi para aí que o dinheiro foi, e este aproveitamento, patente em múltiplos posts, só serve para acalentar a eterna animosidade da classe de enfermagem em relação à médica.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!