domingo, dezembro 27, 2009

Não incomodem p.f.!

Comentário deixado por um colega:
.
"Para retratar o espírito de negócio e ganância manifestado pelos "senhores das Farmácias", vou deixar aqui o meu testemunho relativamente a uma situação que vivi há poucos dias quando fui activado numa saída de VMER (onde exerço funções):

CODU: Vítima do sexo feminino, 40 anos de idade, local Farmácia XXX na cidade de YYY, história de "vítima inconsciente, mas respira...".

VMER: lá fomos nós andando e para nosso espanto quando chagámos à dita Farmácia, ninguém nos veio receber (estavam mais preocupados em continuar a aviar os clientes, não fossem perder algum negócio...), a vítima lá estava caída no chão (acompanhada exclusivamente pelo seu marido sem saber muito bem o que fazer...) e sem mais nenhum Técnico ou Farmacêutico a avaliar e a monitorizar a hipotética gravidade da situação! Espantoso, não é ?
A Farmácia continuou aberta, em pleno funcionamento, e quase que tínhamos de pedir por favor para as pessoas se afastarem para nós socorrermos a vítima,... incrível, não é ?
E ainda querem estes senhores o direito de poderem vacinar as pessoas ( se nem sequer os princípios básicos do socorrismo, que se ensina a qualquer criança da escola, eles não sabem obedecer, tal como nunca abandonar a vítima, excepto para pedir auxílio !).

Situações deste género, presenciamos nós na VMER em locais e momentos semelhantes (em restaurantes, por exemplo, em que está uma vítima no chão em PCR, e as pessoas continuam serenamente a comer nas mesas do lado como se nada se passasse...), mas agora assistir a isto numa Farmácia onde supostamente existirão pessoas de formação superior e com conhecimentos (?) na área da saúde, foi coisa que nunca pude acreditar ver!"
.
... outro comentário...
.
"O que o colega relata eu ainda tive uma situação pior...sou Enfermeiro exerço também funções numa VMER e fui activado para uma vítima inconsciente junto a uma Farmácia (seria a nosso ver apenas o ponto de referência), mas quando lá chegamos não queríamos acreditar, tinha sido um utente da Farmácia, vacinado com a vacina da gripe sazonal, que fez um choque anafiláctico.
Qual foi o nosso espanto quando os senhores Farmacêuticos ou Técnicos de Farmácia (pois sinceramente não vejo diferenças nenhumas e as que vi beneficiavam os técnicos) puseram o Sr fora da Farmácia, inconsciente, numa cadeira com a esposa a ampara-lo.
A justificação dos tais Farmacêuticos é que foi brilhante! Não queriam assustar os clientes e assim apanhava ar fresco que lhe fazia muito bem! No meu disto tudo a sorte da vítima foi esta dita Farmácia ser muito próxima do hospital e eu conhecer o seu local exacto e rapidamente lá chegamos...
São estes os profissionais de saúde? Desculpem mas para mim são meros vendedores de medicamentos!"

Comments:
Certamente confusão de prioridades... As deles são umas, as nossas são outras...
 
O que o colega relata eu ainda tive uma situação pior...sou enfermeiro exerço tb funções numa VMER e fui activado para uma vítima inconsciente junto a uma farmácia (seria a nosso ver apenas o ponto de referência) mas quando lá chegamos não queríamos acreditar, tinha sido um utente da farmácia vacinado com c vacina da gripe sazonal que fez um choque anafilático. Qual foi o nosso espanto quando os senhores farmacêuticos ou técnicos de farmácia ( pois sinceramente não vejo diferenças nenhumas e as que vi beneficiavam os técnicos) puseram o Sr fora da farmácia, inconsciente, numa cadeira com a esposa a ampara-lo. A justificação dos tais farmacêuticos é que foi brilhante! Não queriam assustar os clientes e assim apanhava ar fresco que lhe fazia muito bem! No meu disto tudo a sorte da vítima foi esta dita farmácia ser muito próxima do hospital e eu conhecer o seu local exacto e rapidamente lá chegamos...

São estes os profissionais de saúde? Desculpem mas para mim são meros vendedores de medicamentos!
 
Sim sim...acredito mesmo nestas situações!!!
Bem no meu local de trabalho a farmácia simplesmente decidiu (com a aprovação da direcção de enfermagem) que a terapêutica tem que ser preparada por enfermeiros no seu serviço (sistema unidose) e os mesmos chegam várias vezes a ter que se deslocar à farmácia para buscar o medicamento por duas razões: 1º esse fármaco não existe em stock no serviço; 2º não existe Auxiliar, técnico ou lá o que lhe quiserem chamar na farmácia 24H e o meu AAM tb não pode lá ir buscar porque não sabe o que é isso. Resumindo...abandono o meu local de trabalho e lá vou eu à farmácia com a chavinha na mão...lindo né?
Pergunto: o que andam a fazer os seviços farmacêuticos hospitalares?
 
estas situações deviam de ser denunciadas não só em blogs mas tambem para a comunicação social para que as pessoas possam saber a diferença entre ser vacinado numa farmácia e ser vacinado no centro de saude por um enfermeiro.
 
Poruqe estas noticias n passam na comunicação social?

So as sabe quem as viveu, pois de fossem do conhecimento publico teria outro impacto,,,,,

mas se fosse algum acto de neglicencia nosso, corre o mundo....


para pensar o quue mudar.,...
 
Como socorrista tbm já passei por algo identico. Vítima sexo masculino, queda na via pública traumatismo craniano com perda temporaria de conhecimento. O pobre homem levantou-se, deslocou-se à farmácia (de onde tinha acabado de sair) e a única coisa q lhe fizeram foi dar uma cadeira! Foi um outro cliente q telefonou 112 e q com a própria roupa ajudou o homem. Os farmaceuticos continuaram a vender compulsivamente, e nem compressas ou luvas ou sequer uma caixa de 1os socorros disponibilizaram!!! Foi das situações mais irritantes q passei. No final estava a ver q ainda tinha de ser eu a limpar o chão! Não pode isto continuar assim, não pode msm!
 
relativamente aos serviços farmaceuticos hospitalares, houve uma situação que muito me chocou....(num hospital central de Lisboa)... estava a trabalhar no turno da tarde ...e uma senhora com uma doença oncológica em fase terminal,com dores insuportáveis, esgotava os " stocks" de morfina. Nessa tarde prevemos que o stock de morfina não iria chegar, pois a ultima dose já tinha sido administrada nesse mesmo dia na manhã. Liguei uma vez para a farmácia...2 vezes ...3 vezes ...e das 16 h às 19 h o telefone sempre interrompido..sempre..e a senhora em sofrimento ... e continuavamos a pedir até que resolvemos ...isto não pode ser !!! pedimos a um AAM para ir à farmácia hospitalar ..não lhe abririam a porta ...voltamos a insistir ..o AAM foi novamente ..desta vez abriam ... mas disseram que estavam muito ocupados e não podiam atender. Para além do AAM do meu serviço estavam vários de outros serviços : UUM (unidade de urgência médica), unidade de cuidados intensivos cirurgicos etc . Até que decidimos vamos ligar à Coordenação de enfermagem de serviço ...Como podem imaginar já eram 22 horas e a senhora cheia de dores e imagino outras situações de risco de vida nas unidades ...Posteriormente após contacto com a coordenação e o " poder" ter entrado em acção finalmente chegou o que tinha pedido às 23 h , já para o turno da noite..contactei com a farmaceutica de serviço para lhe contar o sucedido porque os serviços farmaceuticos deveriam estar sensiveis a estas situações ..pois se ligàmos e enviamos é porque era importante. Referi à farmaceutica que se identificasse pois iria expôr esta situação por escrito à enfermeira chefe do serviço e posteriormente seguiria para outras instâncias superiores.
é triste que as coisas só funcionem quando o poder entra em acção (às vezes nem isso) a responsabilidade, o empenho e interesse pelo ser humano são valores desconhecidos para alguns profissionais de saude ..talvez não estejam habituados a trabalhar com gente ...
elisabeth
 
Desculpem lá, mas se ocorresse um choque anafiláctico em muitos centros de saúde deste país a resposta não seria muito diferente...
 
Lá está, mais situações a visar situações nada agradáveis: profissionais de saúde (farmacêuticos) a não serem competentes no seu intuito profissional, e humano.

Ao tentarem assumir competências que a outros compete (vacinas, pensos, etc), e que em nada têm a ver com o desenrolar normal da sua profissão, que é vender medicação e informar o utente dos efeitos da mesma, incorre-se nestas situações nada favoráveis, onde ok, vacinar é fácil, mas saber agir se a coisa dá para o torto, aí é que elas mordem!

esta usurpação de competências da enfermagem foi, como todos os colegas sabem, por mais uma "oportunidade de negócio". E não venhamos com meias tretas!
Sabemos que há um aproveitamento claro da fragilidade actual da nossa profissão, vindo de todos os lados - bombeiros, médicos, farmacêuticos - mas infelizmente, andamos a ter feita a nossa razão mais por situações destas, onde é por não haver um enfermeiro, e não por uma imitação disso, que a coisa deu para o torto.
Brincar com a saúde das pessoas, não é brincadeira..
 
E SABEM O QUE É MAIS CHATO??

É QUE ACONTECEU EXACTAMENTE O QUE SE ESTAVA A PREVER QUE ACONTECESSE - UM CHOQUE ANAFILÁTICO PELA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA, E A INACÇÃO E FALTA DE SABER AGIR DOS FARMACÊUTICOS, QUE PENSAVAVAM QUE ISTO DE DAR PICAS, É SÓ CHEGAR AO BRAÇO E PIMBA! LÁ VAI DISTO!

MAS NÃO, LÁ DEFENDERAM QUE ISTO DE "DAR VACINAS NÃO DEVE SOMENTE PERTENCER À ENFERMAGEM, VÁ LÁ, NÓS GANHAMOS MAIS UNS COBRES À CONTA DO CANSADO DO UTENTE, QUE PARA IR DA FARMÁCIA AO C.SAÚDE COITADO, DÁ MUITO TRABALHO. E NÓS SÓ QUEREMOS POUPAR UNS PASSOS E UNS CÊNTIMOS AO UTENTE..."

A ORDEM LÁ LADROU NA ALTURA. ISTO ACONTECEU ENTRETANTO. DISSERAM ALGUMA COISA??...
ALGUÉM NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOUBE DISTO??...
 
Cheira-me a treta. Se houvessem choques anafiláticos nas farmácias de certeza que chegava à comunicação social...
 
Ainda nao ha comentários anónimos dos Sr. farmacêuticos que tanto visitam este blog?
Que estranho.
 
Tanta ira e inveja juntas... Deus vos perdoe!
 
Se de facto há ocorrências de (tantos) choques anafiláticos em farmácias, porque motivo ainda não foi noticiado na comunicação social? Mais ainda - é curioso, também, que esteja sempre presente um enfermeiro quando ocorre (alegadamente) um choque anafilático numa farmácia. Nem a propósito! E mais estranho ainda é a Ordem dos Enfermeiros não ser notificada por forma a poder usar tal ocorrência a seu favor e como argumento...

Numa palavra: tretas.

Vão mas é tratar da vossa olecranite...
 
se quizerem podemos começar a referir nomes de farmácias...o facto de estarem sempre enfermeiros é pk os ENFERMEIROS fazem parte das VMER e que tratam as vossas burrices...
 
E os choques anafiláticos que ocorrem em doentes internados nos hospitais, em presença dos enfermeiros, e que têm de ser resolvidos pelos médicos por muitas vezes os enfermeiros não saberem o que fazer?
E os enfermeiros que administram injectáveis em clínicas, lares e outros locais semelhantes sem terem uma hidrocortisona ou adrenalina no seu stock de urgência?
Irritam-me aqueles que julgam que a razão e competência mora apenas do lado deles, quer sejam enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.
Neste país onde a vulgaridade parece ser cada vez mais o padrão, parece que poucos são aqueles que tentam colmatar as suas insuficiências: é preferível tentar demonstrar que existe ainda alguém pior do que nós para que tal sirva de desculpa à nossa própria mediocridade.

Assim não vamos lá...
 
ao anónimo das 5:03 é para informar que se existir um choque anafilático no centro de saúde existe um protocolo de assistencia ao utente com medicação no Kit de urgencia e a vitima certamente não ia ser abandonada, pois não é nosso hábito, mesmo sem os recursos maravilhosos dos hospitais são sempre mas sempre prestados os primeiros socorros até serem evacuados para o hospital. por isso sr. anónimo não fale sem conhecimento de causa.
 
Nos serviços ate podem haver protocolos que permitem ao enfermeiro ir actuando ate chegar o medico! E nas farmacias?? Nas farmacias, agarra o telef e reza pa que a vmer chegue depressa...
 
Concluindo, digo o que muitas vezes digo no Serviço de Urgência :

AS FARMÁCIAS SÃO COMO OS SUPERMERCADO OU CAFÉS, A DIFERENÇA É QUE VENDEM MEDICAMENTOS E NÃO CAFÉ OU ARROZ!

Sem mais!
 
Só hà uma coisa que não entendo em relação ao utente que foi atendido na Farmácia e que fez choque anafilático? se estava em choque,como é que se segurou na cadeira mesmo com a esposa a dar-lhe apoio???.....não estava a fazer um coma anafilático??estranho toda esta conversa
 
Digam quais as farmácias em causa covardes anónimos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!