sexta-feira, dezembro 18, 2009

O iceberg...


Havia tanto, mas tanto, para dizer. Onde, para alguns colegas, parece existir um calmo e pacato mar, na verdade, irrompe nessas águas a ferocidade da agitação das mesmas, onde o bem e o mal se enfrentam, numa verdadeira luta entre as trevas da natureza e o íntimo agreste dos homens. A Enfermagem em nada é diferente.

Quando a generalidade dos Enfermeiros ajuíza sobre a inércia de todos, na verdade, imensa gente, noite e dia, luta para que tudo seja melhor. Digo eu, portanto, que nem todos dormem.
Frequentemente (senão quase sempre), para que brote uma simples e bela flor do solo arenoso, tantos e tantos homens e mulheres - e suas mentes - colocaram ao serviço da classe toda a sua inteligência, vontade e preserverança. É hercúleo o esforço de suster firmemente uma barra com o peso de 60 mil almas.

Por isso, doravante, acabou. Terminaram as meias palavras. Todos os Enfermeiros têm o direito de conhecer o iceberg que é a Enfermagem. O bloco de gelo à tona da água é incomparavelmente inferior ao submerso, onde se desenrolam as lutas, as esgrimas, os interesses e as máfias.

E se, porventura, notarem os colegas que há dias em que o blog pára, não é pela vitória do cansaço ou pela falta de esperança, mas antes pelo esforço que é canalizado para as batalhas que, por ora, ainda acontecem em corredores escuros, sem espectadores. Continuarão a ser assim aquelas cujos inimigos se encontrem fora do seio dos Enfermeiros, porque para aqueles que, dentro das nossas paredes, envenenam ronceiramente a profissão, acabou-se o perdão e o segredo. Há que conhecer quem contamina...

Há que desmistificar a concepção que a esmagadora maioria tem do que é a Enfermagem portuguesa e de quem é quem. E isto é apenas um minúsculo cristal de gelo no fundo de um iceberg descomunal...
Não há que ficar espantado ou triste, em tudo o que é metro quadrado de outras casas é tal e qual, mas aqui, o que nos interessa, é a nossa casa... e nada, ou quase nada, acontece por acaso - garanto!
Poderão parecer estas palavras, delírios das duas badaladas matutinas, mas não são. Infelizmente, não são.

Comments:
desculpe lá doutor enfermeiro...mas desta vez nºao entendi...pode ser um pouco mais objectivo nas suas palavras??
 
é isso mesmo dr enf....
tava à espera desta hora há muuuiiitttooo!
 
Acho bem que haja uma revolta colectiva...é por sermos "mansos" demais que nada anda para a frente...
 
".../... Por isso, doravante, acabou. Terminaram as meias palavras. Todos os Enfermeiros têm o direito de conhecer o iceberg que é a Enfermagem. O bloco de gelo à tona da água é incomparavelmente inferior ao submerso, onde se desenrolam as lutas, as esgrimas, os interesses e as máfias. .../..."

Pois bem caro colega, se de facto acabaram as meias palavras... ainda não se nota nada. Mais diria desta 1ª abordagem, muita "parra e pouca uva" sem dúvida bem floreada e pitorescamente condimentada, mas que bem espremida não jorrou pingo de sumo!...

Ahhh e já agora enquanto aguardamos pelos efectivos avanços, nos prometidos desenvolvimentos... talvez seja melhor zelar para que não aconteça ao seu T.M., o que aconteceu ao da Ritinha. :)

Abraço solidário a todos os que se preocupam com o estado desta nossa ciência humana e arte. Pois pese embora este Paradigma Decadente, não desgrudam deste seu "nosso" Blog na expectativa dum novo emergente no minímo justo e renovado do que certamente é nosso por direito próprio! Haja tão simplesmente o bom senso de se fazer ver, valer e aplicar.

AJ
 
Passou-se...
 
Se o DE também "anda nestas andanças", questiono quantas pessoas não terão também no telemóvel SMS's que a serem reveladas levariam ao seu perpétuo silêncio internáutico, motivo pelo qual não pode revelar as referidas SMS's que tem no seu telemóvel.
 
Cá para mim isto é estrategia sua de marketimg bloguista!
Pago para ver|||||||
 
As campanhas de "luta" prolongadas causam prejuízo à moral das "tropas", logo a RAPIDEZ é fulcral.

Já dizia o Mestre Sun: "Embora tenhamos ouvido falar de Guerras precipitadas, a inteligência nunca esteve associada a grandes demoras."

A falta de informação leva ao desenvolvimento de emoções pouco apropriadas que acabam por pôr em causa qualquer liderança.

A expectativa provocada pela ausência de esclarecimentos, DIVIDE A CLASSE, torna-a fraca logo incompetente para qualquer "combate"!

É por isso que a partir do momento em que se está na posse da informação necessária, as "tropas" devem e precisam de ser orientadas.

DEVE SER TOMADA UMA DECISÃO, e por conseguinte, agir com força e determinação.

O líder INTELIGENTE procura o efeito da energia combinada, não exigindo demasiado a nível individual.

Se os combates de bastidores já começaram há muito, nós simples "soldados de Infantaria", temos apenas a sensação de que nada se passa e o SENTIMENTO DE ABANDONO, TORNOU-SE UMA REALIDADE.

Mais de que nunca urge UNIR a classe em torno de uma visão, pois o todo vale mais do que a soma das partes.
 
Não sei porquê, mas eu tinha um dedo que adivinhava a vinda deste post....
 
Dr enfermeiro, gostei muito destas palavras, mas a verdade é que não acredito que se continue a trabalhar nos corredores dos bastidores. O sindicato é de uma perfeita nulidade, mais, se fosse só nulidade era um mal menor mas eles prejudicam toda uma classe com a sua inoperância, são negativos. A Ordem desde que existe tem levedo a Enfermagem ao desespero... é tudo muito triste. A enfermagem, em Portugal reflecte o País. O mal não está nos trabalhadores, está em quem os dirige. Porque será que quando estes vão lá para fora são apreciados e muitas vezes considerados muito bons? Enfim. Boas Festas a todos
 
Dr. Enf:
Se acha que está na hora de lutar a sério tem aqui um aliado.

Se precisar de algo estou disponível...

Já chega de choros e lamentos.

Fique com o meu mail: paionense@hotmail.com
 
Dr. Enf:
Se acha que está na hora de lutar a sério tem aqui um aliado.

Se precisar de algo estou disponível...

Já chega de choros e lamentos.

Fique com o meu mail: paionense@hotmail.com
 
Pedro Frias, José Carlos e Guadalupe têm uma responsabilidade muito gende no gozo e humilhação publica que os enfermeiros tÊM LEVADO DO GOVERNO
 
Para quando a revelação das novidades da reunião do dia 15?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Caro colega, obrigado pelas suas palavras. Mas, não querendo ser bota-abaixo, é sem dúvida preciso mais, muito mais que meras palavras.
Esta inércia molenga dos sindicatos (os quais apoio, mas também critico quando justificado), e uma Ordem bacoca e recessa de tão pouco fazer pelos seus, leva-nos a TER QUE AGIR.
Eu, um mero enfermeiro, uma pessoa, singular, tento fazer de mim UM EXÉRCITO DE UM SÓ HOMEM!

Recuso-me a aceitar que a minha profissão deslize cano abaixo. Não aceito o seu desprezo social e profissional. Não engulo mais patranhas alimentadas pelos sindicatos, pela OE, e pelo MS. Não ofereço a outra face quando agredido por outras classes profissionais que tentam reduzir-nos.

Eu, por pouco que possa efectivamente fazer- não sou sindicalista, não pertenço à ordem, não sou político - não aceitarei a morte da minha profissão. NUNCA! Manifs? Lá estarei, se for para haver consequências efectivas. Greves? Contem comigo, se for para haver paralisação TOTAL! Petições? Claro que assino, se servirem para publicitar as injustiças.

URGE RENOVAR A REPRESENTAÇÃO SINDICAL E A SUA ACÇÃO (no geral,pois nem todos são molengas e solipcistas); URGE PONTAPEAR RUA FORA ESTA ORDEM, ESTA B(E)ASTONÁRIA (que só serve para reforçar a ideia social do enfermeiro calado e maltrapilho, não muito inteligente e desarticulado, subserviente à classe médica, e com ideias desadequadas à realidade).

Caríssimo colegas, na altura, votei no Enfº Azevedo para bastonário. Queixam-se desta bastonária? Não foi por mim que ela lá foi parar. Nem será por mim que Lucílias e companhia lá hão-se parar...

Queixam-se dos sindicatos? Pois formem-se ou reformem-se os que existem! Queixam-se da OE? Pois decidam na altura devida os vossos representantes! Votem, aliás!... Queixam-se do desprezo da Enfermagem? Pois então ajam!
Caro DE e colegas, tal como disse, sou um homem só. Mas contem comigo para o que for preciso. Deste lado da trincheira, hei-de mandar bala até acabar! Se decidir formar novo pelotão, conte comigo. =)

Abraço forte a todos os Enfermeiros. É por todos nós que a coisa pode mudar, e não por meia dúzia.

MOBILIZEM-SE!
 
Caro colega, desde sempre aprecio muito a qualidade sua escrita, mordaz, ironica, precisa, racional, mobilizadora neste seu blog, que é já uma referência incontornável, mas não consigo perceber este seu ultimo post. Aconteceu alguma coisa que nos queira esclarecer melhor?
Cumprimentos.
 
texto que não diz nada, infelizmente, representa aquilo que a nossa classe é....nada....falamos falamos, mas não se aproveita nada!!!

esqueçam o doutoramentos, mesrados e especialidades e foquem-se na luta da carreira, inadmissivel, numa especialidade pagar para andar a estagiar... isso n acontece me outras profissões....

esta na hora de mudar e esquecer esses titulos honorificos, não estar a elogiar colegas que tiraram mestrados ou doutoramentos, deveremos sim, elevar a nossa profissão e esquecer esses colegas que certamente terão outra carreira que em nada nos diz respeito.

No caos nasce a ordem, o caos da enfermagem ja se instalou por muito tempo, esta na hora de isso mudar juntamente com as pessoas que contribuiram para isso.

Agora DR, não venha com textos lamechas que nada dizem, seja diferente, diga aquilo que tem de dizer, tem centenas de colegas que certamente o aopoiarão numa candidatura, não entendo o porque deste texto que nada diz, não entendo o porque do seu anonimato, quando a enfermagem precisa de um líder... não desiluda a enfermagem.
 
O que é que está a dizer? (Já parece o NEL, só que mais elaborado)
 
Muitos Enfermeiros que pouco ou nada fazem exigem a quem muito tenta fazer pela profissão, mas que teimam em permanecer no anonimato! Ainda!

A Esses que trabalham sem dar a cara, mas dão o "Couro" pela classe. Um Bem Haja!
 
Li agora mesmo via newnsletter do foum este artigo do Cogitare. Mas que pouca vergonha vem a ser esta?

O que diz sobre isto DE ?

Especialidades de Enfermagem à la carte . (Artigo de Opinião – Enf. nuno Pinto)

“A natureza das coisas é uma questão de conveniência”
 
AINDA QUERO VER HOMEM!....

NÃO ACREDITO QUE TENHA TOMATES PRA TANTO...

ISTO É SÓ CONVERSA FIADA.
 
De tanto bater nas teclas, pensar nisto e naquilo, algumas ideias meos positivas me vêm à mona, nomedamente: quem são os bandalhos que me nos andam a fazer de toscos, brutos mas mais ou menos "entretidos"?
Essas mesmas ideias, fruto da "conjectura" levam-me a uma falta clara e flagrante de LUCIDEZ, e pergunto: NÃO SERÁ ESSE O PROPÓSITO?
Seja como for caro colega DEenf CONTAMOS CONSIGO e com todos aqueles que não se reveêm nesta merda (desculpem-me a ordinarice).
Pesando a balança, chego à conclusão que sózinho não valho um pataco, mas juntos "vergamos" o madeiro.
E se o princípio do fim se aproxima, pois que venha, cá o espero, nem que seja à cornada...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!