segunda-feira, dezembro 28, 2009

OE reuniu com o Secretário de Estado da Saúde (Manuel Pizarro)...


O resumo da reunião da OE com o inimigo nº. 1 dos Enfermeiros:
.
"Lisboa, 24 de Dezembro de 2009 – A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu no passado dia 21 de Dezembro de 2009 com o Secretário de Estado da Saúde (SES), Dr. Manuel Pizarro, com o objectivo abordar algumas questões relativas a áreas específicas, designadamente os Sistemas de Informação em Enfermagem, a Emergência Pré-Hospitalar e os Cuidados de Saúde Primários.
Nesta reunião foram assumidos e reafirmados alguns compromissos importantes, por parte do Sr. Secretário de Estado, a saber:
.
Sistemas de Informação em Enfermagem
.
Foi efectuado o ponto de situação sobre a decisão política relativa às conclusões produzidas pelo Grupo de Trabalho para o Registo de Saúde Electrónico Nacional (RSE). Sobre este assunto o Sr. Secretário de Estado deu-nos conta de que irá disponibilizar nos sítios oficiais do Ministério da Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde I.P (ACSS), a versão final dos documentos produzidos, e também incumbir a ACSS de apresentar até ao dia 31 de Janeiro de 2010, um plano de operacionalização para a fase subsequente do programa RSE, alinhado com as recomendações produzidas e mostrou-se receptivo à proposta da OE da criação de uma Comissão de Acompanhamento deste programa.
Foi ainda abordado o desenvolvimento dos Sistemas de Informação SAPE e SAM, e dos respectivos cadernos de encargos, conforme conclusões do estudo de viabilidade económica destes sistemas, tanto para os Cuidados de Saúde Primários, como para os Hospitalares e Continuados. Ficou o compromisso de envio à OE da versão pré-final do caderno de encargos em desenvolvimento para os CSP e de repensar a estratégia para os outros contextos, designadamente, para os cuidados hospitalares.
A OE apresentou ainda as questões da certificação dos aplicativos informáticos de suporte aos Sistemas de Informação de acordo com requisitos de interoperabilidade, técnica e semântica, com standards nacionais e internacionais e retoma das diligências entre a OE e a ACSS para a formalização de protocolos visando a certificação (técnica e de conteúdos) das aplicações informáticas de suporte aos SIE; o mapeamento da CIPE®, versão 2.0, SCD/E e tabelas de «actos clínicos»; e partilha de informação do Resumo Mínimo de Dados de Enfermagem (RMDE). Sobre estes assuntos, foi assumido o compromisso do SES diligenciar junto da ACSS para o prosseguimento destas actividades e de intervir no sentido de combater a crescente desregulação na aquisição de aplicativos de suporte aos registos electrónicos de Saúde / Enfermagem.
Aos casos mais prementes apresentados pela OE (limitações do acesso à informação e à utilização do SAPE, etc.) prometeu intervenção imediata e solicitou à OE a comunicação de outros factos que entretanto venha a ter conhecimento.
.
Emergência Pré-Hospitalar
.
O Dr. Manuel Pizarro manifestou preocupação pela instabilidade que se tem vivido neste sector, concordando com a perspectiva da OE, que reafirmou o facto de que a falta de uma estratégia clara para a emergência pré-hospitalar não fomenta um clima positivo nesta área.
O SES considerou ainda que a perspectiva futura será de incremento do numero de Enfermeiros vinculados ao INEM, para fazer face à abertura de mais alguns meios operacionais, designadamente Helicópteros INEM e SIV.Voltou ainda a reafirmar o compromisso anterior de que, em relação à matéria dos técnicos de emergência pré-hospitalar, designadamente no que toca ao perfil funcional e de formação destes profissionais, nada será decidido sem a participação da OE.
Na reunião foi ainda perspectivada a necessidade de reflexão sobre o quadro de vinculação dos enfermeiros que desempenham funções na Emergência pré-hospitalar, tendo em vista a manutenção e o desenvolvimento das suas competências técnicas.
O SES comprometeu-se ainda a intervir junto do INEM, no sentido de: clarificar alguns aspectos relacionados com protocolos que aquele instituto tem celebrado com corporações de Bombeiros para o funcionamento de Postos de Emergência Médica, que incluem enfermeiros na sua composição; desbloquear a situação do concurso para admissão de enfermeiros aberto pelo INEM em Março de 2009; o Instituto fornecer alguns dados sobre o funcionamento dos seus meios operacionais, que se comprometeu a remeter à OE, à longa data.
.
Cuidados de Saúde Primários
.
O SES congratulou-se pela forma como está a decorrer a abertura de Unidades de Cuidados na Comunidade. No entanto a OE manifestou a sua profunda preocupação pela falta de recursos humanos que poderá comprometer seriamente o funcionamento de muitas delas. Nesta matéria o SES assumiu a necessidade de desenvolver um plano estratégico para os recursos humanos, que permita o regular funcionamento destas unidades e não comprometa a reforma dos Cuidados de Saúde Primários em geral.
Foi ainda manifestada a preocupação pela desregulação que se verifica nesta área em torno dos Sistemas de Informação, que em muitos casos comprometem o planeamento, o registo e a avaliação dos cuidados de enfermagem prestados. Sobre o recente documento produzido pelo Ministério sobre indicadores de desempenho das Unidades de Saúde Familiares (USF), que ignora muitos aspectos fundamentais para a Enfermagem, o SES comprometeu-se a desenvolver uma fase de consulta dos parceiros sobre esta matéria, uma vez que o trabalho desenvolvido naquela área, foi além dos aspectos meramente tecnológicos que inicialmente estavam solicitados.
.
Nesta reunião participaram, em representação da OE a Bastonária, Enf.ª Maria Augusta Sousa; o Vice-presidente da OE, Enf.º Jacinto Oliveira; o Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira, Enf.º Élvio Jesus e o Secretário do Conselho Directivo, Enf.º Júlio Branco" link

Comments:
Registos em suporte informático! Sem dúvida um assunto importante, mas são estas as prioridades, as maiores dificuldades sentidas pelos enfermeiros? A visão da Ordem parece ser de oásis, em que a implementação de uns programas informáticos nos conduz à plenitude do exercício da profissão. O Pré hospitalar também, a julgar pelo número de enfermeiros que por artes mágicas lá se conseguem introduzir.
 
Muita parra, pouca uva...
estou para ver, este que por enquanto tem-se feito amigo dos enfermeiros, quando por trás anda tambem a engendrar a formação duma carreira de paramédicos...!
estou como são tomé.
 
é tudo show-off e rácios de enfermeiros por utente... vão às urgências desses hospitais centrais e vejam os cuidados que são prestados devido à falta de enfermeiros... assim nunca conseguimos assumir uma posição pois não temos tempo de mostrar os nossos conhecimentos, a prestação dos cuidados de excelência fica a anos luz!
 
Porque não nos dão um computador magalhães e nos mandam para casa tratar dos doentes.
Podemos tratar de tudo online, pois cada vez estamos menos tempo junto do doente.
 
este gajo está mortinho por criar um curso de Paramédico na CESPU onde tem sociedade...é o unico interesse dele nesta area..ainda os TAE acham que o Pizarro está a defende-los porque acredita no trabalho deles...anjinhos!
 
Não vamos ser remunerados como licenciados, não vamos ter progressões, vamos ser cada vez mais explorados, vamos ter de aturar mais médicos feitos a martelo vindos do algarve e de Aveiro mas animem-se porque:
-Vamos ter uma nova CIPE, com novase entusiasmantes bolinhas para clicar
-Vamos finalmente poder saber, consultando a CIPE , quantas fraldas trocamos num turno e qual o record de serviço ao nível das dejecções diarreicas registadas
-A linguagem CIPE vai-se tornar numa espécie de código encriptado, só compreendido pelos próprios enfermeiros: ninguém precisa de saber o que andamos a dizer ou a escrever.

Por isso, só podemos estar confiantes no futuro: vem aí a CIPE salvadora!
 
Ridiculo, Absurdo, Surreal.

3 adjectivos que caracterizam a OE
Esta comporta-se como um verdadeiro cartel no que diz respeito às cotas que se pagam para que se possa exercer a profissão. E no final defendem o Enfermeiro assim.

Basta!! Concentrem-se nos reais interesses do profissional!!
 
eu gostava de saber com os Pm nas corporações estão a funcionar...
duvido muito que exista enfermeiro... ups esquecia-me é mais uma forma de eles ganharem mais uns trocos à custa do voluntariado
 
Os bombeiros de viana do castelo, ha uns anos atras tinham enfermeiros a tripular o INEM-SBV deles, enfermeiros que foram despedidos porque se percebeu que sem medico ao lado, fazia pouco mais que TAS, mas cobrava 3 vezes mais...

Ainda ha pouco tempo, apareceram no CB onde sou voluntario 2 enfermeiras à procura de tacho nas SBV e foi-lhes dito a mm coisa...
 
Que estranho caro anónimo das 9:25 PM, eu sou Enfermeiro, sou Bombeiro e sou voluntário, não recebo, os TAS, exepto um, no meu CB são todos renumerados, mas diga-me onde é que pagam aos Enfermeiros 3x mais que a um TAS para tripular o INEM que eu peço já transferência para lá!!!
Cumprimentos,
C2
 
então vá, deixe-se estar no seu cantinho a apagar fogos, e deixe os enfermeiros trabalhar, calou!
 
O C2 pede transferência para os Bombeiros dos Arcos de Valdevez onde enfermeiros e TAS ganham muito bem, segundo se consta:):):):)
 
Esse pizarro detesta Enfermeiros, só nos trama.. estamos bem tramados com ele, resumindo, n vamos ter carreira nenhuma de jeito, os paramedicos vão entrar, e vai continuar o desemprego.. A nossa OE é fraquinha..
 
o que interessa a esta ordem é a CIP, que interessa isto aos doentes vai levar a que os enfermeiros em vez de estarem com os doentes vão passar mais tempo no computador logo será necessário criar uma profissão para a prestação dos cuidados ; Porque quem presta cuidados não têm tempo para CIPS E VICE-VERSA . flor
 
"Porque não nos dão um computador magalhães e nos mandam para casa tratar dos doentes.
Podemos tratar de tudo online, pois cada vez estamos menos tempo junto do doente.

2:54 PM"
 
Este Pizarro é uma figura sinistra e que se movimenta na sombra...

É ele que manda no INEM e que aos poucos está a expulsar os Enfermeiros de lá...

Também é ele que vai entregar o INEM à ANPC.
 
Mas este senhor não existe, diz que não irá decidir nada sobre a carreira dos TAE sem ouvir a OE?
é completamente mentira, este senhor e o Ms já tomaram a decisão algum tempo, logo após a reunião com a OM, bastou a OM dar parecer favoravel e ele tratou logo de agelizar as coisas. Sou enfermeiro no INEM e sejamos realistas, toda a gente que lá trabalha e que tem acrgos de chefia sabe muito bem que a carreira já está mais que decidida e aprovada, deixem chegar a fevereiro e vão ver. Já existem faculdades que se oferecerem para dar os cursos de base.
Neste assunto já não há nada a fazer,e os TAE recusam-se a fazer heli e vmer, porque dizem que o local deles de trabalho é apenas na ambulância, mas não duvido nada que se eles quisessem até as vmer conseguiam.
Enfermeiro da DRN
 
"...bastou a OM dar parecer favoravel e ele tratou logo de agelizar as coisas. Sou enfermeiro no INEM e..."

mentiroso!! =D
trate de "agelizar" a cabecinha e tire o cavalinho da chuva, que essa da carreira de paramédicos não irá existir. A OM pronuncia-se contra meu caro, informe-se, agelize-se!
 
Este homem quer nitidamente desmembrar a Enfermagem, por razões económicas (criação de curso de paramédicos na escola de que detém sociedade), e talvez por um odiozinho particular.
Vai sacanear a Enfermagem pra longe, vai.
 
Pois, mas então o coleha está mal informado, a OM emitiu parecer favoravel sobre a criação da carreira, o documento foi enviado para o MS, todos os delegados regionais tem conhecimento disso.

Enfermeiro
DRN
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
ronyjux disse...

"Se foram os Enfermeiros que criaram a EPH"



Oi?
 
Não emitiu parecer favoravel nada amigo bombeiro.

ora vá ao canto superior drtº aqui neste site, e vá lá ler.

além de que, com toda esta guerra que tem acontecido, isso é uma miragem. Repare que a pouco e pouco, os enfermeiros estão-se a fazer ouvidos. E isso dos paramédicos, mais uma vez, é uma sua ilusão. Se foram os Enfermeiros que criaram a EPH, iam agora ser de lá corridos por outros que não tão qualificados.

MAS ATENÇÃO: EU DEFENDO O REFORÇO DOS SABERES DOS TAE´S! Ao fim e ao cabo, estão também eles na linha da frente na EPH. Agora, há que saber distinguir funções. Quererem apoderar-se de funções próprias da Enfermagem, e querendo ser uma espécie de enfermeiros com um curso DECALCADO do da Enfermagem, é ridículo, ou não acha??

Um contra-ataque comum do bombeiral, é dizer que ou o Enfº não sabe mais do que eles, ou que também querem roubar competências do médico. Há uma pequena grande diferença: o Enfº é um profissional qualificado e licenciado, com competências desenvolvidas nas várias áreas da Saúd. A prescrição farmacológica e de exames é LÓGICA, É NECESSÁRIA. E ACREDITO, TAL COMO ACONTECE EM MUITOS PAÍSES OCIDENTAIS, VAI SER UMA REALIDADE.

Está é a ser demorado pra caramba... A classe médica tem muito, demasiado poder político no nosso país. E como a maioria dos nossos representantes são uns pila-moles, isto nem ata nem desata...!
 
Pelos vistos há ainda muita gente que anda desatento ou não quer vêr!

Relativamente a posição da OM, não confundam a posição do Bastonario com a da OM.

O Bastonario, disse efectivamente isso, e depois foi severamente criticado dentro da OM, por ter afirmado uma situação que não era a posição oficial.

E agora vai a posição oficial da Ordem que esta descrita na publicação:

Normas de Boa Practica em Trauma

Publicada em 2009, as declarações do Bastonario foram em Junho de 2008.

...Concomitantemente com a formação dos grupos profissionais existentes, considerando a debilidade da presente realidade, reconhecendo a importância dos cuidados iniciais no local e durante o transporte, bem como valorizando a experiência internacional, assume-se como estratégico o investimento na profissionalização dos serviços no socorro pré-hospitalar. Não obstante a possibilidade da participação do voluntariado (como adjuvante, mas não como base do sistema), é importante qualificar a resposta na rede de ambulâncias e aceita-se a possibilidade da delegação de determinados procedimentos e actos a não médicos, desde que garantido o controlo médico nos termos definidos pela Ordem dos Médicos.

Estão os Enfermeiros preparados para aceitarem este controlo médico....não me parece, pois são AUTONOMOS. E sendo assim a quem se aplica este pequeno paragrafo???

Isto foi criado em 2009 as SIVs já existiam desde 2007.

Sera aos Curandeiros?

Aos vendedores da Banha da Cobra?

Acho que sim.

E este é apenas um documento que esta disponivel a todos com uma posição OFICIAL DA OM e não de uam pessoa, mesmo sendo o Bastonario.

Existem outros, mas esses são para outros olhos.

Forte abraço e bom 2010 para todos.
 
Caro colega anterior, em 1º lugar desejo-lhe tb um bom ano de 2010,cheio de coisas boas para si e principalmente com emprego..Em 2º lugar a todos os enfermeiros que visitam este magnifico blog, deixem de tretas e comecem de uma vez por todos a fazer algo pela vossa profissão ou vieram para esta profissão fazer como muitos da velha guarda que aquecem os cadeirões e julgam que permanecem ai a vida toda com brutas reformas????!!!Sim pq este problema, é provocado por eles que nunca se levantaram das cadeiras para nos defenderem a nós, pobres coitados, que tds os dias damos parte dos nossos corpos, para melhorar o estado de saude de cada doente com que nos enfrentamos. Alguém já viu a senhora q ta no cadeirão da OE, e os representantes dos sindicatos a fazerem algo por nós????pois eu nao...nem falar sabem...vejo reuniões atrás de reuniões e a cada dia q passa vejo a ministra com mais cara de gozo em relaçao a nos enfermeiros....É uma miséria, vermos estas situações de TAE´s q querem ser o q nunca poderão ser, ministra q promete especialidades e nao dá, ministra q promete salarios mais altos e dps diz q ganhamos demais a fazer horas extras.....consciencializem-se q somos uns fantoches nas mãos desta gentinha....esta situações sao todas provocadas por nós....é nossa culpa.....deixem de ser parvinhos e lutem de uma vez por todas pelo q é nosso......deixem de estar sentados no conforto das vossas vidas, com medo que algo possa acontecer...o q é nosso é nosso e a mais ninguém vai pertencer....entendem????dito
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!