segunda-feira, dezembro 28, 2009

Para quando... mais autonomia?


"Os Bombeiros de Viana do Castelo, uns anos atrás tinham Enfermeiros a tripular o INEM-SBV. Enfermeiros que foram despedidos porque se percebeu que, sem Médico ao lado, faziam pouco mais que TAS, mas cobravam 3 vezes mais..." link

Enquanto um Sistema de Saúde depender de um Médico para tudo ou quase tudo...

Comments:
Com a próxima geração de enfermeiros não é certamente. A avaliar pela formação que têm...
 
Para quando... mais autonomia?

NÃO QUERO MAIS AUTONOMIA, POIS NÃO ME PAGAM PARA O QUE FAÇO QUANTO MAIS AINDA FAZER MAIS....

QUERO QUE ME PAGEM O QUE ME DEVEM E DEPOIS SIM FALAMOS DE AUTONOMIA, PODE SER?

SE FOR PARA TER MAIS AUTONOMIA E PARA RECEBER O MESMO, QUE GANHAMOS COM ISSO?
 
A questão é: porquê preparar indivíduos com formação que dificilmente roça o medíocre para realizarem que elementos com formação superior já fazem com eficiência e competência superiores?! É absurdo! E sim o Enfermeiro faz obviamente muito mais que qualquer Técnico, desde que tenha medicação. As SIV's devem substituir todas as SBV's e aí sim, num cenário correcto, a EPH funcionaria de forma correcta e competente.
 
Oh caríssimos fosse o problema dos Bombeiros de Viana a falta de Enfermeiros...actualmente ninguem quer tripular a Ambulância...
 
Deixem-se de brincadeiras, um médico passa 6 anos na faculdade de medicina, a estudar Medicina, e mesmo assim só pode prescrever no 2o ano da especialidade, ou seja entre 7 a 8 anos depois de ter começado a sua formação!! Vem agora os srs. enfermeiros querer passar medicamentos, com 4 anos de formaçao...em enfermagem!! Era brincar com a saude das pessoas!!
 
"Vem agora os srs. enfermeiros querer passar medicamentos, com 4 anos de formaçao...em enfermagem!!"

Onde é que viu escrito?

"Era brincar com a saude das pessoas!!"

Curioso, existem imensos países onde os Enfermeiros prescrevem e já foram levados a cabo uma miríade de estudos sobre a iniciativa. Todos muito positivos! Os Enfermeiros não erram mais do que os Médicos e satisfação dos utentes é superior.
É a insinuação classicista contra os factos da realidade!
Procure no blog, estão listados dezenas de estudos.
Mas, repare, está partir do pressuposto que os Enfermeiros querem prescrever para solucionar problemas médicos, o que é falacioso. A prescrição de Enfermagem é para dar resposta... aos diagnósticos de Enfermagem.
 
"A prescrição de Enfermagem é para dar resposta... aos diagnósticos de Enfermagem."

Nem mais!
 
É uma questão simples, 1º essa dos diagnósticos de enfermagem é uma treta, mais uma forma subtil de se tentar colar a enfermagem à Medicina (como alias tantas outras)... mas dou essa de barato! A partir do momento que esse tal "diagnostico" de enfermagem exige uma resposta com recurso a farmacologia, passa-se a bola a quem prescreve e passa entao a ser um Diagnóstico Medico!!
 
E eu a pensar que se diagnosticavam doenças....
 
"essa dos diagnósticos de enfermagem é uma treta, mais uma forma subtil de se tentar colar a enfermagem à Medicina"


É precisamente... o inverso.
 
Não podia estar mais de acordo com o DE.
Questiono-me: Será que todos os que praticam cuidados de saúde estão de olhos vendados ou será que só olham para a frente como determinados animais?
Realmente...Caros colegas enfermeiros, deixemos de praticar enfermagem e dediquemo-nos a: "Xim Xenhor Dr. médico, um cafezinho? É para já..."

VS
 
A conquista da autonomia advém da qualidade evidenciada. Lamento imenso dizer isto, mas é muito dificil fazer essa conquista na presente situação.
Não existe ainda qualidade e rigor suficientes para generalizar a prescrição à classe. Lamento dizer isto, mas é verdade. Existem muitos e bons enfermeiros, mais do que capazes de assumir esta responsabilidade com toda a qualidade, o problema é que se estaria a abrir esta possibilidade a outros, uma vez que como sabemos o facilitismos nos cursos de enfermagem abunda, e pelo pecador, paga o justo.
Em relação aos comentários que aqui são feitos, de que a prescrição por enfermeiros é "brincar" com a saúde das pessoas, tenho de dizer que esse comentário traduz bem a pessoa que o escreve. É óbvio que quando se fala de prescrição, não estamos a falar de todos os medicamentos existentes no mercado, tal como um médico dermatologista não pode nem deve prescrever medicação para tratar uma psicose, é claro que o enfermeiro nunca iria poder prescrever muia coisa. Falamos aqui de algumas simples prescrições, que apenas iriam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos utentes. Falamos de cremes, pomadas, emulsões, alguma medicação oral, alguma medicação injectável, produtos de tratamento de feridas ( assunto sobre o qual, a maioria dos enfermeiros percebe mais e melhor do que a maioria dos médicos). Isto é claro para quem quer que tenha uma capacidade de percepção da realidade da prestação de cuidados.
Mas como disse no início, não é a altura. É preciso aumentar a exigência. E não falo de cursos. Os curriculos dos enfermeiros já têm peso que chegue. Precisam é de conteúdo.
Infelizmente não tenho constatado uma melhoria nos cuidados prestados aos utentes pelo aumento dos especialistas, mestres e doutores em enfermagem. Infelizmente o grande motivo da procura destes graus, é em 90% dos casos, para progressão na carreira, aumento do status social, ou por motivos económicos.
Nestes anos, tenho visto especialistas que nunca exerceram a especialidade, mestres que se rasparam para as carreira docente, bem menos penosa e mais recompensadora economicamente, e mais recentemente os doutores, que os poucos ainda, que tenho conhecido, falam apenas e infelizmente que "agora o único doutor verdadeiro aqui sou eu", comentários destes, traduzem infelizmente as motivações da procura destes graus académicos.
Existe uma caça ao diploma na enfermagem, e não uma caça à sabedoria, ao conhecimento.
Por isso acredito que a classe no geral, não está preparada para esta responsabilidade.
 
A classe está preparada sim senhor.
E, como em tudo, e porque não criar (mais um já agora...) um complemento em farmacologia, para os especialistas?

Agora a sério, esta função teria exclusivamente que pertencer aos Especialistas, pois como sabemos, um enfermeiro recém-licenciado, não está muito preparado nessa matéria ( isto vale sobretudo para essas novas escolas/fábricas de enfermagem, em que farmacologia passa a ter um peso curricular estupidamente desvalorizado. Vale mais a relação terapêutica, do que terapêutica farmacológica...).

Bolas para esses vendolhões!

Restrição ao acesso à profissão já!!
 
Caro colega Ronyjux,

Tudo bem que o direito à opinião ninguém lhe a tira, mas haja paciência para o aturar.

Você destila ódios em todas as direcções, homem!

Viva a defesa da Enfermagem mas sem os exacerbamentos.

Tudo que o que é demais, é prejudicial.

Espero que entenda isto como uma critica positiva.

Boas entradas
 
Querem mais autonomia na saúde? Tenho uma solução: tirem o curso de Medicina!
 
""Caro colega Ronyjux,

Tudo bem que o direito à opinião ninguém lhe a tira, mas haja paciência para o aturar.

Você destila ódios em todas as direcções, homem!""

??! bolas, gosto de pensar que defendo os meus interesses e os da minha profissão, mas creio que não tenho assim tanto ódio para espalhar...!
Aliás, não será tanto ódio como diz, mas mais uma profunda sensação de desalento e revolta, face ao que se vê. A enfermagem é constantemente calcada, por tudo e todos. Se não fosse também por revoltados como eu, nem que seja só para ladrar para o ar e que meia dúzia me oiçam, como poderão os outros saber dos abusos a que a Enfermagem está sujeita??
bom ano
 
como estudante no 1º ano de enfermagem, devo dizer que vejo na nossa geracao a expressao dos enfermeiros e da verdadeiraa enfermagem. Um certo senhor famoso ha uns meses disse:"os médicos devem ter o curso de formaçao em medicina e outro em formação enquanto pessoa". e agora questiono, retoricamente: Qual a entidade de saude formada ao nivel da relacao interpessoal, ao nivel do cuidar e nao do curar, que é o que dá dignidade aos utentes e qualidade de vida?Resposta: enfermeiros!!!
sabemos que dificilmente medicos admitirao a importancia da mutualidade entre medico e enfermeiro, mas por amor de deus,perguntem a doentes com patologias graves e assim quem é que esteve a seu lado,ao contrario daqueles que somente transformaram o fisico do doente?
 
Patricia com todo o respeito por si e pelo seu 1o ano de enfermagem, se eu tiver uma patologia grave, interessa me muito mais quem me recupera e trata do que quem me cuida...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!