quinta-feira, dezembro 10, 2009

Reunião de 9 de Dezembro com o MS/INEM ...




Próxima ronda negocial: dia 15 de Dezembro, com a promessa de novidades, entre elas... uma (nova) proposta salarial.

Comments:
nao houve novidades....para além de conversa de "circo"
 
A unica novidade vai ser uma outra data para outr reunião.
A ver...vamos!
Como dizia o ceginho.
 
Ninguém levanta a ponta do veu?
 
Será já na proxima reunião que nos vão tirar os suplementos?

E que se não há avanços, haver se há retrocessos.......

Pelo menos haveria alguma novidade........
 
MAIS UM ADIAMENTO, QUE SURPRESA.

AINDA NÃO SE CANSARAM DISTO.

NÃO HA NINGUEM QUE CONSIGA PARAR DRE VEZ ESTA M...., É QUE JÁ CHEIRA MAL.
 
Está ai colega Dr Enfermeiro, será que até voçe não se cansa de escrever sempre o mesmo?

Não está já farto disto?
 
Novamente ludibriados... Que inápcia. Assim non habet avanço.
 
Mas se celebraram o acordo de carreira que tudo tirou, como é que agora vão reivindicar direitos?
A prioridade continua a ser o INEM, para onde iremos todos trabalhar...
 
Só há uma forma de pressionar os sindicatos a endurecer a luta e a fazer pressão real sobre o governo:

DESVINCULAÇÃO EM MASSA! DEIXEM DE PAGAR QUOTAS!

ENQUANTO ELES TIVEREM O NOSSO DIHEIRO PARA: VIAGENS, JANTARES,NOITADAS E OUTRAS EXTRAVAGANCIAS, OU PARA EMPRESTAR DINHEIRO A ALGUNS DIRIGENTES AMIGOS, PODEM TER A CERTEZA QUE ELES SÓ FINGEM QUE NOS DEFENDEM!
 
NÃO HOUVE ADIAMENTO NENHUM.
Esta reunião não era de negociação da carreira essa é no dia 15. Esta era para outros assuntos que não ficaram totalmente esclarecidos na última reunião de 26/11.
Vejam a ultima informação no site do SEP.
 
A reunião do dia 9 de Dezembro foi uma reunião informal (encontro informal) entre o SEP e algumas figuras do INEM.
 
Esclareça-me: "inápcia"???
 
Será desta!?
Estive a conversar com um colega do sindicato que demonstrou-se confiante...mas ainda assim estou reticente.
Aguardemos novidades.

Planeta M
 
OM vs. OE, descubra as diferenças...9 Escolas de Medicina para 41 de Enfermagem!!!

PORTUGAL

Universidade de Aveiro vai ter Faculdade de Medicina dentro de dois anos
Novo curso de Medicina gera contestação

Tudo leva a crer que a Universidade de Aveiro (UA) vai ter um curso de Medicina no ano lectivo de 2011/2012. O anúncio oficial estará por dias e deverá ser feito pelo ministro Mariano Gago nas comemorações do aniversário da UA. A especulação em torno de um nono curso de Medicina no País conduziu já a uma reacção de alguns dirigentes da Ordem dos Médicos (OM) que se opõem a mais um curso.

Por Ana Saianda

Está eminente o anúncio de mais um curso de Medicina na Universidade de Aveiro, que contará coma oposição da Ordem dos Médicos.

Já no passado, a OM tinha manifestado oposição relativamente à criação do curso nas Universidades do Minho, da Beira Interior e, mais recentemente, do Algarve. Aquela instituição teve ainda sérias dúvidas sobre a realização dos dois primeiros anos do curso de Medicina nas Universidades da Madeira e dos Açores.
Em comunicado, o Conselho Regional do Centro (CRC) da OM é contra mais este curso na Universidade de Aveiro que redundará, dizem, “em prejuízo dos doentes” e não resolverá as dificuldades transitórias de recursos humanos que se sentirão nos próximos cinco anos pois “só daqui a dez anos começarão os primeiros licenciados a completar as respectivas especialidades, numa altura em que já terão sido ultrapassadas essas mesmas dificuldades”.
“Esse problema transitório será facilmente resolvido se o Governo atrair os médicos que estão actualmente perto da sua reforma para se manterem mais meia dúzia de anos no activo”, aludem.

Saúde com problema de organização

Continua...
 
O CRC presidido pelo médico José Manuel Silva, candidato às próximas eleições da OM, considera que o actual problema da saúde em Portugal, “salvo algumas situações pontuais”, não reside na falta de médicos “mas sim de falta de organização, como reconheceu publicamente a própria ministra da Saúde, com toda a propriedade”. Estes dirigentes sustentam que com “um pequeno investimento adicional”, à semelhança do que sucedeu com o programa específico de combate às listas de espera para as cataratas, é possível “rentabilizar a capacidade já instalada no SNS” e acabar com as listas de espera nesta patologia sem necessidade demais oftalmologistas. Quer a Faculdade de Medicina do Algarve quer o “desnecessário Curso de Medicina de Aveiro se irão limitar a formar médicos para o desemprego ou para exportação”, alertam em comunicado. Estes responsáveis da Ordem dos Médicos vão ainda mais longe e enfatizam a necessidade de se começar a diminuir o numerus clausus para a entrada em Medicina já a partir do próximo ano lectivo“para evitar o desemprego médico”. É que a manter-se o actual número de vagas para entrada em Medicina, dentro de 30 anos, Portugal terá cerca de 60 mil médicos, “sem contar com os formados na Universidade do Algarve”, de Aveiro e em faculdades estrangeiras, um valor largamente superior às necessidades do País, concluem os dirigentes.
O CRC considera, pois, “um dever patriótico” questionar “as razões subjacentes a uma decisão exclusivamente política, contrária a critérios técnicos”, que custará ao país dezenas de milhões de euros e que “pretende proletarizar e indiferenciar a Medicina”.
Este órgão da OM volta a questionar a qualidade dos futuros licenciados pelo método em vigor no Algarve e que poderá vir a ser seguido em Aveiro.
NÚMEROS

41 846
era o número total de médicos inscritos em Portugal na OM, no final de 2007

1 047
era o número de médicos que deixou o Serviço Nacional de Saúde em 2007, resultado de abandono, reforma ou licença sem vencimento

1 782
é o número de vagas abertas para o ano lectivo de 2009-2010 nos oito cursos de Medicina leccionados no país

1 200
é o número aproximado de estudantes portugueses a tirar curso de Medicina no estrangeiro

Fonte: OM, Ministério da Saúde, Direcção-Geral do Ensino Superior e Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

Cumprimentos,
C2
 
Boa noite caros colegas!

Aos sindicatos coloquem as vossas atenções nos professores a carreira deles já era. Profº. Titular e Professor já faz parte do passado... nos Enfermeiros o Enfº Principal e o Enf. também não assenta nada bem. Não faz sentido termos estas duas situações para uma carreira que é enfermagem. O governo prepara-se para dia 15 apresentar uma nova grelha salarial muito bem, mas Srs sindicalistas aonde esta a grelha alternativa para evitar mais adiamentos? Ou vão tomar conhecimento da grelha e abanar a cabeça é necessário sermos mais unidos não guardar as coisas só para alguns pq temos muitos colegas que podem colaborar mt e bem.
 
Colegas, antes de mais digo-vos que não sou sindicalizado.
Isto apenas para não me julgarem precipitadamente.
Parece que de um momento para o outro, todos resolveram apontar a "artilharia pesada" aos dirigentes e representantes sindicais; relembrem-se que são nossos colegas, e que o nosso "inimigo" (desculpem a expressão bélica) são os representantes do Governo que estão no Ministério da Saúde; são estes que insistem em não valorizar o papel do Enfermeiro e dos Cuidados de Enfermagem na sociedade Portuguesa.
Não é com "guerrinhas internas", pedidos de desvinculação sindical em massa e discurso desmotivador que vamos atingir os nossos objectivos. É hora de nos unirmos, colocar de parte as nossas quezílias e lutarmos pelo que todos queremos.
Reconheçam os Sindicatos como nossos representantes e no final avaliem a prestação destes... aí sim podem pedir desvinculação ou melhor, porque não formarem uma lista concorrente para órgãos dirigentes?? Sim, porque falar é fácil, mas no trabalhar para a mudança é que está o esforço

Desabafo: quem me dera ver todo este empenho "anti-sindical" ser aplicado nas lutas que aí se avizinham...

P Rodrigues
 
Colega das 10:06.
E não só,eles para não fecharem as portas querem que os reformados continuem a pagar as cotas.Que rica mama, ficavam eternos no poder.
 
A eternidade já acontece no Sindicato dos enfermeiros, os reformados estão no poder. Como querem que façam alguma coisa por nós?
 
Não é ainda o momento certo. O governo está em banho maria e quando o lume for mais forte é que vamos para a rua feitos tontos aos gritinhos... mais uma vez a luta dos enfermeiros só serve para fazer monte com soldadores, empregados de fábricas e de linhas de automoveis
não contem comigo para essa brincadeira
nem com a vinda de homens para a profissão isto deu a volta pá! afinal o problema da subalternidade não é por ser uma classe fem.
 
Mais do mesmo.........

E novidades há????????
 
a proposta salarial vem de que parte??
o.O
 
Caros colegas não se iludam pois a nossa classe vai continuar a ser enganada pelos diversos quadrantes que nos cercam(sindicatos,centrais sindicais,ministério governo etc), senão vejamos:
Li no site de um sindicato,que estes propoem,uma reunião para o dia 8 de Janeiro de 2010,com dirigentes,delegados e activistas sindicais,para "mobilização e dinamização da luta".
Também está marcada para o dia 5 de Fevereiro uma manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública.
O que acham? Se as coisas estivessem resolvidas até às datas acima referidas,não fazia sentido estas formas de reinvidicação.Continuamos ou não continuamos a ser gozados por toda esta corja, meus caros amigos e colegas de profissão??
Não acham que a areia que nos atiram aos olhos,já é suficiente,para cegar um ser humano??O que é que os sindicatos vão fazer no dia 15 com o ministério? Se não aparececem se calhar o impacto era enorme não?
Assina:Um infeliz e desacreditado enfermeiro.
 
Anónimo das 7.49 disse:
"Li no site de um sindicato, que estes propoem, uma reunião para o dia 8 de Janeiro de 2010, com dirigentes, delegados e activistas sindicais, para "mobilização e dinamização da luta". Também está marcada para o dia 5 de Fevereiro uma manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública."
Estas iniciativas têm a ver com a Proposta Reivindicativa Comum (PRC) da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública. Esta frente sindical negoceia anualmente os aumentos salariais associados à inflação e outras matérias de carácter geral que se aplicam a todos os trabalhadores com vínculo público. Não é de menosprezar esta negociação, pois muitos enfermeiros o único aumento que têm tido nos últimos anos são estes.
Se está em negociação a tabela salarial por parte dos enfermeiros, esta também poderá ser valorizada por esta via. E todos os trabalhadores da Administração Pública têm uma enorme força, veja-se as últimas manifestações feitas na Av. da Liberdade nos 2 últimos anos.
Todos temos obrigação de ir acompanhando a evolução desta frente e de participar nas iniciativas convocadas por todos os sindicatos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!