sábado, dezembro 12, 2009

A revista Sábado continua a brilhar...


Apesar dos protestos dos Enfermeiros (aqui e aqui), a revista Sábado mantém-se fiel ao sensacionalismo bacoco. Distorce a realidade para a chamuscar com um flare de glamour. Enaltece os Médicos, subalterniza os Enfermeiros.
.
Acabamos assim, por ter a noção que os corpos do Médicos não são mais do que um veículo confortável que transporta, de forma luxuriante, o seu precioso cérebro.
Os Enfermeiros "recebem ordens dos Médicos" e afins, uma colega nossa, inclusive, - fazem notar os jornalistas incultos - numa "situação extrema", fez "frente a um Médico"! Heresia! Devia ser punida!
Enquanto isso, os Médicos ouvem música clássica enquanto intervencionam (nos blocos operatórios) - plágio de séries norte-americanas (tipo "St. Elsewhere", 1982... recordam-se?), mas agora faz parte do manual de boas práticas operatórias! Mozart e Schubert ajudam os deuses a sinapsar melhor... a domar aqueles irreverentes impulsos das membranas nervosas...
.
Tudo neles é bom, mesmo que usem as "mesmas socas há 40 anos", como o Dr. J Lobo Antunes...
Cientificamente, é uma falta de higiene e assepsia (de bradar!), mas como é um Médico... é charme intelectual. Para mim é uma badalhoquice. Enfim, é deixá-los escrever (aos jornalistas da Sábado).
Nós, Enfermeiros, e eles, jornalistas da Sábado, certamente nos vamos encontrar. Mais cedo ou mais tarde.
Genericamente, é precisamente aí, nos encontros de 3º grau, quando convivem com a realidade, que todos mudam de ideias relativamente ao conceito de Enfermagem/Enfermeiro! É preciso ver/sentir para crer!

Comments:
Meu caro, para ter tanta esperança, certamente desfalece a sua perspicácia. A generalidade de enfermeiros que conheço... na presença dos senhores jornalistas da ´sábado, seriam até mesmo capazes de lhes dar razão.

Concordando consigo nos principios e nas vontades, sucumbo no confronto com a realidade. A enfermagem, em Portugal, é subserviencia, seja ao Corpo médico, seja às quasi-chefias de enfermagem.
A classe dos enfermeiros, gostemos ou não, será sempre subalterna, seja dos médicos, seja das próprias quasi-direcções de enfermagem.
Obrigado
 
Caro João Ribeiro, nos tempos que correm ENfermeiros e Médicos são intervenientes numa equipa multidisciplinar. Nenhum Médico que pense que pode mandar em mim enquanto ENfermeiro, nem enquanto utente manda, quanto mais como profissional de saúde.
 
Entaõ afinal, onde foi parar a PETIÇÃO???

Cromos, esses gajos da sábado...
 
Só se subalterniza quem deixa!!

Se Enfermeiros existem que são uns lambe-botas, que são usados e abusados por médicos, chefes e outros colegas, É PORQUE DEIXAM!
É uma questão de atitude pessoal, também.
 
A questão aqui, bem como o facto de haver constantemente "atentados" tanto à profissão de enfermagem e aos profissionais de enfermagem, será o não reconhecimento que as outras classes de profissionais de saúde não reconhecerem a área de intervenção dos enfermeiros. Como Pedro Godinho Ferreira disse, eu sublinho bem aquilo que referiu: nem pense que nenhum médico venha mandar em mim. Sou ENFERMEIRO E NÃO UM MERO AUXILIAR (sem descurar as suas áreas de intervenção, claro).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!