sexta-feira, janeiro 29, 2010

29/Jan: Greve + Manif: ao rubro!

.
Hoje, nós, Enfermeiros, abrimos rádios e telejornais, fomos motivos de reportagens várias, fomos alvos de vários directos à colossal manifestação (a maior de sempre!) que decorre em Lisboa, fomos noticiados na CNN, fomos títulos de jornais, enchemos os reports das agências noticiosas,  fomos acompanhados "live" em vários canais informativos, fomos motivo de debates e votações televisivas e continuamos em greve, com um pico máximo de adesão, naquela que foi a maior desde há 34 anos. Justiça nos seja feita. Hoje, estamos de...
PARABÉNS!

Comments:
FUI E MUITAS VEZES SOU CRITICO DOS SINDICATOS,QUANDO VEJO QUE ESTES SÃO INOPERANTES,PERANTE OS NOSSOS PROBLEMAS.SEMPRE PENSEI QUE A ESTRATÉGIA DA LUTA A ELES COMPETE.NESTE MOMENTO VENHO A ESTE BLOG DAR-LHES OS PARABÉNS,E REVELAR QUE ME SINTO HONRADO POR ESTE MOMENTO DE LUTA QUE ELES DESENVOLVERAM PARA A NOSSA PROFISSÃO.DESTA VEZ PODEMOS NÃO GANHAR O "JOGO" MAS DEMOS UM BANHO DE "FUTEBOL".PARABÉNS.
 
É preciso continuar a luta.A guerra não está ganha.
Continuemos, todos juntos conseguiremos justiça!
 
Exigimos que a Ordem dos Enfermeiros esteja no nosso lado a lutar! Os pinóquios estão a fazer apelo ao bom senso dos enfermeiros! Basta, os enfermeiros já tiveram bom senso durante estes anos! Vamos lutar pela dignidade da nossa carreira. Hoje todos nós sentimos orgulho em ser enfermeiro(a) e porque somos uma classe unida do norte ao sul e ilhas!
 
Resta saber qual foi a percepção da população portuguesa sobre a representação mediática que menciona. O veículo para pressão social é a comunicação social, mas a força da pressão social é a opinião pública. o feedback vai ser fundamental.

Mas sim, hoje estamos de parabéns.
 
Parabéns a todos os enfermeiros que participaram nesta luta. Mas atenção que a luta ainda não terminou...
 
" Enfermeiros aqui estamos
Para pedir tão somente
Se de vós todos cuidamos
Porque não cuidam da gente "

Parabéns... e a luta continua


Necho
 
OS ENFERMEIROS ESTÃO DE PARABÉNS NESTA LUTA
MAS HÁ QUE CONTINUAR, A GUERRA NÃO ESTÁ GANHA, AS FORMAS DE LUTA DEVEM SER MAIS SEVERAS, OS GOVERNOS E OS DIRIGENTES INSTITUCIONAIS MERECEM!!!!!
 
PARABENS A TODA A CLASSE POR ESTA GREVE.
O SEGUINTE PASSO É MUDAR A BASTONÁRIA.É UMA VERGONHA PARA A CLASSE,FICO ENVERGONHADA QUANDO A VEJO NA TV A FALAR,PODE ATÉ SER UM REPRESENTANTE DO SEP NÃO IMPORTA,EXEMP:ANTÓNIO MANUEL,EX CHEFE DO HGSA,GRANDE FIGURA DA CLASSE,MAS TEM QUE HAVER MUDANÇA NA ORDEM.
 
Eu estive lá, foi Lindo:)
Agora não podemos baixa os braços.

A LUTA CONTINUA, ENFERMEIROS ESTÃO NA RUA.

Akele Abraço Colegas Enfermeiros.
 
Estou no autocarro de regresso ao Porto! Parabens a todos os colegas que estão de luta, parabens aos sindicatos. Caros colegas, penso que demos um grande passo na resolução dos nossos problemas, mas não bastar, Não podemos desistir e temos de aproveitar esta onda de cooperatividade dos enfermeiros para conseguirmos todos os nossos objectivos. Não estamos dispostos a negociar, estamos dispostos que seja feita justiça.
 
Só me choca é a manifestação dos empresários dos carróseis ter mais tempo de antena que a manifestação dos enfermeiros... mas pronto! Se a nossa luta não der em nada, no final do curso viro Enfermeira Proprietária de carrossel!

-_-

Tirando isso: Parabéns! A luta continua :)
 
Estes três dias demonstraram pela primeira vez que os enfermeiros deste pequeno País estão unidos e determinados a acabar com as injustiças a que têm sido vítimas há já alguns anos.
Mas espero sinceramente que os sindicatos, porque são eles que negoceiam o nosso futuro, não desistam nem aceitem trocos. Eles que assumem a posição da maioria de nós (90% que deveriam ser 100%)e que apenas aceitem o que é justo. Andámos nós a lutar para auferir o que merecemos, pela tabela do quadro dos técnicos superiores da função pública, e outros já reclamam e exigem aumentos de cerca de 1700euros, mais do que nós pedimos. E o mais engraçado é que podem até não conseguir os 1700 euros de aumento mas certamente vão conseguir aumento.
Nós andámos mesmo a ser explorados e envergonhados e devemos continuar a lutar pelo que merecemos. Chega de ser sempre os mesmos a ter que pagar a crise. E não nos peçam para ter "bom senso" porque o bom senso acabou. E já muito ele durou. Sorte de quem manda, a nossa arma ser os doentes, porque assim não podemos perder pelo menos algum do senso que nos diz para assegurar os serviços mínimos.
Fosse a verdadeira greve, ausência total nos serviços que eu queria ver quem ia cuidar dos doentes. Muitos dos profissionais que lá trabalham podem pertencer a uma equipa multidisciplinar mas a verdade é que qualquer um deles pode ausentar-se horas dos serviços que eu garanto que nenhum doente morre no meu turno. Mas já não garanto que nenhum doente morra caso os enfermeiros se ausentasse uma hora que fosse.
Tudo passa por nós e todos dependem de nós.
Foi um poder e importância adquirida com muito trabalho, muito esforço mas também com muita responsabilidade. Ora esta responsabilidade não sai barata. Mas também não pedimos que saia cara. Pedimos que saia ao mesmo preço.
O governo já aceitou voltar a sentar-se a mesa com os sindicatos para reiniciar as negociações. Mas que não seja o reiniciar. Que seja o concluir. Que assumem a nossa importância e que façam os ajustes necessários para pagar o que nos devem. Eu saberia de várias reestruturações nos serviços de saúde com alguns profissionais onde fossem buscar esse dinheiro, e ainda ficavam com trocos. Não seremos remunerados a 1200 euros como querem, nem daqui a 3/4 anos como pedem nem daqui a 20 ou 30 anos. Seremos remunerados exactamente ao mesmo valor dos restantes técnicos superiores de saúde e é AMANHÃ.
A possibilidade de manter greve por tempo indeterminados nos principais sectores, como nos blocos, e fazer-se uma colecta pelos restantes profissionais para sustentar esses colegar, é uma boa possibilidade e podem contar com o meu apoio. Que seja um sacrifício hoje, para ter o devido reconhecimento amanhã. Não desistiremos.
Deixo um apelo para a OE ter uma atitude mais activa, implementando algumas medidas para lutar contra as injustiças. Fala-se há já algum tempo realizar uma tabela com o preço mínimo do trabalho de enfermagem. E talvez nunca como hoje foi preciso essa referência. Quem aceitasse trabalhar por menos do que esse valor seria punido segundo os estatutos da OE. Podia ser que assim também abrisse portas a realização de decretos lei que punissem instituições que propusessem pagar também menos do que esse valor.
Cumprimentos a todos e forças para continuarmos todos a lutar por uma enfermagem de qualidade e com prestigio.
 
" ATIREI O PAU À MINISTRA.TRA-TRA
MAS A MINISTRA NÃO MORREU-EU-EU!
FOI PARAR AO HOSPITAAAL
E AÍ E AÍ
É Q SOFREU!!"


Tive orgulho da minha futura classe profissional.. unimo-nos como nunca antes tinha visto!
Obrigada :) *
 
Como estudante de enfermagem estive hoje na manifestação a lutar pela classe!

Parabéns a todos pelo excelente esforço!
 
Parabéns!!!

Ver a Avenida da Liberdade paralisada foi um orgulho enorme! Fico honrada por ter participado nesta manifestação.

Parabéns a todos os enfermeiros portugueses! Juntos, conseguimos!
 
Diana,
estive em casa o dia todo. Não é verdade que deram mais tempo de antena aos senhores dos carroceis.
A cobertura da comunicação social foi muito boa. Guadalupe Simões foi a convidada do Opinião Pública e à noite foi entrevistada na TVi24 em estudio. Francisco Louça e Bernardino Soares estiveram na manifestação. Só não vi o Gel e o seu amigo
 
Estamos todos de parabéns, pela primeira vez em 10 anos de exercício profissional senti que faço parte de uma equipa de enfermeiros...Não estive presente na manifestação, assegurei serviços mínimos no meu serviço mas agradeço a todos que estiveram presentes.
Chega de "bom senso", a Sr.ª Ministra é que tem de o ter.
 
Estive lá e adorei, foi lindo de ver a classe unida não podemos desistir. A LUTA É PARA CONTINUAR ATÉ TERMOS O QUE REALMENTE MERECEMOS SALÁRIOS JUSTOS,EQUIPARADOS AO NOSSO GRAU ACADÉMICO. O MEU OBRIGADO A TODOS OS COLEGAS QUE FORAM À MANIF
 
EU ESTIVE LÁ!!!
Pelo menos desta vez lutamos, podemos não ganhar, mas lutamos e mostramos a nossa FORÇA!!!
Cumprimentos,
C2
 
LINDO!!!!!!!!!!!!!!

COLOSSAL!!!!!!!!!!!!
 
ainda sou um jovem que acabou de ingressar num curso superior como "qualquer outro". mas só quem lá esteve sentiu o que senti: hoje posso dizer que me senti parte de algo.
éramos milhares, mas parecíamos milhões.
éramos pequenos, mas parecíamos gigantes.
éramos cordas vocais, mas parecíamos colunas de som.
éramos enfermeiros, mas, por momentos, parecemos os donos do mundo.

a luta não está ganha, mas demonstrámos ter muita força para continuar a lutar pelo que merecemos e dos é devido há muito tempo. como estudante penso muitas vezes no meu futuro incerto e provavelmente injusto, mas mantenho-me firme e confiante de que o país abrirá os olhos, e todos esses ignorantes, que de nada percebem da verdade da nossa profissão, que constantemente criticam os nossos meios e motivos, percebam a importância das nossas funções e finalmente nos concedam o respeito que é nosso por excelência. luto, assim, não só pelo presente da carreira que escolhi perseguir, mas pelo futuro de jovens que, como eu, de tanto abdicam todos os dias, antevendo já, o sacrifício exigido nesta profissão.

hoje senti-me parte de algo.
 
Parabéns aos sindicatos personificados no Enf JCM e parabéns aos enfermeiros, no entanto, parece-me que a luta ainda agora começou, o futuro não trás garantias de nada...
As declarações do socrates e da parola, não sugerem nada de bom... cabe aos sindicatos servirem-se da nossa imensa força para encarar a próxima reunião que se afigura como a mais importante de sempre na história da enfermagem em Portugal.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Colegas dos blocos operatorios. EU CONTRIBUO no meu proximo ordenado para que voces façam greve e parem os blocos. EU ENTRO NA COLETA !!!!!
 
Quem não concorda com esta greve é porque nunca esteve internado ou então simplesmente não sabe daquilo que fala - vulgo ingnorante.
Esperemos que o dia de hoje seja o inicio de um novo caminho para a nossa classe. Sra Ministra espero que tenha percebido a mensagem... estamos fartos! Tenha a Sra bom senso....
FORÇA ENFERMAGEM
 
estive lá, foi lindo.
a ministra que se cuide, estou pronto a tudo
 
Fui á manif mas apesar de toda a força demonstrada parece-me - opinião minha- que algumas das palavras dirigidas roçaram um tipo de insulto primário que não me parece ser bem aceite pela generalidade da população que as escutar, podendo inclusivé serem entendidas como instrumentalização primária retirando-nos alguma da credibilidade. Em acções futuras,parece-me que este tipo de mensagem não deveria ser verbalizada desta forma pois o risco de sermos confundidos com um grupo qualquer de "meninos" birrentos é grande.
De qualquer modo contém comigo parA O que der e vier, mas cuidado pois a visibilização é grande e o oportunismo começa a aparecer.
 
estive na anterior manifestação e fiquei um pouco desiludido com a importância que suscitou nos media. nesta também marquei presença e senti claramente que os media foram obrigados a estar presentes, como também contamos com a presença de alguns deputados, inclusive com um cómico da sic radical. força enfermeiros juntos vencerems
 
Concordo com o colega que refere a questão da responsabilidade, penso que essa é um dos nossos trunfos. Quando hoje ouvi o representante do SEP dizer na televisão que para os enfermeiros é dramático ter de fazer greve, revi-me inteiramente nessa afirmação.
A dificuldade em prestar apenas os cuidados mínimos está muito enraizada em nós, quem é que em plena greve, sabendo que prestar informações a familiares não se enquadra nos cuidados mínimos, não vacilou perante a velhinha que quer saber como é que o marido passou a noite?
Concordo com a questão dos "trocos", o tempo é de exigir justiça!
 
Acho que estamos de parabens pela mobilizacao que tivemos. Nao concordei com o tom das letras de musicas distribuidas. Acho que nos podemos manifestar de forma mais digna...dizendo as coisas de outra forma. Achei as letras de baixo nivel

NECHO-Das um exemplo de um protesto bem feito!

Temos que pensar melhor estas coisas...porque ja prejhudicamos as pessoas com a greve, nao vamos piorar a nossa imagem.

De resto...la estive e estarei!


Susana
 
Hoje a Enfermagem Portuguesa transcendeu-se... Porquê? Porquê?

Sim perguntam Porquê?... porque Hoje só mesmo visto e vivido. De Norte a Sul, ou se preferirem de Sul a Norte e Centro Claro! Os colegas souberam dizer PRESENTE! Se dúvidas havia, para os indecisos, incrédulos ou que tentam desviar as atenções, aí fica um registo histórico e inequívoco da nossa determinação.

PARABÉNS a todos os Colegas.

Podemos não ter ganho ainda a "guerra" mas sem dúvida que esta batalha foi nossa. A Luta continua.

A.J.
 
Queria desejar as melhoras ao Sr. enf. Azevedo não estar presente neste momento histórico, só pode estar doente! Já agora gripe A? E já agora força para todos os seus colaboradores que só podem estar em retiro a rezar pelo doente! Se não for um caso de doença então onde está o Wally!?
 
Acho que estamos de parabens pela mobilizacao que tivemos. Nao concordei com o tom das letras de musicas distribuidas. Acho que nos podemos manifestar de forma mais digna...dizendo as coisas de outra forma. Achei as letras de baixo nivel

NECHO-Das um exemplo de um protesto bem feito!

Temos que pensar melhor estas coisas...porque ja prejhudicamos as pessoas com a greve, nao vamos piorar a nossa imagem.

De resto...la estive e estarei!


Susana
 
Sempre fui critico em relação à falta de agressividade dos Sindicatos, não é hipocrisia porque sempre defendi que apesar de tudo os deviamos apoiar, hoje estiveram à altura, souberam liderar e nós soubemos responder à agressão clara contra a classe. Agora subiu-se a fasquia para uns e para outros, estejamos todos novamente à altura.
Para os Sincatos, da minha parte, Parabéns e Obrigado, hoje proporcionaram-me algo de extraordinário.
Cumprimentos,
C2
 
Parabéns CC, és uma espécie rara, com alguma inteligência; coisa que os teus amigos de curso, na sua maioria, não têm.

Hoje eu estive lá, ... e de que maneira!! Que espectáculo. Agora é preciso continuar preparado para os próximos embates, porque isto não pára por aqui.

UM ALERTA AOS SINDICATOS: ATENÇÃO QUE SE ACEITAM ESMOLAS, OS 20.000 QUE ESTIVERAM HOJE EM LISBOA FICAM MUITO, MAS MESMO MUITO ZANGADOS.

Parabéns aos que foram e a todos os que, mesmo não podendo ir, estiveram solidários, fazendo greve e assegurando serviços mínimos. Quanto aos outros: pobres de vós.
 
Não consigo entender!! se existem tabelas para tudo. Ora vejamos se vamos ao cafe pagamos a "bica "ao preço que esta estabelecido o pão idem, idem e etc. Mas porque é que o enfermeiro continua a ter varios preços hora ???? Alguem adverte que sejam criadas estas tabelas e o enfermeiro que aceite trabalhar a menos deve ser punido e o mesmo para o empregador. Ora nós somos os melhores em legislação (os portugueses teem fama )mas punir o enfermeiro que coitado tem que comer e que se sujeita a viver com alguma dignidade espera que o governo crie condiçoes para que sejam fiscalizadas as instituiçoes que exploram e que lucram á cuta dessa injustiça.
VANHAM MAIS MANIFESTAÇOES.....ESTA EMOCIONOU-ME SEMPRE QUE OLHAVA PARA TRÁS. APELO PARA QUE NOS MANTENHAMOS UNIDOS.
 
Cheguei agora a casa vindo de lisboa... e deixem que vos digam caros colegas: Estamos de parabéns !! nunca , mas nunca conseguimos uma manifestação tão grande e tão importante !!! Foi lindo... foi emocionante ver milhares de enfermeiros unidos a lutar por aquilo que já deviam ter à muito tempo... uma remuneração igual ao grau académico que é uma licenciatura... PARABÉNS ENFERMEIROS!!!!
 
Agora é manter a força...

Manter a FIRMEZA
 
Que vergonha. Vós já vistes médicos em greve gritarem que nem varinas do Bolhão no meio da rua? Este tipo de manifestações de selvajaria demonstra bem a "educação" que vós tendes...

Até já querem prescrever. O Dr. Pedro Nunes já disse e bem o que tinha a ser dito sobre essa matéria: é um "absurdo" - vós, enfermeiros, não tendes competência alguma para tal acto. Sabereis reduzir-vos ao vosso nível?!
 
Estamos de parabéns. Hoje todos souberam que há Enfermeiros. No entanto, a luta continua! O pessoal de Évora apoiará as novas formas de luta. Toca a fechar os Blocos operatórios.
 
Estou impressionado.!!!Em vinte anos de profissão nunca tinha visto nada assim.!!!
Mas não podemos baixar os braços. Temos que continuar a exigir o que nos é devido, já á anos!
Temos que ter o BOM SENSO de não desistir. O 1ª M e a ministra tem que levar lições do que é o bom senso.
Não ter bom senso, é andar anos a enganar os Suportes do SNS ( nós). Não ter bom senso é achar que os Enfermeiros são licenciados de 2ª.
Não ter bom senso é achar que o Licenciado médico, psicólogo, professor, farmacêutico, nutricionista deve ganhar mais que o Enfermeiro.
Enfim, não ter bom senso é pensar que os Enfermeiros vão desistir!!!!

Parabens colegas!!
Tenho orgulho em ser ENFERMEIRO
 
Eu acreditei, estive presente e assisti à demonstração, que poderemos ir mais além.. Temos mais força do que a que imaginamos... Se for necessário, porque penso que irá ser,greve a nível dos B.O. é uma excelente ideia, contem comigo para ceder parte do salário aos mais lesados...
Quem esteve presente hoje sentiu que afinal temos força... Parabéns a todos os intervenientes!
 
JM
Estamos de parabens, mas não podemos baixar os braços!!! A procissão ainda vai no adro....., temos que continuar UNIDOS , e atendendo ás ultimas noticias da Sra. Ministra sobre a grelha salarial que negociou com valor de 1208 Euros deve clarificar muito bem. e a comissão de negociação tb.

Força todos conseguimos.
 
Cheguei agora a casa vinda da manif!!! Foi espectacular!!! Por todo o lado se ouvia pessoal a dizer que tinha orgulho em ser enfermeiro!!! Temos é que continuar unidos!!!
 
Pois é colegas eu cheguei agora a casa , quase 1 da manha, outros colegas ainda continuaram a viagem... Mas VALEU A PENA!
Parabéns aos sindicatos e principalmente aos colegas.
MAS... não posso deixar de expressar a minha tristeza por não ver o pessoal da Ordem com os seus colegas... HONROSA EXCEPÇÃO como já vem sendo hábito Enfermeiro Germano da Secção Regional Norte.

Vamos continuar a nossa luta...
 
Estamos de Parabens hoje, mas a luta está longe de ter terminado.

Estive lá e foi SOBERBO a palavra de União de entre os Enfermeiros.

Demos a Prova Viva que não somos desunidos, mas sim unidos, quando lutamos por uma causa comum! Falta um lider á Enfermagem.

Parabens aos Sindicatos por darem o passo em se Unirem de uma vez por todas, colocando de parte os seus interesses pessoais e lutar com os Enfermeiros.

Parabens á SRN por vir de encontro aos Enfermeiros. É de um lider assim que a Enfermagem precisa.
 
Acabei de chegar de mais uma luta.

Nós Enfermeiros pusemos Lisboa a ferro e fogo.

O mundo inteiro a através da CNN pode assistir à nossa revolta.

Chegou o momento de temperar as forças para as próximas batalhas, pois isto foi apenas o epilogo...

Boa Noite!
 
Parabens meus bravos!
Trabalho no sector privado. Ontem estive na VCI, hoje o meu coração esteve em Lisboa.
Deixo a ideia de elaborar-mos uma mensagem SMS ou de correio electronico (talvez o Dr. Enfermeiro queira tomar essa tarefa em mãos), a ser difundida por todos os colegas aos contactos que possui até à proxima ronda negocial.
Desta forma mantinha-mos o público ligado ao problema, e contribuia-mos para manter a moral das tropas.
Que me dizem?
 
Estivemos de parabéns, pois claro, esta greve não foi mais uma para cumprir calendário.

Foi a greve da luta contra o gozo, a humilhação e foi isso que nos fez movimentar...

Mas não desarmem, que ainda temos que atacar...porque o Justo é recebermos 1500 de base que é o que os técnicos superiores ganham...

A Luta segue dentro de momentos. OK

Cá por mim estou disposto a contribuir para pagar o vencimento dos enfermeiros dos blocos operatórios para continuarem a greve às programadas.
 
Tal como alguns futuros colegas já referiram... A 6 meses de ser finalmente enfermeira, tive muito orgulho de ver e sentir a força humana que vi e senti hoje. Acredito que só assim, com união, é que a carreira anda para a frente...

PARABÉNS ENFERMEIROS E FUTUROS ENFERMEIROS :)
 
MUITOS MUITOS MAS MUITOS PARABENS A TODOS OS COLEGAS QUE PARTICIPARAM, TAL COMO EU, NESTA MANIFESTAÇÃO. SOU DE BRAGA E CHEGUEI NESTE MOMENTO A CASA DEPOIS DE TER TRABALHADO ONTEM E TER FEITO NOITE, ISTO SEMPRE ASSEGURANDO OS CUIDADOS MINIMOS, E DE SEGUIDA PARTIMOS PARA ESTA LONGA VIAGEM ATE LISBOA, E POSSO DIZER QUE FOI CANSATIVO MAS AO MESMO TEMPO FOI TÃO ARREPIANTE A MANIFESTAÇAO... POR MIM E POR TODOS OS COLEGAS DO MEU SERVIÇO FICA A QUESTÃO PARA QDO A PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO POIS TEMOS A CERTEZA QUE PODEMOS AINDA SER MAIS COLEGAS A PARTICIPAR E QUE NÃO PODEMOS CEDER MAIS, NEM NUMA VIRGULA.
DEIXO TAMBEM O MEU AGRADECIMENTO AO DOUTOR ENFERMEIRO POR TUDO O Q TEM FEITO PELA ENFERMAGEM.
AOS RESTANTES COLEGAS FORÇA E NAO ESQUEÇAM - UNIDOS JAMAIS SEREMOS VENCIDOS; PASSAMOS NUMA LUTA MAS A GUERRA NAO TERMINOU..


ENF AC
 
PÁ 20 MIL PESSOAS ALI A FAZER A FESTA TODA, FOI DE ARREPIAR! EM GRANDE!!
 
Não sou enfermeiro e apesar de considerar as vossas reivindicações totalmente legítimas, penso que a mensagem não está a chegar a grande parte da opinião pública.

O que se passa é que o Estado, por cada novo enfermeiro que contrata pagando menos do que o nível remuneratório 15 (1201,48€), está a violar o Artigo 38.º da Lei n.º 64-A/2008 de 31 de Dezembro. E convém que a opinião pública perceba claramente isto, porque não se trata apenas de exigir melhores salários, trata-se sim de exigir que o Estado cumpra os seus deveres, nomeadamente a legislação.

Procurei dar o meu contributo para o esclarecimento público através deste post:
http://ocentrosocial.wordpress.com/2010/01/28/protesto-dos-enfermeiros-uma-questao-de-injustica/

Como não sou enfermeiro e nem sequer me agrada muito a greve como forma de protesto, a minha opinião é insuspeita.

Boa sorte!
André Pinção Lucas
 
Acabados de chegar e cansados..

Fica em Cogitare em Saúde

"A história a Maior Manifestação Enfermeiros…(Vídeos do Momento)"
 
Na minha opiniao só tenho a dizer o seguinte:ou continuam com a greve e acreditam que podemos conseguir....ou esta ministra de chácha vai andar a prometer a vida toda, que nos sobe os salários...penso que todos viram a lata da ministra a dizer que estamos em crise....lllollll...sim, mas parece que a crise nao afectou as negociaçoes com os profs...
 
Foi a maior greve e a maior manifestação de rua de enfermeiros desde há dezenas de anos em Portugal.


Por agora, voltamos ao trabalho...

Mas ATENTOS, MOBILIZADOS E DISPONÍVEIS para Lutar, caso o Ministério da Saúde não apresente uma contra-proposta de Carreira digna.


Bom fim-de-semana.

http://psiquiatruras.blogspot.com/
 
Estive lá e foi de ARREPIAR!
Enfermagem UNIDA, Jamais será VENCIDA!
 
DR ENFERMEIRO....

.. GOSTAVA DE DEIXAR UM RECADO AOS SINDICATOS, OS QUAIS AFIRMAVAM QUE NÃO PODIAM FAZER GREVES MAIS LONGAS POIS QUANDO ESTAS ERAM DE 2 DIAS AO 2º DIA A ADESÃO DIMINUIA, É PRECISO AFIRMAR QUE FOI PRESISAMENTE O CONTRÁRIO ALMENTOU, AGORA CONCLUI-SE QUE OS ENFERMEIROS ESTÃO É FARTOS DE BRINCAR AS GREVES E DE SEREM GOSADOS APÓS UMA GREVE DE 2 DIAS QUE NÃO DÁ EM NADA, JÁ DEVEM TER PERCEVIDO.

..OS SINDICATOS DEVEM TIRAR UMA CONCLUSÃO APÓS ESTA GREVE E ESTAS MANIFESTAÇÕES, VISTO JÁ NEM ELES CONSEGUIREM SEGURARA A CLASSE, QUEREMOS QUE NOS PAGEM IGUAL AOS OUTROS LICENCIADOS QUE TRABALHAM CONOSCO, NEM MAIS NEM MENOS, SÓ ISSO....

..POR FIM FIQUEM ESTES SENHORES A SABER QUE CASO SE CONTENTEM COM MENOS QUE OS 1500€, VALOR JUSTO, ESTAM ENCAMINHADAS AS COISAS PARA A CRIAÇÃO DE UM SINDICATO NOVO DE ENFERMAGEM....

..PARA NÃO PENSAREM QUE SE ESTÁ AQUI A BRINCAR FIQUEM A SABER QUE FORAM ONTEM DURAM-TE A MANIFESTAÇÃO FEITOS VARIOS CONTACTOS NESSE SENTIDO, EISTO ESTÁ MAIS ENCAMINHADO DO QUE EU PROPRIO ALGUMA VEZ PENSEI, POR ISSO ESSES SENHORES QUE PENSEM DUAS VEZES ANTES DE ASSINAREM O QUE LHES PASSE PELA CABEÇA...

..OBRIGADO A TODOS POR TODO O APOIO QUE TEM DEMONTRADO DENTRO DA CLASSE..
 
Gostava de expresar aqui o meu agradecimento a toda a classe e ao comportamento que estes tiveram durante estes 3 dias..

Fiquei muito chateado ontem quando ouvi pela radio um dirigente sindical afirmar que: "ESTAVAM DISPOSTOS A NEGOCIAR COM A MINISTRA E QUE O NOSSO PATAMAR MAXIMO E OS 1500€"

....QUERIA DIZER A ESSE SENHOR QUE ISSO NÃO É O MAXIMO MAS SIM O MINIMO E JUSTO, SERÁ QUE LHES PASSA PELA CABEÇA ACEITAR MENOS APÓS TODO O APOIO E O ESFORÇO QUE OS ENFERMEIROS FIZERAM DURANTE ESTES 3 DIAS?

PESSOALMENTE ACHEI ESTA DECLARAÇÃO RIDICULA PARA UM DIRIGENTE SINDICAL E AO 3 DIA SE MANIFESTAÇOES E GREVE.

OS SINDICATOS QUE NÃO PENSEM BRINCAR AO FAZ DE CONTA.
 
Sr. Interno de ORL (vulgo maçarico).

Se não concorda com a nossa forma de manifestação, paciência. Para a próxima vá para um daqueles congressos da Tailandia e vista-se de pirata, pode ser que apareça no YouTube.

Quanto à justiça da nossa manifestação ela è inequivoca.
Quanto à sua grandeza,ela foi avassaladora.

E, já agora, até para os senhores que até gostam de ir para londres realizar uns estágios, porque ficam bem no curriculo, lembro-lhe que por essas bandas os Enfermeiros prescrebem.
E mais pode dizer ao impertigado de seu Bastonário,a SRa. Ministra da Saúde Inglesa è uma ENFERMEIRA.
Mas mais, foi encomendado um estudo independente que avaliasse a relação custo/beneficio nos Hospitais ingleses, e... Surpresa das surpresas os melhores classificados são dirigidos por Enfermeiros.

Mais ainda, o ROYAL COLLEGE OF MEDICINE, publicou recentemente um estudo em que diz que 80% dos erros de prescrição dos Médicos são detectados pelos Enfermeiros.Para isto é preciso ter conhecimento,ou não?

Quer saber mais?
Nos cursos de Suporte Básico, Avançado, e Imediato de vida que vêm realizando a maior percentagem de chumbos é de médicos.
Conheço serviços inteiros em que os doutos profissionais frequêntam as formações mas no final recusam-se a ser avaliados!

E esta Heim!!!!
 
Bem, por uma noticia que li ontem no site do sapo o francisco louça dizia que durante a manifestação o governo ja nos tinha aumentado para 1200e o que e bom.
Para ser sincero nao me parece que este ano os aumentos vao muito alem dos 1200e por~que o pais esta mm mal.
Apesar disso acho que deveremos continuar a lutar e exigir o que e nosso.
Apesar do governo nao ceder muito alem deste valor este ano, acho que os sindicatos deverao ter uma atiutude muito inteligente e nao deixar fugir os 1510e, para isso devem negociar os 1200e este ano e aumentos nos proximos 2 anos para 1510e~e estes dois anos contarewm como anos d serviço
sei que merecemos d imediato os 1510e mas a falta d o governo nao nos remunerar devidamente os sindicatos deverao ter uma atitude muito inteligente e nao ~deixar fugir este valor nem que seja nos proximos 2 anos.
este forma d contornar o governo e nao perder os 1510e tb e aplicavel ao racio de enf principal, ou seja este ano o gpvero fala em 10% s conseguirmos aumentar pa 15 ou 20% este ano, nao deixar fugir que nos proximos 2 anos sejam aumentados ate 50& por exemplo.

sei que isto n omediato nao nos satisfaz mas temos k pensar n futuro, ou seja, este ano s nao conseguirmos td, temos que assegurar k iremos conseguir td po ano ou daki a 2 anos apesar d ja estarmos a espera ha mt tempo.
 
DR ENFERMEIRO, espero que tal como eu tenha gostado destes dias, emocionei-me varias vezes durante as manifestações, a começar no porto onde varios colegas de tão revoltados que estão acabaram por queimar batas, diplomas e cartões, parando por ai mas onde se notava perfeitamente que se fosse preciso chegar mais longe isso aconteceria num piscar de olhos, demonstra bem o sentimento da classe que já não suporta mais ridicularizações nem mais enxovalhamentos aos quais temos sido sugeitos ao longo destes anos de luta.

Estamos fartos de esperar, ão contrário do que diz a ministra já tivemos bom senso a mais.

PELO QUE VI, ARRISCAVA EM DIZER QUE SE FOR PRECISO MORRER ALGUEM PARA CHEGAR-MOS LÁ, ASSIM SEJA, E PARECE-ME QUE JÁ FALTOU MAIS
 
Ao Interno de ORL (Orelhas, Ranhocas e... Labrego)
Meu caro, o português arcaico com que escreves demonstra a tua falta de educação, por outro lado, se vês enfermeiros a gritar na rua, eu vejo médicos (eventualmente da mesma espécie animal que tú) a gritar no meio dos corredores de hospitais como se estivessemos a assistir ao ritual de acasalamento de bovinos, mas fora da época do cio (é quando os sons são mais agudos).
Lembrei-me agora, tenho aqui um acto para o qual penso que tens competência... estou com uma ranhoca pendurada no nariz, podes vir limpar-ma...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Estou constipada e afónica mas orgulhosa!!!! Estou pronta para novas formas de luta!!!!!
Acho que para paralisar os BO é uma excelente ideia mas não se esqueçam que existe uma classe profissional pronta para nos boicotar.
No meu serviço mesmo estando todos em greve tivemos cirurgias que de programadas passaram a urgentes como se de um passe de mágica se tratasse!!!
Para além disso os meus colegas foram pressionadas a prestar cuidados para além dos mínimos tendo-se vivido um ambiente de opressão e ameaças durante 3 longos dias. Mesmo assim estamos preparados para novas greves!!!
Não queremos mais do que aquilo a que temos direito e que tem vindo a ser prometido há mais de 10 anos. Nem sequer exigimos retroactivos porque se assim fosse...
 
Os órgãos de informação, incluindo os que servem caninamente o Governo, tiveram que revelar a verdade dos números, cerca de vinte mil enfermeiros manifestam-se no centro da capital, obstruindo trânsito, lançando a confusão na ordem estabelecida idealizada pelo engenheiro Sócrates. Isto é, o país não está feliz e, em particular os enfermeiros que se sentem revoltados e injustiçados. Está aí, para quem tivesse dúvidas, a maior manifestação de rua que alguma vez os enfermeiros realizaram - a data 29 de Janeiro de 2010 será uma data histórica!

Mas não tenhamos ilusão, ao contrário de colegas que afirmaram que não esperavam voltar a Lisboa porque esperam que as questões que levaram tantos milhares de enfermeiros à capital sejam resolvidas dentro em breve, nós somos levados a crer que a luta ainda está longe de terminar. Iremos assistir, nos tempos mais próximos, a mais uma dose de demagogia e de falsa disponibilidade por parte da ministra, iremos ter mais reuniões para entreter. A grande maioria dos enfermeiros está disposta a radicalizar a luta, o entusiasmo é grande e a embalagem é imparável. Esperamos que, para a próxima, a manifestação se dirija a S. Bento, porque é aqui que se encontra o centro do poder.

Não tenhamos ilusão, a luta é dura, mas nós não vergamos!
 
Sou um estudante do 4º ano de Enfermagem e fui à manifestação dar o meu total apoio e contribuir para fazer a diferença e fazer com que os Enfermeiros sejam ouvidos, porque não pedimos nenhuma extravagância como muitos pedem mas sim o que devia ser nosso por direito!

Naquele momento senti-me orgulhoso de ter escolhido esta profissão, de termos marcado a diferença ao entupir aquela cidade de pessoas a clamar por justiça! Finalmente o país se apercebeu do peso que os Enfermeiros têm!

E nunca mais me vou esquecer de ver ao lado da manifestação uma mulher nos seus 30 anos a bater-nos palmas e com as lágrimas nos olhos.

Parabéns a todos os enfermeiros do país!
 
Para o Srº Doutor de ORL,Que fique bem claro que os enfermeiros não prescrevem,mas muitas vezes não administram as prescrições bizarras que os senhores doutores prescrevem,sabendo sempre justificar o porquê da não administração..................
Em relação aos médicos em greve realmente nunca vi pois conseguem tudo o que querem,muito menos a gritarem no mercado do bulhão,mas já os vi muitas vezes a gritarem nas urgências para os enfermeiros virem salvar os doentes pois esses ditos senhores doutores só sabem é prescrever actuar não é com eles.....
 
Os órgãos de informação, incluindo os que servem caninamente o Governo, tiveram que revelar a verdade dos números, cerca de vinte mil enfermeiros manifestam-se no centro da capital, obstruindo trânsito, lançando a confusão na ordem estabelecida idealizada pelo engenheiro Sócrates. Isto é, o país não está feliz e, em particular os enfermeiros que se sentem revoltados e injustiçados. Está aí, para quem tivesse dúvidas, a maior manifestação de rua que alguma vez os enfermeiros realizaram - a data 29 de Janeiro de 2010 será uma data histórica!

Mas não tenhamos ilusão, ao contrário de colegas que afirmaram que não esperavam voltar a Lisboa porque esperam que as questões que levaram tantos milhares de enfermeiros à capital sejam resolvidas dentro em breve, nós somos levados a crer que a luta ainda está longe de terminar. Iremos assistir, nos tempos mais próximos, a mais uma dose de demagogia e de falsa disponibilidade por parte da ministra, iremos ter mais reuniões para entreter. A grande maioria dos enfermeiros está disposta a radicalizar a luta, o entusiasmo é grande e a embalagem é imparável. Esperamos que, para a próxima, a manifestação se dirija a S. Bento, porque é aqui que se encontra o centro do poder.
Não tenhamos ilusão, a luta é dura, mas nós não vergamos!
 
Um dos grandes problemas é haver no governo sempre médicos de mil novecentos e carqueja que ainda pensam que os enfermeiros são criados para satisfazer as vontades do senhor doutor.

A Enfermagem é uma ciência em crescimento e absolutamente essencial como pilar de sustentação para qualquer instituição de saúde.

Está na hora de nos reconhecerem! Está na hora de sermos valorizados!
 
pois é doutorzinho (que opiniao tão mesquinha)voces nao precisam fazer barulho, a ministra dá-vos o que querem, nao é?
nao é que seja merecido, porque alguns de voces nem como bachareis deviam ganhar.
doutor enfermeiro nao podia criar uma caixa ou link (tipo lixo) para este tipo de comentarios, escusava de perder o meu tempo
 
Belas fotos da MAnif
http://www.flickr.com/photos/bloco_de_esquerda/sets/72157623309687894/
 
Bem, por uma noticia que li ontem no site do sapo o francisco louça dizia que durante a manifestação o governo ja nos tinha aumentado para 1200e o que e bom.
Para ser sincero nao me parece que este ano os aumentos vao muito alem dos 1200e por~que o pais esta mm mal.
Apesar disso acho que deveremos continuar a lutar e exigir o que e nosso.
Apesar do governo nao ceder muito alem deste valor este ano, acho que os sindicatos deverao ter uma atiutude muito inteligente e nao deixar fugir os 1510e, para isso devem negociar os 1200e este ano e aumentos nos proximos 2 anos para 1510e~e estes dois anos contarewm como anos d serviço
sei que merecemos d imediato os 1510e mas a falta d o governo nao nos remunerar devidamente os sindicatos deverao ter uma atitude muito inteligente e nao ~deixar fugir este valor nem que seja nos proximos 2 anos.
este forma d contornar o governo e nao perder os 1510e tb e aplicavel ao racio de enf principal, ou seja este ano o gpvero fala em 10% s conseguirmos aumentar pa 15 ou 20% este ano, nao deixar fugir que nos proximos 2 anos sejam aumentados ate 50& por exemplo.

sei que isto n omediato nao nos satisfaz mas temos k pensar n futuro, ou seja, este ano s nao conseguirmos td, temos que assegurar k iremos conseguir td po ano ou daki a 2 anos apesar d ja estarmos a espera ha mt tempo.
 
Até os Homens da Luta estiveram. O Prof. Nogueira tb estava do nosso lado. A prova de que unidos causamos mossa foi dada!
 
Parabens a Todos os Enfermeiros pela Forma como encaramos as Acções de Luta levadas a efeito em coordenação com as Extruturas Sindicais da Classe (grande plano de lutas traçado), Todos estamos de Parabens, Fizemos Mais e Melhor, MAS foi apenas Uma Batalha, De UMA GUERRA QUE SE ADIVINHA DIFICIL.
APELO A TODOS OS COLEGAS PARA QUE MANTENHAM A MOBILIZAÇÃO PARA A ACÇÃO E ESCLARECIMENTO DE OUTROS COLEGAS.

SE MANTIVERMOS A UNIÃO, O ESPÍRITO DE LUTA E ENTREGA Seremos remunerados exactamente ao mesmo valor dos restantes técnicos superiores de saúde, entre outras injustiças QUE NÃO DEIXAREMOS QUE SEJAM CORRIGIDAS URGENTEMENTE. 11 ANOS CORRIDOS - já chega de Bom Senso. EXIGIMOS RESPEITO e JUSTIÇA.

OUTRAS LUTAS SE SEGUIRAM, E QUE LUTAS, MANTENHAM OS ENFERMEIROS ESTA DETERMINAÇÃO.

Estaremos disponiveis para fazer Todos os sacrifícios hoje, para ter UMA CARREIRA DIGNA E JUSTA.
AMANHA SEREMOS MAIS E MAIS FORTES.
 
Estamos todos de parabéns, enfermeiros e sindicatos a luta é nossa! Onde está a nossa bastonária? Será que uma carreira digna para todos os enfermeiros não lhe diz respeito? será que também está com gripe A?
 
ORL da treta, a ranhoca está a ficar seca...
Não me queres prescrever nada!?
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
esta foi a minha primeira manifestação e, embora gostasse que fosse a última ;), não vou perder mais nenhuma.
NUNCA MENOS DE 1500e! JÁ
TODOS COM A POSSIBILIDADE DE ATINGIR O TOPO DA CARREIRA
RECONHECER A FORMAÇÃO PÓS-BÁSICA
vamos até ao fim
Greve para os colegas do BO por tewmpo indeterminado, eu contribuo com todo o prazer
SR doutorzeco, vacês nem precisam de se manifestar, a ministra pertence à vossa "corporação", por isso o que voces conseguirem também a vai beneficiar quando este tachinho acabar...
 
Esta manifestação deverá servir para o Governo avaliar o sentimento de uma classe e ponderar a justeza da distribuição de recursos na saúde.

Caso a Srª Ministra não saiba, no hospital onde trabalho há colegas seus pagos a peso de ouro, em condições que revoltam qualquer um: para além de só terem começado a assinar uma folha de assiduidade (em papel, claro) há poucas semanas e por pressão das "bocas" dos enfermeiros - sim, porque até ali não tinham que assinar nada -, hoje em dia assinam efectivamente uma folha de ponto à moda antiga, mas continuam a roubar indecentemente o erário público: assinam das 8 às 15h por exemplo e cumprem das 9 ao meio dia, às pressas para se irem embora para outro lado. Recebem 80 euros por hora e num turno em que por vezes é feita uma ou duas cirurgias minor, levam 500 euros no bolso.

O problema está justamente na distribuição dos recursos e devería ser esse o ponto crítico a considerar.


Por outro lado, esta nossa manifestação deverá servir também para nós próprios aferirmos a nossa atitude na saúde em particular e na sociedade em geral.

Na saúde porque a relação que os enfermeiros têm o privilégio de poder ter com aqueles de quem cuidam, pode ser de maior proximidade humana. Ficou patente em alguns dos momentos de discussão que ocorreram nos mass media que nem sempre estamos à altura e foram apontados casos objectivos que infelismente correspondem a realidades que todos conhecemos. Não sendo a maioria, são suficientemente despristigiantes para ficar no espírito da população. Penso que devemos reorientar a nossa forma de estar e cultivar a disponibiliadde e solicitude na relação com a população.

Quanto ao nosso papel na sociedade, e restringindo a crítica apenas à manifestação, penso que esta experiência poderá servir para melhorar muito a nossa imagem. Ontem assisti a cenas que não nos dignificam e apenas envergonham a classe:

* Assisti a um movimento na manifestação, em que grupos de colegas avançavam e recuavam a correr, atropelando tudo e todos. Uma nossa colega não tão jovem como a maioria quase caiui num desses empurrões, que pareciam mais uma brincadeira do recreio dos putos;

* Assisti a alguns colegas a beberem cerveja em copos de vidro roubados de uma cervejaria. Para além da atitude de risota e ar de relaxados que os movia, acataram de modo agressivo a proposta de não manterem aquele comportamento, insultando o colega que os abordou.

* Verifiquei em algumas filmagens a falta de oportunidade com que algumas colegas se riam infantilmente quando eram filmadas pelas TV's. Ser filmado aqui não é para rir; é para mostrar à população o desagrado e deixar passar o sentimento que nos move. Isto é marketing e temos que ter essa noção.

* Também tive oportunidade de ajudar a apagar o incêncio provocado no final da manifestação, junto aos autocarros. Penso que não há necessidade de abandalhar e deixar todos mal vistos. Falou-se em queimar batas, não em pegar fogo a postes, placards ou outras coisas. Quando o carro dos bombeiros chegou o fogo estava extinto, mas vi muita gente passar indiferente mesmo ao lado do incêndio.

Na próxima (sim, porque vai haver próxima), há que concertar melhor as coisas.

No geral gostei e espero que os colegas de longe tenham tido um regresso tranquilo. As minhas felicitações para eles.

VV
 
Ao Sr Interno de ORL:

Saiba o Sr, que os Enfermeiros neste País salvam vidas diariamente em contexto hospitalar administrando medicação que não está prescrita pelos Sr´s Doutores, e todos os Enfermeiros sabem porquê!

Saiba o Sr que já assisti a muitas reanimações e muitas outras situações de urgencia em que são os Enfermeiros a orientar os Sr´s Dr´s relativamente à medicação a administrar

É pena a população não ter conhecimento destas situações


Vê-se que está ainda muito "verdinho" no mundo da saúde, cresça e apareça Sr Doutorzinho.
É pena a população não ter conhecimento destas situações
 
Tr5abalho no Bloco Operatorio. O governo so de ouvir falar em parar cirurgias programadas até treme. Nos estamos dispostos para o sacrificio. Os Sindicatos... hoje parabens. Se aceitarem menos de 1500 €, ... estao tramados.
 
Pois é meus Caros colegas,
trabalho no sector privado, saí de vela ontem e tb lá estive a fazer ver este governo o quanto estão enganados em relação aos enfermeiros.
SOMOS UNIDOS E MAIS FORTES DO QUE ATÉ NÓS PENSAVAMOS!!!!
Agora sim, deixo o meu anonimato e tenho ORGULHO EM SER ENFERMEIRO!
Acredito que ainda tenhamos uma série de batalhas pela frente mas se também tiver que contribuir com uma parte do meu vencimento para que as greves continuem, assim seja!
Estou totalmente solidário com esta causa porque acima de tudo sou ENFERMEIRO.
O sindicato que não se "venda" por uns tostões, exijam sim o que é de direito pois é mais do que merecido e chega de andarmos com "reuniões" de treta que nada resolvem. Temos que ser exigentes custe o que custar (literalmente).
Penso que a opinião pública ainda não viu realmente o poder dos enfermeiros, pois a sê-lo deveriam paralizar os serviços por tempo indeterminado; acredito que tinhamos o que é nosso em dois tempos.
Aproveito ainda para sugerir aos caros ilustres colegas a convidar-mos os meios de comunicação social para conhecer a realidade dos vários serviços, as dificuldades e as condições miseráveis com que se trabalha. Acredito que mostrando os Podres do SNS as pessoas mudem e tenham consideração por quem realmente faz diferença no SNS. Não baixemos os braços; Sejamos Fortes, convictos e jamais verguemos ao "Bom senso" desta Ministra da Saúde assim como a esse engenheiro!

Cumprimentos,
Valter Silva (VS)
 
Estive na manifestação e sinto-me muito feliz (a 1vez em 5anos de profissão), pela união de ontem. Ainda podiamos ter sido mais mas fomos os suficientes!

Mas não podemos deixar de lutar, esta batalha foi ganha mas a guerra ainda não acabou!!!

A luta tem de continuar, tenho pena que seja apenas por parte dos sindicatos, a nossa bastonária é, sem dúvida, uma NÓDOA para a nossa classe!

Dou de bom grado dinheiro para os nossos colegas dos BO pararem, mas seria mto bom que não fosse preciso chegar a tanto.

FORÇA PESSOAL!!!!!!
 
PARA J.T. DAS 10:57 AM

Gostei muito das suas palavras quando referiu quando disse..."ESSES SENHORES QUE PENSEM DUAS VEZES ANTES DE ASSINAREM O QUE LHES PASSE PELA CABEÇA...", Espero que estas palavras cheguem a onde devem e que lhe deem ouvidos, pois se assim não for da minha parte esta "o caldo entornado, como diz o povo"..

Quanto a criação de um SINDICATO NOVO eu assino por baixo estou somente a espera de ver o que sai destas proximas negociações.

Se negociarem abaixo dos 1500€ eu vou tentar por todos os meios saber quem está por de trás desse progeto, até lá vou esperar pra ver se não me arrependo.
 
Longe de Portugal, precisamente por este motivo, mas com uma enorme vontade de voltar!
Estou muito orgulhosa!!!
FORÇA!
 
O melhor é mesmo abrir uma conta para começer-mos a depositar a nossa contribuição para financiar a greve nos blocos operatórios.
 
interno de ORL, não passas de uma ranhoca. Quanto ao facto de achares a manifestação selvagem, digo-te já que se os médicos fossem obrigados, como devia ser, a cumprirem os horários e a seguirem os doentes como devem ser, vocês até choravam baba e ranho. Pôem-te no teu lugar, os teus comentários só mostram como não vales nada e és uma vergonha para a tua classe. Os hospitais com mais elevado ranking a nível do reino unido, são dirigidos por enfermeiros!

Ps: a tua dor de cotovelo contra os enfermeiros devesse provavelmente a um par de cornos/rejeição que deves ter levado de alguma enfermeira, ou enfermeiro...
 
Sou Enfermeira há 15 anos e já perdi a conta de situações em que vi os doentes sobreviver graças á equipa de enfermagem. Isto não é brincadeira. Fico muito triste e decepcionada ao ver comentarios como o desse doutourzinho de ORL. Fique voce sabendo que para se ser bom medico tem que ter uma boa equipa de enfermagem a trabalhar consigo.
 
Todos presentes, todos de parabéns, apenas recordo aos que se acomodaram e que não foram que para a próxima contamos com eles, todos somos necessários, infelizmente com governantes arrogantes só assim demonstramos a nossa grandeza(Poder).Aos Srs sindicalistas recomenda-se para as negociações pé firme, segurança e palavra dura. Esta Sra Ministra foi cá posta para dar ideia de apaziguamento e de mudança, para embalar a plebe com palavras mansas no seu tom monocórdico que até dá dó, tal como foi tentado com a anterior ministra da educação que os profs puseram a andar quando notaram que aquilo era só conversa de embalar (lixar).
Os enfermeiros deste pais ofereceram ontém aos Srs sindicalistas uma "Via Verde"(ou se quiserem uma garrafa das grandes de O2) para a luta negocial. A procuração do tamanho do país inteiro de enfermeiros com que ficaram ontém tem que vos encher o peito, nós não vamos lá estar mas vamos estar convosco. Demonstramos ontém estar cá para proteger o flanco, para o que der e vier. Perguntem quanto é que é necessário para compensar os colegas dos Blocos Operatórios, qual é a conta para se efectuar o depósito e já agora porque fazemos parte de uma profissão de matriz humanista, tenho a certeza que ninguém se importará de doar o valor remanescente desta colecta para Instituições de Solidariedade Soial ou Vitimas do HAITI. Colegas a luta começou agora, mobilizem-se com ideias, participem em foruns mandemos mails sms entre a classe encaminhem e reencaminhem sites, fotos, noticias, vamos pôr uma corrente a funcionar. Vamos assustar este governo porque ontém foi só um aviso. A luta vai ser dura, mas temos uma coisa a nosso favor, todos mas todos mesmo, sabemos que a razão está do nosso lado e isso dá-nos uma força enorme de não parar até que justiça seja feita, e sejamos tratados como iguais. Nunca mas nunca se esqueçam que temos um código deontológico a cumprir e a defender, a população e os doentes são os primeiros a defender-nos, o povo é sábio e reconhece que só com profissionais satisfeitos e motivados é que têm a garantia de bons cuidados de saúde. Estamos entre as profissões mais reconhecidas pela população só temos é que saber passar a mensagem da nossa insatisfação. Bem hajam a todos Um grande abraço e um Beijinhos a elas.
 
DR Enf. Bem sei que quer manter o carácter de imparcialidade no blog e um espírito democrático na coisa. Mas este interno de orl e outros afins...

Colegas, POR FAVOR, não comentem este tipo de comentários. Imaginem qual será o prazer maior de quem os coloca.....?? Acho que para bom entendedor...
 
estive lá foi arrepiante ver tanta gente e tanta bandeira , valeu a pena fazer greve pois pela 1ª vez a enfermagem teve tempo de antena em todas a televisões e na Assembleia da Republica , a luta só agora começou-parabens a todos que contribuiram para este exito mas de certeza que viram mais ;

Tambem lá estava o enf.Germano com uma bandeira ,chefes supervisores-a luta é de todos.

Parabens ao DRº Enf.pela forma como decumentou no seu blog a nossa manifestação para que quem foi fique com uma ideia do que por lá se passou - Eu cheguei a casa cansada e com fome- pois nas estações de serviço eram só filas para a casa de banho e para comer - estava impossivel satisfazer as necessidades basicas -agora estou no meu lar a descansar para mais uma semana de trabalho e dedicação .flor
 
Não podemos parar com a nossa indignação.
 
INTERNO de ORL, você é o exemplo que ser licenciado não é sinónimo de boa educação. Vem para aqui tentar dizer que é de nível superior? Aconselho-o a ler o Diário da República, 1.ª série — N.º 252 — 31 de Dezembro de 2008 Artigo 38. E o que diz não se regista, isto porque, ser Interno não é fácil ainda vai ter um longo caminho pela sua frente para adquirir maturidade suficiente a nível pessoal e profissional. TUDO muda e num curto espaço de tempo, recordo-lhe que poderá ter de se sujeitar a contratos individuais de trabalho péssimos,não há falta de médicos, mas sim mal distribuidos .Desejo-lhe o dobro daquilo que deseja aos enfermeiros....
 
Para a próxima teram de ser distribuídos antecipadamente comunicados para a comunicação social a justificar claramente os motivos da greve, dar a conhecer a verdadeira realidade de Enfermagem. E se falharem as negociações porque não a apresentação de uma queixa na Provedoria da Justiça, é para estas situações que existe. O governo está a violar o artigo 38 DR, 1ª série , nº 252 de 31 de Dezembro. Não podemos ceder porque já andamos há 10 anos nisto, CHEGA!!!!! Abraços e Agradeço a todos os Enfermeiros que nunca baixam os braços em especial ao Doutor Enfermeiro pelo excelente trabalho que tem realizado no seu blog.....
 
Alguém pediu algum comentário ao interno de ORL, eu não...
Por favor meta-se na sua vida
Ilhota
 
Em resposta ao doutorzeco de ORL ....

Meu caro, esse seu sotaque de labrego, condiz perfeitamente com a sua educação....

Sabe como é que isso se chama meu caro: dor num determinado local anatómico ....

Já agora e falando a sua linguagem: ....metende-vozchs na xsua vidinha ridícula de interno e reduzei-vos à xsua reles insignificancia! =p
 
Tentei...mas não consegui resistir...
Vou mesmo ter que tecer um comentáriozito ao BADAMECO DE ORL.
Os meus caros colegas já fizeram o favor de o elucidar acerca de alguns pontos importantes do mundo da saúde. Espero que lhe tenha servido de alguma coisa, o que duvido, pois as escassas palavras que publicou deixam transparecer algum défice cognitivo.
Mas como os enfermeiros nunca desistem de ninguém, nem mesmo de si, vou só tentar fazê-lo entender o meu ponto de vista.
1 - Ser enfermeiro é ser especial. Escolhemos esta profissão e nela nos mantemos, não por estatuto social ou "níveis sociais", não porque chegamos ao local de trabalho depois da hora e enquanto não se aproxima a hora de saída, fazemos tempo a passear o estetoscópio pelos corredores do hospital (e a espalhar "bicharada"), claramente não por motivos financeiros, mas porque alguém tem que cuidar, apoiar, e até curar neste mundo que vocês acham que comandam e que até certo ponto AINDA é verdade (porque ainda há quem não queira ver a realidade), mas que, a passo e passo se vai descobrindo que as coisas não são bem assim, e que há por aí muitas vidas salvas e muitos erros evitados à custa da nossa classe.
2 - Nós não queremos passar por cima de ninguém nem roubar competências a ninguém... só queremos que A SUA CLASSE DESEMPENHE A SUA FUNÇÃO e que assim nos deixe o nosso tempo disponível para fazer o que nos compete. Mais uma vez relembro dos erros de prescrição detectados por enfermeiros...
3 - Se quisessemos ser outra coisa que não enfermeiros seriamos, uma vez que se conseguimos tirar este curso com a intensiva carga horária que tem, também coseguiriamos, por certo tirar um outro. Teriamos no entanto a percepção de que o mundo seria bem mais doente...

Com toda essa mágoa por esta nobre classe, consigo adivinhar que já se sentiu muitas vezes humilhado nas muitas correcções que, por certo, já lhe foram feitas por colegas meus aquando do exercício da sua profissão.

Resta-nos o consolo de que também na sua classe ainda se encontram pessoas competentes e de bem... conheço poucos é certo, mas tudo o que é bom...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!