quarta-feira, janeiro 06, 2010

Enfermeiro de família...


"O Centro de Saúde de Vila Franca vai ser o primeiro dos Açores a ter a figura do Enfermeiro de família" link


"Os Enfermeiros estarão no terreno em Abril. Este centro foi escolhido para por em prática o projecto piloto por causa da sua vasta experiência em cuidados domiciliários. Miguel Correia, Secretário Regional da Saúde, espera que, com o Enfermeiro de família, venha a haver maior proximidade entre os serviços de saúde e a população.

O Governo quer que todos os centros de saúde do arquipélago tenham Enfermeiros de família até Setembro de 2010." link


Comments:
Boas notícias... para variar. Só peca por tardia! Mas muito bem vinda.
 
É pena estes não poderem prescrever..isso sim seria um sinal de mudança...
 
exemplo a seguir!
Bravo!
 
Enfermeiros sempre ficam mais em conta nos Orçamentos dos CS do que os médicos. Será que lhe podemos chamar uma medida economicista?
 
Com esta medida quem é favorecido é, obviamente, o utente. E o Enfermeiro, já que a representação da Sociedade sobre ele (Enf.) aumenta de forma positiva assim como as responsabilidades acrescidas, e que há muito deveriam ser indexadas às competências dos Enfermeiros.

Medida e exemplo a seguir!
 
Governo Regional sem Preconceitos com os enfermeiros!! É de Louvar...
 
Ora aí está, agora é só terem o poder de prescrever, e temos uma especie de mini-médicos!! Já com as SIV foi a mesma coisa, só há vantagens, sobretudo porque ficam a metade ou menos do preço do médico... Mas e os utentes?!?!Hum, será que isso interessa alguma coisa...Como anteriormente, claro que Não!!
 
O anónimo das 5.53 em vez de fazer este comentario ignorante deveria saber o que é o enfermeiro de família .O que é um centro de saúde para que serve ,depois de saber isto tudo chegaria á conclusão de que seria necessário um número de médicos inferior aos existentes nos centros de saúde e
de que os enfermeiros têm um papel fundamental quer na prevenção da doença promoção da saúde um papel curativo e de reabilitação
(Um enfermeiro de familia é de 1 para 300 famílias ),

Quantos médicos fazem domícilios ?
OS DOMÍCILIOS DESTES É POR TELEFONE
Os enfermeiros num dia de trabalho poderam fazer 30 sempre a correr pois ficam dispersos há ruas que não passa um carro o enfermeiro vai com o saco do material ao frio e á chuva ,casas sem condições para fazer um curativo -é duro -Existindo o enfermeiro de família este é dividido por areas prestará cuidados de enfermagem a toda a família ( conhecendo todo o agregado familiar) leva a que todos têm a ganhar com este metodo de trabalho dado que o anterior (é um corre corre...por várias razões )
Por tudo isto e muito mais, caro anónimo das 5.53, A população e o PAIS SÓ TÊM A GANHAR com o enfermeiro de família.
Já reparou que em volta do seu centro de Saude há varias clinicas porque será ? FLOR
 
estes açorianos...bem quietinhos lá no meio do oceano...e de repente...boommm...
bom isto devem ser influencias dos EUA...
Se eles têm um sonho (que já agora é muito bom .. enfermeiro de familia..) vamos atrás deles e porque não????....
Sintam os ventos da mudança...vêm com o anticiclone dos AÇORES (k não é o Pauleta)
 
a reunião do dia 8 não vai dar nada.
vai ser mais um engonhanço...
um adiar... um fazer de "lorpas" aos enfermeiros e os sindicatos e a ordem não estão preocupados com a situação? então milhentas horas a dever aos enfermeiros tb não afectam aqualidade e o exercicio profissional???????????'
 
Tanta falta de coerência por estes lados...
 
Boa noite, futuros colegas.

Desde já demonstro a minha grande satisfação por ver, finalmente, a concretização de projectos promissores e vanguardistas da saúde do "futuro" (sim, o futuro passa pelos cuidados primários, sem descurar, nunca, os cuidados secundários ou terciários).

Relativamente ao comentário da colega FLOR, das 10:20, só para acrescentar que o enfermeiro que realiza as visitas domiciliárias, é um exemplo vivo e prático da potencialidade dos cuidados na comunidade. O enfermeiro de família realiza não só curativos, como através dos instrumentos de diagnóstico e avaliação que possui, é capaz de realizar o curativo, verificar se a lesão é passível de cicatrização a 100%, 50%, 25%, que factores internos (co-morbilidades associadas, por exemplo, diabetes) e externos (higiene adequada, roupa confortavel...) favorecem ou inibem esse processo. A partir daqui é autónomo para dar resposta e colmatar os factores existentes, para realizar o tratamento que mais se adequa ao utente e mesmo assim ter em atenção às condições em que se realizam o mesmo, que nem sempre são as melhores. Após realização do curativo, pode falar com a familia do utente, perceber a dinâmica familiar, identificar necessidades que possam ser transmitidas a outros membros da equipa multidisciplinar e possam intervir numa próx. visita ou consulta no centro de saúde, ou até ele próprio pode satisfazer as necessidades da familia, consoante o caso.

Isto é apenas uma ínfima parte das potencialidades/capacidades/funções/actividade do enfermeiro de familia.

Não nos esqueçamos que a enfermagem é a única disciplina, ciência ou arte que tem como "objecto de estudo" a pessoa. E é daqui que parte o reconhecimento da nossa profissão. Se mostrarmos realmente, concretamente (e isto é possível!) que nós contribuimos para uma melhoria da qualidade de vida da pessoa, do outro, para uma melhoria da saúde individual, colectiva, pública, conseguimos nos erguer, evitando que nos "pisem" e ganhar o respeito que nós realmente merecemos, conseguindo reinvindicar todos os nossos direitos enquanto Enfermeiros.

Eu sou apenas uma finalista do curso de licenciatura em enfermagem e o meu discurso pode ser muito idealista, mas sem ideias e sem as defendermos, também não podemos esperar mudança.

Força Açores e cumprimentos a todos
 
O enfermeiro de familia é crucial, essencial, indispensavel, num serviço de saude que queira atingir a excelencia dos cuidados e tratamentos. A aplicação do processo de enfermagem, e o trabalho em equipa poderão permitir em breve uma intervenção no domicilio, numa perspectiva de hospitalização domiciliaria, envolvendo os hospitais de dia e os centros de saude, numa coordenação de esforços, onde o enfermeiro de familia tem um papel principal, é ele o actor onde os diagnósticos activos e geradores de crises e dependencias são na sua maioria de enfermagem. Actualmente é por demais sabido, qua as altas problematicas e o abandono hospitalar, acontecem quando o cliente já tem "alta médica", não tem é em simultâneo alta de enfermagem, e toda a problematica que deriva dessa situação só pode ser resolvida por enfermeiros lideres, de familia no estabelecer de planos de cuidados que visem e envolvam toda a familia. Os meus parabens...
 
Isto é fantástico, o "enfermeiro de familia" passa de completo desconhecido e inexistente, para "crucial, essencial, indispensavel"...
 
os enfermeiros de família já estão no terreno há alguns anos.
UNIDADES SAÚDE FAMILIAR.

julgo que brevemente vai sair a especialidade de enfermeiro de família (está na «fornalha»).
 
Pois é! Os desgraçados dos insulares que se contentem com enfermeiros, já que os médicos são raros e têm coisas mais importantes para fazer.
 
Ao Sr. Anonimo das 4:39, fique sabendo que aqui na RAM, o enfermeiro de familia é uma realidade e que está a ser implementada á muito tempo...já era uma realidade nas VD, NÃO ERA UMA REALIDADE COM VISIBILIDADE, PORQUE INFELIZMENTE SÃO OS ENFERMEIROS OS PRIMEIROS (ALGUNS) A NÃO VALORIZAREM O SEU TRABALHO, E AO SEU COMENTARIO RECOMENTO "TRATAMENTO RECTAL"
 
O "TRATAMENTO RECTAL" É DIRIJIDO AO COMENTARIO DAS 12:14 PM, isto de anonimos é uma chatice...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!