quarta-feira, janeiro 20, 2010

Enfermeiros protestam em Braga!

"Um grupo de 50 enfermeiros protestaram esta terça-feira, junto ao Hospital S. Marcos de Braga, contra a grelha salarial proposta pelo Ministério da Saúde para 2010.
Margarida Costa, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, sustentou que "o projecto de diploma relativo às grelhas salariais e ao regime de transição das carreiras é um retrocesso".


"Quem entra agora na carreira de enfermagem vai ganhar menos do que os que já lá estão", afirmou, alegando que a proposta do Ministério procede a uma desvalorização profissional dos novos profissionais.
No final da concentração, os enfermeiros entregaram no Governo Civil de Braga mil "cartas de indignação" contra a proposta salarial que definem como "vergonhosa".

A proposta do Ministério tutelado por Ana Jorge indica que o salário para quem inicia a carreira é de 995 euros, contra os 1020 euros que até agora eram pagos. No topo da carreira, os enfermeiros deixam de auferir 2900,72 euros para receber 2643,26 euros." link

Comments:
ABENÇOADOS COLEGAS DE BRAGA, A VÓS OS MEUS PARABENS.......

ESTOU FARTO DESTA ME... DE SINDICATOS QUE TEMOS, HÁ 10 ANOS NISTO E MARCAM 3 DIAS DE GREVE COMO SE FOSSE ALGO DE GLORIOSO, E AINDA SE GLORIFICAM POR NÃO HAVER UMA ASSIM HÁ 20 ANOS, COMO SE ISSO FOSSE UMA COISA DO OUTRO MUNDO.

SÃO INICIATIVAS DESTAS QUE NOS VALORIZAM, QUE MOSTRAM QUE ESTAMOS DESCONTENTE A POPULAÇÃO JÁ QUE OS SINDICATOS NEM QUEREM QUE FALEMOS PELO MENOS NAS REUNIÕES QUE PROGRAMARAM, AI ELES NÃO QUERIAM DEIXAR FALAR OS ENFERMEIROS, ENTÃO PARA QUE SERVIRIAM ESTAS?

SE ESTAMOS NESTA SITUAÇÃO A MAIOR PARTE DA CULPA É DELES AGORA DEVEM SER ELES A COMPOR O QUE DEIXARAM CHEGAR ÃO CÃOS, E COLEGAS NÃO É COM PANINHOS QUENTES QUE VAMOS LÁ ISSO PODEM TER A CERTEZA.
 
A ministra apresentou uma proposta mais baixa para ver se agora nos contentamos com a anterior, não será?

Tenho duvidas que com este caminho cheguemos a algum lado..

RUA COM ESTES SINDICATOS PRECISAMOS... ENFERMEIROS COM E GRANDE... E NÃO ESTA MISERIA QUE TEMOS
 
PARABENS COLEGAS APESAR DE NÃO SEREM MUITOS FORAM NOTIÇIA O QUE JÁ É BOM......FIZERAM MAIS QUE OS SINDICATOS

ESSES EU NÃO SEI O QUE ESTÃO Á ESPERA, DIZEM QUE NÃO ADERIMOS Á GREVE SE FOR POR MAIS TEMPO, QUEM QUER ADERIR ADERE SEMPRE OS OUTROS JÁ NÃO SE PODE CONTAR COM ELES...

EU ACHO QUE ELES ESTÃO Á ESPERA QUE O NOSSO PODER ECONOMICO SEJA TÃO POUCO, QUE NEM UM DIA DE GREVE POSSAMOS FAZER, SE ASSIM CONTINUA ESSE DIA VAI CHEGAR, VAI HAVER UM DIA EM QUE ATÉ 1 EURO NOS VAI FAZER FALTA E AI NÃO HÁ MAIS GREVES NEM DE 1 DIA
 
A me... dos chefes continuam a não querer fazer greves pois tem os escravos que as fazem, para eles está sempre bem e ainda se acham com razão pois se nós formos almentados eles tambem são....

E andamos nós a lutar por estes ursos que não dignificam em nada a classe, se pudesse fazia greve só pela carreira de enfermeiro de base éra o que eles mereçiam...
 
(12:07)-O QUE ESTÁ EM CAUSA COM ESSA ACÇÃO ACIMA DE TUDO É A ENFERMAGEM EM PORTUGAL!!SÓ INVIABILIZANDO ESTÁGIOS, E PARANDO AS CANDIDATURAS ÁS ESCOLAS (ESPECIALIDADES, MESTRADOS,ETC.)É QUE PODEMOS CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA!!NÃO NOS RESTA NESTA ALTURA OUTRA ALTERNATIVA!!LOGICAMENTE QUE A PROFISSÃO NECESSITA DAS SUAS ESCOLAS E DOS SEUS PROFESSORES!!( NÃO TANTOS!!)MAS ENTÃO QUE SE CRIE NA CARREIRA ESSA ALTERNATIVA-A POSSIBILIDADE DE CERTOS ILUMINADOS QUE DE "SER ENFERMEIRO" POUCO PERCEBEM-TEREM UMA VIA PARALELA DENTRO DA PRÓPRIA CARREIRA (VIA DA DOCENCIA)PARA PODEREM PROGREDIR!!DEGLADIEM-SE AÍ, UNS COM OS OUTROS!!!RETIRANDO-LHES A POSSIBILIDADE DE COMPETIREM LADO A LADO, ÓBVIAMENTE SEMPRE EM VANTAGEM(O PESO DOS "PAPÉIS" AINDA CONTA!) COM AQUELES QUE OPTAM PELA PRÁCTICA!!!CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!TEMOS QUE CRIAR NA CARREIRA ALTERNATIVAS DE VALORIZAÇÃO QUE CONTEMPLEM AMBAS AS VERTENTES!!!PARECE-ME CLARO QUE TEMOS QUE ALERTAR O QUANTO ANTES PARA ESTA SITUAÇÃO!!!
 
A ESTA MANISFESTAÇÃO SO APARECERAM 50 COLEGAS PORQUE A MEU VER NAO FOI POUCO DIFUNDIDA. EU QUE TRABALHO NESTE HOSPITAL NAO SABIA DE NADA... POREM NAO DEIXA DE SER UMA BOA AMOSTRA, ESPERO EU,DO QUE PODEMOS FAZER MAIS E MELHOR A NIVEL NACIONAL. TAMBEM TEMOS QUE TER EM CONTA QUE ESTE HOSPITAL PASSOU À POUCO TEMPO PARA UMA ADMINISTRAÇAO DIZ PUBLICO-PRIVADA, MAS PARA QUEM LA TRABALHA SO VÊ A PARTE PRIVADA E O MEDO RESIDE....
 
meia dúzia de gatos pingados..
 
Lamentável a falta de visão de alguns comentários. A luta deve ser pela reposição da dignidade da profissão, pelo que também deve englobar os aspectos da autonomia da profissão e não só ao aspectos salariais. No melhor cenário, com propostas destas, teremos enfermeiros remunerados condignamente, mas geridos pelo poder médico, da cor partidária reinante, por incompetência dos sindicatos. Não me revejo nesta filosofia de carreira.
 
Lá estive, com mais uns 60 colegas. Poucos mas bons.

mas é pena aferir que muitos poucos colegas se juntaram a esta manifestação.

Sei de colegas mais novos que têmm MEDO de aderir à greve, pelo facto de recearem a não renovação de contrato...!

é uma tristeza. Creio q não se deveriam deixar intimidar. É o futuro de toda a Enfermagem que está agora em jogo!

Todos temos que fazer o nosso papel, por pouco que possa parecer.
 
CAROS COLEGAS SEJAM ACIMA DE TUDO REALISTAS e INTELIGENTES, NÃO É TEMPO PARA DELIRIOS INDIVIDUAIS, CONCENTREM-SE NO ESSENCIAL, INFORMEM-SE, ESTEJAM ATENTOS, VÃO BUSCAR A INFORMAÇÃO MAIS CORRECTA E PERTINENTE. ESPÍRITO DE CLASSE PRECISA-SE.

O grupo de Enfermeiros que protestou em braga contra as politicas do governo para com a Enfermagem, foi coordenado pelas Estruturas Sindicais. Que esta questão não deixe dúvidas a nenhum colega:

Só organizados em estruturas representativas (no caso Sindicatos de Enfermagem) é que iremos conseguir o que quer que seja.

No texto da notícia pode ler-se: "Margarida Costa, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, sustentou que "o projecto de diploma relativo às grelhas salariais e ao regime de transição das carreiras é um retrocesso".
No final da concentração, os enfermeiros entregaram no Governo Civil de Braga mil "cartas de indignação" contra a proposta salarial que definem como "vergonhosa".

Verifico também pelos comentarios que a maioria dos colegas aqui deixou que desconhecem as "cartas de indignação" elaboradas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e colocadas à disposição dos colegas para assinarem. Estas cartas a par das Moções aprovadas nas diversas reuniões que decorreram nas diferentes instituições de saúde, e das manifestações de revolta / protesto a nivel local (ex. Faro, agora Braga e outras a realizar) estão inseridas num plano de lutas elaborado pelo Sindicato, que nesta primeira face contempla ainda a Greve de 27, 28 e 29 e a Manifestação De Enfermeiros em Lisboa dia 29 (14:30).

Outras batalhas serão precisas nesta luta, mas AS ESCOLHIDAS AGORA FORAM ESTAS, é NESTAS QUE NOS DEVEMOS EMPENHAR.

Caros colegas NÃO TENHO DÚVIDAS QUE SÓ ORGANIZADOS, COM UMA ESTRATÉGIA CONCERTADA E COMUM, CONSEGUIREMOS A VISIBILIDADE PARA AS INJUSTIÇAS DE QUE SOMOS ALVO DESDE HÁ 10 / 11 ANOS.

A estratégia está definida, falta-nos UNIÃO para DAR O APOIO necessário AOS SINDICATOS DA CLASSE.

Colegas, Para mim chega de:

Comentarios do deita a baixo, sem se informarem;

Comentar só por comentar;

Dizer mal dos sindicatos por rotina, ao invés de apoiar, propor, sugerir, apresentar alternativas fundamentadas;

Ter esta ou aquela opinião por ouvir dizer.

CHEGA, Mais CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO PRECISA-SE

Informação: Não sou Sindicalista, nem dirigente sindical, SOU ENFº e sócio de um sindicato de enfermagem.

FORÇA, ACÇÃO E UNIÃO

Ass. Enfº Rui
 
Colegas Vamos levar a sério a greve, a Manifestação de dia 29 e todas as outras Formas de Luta.

Vamos fazer sentir aos beneficiários dos nossos cuidados e ao Governo a falta dessas intervenções.

Faremos uma Greve Organizada e Inteligente. Jamais poderá vir a publico que a Qualidade Dos cuidados Foi igual ou Superior.

Não vamos permitir também que outros profissionais não habilitados com o Curso de Enfermagem tentem prestar cuidados que só os Enfermeiros legalmente podem prestar. Apelo aos colegas para que Estejam Unidos nos dias de Greve, Se apoiem uns aos outros, se Empenhem. Há muita gente a Tentar destabilizar a Enfermagem e Os Enfermeiros.

Os utentes e outros profissionais terão que saber as Razões da nossa Luta. Que formação temos, que direitos nos retiram, quanto nos pagam desde há 11 anos, que investimentos fizemos em formação, que responsabilidades temos ao cuidar de vidas humanas, etc.
Só assim terão visibilidade as injustiças de que somos vitimas.

Enfº Rui
 
Não tenho dúvidas de que o respeito e a dignidade profissional se conquista e constroi. O Governo (Ministerio da Saúde E Finanças) tem DESVALORIZADO AO LONGO DE ANOS O PAPEL DOS ENFERMEIROS NAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, COM AS ULTIMAS PROPOSTAS NEGOCIAIS HUMILHARAM-NOS.

ENTENDO QUE SOUBERAM PROVOCAR-NOS, AGORA TERÃO A RESPOSTA QUE À MUITO MERECEM, ASSIM, ESPERO UMA FORTE ADESÃO DE TODOS OS COLEGAS ÀS FORMAS DE LUTA (GREVE E MANIFESTAÇÃO EM lISBOA)

O FUTURO DEPENDE DAQUILO QUE FIZER-MOS HOJE.

A grelha salarial, transição e racios a Negociar será para se aplicar Longos Anos, A LUTA É AGORA
 
Caro DE, Sugiro Vivamente que faças um post sobre a Greve dos Enfermeiros de 1976. Que os colegas da altura pretendiam, o que fizeram, as persiguições e ameaças realizadas aos enfermeiros e os conseguiram!
 
E porque que não deu nos telejornais portugueses esta noticia????
Eu não consigo perceber porque é que os sindicatos ainda não perceberam que so vamos conseguir alguma coisa quando tivermos tanta visibilidade mediatica como os professores tiveram.
Eles davam um "pei.." e já eram noticia de abertura do telejornal.
É disso que precisamos pois se a sociedade souber o que se esta a passar com os enfermeiros vai de certeza apoiar-nos e assim pressionar o governo e sera mais facil conseguir atingir as nossa reivindicações..
Qual foi a parte que ainda não perceberam????
 
GOSTAVA QUE A OE TIVESSE UMA POSTURA SEMELHANETE.

Ordem avisa para possibilidade de excesso de médicos dentro de alguns anos
O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje, no Parlamento, para o perigo de se poderem “pôr em causa” expectativas de jovens e até lançar médicos para o desemprego com o aumento das vagas nas faculdades de Medicina.
Em audição parlamentar, Pedro Nunes lembrou que no passado lançou alertas sobre a “falta gritante” de médicos e os problemas a curto prazo. Mas só daqui a 10 anos é que efectivamente os que agora são alunos se tornarão médicos, por isso não existirá uma “competência corporativista” com os actuais, que entretanto se irão reformar, afirmou.

“Não se podem pôr em causa as justas expectativas dos que fazem um curso complexo e de fim da linha”, argumentou Pedro Nunes, acrescentando que dificilmente uma pessoa formada em Medicina pode exercer outra profissão. “É escusado formar médicos se não se lhes der a oportunidade de se diferenciarem”, disse.

Mesmo quando “soa bem aos ouvidos das pessoas”, Pedro Nunes defendeu que é tempo de repensar os números da formação, já que às 1700 entradas deste ano se somam cerca de 200 estudantes portugueses no estrangeiro que quererão regressar.

“Não temos capacidade de os absorver”, afirmou o responsável, referindo que depois de um momento de carência se pode seguir um outro de excesso.

Nessa altura, poderá haver “desemprego ou sub-emprego” de médicos. “Se criarmos excessos, arriscamos daqui a muitos anos a pôr em causa padrões de qualidade e éticos”, alertou.

Respondendo a uma pergunta sobre como resolver a carência actual, Pedro Nunes relembrou que se deve “retirar de cima” dos médicos a “carga burocrática”, ou seja, “voltar atrás na cultura gestionária e voltar à da Saúde”.

Pedro Nunes desdramatizou a questão da transferência de médicos do sector público para o privado, mas deixou a interrogação de estes estarem “estritamente no sector privado ou a trabalhar globalmente para o serviço de saúde”.~
http://publico.clix.pt/Sociedade/ordem-avisa-para-possibilidade-de-excesso-de-medicos-dentro-de-alguns-anos_1418821
 
MANIF 29

https://sites.google.com/site/manif29/

link para cartazes

DIVULGA PELOS TEUS CONTACTOS

estes ou outros cartazes, importa barafustar
 
Publicado no Cogitare e no Forum :

Greve dos Enfermeiros – Dia 28 de Janeiro vamos Bloquear a VCI – às 8h 30m.
 
Para aqules que não sabem ler e que passam a vida a criticar os sindicatos: ESTA INICIATIVA FOI SINDICAL, A SABER DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES.
Agora que sabem de quem foi a iniciativa, talvez passem a dizer: que a mesma não teve visibilidade, etc, etc.
Nunca sabem o que dizem e o que querem...
 
Segundo o PÚBLICO, "O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje, no Parlamento, para o perigo de se poderem “pôr em causa” expectativas de jovens e até lançar médicos para o desemprego com o aumento das vagas nas faculdades de Medicina." A estratégia da nossa Ordem é continuar a dizer que somos poucos. Desde que as cotas dos desempregados também entrem, o resto é paisagem.
 
Estou em "pulgas" ou talvez não para saber a evolução da pouca vergonha que se opera no nosso destino.
Dr Enf é consigo que contamos!
Obrigado!
 
COLEGAS NÃO TENHAM ILUSÕES VEJAM ESTE ARTIGO E NÃO ACREDITEM NA M.... POLÍTICOS E SINDICALISTAS DE PORTUGAL:
"Num relatório dedicado a Portugal, o FMI reitera que uma das soluções para resolver o défice português poderá ser a subida do IVA.

"Aumentar a taxa do IVA deve ser uma opção se outras soluções falharem", lê-se no documento hoje divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O FMI considera ser "imperioso" o Governo descer os rácios da dívida pública, nomeadamente através da contenção dos salários da Função Pública e das transferências sociais.

O organismo internacional diz ainda que alteração à fórmula de cálculo da subida das pensões em Portugal deve ser encarada como uma medida extraordinária, sendo que os custos devem ser repostos no futuro.
 
Dr. Enfermeiro, veja aqui o que se fala de nós...

Alguém deseja esclarecer melhor o que se passa?

http://www.marcobatista.net/2010/01/19/salarios%E2%80%A6/
 
Gostaria de dar a ideia de bloquear a linha do norte na região de Coimbra.
 
Anónimo das 7:44

Para os professores há dinheiro.
Não está o governo em situação de crise?
É preciso é luta, mas de todos os enfermeiros ou será que ainda não percebeu?
 
Lanço duas ideias:

Fotocopiar os diplomas de licenciados de todos os enfermeiros (4 CÓPIAS):

- A primeira para enviar para o MS;
- A segunda para enviar para o PM;
- A terceira para enviar para o PR;

Em todas a pegunta: porque não me pagam como licenciado?

- Finalmente a quarta era para queimar em frente à assembleia da república numa grande manifestação de protesto - milhares de diplomas queimados...
 
Todos em força para amanifestação dia 29, já me inscrevi no meu sindicato, SE, temos transporte.
Façam como eu, vamos a lisboa dizerde nossa justiça.
 
http://img188.imageshack.us/img188/7245/injustica2.gif

Pena não dar a tag < img >...< /img >

Podem sempre copiar e colar directamente no browser.

A.J.
 
colega deprimido das 7:44 gostaria de convida-lo a ler o post de setembro de 2009, no dia antes das eleiçoes. depois diga-me se acha que ha ou nao dinheiro.....ele está é mal distribuido.
 
Só deixo aqui a quetão da comunicação social...agora à hora do jantar acerca uma vez mais do Haiti, a repórter da sic no local "No Haiti são precisos médicos, paramédicos e auxiliares....".

Está tudo dito.

Obrigada,

Sara Correia
 
Após a anterior "Sátira"... é de lamentar que comentários de alguns colegas revelem claramente que nem se dão ao trabalho de ler os artigos, e opinam meramente por opinar sem conhecimento de causa. Já para nem falar de que certamente não se empenharam em anteriores formas de luta, pois aparentemente nem as próprias imagens lhes dizem nada!

Sem mais alongamentos ou delongas.

A.J.
 
axo k todos devos pagar pla crise, mas tds de maneira igual. eu n tenho k pagae mais k os outros, so kero o k realmente mereço..

resultados da reuniao d hoje??
 
Boas,

Não era hoje que havia uma reunião com a Ministra ???

Alguém sabe alguma coisa ??
 
Ainda bem que o SEP faz alguma coisa pelos enfermeiros.
O momento é demasiado importante para a classe. Apelo ao sindicato dos reformados para aderirem a esta iniciativa.
Aqui no Porto temos uma iniciativa já agendada.
"TODOS OS ENFERMEIROS QUE ESTÃO EM GREVE DEVEM PARTICIPAR NA MARCHA LENTA QUE SE VAI EFECTUAR DIA 28 DE JANEIRO, SENDO A SAÍDA DO - NORTESHOPPING - SRª DA HORA ÀS 8H3O.
ESTA MARCHA TERÁ 2 TRAJECTOS, UNS CARROS “BLOQUEIAM” A VCI, OUTROS A CIRCUNVALAÇÃO E DIRIGEM-SE PARA A FRENTE DO H.S. JOÃO ONDE SE EFECTUARÁ UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA "
 
ninguem diz nada????
 
"Os sindicalistas estiveram reunidos esta tarde com o Ministério da Saúde, mas a tutela recusa subir os salários dos enfermeiros em início de carreira alegando dificuldades orçamentais. "

Então e as restantes profissões??
puta que os pariu a todos!
 
Caros colegas, numa altura em que todas as acções contam, deixo ficar aqui uma nova forma de levantar a nossa voz: Como Cidadãos, é nosso direito ser ouvido pelo Presidente da República. É fácil (basta entrar no site da presidencia da republica e escrever a carta), é legal, e vai de certeza levar o Presidente (ou os seus acessores) a questionar-se o porque de tantos enfermeiros se dirigirem a ele nesta altura. Pede-se que nesta carta cada um faça valer dos nossos argumentos , e como tal, com todo o respeito questionar de forma correcta, esclarecida e independente dos Sindicatos ou Ordem, o Presidente da Republica que é , supostamente, de TODOS os Portugueses. Vale a pena tentar ... Fica a ideia
 
Boas!!Nao estava agendada uma reuniao para o dia de hoje?ou estou a alucinar??agradecia informacao DE
Abc
 
O SEP devia dinamizar a iniciativa que se vai realizar no porto, bloquear a VCI, tambem noutras cidades do paìs. Espero resposta.
 
È agora ou nunca.........
 
Penso estar na VCI Porto, ao mais alto nível!
 
A reunião nãso deu em nads, como poderão comprovar pelo link:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Enfermeiros-mantem-greve-para-final-do-mes.rtp&headline=46&visual=9&article=312276&tm=8
 
MANIF 29

link para cartazes

https://sites.google.com/site/manif29/


DIVULGA PELOS TEUS CONTACTOS

estes ou outros cartazes, importa barafustar
 
outros locais? ic32 sentido barreiro ponte vasco da gama? quem alinha?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!