quinta-feira, janeiro 14, 2010

Greve Geral dos Enfermeiros a 27, 28 e 29 de Janeiro!!

(Clicar para ampliar e ler - pág. 1)
.


(Clicar para ampliar e ler - pág. 2)


(Clicar para ampliar e ler - pág. 3)

(Clicar para ampliar e ler - pág. 4)



(Clicar para ampliar e ler - pág. 5)
  • Mapa com as localizações das reuniões sindicais (de eslarecimento aos Enfermeiros) - Janeiro de 2010 (ver aqui)
    .
  • Proposta de alteração/revalorização salarial (ver aqui): porquê paralisar os serviços?
  • Pré-aviso de greve/decretação/serviços mínimos (ver aqui)
  • "Ministra confiante nas negociações com Enfermeiros" (ver aqui)
    .
  • Ordem dos Enfermeiros (Secção Regional do Norte) apoia a classe na luta por uma carreira/salários dignos (ver aqui)
  • Exigências sindicais (FENSE) para a Carreira de Enfermagem (ver aqui)

TODOS JUNTOS!

Já não é uma "mera questão" de defesa dos nossos direitos, trata-se também de dignificar a nossa imagem social!



Conferência de Imprensa de todos os Sindicatos de Enfermagem (13/01/2010)
20 anos que não é decretada uma GREVE GERAL de 3 dias!!
(Da esq. para dta. - Enf. José Azevedo (SE); Enf. José Carlos Martins (SEP); Enf. Fernando Correia (SIPE); Enf. Juan Carvalho (SERAM))

Comments:
Há links que não estão a funcionar, principalmente o que me interessa mais...as transições
 
Parabens mais uma vez à Secção Regional do Norte pela sempre atenta tomada de posição.

Mais uma vez os melhores da OE.
 
Caríssimos é agora ou nunca. Sou ainda estudante na Licenciatura mas obviamente que apoio a luta! Basta de envergonharem a classe que promove e sustenta o SNS!
Sou Licenciado noutra área também e a luta na classe onde me formei anteriormente é semelhante.
Respeito adquire-se com respeito. Luta justa e digna é o que se propõe com esta greve! Apoiada a GREVE!!!
 
Parabéns a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros. Vamos todos fazer greve e espero que quem estiver a prestar serviços mínimos realize somente o que é essencial a sobrevivência dos doentes. Era importante um esclarecimento sobre o que é essencial fazer durante a prestação de serviços mínimos. O ideal seria um comunicado da ordem dos enfermeiros a esclarecer o que é necessário fazer durante a prestação de serviços mínimos. Aqui está uma excelente forma da ordem colaborar com esta greve.
Exmo. Sr. Doutor Enfermeiro será que podia fazer um comunicado sobre o que se deve fazer quando se está a prestar serviços mínimos?

Muito Obrigado.

Miguel de Sousa
 
Proponho a que na próxima manifestação do dia 29 de Janeiro, os Sindicatos pressionem as Escolas de Enfermagem no sentido de libertarem os alunos para estarem igualmente presentes em Lisboa !

Em vez de 5000, vamos lá colocar agora 10.000 enfermeiros e alunos de enfermagem !!!

Passem a mensagem...

(a propósito, gosto muito de (re)ver esta bonita foto dos 4 dirigentes juntos e unidos em torno de uma luta comum ! Só assim lá chegaremos : UNIDOS !!!)

PM / HSTV
 
Na verdade apenas podemos dizer que temos Ordem dos Enfermeiros no Norte do país. Acordemos para esta realidade e felicitemos os colegas que integram a Secção Regional do Norte pela sua coragem e frontalidade. Os meus parabéns...
 
"Exmo. Sr. Doutor Enfermeiro será que podia fazer um comunicado sobre o que se deve fazer quando se está a prestar serviços mínimos?"


Falei ontem à noite com o Enf. José Carlos Martins (SEP) nesse sentido, pelo que o SEP disponibilizará, em breve, informação detalhada.
 
Parabens à SRN e ao seu Lider, Enf. Germano pelo seu comunicado!


A SRN a par das dificuldades dos Enfermeiros e a mostrar o seu apoio e disponibilidade! Muito Bem!
Não se esqueceram que além de fazerem parte da OE, Também são Enfermeiros! Bem Hajam!
 
Muito obrigado, pela sua resposta.

É muito importante que esta seja uma greve com impacto. E para isso tem de se fazer sentir no dia a dia dos hospitais e centros de saúde.

Outra ideia, que me faz sentido seria fazer uma marcha lenta, de carro, pelas cidade de Lisboa e Porto. Fazer uma marcha lenta entre as 8h00m e as 9h00m no dia 28 de Janeiro na ponte 25 de Abril ou Vasco da Gama em Lisboa e na VCI no Porto. Impacto no dia a dia das pessoas, abertura dos noticiários da manhã com este assunto de forma a marcar o dia informativo (mais que não seja nas noticias sobre o transito que são garantidas)e marcar o segundo dia de greve para as pessoas não desmotivarem e manterem-se firmes na greve.

Temos de fazer desta greve uma greve diferente.

Miguel de Sousa
 
Temos que ser mais radicais neste movimento, senao vai cair tudo em saco roto.
Quando teremos coragem de estar totalmente ausentes do serviço??? Num pais do medio oriente foi assim e levaram a deles avante...
Agora como diz um colega e muito bem os serviços minimos nesse dia sao MAXIMOS
 
Isto não sao medidas radicais!!!!

Medidas radicais era um anuncio de despedimento colectivo, em k se punham mesmo em causa os serviços mínimos!!!

Kem seria o governo com a arrogância suficiente para não atender às nossas pretensões, que são mais k justas!!!!???

Devemos encetar por caminhos de radicalismo de gradação cada vez mais elevada e esta parece-me uma que pode ser posta em cima da mesa das negociações!!!
 
o que fizermos temos de fazer bem, a greve no local de trabalho, a abstenção e a manifestação.
 
Ainda bem que mais uma vez se confirma o adágio "Para Grandes Males... Grandes Remédios"!!

Finalmente são visíveis factores e indícios de coesão (gostei da foto conjunta que independentemente dos resultados, certamente já entrou para a história).

Não posso deixar de enaltecer a postura da OE Secção Norte. Lamentando contudo o contínuo amorfismo de toda a restante estrutura Nacional!

"URL: http://www.ordemenfermeiros.pt/ Data Corrente: 14-01-10
Data de publicação: 13-01-10
CARREIRA DE ENFERMAGEM TOMADA DE POSIÇÃO DA SECÇÃO REGIONAL DO NORTE


A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, ao abrigo das alíneas a) e l) do nº 2 do Artigo 3º do seu Estatuto, vem por este meio demonstrar a sua solidariedade para com os enfermeiros e respectivas estruturas representativas, e tornar público o seu repúdio pela actual proposta ministerial quanto à Carreira de Enfermagem, a qual coloca em causa a dignidade e o prestígio da profissão, visto não tratar com a necessária equidade e igualdade todos os profissionais com o mesmo nível de qualificações.
Relembramos a imprescindível intervenção dos enfermeiros no Sistema Nacional de Saúde e a importância dos mesmos na qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos deste país. O constrangimento quanto à falta de respeito pelos enfermeiros pode, eventualmente, conduzir os mesmos a uma potencial desmotivação com as consequências que daí advêm.

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros disponibiliza-se, dentro das suas competências, para prestar todo o apoio necessário às partes envolvidas.

O Conselho Directivo Regional
Porto, 13 de Janeiro de 2010"

Neste período em que os de sempre nos procuram humilhar, urge que todos estejamos à altura de demonstrar o nosso profundo repúdio, onde a palavra de Ordem deve mesmo ser: VAMOS À LUTA COLEGAS!!!

A.J.
 
Há duas grandes vergonhas com as quais nos deparamos neste momento delicado: primeiro a proposta do MS; segundo a postura (ou falta dela!) da nossa Ordem (excluindo a SOE do Norde).
Caros colegas, mais uma vez está demonstrado que temos uma OE que em nada representa a enfermagem, em nada defende os interesses da enfermagem permitindo que a classe caia na humilhação, que os enfermeiros percam as já poucas condições de trabalho que têm, permitindo que a classe seja alvo de gozo social. Uma OE destas não... para isso já temos o Pizarro e a parola da ministra!
Mais uma vez chamo a atenção para a necessidade desta greve ser preparada ao pormenor, com particular foco para os cuidados mínimos.
Mais uma vez afirmo: uma greve sem vítimas não tem visibilidade e os utentes vão ter que ser as vítimas. Por mais que nos custe vai ter que haver muita gente a ver as suas cirurgias programadas serem adiadas ou a verem os Centros de Saúde fechados.
Mais uma vez espero que os colegas das USF não se deixem levar e adiram em massa à greve.
Defendam os vossos interesses, quem tem que defender os interesses dos cidadãos é o governo.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Caros colegas

Deixem-me partilhar algo que considero extraordinário e que tem acontecido nestes ultimos dias (após a divulgação da prposta ridicula do MS),no hospital onde trabalho, tenho verificado uma onda de revolta manifestada por muitos colegas... até aqui nada de novo... mas o que considero extraordinário é o movimento que se tem gerado e por colegas que até hoje nunca fizeram sequer greves e que admitem fazer greve, se necessário, durante um mês!!!

Neste sentido considero que a ultima proposta do MS foi excelente pois despoltou finalmente uma onda de revolta que, pelo que tenho observado, dificilmente alguem conseguirá parar.

Está na hora de colocar as divergências de parte... A UNIÃO FAZ A VERDADEIRA FORÇA!

A FORÇA ESTEJA CONOSCO!!!
 
Para dar incentivos de 750 Euros mensais aos médicos para os "obrigarem" a ir trabalhar para o interior... tem que se poupar no salário dos Enfermeiros!

Para se pagarem salários de 100 Euros por Hora (cem Euros) para os médicos estárem a dormir no hospital... tem que se poupar no salário dos Enfermeiros!

Querem que eu continue?...


Seria interessante colocar um espaço neste blog par todos nós denunciarmos e colocar a descoberto o que se está a passar nos hospitais deste pais... onde se continua a deitar milhões de Euros pela janela e para o bolso de alguns e com a conivência de outros... os portugueses precisam de saber a verdade e saber quem ainda o protege!


Já dizia o ditado: "Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte..."
 
Doutor Enfermeiro, ouvi o José Carlos Martins dizer que iam haver cartas de revolta individuais, entrega de fardas, etc... Onde posso assinar a minha carta?

Ainda existem links que não funcionam nas imagens.

Gostaria muito de estar presente no dia 29 na manifestação nacional, mas não vou poder estar presente. Até lá tudo o que puder fazer para consciencializar os nossos colegas da importância desta luta, falo-ei com certeza.

O mais importante não é discutir as formas de luta (elas já foram decididas quer se concorde ou não) com elas, mas sim consciencializar TODOS os nossos colegas nos serviços que esta é A OPORTUNIDADE de uma vida para bater o pé a esta afronta. Estas formas de luta terão impacto se for massiva a adesão dos colegas.

Infelizmente tenho de concordar com um colega que disse que o grande problema desta profisssão é haver muita mulher. Elas próprias o afirmam... pode-se inclusivamente verificar pelos seus seguidores no twitter e no blog. Numa profissão maioritariamente feminina grande parte dos que acompanham estes assuntos são homens, salvo honrosas excepções!
Temos de mobilizar os nossos colegas e principalmente as nossas colegas!!
 
Muito sonham estes enfermeiros...
 
Se todos cumprirem conforme a VONTADE e INDIGNAÇÃO demostradas neste blog por TODOS os enfermeiros, então sim eu acredito que esta luta terá FORÇA e IMPACTO no governo e na sociedade.Força amigos, vamos demostrar que somos GRANDES em tudo.Não se deixem amedrontar nem achincalhar. Nada nem ninguém nos consegue calar nem derrubar. A vitória está à nossa frente. Vamos MOSTRAR e DEMONSTRAR a nossa FORÇA dentro do SNS.
 
Este interno de ORL das 4:23 deve ter uma dor de ... Que vá cavar batatas!
 
Curioso... Este interno de ORL não deve ter mesmo vida própria, ou nada de útil para fazer!! Enfim, voyeurismo...

A.J.
 
Caros colegas podemos desde já discutir estes assuntos nos serviços, de forma a explicarmos aos nossos colegas mais indecisos, o que verdadeiramente está em causa.
Basta de humilhação! Todos concordamos, mas é preciso ir mais além. Podemos exactamento por começar por aí!!!
Informação, informação, discução discução!!!!
Só assim podemos fazer da greve um sucesso.
Saudações
 
Muitos parabens á SRN da OE pela tomada de posição.
Será q não existem orgãos nacionais??
 
Anónimo das 4.17
As cartas de indignação já estão a ser recolhidas nas reuniões do SEP e nas passagens pelos serviços quando os colegas que andam a mobilizar a greve, passam nos serviços. Se trabalha num serviço que habitualmente não é visitado pelos sindicalistas, pode pedir para a delegação da sua zona e combinar como faz o reenvio.
 
É com ânimo que vejo a secção regiao do norte da OE a apoiar-nos. Contudo entristece-me que seja a única a apoiar-nos! Enf Augusta - e que tal apoiar-nos também?? já é tempo de se fazer algo pela carreira de Enfermagem!!
 
É agora ou nunca camaradas!!!

MOBILIZEM-SE! NÃO DEIXEM PASSAR O COMBOIO!!!
 
Ao Interno de ORL.

Se um dia trabalhar no mesmo serviço que este Enfermeiro (que segundo diz é um dos que Muito sonha, a par de todos os outros) acuse-se como dono das palavras supra-citadas que eu depois faço-lhe um desenho do funcionamento das instituições de saúde.

Enfo Pedro Gonçalves Hospital Viseu
 
Num post anterior o Exmo. Doutor Enfermeiro comparava a carreira de Enfermagem com a carreira dos Docentes.

Pois aproveito aqui também para comparar a greve dos professores com a greve dos enfermeiros. Quando os professores fazem greve, e por não terem de assegurar serviços mínimos, as escolas fecham, e centenas de pais não vão trabalhar também uma vez que tem que ficar em casa a cuidar das suas crianças. Portanto, as repercuções sócio-económicas são muito mais evidentes, e mesmo que o estado ganhe alguns dias de ordenados de professores, acaba por perder em todos os outros que por causa dos seus filhos, fazem o país ficar menos produtivo.

Contudo, numa grave de enfermeiros, já não se passa isso, uma vez que os serviços mínimos tem que ser assegurados e os hospitais e centros de Saúde continuam abertos, os efeitos na população não são tão evidentes. De facto, a partir do momento em que os cliente de Enfermagem podem continuar a recorrer às instituições, para mim, perde-se um pouco o objectivo da greve. Aliado a isto, os enfermeiros que são obrigados a trabalhar vêem-se obrigados a redobrar esforços para acabarem a prestar cuidados que não dignificam a classe. E quem acaba por ganhar, é o governo que poupa uns milhares de euros em ordenados de enfermeiros.

A resposta para esta condicionante seria uma adesão em massa às acções de manifestação. Essas sim, que têm visibilidade na comunicação social quando se adere em massa. Ao contrário das greves que são depois corrompidas na televisão, por utentes que dizem qua não notaram diferença nenhuma e por directores hospitalares que asseguram que apesar da greve, os serviços foram assegurados. Por isso deixo também o apelo à mobilização para a manifestação de dia 29. Isso sim, traz a devida visibilidade aos nossos problemas.
 
E como fica a grelha salarial para os não licenciados???? sim, porque também os há! E se reivindicamos com todo o direito que devemos ser remunerados de acordo com a nossa formação academica (licenciados), o q é justo. Também temos de admitir e não aceitar que aqueles que nunca se mexeram, muitos por não quererem ter trabalho, nem contribuir para a valorização profissional passem administrativamente a ser remunerados como licenciados. Com isso não podemos concordar!!! SEJAMOS ASSERTIVOS
 
estimados,já chega de comparar a greve dos professores com a nossa.Está mais do que visto que as duas profissões têm caracteristicas diferentes e por razões mais do que obvias,os enfermeiros não podem simplesmente fechar a porta dos hospitais e fazer de conta que não está ninguem lá dentro.
A greve,convém não esquecer,deve ser a ultima forma de luta e reivindicação,quando tudo o que foi feito antes fracassou.Portanto a greve,tendo as limitações que têm como já disse,se calhar não é a melhor das formas de luta ao dispor dos enfermeiros.
Ora,pelo que leio,julgo que os colegas acham que a greve é A SOLUÇÃO.
Pois,se me permitem,eu discordo.A greve não irá ter impacto,nem a mim me faz sonhar.Vou participar nela,vou ser solidário,aqui chegados não há mais a fazer.
Mas queria deixar aqui um aviso,é preciso investir nos lugares que decidem,é preciso como diz e bem Germano Couto ter lobbies.Ministro da Saude médica,secretário geral da saude....médico,presidente do INEM....médico.
Enfim....estão a perceber onde é preciso chegar estimados colegas?Não me parece dificil de ver,os enfermeiros pura e simplesmente não estão nos lugares de decisão!
Portanto,enquanto não chegarmos lá,vamos passar a vida a mendigar.
 
A melhor maneira de se ter um impacto adequado, era uma grande manifestação, situação que não lesava ninguém!
Nem todos trabalham aos fins-de-semana, por exemplo, num sábado.
Os centros de saúde e outras unidades nesses dias não funcionam!
Aos funcionários públicos juntavam-se os do privado, ou será que os do privado não são enfermeiros?
Juntavam-se as famílias, os amigos, os professores assim o fizeram, porque não o fazemos nós, ou somente servimos para o "fado do coitadinho", por causa da remuneração, e a " linda carreira" que temos, ninguém protesta?
será que nos deixam também ser enfermeiros, na acepção verdadeira da palavra?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!