terça-feira, janeiro 05, 2010

INEM perde os dois primeiros Enfermeiros Coordenadores...



"Parece estar a ser cumprida a “profecia” quanto ao funcionamento do INEM na Região Centro no início deste novo ano. A direcção do instituto continua a não definir o que fazer com o concurso, aberto em Março do ano, para o preenchimento de 80 postos de trabalho de Enfermeiro e, “cansados” desta indefinição, dois dos seis enfermeiros do “back-office”, responsáveis pela coordenação dos meios de socorro do INEM deixaram, dia 1 de Janeiro, de trabalhar no INEM, regressando aos hospitais de origem.
Este poderá ser o início da inoperacionalidade dos meios de Suporte Imediato de Vida (SIV) para a qual alertou, em Novembro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) quando foi tornado público o clima de instabilidade que se vive entre os responsáveis da Região Centro na área da Enfermagem e a direcção do INEM.

Uma reunião tripartida (entre o sindicato, o Ministério da Saúde e o INEM), no início de Dezembro, parecia abrir caminho para o diálogo uma vez que, tanto a tutela, como a direcção do instituto, tinham assumido o preenchimento dos 80 postos de trabalho, mesmo que se confirmasse a nulidade legal do concurso, decretada por um primeiro parecer jurídico. A direcção do INEM terá solicitado um novo parecer, que terá sido emitido ainda durante o mês de Dezembro, mas cujo resultado ainda não foi tornado público.

O SEP aguarda, por isso, resposta quanto ao pedido de uma reunião para discutir este e outros aspectos ligados ao pessoal de Enfermagem a trabalhar no INEM, solicitada há uma semana e à qual a direcção do instituto não reagiu. De qualquer forma, parece continuar a haver a intenção por parte, tanto de responsáveis, como de operacionais, de seguirem os passos dos dois que já regressaram aos hospitais de origem, caso se mantenha este cenário de indefinição no seio do INEM.

Aliás, tal não terá ainda acontecido ainda porque, de facto, a saída de operacionais dos SIV poderá mesmo comprometer o socorro dos doentes na Região Centro e também porque, de qualquer modo, na reunião tida no início do mês passado, tanto a tutela como a direcção do INEM garantiram resolver até Junho a situação dos enfermeiros que, estando no instituto, estão vinculados contratualmente aos hospitais de origem.

Recorde-se que a instabilidade dos profissionais de enfermagem ao serviço do INEM na Região Centro foi tornada pública em Novembro do ano passado quando alguns responsáveis, nomeadamente de “back-office”, deram conta da falta de vínculo ao INEM da maioria do pessoal de Enfermagem agregado ao SIV, uma situação que ficaria resolvida com a formalização do concurso para a contratação de 80 Enfermeiros, lançado em Março mas que, entretanto, suscitou dúvidas quanto à sua legalidade.

A possibilidade de perderem o vínculo aos hospitais de origem e a indefinição da direcção do INEM quanto ao resultado do concurso levou a maioria dos Enfermeiros a ameaçar sair do instituto no primeiro dia deste ano e a regressar àqueles que são os seus locais de trabalho originais.

Contactada pelo Diário de Coimbra, fonte do Gabinete de Comunicação e Imagem do INEM esclareceu que o instituto já está na posse do novo parecer jurídico sobre o concurso, nada adiantando quanto ao seu conteúdo. De qualquer modo, fica a promessa de que, em breve, o INEM tomará uma decisão com base na decisão formalizada naquele documento, que tornará pública" link

Comments:
Caro Doutor Enfermeiro
Com todo o respeito que tenho pelo seu blog e pelo que tem feito em prol da enfermagem, não posso deixar de manifestar o meu desagrado sobre esta noticia. E acrescento mais, sobre esta e outra saída no fim-de-semana no outro jornal da cidade de Coimbra, o Jornal As Beiras, em formato de crónica, em que o colega Paulo Varela é usado como bode expiatório em defesa do outro interessado, o enfermeiro Rui Miguel. São extactamente estes os dois colegas em questão, curiosamente ambos provenientes do Hospital da Figueira da Foz, e que pelo facto de se verem "obrigados" a regressar aos seus lugares de origem, vêm as suas renunerações mensais reduzidas drasticamente, pois passarão apenas aos ordenados de enfermeiro graduado, mais horas de qualidade, e remunerações dos turnos da VMER desse Hospital (no caso do Rui Miguel, ainda há a acrescentar os turnos "dormidos" em Santa Comba Dão quando assegura o héli nocturno.
Vai-me desculpar mas tudo isto não passa de uma grande trapaça. As duas noticias são nitidamente de encomenda, graças aos contactos priviligeados que o enfermeiro Rui Miguel tem da comunicação social regional.
Também sou enfermeiro e também faço VMER desde o século passado numa das VMER da região de Coimbra. E deixe-me dizer-lhe uma coisa: a saída destes dois enfermeiros, mesmo que acompanhada pelos restantes que integram o "backoffice" e que continuam a usufruir de remunerações chorudas, não coloca em causa quer o serviço de emergência local ao nível das diferentes estruturas de intervenção, quer mesmo o papel relevante desempenhado pelos enfermeiros no pré-hospitalar.
Em jeito de conclusão, para mim estes dois colegas não merecem a nossa pena nem a nossa compaixão. O que fizeram (e lhe deixaram fazer) durante estes anos fala por si, pois muitos factos e situações roçavam a absoluta anormalidade
 
"Este poderá ser o início da inoperacionalidade dos meios de Suporte Imediato de Vida (SIV) para a qual alertou, em Novembro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP)..."

QUANTAS SIV ESTÃO FALAR?!?!?
Pelo amor de Deus...até parece que são muiiiitaaaaasss!!!!

E quando os vários TAE tinham a mesma precariedade? Isso não importava vir falar para comunicação social?
 
Mas isto não irá colocar em risco a continuidade das SIV, nas quais o Enfº assume papel de relevo? Abraçando agora um bocadinho a teoria da conspiração, não será isto benéfico a alguns?...
 
è pena opinarem como anonimos.
o mal de uns é o bem de outros.
Pena é que os enfemriros não sejam unidos... lá vira o dia.

principalmente quando os enfemreiors forem corridos do INEM!!! e não falta muito.
Hoje as SIV, amanha as VMER...e depois já eras!
 
"Privilegiado" homem... não "priviligeado"... é preciso vir um TAE com o 12º corrigir estes notáveis...
 
não sairam só 2....saíram 4 enfs.: nao se esqueçam do Coelho (grande profissional) e do Soares!!


Mas de certeza, q nada vai terminar pq eles saíram: enf e tae´s coordenadores, conseguem dar bem conta do recado!!!

Garanto-vos q o ambiente de trabalho na deleg. coimbra (entre tae´s e enf´s) nunca esteve tão bom e tão unido como ag!

E não esqucer o papel aglutinador da drª Regina. Mto boa líder!!!

Ao contrário de outras deleg....nesta não há guerras desse cariz populista. Todos sabem onde começa e onde acaba a liberdade de cada um.
Tirando uma meia duzia deles...dos varios lados, claro.
 
Não é por dois abandonarem o barco que vai colocar em causa a funcionalidade das SIV... Nós continuaremos...
J
 
Não é por dois abandonarem o barco que vai colocar em causa a funcionalidade das SIV... Nós continuaremos...
J
 
Mas meus Srs. as SIVs representam o que, a nivel nacional?!? E na região em questão, falamos de quantas viaturas?! Os enfermeiros podem abandonar a vontade o INEM, que nada fica comprometido!! As SIV ate podem parar, coisa que não afecta em nada o dispositivo nacional que assenta em SBV (sobretudo dos bombeiros) e VMERs que ate há uns anos eram tripulados por Médico+TAS!!
 
Enfº Coordenadores ?????? Coordenadores de que???

É que Eu saiba este cargo não existe no INEM, mais uma trapalhada que a antiga direcção criou, faziam as coisas sem pensar no futuro.

Foi as SIVs as 3 pancadas e agora é só problemas, com o vinculo e tudo mais.

É o SAE que nem existe!!!

Inventaram umas ambulâncias, as VW Sharan, depois viram que eram ilegais!

Mandaram fazer fardamento para o EURO 2004 e foi publicado em DR, depois os mesmos que o fizeram, inventaram uma farda que vai contra o estipulada pela lei!!

Bem um conjunto de coisas que só mete NOJO.

E depois queixam-se!!!

Voltem para os hospitais, acabou a mama!

O INEM vai ser entregue a ANPC e depois é que vai ser uma limpeza!!!

TAS
 
Caros participantes,

Independentemente da notícia ou veracidade de alguns comentários realizados sobre valores monetários auferidos, noto a pequena margem de pensamento demonstrada pelos TAE's participantes. Caro participante das 11:47pm, considera mesmo que o facto de fazer uma correcção a um Enfermeiro no que a léxico diz respeito lhe dá, ou o promove, a "sabichão-mor"?
Se o considera permita-me que lhe elucide este comentário, de certo de um colega seu, extremamente profícuo em...ignomínia lexical:

"è pena opinarem como anonimos.
o mal de uns é o bem de outros.
Pena é que os enfemriros não sejam unidos... lá vira o dia.

principalmente quando os enfemreiors forem corridos do INEM!!! e não falta muito.
Hoje as SIV, amanha as VMER...e depois já eras!" - citado de Anónimo 11:21pm.

Caros participantes TAE's: a forma como comentam (descontrolada e até ignorante) só demonstra o vosso preconceito e provincianismo quanto à vossa inferioridade formativa em relação a um Enfermeiro.
As atitudes e comentários que aqui (e noutros novos media - blogs)tomam só demonstram o quão incipientes e desprovidos de competências básicas (competências sociais) os senhores são. Como tal não são capazes de efectuar mais nenhuma competência funcional, no que ao âmbito profissional diz respeito, à excepção daquelas que já possuem. "Dixit."


PS: Caro DE se alguém porventura lhe solicitar a publicação de algum comentário sobre este meu post, peço-lhe, que o permita posto que espero perceber se os receptores descodificam a mensagem transmitida de forma correcta. Se tal não se verificar é uma prova em como o analfabetismo formal ainda é profícuo em Portugal.
 
Boas,
Tenho conhecimento que não foram apenas 4 mas sim 5 a sair na DRC, a SIV de Cantanhede neste momento funciona apenas com 3 enf's, porque o Enf.Figueiró foi o 5º a sair.
Não tenham pena do Enf. Varela porque alem da VMER da Figueira vai continuar a fazer a das Caldas e Torres Vedras...
 
Olá Coimbra....

Grande escova que tu és ou então não podes ser TAE, é verdade sairam grandes profissionais mas os TAEs tem de ser respeitados de igual foram. Deves saber muito bem do que estou a falhar. TAE
 
""2Voltem para os hospitais, acabou a mama!

O INEM vai ser entregue a ANPC e depois é que vai ser uma limpeza!!!

TAS""

Não vai nada... deixe-se de coisas.. seu invejoso. Os enfermeiros CONTINUARÃO no EPH.
 
"Olá Coimbra....

Grande escova que tu és ou então não podes ser TAE, é verdade sairam grandes profissionais mas os TAEs tem de ser respeitados de igual foram. Deves saber muito bem do que estou a falhar. TAE

4:48 PM"




Explica melhor!!!


Como TAE não és respeitado em COimbra??

Eu sou!!!
 
Caro Miguel Vicente das 3.28

Escusava de perder imenso tempo às voltas com dicionário, para vir aqui demonstrar a sua(?) linguagem muito erudita, como se alguem acreditasse que tais palavras vieram da sua cabecinha!!

Depois em relação aos TAEs, acho sempre estranho, quase contra "natura", ouvir um enfermeiro falar em "inferioridade formativa" e complexos de inferioridade, quando toda a gente sabe quem são oas eternos frustrados com complexos de inferioridade...
De resto o seu comentario só demonstra uma profunda ignorancia em relação aos TAEs, caso contrario, saberia que a larga maioria possui licenciatura nas mais variadas áreas, a maior parte delas muito mais reconhecidas a todos os niveis, sobretudo socialmente que a sua...(coisa que também não é dificil)!! Deixo-lhe uma sugestão, quando se tem telhados de vidro, não se devem atirar pedras... Evite faze-lo!

Ps: E para que conste, não sou TAE, não pertenço ao INEM.
 
Caro DE.´Já é hora de não permitir mais e muito menos fomentar (melhor, incendiar) este tipo de querelas na praça pública. HÁ UM PRINCÍPIO QUE DEVE (JULGO EU) NORTEAR UM BLOGUE DESTE TIPO E QUE É O SEGUINTE. Á PERGUNTA: "ISTO CONTRIBUI ALGUMA COISA PARA MELHORAR A ENFERMAGEM", a resposta tem que ser sempre AFIRMATIVA! CASO CONTRÁRIO, NÃO SE PUBLICA.

É que os problemas do Enf Rui Miguel, Varelas e Comp. Lda têm, são deles. Ponto. Agora permitir que meia duzia de teazecos e alguns enfermeirecos (sim, que há muita dor de cotovelo nas linhas atrás...) venham para aqui despejar as suas frustrações... gaita, aja bom senso, meus Srs (e pricipalmente DE).

Sempre a considerá-lo DE, por enquanto.
 
E volto a referir (veja sr. Miguel Vivente para tirar as palas) que sou TAE e admiro o trabalho desempenhado por alguns enfermeiros nas VMER... e atente o comentário 9:51...
 
"relação aos TAEs, caso contrario, saberia que a larga maioria possui licenciatura nas mais variadas áreas" Este é o problema que do nosso sns....está tudo a reciclar cursos para saude, felizmente td vai mudar, sem tae, etc.....
 
É incrivel as asneiras que aqui se escrevem. Deviam agradecer a extraordinária competência das pessoas que saíram. Muito do excelente trabalho da delegação de Coimbra pertence a eles. Fala-se de vencimentos, do que fazem, quando fazem, o que têm, etc., sem saberem o que dizem.

É triste ver que o INEM é servido por gente tão mesquinha! Conheço algumas das pessoas em causa e só tenho bem a dizer.

Não sou funcionário do INEM nem Enfermeiro. Sou TAS com muito gosto e não me revejo nesta postura. Muito do que sou devo a estes profissionais que sempre me trataram com respeito. Não precisam que os defenda mas não merecem o que aqui querem fazer.

Uma coisa é certa! Só se fala das pessoas com valor!
 
Alimente-se os pobres de espirito e ignorantes de mentiras e intrigas que eles ficarão todos contentes.
Os comentários que aqui se escrevem parecem meros exercícios de masturbação intelectual, não trazendo nada de novo a discussão. Parece aquela discussão da minha maior que a tua...

Trazendo coisas que interessam e de fonte fidedigna, neste caso a direcção do INEM:
- siv para continuar com enfermeiro
- siv para manter e alargar com enfermeiro
- formação do enfermeiro siv a alargar
- enfermeiros siv com vínculo ao inem.
- nenhuma carreira vai ser criada sem a participação da OE

esta informação faz parte da acta assinada pelo MS, INEM duma reunião realizada no mes passado.

Quanto a saída dos colegas... este problema não despertou em Novembro na zona centro. Este problema já anda a ser tratado desde abril na zona norte.... estamos atentos e agora com a entrada do pessoal do centro mais unidos.

Em breve haverá mais notícias...

Para relaxar... deixo aqui uma triste realidade, uma autentica perola... mas não devemos rir... porque não se ri da ignorância. devemos ter pena.

chamada para o codu: "codu daqui bombeiros de ####### temos vítima em rigidez cadavérica e estamos a realizar SBV a caminho do hospital"

abraço
 
As SIV continuam e vão continuar.

Mas realmente ponho em causa o trabalho que os nossos colegas chamam de back-office. Alguns dos melhores enfermeiros que temos em EPH relegados a um papel administrativo? Não me venham com coordenação, porque não é nem nunca foi, é administrativo. Fazer escalas, gestão de stock, agendar reuniões é trabalho de adminstrativo.
 
"chamada para o codu: "codu daqui bombeiros de ####### temos vítima em rigidez cadavérica e estamos a realizar SBV a caminho do hospital"
"



lolololololololololol
 
chamada para o codu: "codu daqui bombeiros de ####### temos vítima em rigidez cadavérica e estamos a realizar SBV a caminho do hospital"
AHAHAHAH =D
 
Para o Sr. anónimo 1:30 PM, gosto mais quando os meios de socorro se deparam com a equipa de enfermagem de uma clinica de hemodialise a realizar manobras de SBV, com a vitima sentada no cadeirão, com insuflador desconectado do oxigénio mas para compensar, com canulas nasais a 15l/min. belo trabalho sim sr.
Todos nós podiamos estar a contar histórias da carochinha.
Se calhar o melhor é arregaçar mangas e pôr maos à obra porque Bombeiros, Inem, Enfermeiros e Médicos, vão continuar a trabalhar juntos, quer queiram quer não queiram.
 
Esta noticia peca pelo erro! não foram dois mas sim quatro os enfermeiros que abandonaram o INEM na Região de Coimbra. Estes sim são pessoas de palavra. Outros nãp fizeram o mesmo.
Então fizeram uma reunião com os nossos coordenadores e disseram que iam embora e depois já não vão! Deve ser pelos tais ordenados chorudos que recebem.

Não percebo quais os motivos reais porque saiem mas seja lá quais forem dou os meus parabens pela atitude que tomaram. O Rui Miguel defendia os TAE mesmo que alguns não gostem de ouvir isto enquanto outros dizem uma coisa pela frente e outra por tras.

Um dia perceberemos porque cá ficaram.

TAE/DRC
 
Mas então, o Inem de Coimbra já fechou ou ainda não?

Será porque os dois que ficaram valem pelos outros todos?
 
Esta fotografia é da VMER do S. Francisco Xavier em Lisboa.
Certo?
 
Abaixo o governo...deixem-se de tangas....a culpa é so dele e daqueles que dirigem estes organismos que so fazem merdas.....culpas deles...agora andamos todos aos encontrões....Lutam e participem na próxima greve....encerrem os vossos serviços e deixem coisas por fazer....acreditam que não serao despedidos....vamos fazer algo de grande...vamos mostrar a estes morcões do governo e a esta ministra da treta que somos muito mais do que ela pensa....miséria de gente.....
 
Deixem só a enorme quantidade de estudantes de Medicina começar a sair das faculdades com a respectiva licenciatura...e com um mercado cada vez mais saturado... que vão ver para onde vão os Srs. Enfermeiros dos INEM...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!