sexta-feira, janeiro 15, 2010

Justo?


(Clicar para ampliar e ler)
.
.
Fonte: SEP

Comments:
Vamos para as VMER`s (INEM) e a Saúde 24! Querem melhor impacto.
 
O meu centro de saude para:)
 
ESTA NA ALTURA DE ADERIR A GREVE, E SER SOLIDARIOS COM COLEGAS QUE TRABALHAM 3 DIAS, TROCANDO TURNOS POR FOLGAS....

É A NOSSA GUERRA
 
Das coisas mais falaciosas que eu já vi neste site ... tenha vergonha!!! Eu penso que deveríamos defender a nossa classe mas nunca na base de mentiras ... onde já se viu um médico ganhar 2575 no inicio de carreira e digo o mesmo para os outros ... mostre provas do que fala pois qualquer pessoa com cabeça através de uma simples pesquisa na net consegue desmascarar esta profunda falácia ...
 
Vamos parar tudo, o SNS na sua globalidade, é agora ou nunca.
 
E que tal exigir a revogação da carreira que entrou em vigor à pouco tempo, ela não interessa nem sequer ao menino jesus perdoem-me o recurso. A carreira está desde o início desfavoravel à classe de enfermagem perdemos n regalias pois tudo o que fizermos no âmbito da aprendizagem nada será reconhecido nem socialmemte nem monetariamente. Regredimos e involuimos no tempo.
 
COMO 2 E 2 SEREM 4!
 
Não acredito no impacto de greve de tres dias!

Pois as funções dos enfermeiros ficarão sempre asseguradas pelos mínimos!

Uma medida radical seria despedimento colectivo, mas como somos enfermeiros, faltam-nos tomates para isso!!!

Resultados da greve;
- Não houve consultas, nem cirurgias e depois? 3 dias depois são feitas!!!! As situações urgentes são resolvidas pelos mínimos.

Convemçam-se o impacto é NULO. Enquanto os mínimos forem assegurados e os próprios médicos não sentirem a falta dos enfermeiros e os doentes morrerem, esqueçam visibilidade!
 
Concurso de admissão de enfermeiros para a ARS Norte ANULADO. PORQUÊ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
 
Caro DE:

Eu, como já aqui afirmei em diversas ocasiões, sou médico, há 10 anos, e especialista. E o que aufiro são 1853 euros por mês, de vencimento bruto (1340 líquidos). Também já tive oportunidade de o dizer anteriormente. E se quiser envio-lhe uma cópia para o seu mail.

Aliás, na tabela médica, o valor referido de 2575 apenas surge (aproximado), num regime de 35 horas em exclusividade, praticamente sem qualquer expressão na classe médica (não conheço nenhum colega nesse regime).

Deixe-me apenas acrescentar que, ao contrário do que muito é dito por aqui (não por si), o novo regime remuneratório da carreira médica não foi aprovado. Aliás, as negociações estão ainda mais atrasadas que as vossas (vide comunicação de 10/1/2010 da FNAM à MS). Até elas terem lugar, as remunerações dos médicos em CTFP mantém-se inalterada (e, muito provavelmente, também após estas, por força da Lei 12A/2008). É que os vencimentos médicos de que vocês, e eu, ouvem falar são propostos por EPEs, a alguns, em regime individual de trabalho. Não a todos. A maioria dos médicos como eu estão assim, a 9 euros líquidos à hora, graças ao congelamento das carreiras. Se são demais para alguns? Isso é outra história!...
 
Sou Enfermeiro. Sou licenciado, sou especialista, sou pós-graduado e diplomado noutras áreas. Porque só posso receber nem mil euros de ordenado se for agora trabalhar para um hospital?

Desde 1999 que a Enfermagem foi reconhecida a Licenciatura, e, a partir dessa data em frente, todos os enfermeiros emergiam das escolas superiores com uma licenciatura. No entanto, arrastando-se isto há 11 anos, o Governo ainda remunera um Enfermeiro - profissional qualificado com formação superior - como bacharel.

Um recém-licenciado que ingresse agora na carreira (isto se tiver sorte em arranjar emprego, e que seja dignamente remunerado, e que tenha a mínima estabilidade...) aufere 1020 euros. Outros detentores da Licenciatura, funcionários do Estado como o são médicos e professores por exemplo, recebem 1500 euros de salário base. E, no entanto, o Ministério da Saúde oferece-nos ainda menos - 995euros!!...

A Enfermagem está refém duma visão extremamente redutora por parte da Srª Ministra da Saúde Ana Jorge, que basicamente, afirma por acções e não por palavras, que não "dá um chavo" pelos Enfermeiros. Basicamente, para ela o nosso trabalho não vale 1500 euros. Não vale de nada a Licenciatura, a aquisição de competências académicas e profissionais que se vão adquirindo, a responsabilidade de lidar com vidas humanas, a penosidade do trabalho que é físico e emocional? Porque havemos nós de sermos discriminados em relação aos outros?

A Enfermagem passa pelo seu pior momento, no entanto, talvez o seu período mais áureo possa ser este, desde que todos os enfermeiros se unam e em uníssono reivindiquem para si um justo tratamento, e recompensa salarial pela responsabilidade e importância social da sua profissão.

Dias 27, 28 e 29 de Janeiro, repete-se mais uma manifestação da luta dos enfermeiros, numa greve de 3 dias, culminando, no último dia, em manifestações frente ao Ministério da Saúde. Creio que já basta de contratempos e malabarismos inventados deste Governo. Os enfermeiros merecem melhor.
 
Ele há coisas.
De um momento para o outro parece que todos as enfermeiras parecem estar de acordo uns com os outros. E ainda bem. Já n era sem tempo. Hoje sem querer li isto: http://oincrivel.blogs.sapo.pt/4817.html
Grande Ministra da Saúde que conseguiu unir todos as enfermeiras e enfermeiros.
No que me diz respeito estarei disponivel para a luta e farei cos 3 dias de greve com muito gosto.
Força colegas. Todos juntos somos mais fortes
 
A minha Unidade vai PARAR!!!Quarenta doentes três dias sem tratamento e os médicos lá a tocarem viola, pois nós la estaremos para assegurar que ninguém tente fazer o nosso trabalhotrês dias!!! e vai parar quantos mais forem necessários!!!
 
Caro AM:

Parece um certo discurso que já ouvi há uns anos... Estamos quase a dizer que os enfermeiros ganham mais que os médicos...

Sabemos que a grande maioria das horas de urgencia são pagos em extraordinário... 24h de seguida... quando não são mais...
Enquanto os enfermeiros do serviço de urgencia ganham em horas normais...
 
O minha USF também vai parar uma vez que a equipa de Enfermagem adere na totalidade á greve.
E desta vez os armários com todo a material que usamos no dia-a-dia na nossa prática vão ficar fechados, para salvaguardar que os espertinhos não o utilizem.
Beijos e abraços
 
Um médico no início aufere 2575€? Que absurdo. Um médico apenas tem a possibilidade de auferir essa quantia após adquirir o estatuto de especialista, ou seja depois de 6 anos de trabalho mais 6 de formação, e apenas se optar por um regime específico de exclusividade. Como disse o colega ali em cima e bem, muitos médicos especialistas, após 12 anos de formação e mais tantos de experiência profissional, não passam dos 1853€, o que é uma vergonha. Agora com as EPEs, muitos até ganham menos do que ganhavam quando eram internos! Nós sabemos que os enfermeiros são (muito) mal pagos, mas excusa de escrever aqui mentiras simplesmente para reforçar a ideia de "coitadinhos" que tão forçosamente nos querem impingir.
 
"e os médicos lá a tocarem viola, pois nós la estaremos para assegurar que ninguém tente fazer o nosso trabalho três dias"

Ai sim? E vai fazer o quê, pôr cadeados nas portas dos quartos? Deixe de ser criança. Respeito muito a maioria dos enfermeiros e a causa por que lutam, mais que justa, mas no meu serviço ninguém me vai impedir de fazer ALGUM do vosso trabalho durante a greve. Espero que quando se "assegura" se refira aos cuidados básicos, uma vez que impedir voluntariamente que um doente receba tratamento é seriamente grave e merecedor de queixa crime.
 
Ao anónimo das 9:12:

«Parece um certo discurso que já ouvi há uns anos... Estamos quase a dizer que os enfermeiros ganham mais que os médicos...

Sabemos que a grande maioria das horas de urgencia são pagos em extraordinário... 24h de seguida... quando não são mais...»

Meu caro:

Reafirmo o que disse. O que venço é aquilo. E sou especialista. E acabei o curso há 10 anos.

Quanto às horas extra, gostava que me dissesse para que servem em especialidades como MFR, Anatomia Patológica, Dermatologia, Endocrinologia, Reumatologia,etc., enfim, em quase todas que não Cirurgia/Pediatria/Medicina/Ortopedia (na maioria dos Hospitais). E de que servem para o posicionamento e progressão na carreira. E do que servem para subsídio de Natal ou férias. E do que servem se se adoecer. E do que servem na reforma.

Este é o meu vencimento. Não está em causa ser pouco ou muito. E muito menos está em causa o vencimento de um enfermeiro, que é ainda menor. Algo, a meu ver, igualmente injusto.

As horas extra são, sempre, uma boa desculpa quando se fala de vencimentos médicos. Uma boa parte delas não seria necessária. E este é dos maiores erros dos sindicatos médicos ao longo dos anos. Sempre lutaram mais pelo valor hora destas que pelo valor hora do salário base. E ganharam. Ganharam comentários como o seu. As horas extra são muito bonitas. Para quem as pode ganhar. Se não se puder, ficamos assim. Como lhe disse.
 
Ao anónimo das 11:48:

A greve é um direito, meu caro colega (presumo que seja médico).

E estou francamente farto destes imperativos éticos ou morais que se aplicam, a torto e a direito, aos profissionais de saúde que decidem exercer estes seu direito.

E deveria saber que, a menos que o procedimento em que pretende substituir o enfermeiro (seu colega de trabalho em greve), seja essencial à vida (mas para isso teremos nós os serviços mínimos, creio eu...), quem incorre numa falha «seriamente grave e merecedora de queixa crime», é você.

Odeio esta espécie de guardadores da moral «ai-que-o-que-eu-faço-é-tão-essencial-e-eu-é-que-sei-e-eu-é-que-faço».

Vai se percebendo por que é que os enfermeiros têm tantas reservas em relação a nós.
 
Pois na minha USF os médicos vão estar solidários connosco porque reconhecem a importância do nosso trabalho como nós reconhecemos o deles. Afinal trabalhamos em equipa. Não há consultas de vigilância, nem tratamentos, e as urgências que por lá costumam aparecer e às quais toda a equipa dá resposta, vão para o Hospital.Pois, os médicos com quem trabalho são os primeiros a apoiarem-nos, porque também eles querem ver os profissionais de saúde a serem valorizados no seu trabalho.
 
"Das coisas mais falaciosas que eu já vi neste site ... tenha vergonha!!! Eu penso que deveríamos defender a nossa classe mas nunca na base de mentiras ... onde já se viu um médico ganhar 2575 no inicio de carreira e digo o mesmo para os outros ... mostre provas do que fala pois qualquer pessoa com cabeça através de uma simples pesquisa na net consegue desmascarar esta profunda falácia ..."



1.º escalão Professor ----- 1.518,63 € (Antigo 4.º - carreira antiga, os anteriores eram para os não profissionalizados e/ou não licenciados ou ainda os contratados)

Fonte:http://www.spgl.pt/cache/bin/XPQ3jTwXX5337eV28FetSMaZKU.pdf

Se tiver dúvidas devido ao aspecto da tabela e da inclusão de vencimentos para não licenciados e não profissionalizados e contratados consulte também: http://www.spgl.pt/cache/bin/XPQ3jTwXX7292eV28FetSMaZKU.pdf

É só converter os índices em Euros...

Não vou pesquisar os outros, mas em relação aos médicos, de facto o DE está a contar com a exclusividade ... mas ela é integrada no vencimento e os outros profissionais não têm essa "oportunidade" para subirem o vencimento se só trabalharem num sítio ...eu pelo vencimento base de um médico até acho que não ganham assim tão bem, o problema é as "artimanhas" que se arranjam para aumentarem os ordenados.

Não sou advoghado de defesa de ninguém , mas onde está a mentira??
 
"Quanto às horas extra, gostava que me dissesse para que servem em especialidades como MFR, Anatomia Patológica, Dermatologia, Endocrinologia, Reumatologia,etc., enfim, em quase todas que não Cirurgia/Pediatria/Medicina/Ortopedia (na maioria dos Hospitais). E de que servem para o posicionamento e progressão na carreira. E do que servem para subsídio de Natal ou férias. E do que servem se se adoecer. E do que servem na reforma.

Este é o meu vencimento. Não está em causa ser pouco ou muito. E muito menos está em causa o vencimento de um enfermeiro, que é ainda menor. Algo, a meu ver, igualmente injusto.

As horas extra são, sempre, uma boa desculpa quando se fala de vencimentos médicos. Uma boa parte delas não seria necessária. E este é dos maiores erros dos sindicatos médicos ao longo dos anos. Sempre lutaram mais pelo valor hora destas que pelo valor hora do salário base. E ganharam. Ganharam comentários como o seu. As horas extra são muito bonitas. Para quem as pode ganhar. Se não se puder, ficamos assim. Como lhe disse."

Sou enfermeiro e concordo consigo, muitos profissionais médicos altamente diferenciados são mal pagos (através da carreira, o que está errado...deveria de haver uma forma de premiar a diferenciação/especialização, em vez de se inventar...
 
Sabem porque é que estamos assim tão mal? Porque os CA dos Hospitais e afins acenam aos chefes e por aí acima com incentivos, um pouco vergonhosos, para limitar e ao mesmo tempo "obrigar" a uma gestão de contenção, mesmo em horas extras aos enfermeiros, enquanto os outros profissionais de saúde têm outras formas de o fazer. E depois ouve-se dizer: "Eu é que fiz uma gestão óptima, não tenho horas extras atribuidas e por isso cumpri um dos meus objectivos" Podera, digo eu à custa dos colegas enfermeiros que trabalham sem incentivos de qualquer ordem.
 
Ao ler o comentário do anónimo das 9:47,não resisto a desafiá-lo a comprovar tais afirmações. São pura mentira. Na Unidade Local onde trabalho, os chefes que asseguram a gestão dos serviços NÃO recebem qualquer incentivo. Aliás, são os que menos recebem, pois não recebem horas extras, mesmo que as façam. Quanto a incentivos só para os dois adjuntos do enfermeiro director, um nem é chefe.
 
No hospital onde trabalho, após alguns chefes se terem reformado acenaram a outros com uns miseros 100 a 200 euros para acumularem a chefia de 2 serviços e estes mercenários, que nem pra nós são bons aceitaram em troca do "prestigio" de dizer "sou tão bom que até chefio 2 serviços". Tiraram o lugar a N enfermeiros em troca de pouparem uns trocos à administração. Esta agradece e nós enfermeiros só perdemos
 
Conheço enfermeiros que criticam quem não vai à manifestação ou não faz greve por não acreditarem nessa forma de luta (eu faço greve), E acham que nós não lutamos pela nossa classe e depois aceitam trabalhar por ninharias (exemplo: 500 euros/mês após os descontos por 35h/mês).

Vá-se lá a compreender esta gente.

Assim nunca nos vamos valorizar... Por qualquer valor nos vendemos...
 
É pá, andam por aqui uns medicos preocupados com a nossa greve, muito bom, já estamos a criar impacto. um deles até diz que vai fazer o nosso trabalho, muito bom. E será que é mesmo o nosso trabalho ou é o vosso, que simpaticamente delegam em nós?
mas se assim é, só tenho pena que nao colaborem nos cuidados os outros dias do ano....
no entanto, o que interessa, estamos mais unidos, acho que vai ser uma boa greve e uma grande manif. força colegas
 
Em resposta ao anónimo das 8:07:

ACHO AINDA MAIS GRAVE QUE NÃO RECEBAM INCENTIVOS E O FAÇAM.

A TROCO DE QUÊ? SÓ DISSERAM SIM PORQUE QUISERAM...

ACHO ULTRAJANTE QUE NÃO NOS FÁÇAMOS VALER DO NOSSO SUPOSTO PRESTIGIO E FORÇA.

DE UMA VEZ POR TODAS NÃO SE VENDAM POR TÃO POUCO...

SÃO TAMBÉM ESTAS PESSOAS QUE CONTRIBUEM PARA QUE NÃO NOS ATRIBUAM O DEVIDO VALOR...
 
A renumeração de médicos no início de carreira que está aí não corresponde minimamente à realiadade. Como estudante de medicina, não me importava nada de ser assim renumerada dentro de alguns anos. Mas esse valor está muito longe da actual realidade...
 
Médicos no início a mais de 2500 euros ... que falsidade
Informe-se primeiro antes de falar ... só para dar alguma veracidade (e dignidade) ao que diz
 
A bem da verdade a remuneração base dos médicos em inicio de carreira que se apresenta deveu-se a um erro de informação, a tabela salarial enviada por um dos sindicatos médicos estava errada e esse erro só veio a ser detectado após a emissão e distribuição dos panfletos, assim sendo o valor pelo qual estes profissionais são pagos de acordo com as novas tabelas que nos foram entregues rondam na ordem os 1390€. Definitivamente estamos perante um erro de informação, pois ninguém a inventou.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!