sábado, janeiro 23, 2010

Manif de 29 Janeiro!


MANIFESTAÇÃO 29 DE JANEIRO
14:30H
MINISTÉRIO DA SAÚDE

(Informações -
aqui ou aqui)
- transporte assegurado -

Comments:
qual a morada do ministerio da saúde?
 
Caro D.E. encontramo-nos em Lisboa então. Pode ser este o dia em que os bloggers em Enfermagem se encontram todos para um café !

Abraços do Cogitare em Saúde
 
Só um PEQUENO ALERTA:

O que a Ministrra quer é que nos metemos numa teia sem fim de comparar o nosso salário com o dos médicos e depois começar uma discussão dos 6 anos de curso, mestrado integrado, mais 4 a 6 anos de especialização, etc... e aí os nossos argumentos diminuem. Acho que a nível do percurso formativo devíamos manter a nossa comparação com os professores, assistentes sociais, etc...como até aqui!

Se quisermos comparar alguma coisa com a classe médica (carreira) olhemos para a sua estrutura...por exemplo há a óbvia categoria de especialista!....Como é possível isso não existir na nossa carreira? E mesmo a de enfermeiro graduado, não faz sentido...mas estamos todos juntos contra a humilhação, isso estamos, agora que há culpas nossas há!!! Desde aqueles adormecidos que não participam nas manifs e greves, e nem sabem o que se está a passar até aos nossos dirigentes sindicais, a OE e as escolas de enfermagem...

NOTA: só espero que não haja um acordo que beneficiará meia dúzia de enfermeiros no topo (principais) e dê umas migalhas a quem vai entrar agora sem fazer justiça a quem tem 10 a 20 anos de profissão fez uma bacharelato antes de bolonha, actualizado para licenciatura antes de bolonha e alguns já fizeram uma especialidade e ganham todos como antigos bachareis há muito tempo. Há aqui matéria para ir para TRIBUNAL se houver injustiças ...

FG
 
Não há dinheiro, não há aumentos! Metam isso na cabeça. Só há dinheiro para os chantagistas dos médicos e professores, duas das classes mais improdutivas desta caricatura de país.
MM
 
Parabéns Dr. Enfermeiro pelo 5º aniversário do seu elucidativo e construtivo blog! Um caso único em Portugal!
 
Todos rumo a Lisboa, não faltem. Esta greve tem de ser bombastica.
O momento é fulcral. Tem de ficar consagrado no orçamento de estado os aumentos dos Enfermeiros. Caso contrario, adeus aumento.
Já agora informo todos os enfermeiros de Braga que, um movimento de anónimos, está a planear uma marcha lenta de carros às 7.45h na quinta feira, dia 28, no sentido de bloquear o tunel da avenida e a via rapida do feira nova e a via rapida de acesso ao Porto.
Procura informar-te junto de algum colega.
 
Alguns comentadores têm utilizado o recente "acordo de princípios" entre o ME/Direcções Sindicais, como uma vitória da luta dos professores e a ser seguido como um exemplo,para a classe dos enfermeiros,quando de facto este "acordo" não só, não garantiu os direitos conquistados, como se trata de um RETROCESSO em relação á legislação anterior.
O principal objectivo do governo foi conseguido,ou seja,garantir a eliminação das PROMOÇÕES AUTOMÁTICAS e promover o bloqueamento do acesso ao topo da carreira a dois terços da classe docente,impondo o sistema de quotas, a avaliação de dois em dois anos,etc,etc,estas são as questões principais que motivaram a luta dos professores que decorreu durante quatro anos, que o dito "acordo" não garante, mantendo-se no essencial o articulado proposto pelo GOVERNO/MLR, que agora a ser aplicado,irá contribuir, para uma maior concorrência e divisão entre os professores,e esta a concretizar-se seria a maior vitória de J.Sócrates/MLR.
Assim,tendo precisamente esta luta como referência,somos de opinião que a classe dos enfermeiros se deve mobilizar para levar a sua justa luta em frente,até conseguir no essencial os seus objectivos principais,participando em massa na greve anunciada e na manifestação de 29 de Janeiro, mantendo-se no entanto vigilantes em relação às Direcções Sindicais, durante o processo negocial. As indicações de paralização do movimento do processo reivindicativo durante os três períodos eleitorais e a satisfação com que receberam a noticia de que Ana Jorge seria de novo a ministra da saúde,quando esta tem tido um comportamento igual a Maria de Lurdes Rodriguês,ou seja,reduzir os gastos com a saúde e também com as remunerações dos seus funcionários,tratando os enfermeiros licenciados, como uma classe inferior,em relação às outras classes licenciadas em particular a dos médicos, é bem um sinal, que a qualquer momento,os enfermeiros, poderão não ver as suas reivindicações satisfeitas,como mesmo reduzidas a quaisquer paliativos que possam cair da mesa "negocial", como aconteceu na realidade com os professores.
Neste sentido,era de todo importante, que surgissem nos hospitais,nos centros de saúde e outros estabelecimentos,comissões ou movimentos que agrupem em torno de si todos os enfermeiros,sindicalizados ou não, que não só mobilize toda a classe, mas que garanta informação contínua e atempada e que denuncie qualquer possibilidade de acordo, que não garanta os interesses da classe.
Mais, deve-se, durante os períodos de greve,discutir a importância de se por cobro à actual divisão e unificar os sindicatos, procedendo-se a uma sindicalização massissa,tendo como primeiro objectivo, a DISTITUIÇÃO das Direcções Sindicais,caso TRAIAM o actual processo de luta, garantindo de imediato a eleição de uma nova Direcção Sindiacal, merecedora da inteira confiânça da classe, mas mantendo sempre vigilância...

Os nossos blogs, têm vindo a informar e a promover a vossa luta, junto dos nossos leitores e apelar-lhes à sua divulgação, assim gostariamos que os visitassem e dessem a vossa opinião, através de simples comentários ou informações sobre a vossa luta.
"Classe contra Classe!",sítio sindical anti-reformista, envia-vos saudações e desejando que a vossa luta se transforme num grande êxito para a classe dos enfermeiros,mas também um exemplo a seguir pelos trabalhadores portuguêses na sua luta contra as politicas capitalistas,reacçionárias e anti-sociais do II governo P"S"/Sócrates.

Por um sindicalismo combativo e anti-capitalista!

Viva a justa luta dos enfermeiros!

Abaixo a politica reacçionária e anti-social do II governo capitalista do P"S"/Sócrates!

"classecontraclasse.blogspot.com"

"Classe contra Classe!"
 
Parabens ao blog DE!
Ja reparam os comentarios ao primeiro post que foi lançado neste blog??
Eu estou motivadissimo para a manifestaçao...
Esclareçam me de uma coisa se a enf chefe nao aderir a greve conta como elemento para cuidados minimos prestador de cuidados (tendo em conta que é enfermeira...)?
Abraço e força, David Pinhal
 
Desta vez até a barraca abana...
 
Manif in Lx


EU VOU!!
 
só para pensar.... em lisboa os horários dos turnos hospitalares começam as 15h, logo como é possivel eu estar na manifestação e ir prestar cuidados minimos no turno da tarde ou os presentes nos turnos da manha estarem presentes a essa hora?

penso que deveria ser escolhida outra hora.
 
Meus amigos e colegas,
Continuo a achar que nos deveríamos juntar e no dia 26 (véspera da greve, marcar uma hora e um min. especifico e enviar um mail, igual para todos, para as principais redacções das TVs., Rádios e jornais. Já que estes fazem boicote às notícias sobre os Enfermeiros, vamos entupir os seus servidores com e-mails nossos.
O que dizem???
 
Vamos a isto pessoal!!!
 
Afinal é para entregar as fardas à porta do Minist. ou é para QUEIMA-LAS?
Pessoalmente acho que se lavavam 3 ou 4 Bidões de metal e despejava-mos as fardas lá para dentro e pegávamos fogo. De certeza que dava mais nas vistas do coloca-las no chão!!
 
CONCORDO COM O ZÉ ENFERMEIROS.
VAMOS ENTUPIR AS REDACÇÕES!
 
Muito oportuna a pergunta do David Pinhal.

Se calhar não é agora o momento indicado, mas os que nos "ensinam", nos "orientam", nos "chefiam", nos "representa".......estão a cumprir o seu papel?
 
EU VOU
 
FINALMENTE UM SINDICATO DE ENFERMAGEM DIGNOU-SE FORNECER A TODA A CLASSE DE ENFERMAGEM,INFORMAÇÃO PORMENORIZADA E QUE VAI DE ENCONTRO ÀS DUVIDAS E ANSIEDADE DA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA.SERÁ QUE OS SENHORES DESTE SINDICATO COMEÇARAM A PERCEBER QUE É ASSIM QUE SE FAZEM AMIGOS, E QUE SE ANGARIAM COLEGAS PARA A TÃO PROCLAMADA "LUTA"?
QUANTO AO OUTRO SINDICATO CONTINUA COM AS DIVAGAÇÕES E HISTORIETAS DO "RÓMULO E RÉMULO".PACIÊNCIA SÓ TEMOS QUE NOS JUNTAR AQUELAS PESSOAS QUE VALEM REALMENTE A PENA.
 
É uma realidade temos de nos deixar de comparar com o incomparável, com o que diferente os médicos são os médicos e os enfermeiros são os enfermeiros, a nossa luta é pela defesa da identidade da profissão e por um salário justa e adequado a essa identidade, formação superior, somos uma licenciatura igual em direitos a todos as outras que existem no sector publico ou privado, não encontro justificação para termos salários inferiores até quando as nossa responsabilidades jurídicas e profissionais são maiores e estão constantemente interagindo connosco pelo contacto directo que temos sobre o cliente e família, aliás eles mesmo fazem questão de nos lembrar quando estão doentes ou são apenas visitantes...
 
so queria saber se chego ao porto a tempo de fazer noite??? k la estarei sem duvida...
 
Vamos paralisar o SNS. De uma vez por todas a união faz a força. Se agora emtrês dias de greve perdes algum dinheiro numa luta justa, a partir desse momento e até ao fim da tua carreira podes recuperar muito mais. FORÇA. SEM MEDOS. NÃO HÀ PAPÕES. SÓ QUEREMOS O QUE É JUSTO.
No meu serviço todos fazemos greve.
 
AO ANONIMO DAS 6.45 :

Em minha opinião, não. Na carrreira anterior, (DEC-LEI 437)nas funções de chefia e supervisão não estão contempladas as funções de prestação de cuidados mas apenas de gestão.Na actual carreira,( DEC-LEI 248/2009) nem chefes nem supervisores entram na categoria de Principal na qual a prestação de cuidados está prevista. OS actuais chefes e supervisores, ficam em categoria susistente e regem-se enquanto tal , no que diz respeito às funções, pela anterior carreira. Esta é a minha interpretação que sempre fiz embora reconheça que os sindicatos não têm a mesma opinião. De resto , acho que todos devem fazer greve, sejam chefes ou não.
 
Médico Espanhol Dá Cabo de Listas de Espera

Leiam bem o que vem escrito a seguir e pensem bem se em Portugal não há tantos chulos que não querem trabalhar!
Porque é que existem listas de espera?

Em 6 dias operou quase tanto como 7 médicos num ano e por menos de metade do preço cobrado na privada.

Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (+- 50 por médico/ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.

A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.

As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.

HÁ QUE ACABAR COM A CHULAGEM DA ORDEM DOS MÉDICOS E BAIXAR AS MÉDIAS DE MEDICINA E ABRIR NOVAS FACULDADES.

ASSIM ACABA-SE A MAMA DESTA CORJA DE PARASITAS, QUE SÓ PENSAM EM GANHAR GUITO NA PRIVADA.

DÁ QUE PENSAR, NÃO DÁ ????.....

PM
 
Vamos todos luta
 
Chefe que não faz greve não é rendido e presta cuidados globais aos doentes.
 
.../...
"Esclareçam me de uma coisa se a enf chefe nao aderir a greve conta como elemento para cuidados minimos prestador de cuidados (tendo em conta que é enfermeira...)?
Abraço e força, David Pinhal"

Salvo melhor opinião, obviamente que sim, pois são os únicos que são obrigatórios prestar. Porém, ao não aderir à greve também deverá dar resposta aos demais cuidados diários.

A.J.
 
Resposta a algumas dúvidas:
- O Ministério é na Av João Crisóstomo
- O horário da Manif apanha o fim do turno da manhã e início da tarde
mas todos os enfermeiros devem colaborar para libertar o máximo de colegas para ir. Podem combinar ir rendê-los mais tarde ou terem feito 2 turnos no dia anterior, para vos fazerem o turno de 29. Se o horário fosse mais tarde fazia com que, quem vem de longe, chegasse tardíssimo a casa.
- A ideia de enviar mensagens para a comunicação social dia 26, é muito boa. Divulguem aos colegas
- A entrega de fardas ao Ministério já se fez no dia 21. Na Manif vamos todos fardados ou de branco, mesmo familiares e amigos devem trazer t-shirt branca. Os estudantes que queiram participar devem vir de branco e não com o traje académico, porque estamos todos ali como enfermeiros, em luta pelo que estão a fazer à profissão.
- Todos os enfermeiros, INCLUINDO CHEFES que não adiram à greve, contam para o nº de enfermeiros que tem que assegurar o serviço. Só se o nº de não grevistas for inferior ao nº mínimo (= ao turno da noite), se deve recorrer aos grevistas, para esses sim prestarem só cuidados mínimos. Os que não estão em greve prestam cuidados globais e completos e respondem a todas as solicitações. Os grevistas estão só para as situações de urgência e de risco de vida.
 
Sou Chefe de carreira, vou aderir à greve, estarei na marcha lenta no Porto e na Manifestação em lisboa. No meu serviço serão assegurados serviços mínimos e a previsão de adesão à greve é de 100%. Como vêm não se pode generalizar... Estamos todos a lutar pelo mesmo, A DIGNIFICAÇÃO DESTA CLASSE PROFISSIONAL
 
A minha Unidade PÁRA três dias...e para quantos mais forem precisos para que nos tratem com dignidade!!!!


Desta vez ninguem nos PÁRA!!!!
 
Boa noite.

Sinto que desta vez haverá de facto uma forte adesão e consequente impacto.

Não poderei ir a LX, fico em mínimos mas vou participar na marcha lenta no Porto.

A outra ideia, de entupir as redacções dos serviços noticioso na véspera da greve é muito boa.

Esclareçam o conteudo da mensagem a enviar assim como a hora e minuto exacta para o fazer...

Vamos à Luta...

MDL
 
se a enf. chefe nao faz greve, nao faz cuidados minimos; tem de prestar cuidados na integra aos doentes. tambem nao é rendida, segue turno
 
meteorologia para a neurolândia a 27, 28 e 29

prevê-se nuvens de maceração...
[há emulsão não há quem a ponha]

prevê-se chuva de reclamações...
[ serão filtradas laxativamente]

prevê-se aguaceiros de recados...
[no seu devido tempo serão aviados]

prevê-se trovões de solicitações...
[atendidas os de ritmos irregulares em pulmões/corações]

prevê-se períodos de céu limpo...
[agradecemos o carinho]


compreendemos o desconforto, o incómodo, o pedido a tempo inteiro.
alguém compreendeu o nosso?

27, 28 e 29
seremos compreendidos a tempo?
 
Caro Dr Enfermeiro gostaria que pudesse de alguma forma esclarecer como se deve e e como se pode processar esta greve em termos de enfermeiros exercerem no privado, não havendo nas instituições delegados sindicais ou outros representantes. Quanto a saúde 24 era sem duvida um excelente alvo para a paralisação, no entanto estamos perante um privado.... Pedem-se respostas
 
Tambem sou chefe, Tenho 30 anos de serviço , vou fazer greve e vou a lisboa.
Não consegui os 100% no meu serviço, penso que irá ser de 80%.
 
Srs ENFERMEIROS CONTRATADOS! Não deixem de fazer greve! A greve é um direito do trabalhador! Ninguém vos vai despedir por isso! Não venham com a lenga-lenga do costume. Também sou contratado e nunca faltei a uma greve. Nunca ninguém me penalizou por isso. VAMOS À LUTA! São penosas mas um dia vamos ser reconhecidos.
LPires
 
Devemos todos integrar este grande momento da classe. não nos comparemos com ninguem, somos os Enfermeiros, queremos Justiça e Respeito. Não queimem nada pois queimamdo a farda corresponde a queimar a bandeira da naçao. vamos de branco mas atenção com a farda que não tenha identificação do hostipal, pois esta será dele, instituição. Comecemos a assumir que um só sindicato é o necessário para a nossa classe, organizemo-nos com os existentes com a bagagem de mts anos que estes colegas têm e construamos algo que nos representa na verdade.
 
E porque não denunciar casos de violência para com os enfermeiros nos hospitais?

Porque é que a Ordem e os sindicatos não lançam anuncios publicitários sobre a enfermagem e sensibilize a população para a dignidade da nossa profissão?

E o jogo nos bastidores políticos e dos media, quem está a tratar deles?????

Acho estas medidas demasiadamente importantes para serem negligenciadas!!!!!

Sinceramente penso que as medidas radicais devem subir de intensidade e caso nao atendam às nossas pretensões façamos um anuncio de despedimento colectivo!!!!
 
Ora viva,

Não tenho a menor dúvida que o Pacheco Pereira, por vezes exagera nalguns dos seus comentários (Quadratura do Círculo – Sic Notícias). Mas na verdade, há comentários, que quanto a mim, vão direitinhos ao assunto:
Ver minuto 37:40 no link http://videos.sapo.pt/sicnoticias/playview/38

Como amanhã não vou estar em Portugal, aproveito para lhe desejar já hoje um (quinto) FELIZ ANIVERSÁRIO. Calculo que uma boa adesão à greve seria uma excelente prenda para si. ABRAÇO.

Espero que não seja supersticioso.
=)
 
Vamos GREVAR em força.
Esta tem mesmo de ser...
 
Para a região centro, buzinões, marchas lentas, etc... há voluntários??

É que meus amigos, acho que chegou a hora de nos deixarmos de lamúrias infantis contra a ordem; os sindicatos; o papa; os marcianos...., vamos mas é mostrar que somos capazes de alguma coisa. NÒS!!! Sem mais ninguém a pegar-nos ao colinho!!
Ou as meninas e os meninos têm medo?
 
A participação nas várias iniciativas locais nos dias 27 e 28, como a marcha lenta no Porto e concentrações nos HUC e à porta de diferentes hospitais, é importantíssima.
Para a manif de 29 devemos fazer cada um os seus próprios cartazes porque se torna mais original e capta mais a atenção dos jornalistas, do que aqueles que habitualmente são fornecidos pelo sindicato.
Já percebi que estão a tentar que não se distinga os estudantes dos enfermeiros porque pode ser usado contra o objectivo desta luta. Portanto, vamos todos de branco ou fardados.
 
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........
EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........

EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........

EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........

EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........

EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........


EU VOU LÁ ESTAR !!!!.........


PM / HSTV
 
Colega:
Segue o desenrolar das lutas dos enfermeiros em:

http://nutrixnutrire.blogspot.com/

Todos à manifestação dia 29.

Todos únidos vamos conseguir.

Chega de discriminação.


J.V.
 
Pois...eu ia fazer greve e fui literalmente ameaçada ... (desculpem, informada), que se fizesse greve o meu contrato não seria renovado! O que faço perante isto?!??! Afinal a ditadura existe... e parece-me que eu vou contribuir para que isso continue, porque vou acatar o que me disseram e não fazer greve :( mas sexta lá estarei na manifestação!!!
 
para a colega das 10:22 PM
espero que lho tenham dito a frente de testemunhas.. porque assim for deve falar com o sindicato, pois alem de ilegal é extremamente grave...
só espero que essa pressão nao tenha sido efectuada por um enfermeiro... (nada que me espante, infelizmente!)
sexta lá estarei... e na quinta em beja temos manifestaçao junto ao hospital!
 
Comprendo o que sentes...quando era contratado a termo fizeram a mesma coisa... é muito triste voltarmos ao tempo de salazar!!!
EU faço greve nos três dias (pois trabalho), ou é agora que nos afirmamos ou NUNCA!!!
Basta de nos tratarem como licenciados de segunda!!!!
Colegas: apelo que adiram TODOS a esta lutam, porque ou alcançamos alguma vitória agora ou perdemos a guerra!!!!
 
"em lisboa os horários dos turnos hospitalares começam as 15h"

Os serviços minimos a serem prestados não têm horário definido, podem ser combinados outros turnos de forma a que quem não vá à manifestação assegure os cuidados minímos.
 
Esta LUTA não é só de alguns, é de todos nós.

Os que não aderem poderão ficar com uns trocados mas bem podem ficar com um peso de consciência insuportável. Perderão o direito de se pronunciarem sobre a desgraça e, normalmente são estes que mais se queixam da Ordem, dos Sindicatos, dos Chefes, colegas e afins.

Este é um momento único
SE CADA UM CUMPRIR A SUA PARTE
VENCEREMOS TODOS
 
NESTES DIAS NÃO NECESSITAMOS DE NOS REGISTAR NO REGISTO BIOMÉTRICO, PELO QUE NO MEU SERVIÇO PEDIMOS A QUEM FAZ TARDE PARA RENDER MAIS CEDO, PARA PODERMOS IR À MANIFESTÇÃO. JÁ QUE QUEM FAZ TARDE, NÃO PODE ESTAR PRESENTE, ATÉ AGRADECE QUE NÓS OS POSSAMOS REPRESENTAR.

UMA IDEIA PARA SÓ NÃO IR QUEM NÃO QUER...
 
O que deveria acontecer era que às 8 horas da manhã os enfermeiros ficassem à porta das instituições até a Srª Ministra da Saúde e o 1º Ministro decidirem o que NÓS QUEREMOS.

ISTO SIM É O QUE DEVERIA ACONTECER.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!