domingo, janeiro 17, 2010

Médicos contra a coordenação dos Enfermeiros nas UCC's!

(Clicar para ampliar e ler)
.
isto resume-se uma frase: os Médicos têm pruridos em ser "mandados" por Enfermeiros! Mais nada. Ora, se quem coordena na UCC's são os Enfermeiros (isso é inequívoco), então, por escassez de opções, os Médicos são contra a inclusão de outros Médicos nas mesmas! Que país! Noutros países - mais civilizados por sinal! - é tão comum ver Enfermeiros nos cargos de decisão, direcção e coordenação!
.
Voltando ao que interessa neste momento... carreira de Enfermagem! Em breve, aqui no blog: estratégias para incrementar a adesão à greve e suas consequências, diminuir as perdas económicas e explicação sobre o que são "cuidados mínimos" na Enfermagem.
____________________________________________________________________
P.s. - Para os mais conservadores no que concerne às greves: esta, é apenas o início da "luta", os "trunfos" estão guardados para depois...

Comments:
Bom Dia...

Em relação a esta carta nem vou fazer comentários...até porque não expressa a opinião de muitos médicos que conheço ligados aos cuidados de saúde primários...

voltando ao que interessa...a carreira...

temos que parar de falar das perdas economicas com a greve...penso que é ridiculo...se eu estou a perder pelo menos 400€ mês há uma porrada de anos e todos os enfermeiros estão ...mesmo os contratados....mesmo aqueles que estão pretes a iniciar a sua actividade como profissional podem começar logo no 1º mês de trabalho perder esses 400 € em relação a outro licenciado, não faz sentido falar em perdas economicas de 3 dias de greve...

e já agora acho que não é altura para guardar trunfos....é altura para jogar com os trunfos todos sob pena que o jogo acabe e esses trunfos fiquem sem valor....

neste momento, eu enfermeiro com 15 anos de profissão, licenciatura e especialidade em saúde comunitária (a qual não me troxe recompensa financeira nenhuma), não vinculado a nenhum sindicato desde 2000 por razões penso que obvias (complemento sem equiparação salarial aos restantes licenciados) luto com com todas as minhas forças e trunfos para mobilizar todos os meus colegas na adesão a greve de 3 dias e manifestação em Lisboa....já agora aproveito para lançar a ideia de ir fardado para Lisboa mas levar umas fardas para lá deixar ou queimar frente ao ministerio.

João B.
 
Caro DE:

Das pessoas pequeninas e das causas mesquinhas não há-de rezar a história. Como desta carta ridícula.
 
´se o SIM fala da tal alínea, apenas está a defender os médicos, o que axcho legítimo.... apenas lamento a existeência de tal alínea. deve ser apagada rapidamente. se a minha UCC fosse coordenada por um médico eu saltava fora! CHega!!!!
qt À manif, ja sugeri na minha página do facebook que TODOS fòssemos de preto por debaixo das batas; começámos uma manif de enfermeiros, acabámos sem bata, num funeral da enfermagem....
da um aspecto visual que deve ser importante e marketing é importante....
não me lembro de ver uma greve de 3 dias que, ainda por cima, reuna por unanimidade todos os sndicatos e a própria Ordem... É MESMO EM GRANDE! ALGUÉM DUVIDA QUE SE DEVE FAZER OS 3 DIAS DE GREVE!?
 
Penso que os estudantes se deviam juntar e manifestar-se ao lado dos enfermeiros. Eu vou incentivar os meus colegas a participar activamente nesta luta!
 
Em relação à greve anunciada:
Os Enfermeiros com a categoria de Chefe, Supervisor, Director também vão aderir á greve? Se não aderirem, vão prestar cuidados considerados indispensáveis (e impedir que este mesmos serviços sejam feitos por profissionais de outras áreas)?
 
Por agora, pouco interessa esta carta do SIM... até porque há uns anos atrás, se bem se recordam, um presidente do SIM (aquele bonacheirão...), vinha dizer para a TV que os enfermeiros ganhavam mais que os médicos... era do efeito da pinga...

Caíu no ridículo... Mas isso agora não interessa. Focalizemo-nos na greve e na sua mobilização.
 
Bom dia,

À semelhança de outros colegas, apelo que quem tem blogues e afins... divulgue as razões para esta greve.

Penso que será muito útil para quem ler...
 
que país este.... tou cansado disto!
 
Caros colegas empregados, desempregados, estudantes de enfermagem... é agora ou nunca. Uma palavra de incentivo a todos os estudantes para se juntarem a nós nesta luta, porque o vosso futuro também está em jogo.
 
PARA MIM É INEQUÍVOCO O QUE TEMOS DE FAZER!!!PARAR COM A FORMAÇÃO DESENFREADA DE ENFERMEIROS!!!NÃO VALE A PENA FAZER GREVES SEM ARRUMAR-MOS PRIMEIRO A CASA!!!!COLEGAS NÃO ACEITEM MAIS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM!!!NÃO CONCORRAM ÁS ESPECIALIDADES!!!!VAMOS NÓS( OS QUE REALMENTE CUIDAM!!)PARAR ESTA FORMAÇÃO DESENFREADA DE DESEMPREGADOS,QUE SÓ BENEFICIA AS ESCOLAS, OS DITOS PROFESSORES, AS INSTITUIÇÕES CADUCAS QUE NOS REPRESENTAM, AS INSTITUIÇÕES, E NUNCA OS DOENTES OU AQUELES QUE OS CUIDAM!!!CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!VALORIZEM-SE OS ENFERMEIROS!!!A QUEM INTERESSA ESTE NUMERO EXAGERADO DE ESCOLAS DE ENFERMAGEM???A QUEM INTERESSA ESTE EXCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS?A QUEM INTERESSA TANTOS PROTÓTIPOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM?NESTA PROFISSÃO SÓ SE VALORIZA QUEM REALMENTE SE AFASTA DA SUA ESSÊNCIA!!!PORQUÊ? A QUEM INTERESSA ESTA SITUAÇÃO?ESTA É A LUTA QUE PARA MIM, COMECOU ONTEM!!!PELA ENFERMAGEM, POR UMA CERREIRA JUSTA QUE NÃO VALORIZE ÚNICAMENTE OS "PAPÉIS" QUE VALORIZE ACIMA DE TUDO QUEM TEM UM BOM DESEMPENHO,PELOS BONS ENFERMEIROS!!!CHEGA DE FALSOS "ENGOUDOS" COMO A LICENCIATURA OU AGORA AS ESPECIALIDADES!!!TANTOS MESTRES QUE A PROFISSÃO TEM E QUE DE ENFERMAGEM NÃO PERCEBEM NADA!!!UNS AUTENTICOS "ZEROS" COMO ENFERMEIROS!!!COLEGAS ESTA É A LUTA!!SE ADERIREM EU IDENTIFICO-ME!!!ATÉ BREVE E REFLICTAM NISTO!!AINDA PODEMOS MUDAR O CURSO DA HISTÓRIA!!!
 
FORÇA ISTO QUER É BARULHO!!!!
 
A todos os Alunos de Enfermagem, Enfermeiros, Licenciados e não Licenciados (sou um deles), com Mestrado ou sem Mestrado, Especialistas e Chefes, é chegada a hora da LUTA.
TODOS UNIDOS CONSEGUIREMOS.
Vamos usar todos os trunfos disponiveis para conseguir vencer.
Não é altura para fazer "Bluff".

Já agora gostaria de saber quando e onde é a manisfestação para poder estar presente.
 
O espírito da medicina em portugal pauta-se pela arrogância e ganância, pouco compatíveis com aqueles que deveriam ser os valores de uma classe que muito admiro e estimo que são os valores do altruismo e espirito de cooperação, não coorporativismo.
Cada vez mais a medicina em portugal é um negócio, é um conclave de interesses mesquinhos e nojentos que em nada dignificam a classe.
Pena que estes novos e empruados doutorzecos só tenham húmus (que é uma espécie de cócó) naquele cérebro e que venham por em causa uma reforma imperfeita (já por causa deles!!) denegrindo assim uma classe que não merece ser representada por estes mercenários, incompetentes e perturbados.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.

PS: Doutor Enfermeiro, deveria fazer uma abordagem acerca da vergonha que se passou com o concurso para 561 vagas para a ARS-N.
 
Estou neste momento a orientar alunos do 4º ano que já estão mobilizados para a causa, isto também os afecta directamente.
Penso que cabe aos que estão convenciados a fazer greve mobilizar os restante scolegas, não sá a fazer greve mas também a ir á Manifestação.
As greves servem para dar visibilidade ás causas e não para andar a passear no shoping.
 
ESTA CARTA É SÓ MAIS UM SINAL DE QUE TEMOS IMPORTÂNCIA E DE QUE ATÉ OS MÉDICOS, DIGO SENHORES DOUTORES(PERDOEM A MINHA FALTA DE CHARME, PARA COM ESTA NOBRE PROFISSÃO), O SABEM E TÊM MEDO QUE NÓS O VENHAMOS TAMBÉM A SABER E TOMEMOS CONTA DA SAÚDE.

MENTALIZEM-SE COLEGAS, NÓS TEMOS MUITO FORÇA...

MOSTREMOS A TODOS QUE A TEMOS... FAÇAMOS GREVE SEM MEDOS...

UM ABRAÇO
 
Eu tambem concordo que nesta greve se deve pensar em fazer algo que fique na história ( deixo isso aos sindicatos -quer seja fardamento ... uma manifestação em grande para que não brinquem com a profissão )flor
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Estes senhores do SIM xenofóbicos por natureza nem se dão conta de que estamos a falar de trabalho partilhado. Se em vez da questão ser trabalho se fosse de "Oxigénio", o mundo inteiro asfixiava e pouco se importariam com isso... Isto é doentio próprio de gente obsessiva compulssiva.

O SIM deve ocupar-se das questões que a eles dizem respeito e isso fazem muito bem
mas deixem-se de fanatismos. Devem aprender a comportar-se como gente que vive em sociedade e não como se fossem a própria sociedade.

Fazem-me lembrar o Presidente do Benfica "...nós não somos do norte ou do sul nós somos POrtugal..."

A confusão é a mesma
 
"As nossas manifs aparecem sempre com aqueles cartazes que pouco são focados pela comunicação social.

Temos que começar a organizar um certo marketing mais inovador porque isso vale mais que mil palavras.

Proponho que se crie uma comissão urgente para inovar para a próxima manif que vai de certeza ser num daqueles 3 dias. Deve haver fundos para isso e os cartazes devem ser variados e não tipo palavra de ordem. devem ter espelhado o sentimento das pessoas e não os chavões que ninguém liga.

Também acho que não se deve empurrar toda a gente para o mesmo ponto da manif e devemos ficar a pelo menos um metro de cada um.

Também se deve investir no som da manif porque os megafones têm que alcançar mais gente.

Cada um individualmente deve levar tópicos "tcham" para o caso de ser entrevistado.

Também se pode fazer uma entrega simbólica de batas no Ministério (um montinho à porta) para perceberem que isto é mesmo sentido.

Ou irmos todos de estetoscópio ao pescoço, pois pode ser que assim nos paguem o que devem. Há aqueles estetos grandes, das bonecas...

Não devemos ter medo de ser ridículos porque importa que a comunicação social olhe para nós.

Se for preciso contratar malabaristas ou aqueles tipos que andam naquelas andas modernas muito fixes, também dá nas vistas.

Balões. Também dá para soltar um balão por cada dia que nos tem estado a ser roubado nos escalões que não são actualizados.

Pombos. Cada um levar um pombo numa gaiola, encher-lhe o papo com milho e soltá-lo no regresso da manif. (durante a manif não, ok?).

CONTEM COMIGO. Greve, combate aos parasitas, manif com pombos e nada de baixar os braços"

Acrescentava só que ando a tentar angariar balões pretos para distribuir no dia da manif, para uma largada simultânea à hora dos directos das TV's. Se a largada fosse em frente à Assembleia da República era mais visível (o espaço é mais aberto); mas ali em frente ao ministério, é uma questão de não os lançar debaixo das copas das árvores.

Se alguém quiser enviar balões (pelo correio, por exemplo) para nós organizarmos essa parte, aguardamos. Não conseguimos comprar 1000 balões pretos de um dia para o outro.


quem quiser participar basta manifestar o seu interesse e deixar um mail para contacto.

jocas
 
ENTÃO SRª MINISTRA, AGORA VACINA OS RECLUSOS PARA GASTAR OS EXCEDENTES?

FRANCAMENTE, TANTA MÁ GOVERNAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO E COM TANTA CONIVÊNCIA À MISTURA

E ERAM OS ENFERMEIROS QUE ESTAVAM MAL INFORMADOS, COITADOS, PORQUE AS SUAS LIMITAÇÕES NÃO LHES PERMITEM COMPREENDER A CIÊNCIA
 
Há um ditado popular que tem de ser nosso lema neste momento´:

"Os cães ladram e a caravana passa"

nem que tenhamos que remar e a isto já estamos habituados, até a remar contra a corrente

FORÇA

e façamos ouvidos de mercador
 
DR. enfermeiro:
Gostaria de chamar a sua atenção para os aspectos abaixo referidos e que na minha perspectiva explica a fobia dos médicos.
TURNER citado por CARAPINHEIRO (1993), define dominação médica como correspondendo a um conjunto de estratégias desenvolvidas para o controlo da situação de trabalho, para a institucionalização da autonomia profissional na divisão de trabalho médico e para a ocupação de uma posição de soberania sobre as categorias profissionais que estão na sua órbita.
Esta última estratégia concretiza-se através do exercício de três modos de dominação:

 SUBORDINAÇÃO – São colocados nesta situação as categorias profissionais que cooperam com os médicos na divisão de trabalho médico, como é o caso dos profissionais de enfermagem. A natureza do trabalho desta categoria profissional é definida a partir da natureza do trabalho médico e a posição funcional das suas tarefas determina-se a partir da centralidade das tarefas médicas.

 LIMITAÇÃO – Exerce-se através de processos de contenção e restrição dos domínios de acção profissional de grupos que não dispõem de conhecimentos de medicina, mas que detêm competências equivalentes, obtidas por circuitos marginais à universidade e que, portanto, rivalizam e competem com as especialidades com formação em medicina.

 EXCLUSÃO – É um modo de dominação que se exerce sobre todas as práticas que definem e se praticam como alternativas à medicina oficial.

Ressalta em todas estas perspectivas, o espírito corporativo dos médicos, e a conservação da sua autonomia profissional, tentando por todos os meios à sua disposição a criação de uma barreira à sua volta, tentando que os restantes grupos sócio-profissionais a não ultrapassem.
O passado, num outro contexto, dá-nos a visão do futuro e, se procurarmos bem, por baixo, por cima ou através de buracos na barreira por eles mesmos abertos, a resistência será ultrapassada. Eventualmente, não será como nós queremos nem como eles esperam, mas que uma “nova ordem” chegará, disso não temos dúvidas e, o principal beneficiado será o doente.
Estamos profundamente convencidos disso.
MP
 
Estes senhores do sim (ou do não?), não respeitam ninguém. Não chega o abuso que muitos médicos exercem sobre os profissionais não médicos nos locais de trabalho? Está na altura de se falar sem medo da violência psicológica e da falta de respeito de que somos alvo, nos locais de trabalho. É uma vergonha o comportamento de alguns médicos!
 
O SIM no seu melhor...tb não é novidade para quem não anda distraído...
A reforma dos cuidados primários é e sempre foi um fiasco...
Quem sabe o que são cuidados primários sabe muito bem o que digo…
Esta reforma iniciou-se á alguns anos com o patrocínio incondicional dos Clínicos Gerais que tudo fizeram para desalojar os diversos poderes instituídos que conviviam em harmonia … a saber os Enfermeiros (extinguindo o papel dos enfermeiros Chefes e Supervisores muito antes de alguém ter pensado a actual carreira) e os médicos de Saúde Publica…
Na primeira versão desta reforma a chamada 3ª Geração muitas eram as unidades que poderiam ser constituídas e as USF que tinham outro nome nem sequer previa enfermeiros estes estariam na unidade de cuidados na comunidade, mas já na versão que Correia de Campos retocou os enfermeiros passaram quase todos para dentro das USF sob a coordenação de médicos…e este foi o princípio do fim da autonomia dos enfermeiros e o mais caricato é que teve o aval da Ordem dos Enfermeiros e até de alguns Sindicatos.
… depois de muitos dos enfermeiros terem aderido às tais USF, por processos que em muitos Centros de Saúde não foram nada pacíficos …
Depois de divididos os enfermeiros… de esgotadas diversas verbas…e mesmo assim de modo muito hipócrita lá se veio permitir que os enfermeiros se pudessem candidatar para a constituição das Unidades de Cuidados na Comunidade…mas que nesta versão tem que incluir além de outros, médicos…os tais que por norma não conseguem perceber que o poder não se decreta, e que nenhum deixa de ser menos do que é por ser coordenado por um enfermeiro…

Tudo isto seria evitável se os Enfermeiros e sobretudo as estruturas representativas da classe não tivessem embarcado no conto do vigário
Colocámo-nos perante os outros sempre numa situação de inferioridade
…os enfermeiros podem ser escolhidos pelos médicos… não faz mal um dia poderemos ser nós a escolher…
…os chefes não são necessários nas USF…do nosso já nos livramos…talvez no calhe a sorte…os médicos até foram simpáticos em nos escolher…os outros lá se desenrascarão …
…as USF são mais importantes que as UCC mesmo que estas estejam mais de acordo com os princípios dos Cuidados Primários…por isso vamos apoiar a sua constituição e mais tarde trataremos das UCC com o que sobrar…
Já agora a propósito da carreira…já alguém fez a conta?
Quantos dias de greve fizemos em 2009? E o resultado foi…?
Assinámos um acordo de entendimento com o MS, confiando cegamente em quem nunca nos deu nada de bom de livre vontade, deixando de fora, ingenuamente (incompetência) a grelha salarial e todas as matérias que por tradição são as mais difíceis… e o mais caricato é que terá sido a primeira vez que os Sindicatos da Classe se entenderam …
Quantos dias mais teremos de fazer?...
Será a melhor estratégia?…
Alguém consegue avaliar o impacto negativo que as Greves trazem para as equipas…e para os doentes… só mesmo os enfermeiros sabem…ninguém vai falar com o doente hospitalizado, ou entrevistar os diversos enfermeiros…
Quem ganha com a greve? O MS e as Instituições que gastam menos em salários, alguns Dirigentes que tiram dispensa sem perda de vencimento e por dias se armam em maus “Chefes”e nalguns locais de trabalho outros profissionais que se escudam na ausência de enfermeiros para não fazerem o seu trabalho! Enfermeiros e doentes são os principais prejudicados…
Não serão as manifestações preferíveis? Não existirá modo de nos defendermos sem nos magoar tanto? Há quem diga que a melhor forma de defesa é o ataque! A meu ver com armas legais, entre algumas a VERDADE!
 
AMIGO E COLEGA ANÓNIMO,DAS 12.07 PM,OS MEUS PARABÉNS,POR SENTIR A ENFERMAGEM COMO ELA DEVE SER SENTIDA E COMO EU A SINTO.TENHO 25 ANOS DE PROFISSÃO,ENTENDO E DOU VALOR ÁS PALAVRAS QUE PROFERIU.A ENFERMAGEM DEVE SER UM FIM PARA CADA UM DE NÓS E NÃO UM MEIO OU UM TRAMPOLIM PARA PROMOÇÃO PESSOAL.CLARO QUE A CULPA NÃO É DA NOSSA BRILHANE E ADORADA PROFISSÃO MAS SIM DAQUELES QUE A USAM PARA SEUS BENEFICIOS PESSOAIS,E PARA GANHARÉM DINHEIRO Á SUA CUSTA.CONPREENDO PERFEITAMENTE AS SUAS PALAVRAS E ACREDITE QUE SE TODOS VIVESSEMOS EM FUNÇÃO DAQUILO QUE AS SUAS PALAVRAS TRANSMITEM TODOS ERAMOS MAIS FELIZES,E AO MESMO TEMPO MAIS RESPEITADOS E FORTES EM EM RELAÇÃO À SOCIEDADE QUE NOS RODEIA.
 
Os Enfermeiros deviam abandonar de vez as USF's e deixá-las TODINHAS para os médicos.É que sem Enfermeiros, eles não podem criar USF's e sem USF's lá se vão os prémios e os incentivos do trabalho que, erradamente se pensa que é dos médicos mas que , é dos Enfermeiros , incluindo os registos da Consulta de Enfermagem, as estatísticas e os trabalhos de análise sobre a população , que algumas vezes os srs.drs. médicos plagiam apresnetando-os como se fossem os seus autores.

Os Enfermeiros acabam com as USF'S QUANDO QUISEREM...
 
A Carreira de Enfermagem vive actualmente momentos fulcrais e decisivos que podem modificar a valorização social da classe, alterar justamente (já não era sem tempo!) a condição salarial para termos mais justos, permitindo esta primeira etapa (re)lançar questões como: Especialidades e critérios de acesso às mesmas, ranking das Escolas de Enfermagem com aplicação e permissão para as melhores cotadas leccionarem as Especialidades, aumento do crivo para acesso às especialidades (por parte dos alunos), incentivo à investigação académica, revalorização social da classe, e...reforçar a cultura geral e o que é tido comummente como competências básicas (directriz da Comissão Europeia).

Ora como aluno de Enfermagem sinto necessidade de apoiar incondicionalmente (e faço-o, como é óbvio) a valorização monetária e social da Enfermagem assim como a concretização e reconhecimento, por parte dos órgãos de tomada de decisão, do papel fundamental (diria até sine qua non) da Enfermagem no SNS.
Por outro lado encontro na classe e no âmbito de formação (colegas estudantes) uma tremenda e assustadora ignorância relativamente ao mundo circundante e quotidiano ( vulgo cultura abrangente).
Denoto até uma alienação da "res publica" ("coisa pública" ou bem comum - tradução não linear) e das problemáticas actuais do país, inclusive da classe (!!!!!).
Episódios de falta de educação, pouca adequação em âmbito académico, ignorância em temas prementes e directa ou indirectamente relacionados com Enfermagem (por exemplo: problemática do HIV, identificação de comportamentos de risco em geral, etc.), pouca consecução de tarefas metafisicas, incapacidade de argumentar correctamente em qualquer posição, incapacidade de suportar argumentos com conhecimento creditado, episódios de clara imaturidade, etc. (Salientar que são episódios pontuais mas que no cômputo geral e na quantidade em que surgem evidenciam claras deficiências na formação base)

A participação dos estudantes de Enfermagem na luta pelos direitos da Classe deve ser massiva. Afinal está a ser decidido o nosso futuro. No entanto creio que era necessário os estudantes entenderem o que está em causa e terem a noção da big picture.
O crivo no acesso à Licenciatura pode aumentar a qualidade da prestação nos futuros profissionais. (Psico-técnicos eficazes, limite de idade, conhecimentos prévios, anterior participação em movimentos de voluntariado e cidadania, etc.) São necessários elementos pró-activos, conscientes, sapientes e participativos para elevar a classe.


PS: Não confundir a minha exposição com algum tipo de soberba. Apenas quero denunciar algo que considero péssimo para o futuro da classe: futuros profissionais mal formados nas competências básicas e culturais mínimas e consequentemente mal formados nas competências funcionais ou laborais (porque existe uma relação causa-efeito entre a apreensão de competências primeiramente básicas e a posteriori funcionais).
 
Se os enfermeiros tivessem a mesma postura das doutas personagens da saúde, as USFs não se tinham constituído. Pode ser que os enfermeiros um dia abram os olhos e "unha por unha dente por dente". Num corporativismo da classe de enfermagem levado ao extremo tb as USFs abortam pois quem sabe um dia diremos a estes senhores que tb os enfermeiros não querem ser coordenados por médicos???

A missão da UCC não é a mesma que as USFs.

Esta gente não compreende e ninguém os manda calar, a megalomania cega e emburrece. A arrogância e prepotência desmedidas tornam as pessoas selvagens.

Os serviços de saúde já não tratam das doenças nem promovem a saúde das pessoas, são campos de batalha. Quem ganhará não sei mas presumo (pelo menos muitos €s), mas quem perde sei bem quem são - os nossos clientes/utentes/doentes.

Alguém os ouve???
 
nem sei o que escrever... fico abismado com os comentarios dos Sr. ditos Sapientes...nem vou gastar mais teclado...lol
 
nem sei o que escrever... fico abismado com os comentarios dos Sr. ditos Sapientes...nem vou gastar mais teclado...lol
 
Estudantes ao barulho!!!


Tristes daqueles que não conseguem fazer barulho numa manif com os seus proprio.


mas é sinónimo de uma classe desunida e sem qualquer rumo de orientação por parte de bastonários e/sindicatos!!!


E falam vcs em professores!!
 
Caro colega das 9:33, agradeço todo o seu apreço e consideração, espero que tal como o sensibilizei a si, tenha sensibilizado outros, e que juntos possamos cada vez mais contribuir para uma enfermagem digna e socialmente reconhecida!!!Paremos de uma vez por todas com esta situação intolerável a que a profissão chegou!!!Está ainda nas nossas mãos!!Força!!Utilizemos a oportunidade que este blogue nos dá e deixemos crescer a semente da revolta!!!Manifestemo-nos aqui!!!que a revolta comece!!!Em seu apreço, para já, sou só o colega das 12:07!!!Esta fica a ser a mensagem!!Em nome de todos os enfermeiros adere á mensagem das 12.07!!!Façamos dela o hino da nossa revolta!!!Obrigado a todos!!!
 
FARDAS DO INEM À ENTRADA DO MS

FARDAS DO INEM À ENTRADA DO MS

FARDAS DO INEM À ENTRADA DO MS


FARDAS DO INEM À ENTRADA DO MS

VAMOS LÁ COLEGAS DO PRÉ-HOSPITALAR


PVS
 
é ridícula a prepotência desses senhores, que querem meter mão em tudo o que é saúde.

quando só se vêm euros e não doentes à frente, vale tudo.
quando se vêm feridos no seu domínio, tudo atacam.
esses tempos da medicalização exagerada na Saúde vão-se acabar, diluindo com o tempo. é o que acontece noutros sítios, o mesmo há-de acontecer por cá. e isto é história.
 
"Os Enfermeiros deviam abandonar de vez as USF's e deixá-las TODINHAS para os médicos.É que sem Enfermeiros, eles não podem criar USF's e sem USF's lá se vão os prémios e os incentivos do trabalho que, erradamente se pensa que é dos médicos mas que , é dos Enfermeiros , incluindo os registos da Consulta de Enfermagem, as estatísticas e os trabalhos de análise sobre a população , que algumas vezes os srs.drs. médicos plagiam apresnetando-os como se fossem os seus autores.

Os Enfermeiros acabam com as USF'S QUANDO QUISEREM..."
Acrescento que nenhum enfermeiro deveria aceitar cargos por escolha médica. Hoje em dia há tantos, infelizmente e a greve não comtempla estas questões. Vivemos de dinheiro, mas também de dignidade profissional.
 
MAS OS ENFERMEIROS QUE ESTÃO NAS USF´S NAO SE QUEIXAM!!!



OS INCENTIVOS TB SÃO PARA OS ENFERMEIROS!!!!!!
 
... apenas um preciosismo...

Penso que não devemos usar a expressão "profissionais de enfermagem". Somos enfermeiros. Não há "profissionais de enfermagem". Admitir isso seria dizer que existia uma área (=enfermagem) onde vários profissionais intervinham. Há, isso sim, profissionais de saúde, que é o grande grupo em que nos incluímos. Agora, "profissionais de enfermagem" ou mesmo "pessoal médico" como alguma legislação e o povo muitas vezes é levado a crer que somos, penso que não somos.

VV
 
Penso que todos os colegas que conheçam jornalistas, deveriam procurar expôr os nossos problemas numa tentativa de conseguir chamar a sua atenção para a necessidade de informar a sociedade, pois uma sociedade informada é meio caminho andado para o sucesso e para o aumento de pressão sobre este governo que teima em não reconhecer os nossos direitos.
Para a manif. , uma ideia seria ir de farda com braçadeira preta no braço.cps
 
Caros colegas.

Como recém licenciado e desempregado, movo-me nesta luta de interesse mutuo com a pretensão de agir favoravelmente, porém, e depois de alguma pesquisa, só encontrei listas que estarão disponíveis nos respectivos serviços hospitalares e CS, para estar presente na manifestação em Lisboa no dia 29.

Assim, gostaria de saber qual a melhor forma de me poder deslocar a Lisboa nos respectivos autocarros que serão cedidos gratuitamente.

Cumpts.
 
Será que não há enfermeiros no Haiti?
 
Concordo a 100% (tambêm não colaboro na orientação de alunos) e subscrevo:
"PARA MIM É INEQUÍVOCO O QUE TEMOS DE FAZER!!!PARAR COM A FORMAÇÃO DESENFREADA DE ENFERMEIROS!!!NÃO VALE A PENA FAZER GREVES SEM ARRUMAR-MOS PRIMEIRO A CASA!!!!COLEGAS NÃO ACEITEM MAIS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM!!!NÃO CONCORRAM ÁS ESPECIALIDADES!!!!VAMOS NÓS( OS QUE REALMENTE CUIDAM!!)PARAR ESTA FORMAÇÃO DESENFREADA DE DESEMPREGADOS,QUE SÓ BENEFICIA AS ESCOLAS, OS DITOS PROFESSORES, AS INSTITUIÇÕES CADUCAS QUE NOS REPRESENTAM, AS INSTITUIÇÕES, E NUNCA OS DOENTES OU AQUELES QUE OS CUIDAM!!!CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!VALORIZEM-SE OS ENFERMEIROS!!!A QUEM INTERESSA ESTE NUMERO EXAGERADO DE ESCOLAS DE ENFERMAGEM???A QUEM INTERESSA ESTE EXCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS?A QUEM INTERESSA TANTOS PROTÓTIPOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM?NESTA PROFISSÃO SÓ SE VALORIZA QUEM REALMENTE SE AFASTA DA SUA ESSÊNCIA!!!PORQUÊ? A QUEM INTERESSA ESTA SITUAÇÃO?ESTA É A LUTA QUE PARA MIM, COMECOU ONTEM!!!PELA ENFERMAGEM, POR UMA CERREIRA JUSTA QUE NÃO VALORIZE ÚNICAMENTE OS "PAPÉIS" QUE VALORIZE ACIMA DE TUDO QUEM TEM UM BOM DESEMPENHO,PELOS BONS ENFERMEIROS!!!CHEGA DE FALSOS "ENGOUDOS" COMO A LICENCIATURA OU AGORA AS ESPECIALIDADES!!!TANTOS MESTRES QUE A PROFISSÃO TEM E QUE DE ENFERMAGEM NÃO PERCEBEM NADA!!!UNS AUTENTICOS "ZEROS" COMO ENFERMEIROS!!!COLEGAS ESTA É A LUTA!!SE ADERIREM EU IDENTIFICO-ME!!!ATÉ BREVE E REFLICTAM NISTO!!AINDA PODEMOS MUDAR O CURSO DA HISTÓRIA!!!"
 
SAudações,
À semelhança do que escreveu um(A) colega acima, também eu considero que as isntituições de saúde são arenas, verdadeiros coliseus, onde os enfermeiros são colocados com peles de carneiro para simplesmente serem massacrados. O jogo está viciado, e de que maneira. É INACREDITÁVEL E INADMISSÍVEL. Quem são estes senhores para se julgarem acima de quem quer que seja? Poderão eles recusar-se a serem coordenados sem aceitar o reverso da medalha? E se os enfermeiros se recusarem? Dito de outra forma: o que será deles quando os enfermeiros decidirem que não querem ser mais coordenados por estes senhores? Irão seguramente deprimir e acima de tudo perguntar-se: com quem iremos agora ser prepotentes, arrogantes e mal educados? Restan-nos as paredes e... os doentes,claro.
Vão tomar no pagode, seus panilhas.
 
@anónimo das 8.21
brevemente irá encontrar no site do sep a lista de contactos de quem está a organizar transporte em cada cidade. Basta telefonar e marcar a sua presença no dia.
 
colega das 8:21, vao partir autocarros de todos os hospitais, podes tentar informsar-te do horario e apareceres. tb na altura propria podemos dar essa informaçao uns aos outros.
GREVE::::MANIF::::
 
TAMBÉM EU Concordo a 100% e tambêm não colaboro na orientação de alunos e subscrevo:

"PARA MIM É INEQUÍVOCO O QUE TEMOS DE FAZER!!!PARAR COM A FORMAÇÃO DESENFREADA DE ENFERMEIROS!!!

NÃO VALE A PENA FAZER GREVES SEM ARRUMAR-MOS PRIMEIRO A CASA!!!!

COLEGAS NÃO ACEITEM MAIS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM!!!NÃO CONCORRAM ÁS ESPECIALIDADES!!!!

VAMOS NÓS( OS QUE REALMENTE CUIDAM!!)PARAR ESTA FORMAÇÃO DESENFREADA DE DESEMPREGADOS,QUE SÓ BENEFICIA AS ESCOLAS, OS DITOS PROFESSORES, AS INSTITUIÇÕES CADUCAS QUE NOS REPRESENTAM, AS INSTITUIÇÕES, E NUNCA OS DOENTES OU AQUELES QUE OS CUIDAM!!!

CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!VALORIZEM-SE OS ENFERMEIROS!!!A QUEM INTERESSA ESTE NUMERO EXAGERADO DE ESCOLAS DE ENFERMAGEM???

A QUEM INTERESSA ESTE EXCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS?A QUEM INTERESSA TANTOS PROTÓTIPOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM?NESTA PROFISSÃO SÓ SE VALORIZA QUEM REALMENTE SE AFASTA DA SUA ESSÊNCIA!!!

PORQUÊ? A QUEM INTERESSA ESTA SITUAÇÃO?ESTA É A LUTA QUE PARA MIM, COMECOU ONTEM!!!

PELA ENFERMAGEM, POR UMA CERREIRA JUSTA QUE NÃO VALORIZE ÚNICAMENTE OS "PAPÉIS" QUE VALORIZE ACIMA DE TUDO QUEM TEM UM BOM DESEMPENHO,PELOS BONS ENFERMEIROS!!!CHEGA DE FALSOS "ENGOUDOS" COMO A LICENCIATURA OU AGORA AS ESPECIALIDADES!!!TANTOS MESTRES QUE A PROFISSÃO TEM E QUE DE ENFERMAGEM NÃO PERCEBEM NADA!!!UNS AUTENTICOS "ZEROS" COMO ENFERMEIROS!!!

COLEGAS ESTA É A LUTA!!SE ADERIREM EU IDENTIFICO-ME!!!ATÉ BREVE E REFLICTAM NISTO!!AINDA PODEMOS MUDAR O CURSO DA HISTÓRIA!!!"
 
Quem coordena a maioria dos lares de idosos deste são as assistentes sociais (também há já muitos enfermeiros), pergunto ao sr. Do SIM se também há algo de errado. Seá que os médicos contratados pelo Lar perdem a sua autonomia??

É um disparate completo, como é lógico quem faz o diagnóstico médico é o médico, nos lares e fruto da cada vez maior dependência dos idosos faz todo o sentido existirem enfermeiros como directores técnicos, principalmente os de reabilitação.

Para director técnico de um Lar, pela Lei, tanto pode ser um médico, como um enfermeiro, como um assistente social, como um psicólogo clínico....O sr. do SIM vê algum mal nisto?

Eu respeito bastante a profisssão médica, mas acho que alguns deviam parar para pensar.

Será que os médicos não fazem falta noutras actividades, nas consultas sempre atrasadas, nas listas de espera, sei lá ..pá!
 
@Tininha disse
"NÃO ACEITEM MAIS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM".
Parece-me bem que não nos podemos recusar. A lei não permite.
O REPE tem no seu artº9, nº6:
"Os enfermeiros contribuem, no exercício da sua actividade na área da gestão, investigação, docência, formação e assessoria, para a melhoria e evolução da prestação dos cuidados de enfermagem, nomeadamente: a) organizando, coordenando, executando, supervisando e avaliando a formação dos enfermeiros; ..."
Não vamos diminuir ainda mais a qualidade dos novos enfermeiros. Se não forem os mais experientes a dar os seus contributos, será que as escolas conseguem preparar bem os futuros profissionais?
 
contribuir pressupõe disponibilidade, não obrigatoriedade!acho que fez uma má interpretação do REPE!!!
 
boa!
 
HÁ MUITO QUE DEVIAM FECHAR ESCOLAS.TODOS CONCORDAMOS E NADA FAZEMOS.INVIABILIZAR ESTÁGIOS, DE NADA SERVE, POIS ESPANHA RECEBE TODOS OS ALUNOS, ONDE SÃO ACOMPANHADOS POR AUXILIARES EM SERVIÇOS DE UM ÚNICO ENFERMEIRO.
O PAPEL DA ORDEM MAIS RICA DO PAÍS, É CADA VEZ MAIS CONTESTADO.
 
(12:07)-QUE VÃO PARA ESPANHA!!!QUE VÃO PARA ONDE QUISEREM!!O QUE ESTÁ EM CAUSA COM ESSA ACÇÃO ACIMA DE TUDO É A ENFERMAGEM EM PORTUGAL!!SÓ INVIABILIZANDO ESTÁGIOS, E PARANDO AS CANDIDATURAS ÁS ESCOLAS (ESPECIALIDADES, MESTRADOS,ETC.)É QUE PODEMOS CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA!!NÃO NOS RESTA NESTA ALTURA OUTRA ALTERNATIVA!!LOGICAMENTE QUE A PROFISSÃO NECESSITA DAS SUAS ESCOLAS E DOS SEUS PROFESSORES!!( NÃO TANTOS!!)MAS ENTÃO QUE SE CRIE NA CARREIRA ESSA ALTERNATIVA-A POSSIBILIDADE DE CERTOS ILUMINADOS QUE DE "SER ENFERMEIRO" POUCO PERCEBEM-TEREM UMA VIA PARALELA DENTRO DA PRÓPRIA CARREIRA (VIA DA DOCENCIA)PARA PODEREM PROGREDIR!!DEGLADIEM-SE AÍ, UNS COM OS OUTROS!!!RETIRANDO-LHES A POSSIBILIDADE DE COMPETIREM LADO A LADO, ÓBVIAMENTE SEMPRE EM VANTAGEM(O PESO DOS "PAPÉIS" AINDA CONTA!) COM AQUELES QUE OPTAM PELA PRÁCTICA!!!CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!TEMOS QUE CRIAR NA CARREIRA ALTERNATIVAS DE VALORIZAÇÃO QUE CONTEMPLEM AMBAS AS VERTENTES!!!PARECE-ME CLARO QUE TEMOS QUE ALERTAR O QUANTO ANTES PARA ESTA SITUAÇÃO!!!
 
(12:07)-O QUE ESTÁ EM CAUSA COM ESSA ACÇÃO ACIMA DE TUDO É A ENFERMAGEM EM PORTUGAL!!SÓ INVIABILIZANDO ESTÁGIOS, E PARANDO AS CANDIDATURAS ÁS ESCOLAS (ESPECIALIDADES, MESTRADOS,ETC.)É QUE PODEMOS CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA!!NÃO NOS RESTA NESTA ALTURA OUTRA ALTERNATIVA!!LOGICAMENTE QUE A PROFISSÃO NECESSITA DAS SUAS ESCOLAS E DOS SEUS PROFESSORES!!( NÃO TANTOS!!)MAS ENTÃO QUE SE CRIE NA CARREIRA ESSA ALTERNATIVA-A POSSIBILIDADE DE CERTOS ILUMINADOS QUE DE "SER ENFERMEIRO" POUCO PERCEBEM-TEREM UMA VIA PARALELA DENTRO DA PRÓPRIA CARREIRA (VIA DA DOCENCIA)PARA PODEREM PROGREDIR!!DEGLADIEM-SE AÍ, UNS COM OS OUTROS!!!RETIRANDO-LHES A POSSIBILIDADE DE COMPETIREM LADO A LADO, ÓBVIAMENTE SEMPRE EM VANTAGEM(O PESO DOS "PAPÉIS" AINDA CONTA!) COM AQUELES QUE OPTAM PELA PRÁCTICA!!!CHEGA DE INJUSTIÇAS!!!TEMOS QUE CRIAR NA CARREIRA ALTERNATIVAS DE VALORIZAÇÃO QUE CONTEMPLEM AMBAS AS VERTENTES!!!PARECE-ME CLARO QUE TEMOS QUE ALERTAR O QUANTO ANTES PARA ESTA SITUAÇÃO!!!
 
Vamos lá refrescar a memoria, os srs médicos estão cada vez mais a ficarem assustados, ppoisd o lobo mau do enfermeiro pode papar-lhe o lugar! Mas preparem-se porque nós somos imprescindíveis, enquanto eles ... deixem-se estar sentados na sala dos médicos! As competêncis atribuídas são para aplicar, vamos aplicá-las os outros que se arranjem.
 
De facto isto é incrível. A quantidade de médicos que têm reacções alérgicas aos enfermeiros, vejam lá não tenham um choque anafilático. Bem, mas agora falando a sério, vocês médicos acham-se muito superiores, gostam de rebaixar os enfermeiros, mas o que é certo, é que quando os enfermeiros fazem greve, greves como esta no dia 27 de Janeiro de 2010, onde a adesão foi superior aos 90%, os serviços de saúde ficam paralisados. Vocês insultam, refilam mas no fim é o que se vê, os enfermeiros fazem greve e o que se vê pelo país fora é blocos operatórios fechados e outros serviços de saúde fechados. Será que eles fecharam porque os médicos sentiram falta e tiveram saudades dos enfermeiros??? hummmm, é obvio que não me parece que foi isso, mas às tantas... Sinceramente, srs doutores, mudem essa vossa mentalidade porque caso contrário o nosso sistema de saúde nunca vai andar para a frente.
P.S.: Peço desculpa a todos os médicos que são humanos e éticos e respeitam os enfermeiros, porque eu sei que também os há, é preciso procurar muito bem, mas há.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!