quinta-feira, janeiro 28, 2010

"Médicos tentaram fazer trabalho dos Enfermeiros para "mascarar" efeitos da greve" (Público)



"Os sindicatos dos Enfermeiros asseguram que a greve, que ontem começou e que se prolonga até amanhã, já está a surtir os seus efeitos. Vários hospitais e centros de saúde de todo o país ficaram paralisados e com salas cheias de doentes e de protestos. Muitas cirurgias foram canceladas e em hospitais como o S. João, no Porto, e o Pulido Valente, em Lisboa, só foram feitas intervenções de urgência."

"Do lado dos utentes, as opiniões dividem-se. Maria Alice Dias tem 73 anos e é diabética. Os dois pés cobertos por uma ligadura denunciam que o médico que a atendeu acabou por fazer a vez do Enfermeiro. "O doutor tratou-me disto. Os Enfermeiros têm direito a fazer greve e nós o que precisamos é de ser tratados seja por quem for." Opinião distinta tem Isabel Alves, de 39 anos. Não precisa de nenhum curativo, mas se fosse esse o caso preferia que fosse um profissional de enfermagem. "São mais disponíveis que os médicos. No meu centro de saúde [Alameda, em Lisboa] quando tenho problemas com os meus dois filhos é a eles que recorro em primeiro lugar."" link

Curioso. Há pouco tempo, Carlos Arroz, do Sindicato Independente dos Médicos, acusou os Enfermeiros de  "furar as greves médicas"... link

Comments:
Tanto anos de estudo e não tiveram quem lhes ensinasse o ditado popular "cada macaco no seu galho".
A frustração de alguns é a de não terem as qualidades dos enfermeiros, claro que não se esforçam por isso porque quando olham para o nosso salário...preferem ser médicos.
 
alguns médicos do meu serviço, que esta a fazer greve a 100%, estão solidarios com esta greve dizendo mesmo que é uma greve muito justa.
 
tambem há aqueles que querem furar as greves mas nao conseguem, porque nao sabem fazer nada.
lol
 
Acima de tudo gostaria que todos os portugueses,percebessem que esta greve surge apenas, porque o governo continuamente subestima os enfermeiros e a sua importância no país. Este é o nosso grito para que toda a sociedade nos ouça. Gostaria também que os portugueses mais desatentos percebam que os cuidados de enfermagem não se resumem a administração de injectaveis IM e pensos, fica claro que quase tudo pára quando não há enfermeios.
SOMOS FUNDAMENTAIS PARA A SAUDE DE TODOS
 
Só queria deixar bem claro, e que os dirigentes sindicais o digam nas suas intervenções, que a culpa desta greve é da inteira responsabilidade do governo Socrates, portanto qualquer responsabilidade deve ser atribuida ao seu governo, nomeadamente Ministério da Saúde.
 
Quanto aos enfermeiros furarem greves, tenham tento no que escrevem. Eu já vi médicos fazerem pensos que mais valia estarem quietos, mas nunca vi enfermeiros fazerem cirurgia, mesmo pequena que fosse.
 
posso afirmar que houve médicos do meu serviço que se mostraram solidários connosco, pelo que não acho correcto que coloquemos todos no mesmo saco. apelo a todos os enfermeiros a exigirem uma carreira justa, e, de acordo com os outros licenciados da função pública. não entremos em guerra privada com os médicos. pois existem que merece e quem não merece. o importante é os efeito que produzimos pela falta dos nossos cuidados.
 
Parreira, nunca viu um enfermeiro a fazer uma pequena cirurgia?? é porque o amigo ou não é profissional de saúde, ou sendo-o, ainda está a estudar, ou então é cegueta!! =)

De referir que muitos médicos amigos, apoiam a luta dos Enfermeiros. Convém lembrar que as comparações que fazemos nomeadamente com eles, é para que seja reforçada a diferença de salarios!

um médico recém-licenciado recebe 1566 euros, e depois, à medida que acumula experiência e competências (especialidade p.e.) vai ganhando mais.
Ora, porque é que eu, sendo tão licenciado como eles, porque também não ganho 1500??? porque é que, tendo especialidade, não ganho mais por isso? e os colegas com mestrado e doutoramento??

a treta da licenciatura de uns ser 6 anos e dos outros 4, há que lembrar que a diferença são 900 horas... E não é isso que está em questão! pedimos tratamento igual, CONDIGNO COM AS NOSSAS COMPETÊNCIAS, PENOSIDADE E COMPLEXIDADE PROFISSIONAIS!
 
Caro colega ronyjux, creio que não percebeu aquilo que escrevi, ou talvez não me tivesse explicado bem. Vou tentar elucidar: 1º sou enfermeiro há pouco mais de 20 anos; 2º não estou a comparar salarios de uma classe com outra, embora ache que esse argumento possa ser utilizado em qq. discussão, uma vez que a greve além de outras matérias é esta que principalmente está em causa; 3º o que eu comentei foi a nota de os enfermeiros furarem greves de médicos, quando todos nós (enfermeiros) sabemos que é mentira, porque o que se passa muitas vezes nestas alturas de greve é precisamente o contrário e para tal dei aquele exemplo.
 
Acrescentando ao anterior: fazer cirurgia é para médicos; fazer pensos é da exclusividade dos enfermeiros
 
VERGONHA das VERGONHAS:
Para informação de todos: no serviço de cirurgia cardiotorácica dos Hospitais da universidade de Coimbra, liderado pelo Manuel Antunes, consta-se que os enfermeiros do bloco operatório aderiram à greve. Pelo vistos as cirurgias foram todas marcadas e os 2 enfermeiros de serviço foram obrigados a correr e conseguiu-se operar 4 doentes (ou mais) por dia, havendo o risco de as coisas correrams. Segundo consta os próprios médicos ajudaram em tudo o que puderam e a chefe de enfermagem que nunca põe os pés no bloco foi para lá dar uma ajuda.
Pelos vistos a situação foi denunciada ao piquete de greve e ninguém quis saber e ninguém lá pós os pés!!!
Vale tudo, quais direitos qual quê!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!