quinta-feira, janeiro 14, 2010

O exemplo da SRN-OE (Enf. Germano Couto)! Uma luz ao fundo do túnel!


Que a classe se encontra desmotivada, não é novidade para ninguém. No meio de toda esta desmotivação parasita a humilhação, falta de auto-realização, as condições de trabalho pouco incentivadores, e a raíz de todo este cenário, o desemprego, que granjeia entre os seus membros de forma galopante.

No meio de toda esta conjuntura desanimadora, li uma entrevista de um homem que, deu, está a dar e promete continuar a dar, uma injecção de frescura, inteligência, acção e postura, no seio da classe, mesmo conhecendo todas as dificuldades que se avizinham ou que já povoam entre nós: Germano Couto - Presidente da Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Li com muito agrado a sua "conversa" com a Revista da Qualidade (publicada juntamente com o Diário de Notícias - 65 mil exemplares!). Francamente mais inteligente e interventivo do que aquilo que, a generalidade dos empoleirados que têm passado (ou estão) na OE, nos têm habituado. Falou de tudo: preocupação com a qualidade da formação (em detrimento da quantidade!), necessidade de redução das vagas no ensino da Enfermagem (que discurso bem diferente! - coloca em relevo aspectos cruciais como a "absorção do mercado"), o incomportável número de escolas, estratégias de evolução, soluções de intervenção (diagnostica, de forma realista, alguns problemas que afligem a profissão) e deixa bem patente a postura de abertura e comunicação que fomenta na SRN.
.
Ainda ontem (13/01/2010), a Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros solidarizou-se com os Enfermeiros que, por motivos óbvios, lutam por uma carreira e salário dignos (ver aqui).
.
Um pedrada no charco, relativamente à enfadonha, cinzenta e inerte gestão da actual Bastonária. Revela vontade/capacidade de pôr termo à marginização da OE, enquanto organismo que carece de ligações políticas e sociais (até faz referência à necessidade de tecer lobbys!!), vive na realidade, sabe o que se passa. Alguém que quer fazer renascer a Enfermagem, deixando aquele discurso gasto, bolorento e sustentado na ética, blá, blá, que a OE nos tem habituado. Alguém que pretende mudar de paradigma na Enfermagem, cimentando, de uma vez por todas, a nossa inerência à saúde, investigação, conhecimento e autonomia. Alguém que, indibutavelmente, quer recuperar e fazer germinar a nossa dignidade!

(Clicar para ampliar e ler excerto - pág. 1)
(Clicar para ampliar e ler excerto - pág. 2)

Comments:
Enf. Germano Couto, a BASTONÁRIO Já!!!!!
Um meu voto já o tem.
Sem duvida nenhuma que é a UNICA luz ao fundo do tunél!!!
 
Sim, foi meu professor e dava um excelente bastonário! Um homem que sabe o que diz e decidido!
 
Vejam bem o que um grupo de colegas, liderado por uma pessoa com visão (Enf. Germano Couto), que não eram "carreiristas" nos corredores OE, conseguiram pela profissão em cerca de 2 anos. É apreciável e digno de registo. Muitos parabéns a todos os colegas da SRN e em especial ao Enf. Germano Couto. Mais exemplos destes são necessários...
 
É uma lufada de ar fresco que o Enf Germano COuto nos vem dar. É com ânimo e esperança que vejo o apoio dele. Lamento que a Enf Augusta e a OE em geral não tenha a mesma perspectiva e iniciativa de apoio. Enf Germano, continue assim, porque é de Enf assim na OE que precisamos!!
 
Sem duvida nenhuma uma pessoa com visão e sem medos...
Este é um discurso aberto e acima de tudo HONESTO. Eu trabalho no Norte e ainda que tenha posto algumas reservas no inicio, agora dou "a mão à palmatória" e admito sem qualquer tipo de problemas que este grupo que está na Secção Reg. Norte trabalha mais, melhor e dá MUITO MAIS VISIBILIDADE à profissão do que a anterior...
É disto que precisamos para a Enfermagem evoluir...
Eu também apoio o Enfº. Germano para Bastonário

Espero que ele não se acomode ao Norte e que nos ajude a todos.

Força...
 
Sr Enfº Germano - parabéns pela postura!

Sr DE, obrigado pela sua incansável luta!
 
Gostaria de deixar aqui o meu agrado por finalmente alguém da Ordem ter a visão de que os cuidados e a qualidade destes é posta em causa quando os profissionais se encontram desmotivados e a sua dignidade é atingida.
Os meus parabéns ao enfermeiro Germano Couto e à sua equipa que apesar de não terem atribuições na área de defesa dos trabalhadores, conseguem ver o que a Ordem Nacional não vê, que a qualidade dos cuidados de Enfermagem é diariamente colocada em causa nos serviços dadas as condições laborais dos enfermeiros.
 
nao o conheço pessoalmente mas tem garra... gosto dele e amigos meus gostam dele... axo que serai um excelente bastonário... e para os enfermeiros obstetras, seria uma mais-valia para apoiar a nossa autonomia

doutroenfermeiro, seria so importante colocar as 2 paginas da entrevistas, e nao 2 X a 1ª pagina....
 
Também já tinha pensado nele para bastonário! Tem um discurso diferente da restante ordem! Parabéns enfº germano e DE!
 
GRANDE GERMANO, GRANDE SRN, GRANDE EQUIPA!
 
Germano couto dava um bom bastonário, sim senhor. A SRN está muito diferente!
 
Finalmente vislumbra-se liderança e oposição.
Enf Germano Couto: Sempre ao mais alto nível.
 
Enfermeiro Germano + DR Enfermeiro- FORMEM EQUIPA PARA SE CANDIDATAREM Á ORDEM -


têm o nosso apoio-flor
 
Já agora saudações ao enfermeiro Germano,pela 1ªvez alguem da Ordem dá a cara para estar ao lado de quem trabalha no duro( sem ser reconhecido pela ORDEM DE LISBOA).flor
 
É que já cansa o mesmo discurso (quando o há..) da velhinha, cabisbaixa, desarticulada, cansativa, chata...

Ainda bem que vão aparecendo colegas com eles no sítio!!
Srª Bastonária, RUA!!!
 
Enfermeiro Germano + DR Enfermeiro- FORMEM EQUIPA PARA SE CANDIDATAREM Á ORDEM


oh flor, cheira-me que sim.... deve andar aí coisa... e ainda bem!!!!
 
Parabens Enfº Germano COuto por se etitular ENFERMEIRO,
Pela prestação na defesa dos interesses da classe,
Neste momento digo, houvesse mais Germanos.
O meu bem haja.
Nas próximas eleições para o Ordem dos Enfermeiros o meu voto é para si.
 
Também me parece que se estã a perfilar os próximos líderes da ordem e ainda bem para todos ; )
 
AS tropas estão formadas, finalmente aparecem Generais para as liderar? Já agora um comentário extra, pouco me importa a identidade do nosso caro DE, até que assim cultiva uma certa aura de zorro, mas dado que aqui sucessivamente tem sido dito que é do Norte, DE = Enf. Germano Couto, será? Não é para responder, apenas uma possibilidade que fica no ar, seja como for o seu apoio é evidente, surge finalmente uma referência para liderar o principal Orgão representativo da nossa Classe, com uma nova visão mais realista, ousada e interventiva.

Cumprimentos,
C2
 
Será uma boa equipa, tenho a certeza. Germano couto + DE...
Já sabemos quem é o enfº Germano, agora o DE.... acho que vai estourar e rebentar para MUITOS lados, não é sr. enfº DE?
 
Até que enfim...apareceu alguém do nosso lado
 
Enfermeiro germano,
faro vota em si! Candidate-se POR FAVOR! DE, façam uma lista!!!!
 
Interessante!!!
 
Parabens Enfº Germano!
Ainda existem Enfºs capazes de mudar o rumo ás coisas.
Em Lisboa, na OE, morada a letralgia, o arrasta pés, o não fazer nada, a amemésia ( esquecen-se fácilmente que são Enfermeiros, quando para lá vão).
Venham rapidamente as eleições, pois neste momento não temos OE.
Saudações
 
Já há muito tinha pensado nele para bastonário. Era optimo se se candidatasse.
 
"...preocupação com a qualidade da formação (em detrimento da quantidade!), necessidade de redução das vagas no ensino da Enfermagem..."

FOI QUANDO SE ESQUECEU ESTA PRIORIDADE QUE A ENFERMAGEM COMEÇOU A PERDER.

NO QUE ME DIZ RESPEITO JÁ TOMEI A MINHA POSIÇÃO E NÃO VOU PACTUAR COM ESTA SITUAÇÃO: DEIXEI DE ACEITAR ALUNOS EM ESTÁGIO PARA ORIENTAR.
ONDE ANDAM OS ENFERMEIROS PROFESSORES QUANDO NÓS TEMOS QUE DIVIDIR O NOSSO TEMPO ENTRE O SERMOS PRESTADORES E FORMADORES/EDUCADORES?
NO MEU TEMPO NÃO ERA ASSIM... CABIA AOS PROFESSORES A FORMAÇÃO DOS SEUS ALUNOS... HOJE EM DIA A FALTA DE PREOCUPAÇÃO PELA QUALIDADE DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS LEVA A QUE TODOS POSSAM ORIENTAR UM ALUNO EM ESTÁGIO. SERÁ QUE TODOS TÊM CAPACIDADE PARA EDUCAR/FORMAR? ACHO QUE NÃO...

SEI QUE SOZINHA NÃO FAÇO A DIFERENÇA, MAS ALGUÉM TEM QUE COMEÇAR... SE TODOS FIZESSEMOS ISTO, OU PELO MENOS GRANDE PARTE DE NÓS, ACREDITEM QUE AS ESCOLAS TERIAM DIFICULDADES EM ARRANJAR CAMPOS DE ESTÁGIO PARA DEPOSITAR OS SEUS ALUNOS E A MÉDIO PRAZO TERIAM QUE DIMINUIR O NÚMERO DE ALUNOS QUE PRETENDIAM FORMAR...

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE SE CONTINUE A BANALIZAR A ENFERMAGEM.

ANTES POUCOS MAS BONS DO QUE MUITOS E ASSIM ASSIM...

E "ELES" SABEM DISSO, SABEM QUE ESTAMOS A PERDER FORÇA, SABEM QUE SE OFERECEREM UMA MÁ PROPOSTA E ALGUM DE NÓS POR ZELO RECUSAR, OUTRO VIRÁ(DADO QUE SOMOS MUITOS)QUE ACEITARÁ...

FORÇA COLEGAS! MOSTREMOS QUE TEMOS MUITA IMPORTÂNCIA NESTA SOCIEDADE...
 
Enfermeiro Germano: o meu voto é SEU!
 
Enfermeiro Germano :

VISEU vota em si !
Candidate-se POR FAVOR!
DE, façam equipe com ele !!!!
Terão todo o apoio de quem deseja ar fresco para a classe...

Juntos vencerão(emos) !!!

PM / HSTV
 
Enfermeiro Germano :

VISEU vota em si !
Candidate-se POR FAVOR!
DE, façam equipe com ele !!!!
Terão todo o apoio de quem deseja ar fresco para a classe...

Juntos vencerão(emos) !!!

PM / HSTV
 
Sr DE :

Não acha que ao fim de estes anos todos à frente de um projecto tão formidável e útil para a classe como é este blog, não deveria neste momento decisivo, avançar com a sua identidade e disponibilidade para mudar o rumo da enfermagem em Portugal ?

Tenho certeza que contaria com o apoio da maioria dos seus colegas !

Fale com o Enf Germano e pensem nessa ideia... formem equipe para a OE, terão o apoio de todos nós.

Vamos mostrar que temos a mesma ou ainda mais força que os professores... se eles conseguiram fazer tremer o governo, por que é que nós não conseguimos o mesmo ?

Nos próximos dias 27, 28 e 29 vamos parar Portugal !!!!

PM / HSTV
 
Sr DE :

Não acha que ao fim de estes anos todos à frente de um projecto tão formidável e útil para a classe como é este blog, não deveria neste momento decisivo, avançar com a sua identidade e disponibilidade para mudar o rumo da enfermagem em Portugal ?

Tenho certeza que contaria com o apoio da maioria dos seus colegas !

Fale com o Enf Germano e pensem nessa ideia... formem equipe para a OE, terão o apoio de todos nós.

Vamos mostrar que temos a mesma ou ainda mais força que os professores... se eles conseguiram fazer tremer o governo, por que é que nós não conseguimos o mesmo ?

Nos próximos dias 27, 28 e 29 vamos parar Portugal !!!!

PM / HSTV
 
Concordo com a ideia de este colega ser bastonário...

A que está e a anterior... valha-nos D...
 
"Enfermeiro Germano: o meu voto é SEU!"

Eis, em síntese, o verdadeiro escopo deste "post".

Porque será, DE?
 
Já tem o meu voto para correr de lá com aquela velha demente!
Finalmente vejo alguém realmente inteligente e que sabe o que diz na OE!
 
A Voz do Dono?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!