segunda-feira, janeiro 11, 2010

Ooooondaaaaaaaaaaa de revolta...


"Os Sindicatos dos Enfermeiros devem anunciar hoje três dias de greve e acusam o Governo de "insensatez" na negociação da carreira de enfermagem ao apresentar grelhas salariais e transições "humilhantes e inqualificáveis".

Os sindicatos consideram que a nova proposta de projecto de diploma, entregue pelo ministério da Saúde na reunião negocial de sexta-feira, é "humilhante" porque pretende diminuir o valor de ingresso da profissão, dos actuais 1.020 euros para 995 euros, durante os próximos quatro anos.

"Continuam a impor a regra geral de transição para a futura carreira, ou seja, a regra de não haver revalorização salarial. Esta posição para com os enfermeiros já está a provocar uma onda de revolta entre os enfermeiros em todo o país", divulga a comissão negociadora sindical dos enfermeiros, em comunicado." link


Comments:
O Governo não tem respeito por nós! Temos de fazer algo! Independentemente de tudo, devemos avançar para a greve! 3 dias??? Avançava para 5! Só assim é que vão sentir a nossa "falta" e irão dar valor ao nosso trabalho!
Conquistas sem riscos, são sonhos sem méritos!
Avancemos todos unidos! Só assim seremos ouvidos!
GREVE!!!
 
Onda de revolta?

Nã...Que exagero...

Pode ser que agora, os colegas que não costumam fazer greve, sob pena de perder o dinheiro de um turno ou 2 possam perceber que os interesses colectivos e da classe se sobrepõem aos pessoais...

É agora ou nunca (onde já ouvi isto?) enfim...

Lá para 2014 devemos estar nos 1000 euros...base...
 
Independentemente das medidas de luta, temos que estar todos unidos e demonstrar o nosso descontentamento...Não podemos ficar impávidos e serenos...O nosso Futuro depende do que fizermos no Presente!

Planeta M (Contem Comigo)
 
Onda de revolta??... Isso ainda é pouco, para tamanha humilhação... e nada que não se fizesse prever, em politicos "travestidos de cordeirinhos", camuflando o lobo mau (com o rabo de fora... que só não viu quem não quis, nem soube aproveitar os momentos de ouro que tivemos)...

Bons politicos escasseiam e precisam-se neste nosso País à beira mar plantado. Tal como astutos dirigentes sindicais... que aproveitem muitas das boas sugestões já apresentadas em Post's anteriores... nomeadamente concentrações nas embaixadas Portuguesas entre outras...

Três dias??... já é um grande avanço na pequenez das acções anteriormentes tomadas. Porém parece-me que ainda fica muito áquem da humilhação que nos foi e tem vindo a ser infligida... e da manifesta vontade dos colegas!!

Espero contudo que os Sindicatos se redimam da inércia e divórcio de surdez que anteriormente assumiram com os colegas e englobem simultânea e estratégicamente sugestões como a anteriomente mencionada. E, já agora aproveitem também para motivar os colegas grevistas a circularem continuamente em marcha lenta na sua viatura, na rua do Ministério da Saúde (em vez das excurções sem êxito das manifestações anteriores). De modo a congestionarem ao máximo o trânsito e porque não em simultâneo um VALENTE BUSINÃO (se legalmente viável).

Perante a rotura evidente... esperemos que ninguém se acobarde e cada um cumpra o seu dever!!

A.J.
 
Após uma leitura mais atenta, agradeço que não publique o meu Post anterior, mas sim o próximo.

Antecipadamente agradecido, A.J.
 
Onda de revolta??... Isso ainda é pouco, para tamanha humilhação... e nada que não se fizesse prever, em políticos "travestidos de cordeirinhos", camuflando o lobo mau (com o rabo de fora... que só não viu quem não quis, nem soube aproveitar os momentos de ouro que tivemos)...

Bons políticos escasseiam e precisam-se neste nosso País à beira mar plantado. Tal como astutos dirigentes sindicais... que aproveitem muitas das boas sugestões já apresentadas em Post's anteriores... nomeadamente concentrações nas embaixadas Portuguesas entre outras...

Três dias??... já é um grande avanço na pequenez das acções anteriormente tomadas. Porém parece-me que ainda fica muito aquém da humilhação que nos foi e tem vindo a ser infligida... e da manifesta vontade dos colegas!!

Espero contudo que os Sindicatos se redimam da inércia e divórcio de surdez que anteriormente assumiram com os colegas e englobem simultânea e estrategicamente sugestões como a anteriormente mencionada. E, já agora aproveitem também para motivar os colegas grevistas a circularem continuamente em MARCHA LENTA na sua viatura, na rua do Ministério da Saúde (em vez das excursões sem êxito das manifestações anteriores). De modo a congestionarem ao máximo o trânsito e porque não em simultâneo um VALENTE BUSINÃO (se legalmente viável).

Perante a rotura evidente... esperemos que ninguém se acobarde e cumpra o seu dever!!

A.J.
 
Grande oportunidade para todos os colegas demonstrarem a sua indignação e grande oportunidade para a enfermagem mostrar a sua força.
Vamos à luta, vamos mostrar a esta ministra inútil e arrogante que a enfermagem tem a força para a fazer tremer.
Vamos mostrar que merecemos mais respeito, que somos dignos e temos valor para reivindicar justiça.
Não queremos ministras sem valores, sem moral, sem caracter e que actuam de má fé, prejudicando uma classe que sempre deu tudo em prol da saúde.
Mais respeito!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.

PS: Onde anda a nossa Ordem dos Enfermeiros???????????????????
 
3 dias nem para aquecer, é vergonhoso! devia marcar no mínimo 5 dias, e o pessoal que naão aderir só serve para deitar abaixo a profissão. Aprendam com o exemplo dos professores.
 
Mais uma grevezinha, eu desisto!!!
Em 18 aos de profissão estou cansado da porcaria de grevezinhas que nunca deram em nada

Isto é o que o estado quer, gasta pouco, os cuidados são praticamente todos assegurados e a visibilidade é quase nula!

Desisto destas formas de luta, não contem comigo!!!

DESISTO
 
é brincar com o povo...vamos negociar a carreira de enfermagem!? vamos! e o que fazemos? baixamos o salario base para os 995€...é bom!

3 dias de greve? isso é brincadeira para este governo!
 
a este governo:

BBBUUUUUUUUUUU!!!!!!
 
Na sociedade mediatizada o que não aparece na comunicação social é como se nunca tivesse acontecido. Assim, mais do que fazer greves é mais produtivo encetar formas de protesto originais como:-decretar um dia de trabalho onde os enfermeiros apenas usassem boxers; dia de trabalho onde os enfermeiros envergassem um dístico nas costas da farda com a palavra "Discriminado"; Entupir as entradas dos parques de estacionamento dos hospitais, com marcha lenta provocando o atraso na entrada dos funcionários; Distribuição de panfletos explicativos da nossa luta aos pacientes e seus familiares;
Intervenção nos espaços de opinião pública das televisões (mesmo que descontextualizados do tema) exprimindo o descontentamento da Enfermagem;
Por último sugiro o envio de uma carta ao Mário Nogueira pedindo-lhe umas aulas sobre sindicalismo...
 
Mais uma vez "a montanha pariu um rato"
À proposta humilhante e inqualificável do governo a resposta dos Enfermeiros são 3 dias de greve ( e todos sabemos qual o impacto das greves na Enfermagem...)

Vamos lá mais uma vez "brincar" ás reivindicações.

As nossas lutas parecem-se às zaragatas entre mulheres (gritinhos histéricos e puxões de cabelo)
 
vamos mostrar a verdadeira força da classe! está na altura dos enfermeiros sairem do armário!!!!!!!!!!!!!!!!!111111
 
quero relembrar a todos os colegas que a greve se deve tambem cumprir nos seus duplos empregos...
pois a ganancia de ganhar mais algum tem destronado a nossa classe.
greve nas clinicas de dialise, nos laboratorios, em todo o sitio.
AKELE ABRAÇO CAROS COLEGAS ENFERMEIROS.
 
QUERO GRVE POR TEMPO INDETERMINADO, E SEM CUIDADOS MINIMOS, NADA,NADA,NADA. TEMOS QUE PARAR TUDO. PORRA, AINDA NÃO PERCEBERAM ISSO.
 
para mim seria greve por tempo indeterminado
 
Deixem-se de tretas acho um bom começo os 3 dias de greve o que é preciso é que todos façam.
E que tal convidarmos os colegas das VMER's a nesses 3 dias pararem a emergência médica em todo o país como sinal de revolta dos enfermeiros pela falta de respeito deste governo para com os enfermeiros. VAMOS A ISSO??? EU ADIRO. DIVULGUEM E COMBINEM. E VAMOS VER QUEM BRINCA COM QUEM.
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições


2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;


Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem só não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja afecta todosos membros da Ordem, e segundo o estatuto atras descrito a Ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nossa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
As nossas manifs aparecem sempre com aqueles cartazes que pouco são focados pela comu social. Temos que começar a organizar um certo marketing mais inovador porque isso vale mais que mil palavras. Proponho que se crie uma comissão urgente para inovar para a próxima manif que vai de certeza ser num daqueles 3 dias. Deve haver fundos para isso e os cartazes devem ser variados e não tipo palavra de ordem. devem ter espelhado o sentimento das pessoas e não os chavões que ninguém liga.

Também acho que não se deve empurrar toda a gente para o mesmo ponto da manif e devemos ficar a pelo menos um metro de cada um.

Também se deve investir no som da manif porque os megafones têm que alcançar mais gente.

Cada um individualmente deve levar tópicos "tcham" para o caso de ser entrevistado.

Também se pode fazer uma entrega simbólica de batas no Ministério (um montinho à porta) para perceberem que isto é mesmo sentido.

Ou irmos todos de estetoscópio ao pescoço, pois pode ser que assim nos paguem o que devem. Há aqueles estetos grandes, das bonecas...

Não devemos ter medo de ser ridículos porque importa que a comunicação social olhe para nós. Se for preciso contratar malabaristas ou aqueles tipos que andam naquelas andas modernas muito fixes, também dá nas vistas.

Balões. Também dá para soltar um balão por cada dia que nos tem estado a ser roubado nos escalões que não são actualizados.

Pombos. Cada um levar um pombo numa gaiola, encher-lhe o papo com milho e soltá-lo no regresso da manif. (durante a manif não, ok?).

CONTEM COMIGO. Greve, combate aos parasitas, manif com pombos e nada de baixar os braços.
 
Enfermeiro José Carlos Martins, Coordenador Nacional do SEP, isto "só por cima do nosso cadáver"...

UPS.. Cá para mim alguem deveria ir encomendando o caixão do homem.
 
A Enfermagem portuguesa terá o que merece. Nós somos muitos e teremos força para mover multidões. Podemos e devemos fazer parar o SNS. A luta é de todos os enfermeiros. Se não existir uma defesa colectiva permitiremos o achincalhamento em praça pública onde o mérito, a dignidade, o valor do profissional de enfermagem é por nós assumida como nula. Eu apelo à paralisação total dos enfermeiros até à cedencia do governo.Deixemos-nos de egoísmo e pensemos que só a coesão nos pode fazer avançar. Não aceitamos mais negociações. Os sindicatos tem o dever de propor formas de luta severas. A Ordem dos enfermeiros tem o dever de denunciar publicamente aos cidados que os cuidados de saúde estão e ficarão em risco pelo que não pactuam com o vexame que o governo propõe ao grupo profissional dos enfermeiros. Conheço muitos enfermeios de um valor inestimável quer a nível pessoal como profissional. O altruísmo é uma caracteristica base dos enfermeiros. Adicionem a coragem e a sagacidade e seremos imbatíveis
 
PALHAÇADA.... e não falo só do governo e suas propostas para coitadinhos mas sim dos nossos supostos sindicatos. Qualquer um podia ver que todas as negociações e pressões teriam de ser feitas antes das novas eleições...
Quanto a radicalizar medidas de luta deixem me rir... o que vamos nós fazer mais grevezinhas? ou talvez ir passear em frente ao ministério... que medo???
 
Caríssimos, vejamos o exemplo dos professores, a maior percentagem de acordos efectuados foram ganhos pelos profissionais, a ministra reduziu-se á sua evidência (prepotência). Os SEP não podem imitar, são da onda governamental, logo vão adiando, adiando, adiando, reunião em reunião e é o que dá! Hoje o SE está em reunião com a Ministra, aguardemos as informações, sei que quem foi não é de brincadeiras!
Reflitam
 
Deixem-se de tretas acho um bom começo os 3 dias de greve o que é preciso é que todos façam.
E que tal convidarmos os colegas das VMER's a nesses 3 dias pararem a emergência médica em todo o país como sinal de revolta dos enfermeiros pela falta de respeito deste governo para com os enfermeiros,e que tal combinarmos com os professores das escolas de enfermagem para também decretarem greve nesses dias, e que tal falarmos com todos os alunos de enfermagem, futuros enfermeiros para aderirem a uma greve ??. VAMOS A ISSO??? EU ADIRO. DIVULGUEM E COMBINEM. E VAMOS VER QUEM BRINCA COM QUEM.
 
SIMPLESMENTE... APETECE-ME INCITAR À VIOLÊNCIA EXTREMA!!!!!

NO ENTANTO, NÃO O VOU FAZER!

TENHO PENA DE SER PORTUGUÊS!

DOU TODO O MEU APOIO AO SINDICATO... TEMOS QUE ESTAR UNIDOS!
 
3 dias de greve??

pffff isto é brincar às greves..
ou é para ser UMA SEMANA DE GREVE, COM PARALISAÇÃO TOTAL, ou será mais do mesmo: uma ameaçazita, uma cócega, um grito em surdina...
 
É com procedimentos e comportamentos de certos e determinados anónimos que os enfermeiros estão nesta m--d- que a sr ministra da saude quer.
Actuem e não demovam.
 
Temos que deixar de se comportar como um imenso elefante branco amarrado com uma linha em um palito preso na areia. A final somos a maior força de trabalho da saúde do país representando 68% dos profissionais. Por isso, temos sim que parar as unidades e mostar ao sistema a nossa força, temos que continuar conscientizando os colegas de profissão que as vezes são necessários medidas mais enérgicas e se conscientizar sobre a importância de se politizar a enfermagem. Marcelo Lemos.
 
"Exma. Sr.ª Ministra da Saúde Dr. Ana Jorge

Vimos por este meio expressar o desagrado pelas ofensas que têm sido feitas à dignidade desta mui nobre profissão que é a Enfermagem. Estas ofensas são perpetradas pelo ministério a que preside de forma sistemática e vão desde os sucessivos adiamentos nas negociações da Carreira de Enfermagem, até às propostas vergonhosas por vós veiculadas. Por este facto responsabilizamo-la pessoalmente.

Acreditando na boa fé dos nossos governantes resta-nos então presumir que o que a move é o completo desconhecimento sobre o que de facto implica ser Enfermeiro, sobre os riscos profissionais em que incorremos, sobre a valorização profissional que tem vindo a ocorrer ao longo dos anos e sobre os padrões de qualidade pelos quais nos regemos.

Instamo-la então a que se informe, como é de sua obrigação como detentora de um cargo público de alto destaque e responsabilidade. Mas como forma de demonstrar a nossa boa-fé vamos desde já contribuir para a sua instrução referindo que o exercício da Enfermagem e inscrição na Ordem dos Enfermeiro implica agora a obtenção de grau de Licenciado, com todas as implicações deste facto, nomeadamente no que concerne à autonomia, criação de conhecimento e responsabilização pela prestação de cuidados e á semelhança do que acontece com outros profissionais como Professores e Médicos.

Os signatários desta petição pretendem que a discriminação e desrespeito dos Enfermeiros por parte do Ministério da Saúde cessem de imediato. Consideraremos que este ataque à dignidade da Enfermagem cessou no momento em que o Ministério da Saúde apresentar na mesa de negociações uma proposta que coloque os Enfermeiros em pé de igualdade com os outros profissionais licenciados, respeite a complexidade do conhecimento científico e exercício pratico da Enfermagem e reconheça o esforço de evolução do nível de qualidade na prestação de cuidados que os Enfermeiros têm levado a cabo, através do sacrifício da vida pessoal e do investimento económico.

Os Enfermeiros não toleram mais demoras e ofensas e não continuarão a conter a sua revolta.""

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1024
 
"O sindicato dos enfermeiros avisou que, caso o Ministério da Saúde não mude de posição até à reunião agendada para o próximo dia 20, pode contar com a radicalização das formas de luta..."

-Que mêdo... brrrrrrr...rsrsrsrs

A. Jorge
 
"O sindicato dos enfermeiros avisou que, caso o Ministério da Saúde não mude de posição até à reunião agendada para o próximo dia 20, pode contar com a radicalização das formas de luta


Onde é que já ouvimos isto?
 
"O sindicato dos enfermeiros avisou que, caso o Ministério da Saúde não mude de posição até à reunião agendada para o próximo dia 20, pode contar com a radicalização das formas de luta"


A fúria da palhaçada!
Tenham vergonha, vão lá gastar uns dodots e colocar pó de talco nos avozinhos.

Sra ministra parabens por meter essa malta na linda. ...doutores...ai que paródia!
 
"para grandes males grandes remédios". qual será a viabilidade de uma greve total? porque não uma greve sem serviços mínimos? se todos nos unirmos em torno desta possibilidade poderemos conseguir alguma coisa com as greves, senão..... deixo aqui esta sugestão para os sindicatos ponderarem da sua possibilidade. sabemos que é ilegal mas só com medidas drásticas deste género é que poderemos conseguir alguma coisa. os professores conseguiram porque juntaram 100 mil pessoas em Lisboa. será que nós temos a mesma capacidade de mobilização?
colegas temos que lutar, lutar, lutar!!!!!!!!!!!!!
 
GREVES SÓ SE FOR DE PELO MENOS 1 SEMANA
 
devo lembrar aos colegas que função da ordem é regular o exercício da profissão e não lutar pelas condições laborais, isso é para os sindicatos e é em torno deles que nos devemos unir. é tempo de esquecer ideologias politicas e lutar pelo bem comum da profissão. sindicatos unam-se; enfermeiros unam-se; e façam alguma coisa em prol da dignificação da profissão.
 
Qual é valor social da profissão? Qual a intervenção da ordem dos enfermeiros? OOOOOOOOOO
Não abram o olho que a proxima é o desaparecimento da ordem, mas tambénm ninguem ía sentir a sua falta. Podem abrir o cimetério.
Abraço
 
Também me parece que devíamos fazer uma greve no mínimo de 5 dias e passo a explicar: se esta não resultar não estou a ver os enfermeiros a fazerem novamente greve. Assim é preferível dar tudo nesta greve e 3 dias parece-me, de facto, pouco e duvido dos resultados.
 
Greve não chega.
Temos de os atingir onde lhes doa mais....
Temos de deixar de fazer o que Não é da Competencia dos Enfermeiros. Se fizer-mos isso, já vai causar muito transtorno aos serviços acarretando serios atrasos para o sistema. Já se perguntaram o que fazem durante o turno e que Não nos compete como Enfermeiros?

Temos que divulgar pelos que meios for necessário a nossa luta. Não me importo de investir uns bons €€€€€ para passar publicidade na TV. Apelo aos sindicatos que invistam agora em Publicidade, em fazer ver ao Povo Português o que estão a fazer com a classe que é Um PILAR da Saúde de Portugal. Os enfermeiros já sabem disso, mas o Povo Português NÂO!!!!
Á Ordem dos Enfermeiros Apelo, Invistam em Publicidade em Fazer ver ao Povo Português o que seria deles sem os Enfermeiros.

Aos Sindicatos e á OE, Apelo, Peçam Audiencia ao Presidente da Republica.

Apelo aos colegas, Temos de fazer com que o Povo lute connosco. Façamos a diferença todos os dias, alertando, ensinando o Povo para o Papel do Enfermeiro. Não chega dizer que somos injustiçadas. Temos de dizer o Porquê de o estarmos a ser.
 
Caros colegas deixo a seguinte informação do sindicato no qual estou Sindicalizado recebida via email:

Decorreu a agendada reunião negocial entre a CNESE e o MS no dia 8/Janeiro.

O MS entregou uma nova proposta … humilhante para a Profissão … um desrespeito por todos nós.

Entretanto, no dia anterior, 7/Janeiro, todos os Sindicatos de Enfermagem estiveram reunidos para acertar aspectos de Contraproposta Salarial e Formas de Luta a desenvolver, em função das reuniões que iriam acontecer com MSaúde (CNESE a 8 e FENSE a 11)

No dia 9 reuniu a Direcção Nacional do SEP onde efectuou a apreciação da Proposta do MS (www.sep.pt) e apurou o Plano de Lutas no quadro do consenso do dia anterior.

Ainda a 11 de janeiro, todos os Sindicatos voltarão a sintonizar alguns aspectos. Dia 13 haverá Conf Imprensa conjunta dos 4 Sindicatos.

Entretanto está marcada nova reunião negocial com a CNESE para 20/Janeiro

Colegas

As conquistas pela Enfermagem sempre foram difíceis. Com muita luta de cada um e de todos nós. Este, pela relevância que assume, pois trata-se de Salários, é determinante.

O SEP vai promover reuniões e passagens nas Instituições.

Vai ser colocado em marcha um Plano de Lutas.

Apelamos a que todos

PARTICIPEM na discussão,
SE UNAM EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DAS NECESSÁRIAS MEDIDAS DE LUTA,
SE INFORMEM,
AJUDEM A MOBILIZAR COLEGAS MENOS ESCLARECIDOS

Acedam a www.sep.org.pt
 
colegas...estou farto de ser f.....por este governo.
Tenho um convite para trabalhar na suiça.
Com 14 anos de profissao,vou "pegar"na familia e por-me a andar para friburg.
Sempre sao 4000euros(6000fr) limpinhos.
Que se fo.. a sr ministra e mais o sr Pizarro.
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições

2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;

Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem so não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja mais uma vez de todos os menbros da ordem, e segundo o estatuto atras descrito a ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nosa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições

2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;

Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem so não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja mais uma vez de todos os menbros da ordem, e segundo o estatuto atras descrito a ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nosa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
Irra para tanta falta de consideração e de respeito desta cambada de filhos de mães incógnitas.
Que mais é que esta ESCUMALHA QUER? O sangue, o suor já levaram e a dignidade já levaram. Mas isso não lhes basta: eles querem TUDO, PAQUIDERMES IMUNDOS sem um pingo de vergonha. Enquanto discutem os "milhares" que uns irão mamar, os outros sobrevivem com os tostões que lhes querem sonegar. ETARRAS VENHAM. SOIS BEM-VINDOS.
Morte ao Dantas??? Não que esse já lá está...
Aos cab...s que vêm para aqui dizer que os enfermeiros ganham bem: MORRAMMMMMM!!!! Sois fumo; não mereceis o ar que respirais.
Trabalhamos mais que qualquer profissional na saúde (mesmo os auxiliares): trabalho físico e cognitivo. Vão ler um pouco sobre burnout seus camelos. Que sabeis vós de enfermagem? Que sabeis vós se nos suicidamos ou não? Que sabeis vós o que é a morte? Que sabeis vós? Também eu quero dar uma habitação e instrução condigna aos meus filhos, mas não posso porque não me querem pagar o que é meu por direito.
"...Ah, mas nós que ganhamos fortunas também pagamos impostos." Pudera. Mas não pagam o suficiente.
Onde é que está a justiça de uns ganharem 1000 e outros ganharem 100?
"...na responsabilidade" dirão alguns. Responsabilidade? Responsabilidade?
Quantos médicos, que pela força das suas "grandes competências" e virtudes, foram condenados em trânsito de julgado? Quantos? É que para uns erros são sentença condenatória, para outros são iatrogenia, efeitos colaterais, tudo "cientificamente" descrito, documentado e desta forma, NORMAL. Se corre bem, é normal, se corre MUITO MAL, estava descrito. Mas que merda é esta? Só revelam astúcia sim senhor.
 
de uma vez por todas......UNIDOS
 
Sinceramente acho que deviam ter proposto 750€ e recolocação de todos os profissionais já em exercício nesse escalão. Talvez assim os 50 mil colegas inertes se deixassem levar.. ACORDEM de uma vez!
 
O tempo foge-nos e se não entrarmos TODOS numa estratégia de repôr a dignidade na nossa profissão, já não saímos do abismo. Meia dúzia de supostos defensores da classe, levaram-nos a esta situação. Venderam-nos.
Agora é olhar em frente, todos podemos sair disto, mas não são só as questões salariais que nos devem mover. Fim aos cargos por escolha médica. Todos, enfermeiro director, gestão de serviços, de unidades de saúde familiares e outros. Os objectivos da luta devem ser exigentes, se queremos ocupar o lugar que merecemos na saúde.
 
VERONHA VERGONHA !!!
Os professores tiveram tudo o que queriam e como é obvio, qdo se puxa a roupa dum lado da cama, o outro fica destapado.

PALAVRA DE ORDEM:

UNIÃO, UNIÃO, UNIÃO !!!!!!!!!
 
3 dias?????
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.
Brincar às grevinhas eu não alinho.
EU NÃO FAÇO GREVE!!!
 
Ainda não tinha metido o "bedelho", pois bem a minha opinião é a seguinte:
Ainda bem que isto aconteceu pode ter sido a fonte de ignição que acendeu de vez a luta dos Enfermeiros, esta agressão à Enfermagem pode ter o dom de nos unir a todos, que por um momento ponhamos de parte as nossas divergências e desunião e lutemos todos pelo bem comum, como alguém aqui disse temos de apontar as baterias para fora. 3 dias de greve? Parece-me pouco, mas a guerra começou, agora é que é a doer, vamos ver se conseguimos com a adesão nestes 3 dias dar força aos e confiança aos Sindicatos para irem mais longe, vamos ver nestes 3 dias o que vale a Classe, se resultar os Sindicatos podem ir muito mais longe. Aproveito para (e aqui culpabilizo directamente os Sindicatos) que reflitamos que uns bons 50% da Classe nem sabe que este processo negocial está a decorrer, qual é a luta e o que está em causa. Já agora era importante que os Enfermeiros fora do SNS sentissem que esta é uma luta de todos, a verdade é que os Sindicatos não iniciaram ainda qualquer processo negocial para os restantes (umas boas centenas) Enfermeiros, MAI, Serviços Prisionais, Autarquias, JF, Educação, FA, etc...Pela minha parte ainda não vi sequer um esboço de tentativa dos Sindicatos para resolver a situação de tantos profissionais.
Cumprimentos,
C2
P.S. "um por todos e todos por um"
 
Não percebo os colegas do sindicato. Vão consultar as bases, para motivá-los para a luta... então porque avançaram já com 3 dias de greve? Na minha opinião, é pouco! Farei greve, mas desaprovo a atitude. Se soubessem ouvir as massas, saberiam que estes não estão a brincar. Deveria ser uma semana, de segunda a sexta. Carlos
 
Uma luta a sério.

http://newsinfo.inquirer.net/breakingnews/world/view/20080423-132286/Danish-nurses-strike-enters-second-week
 
E já agora novidades do SE???
 
a turma TL19 da ESSLEI, IPL, está com esta causa.
De uma vez por todas, e' tempo de fazer justiça!
 
QUANDO É QUE ESSA MALTA DO SINDICATO VAI ABRIR OS OLHOS???
QUANDO ESTIVERMOS A GANHAR O ORDENADO MÍNIMO??
 
RECEITA INFALÍVEL

Bastam estes 3 dias.... fazer greve especialmente nos blocos e Centros de Saúde. É onde existe mais visibilidade.
Nos restantes serviços não substituir não grevistas e cumprir rigorasamente os serviços minimos... não permitir que os enfermeiros grevistas sejam ubstituidos por não grevistas... e um ponto essencial FAZER GREVE NO PARTICULAR.... que vive de prestações de serviços. Não podemos estar de greve no público e depois ir ao particular. GREVE EM TODOS OS SECTORES.
Por toda a gente a berrar!!!!

Agora uma mensagem a quem não é enfermeiro e vem para aqui chatear a molecula.... procurem uma vida... ou liguem o AXN deve estar a dar uma série qualquer de ER... tratem-se!
 
SRS SINDICALISTAS:

ISTO É UMA DERROTA PESSOAL VOSSA, DA VOSSA FORMA DE DIÁLOGO, DAS VOSSAS NEGOCIAÇÕES E DA VOSSA INCOMPETÊNCIA!!!!!!!!!

OUÇAM OS ENFERMEIROS, ACORDEM E SALVEM A PROFISSAO ENQUANTO HÁ TEMPO E ACIMA DE TUDO .... DIGNIFIQUEM A PROFISSAO QUE TAMBEM ESCOLHERAM!!!!

SERÁ ASSIM TÃO DIFICIL VER O DESCONTENTAMENTO E A DESILUSÃO DO PESSOAL???
 
E COMEÇA ASSIM MAIS 4 ANOS A MARCAR PASSO...QUEM QUERIA O SÓCRATES QUE TOMEM E EMBRULHEM! ENTRETANTO TAMBÉM VOU TER QUE LEVAR COM ELE...

OBRIGADO...

DPR
 
A ideia do anónimo das 3:42 PM é EXCELENTE, e merece ser reproduzida:

"As nossas manifs aparecem sempre com aqueles cartazes que pouco são focados pela comunicação social. Temos que começar a organizar um certo marketing mais inovador porque isso vale mais que mil palavras. Proponho que se crie uma comissão urgente para inovar para a próxima manif que vai de certeza ser num daqueles 3 dias. Deve haver fundos para isso e os cartazes devem ser variados e não tipo palavra de ordem. devem ter espelhado o sentimento das pessoas e não os chavões que ninguém liga.

Também acho que não se deve empurrar toda a gente para o mesmo ponto da manif e devemos ficar a pelo menos um metro de cada um.

Também se deve investir no som da manif porque os megafones têm que alcançar mais gente.

Cada um individualmente deve levar tópicos "tcham" para o caso de ser entrevistado.

Também se pode fazer uma entrega simbólica de batas no Ministério (um montinho à porta) para perceberem que isto é mesmo sentido.

Ou irmos todos de estetoscópio ao pescoço, pois pode ser que assim nos paguem o que devem. Há aqueles estetos grandes, das bonecas...

Não devemos ter medo de ser ridículos porque importa que a comunicação social olhe para nós. Se for preciso contratar malabaristas ou aqueles tipos que andam naquelas andas modernas muito fixes, também dá nas vistas.

Balões. Também dá para soltar um balão por cada dia que nos tem estado a ser roubado nos escalões que não são actualizados.

Pombos. Cada um levar um pombo numa gaiola, encher-lhe o papo com milho e soltá-lo no regresso da manif. (durante a manif não, ok?).

CONTEM COMIGO. Greve, combate aos parasitas, manif com pombos e nada de baixar os braços".
 
"O tempo foge-nos e se não entrarmos TODOS numa estratégia de repôr a dignidade na nossa profissão, já não saímos do abismo. Meia dúzia de supostos defensores da classe, levaram-nos a esta situação. Venderam-nos.
Agora é olhar em frente, todos podemos sair disto, mas não são só as questões salariais que nos devem mover. Fim aos cargos por escolha médica. Todos, enfermeiro director, gestão de serviços, de unidades de saúde familiares e outros. Os objectivos da luta devem ser exigentes, se queremos ocupar o lugar que merecemos na saúde.

9:59 PM"
 
Pois é...para dar aos médicos e aos professores tiveram de tirar nalgum lado... São sempre os mesmos a pagar a factura e a fazer o papel de coitadinhos...até mete pena...
 
Onda de revolta??... Isso ainda é pouco, para tamanha humilhação... e nada que não se fizesse prever, em políticos "travestidos de cordeirinhos", camuflando o lobo mau (com o rabo de fora... que só não viu quem não quis, nem soube aproveitar os momentos de ouro que tivemos)...

Bons políticos escasseiam e precisam-se neste nosso País à beira mar plantado. Tal como astutos dirigentes sindicais... que aproveitem muitas das boas sugestões já apresentadas em Post's anteriores... nomeadamente concentrações nas embaixadas Portuguesas entre outras...

Três dias??... já é um grande avanço na pequenez das acções anteriormente tomadas. Porém parece-me que ainda fica muito aquém da humilhação que nos foi e tem vindo a ser infligida... e da manifesta vontade dos colegas!!

Espero contudo que os Sindicatos se redimam da inércia e divórcio de surdez que anteriormente assumiram com os colegas e englobem simultânea e estrategicamente sugestões como a anteriormente mencionada. E, já agora aproveitem também para motivar os colegas grevistas a circularem continuamente em MARCHA LENTA na sua viatura, na rua do Ministério da Saúde (em vez das excursões sem êxito das manifestações anteriores). De modo a congestionarem ao máximo o trânsito e porque não em simultâneo um VALENTE BUSINÃO (se legalmente viável).

Perante a rotura evidente... esperemos que ninguém se acobarde e cumpra o seu dever!!

A.J.
 
Bom eu espero sinceramente que a FENSE nos informe de como correram as reuniões, pois sei qu o EnfAzevedo e outra Enfermeira da Direcção do SE foram representar o SE, e atenção com eles, não são murcões (leia-se á moda do Porto)!
Aguardemos então.
 
Caros colegas!
Estamos à espera de quê para mostrarmos a nossa indignação, unirmo-nos e lutarmos em prol da valorização e reconhecimento de toda uma classe tão digna e competente como a nossa???
Criticamos tanto mas na hora da verdade são sempre os mesmos a dar a cara e a participar em todas a s formas de luta invocadas.
Se não reconhecem o nosso valor e o da nossa profissão temos que ser nós a demonstrá-lo de forma objectiva, empenhada e esmagadora. Caros colegas, chega de humilhações e mentiras. É hora de nos unirmos e lutarmos.
Não têm que ser os Enfermeiros a pagar a factura da má gestão e incompetência dos nossos políticos e gestores!!!
Não têm que ser os enfermeiros a financiar os salários milionários de muitas classes que apenas vão ao trabalho buscar o ordenado e que demonstram a sua (in)competência a se vangloriarem (em prol de muitas doutorices), do que não fazem ou do que pouco fazem e mal.
Nós também somos licenciados, o que nos diferencia actualmente além do ordenado (desproporcional comparado com as nossas qualificações) é que nós cumprimos, trabalhamos muito e bem.
Àqueles que apenas se estão a esforçar para fazer a vida negra a muitos enfermeiros, permitam-me esta critica: Se não sabem o quanto os enfermeiros são competentes, qualificados e trabalhadores, e porque como incompetentes que se estão demonstrar, vocês sim deveriam trabalhar mais, receber menos e pensar mais. Tenham vergonha!
Dêem o que é justo a quem merece, a quem é qualificado, competente e trabalhador.
Colegas, a todos apelo: Vamos LUTAR.
ENF VG
 
Face ao cenário actual, será deveras importante questionar:
Até quando vamos continuar a permitir que a nossa classe seja humilhada e descriminada desta forma?
Até quando vamos continuar impávidos e serenos, com o braços cruzados?
Até quando vamos continuar a responsabilizar os outros, se nós também estamos em falta?
Até quando vamos preferir o comodismo e o conformismo em vez lutarmos TODOS pelo reconhecimento e valorização de uma profissão tão digna como é a nossa?
Até quando vamos continuar a olhar para o nosso umbigo e as nossas quintinhas, do que para a alma da nossa profissão?
Até quando vamos ter força e saúde para continuar a ter horários e ritmos de vida totalmente alucinantes, abdicando na nossa própria saúde, da família, do casamento, namoros e amizades, mesmo sabendo que os nossos esforços e empenho não estão a ser devidamente reconhecidos e valorizados?
Até quando vamos continuar apenas a assistir a um filme com um final pouco ou nada feliz, porque em vez de actores principais limitamo-nos a ser apenas simples e reles figurantes?
Até quando vamos continuar a ignorar e criticar aqueles que apesar de menos bem ou mal, pelo menos não se conformam e lutam?
Até quando preferimos trabalhar quase de graça, hipotecando a nossa profissão?
Até quando vamos ter preguiça e vergonha de lutar por aquilo que é nosso por direito?
Até quando vamos continuar a pensar que a única saída é mudar de rumo e de profissão, ou então tentar atingir postos superiores custe o que custar, quando pouco ou nada fizemos por ela?
Até quando vão continuar a ser tão pessimistas ao ponto de pensar que não vale a pena lutar?
Até quando vamos criticar sem estarmos devidamente informados? Até quando vamos continuar a nem sequer termos a curiosidade de nos mantermos informados?
Até quando vamos continuar a servir, fazer a vénia e a lamber as botas àqueles que nunca nos respeitam e valorizam, e que na primeira oportunidade nos espezinham e empurram para o abismo, abismo esse onde está suspensa e prestes a cair, a nossa carreira?
Até quando vamos preferir contentarmo-nos com um punhado de nada e mais nada e de toma lá mais nada?
Eu respondo… até ao momento em que toda uma classe se consciencialize, se mobilize, se una e lute.. Chega de ameaças que não se concretizam, silêncios e petrificações.
Não é uma apenas por uma questão de remuneração, mas sim por aquilo que nos define (ou deveria), uma questão de Dignidade, de Justiça, Respeito, Valorização e Reconhecimento.
Caros colegas a nossa carreira vai de mau para pior e para os mais distraídos e conformistas, pergunto quando é que vamos começar a pensar, abrir os olhos, levantar os ombros, erguer a cabeça e mobilizarmo-nos? Quando? Quando a nossa profissão estiver desfeita em 57 000 pedaços prontos a ir para o lixo? Será que vamos ter que chegar a tanto para nos começarmos a consciencializar que o nosso futuro e da nossa profissão depende essencialmente de nós.
Pensem no que se avizinha e que é o amanhã que não tarda em ser hoje, o amanhã que vai ser muitos amanhãs, amanhãs esses que vão ser duros, penosos e longos anos, se a atitude de muitos se mantiver.
Não basta abrir a mão na posição de supina, para que aquilo que todos nós ansiamos, que é justo e merecido, nos venha parar à mão. Se não formos nós próprios a valorizarmo-nos e à nossa profissão, não vão ser os outros a fazê-lo.
A união faz a força e a desunião só tem consumado a precariedade em que nos encontramos. Não podemos pensar nas migalhas (seja tempo ou dinheiro) que podemos perder hoje, mas sim naquilo que podemos alcançar para o Amanha, para nós, para os nossos e para a sociedade que nos merece.
“Morrer” é penoso, mas morrer sem dar luta deve ser algo bem pior.
ATÉ QUANDO COLEGAS???
Enfermeiro VG
 
Boa Noite...

É PARA GREVE.

NÃO É POSSIVEL HAVER CLASSES PRIVILIGIADAS (POR EXEMPLO OS PROFESSORES) E OUTROS A SER PREJUDICADOS.

TIREM O DINHEIRO AOS PROFESSORES E DISTRIBUAM ALGUM PELOS ENFERMEIROS.

VAMOS PRÁ GREVE E PRÁ GUERRA.

PREPAREM OS TOMATES!!!
 
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
PARLISAÇÃO !!!PARLISAÇÃO !!!
 
A greve dos 3 dias, só pelo facto de nos terem apresentado uma proposta ridícula, devia ser decretada JÁ e não esperar pela nova ronda negocial. Depois do dia 20 nova greve, e aí sim, por tempo indeterminado.
Não deixem que brinquem connosco.
Está na altura de nos unir-mos e mostrar-mos quem é a força motriz do SNS.
 
HEI PESSOAL !!!

E QUE TAL APROVEITARMOS JÁ ESTA PROPOSTA DE REMUNERAÇÕES ENQUANTO ELES NÃO PENSAM NUMA OUTRA EM QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR PARA TRABALHAR ???!!!!.........

EU ACEITO JÁ ESTA ANTES QUE ISTO PIORE AINDA MAIS !!!???!!!!!.....

(CHEGA DE NOS DAREM GOZO, VAMOS PARAR PORTUGAL...)

PM / HSTV
 
HEI PESSOAL !!!

E QUE TAL APROVEITARMOS JÁ ESTA PROPOSTA DE REMUNERAÇÕES ENQUANTO ELES NÃO PENSAM NUMA OUTRA EM QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR PARA TRABALHAR ???!!!!.........

EU ACEITO JÁ ESTA ANTES QUE ISTO PIORE AINDA MAIS !!!???!!!!!.....

(CHEGA DE NOS DAREM GOZO, VAMOS PARAR PORTUGAL...)

PM / HSTV
 
HEI PESSOAL !!!

E QUE TAL APROVEITARMOS JÁ ESTA PROPOSTA DE REMUNERAÇÕES ENQUANTO ELES NÃO PENSAM NUMA OUTRA EM QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR PARA TRABALHAR ???!!!!.........

EU ACEITO JÁ ESTA ANTES QUE ISTO PIORE AINDA MAIS !!!???!!!!!.....

(CHEGA DE NOS DAREM GOZO, VAMOS PARAR PORTUGAL...)

PM / HSTV
 
HEI PESSOAL !!!

E QUE TAL APROVEITARMOS JÁ ESTA PROPOSTA DE REMUNERAÇÕES ENQUANTO ELES NÃO PENSAM NUMA OUTRA EM QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR PARA TRABALHAR ???!!!!.........

EU ACEITO JÁ ESTA ANTES QUE ISTO PIORE AINDA MAIS !!!???!!!!!.....

(CHEGA DE NOS DAREM GOZO, VAMOS PARAR PORTUGAL...)

PM / HSTV
 
A ORDEM DOS MÉDICOS
ENVOLVE-SE DE CORPO E ALMA NAS LUTAS LABORAIS, SALARIAIS E DEFESA A 100% DA CLASSE
E NÃO MERAMENTE DE PUNIÇÃO!!!!

MAS ENQUANTO TIVERMOS OS INCOMPETENTES E IRRESPONSÁVEIS DE GRANDE PARTE DOS SUPERIORES QUE CHEGARAM AO "POLEIRO" SEM QUALQUER ESFORÇO CURRICULAR E COM TODAS AS BENESSES E A QUEREREM "CORTAR" AS PERNAS E POR A PATA NO PESCOÇO "DE QUEM DEIXA!!!) DE QUEM QUER FAZER ALGO PELA ENFERMAGEM E ISTO COM O MEDO DE A SUA INCOMPETENCIA E BURRICE FICAR MAIS EVIDENTE
CAROS COLEGAS NÃO VAMOS A LADO NENHUM !!!!
UNAM-SE EM PROL DA ENFERMAGEM.
 
Trabalho num Bloco Operatorio e 3 dias de greve nao faz nada. OS serviços recuperam esses doentes adiados em menos de um mes. Eles nao se preocupam com estas mini-greves. No minimo dos minimos... 1 semana. Menos nao afecta a produçao dos Blocos.
 
Espero que todos os enfermeiros que votaram mais uma vez nesta ministra e no seu governo estejam contentes.....
 
Greves e + greves, de nada serviram em 2009, o que conseguimos foi igual a zero.
Onde está a nossa ordem quando precisamos dela, a gastar os belos €€ das cotas!?!?!
Enquanto houver necessidade de prestação de serviços minimos, ainda por esclarecer o que realmente se enquadra neste, nada se consegue com greves. Os sindicatos que esclarecam primeiro o pessoal e protegam em situaçoes desagradaveis dos "fura greves" dos médicos que tudo o que pedem é com caracter urgente, nao se fazendo sentir a greve nas unidades de internamento.
 
Esta proposta é inadmissível e inaceitável.
´
Creio ser ainda desonesta e ilegal: (1) por decreto-Lei adia para 2014 o cumprimento de uma Lei de 2008, (2) «descategoriza» enfermeiros da carreira anterior, (3) define um ratio de Enfº Principais absolutamente discricionário (o que levará forçosamente a que outros enfermeiros exerçam as suas funções, mas não na categoria que lhes seria devida).

Espero que a vossa luta vos traga os maiores proveitos. Mas tem que ser tenaz.

Mas para isso há 2 pré-condições, que creio cumulativas, essenciais:

1. União da classe (só com uma forte adesão à greve e a outras formas de luta organizada se poderá «compensar» a exigência do cumprimento de serviços mínimos)

2. Ressonância social das reivindicações

Em relação a este 2º ponto, muito mais importante que inundar a caiza de correio da MS (que ora recebe ora não recebe e-mails), será inundar as redacções de serviços informativos dos media. E inundá-las com factos específicos, em etxtos breves.

Por exº a realçar o (inominável) valor hora de um licenciado em Enfermagem...

Aqui fica uma lista, provisõria (aproveitando alguns contacto de AZ no cogitare):

cartas@correiomanha.pt

cartas@mail.expresso.pt

cartas@expresso.pt

cartasaodirector@sol.pt

leitor@destak.pt

correio.leitor@globalnoticias.pt

jn.online@jn.pt

noticias@jn.pt

dn@dn.pt

http://www.ionline.pt/conteudos/login.html?redirect=../../contenidos/a_minha_escrever.html

contacto@siconline.pt

opinioes@rtp.pt

atendimento@sic.pt

relacoes.exteriores@tvi.pt

nc@negocios.pt

deconomico@economico.pt

jornal@semanario.pt

diario.digital@mail.telepac.pt

visao@visao.impresa.pt

A melhor das sortes (só esta será justa).
 
Ao Colega Jose Monteiro,

Quando escreve:
"Todos os colegas temos que estar unidos" TEM TODA A RAZÃO, CONCORDO;
"uma vez mais vimos que os sindicatos ja não têm espaço de manobra para negociar, nem habilidade", ENTENDO QUE ESPAÇO DE MANOBRA TÊM, PROPOSTAS E IDEIAS TAMBÉM (QUEM DESCONHECE CONSULTE OS SITES DOS SINDICATOS, PEÇA-LHES INFORMAÇÕES, ENFIM, ACORDE PARA O MUNDO REAL), MAS FALTA AOS SINDICATOS APOIO DOS ENFERMEIROS, SOMOS UMA CLASSE POUCO INFORMADA, POUCO PARTICIPATIVA, POUCO OPERANTE.

São os Sindicatos que representam a classe e, ainda bem que assim é, COLEGAS AQUI QUEM NOS QUER PREJUDICAR E RETIRAR DIREITOS É O GOVERNO (Ministerio da Saúde e Ministério das Finanças)

Colegas a Informação actualmente é de facil acesso a todos quantos a pretendem - ACORDEM SFF

CONTRIBUTOS POSITIVOS DE TODOS OS ENFERMEIROS SÃO NECESSÁRIOS.

Enfº Pedro Gonçalves
 
POR UM Lado, ainda bem que o MS fez esta humilhante proposta.

creio que servirá finalmente para GALVANIZAR OS ENFERMEIROS!!

UNAM-SE COLEGAS, LUTEM!! É UMA VERGONHA O QUE NOS ESTÃO A FAZER!!

É AGORA OU NUNCA, INDIGNEM-SE!!

POR FAVOR COMPAREÇAM NAS REUNIÕES DOS SINDICATOS PARA ACERTARMOS AS MELHORES FORMAS DE LUTA (GREVE POR UMA SEMANA!!!)
 
Eu Adiro á GREVE (a forma escolhida por agora foi de 3 dias, quanto a mim bem, acredito que outras serão precisas, mas para ja vamos concentrar-nos em fazer NOTAR / Dar visibilidade a Esta Greve:

= Também Não faço no Serviço Aquilo que Não me Compete como Enfermeiro;

= Não permitirei que no Serviço onde exerço outros que não Enfermeiros TENTEM FAZER AQUILO QUE COMPETE AOS ENFERMEIROS.

OS SERVIÇOS DEVEM ORGANIZAR-SE E PRESTAR APENAS CUIDADOS MINIMOS : tamos a pensar Definir um leque de actividades / cuidados a não Prestar, por exemplo Não Faremos nenhum procedimento de preparação e efectivação da alta dos doentes (doentes com necessidade de cuidados de continuidade, não terão informação de enfermagem, ficando retidos nos serviços, etc.

Sugestões aceitam-se, mas todas as propostas devem ser bem analisadas.

Saudações a Todos E Vamos À LUTA com cabeça, tronco e membros, SEMPRE ATENTOS / INFORMADOS
 
Danish nurses' strike enters second week


Agence France-Presse
First Posted 23:51:00 04/23/2008

Filed Under: Nursing matters, Wages & Pensions, Protest


COPENHAGEN -- A strike by Danish health care workers over wages that has led to some 40,000 cancelled operations entered its second week on Wednesday, amid fears the action could be long-lasting.

The strike is the first major social conflict in Denmark since 1998 and is broadly supported by the Danish public, which is opposed to a government intervention.

Nurses, midwives, laboratory technicians, physiotherapists and nursing aides walked off the job last week to demand a 15 percent wage hike over three years to bring them on a par with their colleagues in the private sector.

They were joined by retirement home workers and daycare assistants, bringing the number of strikers to some 100,000.

Before walking off the job, they refused a final offer from employers -- which are the municipalities and regions -- of a 12.8 percent increase, in line with an agreement reached with the rest of the public sector.

The strikers' demands are similar to those in neighboring Nordic countries.

In November last year, nurses in Finland received a 22 to 28 percent increase over four years after threatening to resign en masse.

And in Sweden, 2,500 nurses launched a work stoppage on Monday to demand a rise in wages.

In Denmark, employers have rejected the demands as being too high.

The nurses' union SDR, which has spearheaded the action, has put aside "700 million kroner (€93.9 million, $149 million) for the conflict to pay the strikers' salaries," the union's deputy head Grethe Christensen told Agence France-Presse.

"This will allow us to hold out for 30 to 40 days in this, the biggest nurses' strike in Danish history," she said.

The nurses have also received the thumbs up from the general public, who have noted that they do "useful work", Christensen said.

Minimum service was being offered by emergency ward staff, who have been exempted from the conflict, she said, stressing that the nurses did not want to take patients hostage.

"We're demanding that our members, who have the same training as nurses in the private sector, have the same salary as those in the private sector," she stressed.

A nurse in the public sector with three years experience earns a gross monthly salary of around 24,000 kroner (€3,220, $5,111), while a counterpart in the private sector earns 10,000 kroner more, Christensen said.

She said the wages of public sector nurses lagged 27 percent behind their colleagues in the private sector, and added that the SDR union has proposed a commission be created to study "equal pay for both sexes in the public and private sector."

Christensen, the head of the European Federation of Nurses Associations, said "the problem of underpaid public sector health care workers exist across Europe and these conflicts will be inevitable in the future, as the anger is smoldering and erupting as we've already seen in the Nordic countries."

Prime Minister Anders Fogh Rasmussen reiterated Tuesday that there was "no government intervention plan", and expressed the hope that "the social partners would find a solution as soon as possible."

But the head of the Danish Regions, Bent Hansen, said he feared a "lengthy strike" and insisted he had "not one more cent to put on the negotiating table" unless the government loosened its purse strings.

According to Aalborg University labor market researcher Flemming Ibsen, "the government has to have an excuse to stop the strike, and it will intervene if the consequences become alarming and hit the front pages."
 
Acho optimo que façam todos greves!! Tal como tantos outros, também eu vou ganhar mais uns €€ à vossa pala! Obrigado!!
 
Já não escrevia ha algum tempo.....mas deixo apenas o meu pensamento sobre isto tudo.....


Como é possivel ainda estar a ameaçar com uma greve só depois da proxima reunião....como????????

So encontro uma resposta.....a tabela salarial...etc....encontra-se de acordo com os sindicatos que temos.

uma coisa de merda para outra...e como é logico a Ordem tambem se devia manifestar, zelar pela profissão....como não vejo, só me resta pensar que é outra merda igual.....

PS: mais valia fazer greve com o pessoal dos carrosseis.....pelo menos esses apareceram na televisão e ficou bem explicito que a não satisfazer o pedido deles partem tudo...ou bloqueiam a cidade....pois era isso que nós deviamos fazer....mas era para ontem.....não é ....vamos ver ...esperamos por mais uma ronda negocial......


MEUS AMIGOS...NUNCA HOUVE NEGOCIAÇÃO.....OU SERÀ QUE AINDA NÃO DERAM CONTA DISSO??????


João B.
 
Oh anónimo das 12.24, deixa lá os srs da ordem( com "o" minusculo, leia-se), em paz e sossego nas suas belas questões realmente importantes para a Enfermagem; aquelas que só eles sabem que importa. Não os chateies p.f., pois todos nós sabemos que nestas questões a ordem dos Enfermeiros nada pode e deve fazer. Esquisitos estes estatutos desta "ordenzinha"!!! Qualquer uma outra já se teria manifestado, ainda que fosse pela questão da dignidade profissional, mas a nossa......."ah, quanto a isso nada podemos fazer; nós ordem é mais as biopsicoético sensibilidades dos seres pessoas enquanto Eu ou Tu ou o raio!!"
Desculpem colegas mas já perdi completamente as esperanças de que alguma coisa mude para melhor, independentemente das formas de luta. Desculpem o desabafo.
 
Claro que nunca houve negociação nenhuma, até porque os sindicatos nunca tiveram um plano B, uma outra organização de carreira. estão amarrados a compromissos com a OE ligados ao novo figurino das especializações e não passa disto.

É preferível uma carreira que arrume os enfermeiros em 10% de principais a ganharem ordenados chorudos (amigos do partido e bem colocados, uma pequena minoria) ou encontrar uma forma de arrumar os enfermeiros de acordo com as suas competências e mantendo aspirações de subida a quem quiser. Olhem para a carreira médica já aprovada com várias categorias, mas onde podem todos subir. Olhem para a carreira dos profs mas apenas para os $$$ porque temos profissões diferentes e tem de haver uma hierarquia na carreira de enfermagem, como sempre houve ...ou quem trabalha há 1 mês é igual a quem anda nisto há 15 ou vinte anos? E quem queima as pestanas a tirar especialidades e não tem o direito de ingressar numa categoria adequada com funções e rendimento adequado, isto não dignifica também toda a profissão? Ou querem mandar todos para baixo menos os 10% de principais? Isso é que é desigualdade ...

Mesmo com limitações de vagas é preferível (depende das vagas...) é preferível categorizar a carreira do que ficarmos TODOS a perder, há é que dar oportunidades a todos de poderem chegar ao topo e de uma grande percentagem realmente chegar lá e de os outros terem um rendimento condigno com a sua profissão, senão parece-me que esta carreira está negociada para 10% dos enfermeiros...

Já agora repensem toda a lógica do MDP e coloquem desde já em cima da mesa que só poderá ser especialista no futuro (a partir do ano lectivo de 2010 a 2011) quem fizer o mestrado - 2º ciclo de estudos de Bolonha) numa área aprovada pela OE e depois venha o internato ...Com este novo sistema o poder e argumentação negocial é outra, com Bolonha isto está tudo diferente, e quer a OE quer os sindicatos não perceberam isso - ainda vão a tempo de mudar, é preciso é acordar para a realidade...Aqui que ninguém nos ouve (Só lê) é que quase todos os profissionais estão a ingressar no mercado de trabalho com o 2º ciclo de estudos (mesmo os professores, educadores, assistentes sociais, incluindo os que saiem dos politécnicos…) Se deixam passar muito tempo e se não alteram a organização da lógica da formação da enfermagem, com uma articulação entre as escolas e a OE os argumentos da Licenciatura vão voando com o tempo e acho que é isso que o governo quer…a ver vamos!!! NÃO SE DEIXEM ENGANAR, PORRA!!

Pedro Farias
 
É realmente vergonhoso para todos nós!
Caros colegas temos de manter a união mais que nunca e aderir em força ás formas de luta! Não podemos esqueçer que iremos perder miseros trocos em dias de greve comparado com o que perderemos no futuro. Vamos mostrar a esta ministra quem são os Enfermeiros Portugueses.

Já agora onde anda a nossa ordem?
Que nem se quer se manifesta para defender a classe? Ou será que essa cambada já se esqueçeu que é Enfermeiro? Devia-mos todos de deixar de pagar as cotas que eu queria ver de onde lhes vinha o dinheirinho para jantares e comemorações da treta!
 
greve para que? para dar mais ums euros para o governo...isso não, vou ficar a trabalhar.
Temos que pensar noutras formas de luta.. SAIR DOS SERVIÇOS POR 3H, MAS FICAR NO HOSPITAL COM OS BRAÇOS CRUZADOS.... vamos ver o que é que dá.

temos que nos unir a luta é de todos.
 
Colega Pedro Farias:

Tens toda a razão. Para estas coisas é preciso ter visão.
Em muitos países nem sequer há o grau de Licenciado, passam do bacharelato para o mestrado, os médicos (entre outros) saem directamente com o mestrado (da universidade, depois fazem o internato pela Ordem) e outros têm um modelo 3+2. Acho que o que estão a fazer é propositado e estamos (estão...)a cair que nem ...

Há que rever tudo e talvez este seja o momento, embora não tenha lá muitas expectativas, falta estratégia e visão! Mas vamos lá à greve, faço sempre e vou às manifestações e alerto quem de direito, pena é serem surdos...
 
É hora de parar de reclamar e fazerem greve, toca a ir a manifestação, vamos mostrar ao pais o que somos.. Força Enfermeiros
 
Eu gostava que nos dessem uma proposta de salário minimo!
Assim acredito que paralisariamos o País! Doutra forma não. SOMOS COBARDES!!
 
Caro DE, seria pertinente um post acerca dos cuidados mínimos: quem tem que os prestar, quando prestar e como prestar, com particular foco para o facto de a greve acabar a uma 6 feira com a possibilidade de enchentes nos serviços de urgência no sábado para administração de injectaveis prescritos no ambulatório e de pensos ou outras medidas terapeuticas.
Esta greve deve ser preparada ao pormenor!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
CAROS COLEGAS,
TAMBÉM EU ESTOU INSATISFEITO COM OS SINDICATOS, NÃO CONCORDO DE TODO COM AS FORMAS DE LUTA ENCETADAS, NEM COM A PEQUENEZ DA VISÃO QUE PARTILHAM E NUTREM, E NÃO É Á CONTA DE NÃO TER OFERECIDO SUGESTÕES, A DIRIGENTES SINDICAIS INCLUSIVAMENTE, ALGUMAS DAS QUAIS ACREDITO TEREM MAIS FORÇA DO QUE UMA GREVE DE 3 DIAS... MAS A DECISÃO É SÓ PARA OS ILUMINADOS.

NO ENTANTO QUERO REFORÇAR DE QUE O MOMENTO É DE COLOCAR AS NOSSAS DIVERGÊNCIAS NA GAVETA, DE IR EFECTIVAMENTE Á LUTA. FAÇO ESTA GREVE E MAIS QUANTAS HOUVEREM. IREI Á MANIFESTAÇÃO E ELEVAREI A MINHA VOZ CONTRA ESTA CORJA DE PARASITAS GOVERNAMENTAIS INCAPAZES, GENTE PREPOTENTE COMO O PIZARRO E SEUS SÉQUITO. ELE ESTÁ NO TACHO PARA DEFENDER OS SEUS, LEIA-SE A CLASSE MÉDICA, BEM COMO A SENHORA MINISTRA, QUE SERÁ CONHECIDA COMO A INIMIGA NUMERO UM DOS ENFERMEIROS, POIS DE FORMA DIRECTA E/OU INDIRECTA PERMITE ESTE VERGONHOSO TRATAMENTO. ELA QUE ATÉ SABE DAS COMPETÊNCIAS, CAPACIDADES, DEDICAÇÃO E FORÇA DOS ENFERMEIROS (DRª ANA JORGE VOCÊ DESILUDIU-ME, EU QUE ATÉ TINHA ALGUMA ESPERANÇA NA SUA COERENCIA).

É DE FACTO TEMPO DE SERENAR DIVERGÊNCIAS E ESPERAR QUE ESTES SENHORES UTILIZEM A FORÇA E A VONTADE DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES DE FORMA INTELIGENTE E CAPAZ... CHEGA DE SE ACAGAÇAREM, DE COMO COBARDES METEREM A CABEÇA ENTRE AS MÃOS. IRÃO TER DE PRESTAR CONTAS AOS ENFERMEIROS, NÃO NESTE MOMENTO, NÃO AGORA, MAS EM BREVE...

APELO A TODOS OS COLEGAS, ALUNOS, FAMILIARES, SIMPATIZANTES QUE SE UNAM Á NOSSA LUTA E Á NOSSA CAUSA, POIS ELA É JUSTA, ELA É MAIS DO QUE NECESSARIA.
NÃO VEJAM A GREVE OU AS GREVES COMO UMA PERDA DE DINHEIRO, TODOS NÓS TRABALHAMOS PARA GANHAR UM MISERO SALÁRIO, E CADA EURO NOS FAZ FALTA, MAS SE NÃO ESTIVERMOS DISPONIVEIS PARA ABDICAR AGORA DE ALGUM DESSE GANHO VAMOS PERDER MUITO MAIS NO FUTURO, E ACIMA DE TUDO PERDEMOS ALGO QUE NÃO TEM PREÇO... A NOSSA DIGNIDADE, O NOSSO PAPEL NO CONTEXTO DA EQUIPA DE SAÚDE, Á NOSSA EFECTIVA IMPORTANCIA COMO AGENTES TERAPEUTICOS COM CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ORGULHO EM DIZERMOS QUE SOMOS EFECTIVAMENTE ENFERMEIROS.

APELO A TODO OS COLEGAS TORNEM ESTA TAMBÉM A VOSSA LUTA, MESMO QUE NÃO ACREDITEM NOS SINDICATOS, COMO EU NÃO ACREDITO, MESMO COM TODA A DESCRENÇA, ACREDITEM EM VOCÊS, ACREDITEM QUE TODOS JUNTOS PODEMOS PARAR HOSPITAIS, CENTROS DE SAUDE, BLOCOS, CONSULTAS EXTERNAS, ENTUPIR URGENCIAS... NÓS PODEMOS MOSTRAR QUE EFECTIVAMENTE TEMOS PODER... NÓS TEMOS A CAPACIDADE DE EXIGIR SER TRATADOS COMO IGUAIS. ESTAMOS NO SÉCULO XXI, TEMOS O DIREITO DE GRITAR BEM ALTO A NOSSA INSATISFAÇÃO, Á NOSSA REVOLTA... ESTÁ NA HORA DE JUNTARMOS A NOSSA VOZ E DAR EM PORTUGAL O MAIOR GRITO DE REVOLTA QUE OS ENFERMEIROS JAMAIS DERAM...
POR TODOS NÓS, POR CADA UM DE NÓS.


BEM HAJA
 
Os Sindicatos deveriam em primeiro lugar ouvir os enfermeiros para saber que forma de luta a utilizar.

Na minha opinião 3 dias de greve não são suficientes para o ministério negociar há quanto tempo andámos a fazer greve ? Só se não prestarem cuidados minimos , chegava um dia de paralisação tenho a certeza de que a A Jorge e Pizarro deixavam de brincar com a nossa classe.flor
 
Na realidade o Governo sabe mesmo o que anda a fazer, pois segiu a velha máxima de Dividir para Reinar, pois saiu a sua proposta e os Enfermeiros em vez de estarem unidos na luta contra o Governo, não, viram-se contra os sindicatos....
quanto a propostas radicais, bem eu também penso que 5 dias de grave(-20% do salários ao fim do mês) é exequivel, principalmente, quando a maioria não faz greve ou vai às manifestações, ou porque tem o segundo emprego, ou porque só se destina a quem vai entrar na profissão, ou poruqe não se faz por princípio, ou poruqe é muito dinheiro, etc., etc., etc. Por tempo indeterminado ou sem serviços mínimos não é legal e dá direito a pocesso disciplinar que segundo a nova legislação dá direito a despedimento, coisa de pouca monta para quem não faz sequer 1 dia de greve....
Está na altura de deixar o "amorfismo" e o parasitismo de quem não luta de lado, assim como o lirismo e radicalismo e NOS UNIRMOS HOJE , PERDENDO AGORA EM TRÊS DIAS O QUE PODEREMOS GANHAR MENSALMENT NO RESTO DA VIDA PROFISSIONAL.
VAMOS À LUTA, MAS TODOS.....
 
Hoje foi colocada a 1ª pedra do futuro hospital de Loures. Estava Lá todos os órgãos de comunicação social a acompanhar a efeméride com todos os políticos importantes: Ministra da Saúde e seus Secretários de Estado, 1º Ministro, Director Geral da Saúde e até vedetas jornalísticas como a Cláudia Borges da SIC (como Consultora da sra ministra!!!).
Não vi nenhum Enfermeiro ou representante do SEP a fazer BARULHO! Nenhum cartaz! Nem sequer aquele camião que o SEP costuma levar para as manifes (de onde o Enf Carlos discursa), estava presente com um megafone a fazer BARULHO!!
A meu ver, perdemos uma oportunidade única. Lhes garanto que não passava despercebido! Lembram-se quando os profs seguiam a ministra da educação por todo o lado e se manifestavam? Acho que deveriam destacar uma equipa só para estas iniciativas, em vez que estarem todos a organizar reuniões nos serviços para saberem o que os Enfermeiros querem. Acho que até eu sei o que queremos: FAZER BARULHO!!! APARECERMOS EM TODAS AS ABERTURAS DE TELEJORNAIS!
Gostei da ideia da Enfª Guadalupe de queimar fardas à porta do Ministério. Até acho que deveríamos queimar também pneus. Fazem mais fumo!
Já enviei um mail para o SEP a comentar esta falta de oportunidade.
 
Que tal uma greve de zelo? Nao nos sai dos bolsos nem do corpo
 
GREVE!!!!
 
Tudo continua na mesma porque falta-nos garra!

Tudo està como està porque sobra-nos inércia!

E vamos continuar a deixar isto assim? Enfermeiros com mais anos de serviço a achar que a luta é para os novos e vice-versa?!

E que tal unirmo-nos de uma vez por todas?! Juntar essa garra toda destes post's e passar a pratica?!

Mais uma reunião?! Pois,por isso é que continuam a pisar-nos (!)

Enquanto ficarmos por blogs e post's e afins a nossa voz nao se fara ouvir...

Cada vez mais tomo conscíência q so os proprios enfermeiros e quem c eles convive mais intimamente pode perceber o valor do trabalho do enfermeiro...

Ainda ninguem percebeu que somos FUNDAMENTAIS no SNS? talvez porque estamos là sempre,falta aki algo,nós vamos e desenrrascamos... pois é... Temos o poder da multiplicação...

Assim,nunca ninguem percebe que precisam de nós,têm de sentir a nossa FALTA (!)

"E toca a pisar mais que eles nem se importam nem nda"

ass. Um estudante de enfermagem
 
até q ponto a greve vai funcionar nos serviços com estagiarios de enfermagem?!
 
Eu faço greve claro, sai do bolso mas ganho no futuro.

Luis,
HGSA
 
ESTES PENSMENTOS DE GAJA É QUE ME .....O JUIZO!! gREVE TOTAL E TAMBEM NOS DUPLOS.
AKELE ABRAÇO CAROS COLEGAS ENFERMEIROS.
 
Enquanto não radicalizar-mos insistentemente e eficazmente as nossas formas de luta, não vamos a lado nenhum. O decretar greves sem terem o bom senso de esclarecer TODOS os enfermeiros deste país, com a consequência de efeito de coação por parte dos superiores hierárquicos, não vamos a lado nenhum. Dedicamos estes e outros dias de luta à dignificação e ao valor do que é ser enfermeiro. Se não formos egoistas e charlatões, então aí sim conseguiremos o que é desejável. LUTEMOS TODOS POIS SÒ ASSIM GANHAMOS TODOS. NÂO SE DEIXEM COAGIR. POR UMA ENFERMAGEM JUSTA E DIGNA.
 
Ola colegas.
Antes de mais um abraço a todos e boa noite.
Inicialmente este artigo estava para ser dirigido a um colega meu "nosso" dirigente sindical que muito preso, so que achei ser esta a melhor forma de expressar este sentimento que ja dura a alguns anos.
Sou enfermeiro ha 18 anos creio.... embora nao tenha tirado enfermagem por vocaçao dedico me aquilo que faço de corpo e alma.
Acreditem que esta forma de luta continua a ser uma palhaçada para a classe de enfermagem.
Radicalize se as formas de luta tal como em Israel por ex:
Quando os sindicatos tiverem os tomates para dizerem que nao ha serviços minimos eu alinho
Sabem tanto como eu que os serviços minimos em enfermagem sao uma treta!!!
Os professores sao um exemplo de como se pára um pais!!!
Estou farto de greves para nada em que os seviços minimos nesses dias passam a ser "MAXIMOS"
"Nota: O dinheiro para mim nao é importante, sim a dignidade!"
Portanto deixem se de tretas e inventem novas formas mais agressivas de luta pois esta o estado agradece e a classe Medica tambem, pois nesse dia a justificaçao para os medicos nao trabalharem é a greve de enfermagem e enquanto eles continuam a ganhar rios de dinheiro que nesse dia tem um sabor especial, nos farta-mo-nos de trabalhar a assegurar SERVIÇOS MAXIMOS!!
SENHORES LIDERES SINDICAIS ...PENSEM EM PROTEGER- NOS EM FORMAS DE LUTA MAIS RADICAIS TAIS COMO A AUSENCIA TOTAL DOS SERVIÇOS.
ESTOU FARTO DE GREVEZINHAS DA TRETA !!!!
ABRAÇO
 
"...preocupação com a qualidade da formação (em detrimento da quantidade!), necessidade de redução das vagas no ensino da Enfermagem..."(ENFº GERMANO COUTO)

FOI QUANDO SE ESQUECEU ESTA PRIORIDADE QUE A ENFERMAGEM COMEÇOU A PERDER.

NO QUE ME DIZ RESPEITO JÁ TOMEI A MINHA POSIÇÃO E NÃO VOU PACTUAR COM ESTA SITUAÇÃO: DEIXEI DE ACEITAR ALUNOS EM ESTÁGIO PARA ORIENTAR.
ONDE ANDAM OS ENFERMEIROS PROFESSORES QUANDO NÓS TEMOS QUE DIVIDIR O NOSSO TEMPO ENTRE O SERMOS PRESTADORES E FORMADORES/EDUCADORES?
NO MEU TEMPO NÃO ERA ASSIM... CABIA AOS PROFESSORES A FORMAÇÃO DOS SEUS ALUNOS... HOJE EM DIA A FALTA DE PREOCUPAÇÃO PELA QUALIDADE DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS LEVA A QUE TODOS POSSAM ORIENTAR UM ALUNO EM ESTÁGIO. SERÁ QUE TODOS TÊM CAPACIDADE PARA EDUCAR/FORMAR? ACHO QUE NÃO...

SEI QUE SOZINHA NÃO FAÇO A DIFERENÇA, MAS ALGUÉM TEM QUE COMEÇAR... SE TODOS FIZESSEMOS ISTO, OU PELO MENOS GRANDE PARTE DE NÓS, ACREDITEM QUE AS ESCOLAS TERIAM DIFICULDADES EM ARRANJAR CAMPOS DE ESTÁGIO PARA DEPOSITAR OS SEUS ALUNOS E A MÉDIO PRAZO TERIAM QUE DIMINUIR O NÚMERO DE ALUNOS QUE PRETENDIAM FORMAR...

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE SE CONTINUE A BANALIZAR A ENFERMAGEM.

ANTES POUCOS MAS BONS DO QUE MUITOS E ASSIM ASSIM...

E "ELES" SABEM DISSO, SABEM QUE ESTAMOS A PERDER FORÇA, SABEM QUE SE OFERECEREM UMA MÁ PROPOSTA E ALGUM DE NÓS POR ZELO RECUSAR, OUTRO VIRÁ(DADO QUE SOMOS MUITOS)QUE ACEITARÁ...

FORÇA COLEGAS! MOSTREMOS QUE TEMOS MUITA IMPORTÂNCIA NESTA SOCIEDADE...
 
Quanto a mim este é já há muito tempo um problema para se resolver nas barras do Tribunal Europeu. Se concordam passem a ideia. Este é um caso de incumprimento da lei (daquilo que é hoje a nossa profissão por lei - licenciatura e profissão com grau de complexidade máximo) e de alguns dos direitos humanos (discriminação). Haja alguém que faça este governo cumprir a lei que ele próprio criou e que aquilo que escreve e aprova não fique pelo não dito. haja alguém que faça este governo respeitar a lei internacional dos direitos humanos. Tribunal Europeu já.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!