sexta-feira, janeiro 08, 2010

"Pesadelo SIV"!


"A 3 de Dezembro de 2009, reuniu-se na sede da Ordem dos Enfermeiros no Porto, o grupo de trabalho que havia sido criado com o patrocínio da Ordem dos Enfermeiros, para discutir e apresentar propostas que tivessem como finalidade ajudar a resolver os problemas dos Enfermeiros do Pré-hospitalar em Portugal, juntamente com o Ministério da Saúde e INEM.
Se estes fossem parceiros de boa fé, que já temíamos não fossem como se está a comprovar. Constituído por representantes dos trabalhadores das SIV, das VMER, de enfermeiros a trabalhar nas delegações regionais do INEM, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Ordem dos Enfermeiros, e a Associação de Enfermeiros do Pré-hospitalar.

Esta reunião visava discutir acções a colocar em prática no sentido do INEM, definir o que queria dos Enfermeiros na instituição.

Por compromissos inadiáveis cheguei [autor do texto: Enf. António Silva] a esta reunião com algum atraso, e fui confrontado com decisões já tomadas, estratégia delineada, e a nossa opinião (que passava por um Pré-aviso de greve), a ser ferozmente rejeitada pelos TRÊS dirigentes do SEP presentes. As decisões mais importantes eram então:

· Reunião do SEP com o Ministério da Saúde (já vinham com ela agendada), no dia 9 de Dezembro de 2009;
· Encontro Nacional de Enfermeiros do Pré-hospitalar a ter lugar em Coimbra, no dia 12, organizado pelo mesmo;

Estas eram as duas grandes decisões!
NADA sobre uma posição pública conjunta deste grupo de trabalho relativamente a carreira dos TAE;
NADA sobre o que os Enfermeiros pensam para o Pré-hospitalar;
NADA sobre o seu papel nesse mesmo Pré-hospitalar.
Não era importante. Importante era subjugar o grupo a uma estratégia previamente pensada e planeada para atingir protagonismo. Não nos identificamos com esta forma de actuar. Não é esta a nossa forma de estar no sindicalismo.

A 23 de Dezembro, por e-mail, o representante do grupo de trabalho informa do seguinte:
· Que perante a tutela o INEM assumiu resolver o problema do concurso dos 80 Enfermeiros. Está à vista a resolução, até agora NADA.
· Que os Bombeiros vão ter AMBULÂNCIAS MEDICALIZADAS, e não são obrigados a ter Enfermeiros, o protocolo estabelecido entre INEM e Bombeiros não obriga. Pergunto eu quem dá esta medicação? TAE, será? Vamos ver o que diz a Ordem.
· Cursos de SAV, para as tripulações SIV, para os hélis? Para o TAE também? Não tem habilitações para tal (ainda).
Foram estes os resultados da reunião SEP/Ministério? Podem sentir-se satisfeitos.

Sobre o real papel dos Enfermeiros, NADA. A nossa proposta é clara e simples: aos Enfermeiros que tenham qualquer relação de trabalho com o INEM: GREVE A TODAS AS ACTIVIDADES DO INEM, DE TODOS OS ENFERMEIROS - SIV, VMER, DELEGAÇÕES, PAREM!!!
Estamos ao vosso dispor, não existe da nossa parte qualquer possibilidade de diálogo, porque o INEM tem enganado os Enfermeiros sistematicamente."

Fonte: SE

Comments:
parabens aos professores. Reparem só na diferença, ela é brutal, eles conseguiram tudo, e de forma merecida e nós não consegui-mos nada, nada,nada,nada.... A diferença no mediatismo diz tudo, reparem que a reunião dos enfermeiros com a ministra só é mesmo conhecida por nós e alguns dos nossos familiares talvez, pois para a restante sociadade essa reunião e a nossa luta é como se nem existice, ao contrario da reunião dos professores que tem direito a ser comentada em todos os telejornais e a ser quase uma das noticias de abertura. Isso caros colegas faz toda mas toda a diferença. Já repararam que sobre a reunião dos sindicatos de enfermagem com o ministerio nem se fala na televisão, nada, mesmo nada. Eu só sei dessa reunião porque sou enfermeiro e tenho muito interesse nisso, pois mesmo colegas nossos desconhecem que foi hoje a reunião, imaginem só o resto do país. É mesmo uma luta fantasma, e como tal, assim como os fantasmas que não são palpaveis tambem esta reunião não terá um resultado palpavél. VAI UMA APOSTA?

OS NOSSOS SINDICATOS PODEM ALEGAR O QUE QUISEREM MAS TODO O SEU TRABALHO ATE AGORA RESUME-SE A UMA PALAVRA- INCOMPETÊNCIA.

Reparem que a esta hora ainda nem sequer uma palavra sobre o decorrer dos trabalhos, enquanto que os professores tiveram direito a ser informados sobre o decorrer das negociações quase em directo. Desta nossa pseudo negociação de hoje só vai sair 1 de de 3 resultados :
1- outra data para mais um encontro amoroso entre sindicatos enfermeiros e ministra da saude ( pois as vezes que se reunem sem ser para falar dos nossos problemas so pod ser para namorar)

2- Uma greve de 1 dia- que ate poupa unstrocos ao estado e o trabalho aparece feito e ninguem sente sendo que so passa em rodape no jornal da noite.

3- Uma pseudo manisfestação em conjunto com a cgtp pois já que vamos lutamos pelos outros, e mais uma vez a classe de enfermagem passa em rodape no telejornal.

Ou seja venha o diabo e escolha pois uma coisa é certa os nossos sindicatos NÃO TEM TOM.... para partir para uma luta a sério uma luta fracturante com o ministerio com mediatismo e dinâmismo. Sabem que mais, quem tem cu tem medo, e no caso dos nossos sindicalistas e representantes, QUEM TEM INTERESSES TEM MUITO MUITO MEDO.... TENHO DITO. MAIS UMA VEZ MUITOS MUITOS PARABENS AOS PROFESSORES E AOS SEUS FANTASTICOS REPRESENTANTES SINDICAIS QUE MERECEM TODOS OS TOSTÕES E MAIS, PAGOS PELOS SEUS ASSOCIADOS.
 
""Sobre o real papel dos Enfermeiros, NADA. A nossa proposta é clara e simples: aos Enfermeiros que tenham qualquer relação de trabalho com o INEM: GREVE A TODAS AS ACTIVIDADES DO INEM, DE TODOS OS ENFERMEIROS - SIV, VMER, DELEGAÇÕES, PAREM!!!""

AHAHAHAHAH

Na nossa classe?

Havia de ser bonito!

Então os carissimos colegas estão lá enfiados e não deixam entrar ninguém e agora iam parar, sujeitos a perder o tacho?

Nestes ultimos 2 anos que fizeram os nossos colegas que estão no INEM para defender a Enfermagem? NADA!

Protegeram-se a eles, à carteira e aos amigos!

Os TAS saíram das VMER e quantos Enfermeiros entraram para os seus lugares? ZERO!

Deixem esses colegas sair e voltar para os locais de origem. Criem lugares no quadro do INEM e deixem entrar sangue novo! Essa gente não interessa nada à Enfermagem!
 
Gostava de colocar várias questões, será que os sindicatos tão a desempenhar bem o seu papel? Porque é que não se ouve falar da negociação dos novos escalões? Será que os sindicatos merecem os 10% do nosso ordenado?
 
Para responder ao anonimo das 8:37. Não !!! O SEP faz o que o PCP manda. O SE o que convem á familia Azevedo. Por isso Nós enfermeiros estamos enttregues á bixarada (até já se podem casar...). É triste mas é verdade, esse António José que foi á reunião, atrasado.... Porquê, não há mais ninguem que podesse ir á reunião que não tivesse compromissos inadiaveis????
 
"Cursos de SAV, para as tripulações SIV, para os hélis? Para o TAE também? Não tem habilitações para tal (ainda)."...

Pois não, e o enfermeiro tem?! Se tem, então porque inventaram um patamar intermédio no suporte de vida, entre SBV e SAV?? Porque não vemos enfermeiros a tripular ambulancias SAV e sem Médico?!
 
quando disse 10% enganei-me, quero dizer 1%....
 
Não podia deixar passar em claro estas afirmações feitas pelo Enf António José.
Quando se tem um sindicato que permite a divulgação de qualquer tonteria desde que seja para incendiar não vamos a lado algum. Falta informação e falta verdade na maior parte do texto que é redigido pelo enfermeiro. Como burro não é, só acredito que seja má fé tendo como objectivo destabilizar o grupo dos enfermeiros SIV.

Neste assunto quem manda somos nós, os enfermeiros que trabalham no pré hospitalar. Somos nós que decidimos o que fazer, as formas de luta e os momentos em que devem ser feitos.

Não é o SEP, não e o SEN. Neste assunto não defendemos interesses de partidos, de tachos ou de particulares. É o interesse dos enfermeiros que vai estar salvaguardado. Ninguém melhor do que nós sabe qual é o melhor caminho.

Se não fazem parte da solução ao menos estejam calados para não serem ais um problema.
 
..."Que os Bombeiros vão ter AMBULÂNCIAS MEDICALIZADAS, e não são obrigados a ter Enfermeiros, o protocolo estabelecido entre INEM e Bombeiros não obriga. Pergunto eu quem dá esta medicação? TAE, será? Vamos ver o que diz a Ordem."

Gostaria que abrissem os olhos:

--"Ambulância tipo C – 3 tripulantes, 1 deles tem de ser médico com formação em Suporte Avançado de Vida (SAV). "

Mais:

--"De salientar que na Portaria 1147/2001, Capítulo III, Secção I, ponto 26.3 relativo aos tripulantes da Ambulância tipo C, o terceiro elemento da tripulação pode ser um enfermeiro ou um indivíduo habilitado com o curso de tripulante de ambulância de socorro"

E agora eu pergunto, mas quem é que obriga um CB a ter enfermeiros na tripulação de uma ambulancia Medicalizada?!?! Pois, como podem observar em cima, a lei obriga (obviamente) a presença de um Médico na tripulação!! E em seguida 2 tripulantes, em que 1 deles PODE ser enfermeiro... E que eu saiba, o Médico pode dar medicação e se estiver ocupado, pode dar instruções a um TAS para o fazer e como o fazer...E nem sequer se percebe esse paragrafo, porque existem imensos CBs com ambulancias medicalizadas, em que não vai nenhum enfermeiro a bordo...
 
Perante a passividade supostamente confortável de alguns (poucos?...), a reboque de pudores e escudados em eventuais défice de competências,
os Srs. Enfermeiros estão a perder o último "mito sagrado", a saber: "SÓ OS ENFERMEIROS TÊM COMPETÊNCIA TÉCNICA PARA ADMINISTRAR MEDICAÇÃO..."

Infelizmente é que estes alguns (poucos?...), são ambliopes intelectualmente e como tal, padecem de uma dificuldade em interpretar a realidade, devido à tal falta de visão.
Primeiro, as farmácias não tiveram problema algum em passar por cima do tal mito (leia-se:"SÓ OS ENFERMEIROS TÊM COMPETÊNCIA TÉCNICA PARA ADMINISTRAR MEDICAÇÃO...") e exactamente como todo o resto da sociedade (obviamente com excepção do enfermeirame) usando as regras do mercado, desconsiderando ideias pré-concebidas (revelando empreendedorismo...?) passaram a possibilitar à população um novo serviço: Administração de Vacinas no local onde se processa a compra... confortável, não?... Os Srs. Enfermeiros bem espumaram perante tal atentado ao MITO, mas... nada! O acto está consumado, a noiva já é casada e deste matrimónio é só aguardar, que lá vêm os filhotes...
Talvez possamos tentar só resumir estas incongruencias:
- só o enfermeiro é que pode administrar medicação, contudo, em qualquer contexto, não pode de forma autónoma administrar o que o utente pode de forma autónoma adquirir através de prescrição de um Farmacêutico ou Técnico de uma Parafarmácia (ou Farmácia). Ou seja, quando em actuação no domicilio do utente ou em ambulatório, numa hipotética situação de cefaleia de tensão, o melhor é esclarecer o utente, que ele (Enfermeiro) não pode administrar o Paracetamol 500mg que até tem no bolso, mas de forma livre e esclarecida indica-lhe o caminho do Hipermercado mais próximo, onde, aí sim, encontrará uma pessoa Competente para lhe prescrever o dito Paracetamol. Não esquecer contudo, de voltar rápidamente para o local inicial, onde o Sr. Enf. aguardará para lhe retirar o comprimido do invólucro e com alguma boa vontade, lhe chegará um copinho de àgua, para o utente proceder à sua correcta deglutição. Ou então, que se dane... e compre lá isso e tente não se engasgar com o comprimido. Mas, se o desgraçado tiver dificuldade em se deslocar, do seu domicilio à dita Parafarmácia, então: Certamente que a OE não vai descobrir, e... tome lá o comprimido que se acontecer alguma coisa, eu faço de conta que o Sr mo retirou do bolso sem eu me aperceber... e... quer...quer, ou então, chama-se uma ambulância que é para isso que os TAE existem!
 
O Tó Silva

Parece que é só incompetência nesse Sindicato. Como é possivel não estarem presentes nas reuniões que são importantes para a classe. Como sempre nunca estão na altura devida. Pobrezinhos todos têm culpa da vossa inercia e burrice. Tratam os assuntos de grande importancia sempre da mesma forma,NADA.
O facto é que estão quase falidos, com o abandono de tantos socios, não sei como vão sustentar a familia Azevedo. Pelo menos fica a esperança que um dia com o vosso desaparecimento, possamos negociar alguma coisa com um unico sindicato.
Já agora Doutor Enfermeiro tenha atenção à primazia que dá a esse Sindicato que já deu o que tinha a dar. Será que publica neste blog todas as asneiras e mentiras que esses desocupados teimam em dizer.
 
Sim, sim...as ambulancias do tipo c podem ser tripuladas por tas e por um medico...não vemos ambulancias medicalizadas com enfermeiros...???
Pelo conhecimento que tenho(porque faço siv), o sr. doutor sem um enfermeiro ao lado é meio profissional..., e com um tas??? nem chage a 1/4 de profissional.
Isto para dizer que uma equipa trabalha em conjunto e é muito dificil para um medico trabalhar sozinho(ou com dois tas, tae). Já num enfermeiro deposita mais confiança, porque este(enfermeiro)POSSUI UMA LICENCIATURA E HABILITAÇÕES CONFIRMADAS COM ANOS DE ESTAGIO E DE TRABALHO.
bOM TRABALHO A TODOS...
 
Anonimo das 10.15 ninguem disse o contrario, mas como vê pela legislação actual, uma ambulancia de cuidados intensivos não precisa de enfermeiro...

E ja agora:

"Pelo conhecimento que tenho(porque faço siv), o sr. doutor sem um enfermeiro ao lado é meio profissional..., e com um tas??? nem chage a 1/4 de profissional."

Isso só se for na sua cabeça ... Aliás, isso é tão falso, que até há uns anitos atrás, as VMERs eram tripuladas por TAS e Médico... E sabe que mais, nunca ninguém morreu por isso... Conclusão, não foram nem são os enfermeiros a fazer diferença alguma...
 
Caramba... As vmer´s EEEERRRRRAAAMMMMMMMMMM..... Deixou de ser porque vocês não têm comptências para a tripularem... Por isso é que os enfermeiros vieram para a rua e ainda bem...
O passado fica para trás...
E mais uma coisa: se não estamos todos unidos não vamos a parte nenhum. Eu trabalho no INEM e sempre fiz greve, apenas garanti os serviços minimos, tal como faço no Hospital...
Enfermeiros mantenham-se unidos...
 
"porque existem imensos CBs com ambulancias medicalizadas, em que não vai nenhum enfermeiro a bordo..."

Pois não, e são raras as vezes que vai com médico ou TAS. Um ou dois TATs chegam. Sei do que falo e os srs Bombeiros também sabem.

Agora se vai um médico, enfermeiro ou TAS não me interessa. Que se cumpra a lei, não é só comprar ambulâncias medicalizadas, porque é moda ter uma e tal, porque é especial e tal...

Bom trabalho srs TAS, Enfermeiros, Médicos e todos os que fazem PH.
 
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2010/01/email-de-despedida-do-enfermeiro-rui.html
 
Porque é q os colegas que estão na SIV e que ficaram, não protestam sobre a saída dos colegas?

Qual é a opinião deles sobre a actual situação?

Porque é que ninguém os ouve falar?
 
Porque são pessoas espertas...não será anónimo das 7:57? E não entram em jogos baixos...
 
Sao espertos... isso é verdade!

É que se falasse ficava-se a saber que estão a receber 3 ordenados cada um!

Porque com a saída dos colegas há SIV´s a ser asseguradas só por tres enfermeiros.

Agora é só uma questão de fazer as contas...
 
E a culpa é de quem? Claro de quem trabalha...
 
Viva para todos os amantes deste espaço!!!

Estamos nesta fase a discutir o que??? Não sei muito bem, mas sei que o processo de criação do TEPH esta a avançar claramente, sendo um processo sem retrucesso, por isso meus amigos deviamos neste mumento verificar quem é que tem competencias e aptidão para formar esses novos tecnicos.
Deixo esta chamada de atenção para que a nova carreira profissional a ser criada, seja criada pelos melhores, (enfermeiros, medicos ou o barbeiro), todos são bastante importantes, porque tem de ter formação profissional e pessoal, só assim se faz bem....

Vale a pena pensar nisto.

MPP
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!