terça-feira, janeiro 05, 2010

A prenda de Natal...


Da responsabilidade da Ordem dos Enfermeiros: "Estudo sobre situação profissional dos jovens Enfermeiros em Portugal" link

Uma década verdadeiramente negra para a classe. Içando a bandeira dos rácios (indiferente a quem gere a Saúde), injectou-se no país milhares e milhares de jovens, licenciados em Enfermagem, que, ou penam no desemprego, ou são carne para canhão, humilhados e mal remunerados (ou não-remunerados), usados e despedidos quando convém.

Comments:
Bem, numa palavra este estudo e completamente DEMOLIDOR!

Se dúvidas houvesse acerca do actual estado da profissão em Portugal vem a própria OE constatar o que toda a gente já sentia há muito tempo e que só uns iluminados negavam.

Agora a questão é: A OE está a par da situação, tem os dados na mão portanto o que é que vai fazer? Permanecer, como até aqui, impávida e serena?

Há coisas gravíssimas escritas neste estudo, como alunos fazerem estágios sem tutor ou o tutor ser de outra profissão.

Colegas nossos, jovens a trabalhar na restauração!!!

Meus Deus que vergonha! Neste momento tenho vergonha de ser Enfermeiro... e depois afirma-se com uma ligeireza doentia "eh pá, temos de monitorizar isto todos os anos" mais? mais? mais?

Até quando estes senhores vão continuar a fazer ouvidos de mercador à situações destes nossos colegas... diminuam as vagas já!!
 
Mas de quem é a culpa?
Permitam-me, a culpa é dos enfermeiros. Porquê? Porque foram e são os Enfermeiros que lá puseram esta bastonária, são os enfermeiros que continuam a ser cúmplices desta ordem, são os enfermeiros que, quando houverem eleições, vão continuar a demitir-se do seu dever.
Esta ordem não tem liderança, o que por si só já é mau, mas pior é o facto de não haver liderança na oposição, não havendo oposição dificilmente se pode ver luz ao fundo do túnel.
Deveria haver algo ou alguém a pedir imediatamente a dissolução destes orgão sociais da OE, porque é vergonhoso estes dados serem conhecidos e nada se fazer.
Como é que pode haver um SNS de qualidade se temos uma OE moribunda.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
"" Importa referir que a média de novos
inscritos anualmente na OE é de 3.572 enfermeiros"".

Este texto é o obituário da enfermagem portuguesa.

No entanto, continua a outra a papaguear a "falta de enfermeiros". Uma perfeita loucura..
 
Enfermeiros em mestágios não remunurados????

Os Enf.ºos vão ser corridos do INEM????


Os Farmaceuticos tambem vão vazer pensos nas Farmacias???

Os ratios de enfermeiros não estão a ser respeitados???

Onde é que isto vai parar????
Quem nos acode?
~
O que faz a nossa Ordem aqui pelos lados da Sede de Lisboa???
 
E o mais grave, é que a nossa ordem, mesmo tendo conhecimento destes dados, ainda força os enfermeiros recém-licenciados desempregados por mais de 6 meses desde que terminaram o curso a pagar quotas mensalmente, isto se quiserem ver o seu titulo de enfermeiros reconhecido...mais um "custozito" para os pais que muitas vezes fizeram grandes esforços para os filhos tirarem o seu curso...mas o que é que isso importa...
INJUSTO, INJUSTO E INJUSTO...para onde vai esse dinheiro??? ao fim de três anos e meio de profissão dos quais apenas dois anos e 10 meses de exercício profissional, ninguém me consegui explicar....

cumprimentos caros colegas, Ana
 
Há muito tempo que se afirma a loucura dos últimos anos quando se sabe que se formam mais de 3 mil alunos em enfermagem por ano.
Só esta Bastonária e todo o seu grupo de apoiantes não viu o evidente. Ou não quiseram ver. E, por muito grave que possa parecer (ou não), continua a não ver. Mas, a mim, não me admira. Só é cego quem não quer ver.
A verdade, tal como outros colegas também afirmam, a responsabilidade não é efectivamente da Bastonária. A responsabilidade começa em cada um dos Enfermeiros votantes, passa por cada um dos múltiplos dirigentes influentes na nossa profissão, como muitos dos Directores de Enfermagem que por interesses pessoais a apoiaram, passa pela anterior Bastonária que nada fez para evitar que a Senhora Enf.ª Maria Augusta lá chegasse (como pode um ex-sindicalista chegar a Bastonária?) e, de forma clara e sem desculpas, para todos aqueles que sabemos têm apoiado efusivamente a sua eleição e re-eleição. Todos estes são directamente responsáveis pelo estado da Enfermagem em Portugal.
Num país decente, os próprios já tinha colocado o lugar à disposição há muito tempo. Mas o "Poder" e o medo de o perder, independentemente das competências, fala muito mais alto.
Eu sei que poucos pensam assim, mas lá chegará o tempo em que muitos que hoje a apoiam efusivamente vão mudar a cassete e deixar da apoiar. Basta que para isso percebam que podem ganhar pessoalmente e directamente alguma coisa. E muitos dos que hoje dizem muito bem dela (haverá alguém concerteza!) vão ser os primeiros, num futuro próximo a tecer os comentários mais indignos relativamente ao período em que Maria Augusta por lá passou. Cá estaremos para, com toda a atenção, ver o que se vai passar.
Mas esta Bastonária não deixará, saudades a ninguém. Isso é certo! Pena que tenham votado nela!
 
caro DE, o link do estudo está partido, pode publicar o mesmo aqui no site?
 
o link não ta a dar!
 
A agricultura está a precisar de pessoal jovem !
 
"o link não ta a dar!"


Já está ok.
 
Não há quem ponha fim a esta m...a??
Isto está bonito, está!
 
A grande escola do SEP no seu melhor a destruir a enfermagem portuguesa é na ordem é nos sindicatos é a RUINA
 
Perante estes resultados que todos já sabiamos à excepção da bastonária e dos seus caes amestrados. Esperemos que agora haja uma intervenção séria e realista, ou não haja nada como é costume na enfermagem portuguesa
 
A ORDEM SÓ COM ESTE ESTUDO É QUE vai fazer o diagnóstico da SITUAÇÃO,,,

Será que esta ordem pensa que os enfermeiros são burros
os enfermeiros não tinham conhecimento do desemprego... é preciso um estudo da situação?
POR FAVOR DR,ENFERMEIRO MANDE A CARTA DO PAI NATAL À BATONARIA e conquilha - A CARTA RETRATA BEM A PROFISSÃO NOS DIAS DE HOJE.flor
 
JÁ SE DEVIAM TER DEMITIDO, SE TIVESSEM VERGONHA NA CARA, E SE REALMENTE LHES INTERESSA O BEM MAIOR PARA A NOSSA PROFISSÃO.

MAS EM 2011, ACABA-SE A MAMA!
 
uma boca para o barulho.
É verdade que muitos TAE tem formação superior... psicologos, podologos, futuros advogados, enfermeiros... mas todos eles andaram a cursar para ganhar 750 euros... e recusaram inumeras ofertas de emprego na sua área porque o seu sonho era ser TAE....

a esses desejo boa sorte na procura de emprego de acordo com a sua formação, aqueles que querem ter mais competencias... estudassem... ao que todos os dias fazem o seu trabalho, que são uma mais valia na rua e não se deixam entusiasmar com o ER.... o meus parabens.
 
Olá caros colegas,

Venho cá só exprimir a minha concordância com o comentário do Anónimo das 11:58, não encontro melhor definição dos factos e contra factos, não há argumentos.

Cumprimentos,
C2
 
parabens aos professores. Reparem só na diferença, ela é brutal, eles conseguiram tudo, e de forma merecida e nós não consegui-mos nada, nada,nada,nada.... A diferença no mediatismo diz tudo, reparem que a reunião dos enfermeiros com a ministra só é mesmo conhecida por nós e alguns dos nossos familiares talvez, pois para a restante sociadade essa reunião e a nossa luta é como se nem existice, ao contrario da reunião dos professores que tem direito a ser comentada em todos os telejornais e a ser quase uma das noticias de abertura. Isso caros colegas faz toda mas toda a diferença. Já repararam que sobre a reunião dos sindicatos de enfermagem com o ministerio nem se fala na televisão, nada, mesmo nada. Eu só sei dessa reunião porque sou enfermeiro e tenho muito interesse nisso, pois mesmo colegas nossos desconhecem que foi hoje a reunião, imaginem só o resto do país. É mesmo uma luta fantasma, e como tal, assim como os fantasmas que não são palpaveis tambem esta reunião não terá um resultado palpavél. VAI UMA APOSTA?

OS NOSSOS SINDICATOS PODEM ALEGAR O QUE QUISEREM MAS TODO O SEU TRABALHO ATE AGORA RESUME-SE A UMA PALAVRA- INCOMPETÊNCIA.

Reparem que a esta hora ainda nem sequer uma palavra sobre o decorrer dos trabalhos, enquanto que os professores tiveram direito a ser informados sobre o decorrer das negociações quase em directo. Desta nossa pseudo negociação de hoje só vai sair 1 de de 3 resultados :
1- outra data para mais um encontro amoroso entre sindicatos enfermeiros e ministra da saude ( pois as vezes que se reunem sem ser para falar dos nossos problemas so pod ser para namorar)

2- Uma greve de 1 dia- que ate poupa unstrocos ao estado e o trabalho aparece feito e ninguem sente sendo que so passa em rodape no jornal da noite.

3- Uma pseudo manisfestação em conjunto com a cgtp pois já que vamos lutamos pelos outros, e mais uma vez a classe de enfermagem passa em rodape no telejornal.

Ou seja venha o diabo e escolha pois uma coisa é certa os nossos sindicatos NÃO TEM TOM.... para partir para uma luta a sério uma luta fracturante com o ministerio com mediatismo e dinâmismo. Sabem que mais, quem tem cu tem medo, e nocaso dos nossos sindicalistas e representantes, QUEM TEM INTERESSES TEM MUITO MUITO MEDO.... TENHO DITO. MAIS UMA VEZ MUITOS MUITOS PARABENS AOS PROFESSORES E AOS SEUS FANTASTICOS REPRESENTANTES SINDICAIS QUE MERECEM TODOS OS TOSTÕES E MAIS, PAGOS PELOS SEUS ASSOCIADOS.
 
Demitam-se é o melhor que podem fazer pela enfermagem, vocês são a nossa vergonha. RUA JÁ
 
Palhaça...que só vai a Tv dizer anedotas...Somos pessoas sérias e merecemos respeito por parte de todos...de todos mesmo..incluindo vex, que enche os bolsos tdos os meses com o nosso dinheirinho..VERGONHOSO.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!