sexta-feira, janeiro 08, 2010

Proposta de trabalho a uma colega:


"4 dias por semana, 7 horas por dia, 15 Euros por dia. Ou seja, 60 euros por semana, o que perfaz 240 euros por mês." link
.
Ainda há por aí alguém a acenar com uma bandeirola a dizer que "faltam Enfermeiros" e que estamos "abaixo das médias europeias"?

Comments:
Bem a nossa colega diz que a proposta de emprego lhe foi colocada por uma Enfermeira!

Abençoadas sejam
 
Esta situação não pode ser real qualquer mulher da limpeza ganha mais de cinco euros hora seis sete...
mas que se passa?
penso que já ultrpassa qualquer limite de respeito.
Até parece anedótico.
Por favor não aceitem propostas destas.
Só por fome!
mesmo assim é melhor qualquer outra aera de trabalho já que ninguem ganha a 2,5 euros.
Quem faz essas propostas não tem vergonha nenhuma nem respeita quem se esforça estudar e que aposta no conhecimento cientifico e qualificado.
Estou desgostosa com tudo isto,sou enfermeira desde 1991, estou muito desmotivada porque o próprio Ministério não reconhece mais valias ciêntificas aos enfermeiros que investem numa Especialidade em enfermagem.Vergonhoso.
Por todas estas situações existe desmotivação total na classe de Enfermagem.
 
Isto é absolutamente ultrajante.

E deverá acrescentar que a proposta foi feita por uma enfermeira a uma colega de profissão (o que, podendo até não ferir a Ética ou a Moral, seguramente fere de morte a Deontologia).

A um amigo meu, enfermeiro na altura recém-licenciado, propuseram (proposta também de um colega seu), em Penafiel, 2.5 euros à hora, em trabalho domiciliário, com carro e combustível pago por si!

Como é isto possível?

A resposta não pode ser, apenas, a do «excesso» de profissionais em relação aos países da OCDE (se devidamente excluídos os profissionais de suporte/auxiliares de enfermagem). Não pode. Isto vai muito além disso. Tem que ir.

Não há nenhum trolha, empregada de limpeza, embalador têxtil, etc, etc, que ganhe isto (basta fazer as contas e perceber que , nem em regime de 40 horas esta enfermeira venceria o salário mínimo).

Há, isso sim, muito aproveitamento, muitos enfermeiros bem colocados que, sabendo das necessidades dos seus colegas mais novos, descarada e ignominiamente se tentam aproveitar destes, fazendo-lhes propostas em nada diferentes da pura e simples escravatura (os 2 euros à hora, rapidamente, com viagens, refeições e afins, se tornam em real prejuízo).

Deveria, creio eu, haver um artigo do código deontológico da OE dedicado à proibição, com penas efectivas de suspensão ou expulsão, destas propostas vergonhsosas por colegas. Por colegas! Por colegas?
 
Esta situação fere a dignidade profissional
Concordo em absoluto com o comentário das 9:40.
 
É ABERRANTE QUE OS NOVOS ENFERMEIROS ESTEJAM A SER TRATADOS DESTA FORMA. A ORDEM DEVERIA ABRIR UM ESPAÇO ONDE ESTAS SITUAÇÕES PUDESSEM SER COLOCADAS E APOIADAS EM TODAS AS VERTENTES POSSÍVEIS. CHEGA DE PASSEIOS, APOIEM ESTES PROFISSIONAIS NA PROCURA DE EMPREGO, DIGNO, CLARO.
 
Ontem foi assinada a carreira dos professores - carreira única e pagos como licenciados. O que é que os sindicalistas da enfermagem têm a dizer? Os enfermeiros estão a ser pagos como bacharéis, têm uma carreira com duas categorias e não é contabilizado o tempo de exercício profissional. Sr. Enfermeiro Carlos Martins e Sr. Enfermeiro Azevedo não se sentem envergonhados? Eu como enfermeiro que sou sinto-me envergonhado.
 
Isto não é uma "Proposta de Trabalho"...Mas uma atitude ultrajante e vergonhosa de uma colega para com os seus pares...Porquê que os enfermeiros continuam a vender a alma da profissão?

Também existem outras classes profissionais onde a taxa de desemprego está em pleno crescimento...Mesmo assim não se assiste a esta forma de "Escravatura Contemporânea"!

Planeta M (ainda perplexa com o que acabei de ler)
 
parabens aos professores. Reparem só na diferença, ela é brutal, eles conseguiram tudo, e de forma merecida e nós não consegui-mos nada, nada,nada,nada.... A diferença no mediatismo diz tudo, reparem que a reunião dos enfermeiros com a ministra só é mesmo conhecida por nós e alguns dos nossos familiares talvez, pois para a restante sociadade essa reunião e a nossa luta é como se nem existice, ao contrario da reunião dos professores que tem direito a ser comentada em todos os telejornais e a ser quase uma das noticias de abertura. Isso caros colegas faz toda mas toda a diferença. Já repararam que sobre a reunião dos sindicatos de enfermagem com o ministerio nem se fala na televisão, nada, mesmo nada. Eu só sei dessa reunião porque sou enfermeiro e tenho muito interesse nisso, pois mesmo colegas nossos desconhecem que foi hoje a reunião, imaginem só o resto do país. É mesmo uma luta fantasma, e como tal, assim como os fantasmas que não são palpaveis tambem esta reunião não terá um resultado palpavél. VAI UMA APOSTA?

OS NOSSOS SINDICATOS PODEM ALEGAR O QUE QUISEREM MAS TODO O SEU TRABALHO ATE AGORA RESUME-SE A UMA PALAVRA- INCOMPETÊNCIA.

Reparem que a esta hora ainda nem sequer uma palavra sobre o decorrer dos trabalhos, enquanto que os professores tiveram direito a ser informados sobre o decorrer das negociações quase em directo. Desta nossa pseudo negociação de hoje só vai sair 1 de de 3 resultados :
1- outra data para mais um encontro amoroso entre sindicatos enfermeiros e ministra da saude ( pois as vezes que se reunem sem ser para falar dos nossos problemas so pod ser para namorar)

2- Uma greve de 1 dia- que ate poupa unstrocos ao estado e o trabalho aparece feito e ninguem sente sendo que so passa em rodape no jornal da noite.

3- Uma pseudo manisfestação em conjunto com a cgtp pois já que vamos lutamos pelos outros, e mais uma vez a classe de enfermagem passa em rodape no telejornal.

Ou seja venha o diabo e escolha pois uma coisa é certa os nossos sindicatos NÃO TEM TOM.... para partir para uma luta a sério uma luta fracturante com o ministerio com mediatismo e dinâmismo. Sabem que mais, quem tem cu tem medo, e no caso dos nossos sindicalistas e representantes, QUEM TEM INTERESSES TEM MUITO MUITO MEDO.... TENHO DITO. MAIS UMA VEZ MUITOS MUITOS PARABENS AOS PROFESSORES E AOS SEUS FANTASTICOS REPRESENTANTES SINDICAIS QUE MERECEM TODOS OS TOSTÕES E MAIS, PAGOS PELOS SEUS ASSOCIADOS.
 
A propostas dessas... é mandá-los levar num sítio que não vou dizer!!!!
 
O Congresso espanhol aprovou por unanimidade a lei que permite que os enfermeiros prescrevam medicamentos, avança a Semana Médica, citando o jornal espanhol El Mundo.

O presidente do Conselho Geral de Enfermagem, Máximo González, afirmou ao referido jornal que estes profissionais já podem tratar uma ferida com medicamentos sem indicação médica, sem estarem a cometer uma ilegalidade como acontecia até à aprovação da lei.

O novo texto permite que os enfermeiros possam de forma autónoma “indicar, usar e autorizar” o uso de medicamentos não sujeitos a receita médica.

De fora desta alteração ficaram os fisioterapeutas, que também queriam ter autorização semelhante à atribuída aos enfermeiros.
 
Meus caros,
Ando há meses a procurar um enfermeiro ou enfermeira que se disponibilize a cuidar de um doente em cuidados paliativos e da respectiva família. Com alojamento em suite, alimentação e liberdade para fazer o seu próprio horário desde que,obviamente, tenha em conta a enfermagem a esta família. Ah! E não é numa grande cidade e seriam garantidos apoio de médicos e de outros colegas enfermeiros embora não em regime de permanência. Pagamento nem chega a ser discutido. NINGUÉM está interessado neste trabalho que, no entanto, se me afigura vir a ser, cada vez mais,uma actividade com futuro. Continua a existir portanto, grande carência de enfermeiros. Temos é muitos candidatos a funcionários públicos à moda antiga...
 
"...que os enfermeiros possam de forma autónoma “indicar, usar e autorizar” o uso de medicamentos não sujeitos a receita médica."
Desculpem lá, mas isso até o merceeiro da esquina pode fazer.
 
representa uma quantia de 2,14 euros a hora. tenho duvidas se esse dinheiro metido num parquimetro duraria para 1 h. vao la chular o C.....gostava de saber se ontem houve reuniao ou mais uma vez adiada???
 
"OS NOSSOS SINDICATOS SÃO CADA VEZ MAIS UMA VERGONHA..........

BASTA UMA PETIÇÃO ONLINE, ORGANIZADA POR UNS COLEGAS DE COIMBRA (E MUITO BEM FEITA), PARA A REGULARIZAÇÃO DAS SUBIDAS DE ESCALÕES PARA SAIR NO JORNAL DE NOTICIAS DIA 8-1 NA PAGINA 35..

ESTÁ PROVADO QUE OS NOSSOS SINDICATOS ESTÃO FEITOS COM O GOVERNO, POIS NUNCA NOS INFORMAM DE NADA E NEM QUEREM QUE SAIA NADA COMUNICAÇÃO SOCIAL...

COM ISTO CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE NÃO É A COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE NÃO NOS DÁ OUVIDOS MAS SIM OS SINDICATOS QUE DEVEM FAZER PRESSÃO/OU TENTAR OCULTAR QUALQUER NOTICIA QUE POSSA SAIR PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL....

OS SINDICATOS ANDAM A ENGANAR-NOS.

COLEGAS ELES NÃO ESTÃO CONOSCO ELES ESTÃO CONTRA NÓS

6:38 PM"
 
"O novo texto permite que os enfermeiros possam de forma autónoma “indicar, usar e autorizar” o uso de medicamentos não sujeitos a receita médica."...

Autorizar?!?!Essa é muito boa, agora é preciso autorização do sr.enfermeiro para medicamentos não sujeitos a receita médica?!?! Alguém anda confuso... E já agora, esses medicamentos, qualquer trolha os "indica, usa e autoriza..."
 
DE:

Faça o favor de POSTAR a nova carreira do pessoal docente (educadores e professores) que vem publicada no Jornal Público de Hoje, bem explicadinha.

Para todos verem, principalmente os sindicalistas visitantes de blogs e outros enfermeiros mal informados, dos reais valores em causa e da progressão na carreira desses profissionais. É que até muitos dos nossos sindicalistas apregoavam que a carreira deles não era assim tão boa ... EU TROCO DE CAREIRA AGORA!!!!!! JÁ!

Talvez a carreira de enfermagem deva ser diferente, até multi categorial - mas dignifiquem quem trabalha, tem de se notar o esforço de quem tirou um lecenciatura, de quem fez uma especialização, de quem trabalha há dez ou quinze anos. É que, actualmente, eu que trabalho há quinze anos, como enfermeiro e sou especialista e tenho um mestrado, ganho muito menos que um professor na base da carreira e quse o mesmo que um enfermeiro recém formado!... isto é uma ABERRAÇÃO ... Não tem outro nome ... Falta muita inteligência e estratégia aos nossos sindicalistas, a todos sem excepção! Para não falar da OE, das Escolas de Enfermagem ... é preciso uma vassoura bem grande!!!

NOTA: Parabéns aos professores, podem não ter a carreira ideal, mas têm uma que os dignifica profissionalmente. Lutaram inteligentemente por ela, bem liderados, claro ...
 
"...que os enfermeiros possam de forma autónoma “indicar, usar e autorizar” o uso de medicamentos não sujeitos a receita médica."
Desculpem lá, mas isso até o merceeiro da esquina pode fazer.

Informe-se melhor, pois não deve e não pode.
 
Neste momento tenho vergonha de ser enfermeiro.Além de teremos uns sindicatos que nao prestam, ainda vêm os sr.enfermeiros chefes bem se vida, que estao á frente da enfermagem nas santas casas de misericórdia,propor trabalho de voluntariado aos colegas recem-formados.Isto passa-se no nordeste transmontano.
Uma completa aberração.
 
Os enfermeiros serão sempre subalternos. Podem esgrimir os argumentos mais rebuscados, como serem licenciados, mas estarão sempre em segundo plano, uma vez que a palavra final sobre qualquer assunto relacionado com o doente, será do médico.
Quem estudou para sargento nunca chegará a general, por muito que saiba de tácticas ou estratégias ou mesmo que muito se distinga em combate. Como tal, nenhum sargento pode aspirar a ter um pré, igual ao de um general. Eventualmente, dignos e valorosos, mas com as as limitações que a sua condição de subalternos determina.
 
Então e novidades da reunião??????????
 
ESTAREI A LER BEM?
ESTAREI A LER BEM?
ESTAREI A LER BEM?
ESTAREI A LER BEM?
ESTAREI A LER BEM?

Para quem colocou o comentário das 2:27, peço que clarifique o seguinte:

Cidade?
Preço que está disposto a pagar à hora?

A 10€/hora (com recibo verde), CONTE COMIGO, já amanhã!

Faço tudo o que me pedir!

=)
 
A indignidade de uma tal proposta não está em que oferece mas sim em quem a aceita...
 
O SEP anda muito morno...

Com a nova carreira, que tanto júbilo provocou no SEP, não se reconhece financeiramente os colegas com especialidade... Ou seja, ter a especialidade provoca um aumento de salário ZERO!... Acham isto normal?...

Toda a gente ganha mais com formação especializada... menos os enfermeiros...

Olhem para os professores, até progredir de 3 em 3 anos conseguiram...
 
Os sindicatos deviam "copiar" o exemplo dos professores... O problema é a liderança...

Caro JCM e MGS... já são muitos as anos a tempo inteiro.... talvez fosse bom voltar ao serviço de medicina do hospital de Faro...
 
Este blog é de facto excelente.

Descobri recentemente, parabéns.

Também deixo aqui o alerta que os nossos sindicatos andam muito moles... assim não dá.
 
Caros Colegas (enfermeiros), não devem ter vergonha de vestir camisola de ENF, quando esta bem suade, com dignidade mostrou a sua competência, não esquecer competencia, e responsabilidade no serviço que presta. Sim eu concordo com o Enf Azevedo, quando diz que temos de mostrar as competências pela forma intelegnte, autonomia e coerencia no assumir da nossa profissão, somos sempre ENFERMEIROS! Temos que ensinar e educar os Enfermeiros que não o querem ser, melhor não se interessam em mostrar que o espaço deles não pode ser ocupado por outros, entenderam?!
Estejam atentos, pois soube que no dia 11 vão reunir o SE e o Ministerio, vamos aguardar.
Reflitam!
 
A isto chama-se "LEI DA OFERTA E DA PROCURA"
Com a oferta de Enfermeiros que há no mercado esta situação é perfeitamente normal.

Caros colegas, continuem a contribuir para a formação de novos colegas, e mais não digo!
 
vergonhosa esta proposta
 
A culpa é só da ordem e dos sindicatos!
A ordem é quem emite a carteira Profissional, e o sindicato que nos deviam defender (escrevo com letra pequena porque é assim que merecem) não deviam permitir que nenhum Enfermeiro trabalhasse por um vencimento inferior ao correspondente ao índice do inicio da carreira. A minha empregada de limpeza ganha 6€ hora não passa recibo, não tem Ordem, nem sindicato.
E o que é isto de estágio profissional!
Já imaginaram o que seria isto com os Professores!
 
A culpa é só da ordem e dos sindicatos!
A ordem é quem emite a carteira Profissional, e o sindicato que nos deviam defender (escrevo com letra pequena porque é assim que merecem) não deviam permitir que nenhum Enfermeiro trabalhasse por um vencimento inferior ao correspondente ao índice do inicio da carreira. A minha empregada de limpeza ganha 6€ hora não passa recibo, não tem Ordem, nem sindicato.
E o que é isto de estágio profissional!
Já imaginaram o que seria isto com os Professores!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
A REUNIÃO O QUE ACONTECEU??????????? NINGUEM SABE?
 
Isto é só a ponta do Iceberg, deixem sair mais umas "fornadas" de novos Enfermeiros e vão ver onde a Enfermagem vai parar!
 
Continuem a manter as escolinhas de enfermagem com especialidades, mestrados e outros cursecos, os Enfemeiros (professores) que nao querem ser, precisam de sobreviver.
Enfermeiros cá pra fora ás paletes.
 
o colega a quem fizeram esta proposta de trabalho deverá levar a um sindicato (pois são eles que tem opinião sobre a lei do trabalho ).

flor
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições


2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;


Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem so não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja mais uma vez de todos os menbros da ordem, e segundo o estatuto atras descrito a ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nosa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
É UMA VERGONHA!

Os nossos representantes sindicais já há muito que perderam a confiança dos enfermeiros.
É insuportável esta situação! Já se deviam ter demitido, ou então ter apresentado propostas de luta concretas!
É que não dizem nada a ninguém..

ALIÁS, SE NEM SEQUER AOS ENFERMEIROS INFORMAM DAS REUNIÕES, QUANTO MAIS AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO??!!?
 
Há sim,há pelo menos uma : GUADALUPE SIMÕES.
 
É hora de de união srs enfermeiros, ou ainda não se aperceberam que não é altura de se apontar o dedo a ninguém que seja enfermeiro.
Virem-se contra a Ministra da Saúde que é mentirosa, contra o 1º Ministro que é pinoquios.
Ataquem os srs. poderosos, anónimos mal falantes, é hora de terem um pouco de dignidade.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!